㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

terça-feira, 7 de abril de 2020

“Novas Viagens — Dia do Jornalista”



Por ser hoje (na minha escala de trabalho), o meu dia de folga (que este ano coincidiu com o dia do Jornalista - 7 de abril), ontem, eu fui pela manhã trabalhar com o motorista da “Emissora” (deixando o carro na garagem) e à noite, pelo avançar das horas, dispensei o motorista para ele também poder ir para casa mais cedo e, pedi um Táxi por telefone.
   
Do “EG - Estúdios Globo - antigo PROJAC”, até a “Barra da Tijuca” (bairro onde resido), em dias normais (com trânsito), levo uns 20 minutos (de carro), para chegar em casa. Mas, como disse, devido ao horário e a total falta de veículos nas ruas, por conta da quarentena, eu calculei que em uns 10 minutos estaríamos na “Barra”. 
   
Assim que cheguei na saída do “EG”, dei boa noite ao vigia, indo de encontro ao Táxi amarelo de faixa azul, que já me esperava. Entrei no carro, disse boa noite ao motorista e, de cara, senti aquele forte cheiro de eucalipto, que me fez lembrar os banheiros das escolas que estudei na infância. Mas, está certo, em tempos da “COVID-19”, o carro precisa mesmo estar bem higienizado. 
   
O motorista perguntou o destino, eu disse... E assim, partiu com seu moderno veículo, logo fazendo uma daquelas perguntas “óbvias ululantes” (pois, assim como os barbeiros, todo taxista também adora uma resenha). A única coisa que o condutor de um veículo não pode ser, é “barbeiro no trânsito”... Mas, aí já é uma outra história.

[O DIÁLOGO] 
💬 O doutor trabalha aí?
O que eu estaria fazendo saindo do “EG”, uma hora daquelas, em pleno tempos pandêmicos, se lá não trabalhasse? Mesmo assim (com minha cabeça cansada, de mais um dia pesado de muitas notícias, nenhuma delas boas, por sinal), respondi com educação:
💬 Sim, trabalho!
E ele profeticamente diz:
💬 O doutor é jornalista, acertei?
Em um momento fiquei pensando “cá com os meus botões”: seria este taxista um vidente? Sim, pois, na “Emissora” trabalham vários profissionais de áreas diversas, porque, ele sabia “na mosca”, que sou jornalista, dando um palpite certeiro, de primeira? Será que tenho mesmo cara de jornalista? Assim, diante de minhas indagações pessoais, respondi mais uma vez com educação:
💬 Sim, sou jornalista!
Do nada, ele saiu com outra tirada, ainda melhor:
💬 O doutor só poderia mesmo ser jornalista ou ator!
Eu fiquei mais uma vez pensativo com a asserção do motorista, que me levava para casa, porque, eu só poderia ser jornalista ou ator? Assim, eu falei para ele:
💬 Eu poderia ser cameraman, sonoplasta, técnico de edição, ou um segurança?
Aí, com um riso no canto da boca e muita perspicácia, ele diz:
💬 Doutor, com o endereço que o senhor me deu para levá-lo, de duas uma, ou o senhor é ator ou jornalista. E como eu sei que as novelas estão todas paradas, foi pule de dez¹. 
Embora não concordando, escutei a resposta daquele sujeito simpático, que se utiliza de uma espécie de lógica primária para se situar, só faltando ele dizer: “O homem tem duas pernas e a galinha tem duas pernas, o homem e a galinha são animais da mesma espécie”. Mas, fiquei na minha, não iria levar aquele assunto de classe profissional para frente, afinal ele estava certo, eu sou mesmo jornalista. A viagem seguia, e ele mais uma vez puxa assunto e, infelizmente desta vez, sobre o danado do vírus:
💬  O doutor sendo jornalista, como acha que começou esse vírus, na realidade?
Eu respondi:
💬 Sinceramente, ninguém sabe nada direito ainda. Tudo são teorias vazias. E acho que nem é tempo de se pensar nisso. O caso agora é eliminar o vírus, depois pensamos em apontar os erros e seus culpados.
Ele acabou de me escutar, dedilhou os dedos em cima do volante e disse:
💬 Pois é, mas, eu tenho uma teoria sobre o assunto. 
💬 Hoje em dia todo mundo possui teorias sobre tudo, meu amigo.
💬 Sim, mas, veja se o doutor concorda comigo... No Carnaval, por exemplo, essa mistura danada de gente de todos os tipos, aglomeradas nas arquibancadas do Sambódromo, todo mundo cantando ao mesmo tempo os sambas, aí são milhares de gotículas de saliva espirrando para todos os lados, germes e bactérias a dar com o pau. É um tal de mão suja no olho, na boca, na mão de quem está ao lado, tudo isso com o vírus se esbaldando no embalo da bateria. O senhor imagina isso? É batata, o vírus atacou geral, né? E essa garotada de hoje, namora um, namora outro, beijando na boca de todo mundo ao mesmo tempo, é uma espécie de Milk-shake de cuspe dos infernos.
Eu escutei calado e impressionado com aquela narrativa surreal em tempos distópicos e, não sabia se eu ria do jeito que ele falava, ou se pedia para ele parar o carro “para eu saltar do Mundo!” - mas, acabei foi lhe fazendo uma pergunta, motivado pelo susto momentâneo do “Milk-shake de cuspe”.
💬 O senhor tem filhos?
Ele respondeu:
💬Tenho sim, doutor, uma menina de 4 aninhos, Maria Clara, uma belezinha. Ela completou, graças a Deus, mais um aninho em dezembro, antes desse pânico todo começar, deu até para fazer uma festinha pra ela.
Aí eu disse:
💬 Exatamente, você chegou no ponto que eu queria!
💬 Como assim doutor?
💬 Falo sobre a festinha de aniversário da tua filha. Na hora de cantar o parabéns pra você... - todo mundo ao redor da mesa, era só felicidade. Ao fim da cantoria do parabéns, ela soprou todas velinhas repetida vezes, indo direto para o bolo, um monte de gotículas de saliva, não é  mesmo? - e todo mundo comeu o seu pedaço de bolo, neste data querida e aí, tudo bem?
💬 Peraí, doutor, mas, no caso é só babinha de criança!... Só babinha de criança! 
Mais uma vez permaneci calado e impressionado com a resposta do sujeito... “Babinha de criança... Outra teoria simplória deste bravo cidadão ao volante, ali, também trabalhando em tempos de pandemia, de um vírus que não escolhe idade para fazer suas vítimas. 
Oito minutos de viagem (menos dos dez, que eu havia previsto), o carro encosta na porta do condomínio que moro. Eu pergunto em quanto ficou à corrida, ele responde, perguntando-me de retorno se vou pagar com dinheiro ou cartão? Eu digo cartão. Ele me entrega a maquininha, eu insiro o cartão, coloco a senha, ele pega a máquina, me passa o vidro de álcool em gel, para passar nas mãos... E lá vem aquele cheiro forte de eucalipto outra vez. Ele retira o recibo da máquina, me entrega, passa o álcool em gel nas mãos também, eu saio do carro e ele diz tirando um papel de dentro de sua carteira:
💬 Doutor, essa aqui é a foto da minha menina, olha que belezinha! 
Eu olho a foto e concordo com ele:
💬 Realmente, ela é muito linda!
Aí, o pai da “linda menina da babinha do bolo de aniversário”, saiu com o veículo pela rua vazia, no mesmo momento em que eu passava pela guarita de segurança do condomínio em que moro (digo boa noite e recebo um boa noite de volta), me dirigi até a portaria do bloco que fica o meu apartamento, disse boa noite ao porteiro, recebo também um boa noite de volta... E já diante da porta do elevador, fiquei pensativo, chegando a escutar a voz do menino prodígio, Robin”, na minha cabeça.
💬 Santa distopia Batman! Que corrida de Táxi mais louca foi esta? Em apenas 8 minutos, pareceu que eu estava dentro de um dos filmes: Mad Max². 
°°°
¹ “Pule de dez”, é uma expressão do turfe. É assim que se diz quando um cavalo é muito superior aos demais e sua vitória é tida como certa. 
°°°
² “Mad Max” (1979), é uma franquia de filmes australianos, do gênero ficção científica, contendo elementos de ação, baseados em um futuro pós-apocalíptico. A continuidade da trilogia seguiu com: “Mad Max 2 - The Road Warrior” (1982) e “Mad Max 3 - Beyond Thunderdome” (1985).


“Batman e Robin”, série de televisão americana exibida entre: (1966 e 1968).


OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MAIO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).