㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

“Seu Gerúndio”

Na Conversa em família do ®DOUG BLOG, trago a dúvida de uma pequena bailarina da quarentena, uma menininha muito sapeca, que está 24 horas em casa, brincando, bagunçando e estudando no “laptop”, neste modelo de ensino “blended learning” (“Ensino híbrido”).
💬 pai, quem é o Seu Gerúndio?
💬 Filha, o gerúndio não é uma pessoa... É português.
💬 Mas, pai, se não é uma pessoa, como pode ser de Portugal?
💬 Não, minha filha, o gerúndio não é uma pessoa de Portugal.
💬 Então é o quê pai?
💬 O gerundismo, é um dos piores vícios de linguagem, minha filha.
💬 Então o gerúndio é uma espécie de entorpecente?
💬 Mais ou menos isso filhinha... Mais ou menos isso!
A mãe que escuta a conversa, diz:
💬 Não bastasse nossa filha estar estudando pelo computador, se ela responder isso para a professora, estará certo, Arnaldo?
O marido coça a cabeça e tenta explicar de outra maneira...
💬 Calma Marta, calma!
💬 Eu estou calmíssima, Arnaldo... Sou quase um pé de maracujá! (risos)
💬 Filha, fala-se muito a respeito de gerundismo, muitas pessoas, não só você, possuem dúvidas sobre o uso do gerúndio. Há até quem pergunte se o gerúndio ao ser empregado na forma de linguagem, não seja errado o seu uso.
A mãe que continua escutando a conversa, diz ao observar a filha boquiaberta:
💬 Vê se para de ser prolixo Arnaldo. Descomplica esse negócio aí, antes que nossa filha comece a tomar o certo pelo duvidoso e o errado pelo certo! 
💬 Filha existem umas regras para a correta utilização do gerúndio.
💬 Quais papai?
💬 Vou citar algumas regras gramaticais. 
💬 Gerúndio é gramática papai?
💬 Sim. Então comecemos pelo significado da palavra Gerúndio. Se procurarmos as definições nos dicionários e livros de gramática, o gerúndio aparecerá sendo um substantivo masculino, uma das formas nominais do verbo, formada por um sufixo.
💬 Sufixo é aquilo que os padres usam para nos livrar dos vampiros, papai? 
💬 Não minha filha, aquilo são crucifixos e vampiros não existem!
💬 Não??? Nunca mais assisto A Saga Crepúsculo¹. Farsantes... Hum-Hum!!!
💬 Saga Crepúsculo... Que conversa é essa menina?
💬 Arnaldo, vá na cozinha mastigar uns biscoitos e ocupar sua boca com outra coisa que não sejam palavras! Deixa que a mamãe te explica, minha filha, seu pai está muito enrolado. Se já pintou até crucifixo na história, falta pouco para aspergir água-benta também. (risos)
💬 Eu adoro Nhá Benta de wafer, marshmallow e chocolate, mamãe. 
💬 Não é Nhá Benta menina, é água-benta (risos). Vamos ao sufixo que seu pai falou, que é melhor.
💬 Viu... Acha que é moleza Marta? Essa menina é fogo na canjica! (risos)
💬 Hummmm... Também adoro canjica papai. Mas, deixe a mamãe falar, já que fiquei sem minha Nhá Benta!
💬 Sufixo minha filha, nada mais é, que as letras (n-d-o) juntas. Por exemplo, nas palavras: cantando, vendendo, partindo. 
💬 Tá Marta e daí, espertinha? Continue explicando para nossa filha, vamos ver onde isso tudo vai dar, meu pezinho de maracujá. (risos)
💬 Ok, sigam o meu raciocínio: geralmente, o gerúndio é uma das formas nominais do verbo que apresenta o processo verbal em curso e que desempenha a função. É uma locução verbal que consiste no uso sistemático de verbos nesse tempo, cujo emprego é relativamente recente no português, particularmente o brasileiro. A concordância da construção com a sintaxe do português não é ponto pacífico, sendo, por vezes, considerada um vício de linguagem.
💬 Depois eu que sou prolixo! Entendeu algo filhinha?
💬 Não entendi nada, nem também o que é prolixo! (risos)
💬 Essa foi boa, merece até ganhar uma Nhá Benta! (risos)
💬 Voltando ao sufixo... Crucifixo, do seu pai (risos) - ele nada mais é, que as letras (n-d-o) unidas, na construção das palavras.
💬 Isso você já disse Marta... Nos dê exemplos, antes que eu vá pegar o crucifixo, para exorcizar o Seu Gerúndio! (risos)
💬 Arnaldo, você é tão bobinho! 
A mãe diz isso, enquanto a menina repete e sorri...
💬 Bobinho! Pode isso, Arnaldo? (risos)
💬Bons exemplos de gerundismo são: Eu vou estar verificando seu cadastro...; Eu vou estar transferindo sua ligação...; Eu vou estar estudando pela Internet...; Eu vou estar entrando em contato brevemente...; Eu vou estar partindo no voo das seis da manhã...; etc...
💬 Então tá mamãe... Eu vou estar partindo e cantando... E sem ter nada melhor para fazer, continuo dançando, porque, eu vou estar desligando a videoaula, já me cansei desse tal de Seu Gerúndio.
💬 Filhinha, como o papai prometeu, nós vamos estar partindo agora para comprar umas Nhá Bentas na loja de doces, que ganhamos mais. Deixa a mamãe aí conversando com o Seu Gerúndio! (risos)
💬 Demorou papai! Tchau, mamãe! 
💬 Então vão... Mas, tragam uma Nhá Benta para mim e outra para o Seu Gerúndio! (risos) 
°°°
* Arte inicial da Postagem: “Mafalda” (29 de Setembro de 1964), personagem do cartunista: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020).
°°°
¹ “Saga Crepúsculo - The Twilight Saga”, é uma série de cinco filmes, dos gêneros fantasia e romance, contando com lobisomens e vampiros, foi lançados entre (2008 e 2012), pela: “Summit Entertainment”, baseados nos quatro romances da série: “Twilight”, da autora norte-americana: “Stephenie Meyer” (24 de dezembro de 1973).



30 comentários:

  1. rsssssssssssssssssssss...Adorei! Essa menininha sabe das coisas e esse tal do Sr Gerúndio, melhor nem muito explicar..Cada vez mais o pai se afundava.Até que veio a explicação final...Essa, impossível não estar acostumada a ouvir...Afff. Nem a menininha suportou...ADOREI! abração, lindo dia,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chica,
      Eu creio que no bom humor educamos.
      Os dias andam bem “embaçados”... E te juro, não vou conseguir ser professor de videoaulas, de ensino remoto. Se este for o “Novo Normal”, será lamentável, pois, minhas aulas sempre apresentam grande entrosamento participativo, entre Mestre e alunos.
      Retribuo o carinho nas palavras e o abração!!!

      Excluir
  2. Bom dia meu amigo professor, jornalista Douglas!
    Pois é meu amigo, boa aula por aqui, então vamos indo todos "gerundiando" a vida nesse Brasil que pelo jeito estamos esperando, sonhando, animando e desanimando e eu algumas vezes divagando sobre tudo e não achando muitas perspectivas, pelo menos nesse ano né mesmo meu amigo?
    Aqui se lê e se aprende, já escrevi uma vez uma prosa sobre gerúndio, rsrs!
    Bem colocadas as falas, como sempre, muito bom te ler!
    Abraços bem apertados e vamos indo, vamos indo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Todas as palavras de certa maneira já foram escritas e ditas. Todas as histórias existentes, já foram contadas, narradas, o quê difere é a métrica, a forma de narrativa que damos a elas... E com o gerúndio acontece desta maneira, nas tuas prosas, em minhas crônicas, na gramática... Ou seja, na vida!
      Assim, vamos convivendo com o vírus e com o “gerundismo”... E ambos, meio sem saber o motivo??? 😂😂😂
      Feliz em ter sempre tua leitura aqui no DOUG BLOG.
      Retribuo os abraços apertados e como diz na canção: ♪desesperar, jamais!!!♪

      Excluir
  3. Boa tarde querido professor Douglas.
    Sensacional! Vejo aqui uma aula bem humorada,de pais que não tem o preparo de um docente para nos mostrar que conceitos gramaticais precisam ser colocados de forma contextualizada. Seus usos no dia a dia. E sua importância na vida do aluno.
    Isso fica claro no final do diálogo,quando a menina responde para a sua mãe que vai está desligando o computador porque se cansou do "Seu Gerúndio".
    Como aluna vi muitas aulas separando os conteúdos: figuras de linguagem, conjugação verbal,vícios de linguagem...por aí vai.
    Aqui,de uma tacada só,você mostrou com exemplos dado pela mãe da menina esperta que os vícios de linguagem não se restringem ao modo como os falantes de determinadas região fazem o uso (inadequado) da língua. Já que temos uma língua (padrão) oficial dentro do país.
    Ficou tão fácil compreender o Gerúndio além das suas terminações. Pois os serviços de call center usam muito as frases deste diálogo em família,tão bem elaborado.
    Ficou explicito que as aulas híbridas vão acabar com a mente das famílias e dos educando que perderão o contato direto com as situações de aprendizagem de outrora.
    Xeru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Valdelice,
      Pois é, SENSACIONAL “anda de mãos dadas” com MARAVILHA!!! 😉
      Mas, vamos ao texto (crônica) - Existe uma linha tênue entre o falar coloquial, com os vícios de linguagem. É certo, que a língua portuguesa não é das mais fáceis de ler, ensinar e aprender... Porém, não façamos um “bicho de sete cabeças”, pois, sem parcimônia, conseguimos educar e ser educados nesta vida. Até porque, fazer economia com cultura, é tolice.
      Acho que bem pior que o “gerundismo”, é “esta praga” encontrada na Web, no “KKK”; “pq”; “vc”; etc...
      Desta forma, sou cético na eficácia do ensino “blended” (“Ensino híbrido”), em um país, que falta o básico do básico na maior parte dos lares, com famílias privadas de quase tudo, o quê dizer então, encontrarmos Wi-Fi para videoaulas???
      Beijos, “XERUS” e cafunés!!!

      Excluir
  4. Sensacional, no tiene desperdicio, nos has dado una leccion que hemos aprendido entre sonrisas, me molesta los abusos hacia el lenguaje, las malas traducciones, los palabros y sobre todo estos fallos han saltado a los medios de comunicación. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Tienes razón, necesitamos saber cómo diferenciar el habla coloquial de las adicciones al lenguaje.
      Gracias por decir que siempre aprendes de mis textos aquí en DOUG BLOG.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  5. Querido amigo Douglas Melo.
    Muito tri seu texto! Gostei das falas da Guriazinha.
    Usar o crucifixo para exorcizar o gerúndio.😊
    Essa pandemia esta conscientizando os pais sobre o valor dos professores.
    Tenha uma boa noite.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria,
      Já diria o grande poeta da “Terra das guriazinhas - Mário Quintana”:

      “A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas!”

      E a minha pequena bailarina, “sapateou” em cima das respostas dos pais dela. 😂😂😂
      Esta pandemia está revelando muitas coisas, inclusive, que não será tão simples o surgimento de uma vacina, tendo em vista, que o quê venho dizendo faz tempo, se concretizou, com o “Laboratório britânico: AstraZeneca”, paralisando os testes da potencial vacina contra à “COVID-19”, após um paciente (cobaia), sofrer um efeito colateral gravíssimo.
      Fico no aguardo deste tão sonhado reconhecimento, para todos nós docentes.
      Retribuo os teus beijos e fica bem!!!

      Excluir
  6. Meu jovem e sapiente Douglas, mestre do saber e do humor de excelência. O uso do gerúndio de modo desnecessário e exagerado, é determinado pelas estruturas mal empregadas dessa construção que começa em casa, e acredite, o gerundismo existe até mesmo em salas de aula. Você destacou com perfeição em alguns de seus comentários, que o gerundismo é um vício de linguagem, não tendo mesmo relação com a maneira coloquial que falamos, em um país com dimensões continentais, e por isso mesmo apresenta dialetos aplicados em dois grupos: Norte e Sul. Dentro desses grupos, difícil definir as tamanhas diferenças linguísticas, devido as variedades do linguajar, indo do bem falado português sulista, para o jeito ‘cantado’ de falar dos sertanejos, cariocas, paulistas, baianos e mineiros, e nada disso é errado, são parte da célula cultural de cada Estado. O certo é que muito escutamos falar sobre o gerundismo, mas pouca vezes lemos, e aqui com o primoroso humor dessa bela prosa familiar, nos deliciamos e aprendemos. BRAVO!
    Deixo meu fraterno abraço, continue se cuidando, porque a vacina da covid, pelo visto foi para a Cucuia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      Vamos começar por: “Ir para a Cucuia!”... Fazia tempo que não me relacionava com esta entonação verbal (muito usada por minha saudosa vó Lourdes), quando ela queria dizer, que algo havia malogrado. Na linguagem coloquial, podemos atribuir: “Ir para a Cucuia!” - ser o falecimento de alguém, de modo repentino.
      Quanto ao “gerundismo”, como citei no texto (na voz da mãe), “ele” é o começo da confusão do certo pelo duvidoso, que é empregado no dia a dia de modo errado, na crença (de quem utiliza), estar falando certo.
      Concordo que exista muito emprego do “gerundismo” nos lares (como lemos, por exemplo, na crônica), assim, como nas salas de aula, pois, infelizmente o ensino no “Brasil - Só não foi para a Cucuia”, pois, os nossos Mestres/Professores, são heróis teimosos em seu oficio.
      Retribuo o fraterno abraço e cuide-se também!!!

      Excluir
  7. E eu acrescento as epístolas.
    Que, como dizia o Solnado, são as mulheres dos apóstolos :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 14 livros de Paulo (Παῦλος), no Novo Testamento, são Epístolas Paulinas, certo Pedro?
      Então, quando estas Epístolas são aos Coríntios, temos o clássico do futebol brasileiro: (São Paulo) de Tarso X Coríntios (Corinthians).
      Pode isso Arnaldo??? 😂😂😂
      Um abraço!!!

      Excluir
  8. Olá querido amigo Douglas,

    Que texto maravilhoso e leve, gostoso de se ler. Uma conversa descontraída em família sobre esse vício de linguagem tão comum aqui no Brasil, o "gerundismo". Com certeza a nossa carência em educação, em leitura e a falta de interesse das crianças e incentivo dos pais geram esse tipo de vício em nossa língua. Precisamos melhorar muito o nosso ensino, dar oportunidades para todos os jovens, incentivar a leitura, só assim iremos melhorar a nossa fala e escrita.
    Assim que puder passe no blog, estou sentindo sua falta por lá.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Alécio,
      Os clássicos da literatura brasileira marcaram muitas gerações. Mas, hoje a leitura destes clássicos, parece ser uma realidade distante para os mais jovens.
      O “Brasil” depaupera culturalmente dia após dia, muito por aplicar o “gerundismo” e tantos outros vícios de linguagem.
      O ensino de um modo geral piorou muito, somamos este fato ao advento da Web, que torna o conhecer, algo bem distante do saber. O conhecer é encontrado dando um “Google”, já o saber, meu caro, este requer anos de estudo, “debruçado em boa literatura”.
      Retribuo o grande abraço e em breve, visitarei o teu espaço na Web.

      Excluir
  9. Oi Doug, que família enrolada!
    Ficou muito bacana essa "conversa".
    Penso que algumas matérias deveriam ser explicadas de modo mais simples para se entender, professores com boa didática são inesquecíveis por cumprirem sua missão com eficiência.
    Até que diminuiu um pouco o uso do gerúndio, talvez os treinadores de call center tenham atendido os pedidos do professor Pasquale.
    Abração, bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Dalva,
      Não é errado usar o gerúndio, mas, como tudo na vida, os excessos é que precisam ser evitados.
      O gerúndio é uma voz ativa e não dependente, que se flexiona apenas nos casos oblíquos. Ou seja, nos pronomes pessoais que desempenham a função de complemento ou de adjunto adverbial de um verbo transitivo direto.
      Agora, se esta galera das centrais de atendimento telefônicos (“telemarketing”), entendem isso, ainda tenho lá minhas dúvidas (???)
      Porém, minha boa amiga Dalva, o “Seu Gerúndio” não pode ser considerado de maneira alguma, sendo o “assassino” do nosso idioma.
      Os “estrangeirismos” também são muito criticados, porém utilizamos sempre (e sem erros): “blog” - “Call Center” - “Abajour” - “Toilette” - “WC - Water Closet”, etc...
      Retribuo o abração e o desejo de bom final de semana!!!

      Excluir
  10. Una gran lección nos diste hoy de gramática.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Con humor, ganamos la atención de los estudiantes.
      ¡Abrazos!

      Excluir
  11. Que delícia de leitura com essa familia bem humorada. Adorei!!! Eu tenho cá implicância com o uso do gerundismo na poesia. Pode-se usar sim, mas sem excessos. Gosto muito dos seus textos, você me acrescenta!Tenha um boa noite. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Vilma,
      Crescemos juntos, cada um em seu estilo.
      Concordo contigo sobre os excessos, a nossa língua portuguesa é muito rica, não demanda da aplicação do “gerundismo”.
      Alguns poetas utilizam da “Licença Poética” (incorreção de linguagem permitida só na arte), para escamotear seus erros recorrentes.
      Retribuo os beijos e fica bem!!!

      Excluir
  12. Boa tarde Jornalista Douglas .
    Admirável teu texto e enriquecedor além do conteúdo exposto com humor adorável.
    Uma boa semana
    saudações poéticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marli,
      Sempre bom lhe ver aqui no DOUG BLOG.
      Como bem disse o “poetinha Vinicius de Moraes”:

      ♫É melhor ser alegre que ser triste ♪ Alegria é a melhor coisa que existe ♪ É assim como a luz no coração...♫

      Com bom humor eu passo o meu recado! 😉
      Retribuo tuas saudações poéticas e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  13. Deliciosa esta história sobre o gerúndio...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      Todos os idiomas possuem os seus vícios... O gerúndio talvez seja o tabaco da língua portuguesa! 😂😂😂
      Retribuo o desejo de boa semana, com muita saúde e o beijo!!!

      Excluir
  14. A história do gerundismo é ótima, só não gosto muito de usá-lo, deixo o uso do gerúndio para os americanos...
    Grande abraço, saúde.
    Léah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léah,
      Bom lhe ver aqui no DOUG BLOG.
      “Estrangeirismos e gerundismo” caminha de mãos dadas.
      Também não sou entusiasta da utilização do Gerúndio como forma verbal, na nossa língua portuguesa.
      Retribuo o grande abraço e o desejo de saúde!!!

      Excluir
  15. Ah ah olha que pelo título pensei mesmo num senhor é esqueci o verbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Daniela,
      Bom retorno aqui ao DOUG BLOG.
      Para ti, o verbo é transitivo direto: Bem-querer! 😉
      Beijos!!! (ツ)ᕤᕦ(ツ)

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).