㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ®DOUG BLOG! | ©2026 | Jornalista Douglas Melo | ®ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

Mostrando postagens com marcador —BOTAFOGO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador —BOTAFOGO. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de abril de 2019

“Beth Carvalho... Partiu Para Uma Nova Andança!”



A cantora, compositora e madrinha do samba - Elizabeth Santos Leal de Carvalho - Beth Carvalho (5 de maio de 1946 - 30 de abril de 2019), partiu para uma nova “Andança”¹, poucos dias antes de completar 73 anos. Beth deixa uma filha, Luana Carvalho (22 de fevereiro de 1981), qual teve com o ex-jogador de futebol Édson de Souza Barbosa - Édson Cegonha (20 de junho de 1943 - 17 de julho de 2015), com quem se casou em (1978).
   
Com mais de 50 anos de carreira e dezenas de discos gravados, Beth Carvalho foi com certeza, um dos maiores nomes do samba, sendo considerada descobridora de artistas como: Jessé Gomes da Silva Filho - Zeca Pagodinho (4 de fevereiro de 1959); Arlindo Domingos da Cruz Filho (14 de setembro de 1958)²; Jorge Aragão da Cruz (1° de março de 1949); João Eduardo de Salles Nobre - Dudu Nobre (6 de novembro de 1973); entre outros, daí vem o apelido de: madrinha do samba. 
   
Ainda na infância, a pequena Elizabeth, teve o contato com a música, sendo incentivado pela família. Aos 8 anos, surgiu o gosto pela dança e pela música, com o primeiro violão, que ganhou dos avós. Após a prisão do pai (o advogado piauiense), João Francisco Leal de Carvalho (5 de maio de 1911 - 16 de fevereiro de 1987), no período da ditadura militar (1964), Beth passou a ministrar aulas de música. Em (1965), gravou o seu primeiro compacto simples, com a canção: “Por Quem Morreu de Amor”, de: Roberto Menescal (25 de outubro de 1937) e Ronaldo Bôscoli (28 de outubro de 1928 - 18 de novembro de 1994). Já o seu grande sucesso, “Andança”, fez a cantora participar de quase todos os festivais de música da época. Em (1968), conquistou a terceira posição no FIC - Festival Internacional da Canção, justamente com esta composição.
    
A partir de (1973), passou a lançar um disco por ano e emplacou vários sucessos como: “1.800 Colinas”; “Saco de Feijão”; “Olho por Olho”; “Coisinha do Pai”; “Firme e Forte” e “Vou Festejar”. Gravou “As Rosas não Falam”, de Agenor de Oliveira - Cartola (11 de outubro de 1908 - 30 de novembro de 1980) e de Nelson Antônio da Silva - Nelson Cavaquinho (29 de outubro de 1911 - 18 de fevereiro de 1986), gravou “Folhas Secas”, dois grandes sucessos do passado, que emplacaram em sua melodiosa voz. 
   
Mas, de uns tempos para cá, as “folhas secas” de Beth Carvalho, saíram da música para sua vida, com a cantora convivendo com um problema crônico na coluna, qual a afligia havia algum tempo, problema este, que fez Beth cancelar sua apresentação no Show de Réveillon em (2009), na Praia de Copacabana - RJ. Beth Carvalho se viu obrigada a se submeter a uma cirurgia na coluna, no ano seguinte (2010).
   
Em (2013) a Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, homenageou Beth Carvalho, no Carnaval paulista, mas, ela não participou do desfile (já por motivos de saúde). Em (2018), com a mobilidade cada vez mais reduzida pelos efeitos do problema na coluna, Beth Carvalho fez um espetáculo histórico ao lado do grupo Fundo de Quintal, no show intitulado de: “Beth Carvalho Encontra Fundo de Quintal – 40 anos de Pé no Chão”. E assim, com toda a sua fé, com sua força na voz e sua garra, Beth mesmo estando deitada  em uma cama, cantou os seus maiores sucessos (ironicamente), “sem os pés no chão”. 
   
Depois deste show, o quadro de saúde de Beth Carvalho piorou muito e, a cantora acabou sendo internada no Hospital Pró-cardíaco - Botafogo - Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o início de (2019).
   
Beth Carvalho era apaixonada pela Estação Primeira de Mangueira, sua escola de samba e quis o destino que ela assistisse este ano (pela última vez), um campeonato da “verde e rosa”, que colocou na avenida o enredo: “História Para Ninar Gente Grande”. Nutria amor também pelo Bloco Cacique de Ramos e outro grande amor (este em preto e branco), pelo Glorioso Botafogo de F.R., (seu clube de coração) e onde o seu corpo será velado, no Salão Nobre do clube, na Sede de General Severiano - Rio de Janeiro, amanhã (no feriado de 1° de maio). 
   
O Botafogo foi um amor tão intenso na vida de Beth Carvalho, que ela chegou a compor músicas que se transformaram em hinos, sempre entoados pela torcida alvinegra nas arquibancadas dos Estádios/Arenas.
   
A cantora fez inúmeras apresentações em cidades ao redor do Mundo, subiu ao palco do Carnegie Hall - Nova York - EUA e, teve sua voz difundida no espaço sideral em (1997), com a música “Coisinha do Pai”, de Almir de Souza Serra - Almir Guineto (12 de julho de 1946 - 5 de maio de 2017), que foi programada pela engenheira brasileira (que atua na NASA), Jacqueline Lyra (2 de dezembro de 1962), para ser o despertador do Robô Sojouner, no solo de Marte.
   
Em junho de (2002), a cantora recebeu das mãos de Euzébia Silva do Nascimento - Dona Zica, viúva de Cartola (6 de fevereiro de 1913 - 22 de janeiro de 2003), o Troféu Eletrobrás da Música Popular Brasileira, no Teatro Rival - Rio de Janeiro. Seu 26º disco, “Pagode de Mesa 2” (2000), concorreu ao Grammy Latino, na categoria melhor disco de samba. Em (2004), ela gravou seu primeiro CD/DVD, Beth Carvalho, a Madrinha do Samba”, que lhe rendeu um disco de ouro e DVD de Platina. O disco também foi indicado ao Grammy Latino de (2005), na categoria Melhor Álbum de Samba. Em (2009), Beth Carvalho foi homenageada na edição do Grammy Latino, em Las Vegas - EUA. Na ocasião, a cantora foi a primeira sambista a receber um dos reconhecimentos mais importantes do Grammy, o prêmio Lifetime Achievement Awards.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Andança é o título do primeiro LP de Beth Carvalho, lançado em (1969).
 
² Arlindo Cruz faleceu em: (8 de agosto de 2025), no Rio de Janeiro - RJ, seis anos e quatro meses após esta publicação.
 
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).




Beth Carvalho - Botafogo Campeão - 
Esse é o Botafogo Que Eu Gosto” (1989)

♫Êh dá-lhe Fogo, 
Êh dá-lhe Fogo, 
Olê, olê, olê
Êh dá-lhe Fogo, 
Êh dá-lhe Fogo, 
Olê, olê, olê...

Alô nação alvinegra, valeu!

Esse é o Botafogo que eu gosto
Esse é o Botafogo que eu conheço
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço
Mas é esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço.

É tão bonito ver
Minha gente sorrindo de emoção
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Botafogo Campeão
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Glorioso Campeão.

É esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço
Mas é esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(Que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço 
(Que eu conheço)
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço.

É tão bonito ver
Minha gente sorrindo de emoção
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Botafogo Campeão
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Glorioso Campeão.

É esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(Que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço
(Que eu conheço)
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço
Mas é esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(Que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço 
(Que eu conheço)
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço.♫

Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

“Estrela Solitária”



♫Jingle Bells, Jingle Bells, acabou o papel... Não faz mal, não faz mal, limpa com jornal!♫¹ 

O papel desta paródia da canção natalina: “Jingle Bells”, pode ter acabado, já o Natal, este nunca acabará, mesmo que todos os anos as pessoas se empenhem em fazer com que isso aconteça.

Mas, o Natal nunca deixará de existir, não devido a bondade que emana dos corações das pessoas, mas sim, pelo forte apelo comercial que esta data representa.

E devido ao espírito natalino estar cada vez menos presente e, cada vez mais PRESENTES em nossas vidas, andamos nos sentindo solitários, mesmo quando reunidos em família nestas datas.

Tem um aforismo meu que diz:

“Deus é um só, mas, nunca nos deixa só!” 

Como bem disse também, o poeta jacobita inglês, John Mayra Donne (22 de janeiro de 1572 - 31 de março de 1631): “Nenhum homem é uma ilha isolada!” 

Sim, é verdade, precisamos estar entre outras pessoas, porém, mesmo que tenhamos muitos parentes e amigos, somos todos seres únicos, porque, mesmo nascendo de um casal, sendo gerados dentro de outra pessoa, mesmo que sejamos irmãos gêmeos, nós todos somos seres de certa maneira solitários, no “pós-ventre”.

As pessoas falam muito em união familiar, em solidariedade, em empatia, porém, elas se fecham em suas zonas de conforto, que na realidade nem existem, pois, zonas de conforto, por muitas vezes, nada são, além de zonas de pequenos conflitos interiores e nada mais. E assim, iguais aos Reis Magos, só procuramos o Salvador na época do Natal. 

O Natal deveria ser uma festa das famílias verdadeiramente unidas e não das guirlandas e rabanadas de fim de dezembro. Deveria ser o ano todo, no real sentido que esta data representa.
 
Porém, o Natal das pessoas hoje em dia, não são nada além de uma massa de pão sem graça e cheia de frutas cristalizadas. O Natal tem cheiro de peru industrializado assado, gosto de vinho de garrafão barato e arroz com passas, um verdadeiro presente de grego.

E mesmo que não sejamos mais crianças, queremos todos os anos, ter os nossos presentes debaixo da árvore natalinal. Porém, a maioria das pessoas preferem ser ocultas no Mundo, iguais aos amigos das festas de fim de ano. 

Mesmo assim, eu não perco a fé na essência natalina, no quê esta data representa. Eu continuo aqui no meu “balanço”, me segurando naqueles Natais do passado, onde o pequeno “Doguinha” era feliz... Muito feliz! 

Assim sendo, sigamos à estrela guia, que despontava no Céu para os remadores do meu querido e amado Botafogo de Futebol e Regatas (que por este motivo, ficou conhecido como o clube da estrela solitária). Que sejamos conduzidos pelo deserto, iguais aos três Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar), indo ao encontro do Menino Jesus, pois, eu acho que todas as crianças do Mundo nasceram para experimentar felicidade, com as surpresas das caixas dos presentes, mas, principalmente, com o carinho e proteção de quem as amam, tudo somado ao lúdico, a doce ilusão de que Papai Noel realmente existe. Até porque, cada um de nós, possui um anjo da guarda, mas, estamos nos esquecendo deles também e desta maneira, deixamos escapar por tabela, a beleza que os Natais representaram (e ainda representam), em nossas vidas. Porém, nada está perdido, basta que cada um de nós faça sua parte, que teremos sempre uma Noite feliz, noite de paz...
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “One Horse Open Sleigh - Jingle Bells” (1857), é uma canção de autoria do compositor, letrista e organista norte-americano: James Lord Pierpont (25 de abril de 1822 – 5 de agosto de 1893), que, originalmente, se tratava de uma saudação ao Thanksgiving Day - Dia de Ação de Graças e não ao Natal.
 
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

“Independência ou Morte!”

Se eu perguntar de bate-pronto que dia é hoje, até o Scooby-Doo¹, o cão mais famoso dos desenhos animados exclamaria feliz: “Scooby-doo-by-doo... Hoje é feriado na sexta-feira!” - então é isso, vivemos em um país onde a História é quase toda contada ficcionalmente. Assim sendo, porque, nós brasileiros haveríamos de nos lembrar que o dia (7 de Setembro), é uma data importante para nossa nação? - principalmente diante do atual momento político que o País está passando, afundado neste verdadeiro mar de lama, lá na “República das Bananas” que se tornou nossa “Brasília amarela”.

A narrativa histórica brasileira, se não é totalmente mentirosa, é cheia de fatos fantasiosos com relação a tudo e a todos, desde o dia do descobrimento, até o momento da proclamação da república.

Eu não sei, mas, com a fama de mulherengo de D. Pedro I (12 de outubro de 1798 - 24 de setembro de 1834), carregava, acho que ele tinha outra intenção quando proferiu a celebre frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto... Diga ao povo que fico!” 

Ficar na forma coloquial, é estar se relacionando com alguém sem maiores responsabilidades, sem haver compromisso. Então, tenho a leve impressão, que esta frase foi dita da seguinte maneira: “Se é para o bem de todas e felicidade geral da nação, estou pronto... Diga ao povo que ‘estou ficando com uma novinha!’” 

Também tenho certeza que o Príncipe Regente, nunca esteve com a sua espada embainhada, nas margens do rio Ipiranga, cercado pelos Dragões da Independência, para assim, proclamando a Independência do Brasil de Portugal, aos brados de: Independência ou Morte! -  pois, como isso seria possível? Como poderiam existir os Dragões da Independência, se D. Pedro I estaria acabando de proclamar a mesma, naquele exato momento? Acho mais fácil crer, que D. Pedro I agitava a bandeira do “Botafogo”, cantando alegremente: ♫E ninguém cala ♪ Esse nosso amor ♪ E é por isso ♪ Que eu canto assim ♪ Por ti Fogo...♫

Brincadeiras à parte, como eu já disse anteriormente, o dia (7 de Setembro), não passa de mais um feriado no Brasil (e como existem feriados e impostos no nosso País, meu Deus!) - aliás, acho que o povo brasileiro nem liga, se foi D. Pedro I ou Se foi Pedro Álvares Cabral (1467 ou 1468 - 1520), que fez isso ou aquilo, em “mil novecentos e guaraná de rolha”, até porque, para nós, D. João VI (13 de maio de 1767 - 10 de março de 1826), não foi o Rei do Brasil e nunca será. Já temos os nossos reis proclamados pelo povo: Rei Pelé - Edson Arantes do Nascimento (23 de outubro de 1940)² e Rei Roberto Carlos - Roberto Carlos Braga (19 de abril de 1941).

Ainda sobre esta frase: Independência ou Morte!... - a pergunta é: quando ela irá acontecer aqui no Brasil? - pois, pelo visto, só o óbito é certo. Dizem que vivemos hoje em um regime democrático... será? Eu não consigo enxergar democracia, em um País onde o voto e o alistamento militar ainda são obrigatórios.

E quanto ao levante da Inconfidência Mineira (também referida como Conjuração Mineira), ocorrida na antiga cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), o quê estaria fazendo o alferes - Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes (12 de novembro de 1746 - 21 de abril de 1792), no Rio de janeiro? - estaria ele fugindo da batalha? Bem, este é um assunto para outra postagem, senão, perderíamos até o Réveillon, se entrasse neste mérito agora. A única coisa que posso afirmar, é que (21 de abril), dia de Tiradentes, é mais um feriado nacional.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Scooby-Doo (1969), produção dos americanos: Joe Ruby (30 de março de 1933 - 26 de agosto de 2020) e Ken Spears (12 de março de 1938 - 6 de novembro de 2020) e criação do nipo-americano Iwao Takamoto (24 de Abril de 1925 - 8 de Janeiro de 2007). 

² Pelé faleceu em: (29 de dezembro de 2022), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo - SP.
 
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (inicialmente amarelo e depois azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960); já “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foi criada em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.