㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 8 de agosto de 2020

“Palavras Cruzadas”



Eu sou fascinado por etimologia e suas curiosidades. Etimologia nada mais é, que o estudo da origem das palavras (vocábulos). Gosto muito dos aforismos e léxicos, contidos nas frases de efeito... “Nas palavras engravatadas”, mas, sou apreciador também dos ditados populares, oriundos do inconsciente coletivo. Ou seja, toda boa escrita é método de cultura e aprendizado.
   
Quando viajo de avião, por exemplo, sempre preencho os “cadernos de palavras cruzadas”¹, no sentido de passar o tempo (em acomodações tão apertadas, para um homem de 1,92m). Mas, eu sou do seguinte lema, que me norteia: “SEJA FELIZ SEM MOTIVO ㋡”. Pois, qualquer viagem, com seus “doces e dissabores”, logo passa, mas, o meu bom humor, não.
    
A unidade linguística escrita, situa-se entre dois espaços em branco, ou entre espaço em branco e sinais de pontuação, formando sílabas e estas juntas (“de mãos dadas”), formam as palavras, que formam textos, roteiros, poemas, Teses, livros, dicionários, enciclopédias, glossários, bulas, etc...
   
Palavras são fabulosas. Aliás, a palavra: “FABULOSO”, por si só, possui significados distintos. “Fabuloso”, pode ser algo: “Grandioso, extraordinário, amplo, imenso, vasto, largo, enorme, ilimitado, incrível, forte, infinito, importante”. Mas, de contrapartida, “FABULOSO”, na acepção de uso corrente, mostra-nos outro significado do verbo, sendo também algo: “Pavoroso, tenebroso ou diabólico”.
   
Por falar em outro significado de verbo, a própria palavra “VERBO” é uma das mais fortes (é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno). Exemplo: “No Principio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez...” - “João” (1:1-28).
   
“VERBA”, por mais contraditório que nos pareça, é uma palavra pobre. “VERBA”: “É cada uma das cláusulas, condições ou artigos de uma escritura, documento, anotação, comentário, apontamento ou nota monetária”.

O excelente escritor, humorista, romancista e razoável saxofonista, “Luis Fernando Veríssimo” (26 de setembro de 1936), disse certa vez, que a palavra que ele mais gosta é: “DEFENESTRAR” (exatamente pelo sentido peculiar desta palavra). “Defenestração”, por mais inacreditável que possa parecer: “É o ato de atirar (alguém ou algo) pela janela de maneira violenta”.

Embora seja uma palavra existente no vocabulário, prefiro crer que os “defenestrados”, sejam somente aqueles que sofram uma queda (no sentido figurativo) e que pouco tenham sofrido, além de uma humilhação ou constrangimento. 

Espero também, que o nosso multitarefas “Veríssimo”, seja somente um simpatizante da palavra “defenestrar” e não, do ato de “mandar algo ou alguém pelos ares”, pois, este fato seria no mínimo “FABULOSO”
Mas, existem tantas outras palavras muito boas “salpicadas e apimentadas”, sempre “temperando” dicionários, artigos, crônicas, textos, contos, fábulas, livros, etc...

Outro dia, em um comentário feito pelo meu professor e amigo, “Ruy Barbosa de Oliveira - Barbosa Polymathēs” (5 de novembro de 1946), aqui mesmo no ®DOUG BLOG, ele mencionou a palavra “COITA”, referindo-se ao tortuoso momento pandêmico que passamos no Mundo. A palavra 
“COITA” é um substantivo feminino, que significa: “Dor, mágoa, desgraça” Exemplo: “O poeta expressa sua coita em seus versos”

Ou seja, ao expressar seu sofrimento amoroso e por não conseguir atingir o objeto do seu amor (em suas palavras), o poeta sentiu-se um “coitado”. Resumindo: “coitado vem de COITA” — do Latim: “COACTUM” (kojtɐ), que é oriundo do verbo “COGERE”, que significa: “obrigar, apertar, oprimir, constranger”. Assim sendo, “coitado” é um sujeito que está sentindo-se bloqueado, “vexado”. “Coitar”, é então, produzir ou ocasionar sofrimento a alguém. Mas, nunca confundir com o substantivo masculino “COITO”, que significa: “Relação sexual, desejo carnal, cópula”.
°°°
¹ Em (21 de dezembro de 1913), o “Jornal Sunday New York World”, estampou pela primeira vez em uma de suas páginas, uma espécie de “quebra-cabeças de palavras”, denominado: “palavras-cruzadas”, jogo concebido pelo jornalista britânico: “Arthur Wynne” (22 de junho de 1871 - 14 de janeiro de 1945). O nome do passatempo era: “Cross-Words” (com hífen), evoluindo anos mais tarde para: “Crosswords” (sem hífen), ficando assim, mais eufônico. o vocábulo, “palavras cruzadas”, hoje, também não leva mais o hífen, por ser uma tradução do inglês “Crosswords Puzzles”. Ou seja, a não hifenização desta palavra, nada tem a ver, com a “Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa”.



Arte ®DOUG BLOG: “Chaya Pinkhasovna Lispector - Clarice Lispector”
(10 de dezembro de 1920 - 9 de dezembro de 1977)

“As Palavras” (2010)
“Vanessa da Mata” 
(10 de fevereiro de 1976)

♫U,uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu.

As palavras saem quase sem querer,
Rezam por nós dois
Tome conta do que vai dizer
Elas estão dentro dos meus olhos
Da minha boca, dos meus ombros
Se quiser ouvir
É fácil perceber
Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem e não ser meu mal
Reabilite o meu coração
Tentei
Rasguei sua alma e pus no fogo
Não assoprei
Não relutei
Os buracos que eu cavei
Não quis rever
Mas o amargo delas resvalou em mim
Não me deu direito de viver em paz
Estou aqui para te pedir perdão
Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem e não ser meu mal
Reabilite o meu coração.

U,uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu.

As palavras fogem
Se você deixar
O impacto é grande demais
Cidades inteiras nascem a partir daí
Violentam, enlouquecem ou me fazem dormir
Adoecem, curam ou me dão limites
Vá com carinho no que vai dizer
Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem e não ser meu mal
Reabilite o meu coração.

U,uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu...Uuu.

48 comentários:

  1. Anch'io amo le parole crociate.Buona domenica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olga, mia buona amica,
      Le parole sono sensazionali in ogni modo.
      Una buona domenica anche a te!

      Excluir
  2. Meu querido Douglas, olha eu aí, o 'Ruy velho de guerra', no melhor estilo da quarentena - barbado - Você colocar um Ruy desenhando o outro, ficou supimpa. Gratidão por tamanho carinho e consideração. Entrando agora nas palavras, você sabe muito bem como lidar com todas elas. Aliás, eu conheço muita gente, tive milhares de alunos no decorrer da vida, e poucos sabem utilizá-las como sabedoria, como você sabe. O lema do seu blog já diz tudo: 'para quem quer mais que simples palavras!' - perfeito isso, porque aqui encontramos muita cultura, perincipalmente em seus belíssimos textos. E quando lhe chamo de sapiente, não é para acarinhar o seu ego, e sim para fazer justiça a essa palavra, que significa: 'aquele que tem sabedoria, erudição. Aquele que conhece as coisas divinas'.
    Um fraterno abraço meu filho do coração, nesse - Dia dos Pais - onde humildemente me consider ser um pai emprestado, sendo sabedor da profunda saudade que sentes de seu pai. Continue nos cuidados contra esse vírus, que já calou as palavras de mais de 100 mil brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo e professor Ruy,
      Gratidão quem tem sou eu, por sempre ler tantas palavras de carinho e incentivo ao meu trabalho. As palavras de força e apoio, têm o dom de “lavar a nossa alma”.
      A gratidão só incende, estimula e nos encoraja, além de nos fazer bem, trazendo um sentimento de paz, nos aproximando da felicidade (em dias que ainda somos obrigados ao triste distanciamento social).
      Saber exercitar a gratidão, é sempre bom, assim sendo, não poderia deixar de expressar o meu carinho por ti no Dia dos Pais, pois, sou sabedor do carinho paterno que nutres por mim.
      Eu já aprendi (e ainda aprendo tanto contigo), nesta nossa boa amizade.
      Se cuide também e receba o meu carinhoso abraço de filho!!!

      Excluir
  3. .´Gostei muito de ler e, principalmente de ouvir o video.
    .
    Um domingo feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo,
      Fico feliz que o amigo tenha apreciado a leitura de minhas PALAVRAS... E principalmente, tenha apreciado esta canção.
      Sou até suspeito para falar, pois, amo de paixão Vanessa da Mata, mulher de melenas 100% brasileiras e de voz belíssima.
      Um abraço e bom começo de semana!!!

      Excluir
  4. Adorei teu post. Aqui em casa sempre gostamos de palavras cruzadas. meu marido ,italiano, recebe de lá a Settimana enigmistica e se diverte horas e horas. Adorei! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chica,
      Fico feliz em saber, que gostou de mais esta postagem do DOUG BLOG.
      Minha saudosa mãe adorava “caça-palavras e palavras cruzadas, daquelas bem difíceis”. Vamos sempre trazendo conosco, os bons ensinamentos dos nossos melhores mestres (os pais).
      Eu gosto muito de tudo que possa desafiar minha mente. E por saber que a amiga também gosta, responda-me: Palavra de quatro letras, que manda alguém embora sem perda de tempo?
      RESPOSTA: [J] [Á] - [I] [R] 😂😂😂
      Retribuo o abração e cuide-se!!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Nayade,
      Gracias por estar siempre presente en el DOUG BLOG, con su cultura juvenil, que siempre agradezco en tu blog.
      ¡Un beso!

      Excluir
  6. Querido amigo Douglas Melo.
    Seus textos são cultura, isso é bom.
    Quando consigo viajar para ver minha filha no Sul, levo sempre um livro para ler, diminui a ansiedade da chegada.
    Uma semana leve pra ti. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria,
      Ler é um bom hábito. Eu sou um problema com livros, quando não estou com um, acabo comprando um novo. 😂 Gosto da textura do papel e do cheiro da tinta (quando o livro ainda é novo). Ler livros no “iPad” não é a mesma coisa. Em um “Smartphone”, então, nem pensar.
      Grato pelo carinho contido em tuas palavras.
      Retribuo o desejo de suavidade na semana e os beijos!!!

      Excluir
  7. Querido amigo Douglas, lembro de uma época que tive curiosidade pelas 'palavras cruzadas', vinha em tudo que era revista. Não sei o porquê que nunca investi nelas, digo, que nunca resolvi ir a fundo. Muito bom mesmo tua postagem sobre a etimologia das palavras, espalhando cultura.Isso é muito bom. Quanto à felicidade, Drummond dizia que 'Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade'. Isso é fantástico, sim. Não esqueço nunca.
    O 'DEFENESTRAR' do Veríssimo, rsss, também gostaria de mandar para o espaço algumas criaturas, aliás, milhões dessas que atravancam o progresso, o bem, a honestidade, e a cretinice que anda solta por esse país que não sei mais o que pensar. Só sei que estamos 'em baixa'. Desiludidos e meio malucos, só assistindo brigas e palavras que vão e vêm. E muitas 'lives', isso gosto!
    Vou parar por aqui, olha o tamanho do comentário, amigo! Levas a gente a falar de uma coisa, porém, as coisas se interligam! rss
    Bjo, uma ótima semana,
    até mais, Douglas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís,
      Grato pela deferência ao meu trabalho aqui no DOUG BLOG.
      Ninguém lia (lê) revistas: “Claudia, Marie Claire e Playboy”, por conta das palavras cruzadas. 😂😂😂
      Acho que a “palavra que está cruzada” hoje em nossas vidas, é DESCASO. O governo brasileiro adota estratégias de desinformação, com dados da “COVID-19”, mesmo diante da curva crescente de casos e mortes (pelo “Novo Coronavírus”), em muito estados (e “o teu Sul”, é um bom exemplo disso). Assim sendo, nós (dos veículos de comunicação), mantermos o povo informado de maneira real e não ilusória, em um país sem “Ministro da Saúde” por mais de 120 dias.
      Vivemos no país dos parasitas, que prescrevem antiparasitários para combater à “COVID-19”.
      Eu propago cultura... Deixemos os que disseminam o ódio, se afogar dentro “do mar de veneno”, que eles mesmo expelem.
      Retribuo o beijo e o desejo de ótima semana!!!

      Excluir
    2. rssss, sim, mas as tuas palavras cruzadas vinham em todas as revistas, hoje é diferente, vêm em revistinhas próprias, se não me engano. Não havia salão de beleza sem revistas. Menos a Playboy, é claro.
      bj

      Excluir
    3. Taís, Taís,
      Já que nossa questão são palavras, deixe-me aqui fazer uma ERRATA. Quando me referi “ao teu Sul”... Eu escrevi: “em MUITO estados” - DEFENESTRE esta frase... 😂😂😂
      O correto é lógico, seria: “em MUITOS estados” (no plural).
      Sobre as palavras cruzadas, está no texto, em (21 de dezembro de 1913), o “Jornal Sunday New York World”, publicou pela primeira vez, uma espécie de passatempo de perguntas e respostas, denominado: “palavras-cruzadas” (ainda com hífen).
      Quanto a Playboy, até ela acabou (e o vírus não acaba). A versão brasileira da revista, circulou de: (agosto de 1975, até sua última edição, em: 29 de dezembro de 2017).
      Mais beijos!!!

      Excluir
  8. Gostei muito do seu post e do jeito como demonstrou como gosta das palavras. E como não gostar delas?
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      Grato por apreciar minhas PALAVRAS aqui no DOUG BLOG!
      Eu creio que no ato de discorrer, ninguém ensina e nem aprende, as palavras se multiplicam... Assim, o saber segue com todas as pessoas, que se manifestaram nesta conversa.
      Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!

      Excluir
  9. Un buen articulo sobre la etimología "ciencia que estudia el origen de las palabras", muchas palabras de diferentes idiomas latinos tienen un origen en el latín por lo que son muy similares.
    Decirte sobre tu comentario en mi blog que Urraca fue un nombre muy común en el medievo. La Urraca que tu mencionas fue otra que murió en el castillo de la localidad de donde vivo y se encuentra enterrada en el panteón real de San Isidoro de León. Del castillo deje unas fotos durante el confinamiento ya que lo veo desde casa.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Gracias por gustarle el texto DOUG BLOG.
      En cuanto al comentario que hice en tu blog, en realidad me refería a Urraca I de León y Castilla (llamada Urraca, La Temeraria), reina de Castilla y León y Galicia. Habiendo tomado el trono con la muerte de su padre en 1109. Murió el 8 de marzo de 1126.
      Como dije en el texto, todo es un método de cultura e intercambiando nuestros comentarios, ciertamente lo practicamos muy bien.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  10. Que gran post, tienes razón, las palabras tienen un gran poder y también es lindo conocer sus connataciones. También pasa que un país una palabra es buena y en otro es diferente, de país a país una misma palabra puede variar de significado. Qué linda la canción de Vanesa Da Matta, la estoy escuchando, suena bella, linda voz y letra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boris,
      Me alegro que te haya gustado el texto del DOUG BLOG y la música de la querida Vanessa da Mata, con su voz aterciopelada.
      Las palabras realmente tienen diferentes significados en cada país ... En esta "Babel cultural" en la que vivimos, que se llama el Mundo.
      Gracias por visitar BLOG DOUG, y si quieres ser seguidor será un placer darte la bienvenida aquí.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  11. É sempre bom ler uma postagem bem escrita e que acrescenta. Não gosto de viajar de avião e o meio que encontro para reduzir o estresse, quando o faço, é pegar um caderninho de palavras cruzadas, não um livro, já que este não me proporcionaria o mesmo efeito rss. Palavras são preciosas e nos proporcionam brincadeiras, tanto em verso quanto em prosa. Isso, no campo de uma benfazeja comunicação.
    O "defenestrar" de Veríssimo é encantador. Quem não sentiu vontade de usá-lo, vez ou outra? Nessa fase complicada que estamos vivendo, com tantos descalabros, seria bem oportuna, se viável. Por isso, fiz uma postagem em meu blog de crônicas, o Visão Feminina, a propósito da inexistência de beleza no que vemos e ouvimos.
    Vou confessar uma coisa rss. De algumas palavras, tenho gratuita antipatia, como "gratificante". Talvez, por estar na boca de todos, por falta de vocabulário. Pode discordar, não me importo kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Marilene,
      Se começarmos a defenestrar todas pessoas que julgarmos ser inconvenientes, faltarão janelas em “Brasília”. 😂😂😂
      Sou grato pela deferência ao meu texto aqui no DOUG BLOG, pois, GRATIDÃO não é Sinônimo de GRATIFICANTE e vice-versa. 😂😂😂
      Gratidão é algo amplo, uma qualidade de quem está agradecido, que reconhece gratulação em um ato despretensioso daquele que se doa. — Já Gratificante é só uma “palavra egoísta”, pois, aquilo que gratifica, só dá satisfação interior para o interlocutor.
      Resumindo, todas as palavras são CHEIAS de cultura... Algumas pessoas é que são VAZIAS, mas, aí, a culpa não são das palavras, não é mesmo? Porque, até um “EU TE AMO!” dito/escrito sem sentimento, não faz sentido, mesmo quando estampado em um poema épico.
      Eu respeito todas as opiniões... “Ma non troppo”. 😉😂😂
      Beijos e cuide-se!!!

      Excluir
    2. Eita! Você meu deu uma justificativa louvável para a falta de simpatia que sinto pela palavra "gratificante", o lado egoísta que carrega. Amei!

      Excluir
    3. Amiga Marilene,
      Sempre será um prazer para mim, lhe receber aqui no DOUG BLOG.
      Beijos, fica bem e bom começo de semana!!!

      Excluir
  12. Respostas
    1. Caro Pedro,
      ♪Paroles, paroles♪ - é um clássico italiano dos anos 70... Já as palavras do “Capitão Cloroquina”, não passam de papo furado. 💊😂😆
      Um abraço!!!

      Excluir
  13. Another fabulous post, my dear Doug!
    I, too, really like crossword puzzles...but before coming here today, knew so little about them and their origins.
    I am traversing a rather difficult time in my life at present, and focusing on words is proving to be a lifeline for me...it kind of keeps me sane!! 😉
    So, my most grateful thanks for this brilliant post...I found it so enlightening.😊😊

    Have a wonderful day...and stay safe, my friend.

    Many Kisses xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ygraine,
      If you didn't exist, I would have made you up, because I like you so much.
      I'm glad that you always find something good here on the DOUG BLOG, to take with you.
      Teaching is a gift, but learning is better than teaching, because teaching is sometimes an act of repetition, but learning is adding knowledge.
      Be well too, because the masquerade goes far! 😷
      Many kisses!!!

      Excluir
  14. Olá Dpug! As palavras realmente são mágicas e usá-las de forma a se fazer entender com simplicidade as tornam mais mágicas ainda no conjunto. Minha madrinha me iniciou no mundo das palavras cruzadas (a primeira revista Picolé ninguém esquece) e livros, sou eternamente grata.
    Pena que hoje meu cérebro já não consiga reter novas palavras, espero que Alzh não me pegue totalmente hehehe
    Não conhecia os outros significados das palavras citadas, gostei muito de conhecer (só não sei se vou fixá-las), ouço quase todo dia o Prof Pasquale, sou teimosa.
    Bonita letra da música e artes, parabéns!
    Abração e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Dalva,
      Eu gosto das palavras simples e das “engravatadas”. Palavras são magníficas sempre... Algumas pessoas é que são enfadonhas e estragam o “VERBO”.
      Sobre nossas antigas “cruzadinhas Picolé”, acho que todos passamos por elas. Bons tempos, sem tanta corrupção, violência e pandemia. Viver hoje, “está osso com sal grosso!”... Ser criança então (neste Mundo louco), está de nos fazer perder as palavras.
      Já quanto ao esquecimento, dentre tantas coisas que aprendi de muito certo, com o meu saudoso pai, é que as histórias que contamos, não são para fixar na cabeça dos outros, contamos sempre nossas histórias de maneira repetida, para nós não nos esquecermos delas.
      Retribuo o carinho em tuas palavras, o abração e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  15. Boa noite meu amigo Douglas, palavras, que seria de nós, que gostamos de escrever, se não procurarmos aprender os sentidos delas!
    São tantas e incrivelmente aparecem muitas novas!
    As palavras cruzadas, ah, muito bom passatempo que nos instigam a aumentar o vocabulário!
    Enfim, meu amigo, aqui sempre se aprende mais e mais e du amo aprender!
    Vamos seguindo, ainda sem perspectiva do que vamos enfrentar com essa pandemia, desanimador!
    Se cuide, me cuido, todos nós nos cuidando, sem seguir os exemplos do governo!
    Abraços sempre energizados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Na língua portuguesa, o verbete: “PALAVRA” originou-se da antiga e hoje “língua morta - Latim”, sendo representada por outro verbete: “PARAULA”, que tornou-se depois: “PARABOLE”, que no Latim clássico, quer dizer: “fala ou discurso”. Sendo revisada (anos mais tarde), “Parabole”, passou a ter o sentido comparativo, entre duas ou mais coisas, surgindo assim, o atual verbete: “PARÁBOLA”, que é uma narrativa que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.
      Palavras são sempre ótimas, sejam elas discursivas ou cruzadas. Tem uma frase minha que diz:

      "As palavras só vão com o vento, para quem possui cabeça-de-vento!"

      Retribuo os abraços sempre energizados e fique longe da suposta vacina milagrosa russa 💉

      Excluir
    2. Meu querido amigo, sempre um bom amigo, aprendi mais um pouquinho sobre "palavra", amei!
      Meu amigo, tenho todas as minhas vacinas em dia, me cuido, sempre me cuidei, mas de vacina contra covid-19 eu não me arriscarei, nem aconselho aos meus familiares a sairem tomando vacina sem mais nem menos, pois tudo tem que ser de muito estudo, vamos indo vendo como tudo isso vai se sair!
      Cuide-se, cuide de sua saúde física e mantal meu amigo sempre querido, pois tudo isso está mexendo com todos!
      Abraços apertados e energizados!

      Excluir
    3. Amada amiga Ivone,
      Não acresci muitas informações sobre o verbete “PALAVRA” (no texto), porque, dessa maneira, as palavras nunca mais teriam fim. 😂😂😂
      Mas, foi bom, pois assim, pude interagir (com minhas palavras), em mais um comentário que lhe trouxe aqui.
      Abraços e mais abraços sempre apertados e energizados... E Vamos nos cuidando todos, neste baile de máscaras que ainda vai longe!!! 😷

      Excluir
  16. Para música ouvir, belos poemas ler,
    porque, só agora estou chegando aqui
    para a sua mui bela visita agradecer
    porque de retribuí-la não me esqueci!
    para ouvir núsica e belos poemas ler.

    Gostei de conhecer o seu Blogue. Caro amigo Jornalista Douglas Melo.
    tenha um bom dia. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro poeta “Edu”
      Seja bem-vindo!
      Caso queira fazer parte deste grupo de amigos, seguindo o DOUG BLOG, sinta-se à vontade.
      Retribuo o abraço e obrigado pelo afago poético, em teu comentário!!!

      Excluir
  17. Douglas , passei para agradecer sua visita ao meu espaço e encontrei este post que me encantou .
    A cada linha uma nova descoberta que ensinada por você chega leve e precisa .
    Muito obrigada por esta bela partilha .
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,
      Bom rever a amiga aqui no DOUG BLOG.
      Fico feliz que esta postagem tenha agradado os meus amigos, leitores e seguidores.
      Vamos partilhar sempre... Ensinar e aprender uns com os outros.
      Retribuo os abraços e cuide-se!!!

      Excluir
  18. As palavras podem (e devem) ser uma alavanca de felicidade.
    Uma abordagem interessante e muito bem conseguida.
    Gostei da sua crónica, apesar de extensa para blogues.
    Continuação de boa semana, caro Douglas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jaime,
      Se “mergulhastes” no texto, lendo até o fim, isso que se faz relevante.
      Já diria Clarice Lispector:

      "Recuso-me a ser um fato consumado. Por enquanto sobrenado na preguiça!"

      Como se vê, o amigo está em boa companhia! 😂😂😂
      Retribuo o teu abraço!!!

      Excluir
  19. Olá Sr. Jornalista

    Temos sim senhor tantas palavras, que às vezes costumo brincar e responder "Que é isso? Algum palavrão?"
    Palavras cruzadas nos ajudam sim, e muito...Agora avião só em casos de extrema necessidade. rsrs.
    A palavra "defenestrar" me parece um palavrão, mas se eu imaginar atirar (alguém ou algo) janela afora, violentamente, eu diria também algum palavrão. Brincadeira a parte. Gostei do texto.
    Abraços. Boa noite e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Lucia,
      Bom ter você aqui no DOUG BLOG!
      Com esta pandemia louca, onde muitos estão “ilhados” dentro de casa, melhor esquecermos esta tal de defenestração... As janelas acabaram se transformando em “armas perigosíssimas”. 😂😂😂
      Quanto aos aviões, sinto-me mais seguro viajando neles, que guiando meu carro, nas esburacadas rodovias brasileiras.
      Já as palavras cruzadas, sempre gostei delas. Aliás, tudo que remete à cultura, será bem acolhido na minha vida.
      Retribuo os abraços e o desejo de ótimo final de semana!!!

      Excluir
  20. Voltei para me embriagar com cultura, informação e muito humor que somente encontro aqui no Doug Blog.
    Sou suspeita pra falar,gosto muitíssimo de palavras. De vê-las tomando forma no texto e aqui ganhando forma movimentos,linda imagem da Clarice Lispector e da moça requebrando.
    "... Tantas palavras,meias palavras/nosso apartamento..." Já diz a linda canção.
    Mas pra bom entendedor,meia palavra basta
    Xeru charmoso Batman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Valdelícia Maravilha”
      CULTURA... Esta só poderia mesmo ser uma palavra do inconsciente coletivo feminino (“Ânima”). Aí minha homenagem para a poeta maior: “Clarice Lispector”, transfigurada em palavras... Palavras que dançam em nossas vidas diariamente.
      HUMOR... Sem ele não vivo (me desculpem os amargos de plantão).
      INFORMAÇÃO... Bem, vamos acrescer mais uma: Tu destacaste uma estrofe da canção “Saigon” (1996), do compositor: “Paulo César de Oliveira Feital”, notabilizada na voz do grande: “Emílio Santiago”.
      A canção segue... “...Me disse adeus, no espelho com batom...” - Não, está não é uma canção de um amor não correspondido. “Ho Chi Minh - também conhecida como Saigon”, é uma cidade no “Sul do Vietnã”, famosa por seu papel fundamental na “Guerra do Vietnã, contra os EUA”. “Saigon” foi colonizada por franceses, que já na “Queda da Bastilha”, era costume das mulheres francesas (no período da “Tomada da Bastilha”), deixar mensagens escritas com batom, para que seus maridos (militares/soldados), soubessem que elas e seus filhos estavam bem. Tal fato acabou por se repetir anos mais tarde, também com as mulheres de “Saigon”.
      Beijos “XERUS” e cafunés!!!

      Excluir
  21. Oi Douglas Melo,
    Me perdi na beleza do seu blog. Instrutivo e conhecedor de vários livros(com certeza), culto que nos leva a imaginar num Mundo diferente, onde todos são iguais com acesso as Faculdades gratuitas, pois a inteligência é cultivada na cabeça da criança e temos que convencê-la a participar da guerrilha educacional explorando suas potencialidades estudando até se exaurir, só assim as portas do sucesso se abrirão para se recompensar as noites mal dormidas e no adormecer abraçada com eles.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Dorli,
      É sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.

      “Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações!” - (“Dalai Lama”).

      Eu sendo Mestre universitário, digo que docentes de ensino fundamental, deveriam receber salários maiores que qualquer outro Mestre/Professor, pois, são àqueles que ensinam nossas crianças a ler e escrever. Sem uma educação de base sólida, de grande valia, dificilmente teremos alunos estruturados no ensino superior, no sistema educacional reconhecido como plural e dinâmico, que deva estar em permanente construção e atualização, neste Mundo cada dia mais informatizado.
      Porém, devido à “COVID”, nos vimos obrigados ao “sistema de ensino híbrido”, com alunos estudando em casa e assim, pudemos verificar o tamanho da precariedade das famílias no possuir equipamentos e internet que sustentem este tipo de ensino à distância, tendo em vista, que muitas famílias (menos abastadas), sequer possuem alimentos para colocar “o pão nosso de cada dia”, em suas mesas, como teriam então, condições de possuir Web adequada para que seus filhos estudem em casa?
      Retribuo os beijos no coração e cuide-se bem!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).