㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 3 de outubro de 2020

“Dona Gertrudes”

“Dona Gertrudes” quando era jovem, vivia rodeada de parentes e amigos. Um dia conheceu “Polkas”, um migrante polonês, que fugia com a família para o “Brasil”, se livrando da “Segunda Guerra Mundial” e dos horrores do “Holocausto”.
   
“Dona Gertrudes” mesmo com diferenças gritantes de cultura e idioma, acabou casando-se, com “Polkas”, com quem teve quatro filhos, três rapazes (sendo, dois gêmeos) e uma menina, hoje todos casados. É avó de 6 netos e já tem uma bisnetinha também (filha de seu primogênito). 
    
“Dona Gertrudes” (hoje com 86 anos), após o casamento de sua filha caçula, ficou viúva (na época com 80 anos). Com a morte de “Polkas”, os filhos começaram a espaçar suas idas na casa dos pais, só um dos gêmeos, passava lá toda semana, para levar as compras de supermercado e farmácia, mas, sempre na correria, não ficava nem para o cafezinho. Com o passar do tempo, os filhos começaram a visitar a mãe, só nas datas comemorativas: aniversário, “Dia das Mães e Natal”.
   
“Dona Gertrudes” assiste TV todos os dias, muito por gostar de novelas, mas, também, para ter a sensação de estar acompanhada em casa. Os telejornais antes das novelas, trazem 90% de notícias trágicas, que por tabela, fazem parte da rotina de “Dona Gertrudes”: TERRORISTAS EXPLODEM TORRES GÊMEAS... CAIU O AVIÃO DO TIME DA... MORREU O CANTOR... CRIANÇA DESPENCA DO 10° ANDAR DO PRÉDIO...  POLÍTICOS ESCONDEM DINHEIRO ATÉ NAS CUECAS... POLICIAIS ESPANCAM JOVENS EM COMUNIDADE...  Mas, no começo de março deste ano, ao ligar a TV, “Dona Gertrudes” escuta em todos os canais: PANDEMIA... QUARENTENA... “LOCKDOWN”... O telefone toca (o de “Dona Gertrudes” ainda é fixo), do outro lado da linha, a filha desesperada,por conta da novidade pandêmica, diz para sua mãe, que não poderá ir visitá-la tão cedo (mas, ela estava visitando antes?) - e assim, também sucedeu com mais dois filhos... O outro, continuou indo levar as compras, mas agora, mascarado, nem subir, sobe mais ao apartamento da mãe, colocando todas sacolinhas no elevador e depois, vai embora, sem ao menos (mesmo de longe), dar um aceno de tchau com as mãos para ela.
   
Certa manhã, ainda no início da pandemia, “Dona Gertrudes” abre as amplas janelas da sala de seu apartamento e, não escuta viva alma, nem o piar dos pássaros, latidos de cães, miados dos gatos da vizinhança ou o movimento e buzinas de carros. E inexplicavelmente, “Dona Gertrudes” suspira profundamente, com um riso sarcástico no canto da boca, sente-se vingada e aliviada, pois, finalmente o Mundo todo estava compartilhando com ela, aquela sensação de vazio qual sentia faz tempo, todos os dias, desde que o esposo “Polkas” faleceu.



Arte ®DOUG BLOG, baseada na personagem: “Bizantina Escatamáquia Pinto,
a Velha Surda” (1956), do programa humorístico de TV: “Praça da Alegria”.

36 comentários:

  1. Crônica muito inteligente, perfeitamente escrita! Adorei! E quantas D. Gertrudes existem por aí. Realmente, a pandemia igualou a todos...Todos sós, isolados...Claro, os que não foram bobos e inconsequentes em acreditar que era apenas uma gripezinha... abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chica,
      “Gripezinha, resfriadinho”, qual, o quê?!
      ...
      Os nossos idosos já sofrem de solidão faz tempo. Esta pandemia chegou para piorar tudo e, servir de desculpa, para os jovens justificar a ausência deles, nas casas dos avós, por exemplo.
      Hoje, pela proteção dos nossos idosos, é mesmo necessário o distanciamento social, pois, os nossos “velhinhos”, estão no grupo de risco eminente ao vírus.
      Porém, que os familiares não utilizem à “COVID-19”, como pretexto, para a inexistência das visitas, anteriores ao “baile de máscaras” começar.
      Retribuo os abraços e o carinho nas palavras!!!

      Excluir
  2. Querido amigo Douglas.
    Gostei do seu texto, que fala da realidade cruel de muitos idosos e a solidão do antes e depois da pandemia.
    Agora muitos filhos ingratos e omissos tem uma boa desculpa para se distanciar ainda mais. Eles esqueceram que também passarão pela mesma fase e seus filhos pequenos estão vendo na prática o péssimo exemplo.
    Me lembrei de um texto que li faz um bom tempo " A tigela de madeira "
    Com certeza você deve conhecer, fala do respeito com o idoso que esses filhos devem ler para ter empatia com seus pais.
    Um bom fim de semana. Se cuide.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria,
      Sempre feliz em saber que lhe agrado com minha maneira de escrita.
      Sobre a história citada... Sim, eu conheço, mas, o fato do idoso quebrar os pratos de louça, justifica a troca por uma tigela de madeira, para fazer suas refeições? E ainda, esta troca teria sido feita por zelo ao idoso (para que ele não se machucasse/cortasse), ou para evitar futuros prejuízos de quebra de mais louças?
      Esta pandemia está nos revelando muitas coisas, mas, não creio em ensinamentos de uma empatia que existiu motivada pelo susto e não pela benevolência verdadeira.
      Retribuo os teus beijos e o desejo de bom final de semana!!!

      Excluir
  3. La vida no es bella, simplemente intentamos vivir sin mirar al fondo, solo podemos ayudar personalmente a quien tenemos cerca. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      A veces, las personas son ignoradas por falta total de sensibilidad. Como rotario, ayudo a muchas personas con acciones sociales que, además de ser geográficamente distantes (en otros países), ni siquiera conozco.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  4. La solitudine degli anziani è un grande problema!Buona domenica Doug!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senza dubbio, amica Olga, i nostri cari anziani sono più isolati che mai, a causa della pandemia!
      Buona Domenica. Un bacio!

      Excluir
  5. Meu jovem e sapiente Douglas, essa sua maneira de escrever me encanta. Você passa o seu recado com humor e objetividade, mas sempre colocando o dedo na ferida. Essa pandemia veio para nos exilar ainda mais do convívio social, que já havia se perdido na maior parte das famílias. A 'D. Gertrudes' está vingada, mas, continuamos ilhados em casa, e os jovens, da mesma maneira - de antes da pandemia - se divertem quebrando protocolos, descumprindo regras de distanciamento e utilização das benditas máscaras, que com esse calorão da primavera brasileira, como diz o grande frasista que és: 'está osso com sal grosso' usar, mas que são necessárias.
    Um fraterno abraço e continue se cuidando, pois aqui, continuo olhando o mundo pela janela do meu apartamento também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo e professor Ruy,
      Esta crônica revela a solidão tremenda que os nossos idosos enfrentam na sociedade.
      O descaso familiar com nossos “velhinhos”, mostra de maneira clara, o alienamento das pessoas, que descartam seus parentes idosos, como se “eles” um dia também não fossem envelhecer e, ser parte deste “projeto cruel”, que é o abandono.
      A “Dona Gertrudes” deu voz ativa aos que são cerceados, calados todos os dias na sociedade, sejam em dias de pandemia ou anteriormente.
      A empatia existiu só no comecinho da “COVID”, agora: “Está tudo como dantes no quartel d'Abrantes”.
      Retribuo o carinho nas palavras e o abraço fraterno.

      Excluir
  6. Supongo que esta será un relato inventado, pero desde luego nos acerca a lo que pasan muchas personas mayores.
    También a muchas personas mayores las dejan en residencias que aún estando con mas personas añoran las visitas de sus seres queridos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Sí, esta es una crónica ficticia que escribí, como advertencia a la exclusión social que ya sufrían nuestros ancianos incluso antes de la pandemia.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  7. E então Douglas,"pra quem quer mais que simples palavras";temos aqui um exemplo da novela da vida real.
    Engana-se o sujeito que acredita que o caminho para a tal felicidade é casar e constituir numerosa família.
    Pois, assim terminou nossa heroína: viúva,cheia de filhos,netos e bisneto. Ainda assim sozinha.
    Os filhos terão seus próprios caminhos a trilhar. O que não significa ser egoísta e deixar de lado seus pais, irmãos....toda sua raíz.
    Mas como mestre em cutucar a ferida,sua mensagem foi direta. Dona Gertrudes representa cada mulher sozinha, viúva ou não que precisa viver o desafio da solidão,mesmo tendo se dedicado aos seus por toda sua vida.
    Xeru direto do banco da praça 😙😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga de “Liga da Justiça - V. Maravilha”,
      A alusão ao “Sr. Polkas”, vindo fugido do sofrimento do nazismo, sendo acolhido por “Dona Gertrudes”, que ao seu lado, engendrou uma família. Mas, com a viuvez, ela se deparou com uma dura realidade, qual lhe mostrou, que se dedicar aos outros, nem sempre é garantia de receber o mesmo tratamento no futuro.
      Minha saudosa vó Lourdes sempre dizia, com sabedoria:

      “Uma mãe cuida de dez filhos. Dez filhos não cuidam de uma mãe!”

      É preciso alguém colocar o dedo na ferida, antes que tudo se torne uma ferida enorme, aberta e fétida.
      Grato pelo carinho em tuas palavras. Retribuo o “Xeru”, que leva junto e misturado, cafunés de brinde, aqui direto de “Gotham City”.

      Excluir
  8. Querido amigo Douglas, foste muito feliz em abordar esse tema em plena pandemia e que, infelizmente, não acontece e nunca acontecerá em períodos só de pandemia ou outra coisa que seja para valer como desculpa de abandono, do pouco caso com os idosos.
    Os idosos, em grande número são abandonados, são afastados e esquecidos em festas de fim de ano, em período de férias, também. O ser humano tem coisas incompreensíveis, pode ter sentimentos e posições belas, como também desprezíveis como você mostrou com a dona Gertrudes, e o último parágrafo disse tudo. E indo mais além da dona Gertrude, esse abandono também é feito com os animais, cães doentes, por vezes impossibilitados de caminhar muito são levados bem longe e largados na estrada à sua sorte. Infelizmente convivemos com seres abaixo da crítica, outros...maravilhosos. Nosso mundo é assim. Parabéns pelo texto muito verdadeiro.
    Beijo, uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís,
      Grato pela deferência ao meu texto.
      Eu sempre fui um bom filho, neto e marido, então, não aceito estes desequilíbrios de alguns seres, que se denominam “humanos”.
      O grande “José Saramago”, disse certa vez, que quase não se valia de pontos finais em sua escrita, pois, os finais são recôncavos de esquecimento.
      “José Saramago” também cadenciava suas pausas (por vírgulas), inventando uma forma própria de escrita, para não ser esquecido (quando não fosse mais notado em vida), sendo lembrado “post mortem”, mais por seu estilo, do quê, como um notável “Nobel da Literatura”.
      Assim, faço o mesmo, levo meus textos recheados de (“aspas”), que nada mais são, que vírgulas dobradas, na tentativa de fixar-me dentro de um estilo, onde possa trazer um GRITO DE ALERTA na escrita, pois, infelizmente, se falar (escrever), só com sutileza e encalistramento, não atingirei nunca certas pessoas, que como diria “Friedrich Nietzsche”, se julgam “além do bem e do mal”, com uma soberba bestial, qual leva à crença, da imortalidade e beleza física perene. Porém, todos somos falíveis e a beleza física é efêmera. Como diz uma de minhas frases:

      “O descaso e o abandono, são calos que latejam nos pés da sociedade!”

      Vamos cuidar bem dos nossos “velhinhos”.
      Retribuo o beijo e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  9. Doug, Doug! Saudades, meu amigo! Passando para lhe agradecer pelo imenso carinho. Estou me reformulando para estar de volta em breve. Vamos vencendo as lutas! Continue se cuidando! Saiba que o tenho em alta estima! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Beto,
    A recíproca é verdadeira e a resposta da nossa amizade, vai em forma de canção, do saudoso “Aldir Blanc - Amigo é Pra Essas Coisas” (1970)...

    ♫Salve (Como é que vai)
    Amigo, há quanto tempo
    Um ano ou mais
    Posso sentar um pouco
    Faça o favor
    A vida é um dilema
    Nem sempre vale a pena
    Pô (O que é que há)
    Rosa acabou comigo
    Meu Deus, por quê
    Nem Deus sabe o motivo
    Deus é bom
    Mas não foi bom pra mim
    Todo amor um dia chega ao fim.

    Triste (É sempre assim)
    Eu desejava um trago
    Garçom, mais dois
    Não sei quando eu lhe pago
    Se vê depois
    Estou desempregado
    Você está mais velho
    É (Vida ruim)
    Você está bem disposto
    Também sofri
    Mas não se vê no rosto
    Pode ser
    Você foi mais feliz
    Dei mais sorte com a Beatriz.

    Pois é
    Pra frente é que se anda
    Você se lembra dela
    Não lhe apresentei
    Minha memória é fogo
    E o L'argent?
    Defendo algum no jogo
    E amanhã
    Que bom se eu morresse
    Pra quê, rapaz
    Talvez Rosa sofresse
    Vá atrás
    Na morte a gente esquece
    Mas no amor a gente fica em paz.

    Adeus (Toma mais um)
    Já amolei bastante
    De jeito algum
    Muito obrigado, amigo
    Não tem de quê
    Por você ter me ouvido
    Amigo é pra essas coisas
    Tá (Toma um Cabral)
    Sua amizade basta
    Pode faltar
    O apreço não tem preço
    Eu vivo ao Deus dará...
    O apreço não tem preço
    Eu vivo ao Deus dará...
    O apreço não tem preço
    Eu vivo ao Deus dará...
    O apreço não tem preço...♫

    Retribuo o grande abraço e fica bem!!!

    ResponderExcluir
  11. O Mundo adaptou-se a ela.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      É vero, o Mundo vai nos moldando.
      Só, o vírus não se adaptou ao Trump. “Este vírus topetudo da plutocracia”, vem aí, outra vez, ainda mais forte que à “COVID-19”. Pobre “Dona Gertrudes”... Pobres de nós!!!
      Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  12. Magnífica história a da Dona Gertrudes. Tem tudo aquilo que é o abandono dos idosos, a quem os filhos prestam tão pouca atenção. A TV por outro lado é uma má companhia com tantas notícias ruins. Só mesmo a Natureza para purificar tanta solidão...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      O exercício de contar histórias, nos possibilita debater importantes aspectos da sociedade, passando assim, nesta dinâmica, uma mensagem, que, se fixará ou não? - dependerá da sensibilidade de cada um.
      Sobre a TV, esta já foi um dia entretenimento, hoje, não mais.
      E quanto a natureza, espero que no futuro, ainda existam flores pelo caminho, para que os meninos/meninas, possam olhar para o chão e ver estas belezas perfumadas e primaveris.
      Retribuo o carinho de tuas palavras sobre meu texto... O beijo... E o desejo de boa semana com saúde!!!

      Excluir
  13. pois é deve haver muitas por este mundo fora mas é a vida mais uma vez parabens bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Triste entender o descaso, que os nossos idosos passam por muitas vezes e, isso acontece no Mundo todo.
      Fico feliz que tenha gostado do texto! 😉
      Retribuo os beijos e o desejo de saúde!!!

      Excluir
  14. Ola! É a realidade é dura,gostei fe ler, teve o capricho de sempre.Minha mãe está longe RM outro estado e sinto saudades.Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Cristina,
      A exclusão dos nossos idosos, é uma “chaga aberta” na sociedade, bem anterior ao período pandêmico que vivemos.
      Espero que em breve, possa rever sua mãe.
      Retribuo os abraços e cuide-se!!!

      Excluir
  15. Boa noite amigo Doug! Essa pandemia nos lançou numa realidade bastante assustadora. Uma realidade já conhecida por muitos idosos e, que experimentamos , sendo de um sabor bem amargo. Todos nós partilhamos agora dos sentimentos de dona Gertrudes. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos por sua generosidade gratuita bom amigo Doug! Saudações alvinegras e estreladas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Beto,
      Na minha cabeça só entendo uma amizade desinteressada, pois, do contrário, não seria amizade. Só gente de mente pequena, acha que qualquer aproximação, um dia trará apelos vantajosos para as partes.
      Espero que o amigo esteja bem (sacudindo a poeira e dando a volta por cima).
      Retribuo o carinho das tuas palavras e as saudações alvinegras da estrela solitária, que brilha forte em meu coração!!!

      Excluir
  16. Doug, my friend, I have missed you so much.🙁
    So good to be entering the zone again, if a little tentalively!
    WOW, such a powerful post...and, unfortunately, so very true of 21st Century life.🙁
    I have felt for some time now that elderly people are simply cast aside. And it is so unjust. After all, they are the ones who provided for the rest of us, kept us safe, and even fought for us in some cases.
    Yes, now we all are learning what it means to be lonely, isolated. I guess this is one positive consequence of this horrendous pandemic.
    But it really shouldn't have taken something this drastic to make us wake up...🙁
    Thank you so much for this, my friend...it really needed to be said!

    I hope you are staying safe and positive...

    Many Kisses xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My Sweet Ygraine,
      I hope everything went well with your health care.
      I missed you too. You live in my heart without paying rent.
      Regarding the text, we need to have respect for people in general, especially for our "old people".
      I'm glad you liked the text and are back on the DOUG BLOG!
      Many kisses!!!💐_(ヅ)/¯¯

      Excluir
  17. Oi Doug! O fim da vida é uma construção antiga onde nem sempre se pode mais fazer escolhas, a dona Gertrudes deve ter idealizado muito em relação aos filhos e netos, nem sempre acontece o esperado.
    E o silêncio que dona Gertrudes sentiu é o que mais sinto falta dos tempos iniciais do isolamento, o povo por aqui tá tirando o atraso, se estiver quente então, tá tudo em funcionamento, som, ferramentas, batedeiras, crianças, cachorros, vendedores de ovos, algodão doce, frutas...Até eu abri a serra tico tico que ganhei de minha mãe e fiz barulho. :D
    Gostei do texto da dona Gertrudes!
    Abração, bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero, minha amiga Dalva,
      O povo resolveu viver um “Novo Anormal”, fazendo de conta que tudo está certinho e bonitinho. Mas, não existe nada certinho e nem bonitinho, neste momento no Mundo.
      A coisa mais ridícula, é quem quer que seja, crer que virá uma vacina milagrosa, que irá curar o Mundo da “COVID-19”, sendo que a vacinação da gripe é anual (e o vírus da gripe é fraquinho), diante deste “monstruoso Coronavírus”, pequenino em tamanho e gigantesco na letalidade.
      Nossas “Donas Gertrudes” continuam sendo esquecidas e hoje, a pandemia serve de desculpa para familiares indolentes, não estarem com “elas”.
      Fico feliz que tenha gostado do texto. Retribuo o abração e o desejo de bom final de semana!!!

      Excluir
  18. Hola Douglas!
    Escribiste una triste realidad que viven muchos abuelos, la soledad; y pensaba lo mismo en todos lo ancianos que no tienen quien los visiten o le hagan compañia es muy triste.
    Ahora con la pandemia se puede sentir esa soledad que muchos padecen a diario.
    Un beso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola hermosa Grace,
      Sentiste exactamente lo que quise decir cuando escribí este texto y eso es muy bueno. Lo que no es bueno es saber que nuestras personas mayores se sienten cada día más solas (especialmente en la pandemia).
      Besos y cuídate!

      Excluir
  19. Querido amigo Douglas,
    Aqui estou, encantada, seguindo a sua sugestão.
    Sei que está é a realidade da maioria dos nossos idosos, não porque a tenha experienciado, pois estive sempre presente para os meus pais até ao dia em que partiram.
    Não é fácil ser idoso, principalmente nas cidades, onde todo o mundo vive empacotado nos apartamentos, sem sequer conhecer o vizinho do lado. Há relatos de idosos que morrem em casa e ninguém dá por isso.
    O mundo caminho para o egoísmo colectivo e a televisão veio agravar ainda mais esse distanciamento.
    Para onde caminhamos meu amigo ?

    Excelente e reflecxiva esta sua crónica, com um final muito oportuno.

    Um beijinho com amizade, cuide-se bem meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Fê,
      Fico realmente feliz em lhe ver aceitar minhas sugestões de leitura aqui no ®DOUG BLOG, pois, todo comentário deixado por ti, será sempre benfazejo.
      Sobre os nossos “velhinhos”, a sociedade a grosso modo, despreza os bons valores familiares, tratando com desdém, principalmente os idosos, fato que ocorre na maior parte das vezes, por cuidadores profissionais e familiares. Mas, podemos espera pouco de seres anti-humanos, que dão a entender uma quase certeza, que este vírus cruel e letal que vem devastando o Mundo, foi criado em um laboratório.
      Para finalizar, sugiro esta outra leitura, que traz a frase que lhe homenageia, agora de maneira definitiva, aqui no ®DOUG BLOG. — Postagem (2857).

      https://blog-dougblog.blogspot.com/2013/06/frases-doug-blog-2701-3600.html

      Retribuo os beijinhos com amizade e cuide-se bem também, minha valiosa amiga!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).