㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 21 de abril de 2024

“Jorge da Capadócia — Santo Guerreiro”


Bem amigos e amigas do ®DOUG BLOG, dia (23 de abril - terça-feira), é dia de saudar o meu “santo de devoção - São Jorge Guerreiro - do latim - Georgius”... SALVE JORGE!
    
“Jorge”, nasceu em (275 d.C.), na antiga região chamada “Capadócia - Turquia”, filho de “Gerondios”¹, um militar que faleceu em uma grande batalha. Após a morte do pai, “Jorge” e sua mãe, “Polychronia”², nascida na cidade de “Lida - atual - Lod”, em - Israel”, mudaram-se para a “Terra Santa” (localizada entre o “Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo”). “Polychronia”, era uma mulher muito instruída e que possuía muitos bens. Assim, ela mesmo tendo ficado viúva, conseguiu dar ao filho uma educação exemplar. Quando sua mãe faleceu, “Jorge” recebeu a herança que lhe cabia e foi enviado para um nível ainda mais alto na sociedade.³
    
Mas, na “Corte do Imperador”, quando começou a ver a crueldade com que os cristãos eram tratados, pelo “Império Romano” (qual ele servia com devoção), mudou seus conceitos e pensamentos, pois, ele já conhecia o cristianismo, por influência de sua mãe e da “Igreja de Israel”. Assim, “Jorge” deu seu primeiro passo de fé e desprendimento material, distribuindo todos os seus bens aos pobres. Mesmo sendo membro do alto escalão do exército, quis a verdadeira salvação prometida pelo Evangelho, que ele já era conhecedor e praticante.  
   
Porém, o Imperador Diocleciano” (243 d.C. - 311 d.C.), tinha outros planos. Sua intenção era eliminar os cristãos. E no dia em que o Senado confirmou o decreto do Imperador, qual autorizava daquele dia em diante a eliminação dos cristãos, “Jorge” levantou-se na tribuna e se debelou, declarando espanto e insatisfação com tal decisão arbitrária, abusiva e absurda. Assim, diante de todos, ele disse que os romanos é que deveriam assumir o cristianismo em suas vidas. Os presentes ficaram muito surpresos, quando ouviram tais palavras vindas da boca de um membro da “Suprema Corte de Roma”. Questionado por um Cônsul sobre o porquê de suas palavras? - “Jorge” respondeu-lhe, que estava dizendo aquilo, pois, havia se convertido ao cristianismo e, acreditava na verdade e que por esta verdade, defenderia os ideais sagrados a todo custo, dando testemunho da sua fé. 
   
Diocleciano”, furioso ao ver o cristianismo infiltrado no Império, tentou obrigar “Jorge” a desistir da fé cristã. Por isso, enviou-o a sessões de torturas violentas e terríveis (machucando seu corpo, porém, sem macular sua alma). E depois de cada sessão de tortura, “Jorge” era levado de volta ao Imperador. Este lhe perguntava se, depois da tortura, abandonaria a fé cristã. “Jorge”, reafirmava sua fé, cada vez com mais fervor. 
   
Muitos romanos ao presenciar estes fatos tomaram as dores de “Jorge”, até mesmo a própria esposa do Imperador, “Alexandra de Roma” (também conhecida como “Prisca” (245 d.C. - 303 d.C.), algum tempo depois, se converteria à fé cristã, crendo também, em “Jesus” como seu único salvador. Por fim, “Diocleciano”, vendo que não conseguiria dissuadir “Jorge” de sua fé, mandou que ele e a Imperatriz “Prisca” fossem degolados no dia (23 de abril de 303 d.C.), fato acontecido na cidade de “Nicomédia, na Ásia Menor”.
   
Os cristãos recolheram os corpos de “Jorge e Prisca” e os veneraram, como mártires. E todo morto por causa da fé em “Jesus Cristo”, segundo a fé cristã, se torna Santo. Mais tarde, as relíquias de “Jorge” foram levadas para a antiga cidade de “Dióspolis”, onde ele crescera e lá, seu corpo foi sepultado. Anos mais tarde, o primeiro Imperador cristão chamado “Constantino Magno” (272 d.C. - 337 d.C.), conhecendo a sofrida e bela história de “Jorge”, mandou que fosse construído um oratório em sua homenagem, para que assim, a devoção a ele se elevasse por sua santidade e se espalhasse por todo o Império Romano

[A LENDA]

Segundo a lenda de “São Jorge”, ele e sua legião romana, levantaram acampamento numa região próxima a “Salone - Líbia - no Norte da África”. Lá, diziam haver um enorme dragão. O animal estaria devorando todos na cidade. Diziam que o hálito da terrível criatura era tão venenoso, que qualquer um que se aproximasse, poderia morrer ao inalar seu bafo fétido.
   
Com o intuito de manter esta besta alada, longe das cercanias da cidade, o Rei mandava oferecer ovelhas, para alimentar a fera. Quando acabarem as ovelhas, começaram a oferecer as crianças do reino. Um dia, o sacrifício caiu sobre a filha do Rei, “Sabra”, de 14 anos. 
   
A menina foi em direção à seu cruel destino e, ao deixar as muralhas da cidade, ficou ali à espera da criatura. “São Jorge”, ao ficar sabendo do acontecido, decidiu por fim na trama. Montou em seu fiel ginete branco de nome: “Rocinante” e foi de encontro ao demônio alado.

“Jorge da Capadócia” antes de partir para a batalha (montado em “Rocinante”), exigiu que o Rei desse sua palavra de honra, que se ele trouxesse sua filha de volta ilesa, o Rei e todo o reino se converteria ao cristianismo. O Rei aceitou dando sua palavra de honra, na presença de seus súditos.
  
“São Jorge”, então, partiu para a luta com o feroz dragão. Depois de muita luta e orações, “São Jorge” acertou a cabeça do dragão com sua poderosa espada, que ele nomeava de “Ascalon”. Depois, cravou sua espada debaixo de uma das asas da fera, bem no centro do coração. Assim, o animal foi ferido mortalmente, tombando sem vida.
  
“Jorge da Capadócia” amarrou o dragão e o levou arrastado por “Rocinante”, até o reino, levando consigo em seu cavalo, a jovem princesa. Logo que passou pelas muralhas do reino, a multidão perplexa, observava o guerreiro, com a cabeça da fera nas mãos, ofertando ao Rei como troféu, do resgate da jovem princesa “Sabra”. O Rei, com havia prometido, converteu-se e também converteu todos os seus súditos, ao cristianismo. 
  
Esta metáfora do dragão simboliza a idolatria que tira a vida de pessoas inocentes e causa destruição, sendo a idolatria aniquilada pelas armas da fé, inerente a qualquer religião que professemos. A jovem princesa que “São Jorge” salvou representa a região onde se combate as heresias contra o cristianismo.

Reza a lenda (que acabou se tornando uma crença para muitos), que “São Jorge” decidiu viver na Lua para proteger a humanidade de todos os perigos e males da Terra. Já na Umbanda, “São Jorge” é denominado de “Ogum ou Ogulê”, sendo um dos principais orixás e patronos de uma das sete linhas desta religião, formada por elementos de outras religiões, onde reside na Lua, em busca das vibrações femininas de sua alma masculina.
°°°
* Arte inicial animada da postagem ®DOUG BLOG, baseada em outro “Jorge de fé — Jorge Mario Bergoglio - Papa Francisco I” (17 de dezembro de 1936).
°°°
¹-² (sem datas precisas de nascimento  e morte).
°°°
³ Ao atingir a adolescência, “Jorge” seguiu a carreira do pai e assim, entrou para as tropas romanas, pois, tinha um temperamento naturalmente combativo. Tanto é, que logo se tornou “Capitão do Exército Romano”. “Jorge” tinha grandes habilidades com lanças e espadas, por conta desta habilidade, o Imperador Diocleciano”, deu a ele o título nobre de: “Conde da Capadócia”. Assim, com apenas 23 anos, “Jorge” passou a morar na alta corte de “Nicomédia”. Neste tempo, ele exerceu o cargo de “Tribuno Militar”.
°°°
⁴ “Rocinante”, fiel ginete de “São Jorge”, inspirou o escritor, “Miguel de Cervantes” (29 de setembro de 1547 - 22 de abril de 1616), a dar o mesmo nome ao cavalo de seu personagem  burlesco: “Dom Quixote de La Mancha” (Séculos: XVI-XVII). 




“Fernanda Abreu  Programa Som Brasil” 

♫Jorge sentou praça
Na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também sou
Da sua companhia.

Jorge sentou praça
Na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também sou
Da sua companhia.

Eu estou vestida com as roupas
E as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés
E não me alcancem
Para que meus inimigos tenham mãos
E não me toquem
Para que meus inimigos tenham olhos
E não me vejam
E nem mesmo um pensamento eles possam ter
Para me fazerem mal
[Porque] 
Porque eu estou vestida com as roupas
E as armas de Jorge
[Ééé]
Salve Jorge!
[Todo Mundo]
Salve Jorge!
Salve Jorge!

Salve Jorge!
Salve Jorge!
Salve Jorge!
[Salve Simpatia!]

Eu estou vestida com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem
Tenham mãos e não me toquem
Tenham olhos e não me vejam
E nem em pensamento eles possam me fazer mal
[Ééé]
Armas de fogo
O meu corpo não alcançarão
Facas e espadas se quebrem
Sem o meu corpo tocar
Cordas e correntes arrebentem
[Ééé]
Sem o meu corpo amarrar
[Porque]
Porque eu estou vestida com as roupas
E as armas de Jorge
[Jorge Ben Jor].

Salve Jorge!
Salve Jorge Ben Jor!♫

°°°
* “Jorge de Capadócia” (1992), é uma composição do cantor e compositor brasileiro: “Jorge Duílio Lima Meneses - Jorge Ben Jor” (22 de março de 1939), interpretada neste vídeo do programa “Som Brasil” (1993), por: “Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu” (8 de setembro de 1961). 

42 comentários:

  1. What a beautiful narrative of George of Cappadocia that you present to us in the text, in the legend, in the arts and in the song.
    Cinema also honored this myth of different religions in feature films.
    Your faith is very beautiful, friend Doug.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Theodosia,
      Faith is something that feeds our hopes.
      Thank you for your kind words.
      Kisses and may Saint George also protect you!!!

      Excluir
  2. Qué bello post nos regalas hoy, mi querido amigo Douglas!
    Ha sido un auténtico placer su lectura.
    Gracias por tan extensa documentación. Un disfrute las imágenes y la canción que compartes.
    Que San Jorge te proteja.
    Un abrazo 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carmen,
      La fe constructiva y edificante (a diferencia de los fanáticos religiosos) es la raíz que nos sostiene para afrontar las adversidades y dar sentido a los momentos agradables de la vida.
      Un abrazo y que San Jorge también os proteja.

      Excluir
  3. Olá caro Douglas
    Gostei de aprender sobre São Jorge uma crônica interessante.
    Gostei também da sua devoção.
    A fé é sempre bem vinda.
    Boa noite 🌙 e uma semana suave e abençoada pra você.
    Beijo 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Lúcia,
      Sim, a fé é sempre bem-vinda.
      Como diz uma das minhas frases:

      "As religiões separam as pessoas... A fé une!"

      Que bom que você gostou da postagem do meu Santo de devoção.
      Beijos e tenha uma semana suave e abençoada também!!!

      Excluir
  4. Ola Doug,
    tenho uma pintura de Sao Jorge cavalgando seu cavalo branco com a lanca lutando contra o dragao e ha anos eu nao sabia do que se tratava essa pintura, mas ha cerca de um ano descobri que e de Sao Jorge, minha mae nos fez orar quando eramos muito pequenos, disse ela, para liberta-los dos animais venenosos. Mas nao conhecia a história, e linda.
    Adorei seu post, aprendi muito sobre Sao Jorge.
    Beijosssss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      Estamos sempre aprendendo uns com os outros aqui na blogosfera.
      Gosto muito das narrativas sobre a vida dos mártires que acabam santificados. Obviamente que há muito folclore nestas narrativas, mas, para que a fé exista, é preciso nutrir a vida e o lúdico de forma equilibrada.
      Que “São Jorge” proteja a ti e a tua família.
      Beijos na bochecha e boa semana!!!

      Excluir
  5. Siempre me ha gustado esa leyenda. Me gusto tu reflexion. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judit,
      Las leyendas religiosas son excelentes maneras de mantener viva la fe de las personas que creen en Dios.
      Un beso y que tengas una buena semana.

      Excluir
  6. Está ali o ser humano vivo que mais admiro - o Papa Francisco.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      Também sou um admirador deste “Jorge da fé – Jorge Mario Bergoglio - Papa Francisco”.
      Um abraço e que “São Jorge” nos proteja a todos, independentemente da religião que professemos!!!

      Excluir
  7. Muito cristão foram torturados. perseguidos e mortos como São Jorge. Gostei do jeito com que você contou a história e a lenda.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      Infelizmente, as grandes histórias da humanidade (sejam religiosas ou não), foram escritas através da dor.
      Fico feliz que tenha gostado da minha maneira de narrar a “jornada de vida do Santo Guerreiro”.
      Um beijo, boa semana e que “São Jorge” te proteja!!!

      Excluir
  8. Que no nos falte la fé, la que hayamos elegido nosotros mismos, hay que tener fé en algo, para recibir las fuerzas que nos otorga.
    Hermosa leyenda Douglas.
    Feliz semana. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carmen,
      El “viaje vital del Santo Guerrero” y su leyenda sirve de ejemplo para todos, independientemente de las creencias religiosas de cada uno.
      Un abrazo y que “São Jorge” os proteja!!!

      Excluir
  9. Bom dia, Douglas
    Cristo é o nosso lindo Salvador, obrigada pelo comentário no meu blog, comemorando os 15 anos do meu espaço, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lucinalva,
      A “jornada de vida de São Jorge” e sua lenda servem de exemplo de fé para todos, independentemente da crença religiosa de cada um.
      Um abraço e que Deus sempre nos proteja!!!

      Excluir
  10. Gosto muito de Jorge Ben desde há muitas décadas. E gostei da canção.

    Meu filho se chama Jorge.

    Gostei de saber mais sobre Jorge da Capadócia, onde estive em 2022. Aprecio muito o Papa Francisco.

    Abraço, meu amigo, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga São,
      Vamos começar esta sequência de Jorges com “Jorge Ben”. O cantor e compositor brasileiro se viu obrigado a mudar de nome artístico em (1989), após ser processado pelo cantor norte-americano “George Benson”, mudando seu nome para “Jorge Ben Jor”. Especulou-se na época que tal mudança de nome apontava para uma crença na numerologia, mas, este fato foi negado pelo próprio “Jorge Ben Jor”.
      Em relação aos nossos “Jorges da fé: Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco e Jorge da Capadócia”, admiro muito o primeiro e sou fervoroso devoto do segundo, porém, respeito todos os tentáculos das religiões existentes, porque. sou favorável ao Estado Laico da direito.
      Abraços para ti e para teu filho Jorge!!!

      Excluir
  11. Meu sapiente amigo Douglas, só quem sabe respeitar as crenças sabe ter uma fé edificante, e você, meu querido amigo, é um homem especialista em tantas coisas, mas a principal delas é respeitar a forma como seus semelhantes pensam, e isso vem acontecendo desde os seus tempos de estudante, onde o via como uma pessoa cordial com o 'trono' e com a 'plebe', e isso é magnífico. Eu tenho a minha maneira de acreditar na existência humana e você tem a sua, e cada pessoa também escolhe a melhor forma de professar suas ideologias religiosas, desde que não caia no fanatismo. Saindo do lado religioso, o texto e a lenda estão escritas de forma brilhante e didática, fruto de uma mente que pensa para todas as faixas etárias. As artes e a música, como sempre, compõem a publicação de forma igualmente brilhante. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      A fé, independentemente da religião que professemos, é uma raiz sólida da humanidade.
      Ter fé nos deixa equilibrados, nos mantém focados para que possamos seguir um caminho reto neste Mundo desorientado e bélico em que vivemos.
      Agradeço tuas palavras sempre respeitosas sobre mim, o senhor que foi meu professor e hoje mantemos esta sólida amizade.
      Que “São Jorge” trave as boas batalhas desta vida, defendendo com suas armas os Católicos e não Católicos.
      Um abraço fraterno!!!

      Excluir
  12. Conocía un poco de pasada la leyenda pero no de forma tan detallada y menos la historia real de la persona.
    No se si Miguel de Cervantes conocía la leyenda al poner el nombre al caballo que montaba Don Quijote, ya que ambos caballos tenían el mismo nombre.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Las leyendas de santos son narraciones llenas de metáforas para ser interpretadas. Aprecio particularmente las narrativas de los mártires.
      En cuanto a “Rocinante”, el famoso caballo de “Don Quijote de La Mancha”, personaje de la novela de “Miguel de Cervantes”, el nombre pertenece al dialecto turco: “rocim”, que en la Edad Media significaba caballo. Considerando que “Capadocia”, el lugar de nacimiento de “San Jorge” está en suelo turco, los historiadores creen que sí, “Cervantes” se inspiró en el caballo de “Jorge de Capadocia” para nombrar al caballo Quijotesco.
      Un abrazo y que “São Jorge” nos proteja siempre.

      Excluir
  13. Querido amigo Doug, este relato sobre São Jorge é inspirador e nos leva a refletir sobre a coragem e a devoção à fé. A trajetória de Jorge, desde sua educação exemplar até sua conversão ao cristianismo, demonstra a força interior que o guiou.
    A recusa de Jorge em renunciar à sua fé, mesmo diante de torturas violentas, é um testemunho poderoso. Sua firmeza e convicção inspiraram outros romanos, incluindo a própria esposa do imperador, a também abraçar o cristianismo. Eu não conhecia toda a história. Obrigado por compartilhar essa narrativa significativa! Grande abraço Alvinegro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo Adalberto,
      Eu sou um contador de histórias. E as narrativas podem ser infantis, adultas, religiosas, etc... - compartilhar experiências é o principal objetivo do ®DOUG BLOG.
      “Jorge da Capadócia”, como muitos outros, rebelou-se contra o Império Romano e através desta insurreição, sofreu na carne a brutalidade que o ser humano sempre demonstra quando sente que o seu poder está ameaçado.
      Que bom que o amigo gostou da narrativa do meu santo de devoção.
      Abraços Alvinegros!!!

      Excluir
  14. Que linda postagem, amei saber sobre São Jorge, nao sou religiosa, mas amo saber sobre a vida dos santos!
    Aqui sempre se aprende e ter fé e ajuda muito a enfrentar as agruras na vida!
    Abraços querido amigo Douglas, sempre bem apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      “Jorge da Capadócia” teve uma vida inspiradora, porque, só quem trava boas batalhas consegue compreender a vida.
      Que bom que gostou de mais esta postagem do ®DOUG BLOG.
      Acredito que sejamos religiosos ou não, existe uma força vital que nos guia e eu denomino esta força de fé.
      Abraços apertados!!!

      Excluir
  15. Caro amigo Douglas,
    Eu confesso que desconhecia a história de São Jorge da Capadócia e fiquei impressionado com a riqueza de detalhes que você menciona no seu belo texto. A perseguição por motivos religiosos sempre existiu e permanece até hoje, guerras acontecem por religião, é algo inexplicável e terrível. Como seria bom se todos respeitassem a religião e a crença dos outros, cada um acredita ou não acredita naquilo que quiser, simples assim. Adorei conhecer mais sobre Jorge da Capadócia, a sua lenda e também ouvir a bela canção do nosso genial Jorge Ben Jor. Salve Jorge!
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Alécio,
      Tudo nesta vida é uma questão de educação perene, pois, a intolerância (especialmente religiosa e de gênero) se deve à falta de compreensão cultural. Como diz uma das minhas frases:

      “Não há aprendizagem sem o educador!”

      Precisamos seguir estes bons exemplos como o de “Jorge da Capadócia”, que descreve didaticamente em metáforas como podemos e devemos superar a malignidade humana.
      Fico feliz que você tenha gostado deste texto do meu santo de devoção.
      Salve os Jorges: “da Capadócia, Bergoglio e Ben Jor!”
      Abraços e que “São Jorge” te proteja!!!

      Excluir
  16. Olá, amigo Douglas, gostei muito da maneira que você contou a magnífica história, a vida desse Santo tão querido por milhões de cristãos. O fato de ser torturado e não largar sua fé é um exemplo para muitas coisas, muitos cristãos e os não cristãos. Confesso que não sabia de muitas coisas, que vida rica, que exemplo de fé, de dignidade e de coragem.
    Aplausos e parabéns, um show, rica postagem!
    Uma ótima semana, muita paz e saúde!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Taís,
      Quem tem fé sabe o valor de perdoar, de amar, de ser honesto... Em suma, sabe crer sem precisar ver e, sobretudo, sabe compreender as mensagens de Jesus.
      Ouço dos evangélicos que não devemos ter devoção aos santos e que devemos apenas ter fé em Deus. Mas, eu sou “Católico” e digo que devoção a um santo é o mesmo que carregar uma foto da família na carteira, ou ter fotos dessas pessoas (pela casa), em porta-retratos. Fazer isso não significa adoração, mas sim, respeito por aqueles que amamos e que nos apoiam, ou que “habitam as nossas saudades”.
      Tudo nesta vida é uma questão de educação e se nos educarmos evitaremos a intolerância.
      “Jorge da Capadócia” é um santo popular e se tanta gente acredita, a credibilidade está justamente na fé de todas estas pessoas que devem ser respeitadas na sua devoção.
      Fico feliz que você tenha gostado do texto e da lenda e que tenha descoberto fatos sobre a vida do meu “santo guerreiro”.
      Um beijo, boa semana e que “São Jorge” cuide de ti nos teus momentos de insônia!!!

      Excluir
  17. ¡¡¡MATRÍCULA DE HONOR!!!: Como Católico Sarmenticio, ha sido emocionante, bello e histórico leerte. Y como melómano, me hechizó la canción de Fernanda Abreu💎💎💎IMPRESIONANTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Juan,
      Me alegra que te haya gustado el texto sobre el “guerrero santo”, donde se cuenta la leyenda y se canta la oración.
      Que “Jorge de Capadocia”, con sus poderosas armas, nos proteja siempre.
      ¡Salva a Jorge!
      Un abrazo.

      Excluir
  18. Olá amigo Douglas! Achei muito legal quando vc disse
    Em um comentário que ser amigos dos Santos é como guardar a foto da Família na carteira. Como vc sabe eu sou muito devota de Santa Teresinha do Menino Jesus e considero ela minha irmã.
    Amei saber a história desse santo.
    Um abraço e bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Larissa,
      A fé deveria ser entendida de forma simples, mas, a humanidade prefere inverter a ordem natural das coisas e impor a sua vontade a Deus. Enquanto não houver tolerância, as pessoas continuarão a travar as chamadas “guerras santas”, como se fosse possível travar guerras em nome de Deus.
      Sempre que viajo, costumo visitar o berço de onde surgiram as narrativas dos meus santos de devoção, como a “Capadócia” de “São Jorge” e “Lisieux” da nossa querida “Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face”.
      Beijocas e bom final de semana!!!

      Excluir
  19. Olá, amigo Douglas,
    Artigo interessante para crente ler. Todos sabemos que não passam de lendas e narrativas. Mas convém entreter os mais suscetíveis de assimilarem estas tretas todas. Sem ofensa, claro!
    Grato pela visita e comentário no meu cantinho.

    Abraço e bom fim de semana!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Mário,
      Respeito a opinião do amigo de que religião é o mesmo que poesia: ficção. E se o amigo também acredita que evoluiu dos macacos e os macacos continuam sendo macacos, algo deu errado também nesta “treta”.
      A fé é um esteio e não uma solução, pois, cada um de nós deve saber administrar as suas ações, no ato de viver e conviver, não esperando nada cair do Céu milagrosamente.
      Sou Católico por raiz familiar (e uma árvore sem raiz não para de pé), mas, sou também defensor do “Estado Laico de Direito”.
      E como bem disse “William Shakespeare”, na voz de “Hamlet” que, dirigindo-se a “Horácio”, fala: “Há mais coisas entre o Céu e a Terra do que supõe a tua vã filosofia!”
      Um abraço e bom final de semana!!!

      Excluir
  20. Drogi Przyjacielu,
    Dziękuję za tą piękną historię o św. Jerzym.
    Moje korzenie również wywodzą się z katolicyzmu i o tym zawsze będę pamiętać. Dziś idę w stronę biblijnie wierzących.
    Przesyłam uściski i całusy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Que bom que você gostou do texto e da lenda de “São Jorge”.
      A religião não é tão relevante, mas sim, a prática da fé e da bondade, que nos torna pessoas melhores.
      Um abraço e bom final de semana!!!

      Excluir
  21. Meu Deus... o que eu aqui aprendi sobre São Jorge, o teu "santo guerreiro". Obrigada amigão, por partilhares conhecimento, sempre de coração.
    A fé perde-se?
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida “jardineira”
      Não creio que a fé se perca. Até um ateu precisa ter fé em si mesmo, para permanecer sóbrio nesta vida.
      As pessoas estão ficando “mornas” em seus relacionamentos e é isso acontece também com o ato de se relacionar com a fé... Com Deus.
      O ser humano está se sublimando, acreditando que a ciência e a tecnologia são as forças vitais que regem o Universo... Quanta tolice!
      Mas, eu respeito as opiniões, escolhas e atitudes de cada indivíduo, desde que a minha forma de pensar também seja respeitada.
      Fico feliz em compartilhar muitas informações em minhas publicações aqui no ®DOUG BLOG, pois, cultura é algo que sempre precisa ser repassada.
      Que São Jorge nos proteja sempre... SALVE JORGE!!!
      Beijos🌹

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MAIO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).