No mês de aniversário de “James Robert Davis - Jim Davis” (28 de julho de 1945), cartunista estadunidense, o ®DOUG BLOG homenageia o criador com uma breve biografia de sua criação.
O que sabemos nós sobre o gato “alaranjado e listrado de preto” mais amado do Mundo? Sabemos que ele é um personagem do próprio “Jim Davis”, criado em (19 de Junho de 1978), que por ironia caiu numa segunda-feira, dia odiado por “Garfield”; que odeia também fazer dietas (que vez ou outra), o seu dono “Jon Arbuckle” lhe impõe; sabemos que é viciado em café, que é guloso e adora lasanha; que ama o seu ursinho de pelúcia “Pooky” e a sua namorada (cor-de-rosa) “Arlene”; sabemos também, que ele adora assistir televisão; que tem medo de aranhas (qual esmaga todas que aparecem pela frente), com o jornal que o “Jon” ainda nem leu. “Jon”, aliás, que “Garfield” ironiza o tempo inteiro, principalmente quando ele vai sair com sua namorada, “Dra. Liz Wilson”; “Garfield” adora caçar passarinhos e ratos, se diverte perseguindo o carteiro; adora atrapalhar a vida do simpático cãozinho amarelo “Odie” (da raça “Beagle”), qual diz ser: “uma língua com olhos e patas”. E apesar de sarcástico, “Garfield” é acima de tudo, um gato de bom coração.
E o que sabemos da vida e sobre nós mesmos? Sabemos que não podemos viver na boa vida do “Garfield”, que adora não fazer nada o tempo inteiro. Ou seja, não adianta ficar torcendo para que ninguém venha nos importunar, nesta “árdua tarefa”, de nos mantermos afastados do convívio social. E mesmo que o “Garfield” adore sua “solidão”, curte sua “solidão acompanhada” de muita confusão.
Assim, iguais ao “Garfield”, somos todos espectadores dos nossos caprichos, pois, é incrível observar, como alguém consegue ficar prisioneiro de si mesmo por tanto tempo, como alguém consegue se fechar para o amor (não por vontade própria), mas sim, por imposição de uma variante de acontecimentos da vida, que pressionam algumas pessoas, na direção deste tipo de vazio interior.
Talvez estas variantes da vida, se apliquem nos dias de muitas pessoas (iguais ao vai e vem das marés), trazendo uma sensação de “vazio absoluto”, para um crescimento pessoal.
Porém, é estranho entender o motivo de só alguns de nós, conseguir se relacionar bem no convívio social. O certo é que somos uma minoria perdida na multidão de pessoas estranhas e outras, até mesmo muito estranhas. Dessa maneira, grande parte das pessoas, gostam mais da boa companhia de seus cães, gatos e outros animais domésticos, do que ter de conviver com gente.
“Garfield” é bem mais que uma personagem dos quadrinhos. E mesmo maltratando o “Odie”, mesmo esmagando com o jornal todas as aranhas que apareçam em sua frente, mesmo perseguindo o pobre do carteiro, mesmo sendo muito irônico, etc..., - mesmo com tudo isso, nós continuamos a amar e a querer viver igual ao gato gordo e preguiçoso mais amado do Mundo. Ou seja, é mentira esta coisa de dizer, que: “a vida imita a arte”... Imita coisa nenhuma, pois, se imitasse, todos nós agiríamos iguais ao “Garfield”, no modo de ser e de viver, com um calendário de terça-feira a domingo.
![]() |
“Garfield” — Primeira publicação: (19/6/1978), uma segunda-feira. |
![]() |
(1970) — Ano de nascimento do criador do ®DOUG BLOG. |