㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

quinta-feira, 30 de abril de 2020

“Liberdade... Onde Foi Parar o Nosso Bat-Sinal de Vida?”

Vamos levar um papo reto hoje aqui no ®DOUG BLOG. Até porque, é como se diz: “Papo reto não faz curvas”. 
   
Chegamos em mais um dia 1° de maio... “Dia Internacional dos Trabalhadores”. Mas, em tempos do “Novo Coronavírus”, que diferença tem feito os dias pretos ou vermelhos no calendário? 
    
Quantas saudades eu sinto do distante “ano de março de 2020”... “Ano” do meu último aniversário antes da “COVID-19”, quando o Mundo ainda não havia experimentado os malefícios desta pandemia covarde, assassina e ainda sem fim. 
    
À “COVID-19” não é volvida aos abraços, aos beijos, “ela” prefere tosses e espirros. Quem dera, pudêssemos expulsar à “COVID-19” das nossas vidas, assim, como manda-se embora de uma festa, aquela pessoa que bebeu demais e tornou-se inconveniente. Mas, não podemos, o “Novo Coronavírus” não gosta de festas, mas, é chegado numa aglomeração. Assim sendo, às ruas são o locais da “COVID-19” e nossas casas, são para ficarmos nelas. Então, continuemos em casa, pois, a reclusão social, ainda é a única maneira de achatar esta “tal curva” da doença (conforme dizem os especialistas).
     
O “ano de março de 2020” já acabou e, nada do vírus fazer menção de cair fora. O nome “março”, que é oriundo da “Roma Antiga”, representa: “Martius - Marte”, (deus romano da guerra). E aqui na Terra a coisa toda anda mesmo “em pé de guerra”, nada está fácil. Mas, ainda não temos como nos mudar para “Marte”. Assim mesmo, março sendo apenas um dos doze meses do calendário, aqui no “Brasil”, o mês transformou-se em um ano, pois, foi como disse anteriormente, quando o “Vinte Vinte”, virou “Vinte Virus” e acabou. 
    
No momento, pelo visto, não tem deus greco-romano que dê jeito nesta pandemia. E nem temos procissões passando pelas ruas, para serem seguidas em nome da nossa fé. A “Liberdade”¹ deixou sua “tabula ansata”¹ cair e sua tocha, apagou... Pois, o “baile de máscaras” da quarentena, segue firme e forte no Mundo todo. 
    
Mascarados, hoje somos todos “Batmans e Mulheres-Gato” andando pelas ruas, quando precisamos ir ao comércio e muitos de nós, trabalhar, caminhando nesta “Gotham City” pandêmica e sem “Bat-Sinal de vida”.
     
A “corda bamba” da “COVID-19”, uma hora irá arrebentar e o “NOVO NORMAL”, surgirá em nossas vidas (com certeza nos transformando), como nos transformou a queda das “Torres Gêmeas” (do complexo empresarial: “World Trade Center”, em (11 de setembro de 2001), na cidade de “Nova York - EUA”, acometendo 2.996 pessoas ao óbito, devido aos ataques terroristas da “AL-Qaeda”. 
   
Assim, como o “HIV”, que também mudou para sempre o Mundo (principalmente, quanto ao ato de fazermos sexo). O que poucas pessoas sabem, é que a “AIDS” não surgiu nos anos (1980) e sim, 60 anos antes, em (1920), na cidade de “Kinshasa, capital da República Democrática do Congo”, se ramificando pelo Mundo.
   
Diante destes fatos, depois que enfim, conseguirmos passar pelo pior, a vida continuará. O problema é que hoje, o buraco é mais embaixo, pois, ainda não conseguimos entender como sair deste momento pandêmico, rumo ao “NOVO NORMAL”, pois, o ano de “março de 2020”, que se transformou no ano de “abril de 2020”, no dia 1°, se transformará no ano de “maio de 2020” e, tudo ainda é uma total incógnita, neste “moto-contínuo de agonia e medo”. A única certeza que tenho, é que os psicólogos e psiquiatras, terão muito serviço na “pós-COVID-19”. 
   
O Mundo já passou por tantas outras pestes e pandemias (e hoje temos o auxílio da tecnologia), que oxalá, faça acelerar o encontro da cura do “Novo Coronavírus”, mesmo que, por exemplo, a ciência ainda não tenha conseguido uma cura para a “AIDS”, temos de nos manter otimistas, sem perder a fé em dias melhores e novamente com saúde.

GRANDES PANDEMIAS DO MUNDO

“Peste de Atenas” (430 a.C. – 426 a.C.), também conhecida como: “Praga de Atenas ou a Peste do Egito”,  foi uma epidemia que ocorreu pela primeira vez em (430 a.C.), em “Atenas - Grécia”. O primeiro registro encontrado na modernidade foi de “Tucídides” [em grego Θουκυδίδης] - (460 a.C. - 400 a.C.), no livro: “História da Guerra do Peloponeso”. 

“Peste Antonina” (165 d.C. – 180 d.C.), também denominada de: “Pestes dos Antoninos”, foi uma epidemia que iniciou-se no ano (165 d.C.), atingindo “Roma” em (166 d.C.). Perdurando até (180 d.C.), afetando todo o Mundo. Seu nome deriva da família que governava a região na época.

“Praga de Justiniano” (541 d.C. – 544 d.C.), foi uma pandemia, ocorrida no reinado do “Imperador Justiniano I” (15 de dezembro de 482 d.C. - 14 de novembro de 565 d.C.), causada pela “Peste Bubônica”, que afetou todo mediterrâneo, com maior incidência no “Império Bizantino”.

“Peste Negra” (1342 – 1353), também conhecida como “Grande Peste”, foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de cerca de 200 milhões de pessoas. Atingiu o pico maior na “Ásia e Europa”, entre os anos de (1347 e 1351).

“Grande Praga de Londres” (1665 – 1666), foi uma epidemia que ocorreu na “Inglaterra”, vitimando entre 75.000 a 100.000 pessoas, ou seja, praticamente um quinto da população de “Londres” na época. A infecção foi causada pela “Bactéria Yersinia Pestis”, que assim, igual a “Peste Bubônica”, também era transmitida pelos ratos.

“Grande Praga de Marselha” (25 de maio de 1720 – agosto de 1722), foi o último grande surto de “Peste Bubônica” na “Europa Ocidental”. A doença matou um total de 100 mil pessoas durante dois anos de surto e, chegou primeiro na cidade de “Marselha - França”, em (1720), levando ao óbito 50 mil pessoas. A doença ainda dizimou outras 50 mil pessoas, ao norte, nas províncias e cidades vizinhas.

“Terceira Pandemia de Peste Negra” (1855 – 1959), foi uma grande pandemia de “Peste Bubônica” que começou em “Yunnan, China”, em (1855), durante o quinto ano do imperador “Xianfeng” [em chinês: 清朝] - (17 de julho de 1831 – 21 de agosto de 1861), oitavo imperador da “Dinastia Manchu” e, sétimo imperador da “Dinastia Qing”, que pouco fez para erradicar esta peste do solo chinês.                

“Gripe Russa” (1889 – 1892), levou a morte de um milhão a um milhão e meio de pessoas, dos quais, duzentos a trezentos mil na “Europa”. Caracterizou-se principalmente pela febre e pneumonia, que afetou crianças e jovens (devido a baixa imunidade imunológica), diferente do “Vírus Influenza”, que acomete mais as pessoas acima dos 60 anos.

“Gripe Espanhola” (janeiro de 1918 – dezembro de 1920), uma epidemia letal de grande alcance mundial. Ficou conhecida também como: (“Gripe de 1918”). Esta foi uma vasta e mortal pandemia do “Vírus Influenza”, que infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.

“Gripe de Hong Kong” (1968 – 1969), foi a terceira forte pandemia de gripe do século XX. Começou em (1968), com o aparecimento de uma nova e maior variação na hemaglutinina do “Vírus Influenza A”, que deu origem a um novo subtipo. Esta epidemia durou um ano.
°°°
“Gripe Aviária” (1997), foi outro vírus que assolou “Hong Kong”, também conhecido como: “Gripe do Frango”, levou muitos seres humanos ao óbito. Este vírus, teve o início do surto em “Hong Kong”, dispersando depois para o Mundo todo, sendo uma doença causada por uma variedade do “Vírus Influenza” (H5N1), hospedado nas aves, mas, que também pode infectar diversos mamíferos. Este vírus está na sombra da “COVID-19”, pois, ainda está ativo na “Ásia”, tendo relatos de casos ocorridos também em (2020).

“Pandemia de Gripe A -  Gripe Suína” (março/abril de 2009 – 10 de agosto de 2010), durou mais de uma ano. Foi uma pandemia de uma variante de gripe, cujos primeiros casos ocorreram no “México”, em meados do mês de março de (2009), devido a contaminação da carne de porco. Veio a espalhar-se pelo Mundo, tendo começado pela “América do Norte”, atingindo pouco tempo depois a “Europa e a Oceania”, em grandes proporções. 
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “A Estátua da Liberdade” (em inglês: “The Statue of Liberty”; em francês: “Statue de la Liberté”), foi construída na “França”, pelo escultor “Frederic-Auguste Bartholdifoi” (2 de agosto de 1834 - 4 de outubro de 1904), inaugurada pelo então presidente norte-americano, “Stephen Grover Cleveland” (18 de março de 1837 - 24 de junho de 1908), no dia (28 de outubro de 1886). As medidas da estátua são impressionantes e, segundo o “Guinness World Record - O Livro dos Recordes”, trata-se da escultura mais pesada do Mundo, com 225 toneladas, representando a deusa romana “Libertas”, que carrega uma tocha e um “tabula ansata - 
Tablet With Handles” (uma tabuleta que evoca uma lei), sobre a qual está inscrita a data da “Declaração da Independência dos Estados Unidos” (4 de julho de 1776). Estas “tabulas” (na “Roma Imperial”), eram pedras com alças em formato das caudas das andorinhas e, que serviam como tábuas votivas.



40 comentários:

  1. Bah, meu amigo, que fantástica essa tua postagem! Li, quando entrou o coronavírus na jogada, tudo sobre as pandemias, quando vi tua matéria também vim correndo, é, 'correndo', deixa de gozação.
    Mas que azarão nossa geração ter entrado nessa, aliás, não entramos em nada, nos fizeram entrar de qualquer jeito. Cada dia diante das notícias fico mais estarrecida e me questionando se vou sair dessa. Se minha família e amigos virtuais, o qual estou em contato diário, sairão dessa.
    Douglas, aplaudo essa tua postagem! E muito bem ilustrada.
    Beijo, cuide-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís,
      Grato pela deferência (e pelos aplausos), ao meu trabalho (nos textos e artes).
      Sobre o teu comentário, é triste observarmos corpos depositados em caminhões frigoríficos, envoltos em sacos pretos, esperando uma cova rasa, que não lhes darão nem o direito de uma despedida digna. Quem imaginava passar por um momento assim, não sendo em um período de guerra bélica? Pois, em guerra nós estamos, mas, contra um inimigo invisível e bom de mira.
      Na outra ponta da corda, muita gente (mas, muita gente mesmo), correndo atrás do “Coronavoucher”, que somando as três parcelas, dão módicos U$ 300 (dólares). Mas, o povo precisa do dinheiro... Sim precisa. Aquilo que o povo não precisa, é ser humilhado, dormindo em filas de bancos, para apanhar um “dinheirinho”, tudo pela falta de organização do governo da “gripezinha”... Do “E Daí?...”
      Estamos todos estarrecidos, preocupados com tudo e com todos o tempo inteiro... E isso é cansativo demais!
      Retribuo o teu beijo! E cuide-se também!!!

      Excluir
  2. Este año no pero el próximo tampoco será una gran celebración el dia del trabajo, millones seguiran sin tener uno. la humanidad ha padecido varias pandemias una de las diferencias de esta es que la vivimos en directo con conexiones televisivas con todos los continentes. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Las personas son fuertes cuando lo necesitan, saben cómo levantarse de sus caídas, desde la época de los leones hambrientos, en el Coliseo, Romano.
      Vamos a suspender este momento de crisis porque, como informé en mis textos, esta no es la primera pandemia importante en el mundo, y hoy tenemos una tecnología que ciertamente ayudará a acelerar la cura del nuevo coronavirus.
      Tenga unas buenas vacaciones dedicadas a todos los trabajadores, incluso si todo es diferente este año.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  3. Meu jovem e sapiente Douglas, papo reto e certeiro esse seu, porque, não anda mesmo existindo diferença em dias pretos e nem vermelhos, nem em feriados, nem em dias santos, tudo se tornou em 50 tons de cinza, sem direito ao final feliz. Bela maneira de representar essa nossa época de pandemia, os meses tem mesmo parecido anos, e anos sem motivação alguma. Ainda me lembro da sua postagem do 'ano de março de 2020', do Dia Internacional da Mulher e do seu aniversário, bons tempos aqueles, não é mesmo, meu filho do coração? Quanto ao 'novo normal', acho que isso nem existirá, cada um viverá ao seu modo. Acho até que os brasileiros nem terão muita dificuldade de voltar a se aglomerar, porque mesmo em tempos de pico de pandemia, muitos continuam indo as ruas livres e fagueiros, como se nada estivesse acontecendo, e até o governo quer afrouxar as medidas de reclusão social, sugeridas pela OMS, e tudo por motivos econômicos, mas isso é o fim da picada, porque muito mais irá se gastar depois com saúde, que hoje já está tão combalida. Muito boa suas explicações quanto as outras grandes epidemias e pandemias acontecidas no mundo, isso nos motiva a entender, que se já passamos por tantas coisas, por poucas e boas, passaremos também por mais essa fase ruim. Genial suas ilustrações nos textos, e o texto mais uma vez digno de aplausos.
    Um fraterno abraço e continue no zelo por sua saúde, e nada de ATCHINA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Barbosa,
      Grato mais uma vez por tuas “palavras curativas”, em um Mundo que se encontra ainda tão achacado.
      Precisamos fazer sempre o melhor, aquilo que for necessário para sairmos desta fase complicada de vida que todos passamos com tantas dúvidas e tão poucas respostas.
      Mas, depois que tudo de ruim passar, espero que não nos esqueçamos dos que morreram nesta pandemia, dos profissionais que adoeceram trabalhando dia a dia nos hospitais. Que sejamos gratos por continuarmos vivos e com saúde. Precisamos voltar a encontrar felicidade, pois, a felicidade é um sentimento simples, não será tão complicado encontrá-la outra vez.
      Nada de ATCHINA! Vamos continuar nos cuidando! E como diria “Dom Quixote de la Mancha”: Avante! Avante!

      Excluir
  4. Parabéns pelo resgate fizeste de tantas pandemias o mundo já viu e passou. Essa nossa está tirando nossa tranquilidade e ficamos todos esperando que encontrem uma vacina para nossa tranquilidade, pelo menos parcial! Boa sorte pra todos nós que vivemos esse triste período! abração TE CUIDA! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chica,
      Precisamos manter a fé que uma vacina será encontrada, embora, segundo dados da “Organização Mundial de Saúde” (OMS), uma vacina contra o “Coronavírus”, ainda levará por volta de 18 meses para ficar pronta, mas, não podemos desanimar.
      Assim sendo, vamos mesmo ficando em nossas casas, para evitar algo ainda pior do que já vivemos hoje. E quem tiver de sair de casa, não deixe de usar uma máscara.
      Retribuo o teu abração e cuide-se também!!!

      Excluir
  5. Olá, Douglas.
    Sobrevivemos a tantas pestes, pandemias, epidemias e guerras! Cataclismos, terremotos, e até um grande meteoro que matou os dinossauros - mas não a human idade. Somos uma praga de difícil extermínio.

    Abraços, bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Ana,
      Bom lhe ver aqui no DOUG BLOG!
      Somos seres sobreviventes, que vivemos atrelados, arraigados uns nos outros. Somos complexos e nos julgamos simples. Se hoje sentimos falta dos abraços (foi porque perdemos), pois, quando podíamos abraçar, pouco abraçávamos... Vai entender?
      Satisfazer os maneirismos das pessoas, por vezes é satisfazer, vontades tolas e meras aparências. Somos escravos do “canto da sereia” que nos ilude os sentidos e sentimentos.
      Retribuo o teu abraço, o desejo de bom final de semana! E cuide-se!!!

      Excluir
  6. De todas epidemias que recuerdo de las que nos comentas creo que ninguna como esta de estar recluidos. Aquí en España a partir de mañana ya podemos salir a dar un paseo y la suerte que tenemos los que vivimos en núcleos de menos de 5000 habitantes no tenemos restricciones de horario, en los núcleos mayores tienen un horario como en el colegio por edades.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Con el tiempo, volveremos a poner todo en su lugar. Hoy todavía tenemos que vivir día tras día sin respuestas, ya que esta pandemia está actuando de manera diferente cada minuto, y hay países que toman las restricciones de aislamiento más en serio que otros.
      Un abrazo y buenos días de parte de los trabajadores, aunque hoy todo continúa sin las respuestas que nos gustaría tener.

      Excluir
  7. Parabéns pela detalhada postagem, muito oportuna!
    São tantas "pragas", meu caro amigo, viver e termos consciência de que estamos vivos implica no temor dessas possibilidades, pena os governantes se acharem poderosos e invencíveis...aumentam assim o dano ao povo.

    Quando filho era pequeno fui ler a bíblia infantil para ele e qdo chegou a parte das pragas de deus eu desisti...Cada vez que vinha uma praga, a gente se chocava...Diante de tanto furor, após uma boa conversa, de comum acordo desistimos da leitura. Seja nos livros ou na realidade as pragas acontecem e muitas vezes somos nós "racionais! que as despertamos.
    Gostei demais da lista das pragas, gripes...
    Abraço Doug, bom final de semana (lá se foi mais uma)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Dalva,
      Grato pela deferência sobre minha postagem!
      Sei que detalhar “nossas enfermidades pandêmicas” do Mundo, mais assusta que nos informa no primeiro momento, pois, não foram poucas epidemias e pandemias que assolaram o Mundo... Mas, fiz esta postagem bem detalhada, para mostrar que vamos sair de mais esta fase deplorável. Mas, a pergunta que vale um milhão de dólares é: O quê ainda teremos de aguentar, até o “NOVO NORMAL” chegar?
      Ando me sentindo realmente o “Bruce Wayne”, me tornando no “Batman” todos os dias, ao sair de casa para trabalhar, sempre mascarado.
      Retribuo o teu abraço e o desejo de bom final de semana!!!

      Excluir
  8. Boa tarde querido amigo Douglas Melo.
    O seu papo reto foi didático como todos os seus textos. Parabéns!
    O dia do trabalho muitos trabalhadores não tem o que comemorar com o salário que ganham.
    Com a pandemia muitos tiveram o contrato de trabalho suspenso, que é o meu caso e outros foram para a fila do seguro desemprego, está complicado!
    A humanidade já passou por várias pandemias e epidemias.... Então vamos acreditar apesar da duvida e do medo coletivo, que isso tudo vai passar, que o mundo saia logo dessa corda bamba para que a vida possa voltar a normalidade.
    Um bom fim de semana. Se cuide! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Emília,
      Primeiro, quero dizer que fico feliz que tenha gostado de mais este texto do DOUG BLOG!
      Sobre o teu comentário: a doença é terrível e suas sequelas (como o desemprego, por exemplo), são avassaladoras.
      De nada adianta dizer que a vida é feita de altos e baixos, clichês neste momento, não farão diminuir a dor e nem o desemprego. Pior é dizer: “E daí?”, como faz o nosso “Pôncio Pilatos contemporâneo”, sempre lavando as mãos das suas responsabilidades, humilhando os desvalidos, de um País que clama por um mínimo de respeito, diante do caos estabelecido.
      Quem tem fé, guarda na certeza que Deus nos escuta, até no silêncio das nossas quarentenas sem fim.
      Tudo vai melhorar... Assim espero! Eu tenho sim, essa mania de acreditar que tudo vai melhorar. Nasci positivo (com muita fé e esperança dentro de meu ser). Tem uma frase minha que diz:

      “Não sou dado a sonhar demais, vivo do real, do palpável, do visível, do audível e palatável!”

      Ou seja, mesmo que a fé seja um ato de crer em Deus sem precisar ver, não podemos cruzar os braços e viver em “estado de órbita”, contemplando o Mundo de longe, como se não fizéssemos parte dele.
      Um bom final de semana pra ti! Se precisar de mim, grite, sempre estarei presente para lhe escutar! Se cuide também!
      Retribuo os teus beijos!!!

      Excluir
  9. pois nao nos estamos a dar com esta nova moda de vida pois quem é que ia pensar tal coisa parabens bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Acho que nem os mais pessimistas poderiam imaginar que viveríamos um momento assim tão distópico em nossas vidas. Mas, vamos esperar dias melhores.
      Grato por sempre apreciar minhas postagens!
      Retribuo os teus beijos e o desejo de saúde!

      Excluir
  10. Esse raio do novo Coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo, meu amigo Douglas. Aqui em casa não temos mais o horário costumeiro para deitar, levantar e para as refeições. Também o nosso ânimo não é mais o mesmo, mas ainda nos damos por felizes por não termos sofri a depressão aguda que muitas pessoas estão sofrendo. Além da insegurança com a doença, vemos o sofrimento de muita gente, principalmente em São Paulo, em Fortaleza e em Manaus. Aqui em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, como em tantas outras cidades e Estados, também é grave o problema com a saúde.
    Um bom final de semana amigo Douglas, com os necessários cuidados com o vírus.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      E do nada todos tivemos de romper com nossas rotinas, devido a esta crise da “COVID-19”, que afeta o corpo e a mente, até das pessoas com saúde. Imagine então, para quem está vivendo na família, uma realidade nua e crua desta doença?
      Se durante uma crises de saúde pública (vamos dizer assim... Normal), a ansiedade e o estresse já nos “tira dos trilhos”, imagine agora, quando o Mundo todo vive o mesmo drama? As pessoas de maneira geral estão bem traumatizadas e exaustas, devido a reclusão social, somada ao medo (do não saber), até onde este vírus ainda irá?
      Retribuo o desejo de bom final de semana e o abraço!
      E vamos todos nos mantendo equilibrados, para que este vírus letal fique bem longe de nós!

      Excluir
  11. gracias por descubrirme
    tienes un blog muy inrteresante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mucha,
      Me alegro de que te haya gustado el DOUG BLOG!
      Ven y forma parte de nuestra familia, si quieres, ¡sigue mi espacio en la web.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  12. Realmente essa pandemia nos tirou de nossa rotina de encontrar as pessoas, de sair, viajar, e fazer o que gostamos. Deixou o mundo todo dentro de casa de mãos atadas, a reclusão nos tira do prazer e do lazer.
    O que nos resta fazer é esperar e tomar as precauções necessárias, se cuidar.
    Bela postagem. Obrigada pela visita no meu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa,
      Seja bem-vinda ao DOUG BLOG!
      Que bom que gostou da postagem (tema meio pesado), mas, hoje a coisa anda toda muito louca!
      Estamos todos meio sem saber “nada de coisa nenhuma”, sobre o “Novo Coronavírus”. O vírus se modifica todos os dias, os casos crescem, pois, os testes realizados atualmente, têm alto índice de "falso negativo", fazendo muitas vezes a população crer, que sair de casa não é mais um problema.
      No início da pandemia (quando fazia minhas matérias), via ruas bem desertas, hoje a coisa toda mudou, as medidas de isolamento social estão sendo negligenciadas, com muitas pessoas “dando mole para o azar”. Quem sai de casa à toa (mesmo usando uma máscara), não está mais otimista sobre o fim da pandemia e sim, menos informado sobre a “COVID-19”, um vírus taciturno e letal.
      Vamos interagindo sempre.
      Retribuo o teu abraço! E cuide-se!!!

      Excluir
  13. Boa tarde Douglas!
    Também pouquíssimo sei,mas desconfio de tantas possibilidades... 😉
    Realmente,seu slogan não pode ser outro. Aqui o espaço é pra quem busca mais que simples palavras,é pra quem precisa de informações seguras com bases confiáveis.
    Uma pena mesmo que o mundo tenha se reduzido a uma espécie da baile de máscaras,nos forçando a ser mulheres gato e os homens,a Batman. De preferência guardados nas suas respectivas batcavernas.
    Xeru sem xerar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Valdelice,
      “Guimarães Rosa” era uma flor de pessoa até no nome... GÊNIO! 😉
      Grato pela percepção do meu slogan... Do meu “bordão blogueiro”.
      Sou um jornalista que combate com veemência esta praga de FAKE NEWS e hoje, a Web é a principal ferramenta destes desocupados de plantão.
      Eu primo por nomes completos, datas e créditos nas artes sempre, pois, nada melhor que dar valor e ser valorizado, como a amiga acabou de fazer comigo aqui no DOUG BLOG. O reconhecimento pelo meu trabalho ser útil e de valor cultural, não tem preço!
      Sobre este “vírus dos infernos”, que deu um “looping de 180°” no Mundo todo, nos guardando em nossas “Batcavernas” ... É como diria o “Menino Prodígio - Robin”... 😷 SANTA QUARENTENA BATMAN!!! 😷
      Retribuo o teu “XERU sem xerar”... Mas, o cafuné vai na marra!!! 😂😂😂

      Excluir
    2. Euzinha aqui,só pra dizer um pouquinho mais.
      Sobre evitar as fake news: ser cuidadoso não e sinônimo de se esconder para brincar de todo-poderoso no universo digital.
      E sobre eu ser observadora: me traz benefícios, porém, há (e sempre houve) pessoas que ficam muitíssimo incomodadas com este meu olhar meio que escaneador. Vendo além do óbvio perceptível.
      Bem,tenho esse defeito. Só me resta arcar com as consequências!
      Agora sobre seu comentário no Poetizando: tentei criativa,mas tô sem computador e meu celular é bem básico. Não consegui o destaque pensado. O efeito era pra ser melhor,com cores e formas. Mas faz-se o que pode, né?
      Xeru

      Excluir
    3. Querida Valdelice,
      É como citei na postagem dos “Ditados Populares” (Parte 3 - n° 53) - “Quem não é visto, não é lembrado”.
      Mas, é bem melhor ser visto e lembrado, por olhos que sabem reconhecer aquilo que passamos de valor (principalmente no sentido cultural). Sou grato pelos “teus olhos de lince” (expressão que em breve, estará em uma postagem de ditados populares, aqui no DOUG BLOG).
      Eu curto o teu jeito de “blogar”... O teu celular pode ser básico, mas, tu és versátil e, isso faz toda diferença! 😉
      Retribuo mais este teu “Xeru”.

      Excluir
  14. Boa noite querido amigo Doug! Entender que mundo novo é esse é importante para nos prepararmos para o que vem por aí. Porque uma coisa é certa: o mundo não será como antes. “O mundo mudou, e aquele mundo (de antes do coronavírus) não existe mais. A nossa vida vai mudar muito daqui para a frente, e alguém que tenta manter o status quo de 2019 é alguém que ainda não aceitou essa nova realidade”, disse Átila, que é doutor em microbiologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Yale. “Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses", diz ele. Meu querido, assim como você, todos nós estamos pasmos com essa mudança tão radical! Vamos aproveitando o tempo para fazer as coisas que não fazíamos por falta dele; não é mesmo? Estou reescrevendo um livro que relatava uma sofrência daquelas! Relatava, pois estou mudando o contexto da historia. Mais uma vez, uma grande aula, para nosso engrandecimento. Agradecido! Grande abraço. Continue se cuidando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Beto,
      A vida já mudou! Não somos mais os mesmo, desde fevereiro de 2020. Acabou o Carnaval, a bateria silenciou... A nota 10! Nota 10! (hoje inexiste), pois, no momento contabilizamos mortos da “COVID-19”, gente que perde a vida e, nem uma despedida digna consegue ter.
      Agora, se iremos tirar ensinamentos no fim desta pandemia (que tanto nos faz sofrer [?]), esta é só mais uma pergunta entre tantas outras, ainda sem respostas, na nossa “múltipla escolha” de dias distópicos.
      E será que conseguiremos direcionar nossos dias para onde os bons ventos nos remetam? Sim, pois, hoje estamos todos sem rumo. Acho complicado, pois, mudanças radicias nos assustam... E esta mudança coletiva que desajustou tudo, ainda vai desarranjar por um bom tempo: nossos caminhos e rumos... Nossos ares... Nossos lugares... Nossos olhares, beijos e abraços... Nossos melhores momentos com quem amamos.
      O certo, é que no fim desta pandemia, aquilo que não iremos mais querer, é passar novamente por dias tão sombrios.
      Grato pela deferência ao meu trabalho aqui no DOUG BLOG!
      Retribuo o teu grande abraço! E cuide-se também!!!

      Excluir
  15. Gosh, I had no idea there had been so many pandemics throughout history...nor that HIV had been around from the 1920's!
    I am accumulating such a wealth of knowledge from my visits here, Doug...thank you so much!😊😊
    So often these days, I find myself wondering what our "new normal" will be like, and, in fact, if this deadly foe will ever be completely vanquished. One thing I have noticed, is how it has changed people. On the positive side, there is quite a lot of kindness...but there is also a darker side, aggression and and an increase in crimes, especially targeting the elderly and frail members of society.
    What I personally miss the most, is human contact...maybe just going to a bar or restaurant and hearing conversations and laughter all around me. I miss strolling along a beach, or through a forest.
    It is as if we are all imprisoned for crimes we have never committed! And all because of this, as you've termed it, cowardly foe! 😬
    We WILL beat it eventually, I'm sure. I think we have the technology and, like any other enemy, it must surely have a weak point?!
    If we could only find it...before too many more lives are lost...
    Until then, I guess all we can do is sit it out...be patient, stay as positive as possible, and keep going!👍👍
    A brilliant and timely post, as always here on Doug Blog...my sincerest thanks, my friend! 😊😊

    Have a great Sunday!

    Many Kisses xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ygraine,
      We are fighting a great battle, without letting this invisible and cowardly enemy bring us down.
      Now, as we will live after COVID-19, today no one will be able to say for sure. What we are going to live tomorrow are just ramblings, guesses, hopes for better days!
      We must always think positive, so that science obtains an effective vaccine against this virus. But until that day comes, many people still contract the virus and even die from it. I believe that today those who have faith still maintain greater sanity, because they have something to cling to. Whoever has no faith, will need even more balance, because everything is still far from over, unfortunately.
      As for the other major pandemics in the world, we have had several over the years, but life was more promiscuous and less hygienic. Today, although we are in a somewhat disposable and biodegradable world, we are still better able to have clean water, basic sanitation and use hygiene items, that we buy in stores in general.
      Thanks for liking my post, you live in my heart. ♡
      Lots of kisses and stay safe at home!

      Excluir
  16. Respostas
    1. Irma,
      Cuida bien tu salud también.
      Gracias por visitar mi blog, y si quieres comenzar a seguir el DOUG BLOG, será un placer para mí.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  17. Olá meu amigo!!!!
    Pedindo a Deus para que ilumine as cabeças dos especialistas para que encontrem logo a forma de nos fazer sair desta situação tão triste!

    Temos que nos preparar bem para enfrentar este 'novo normal' que um dia, vai nos chegar!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Bom te ver aqui no DOUG BLOG!
      Vamos com fé em dias melhores. E que a ciência seja eficaz, para minimizar nossas perdas, pois, a “bola de neve da COVID-19”, já é desmesurada e, algumas pessoas estão relaxando na quarentena e no distanciamento social (que ainda julgo importantes).
      Já o “NOVO NORMAL”, este será algo totalmente fora do padrão dos dias que precederam o “Novo Coronavírus”.
      Retribuo o desejo de boa semana! E cuide-se!!!

      Excluir
  18. Excelente publicação, meu amigo!
    É gostoso vir até aqui, parar, ler e aprender. Contigo, eu aprendo sempre!
    Continuo zangadíssima com o malvado vírus, que me obriga a ver da janela a vida a passar. Melhores dias virão, eu sei que sim.
    Beijo, querido amigo. Protege-te.
    (Passei para ver se tinhas escrito algo sobre a minha, a tua, a nossa Língua. Curiosa...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Teresa,
      Grato pela deferência ao meu trabalho aqui no DOUG BLOG!
      Sobre a postagem do “Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona”, fiz uma postagem mista sobre este assunto, mesclando com humor (bem ao meu estilo)... Depois dê uma conferida.
      Quanto a reclusão social (eu ainda julgo que ela se faz necessária), apesar da maioria observar o Mundo pelas janelas e pela Web, nos jornalistas estamos sempre em dias corridos. Mas, eu me cuido... E todos vamos nos cuidando, nesta nefasta fase da “COVID-19”. Aqui no Brasil, alguns estados vão começar a fazer “lockdown”, um bloqueio de emergência que impede que pessoas saiam de uma área, tudo para tentar conter o aumento do “Coronavírus”.
      Retribuo os teus beijos! E cuide-se!!

      Excluir
  19. Show de postagem! Li atentamente do início ao fim e amei o resgate das pandemias! Esse resgate, abre, ainda mais, o leque da esperança, pois, se todas essas pandemias foram vencidas, venceremos o COVID-19, é questão de precaução, continuar em casa, e tempo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lúcia,
      Que bom que tu lestes atentamente até o final da postagem, sei que minhas postagens são longas, mas, este tema não teria como explanar em poucas palavras.
      Tudo isso irá passar, vamos ter fé que seja em breve. Todos sabemos que nada será como antes... Mas, que possamos voltar a ter uma vida social livre de medos.
      Retribuo os teus beijos! E cuide-se!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — FEVEREIRO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.