%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Filosofia%20-%20Psicologia%20e%20Teologia).gif)
Amigos e amigas do ®DOUG BLOG, nesta publicação irei “puxar a brasa para minha sardinha”, ou seja, vou filosofar.
A “Filosofia” (do grego: Φιλοσοφία, philosophia), é um termo oriundo das palavras gregas: “philo” e “sofia”, que querem dizer “amor à sabedoria”. Por outro lado, a palavra “Psicologia”, provém das palavras gregas: “psique” e “logos”, que significam, respectivamente: “alma” e “estudo”, sendo o estudo da alma. Já “Teologia”, vem do “Latim - Theologia”, que é formada a partir da junção de: “Theos” (Deus) e “Logos” (estudo de...), ou seja, é o estudo da existência de Deus, das questões relacionadas ao conhecimento da divindade e das tradições religiosas e seus contextos históricos. É um estudo científico da relação entre homem e religião, além do seu impacto na sociedade como um todo.
A “Filosofia” se destaca principalmente um ato despretensioso de escuta. Existe uma frase minha que diz:
“Saber escutar é amar!”
Quando se questiona o motivo das bebidas alcoólicas possuírem legalidade para venda e consumo livres na sociedade, mesmo existindo tantos alcoólicos, que são dependentes químicos e a maconha, por exemplo, não poder ser comercializada e utilizada em muitos países (e no “Brasil”, é um dos que não pode). Aqui observamos uma “guerra” entre a razão e aquilo que é determinado por Lei. A maior parte do tempo vivemos “comandados pelo legal e o ilegal e, pouco pelo certo e o errado”, porém, devo salientar que nem sempre aquilo que é determinado por Lei é moral.
Mas, para onde encaminhar as nossas desigualdades de opiniões, de atitudes, de entendimentos? Para o nosso egocentrismo. Os seres humanos só precisam de padres, advogados, psicólogos, porque, fazem o que não querem, oprimem aquilo que sentem e mentem até para si mesmos.
Em muitos momentos, a Filosofia consegue explicar melhor nossas insatisfações, pois, insufla-se de razão e melhor que os estudos psicológicos e teológicos, exerce um valor fundamental na sociedade. A psicologia analisa o “ser” parcialmente, pois, quando uma pessoa procura um psicologo, por exemplo, vai neste profissional para ser escutada, para falar e encontrar respostas (que até virão), após, cumprir-se uma análise minuciosa, assim sendo, até existe conforto neste tipo de relação, mas, não havendo uma troca direta (no que foi dito), muitas vezes estas conversas (com um profissional terapeuta), não saciará o âmago.
No sacerdócio acontece a mesma coisa, uma pessoa que procura uma igreja (um padre Católico), por exemplo, para se confessar, o padre com o poder sacerdotal concedido a ele, escuta, absorve o que escutou e após, profere uma sentença em orações e indulgências, por fim, concede clemência ao pecador. Mas, não é incomum observar que quem se confessou, continuar “pesado, sufocado”, pois, infelizmente as conversas com religiosos, hoje em dia estão pouco pragmáticas, até porque, muitos religiosos andam pecando muito mais que seus fiéis, embasados no evangelho de (João - 8:1-11) - E disse Jesus: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!”
E quanto as Leis... Bem, estas são muito falhas, pois, como disse anteriormente, nas Leis dos homens, nem tudo que é legal é moral e vice-versa.
Já a Filosofia, essa não é só um vasto campo de estudo, a Filosofia nos permite exercer o domínio daquilo que se desliga do científico (como na psicologia), pois, os conceitos filosóficos nos pedem que pratiquemos o ato de escutar, sem tender a uma análise de quem quer que seja. A Filosofia vai também além da teologia, primeiro, porque, precede o cristianismo. Assim sendo, a Filosofia, é a prática de Deus, sem determinar um ponto fundamental de uma doutrina religiosa, onde tenha de existir algo apresentado como certo e indiscutível, com um ser “onipotente, onisciente e onipresente”. Na Filosofia tudo é discutível, pois, a Filosofia é simultânea, não ficando só nas “bordas dos assuntos”. A Filosofia é tão grandiosa, que está na psicologia, na teologia, no todo. A Filosofia, é o ato da escuta, que deixa as pessoas mais leves que os conselhos psicológicos, que as penitências religiosas, a Filosofia não é então e somente matéria de ensino, ela deve ser aplicada na vida e isso, digo com propriedade, por ser Mestre nesta matéria.
A Filosofia, é oriunda do “platonismo”¹, que é o conceito investigativo da dimensão essencial e ontológica do Mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis do ser humano. A Filosofia se traduz também, no: “Amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância!” - segundo disse tão bem, o filósofo grego “Pitágoras de Samos - em grego: Πυθαγόρας ὁ Σάμιος” (570 a.C. - 497 a.C.).
Por fim, quando os filósofos gregos perdiam seus pares e entes queridos, só era feita uma pergunta: “ele/ela teve uma paixão na vida?” - Ou seja, filosofar é apaixonar-se pela existência pessoal e de outrem.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* O “Dia do Filósofo” é comemorado no “Brasil” em (16 de agosto), data que homenageia os profissionais dedicados aos estudos das questões gerais e fundamentais sobre a existência humana.
* Na arte ®DOUG BLOG aparece o criador da psicanálise: “Sigmund Freud” (6 de maio de 1856 - 23 de setembro de 1939).
¹ “Platonismo”, vem de: “Platão - em grego: Πλάτων” (428 a.C.- 347 a.C.), filósofo e matemático do período clássico da “Grécia Antiga”, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da “Academia em Atenas”, a primeira instituição de educação superior do Mundo ocidental.
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Filosofia).gif)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Nossa%20%C3%9Altima%20Casa).png)
Olá, Douglas, gostei de ler sobre a filosofia, uma grande matéria!
ResponderExcluirLer é muito fácil o difícil é saber.
Obrigada pela partilha.
Um abraço e boa noite!
Minha amiga Fatyma,
ExcluirPara tudo na vida precisamos do meio termo... Só nos “debruçar no saber”, não resolve. Um engenheiro, por exemplo, estuda muita matemática, mas, quem coloca um prédio em pé, são operários que quase nem estudo possuem, mas, que conseguem entender as ordens técnicas. Resumindo: a Filosofia estimula todas as classes sociais, pois, faz parte de tudo.
Retribuo o abraço e a presença aqui no ®DOUG BLOG!!!
Muy buen análisis, te mando un beso
ResponderExcluirCitu,
ExcluirGracias por gustarte lo que lees aquí en ®DOUG BLOG
Besos
Querido amigo Douglas,
ResponderExcluirGosto muito dessa sua frase: Saber escutar é amar.
Saber ouvir o seu semelhante sem julgar.
A filosofia é muito importante, ela nos ajuda a entender a vida e o mundo, e passamos a ter um olhar diferente para tomar decisões conscientes e também ajudar outras pessoas a ter talvez o mesmo olhar.
Eu assisto vídeos sobre estoicismo, gosto muito.
Hoje no Doug, mais uma super aula de filosofia, que não domino o assunto assim como o mestre, mas tenho interesse.
A vida é bela, se temos medo da morte é porque somos apaixonados por essa oportunidade do viver, apesar de...
Te desejo um bom domingo e uma semana abençoada. Beijos.
Minha querida amiga Maria,
ExcluirÉ vero... “A vida é bela, se temos medo da morte é porque somos apaixonados por essa oportunidade do viver, apesar de...” - Como diz outra de minhas frases:
“Ninguém quer morrer, porque, a gente gosta de existir!”
A Filosofia é a “batedeira de movimento brando” das nossas escolhas morais, mesmo diante de um Mundo cada dia mais materialista e imediatista, com pessoas “cheias de vazio”.
Retribuo o desejo de uma semana abençoada e os beijos!!!
Douglas, mais um lindo texto por aqui. Tua frase fala muito e como anda fazendo falta a arte de escutar... Tantas vezes discordamos deo que nos foi mostrado, apresentado e no mínimo, isso nos leva a refletir. Assim, vamos adquirindo os saberes. E ,de repente nessa onda, teremos aqueles que usam o mote de "sua" própria filosofia pra apenas encher o saco dos outros, tal qual um, que anda por aí brincando de governar...Mas...Seguimos! abraços, chica
ResponderExcluirMinha amiga Chiquitita,
ExcluirEste cidadão nunca praticará “sua própria filosofia”, nem para apenas encher o saco de todos... - Pois, a Filosofia é o “amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância!” - e o “Capitão Cloroquina” de consciente nada tem.
Vamos lutando bravamente contra o vírus, contra os ignorantes negacionistas da ciência e também contra a falta de fé e amor ao próximo.
Retribuo o carinho das palavras e os abraços!!!
Meu caro Mestre de filosofia Douglas, aqui em seu blogue hoje, mais um belíssimo texto, auxiliado de ilustrações que sempre condizem com o que é tão bem explanas com conhecimento filosófico. Libertar-nos dos movimentos repetidos existentes em nossas rotinas, significa saber abandonar com segurança, tudo que não gostamos, e que não entendemos como verdade de vida. Precisamos conceber ideias e ideais de colocar em nossas atitudes algo que nos trará felicidade, e nisso a filosofia ajuda muito. Não precisamos seguir nada e nem ninguém, ser autênticos é praticarmos nossas filosofias de maneira simples e independentes, começando por refletir, analisar, estudar e aprender mais com nossos acertos que com erros, pois, é tolice dizer que aprendemos mais com nossos erros. Não podemos deixar os outros tomarem conta das nossas vidas e pensar nas nossas decisões. Precisamos estar preparados para as consequências de tudo que é até mesmo pensado por nós, e mesmo que não seja praticado aquilo que foi pensado, o projeto existiu em nós, como vontade autêntica de que fosse realizado, ou não? Nada na vida aparece de repente, nem mesmo uma tempestade que molha nossas janelas e 'lava as almas', impedem-nos de prosseguir com desejos íntimos. Assim, lutemos por nossos objetivos, pois assim, nada e nem ninguém nos fará desistir do que é possível, do que é cultural, do que nos faz sorrir, porque mesmo que tudo der errado, e a realidade filosófica não seja aquilo que esperávamos, pelo menos tentamos fazer ser possível, porque tivemos escolha de querer. Você escreveu mais um lindo texto, onde decidiu nos mostrar o lado correto da filosofia, inerente dos rumos da psicologia e da teologia, afinal você é o protagonista de suas sábias palavras. Abraços fraternos hoje e sempre.
ResponderExcluirMeu nobre professor Ruy,
ExcluirTuas palavras ratificam tudo que aqui escrevi. Tua sabedoria somou com esmero a realidade de meu texto filosófico.
Entender das coisas do viver, irá variar da realidade de vida de cada um. Não existem comportamentos padronizados, por mais que alguns energúmenos tentem isso faz tempo.
Filosofia não é “muleta” de nada e nem tão pouco, é uma matéria complexa direcionada para determinada classe de pessoas. A Filosofia transcende da criança ao ancião, pois, filosofamos dia a dia e assim nos equilibramos para “o viver bem e o bem viver”.
Grato por tuas palavras que sempre revelam agudeza mental elevada.
Retribuo os abraços fraternos e desejo uma boa semana ao amigo!!!
Si filosofía como nos dices amor a la sabiduría, creo que por aquí algunos políticos tienen poco amor a que se sepa ya que están quitando del temario por lo que tengo oído.
ResponderExcluirSobre el acceso al alcohol decir que en España antes no estaba tan restringido como ahora. Te diré cuando estudiaba en la ciudad de Palencia en muchas ocasiones mandaban mis tíos a un primo que tendría entonces unos once a por vino. Hoy hubieran tenido que ir ellos ya que ni a mi ni mis primas ya que teníamos menos de dieciocho.
Saludos.
Tomás,
ExcluirLa sabiduría la ejercen las buenas personas, excluyamos de esta lista a los políticos porque solo piensan en sí mismos, y puedo citar como ejemplo el caso del primer ministro británico “Boris Johnson” cuando realizaba celebraciones a base de multitudes y alcohol, todo en en medio de una pandemia y en la fecha en que la reina enterró a su esposo. Hay una inversión total de valores en el mundo, donde la empatía es solo una palabra vacía y eso es lamentable.
Un abrazo y buena semana.
Licenciatura do meu pai.
ResponderExcluirDepois dos setenta anos.
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirIdade para o conhecimento não existe. Teu pai fez bem em prosseguir se graduando.
Os “ensaios filosóficos” são importantes para o autodomínio do SER em seu estado ético.
Retribuo o desejo de boa semana e o abraço!!!
Falou sobre a Filosofia como quem sabe do que fala, por isso o li com toda a atenção. "É o amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente da sua própria ignorância". Um texto com muitos motivos de reflexão. Foi um gosto lê-lo.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirA Filosofia enquanto exercício do pensamento reflexivo, assume cada vez mais importância em nossos dias (cada vez mais “acompanhados” por medos de todas as espécies).
Fico grato por tua atenciosa leitura e por tua distinta reflexão sobre este assunto.
Retribuo tua gentileza das palavras, o desejo de boa semana com saúde e o beijo!!!
Bom meu caro Douglas.
ResponderExcluir"Saber escutar é amar"
Boa semana.
Beijos
Minha valiosa amiga Lúcia,
ExcluirObrigado por corroborar minha frase. 😉
Desejo a ti também uma boa semana, porém, tenho notando a amiga bastante sem ânimo.
Retribuo os beijos!!!
Olá caro Douglas.
ExcluirNão sei disfarçar nem escrevendo.
Não diria desânimo e sim preocupação e tristeza.
Não gostaria de passar isso, mas já que citou, eu diria que meu ano de 2022 não começou bem, perdi um primo (não de covid) perdi uma tia (não de covid) minha irmã está no hospital, retirou um rim por conta do câncer, e pra completar, quando tudo parecia bem, cirurgia feita, na UTI se recuperando, teve um enfarto e agora vai precisar operar o coração. É só um resumo, pois a história real da vida é longa.
Temos que viver bem e do bem viver, como se pode, com fé, amor, e saber escutar, pois é também amar.
Boa semana!
Cuide-se!
Beijos
Minha valiosa amiga Lúcia,
ExcluirQuando utilizo a palavra VALIOSA, é por entender que com o tempo, mesmo que seja de modo virtual, algumas pessoas passam a ser sentidas e não somente percebidas. E eu lhe sinto... Tenha certeza.
Eu sou um “blogueiro”, que atende com educação e verdade esta boa interação que temos em nossos “blogs”, diferente de outros que nem respondem os comentários recebidos e só “passam para ver as novidades”, com o intuito de pedir a nossa presença em seus “espaços da Web”.
Sobre doenças e perdas, sei bem o que a amiga sente. E não adiantam clichês dizendo que morrer faz parte da vida, porque, além de contraditório, dizer tal coisa nada resolve e nem alivia a alma.
Vamos lutando as boas batalhas, não existe outro jeito.
Retribuo os beijos e cuide-se também!!!
Olá caro Douglas.
ExcluirEu sou aquela que vou em alguns blogs, leio o texto e comento alguma coisa, e costumo voltar para ver a resposta, mas nunca tem.
Sou observadora, ainda bem que você também é, porém depois do que me aconteceu tempos atrás, nada mais me surpreende.
Avante meu amigo, tem coisas tão mais importantes para me preocupar.
Educação é algo que aprendi e nunca esqueci.
Gratidão pela palavras. Beijos e cuide-se.
Olá, meu caro Douglas, li com muita atenção esse seu trabalho que envolve a Filosofia. Sem dúvida, um texto muito bem elaborado que é feito com a régua da técnica, portanto, está do outro lado da inspiração.
ResponderExcluirEssa atenção que tive ao ler o seu texto, diz respeito à afinidade que tenho com a matéria, pois desde o antigo ginasial e colegial lia os clássicos da filosofia como os modernos. Dentre os primeiros havia ênfase para Aristóteles e Platão, mas não eram os únicos. Dentre os modernos a leitura das filosofias eram mais interessantes, devido a serem mais próximas de nós. Os filósofos modernos que lia (e ainda leio) eram, entre outros: Sartre e Camus.
Parabéns, amigo Douglas pelo belo trabalho.
Uma boa semana,
um abraço.
Caro Pedro,
ExcluirA Filosofia se faz importante para nossas vidas, embora muitos não compreendam bem o teor dessa importância, algo parecido acontece com a matemática, que está presente em tudo, porém, é a matéria de maior grau de dificuldade de entendimento dos estudantes e até mesmo, de alguns adultos graduados em cursos universitários.
A Filosofia nos ajuda no desvendar dos “hiatos” da nossa existência, para assim compreendermos o porquê devemos conviver com a razão, que nos norteia, tornado “pedra fundamental” para tudo que existe.
A partir da Filosofia surgem os conhecimentos científicos por sua própria natureza, as doutrinas religiosas, as Leis, etc...
Retribuo a deferência das palavras, o desejo de boa semana e o abraço!!!
Concordo na integra com a sua frase "saber escutar é amar".
ResponderExcluirAdorei acompanhar o seu filosofar.
Um grande abraço
Minha querida amiga Maria,
ExcluirSaber escutar representa, por um momento, tentar sair de sua própria pele no intuito de procurar compreender o que o outro está sentindo. Saber escutar, é desejar comunicar-se com os problemas alheios, numa tentativa de abraçar o outro, no ato de ouvir sem julgamentos prévios.
As experiências ou angústias de cada um de nós, se diluem no real sentido que a empatia representa. EMPATIA, “palavrinha mágica”, muito utilizada nesta pandemia, porém, que muitos falam só por falar, pois, a maioria nem sabe o significado dela no dia a dia.
Eu estou aqui no ®DOUG BLOG, sempre pronto para “escutar” os meus amigos, leitores e seguidores.
Retribuo o carinho das palavras e o grande abraço!!!