㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 17 de abril de 2019

“Dicas de Como Manter o Seu Blog Bombando”



Por ser o ®DOUG BLOG um dos “blogs” mais lidos no “Feed” e por estar sempre entre os melhores ranqueados no “BLOGS RIO”, trago algumas dicas de como manter o seu “blog bombando”. 

Quem escreve um “blog”, com certeza supre sua necessidade de abrigar produções pessoais. Muitos usam como uma espécie de terapia em formato de diário virtual, no qual os autores compartilham suas fotos e fatos do seu dia a dia. 

Os “blogs” estão cada vez mais, caindo no gosto popular, pois, os que leem e comentam “blogs”, geralmente são menos “birrentos” do que aqueles que se pautam em outras “Redes Sociais”. 

Mas, ter um “blog” é trabalhoso, porém não deve ser algo tortuoso. Ter um “espaço na Web” hoje em dia, é principalmente saber investir em produções de conteúdo (seja lá qual for o seu estilo de escrita).

“Blogs” se tornaram a casa dos poetas (pois, existem muitos “blogs” neste sentido). Muitos “blogs” são destinados ao “mundo da moda”, estética, beleza e cosméticos; da culinária; cinema; espiritualidade; história; mitologia; humor; jornalismo, (literatura de um modo geral); etc... 

Eu a princípio escrevo para mim mesmo, porém, depois do “animal solto”, atingimos em cheio os leitores (existem aqueles mais fiéis, os que nos seguem e nos leem com frequência). Porém, existem os “leitores viajantes”, aqueles que aparecem de modo esporádico em seu “espaço na Web”. Assim sendo, para ter sucesso em seu “blog”, é preciso postar sempre e que sejam postagens relevantes, afinal, os leitores de “blogs”, como disse, são diferentes dos usuários das “Redes Sociais” de um modo geral. Blogueiros tem interesse em se relacionar com outros blogueiros, mas, como tudo na vida, exigem algo em troca. 

A importância conquistada pelos “blogs”, hoje é inegável. Mas, não se prenda somente em atrair a atenção de outros blogueiros, tente também fazer com que, quem não possua um “blog” (mas, que goste de ler), esteja em contato com o seu “espaço pessoal na Web”.

Os “blogs” por necessidade de sobrevivência, devem ter um bom conteúdo de texto. “Blogs” só de imagens não fazem sentido (salvo se você for fotógrafo), aí, é como disse o filósofo chinês Confúcio (28 de setembro de 551 a.C - 11 de abril de 479 a.C): “Uma imagem vale mais que mil palavras!” 

Mas, fora isso, aconselho que migre para o “Instagram”, por exemplo, “Rede Social” direcionada e dedicada ao compartilhamento de imagens, fotos e vídeos, entre seus usuários.
 
O ®DOUG BLOG, é a princípio de cunho jornalistico (mas, contém muito humor e um local destinado para frases pessoais e de notórios, incluso em seu conteúdo).
 
Moral da história: interaja com “blogs” com conteúdo, mas, lembre-se: inteligência não se rotula, ok? Saiba compreender o que foi postado por outros blogueiros, pois, cada um possui seu estilo e visão, mesmo que aborde o mesmo assunto. 

Porém, para que um “blog” dê certo, é preciso ter uma orientação estratégica adequada, uma vez que não é fácil se manter “vivo na Web”, pois, hoje, a concorrência existe vinda de todas as partes e mídias, fazendo com quê, muitos desanimam, espaçando suas atividades na “blogosfera” e isso, com certeza, faz o seu “blog” deixar de ser atraente.

Um “blog” não necessariamente precisa ter um slogan, mas, tendo deve ser claro e de fácil repetição. O slogan do ®DOUG BLOG é: Para quem quer mais que simples palavras!

Atendendo assim a pedidos de amigos, que consideram o ®DOUG BLOG rico em conteúdo e culturalmente, vou listar 7 dicas para fazer com que o seu “blog” se mantenha atrativo para seu “público-alvo”. Até porque, se 7 é um número cabalístico, vai que isso, por si só, já seja um sinal de bons ventos, para ajudar o seu “blog” alçar voos mais altos? 

I. Em primeiro lugar, é preciso ter disciplina para manter o seu “blog” atraente. Respeito é a palavra de ordem. Não copie conteúdos (isso além de falta de criatividade, é crime). Caso você não esteja ciente, existe uma “Lei de Direitos Autorais — N° 9.610/98 — Artigo 184 do Código Penal Brasileiro”. A Lei determina que: A reprodução integral ou parcial de um texto e/ou arte (GIFs - Graphics Interchange Format), publicados não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao autor qualquer liberação dos direitos de utilização (por escrito e registrado em cartório). Caso contrário, as reproduções não autorizadas constituirão em plágio, cabendo medidas legais. 

Detalhe: de nada adianta colocar uma ressalva em seu blog”, dizendo que caso a imagem ou texto tenha autor, basta informar que será devidamente retirado. Dizer isso, é o mesmo que pedir para fazer o teste do bafómetro, no dia seguinte da abordagem no trânsito (numa blitz policial), caso você tenha bebido, e incorre no Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro”, que assevera que: Aquele que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência deve pagar uma multa pela infração. Ou seja: lei é lei, seja no trânsito, seja na Web. 
 
Parece fácil na teoria nos defendermos de sermos plagiados. Bloquemos a reprodução de textos e imagens na tela (CTRL+C), o que dificulta a reprodução, mas, isso não impede o plágio. No dia a dia, é bem comum verificarmos conteúdos copiados, principalmente em blogueiros com períodos mais críticos de perda de visualizações, por exemplo. Há quem descuide da qualidade do material publicado e na tentativa de voltar a ser notado, copia e publica conteúdo que não é de sua autoria. 

Hoje há muita concorrência pela atenção do usuário, que muitas vezes deixa de ter paciência... Entrou no “blog”, encontrou um assunto fora de contexto ou plagiado e pronto: ele pode demorar a visitá-lo novamente ou nunca mais visitá-lo. 

Você pode utilizar conteúdo de terceiros no teu “blog” (utilizando links), desde que dê o devido crédito ao autor dos textos ou compilação de imagens. Porém, sempre peça uma autorização prévia ao autor, antes de postar qualquer conteúdo “dele/dela”, em seu “blog”, para evitar aborrecimentos futuros. 

Estou sendo repetitivo nisso, para lembrar que, seguir as leis é algo necessário também na Web, pois, não existe esta coisa de “Universo Virtual”.
°°°
II. A segunda dica (na realidade são duas dicas simples): a primeira é: se houver no “blog” que você visita a opção seguir, siga, pois, não custa nada deixar a sua foto registrada no “blog” do amigo blogueiro. Mas, siga também pelo “Feed”, pois, isso lhe informará (via e-mail), as atividades futuras do “blog” que você gosta de ler e seguir. 

A outra parte desta dica, é referente a utilização de música em sua página. Colocar música em um “blog” (no local destinado aos comentários), pode ser uma “faca de dois gumes”, pois, gostos musicais são variáveis e além do mais, quem estiver lendo o seu “blog”, pode estar em locais públicos: na Faculdade/Universidade, no trabalho, em transportes coletivos, assim, uma música, pode fazer com que o leitor desista (a princípio de ler a tua postagem), pois, nestes locais é raro alguém estar de posse de um fone de ouvidos, ou até mesmo poder utilizar um. Mas, isso nada tem a ver com o ato de “inserir um vídeo” em uma postagem, estes são sempre bem-vindos, pois, quem estiver lendo sua postagem, optará em ver o vídeo ou não, dando o “start” no mesmo, por vontade própria e não porque a música “desembestou” a tocar sem parar. 
°°°
III. A terceira dica (esta é chave). Aqui, o ponto é quanto a boa interatividade entre os blogueiros, no ato de comentar as postagens dos “blogs” que visita. Faça isso de maneira inteligente, não comente só por educação, ou por que alguém comentou uma postagem sua recentemente. Faça isso em análise sincera do quê você visualizou no “blog” que está comentando. De contrapartida, disponibilize um tempo para responder todos os comentários deixados em seu “blog” (principalmente se os comentários são mantidos em análise). Responder os comentários é demonstrar interesse e educação pelo que foi deixado comentado em sua postagem. Além do mais, blogueiros adoram ler também os comentários deixados e respondidos.
 
Agora, se você costuma não responder aos comentários das tuas postagens, não se espante se alguém deixar de comentar posteriormente, pois, quem comenta gosta de reciprocidade de atenção.

Outra dica importante é: nunca faça “comentários colados”, que são aqueles com dizeres iguais, para todos comentários que você faz em “blogs”, pois, isso, demonstra menosprezo ao texto/postagem de outros blogueiros. Não se engane, todo mundo nota que seus comentários estão sendo realizados, somente para você fazer presença na página deles... “Passando para ver as novidades”.
 
Uma dica fundamental: caso você possua mais de um “blog”, evite colocar seus links  de endereços nas respostas das postagens, quem quiser lhe visitar, fará por iniciativa própria e não, por este tipo de “publicidade” desnecessária.
°°°
IV. A dica de número quatro, é uma dica de segurança. Na hora de preparar a apresentação do conteúdo da publicação do seu “blog”, tome cuidado principalmente com temas religiosos, políticos ou de origem de gêneros, pois, hoje em dia, tudo é motivo de discórdia na Web. Mas, não se prive de expor os seus pontos de vista e ideias, até porque, “politicamente correto” mesmo, é ser livre em poder dar opiniões sobre o quê quer que seja.
°°°
V. A dica cinco, é referente ao ato de se publicar com regularidade, pois, manter um “blog” ativo exige consistência. Na prática, isso quer dizer que além da qualidade do conteúdo adequado, você vai precisar de muita disciplina para estabelecer o fluxo de atualizações. Mantenha em sua página de “blog”, um “TOP 10” de postagens antigas (tem muita coisa que você escreveu, que quem não lhe seguia antes destas publicações, não chegou a ler). Destaque também suas postagens mais visualizadas, atraindo a curiosidade dos blogueiros que chegam recentemente em seu “blog”. (Todos estes recursos estão disponíveis no Layout de montagem da pagina do “blogger”).
°°°
VI. Dica seis (dica de compartilhamento): você não necessariamente precisa ser ativo em “Redes Sociais” e compartilhar o conteúdo do seu “blog” nelas, para ter uma boa visualização (isso é boato). Até porque, o público alvo de “Facebook, Twitter e Instagram”, por exemplo, diferem do público dos “blogs” (principalmente no que tange o nível cultura dos usuários), sejam blogueiros, ou leitores de “blogs”. E dizendo isso, não estou desmerecendo quem está nas “Redes Sociais” de um modo geral, até porque, muitos blogueiros também se utilizam de outras “Redes Sociais”.
°°°
VII. Dica sete (dica final): você é livre para ter quantos “blogs” quiser, mas, tenha em mente que, para manter um “blog” ativo com qualidade, já é complicado, imagine manter “blogs” diversos? - (você precisará ser uma espécie de “ninja da blogosfera”). Além do mais, qual sentindo faz ter vários “blogs” na Web? Com isso, você só espalha os seus leitores e seguidores, principalmente se você tende a ter “blogs”, com conteúdos bem parecidos. 
°°°
Como vocês devem ter notado, nem sempre precisamos de estratégias muito sofisticadas para manter um “blog” ativo. O mais importante é a relevância que conferimos sobre aquilo que postamos, assegurando que sejamos tratados com o respeito exigido, quando o assunto é comunicar/interagir e nos fazer entender.

Espero que esta postagem de dicas, tenha sido útil, para todos os meus amigos, leitores e seguidores do ®DOUG BLOG.



“Garfield” (1978), personagem do cartunista: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).

15 comentários:

  1. Suas dicas são ótimas e com certeza muito úteis a todos nós leitores.
    Beijos♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Juciane,
      Os blogs são bem diferentes das "Redes Sociais" de um modo geral. "Facebook" e "Twitter", por exemplo, provocam muitas desavenças no que tange a interatividade entre os participantes.
      Blogueiros são mais respeitosos em todos os sentidos. Isso se deve muito pelo nível cultural dos seus participante. E digo isso sem nenhum tom de preconceito... São fatos.
      Você mora no meu ❤️
      Beijos!

      Excluir
  2. Essa postagem traz um conteúdo magnifico para todos, sejam blogueiro ou não. O seu modo de talhar e detalhar o que diz aguça a nossa vontade de ler mais e mais as suas postagens. Parabenizo por mais essa brilhante postagem esclarecedora. Essa em particular, incentiva os blogueiros a seguirem em frente em suas escritas. Você é merecedor de ser muito lido aqui na sua página e no Feed, porque escreve com excelência, e sabe como ninguém ilustrar com gifs e desenhos o que os textos transmitem.
    Bravo!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Barbosa,
      As palavras do amigo muito me envaidecem e me incentivam cada vez mais a seguir em frente, sempre fazendo o melhor aqui no DOUG BLOG, esse meu espaço na Web, que é feito com esmero para todos vocês: amigos, leitores e seguidores.

      Retribuo o teu forte abraço!

      Excluir
  3. Boa tarde de sábado meu amigo Douglas!
    Seguindo a sugestão de leitura, aqui estou, de fato, gosto de ler, pensar, avaliar, aprender sempre!
    Aqui encontro dinamismo, bom humor, leveza, isso é mesmo muito bom, interagir com amigos!
    A sinceridade é a base, podemos dizer com sinceridade em palavras boas, sem ter de magoar e/ou ofender, amei as dicas!
    Acho que por intuição eu sempre cuidei bem em escrever com o intuito de interagir mesmo, sempre amei isso e sempre amarei!
    Gostei de saber que você gosta do meu estilo de escrita, sua opinião me lisonjeia!
    Acredito que és sincero, obrigada amigo!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ivone,
      Eu me baseio na vida no que a fé nos pede... Ter fé, é crer naquilo que não se precisa ver e tocar. Assim sendo, quando logo de início lhe chamo de (Querida Ivone), tenha certeza que é por que lhe quero realmente bem.
      A palavra "sincera" - de SINCERIDADE, vem da junção de duas palavras do latim: (sine) e (cera). E sendo sabedor que a amiga gosta de ler, vou me alongar e explicar:
      Na Roma antiga, os escultores desonestos, quando esculpiam uma estátua de mármore com pequenos defeitos (com trincas ou imperfeições no material), usavam uma espécie de cera para ocultar e esconder essas defeitos nas estátuas, para que assim, o comprador não percebesse. Mas, com o tempo, a cera derretia e as pessoas que adquiriam essas estátuas, descobriam as imperfeições, ou seja, descobriam que era uma escultura “cum cera”. Já os escultores honestos de Roma, faziam questão de dizer que suas estátuas eram “sine cera”, ou seja, perfeitas, sem defeitos escondidos.
      Assim, minha querida amiga, pode crer que sou sincero em tudo que lhe digo e sei que a reciproca é verdadeira.
      Retribuo os abraços apertados e fico feliz que tenha vindo ler a postagem que lhe indiquei.

      Excluir
    2. Olha só, sempre li muito, mas mesmo assim eu ainda não sabia sobre essa história na Roma Antiga, sobre escultores desonestos, mas como tem coisas pra se ler e aprender, faz sentido, "cum cera", "sine cera" rsrs, amei!
      A recíproca é verdadeira sim, que bom, amo amar meus amigos e saber que eles também me amam!
      Mais abraços apertados e energizados!

      Excluir
  4. Oi Doug, tem dicas boas para quem quer (não é meu caso)bombar na WEB, essa é uma plataforma de certa forma antiquada e é exatamente por isso que gosto muito dela.
    Minha intenção nela é apenas me expressar e interagir de maneira leve e cordial com quem está nessa mesma vibe, quando for possível, por isso o interessa em querer melhorar a comunicação.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Dalva,
      Quando digo “Bombar na Web”, é fazer o blog ser lido.
      Até porque, ninguém escreve um livro, um artigo de jornal/revista, um texto de blog ou de uma “Rede Social”, para não ser lido. Queremos sim, ter atenção do maior número de leitores possíveis. Eu escrevo “Haicais” (“Haiku” poema de origem japonesa), mas, ficam todos na gaveta, um dia editarei em um livro, mas, não publico aqui no DOUG BLOG, pois, meus estilo de “blogar” é outro.
      Mas, aí vem a resposta da tua pergunta no teu blog: (“O que eu acho dos comentários da Dalva?) Eu aprecio essa nossa interação social, exatamente por isso, por conseguirmos trocar opiniões sinceras e relevantes.
      Retribuo tua atenção e o abraço!!!

      Excluir
  5. Querido Douglas.
    Você sempre escreve com maestria, muito útil sua postagem para ajudar os seus amigos blogueiros e para quem pretende começar um blog.
    Uma excelente semana para você que mora no meu coração. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria,
      Tentar auxiliar as pessoas no seguir reto é sempre bom, seja na vida, seja na Web.
      As dicas aqui revelam principalmente o dever de manter nossa criatividade fértil e detalhar, que plágio é crime real e não “brincadeirinha virtual”, como muitos creem.
      Obrigado por tua presença sempre ativa no DOUG BLOG.
      Retribuo os beijos e você também mora no meu ♡

      Excluir
  6. Olá, boa noite!

    Hoje venho desejar-lhe um Bom Ano de 2021!

    Saudações minhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vieira,
      2020 está no fim, o vírus não.
      Vamos ter fé que 2021, será um ano de saúde para todos nós.
      Abraços!!!

      Excluir
  7. These are very good tips for anyone who wants to keep an active blog. As I'm starting my journey in the blogosphere, I've noted many of your tips.
    Thanks for taking the time to help improve our blogs.
    💋 Kisses 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theodosia,
      I hope that the ®DOUG BLOG tips can help you to make your “blog” more and more read, because the comments we receive in the posts are the perfect thermometer of how our publications are being read.
      The photos and avatars of our followers are often just a mere decoration of the “blog”, as many who leave their image registered never return to our “blogs”.
      I return the kisses and may your web space be very successful!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).