㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sexta-feira, 10 de abril de 2020

“Ditados Populares — Parte 2”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, cá estamos em plena “Sexta-feira Santa” e, “O mar não está pra peixe”. Este ditado popular, representa bem o momento adverso que vivemos em todo o Mundo, devido ao caos misturado ao medo, gerado pelo “Novo Coronavírus”. 

Esta expressão nos mostra, que a situação não anda nada fácil para ninguém (que o mar está perigoso, não aconselhável para mergulhos e pescarias), nos sentidos real e metafórico. 

Assim sendo, aqui hoje, além deste ditado inicial, estou postando mais 20 ditados populares, em minha meta estabelecida, de distrair meus amigos, leitores e seguidores do ®DOUG BLOG, nesta “quarentena nossa de todos os dias”.

21- “Dar com os burros n'água”. Esta é uma expressão geralmente utilizada, para deixar claro que alguém foi malsucedido, que literalmente “se ferrou!”, - que falhou de algum modo na tentativa de alcançar seus objetivos. Ou seja, no final das contas, frustrou-se, depois de empreender muitos esforços.

22- “Deus escreve certo por linhas tortas”. Este é mais um ditado de caráter religioso, muito utilizada para demonstrar que, na vida nem sempre as coisas são como esperamos, mas, que tudo dará certo ao longo do caminho, por mais tortuosas que as coisas possam parecer a princípio.

23- Quem já viu um cão coçando (dando de patas), na orelha, sacudindo a cabeça, entende que isso é normal em um animal de estimação, pois, muitas vezes, pulgas fazem parte da vida dos nossos “pets”, não por falta de higiene, mas, devido a natureza deles. Porém, “Estar com a pulga atrás da orelha”, é também uma expressão popular, que significa ter uma grande desconfiança ou preocupação; é suspeitar de algo ou de alguém. Este ditado, pode ser assinalado também desta maneira: “Ficar com a pulga atrás da orelha”.

24- Agora vamos aos gatos. “Banho de gato”, “dizem as más línguas” que esta expressão é devido a aversão dos gatos por água. O banho dos felinos, são realizados por eles mesmos, no ato de se lamber. Os gatos são originários do oriente médio, local onde há muitos desertos e pouca água, existente só nos raros Oásis. Assim, devido a escassez de água, utiliza-se dela somente para beber e lavar o necessário. Este tipo de banho, também é conhecido como: “Banho Tcheco”, que é tomado também na escassez de água (geralmente em centros urbanos), quando no local, não há aquecimento elétrico ou a gás no chuveiro. Assim, em dias de frio intenso, pega-se a água aquecida no fogão a lenha, despejando em uma bacia de alumínio, espalhando com as mãos pelo corpo, ao invés de derramar, ouvindo-se o barulho: “tcheco, tcheco, tcheco...” - resultado da batida das mãos na água dentro da bacia. Ou alguém pensou, que tal fato diz respeito aos “banhos de gato, das mulheres da Checoslováquia, em suas partes íntimas?”¹  

25- “A dar com o pau”. Esta expressão teve origem nos navios negreiros (dos escravos vindos da “África para o Brasil”). Os negros capturados preferiam morrer durante a travessia, do que servir de escravos em terras remotas. Assim, deixavam de comer, para morrer de inanição. Então, criou-se o “pau de comer”, uma espécie de pá, que era atravessado na boca dos escravos, com os marinheiros jogando sopa e angu para o estômago dos infelizes, “aos montes”... Literalmente falando: em abundância, em excesso, assim evitando o óbito. 

26- “A pressa é inimiga da perfeição”. Você com certeza também já ouviu este ditado popular, com frequência. Ele quer dizer que é preciso ter paciência para conquistar o resultado aguardado no final. Vai nesta mesma vertente o ditado: “O apressado come cru”, que nos diz que, quem é apressado acaba fazendo as coisas mal feitas e sem esmero.

27- “Colocar a mão no fogo” (por alguém). Não, este ditado nada tem a ver com a “sarça ardente”² bíblica. Neste caso, quando alguém diz que põe a mão no fogo por uma pessoa, indica total confiança nela. Aposto que dá para contar nos dedos, por quem colocaríamos nossas mãos no fogo e, ainda nos sobrarão dedos nas mãos para contar.

28- “Em terra de cego, quem tem um olho é rei”. Esta expressão popular, é comumente utilizada, quando se quer dizer que quando todos possuem pouco, quem consegue ter um pouco mais, se sobressai diante dos outros. É o modelo social de tentar “ser grande entre os pequenos”, lutando uma batalha desigual, mesmo todos estando praticamente no mesmo nível. É o famoso: “tentar viver fazendo de conta”.

29- “Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão”. Este ditado deve ter sido criado pelos mafiosos, por traficantes de drogas, pelos milicianos, ou pelos políticos, pois, não passa de uma bela “desculpa esfarrapada”, contrariando as leis sociais e da jurisprudência, porque, o significado aqui, é dizer, que caso você cometa uma infração contra alguém (que também já fez o mesmo), você estará perdoado.

30- “O seguro morreu de velho”. Esta é uma mensagem de precaução, para que aquelas pessoas mais distraídas, passem a tomar os devidos cuidados, prezando pela segurança delas e dos outros, para que todos possam morrer de velhice, não de modo prematuro, como em algum acidente, por exemplo. Mas, no momento, seguro mesmo, é ficar em casa de quarentena, nesta retenção da dinâmica social, para que menos pessoas sejam acometidas pela “COVID-19”.

31- “Cada panela tem sua tampa”. Este ditado é para quem acredita em alma gêmea. Segundo tal expressão, todos possuímos alguém com quem nos encaixamos perfeitamente, aquela tal “metade da maçã”. Mas, para se ter uma relação séria, não seria melhor ter uma “maçã inteira?”

32- Então, caso você consiga encontrar esta bendita “maçã inteira”, a expressão qual precisará ser dita agora é: “Não grite sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve”. Este ditado, é utilizado para dizer que não se deve demonstrar suas conquistas (não precisando ser só amorosas), ou as pessoas sentirão inveja. É o famoso “olho gordo” ou “olhar de seca pimenteira”.

33- “Quem canta seus males espanta”. Este ditado popular nada tem a ver com o “Reality Show Musical - The Voice”. Até porque, nem sempre é realizado por pessoas afinadas. Ou seja, significa dizer que sempre é bom recorrer a música, na tentativa de afastar os pensamentos ruins e os medos. Afinal, nada melhor para atenuar a alma, do que uma bela canção.

34- “Uma andorinha só não faz verão”. Este ditado popular, qualifica e endossa o espírito de coletividade, reforçando sua importância para que possamos viver em sociedade. Esta expressão nos revela, que por mais preparado que alguém seja, não conseguirá causar grandes impactos, sem a ajuda de outras pessoas. Este ditado cabe muito bem também, neste momento pandêmico que estamos passando, pois, precisamos mais do que nunca de empatia, para sairmos unidos e vivos desta distopia que o Mundo inteiro passa.

35- “Não julgue um livro pela capa”. Aqui, entendemos que não se deve julgar nada e nem ninguém por seu aspecto físico, pois, como também se diz: “As aparências enganam”. Este dito é um lembrete da igualdade de todos e que só mudamos mesmo de número de celular e “Batcaverna”.

36- “Quem tem boca vai a Roma”. Este ditado possui duas definições, porém, a mais representativa é está, qual indica que, com boa comunicação, é possível chegar ao lugar desejado, bastando ter uma meta a cumprir. E mesmo não sabendo qual caminho seguir, poderá pedir informações a outros “viajantes”. A outra vertente (para este ditado), relata a inconformidade do povo com os desmandos do império romano. Assim, a plebe rudemente vaiava o imperador “Caio Júlio César” (13 de julho de 100 a.C. - 15 de março de 44 a.C.): “Êta, contra injustiça minha alma berra. Até que a própria justiça retorne a terra. Venci as batalha pois nasci na guerra. E quem tem boca vaia Roma. Quem tem peito enfrenta o César!”

37- “A mentira tem pernas curtas”. Aqui o sentindo é dizer, que a verdade sempre vem à tona. Ou seja, esta expressão, mostra que a mentira não vai muito longe, por ser uma imperfeição, sempre acabará por ser revelada, mais cedo ou mais tarde. E haja “Óleo de Peroba” para tantas mentiras, ditas na insolência da “cara de pau” dos políticos de um modo geral!
* Texto da Tirinha:
💬 Bem que meu pai falou que a mentira tem pernas curtas!

38- O ditado popular: “O barato sai caro”, é aquela percepção, de quando se investiu em produtos mais em conta, tipo estes das lojas de R$ 1,99, por exemplo, que em pouco tempo, precisarão ser substituídos por novos. É como a minha “vó Lourdes” sempre dizia, com sabedoria: “A economia é a mãe da porcaria!”

39- “Quem não tem cão, caça com gato”. Aqui o ditado está completamente errado. O correto é: Quem não tem cão, caça o rato, como se fosse um gato”. Ou seja, é como se diz: “Se você quer algo bem feito, faça você mesmo”. Este ditado nos revela, o poder de combatermos os nossos inimigos (os “ratos”), quando eles aparecem em nossas vidas. Mas, a primeira forma deste ditado popular, ainda é a mais utilizada no cotidiano, tendo esta flexibilidade do dito, ficando sem um sentindo lógico. Mas, o que anda fazendo sentindo atualmente, neste “Mundão cheio de ruas e cabeças vazias?” 

40- “Cavalo dado não se olha os dentes”. Este ditado surgiu na “Grécia” na suposta (“Guerra de Troai”)³, no ato de presentear o grande cavalo de madeira (construído pelos gregos), qual foi dado aos troianos. Este ditado acaba se desmembrando em dois, pois, aqui também se revela o famoso: “Presente de grego”. Voltando aos dentes do cavalo, este ditado é muito repetido, principalmente para quem vive nas roças (sítios/fazendas) e seu significado é simples, quando se recebe um presente, não é de bom tom recusar. Pois, é como dizem: “De graça, até injeção na testa!”
°°°
¹ “Checoslováquia ou Tchecoslováquia” - (“Československo ou Česko‑Slovensko em tcheco e eslovaco”), foi uma República/País, que existiu na Europa Central entre: (1918 e 1992).
°°°
² “Sarça Ardente”, é um arbusto descrito numa passagem da Bíblia, no livro do Êxodo (3:1–4:17), localizado no “Monte Horeb”. De acordo com a narrativa, o arbusto estava ardendo em chamas, mas, não era por elas consumido.
°°°
³ “A Guerra de Troia”, de acordo com a mitologia grega, foi um grande conflito bélico entre os “Aqueus” das cidade-estados da “Grécia e Troia”, possivelmente ocorrendo entre (1.300 a.C. e 1.200 a.C.) - Este conflito, foi iniciado, após uma viagem diplomática de “Alexandre e Heitor”, filhos do rei de “Troia - Príamo”, a “Esparta”, culminando com o rapto da princesa grega, “Helena”, filha de “Zeus e de Leda ou Némesis” e esposa de “Menelau”. Aqui, poderíamos utilizar um ditado popular: “A vida imita a arte”, porém, devido aos relatos desta narrativa histórica/mitológica, na realidade, a vida se confunde com a arte completamente. 
°°°
⁴ “Presente de grego”, é uma expressão popular usada, para representar o recebimento de algum presente ou dádiva, que traz prejuízo para quem a recebeu, ao contrário do que era esperado.


 Arte baseada no grupo musical:  “Village People”,  exibido no desenho animado:
“The Simpsons”, autor: “Matt Groening” (15 de fevereiro de 1954).


OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MAIO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).