㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sexta-feira, 10 de abril de 2020

“Ditados Populares — Parte 2”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, cá estamos em plena “Sexta-feira Santa” e, “O mar não está pra peixe”. Este ditado popular, representa bem o momento adverso que vivemos em todo o Mundo, devido ao caos misturado ao medo, gerado pelo “Novo Coronavírus”. 

Esta expressão nos mostra, que a situação não anda nada fácil para ninguém (que o mar está perigoso, não aconselhável para mergulhos e pescarias), nos sentidos real e metafórico. 

Assim sendo, além deste ditado inicial, estou postando mais 20 ditados populares, em minha meta estabelecida, de distrair meus amigos, leitores e seguidores do ®DOUG BLOG, nesta “quarentena meio canto de sereia”.

21- “Dar com os burros n’água”. Esta é uma expressão geralmente utilizada, para deixar claro que alguém foi malsucedido, que literalmente “se ferrou!”, - que falhou de algum modo na tentativa de alcançar seus objetivos. Ou seja, no final das contas, frustrou-se, depois de empreender muitos esforços.

22- “Deus escreve certo por linhas tortas”. Este é mais um ditado de caráter religioso, muito utilizada para demonstrar que, na vida nem sempre as coisas são como esperamos, mas, que tudo dará certo ao longo do caminho, por mais tortuosas que as coisas possam parecer a princípio.

23- Quem já viu um cão coçando (dando de patas), na orelha, sacudindo a cabeça, entende que isso é normal em um animal de estimação, pois, muitas vezes, pulgas fazem parte da vida dos nossos “pets”, não por falta de higiene, mas, devido a natureza deles. Porém, “Estar com a pulga atrás da orelha”, é também uma expressão popular, que significa ter uma grande desconfiança ou preocupação; é suspeitar de algo ou de alguém. Este ditado, pode ser assinalado também desta maneira: “Ficar com a pulga atrás da orelha”.

24- Agora vamos aos gatos. “Banho de gato”, dizem as más línguas” que esta expressão é devido a aversão dos gatos por água. O banho dos felinos, são realizados por eles mesmos, no ato de se lamber. Os gatos são originários do oriente médio, local onde há muitos desertos e pouca água, existente só nos raros Oásis. Assim, devido a escassez de água, utiliza-se dela somente para beber e lavar o necessário. Este tipo de banho, também é conhecido como: “Banho Tcheco”, que é tomado também na escassez de água (geralmente em centros urbanos), quando no local, não há aquecimento elétrico ou a gás no chuveiro. Assim, em dias de frio intenso, pega-se a água aquecida no fogão a lenha, despejando em uma bacia de alumínio, espalhando com as mãos pelo corpo, ao invés de derramar, ouvindo-se o barulho: “tcheco, tcheco, tcheco...” - resultado da batida das mãos na água dentro da bacia. Ou alguém pensou, que tal fato diz respeito aos “banhos de gato, das mulheres da Checoslováquia, em suas partes íntimas?”¹  

25- “A dar com o pau”. Esta expressão teve origem nos navios negreiros (dos escravos vindos da “África para o Brasil”). Os negros capturados preferiam morrer durante a travessia, do que servir de escravos em terras remotas. Assim, deixavam de comer, para morrer de inanição. Então, criou-se o “pau de comer”, uma espécie de pá, que era atravessado na boca dos escravos, com os marinheiros jogando sopa e angu para o estômago dos infelizes, “aos montes”... Literalmente falando: em abundância, em excesso, assim evitando o óbito. 

26- “A pressa é inimiga da perfeição”. Você com certeza também já ouviu este ditado popular, com frequência. Ele quer dizer que é preciso ter paciência para conquistar o resultado aguardado no final. Vai nesta mesma vertente o ditado: “O apressado come cru”, que nos diz que, quem é apressado acaba fazendo as coisas mal feitas e sem esmero.

27- “Colocar a Mão no Fogo” ou “Pôr a Mão no Fogo”. Este ditado nada tem a ver com a “sarça ardente”¹ bíblica, nem com o BOTAFOGO, meu clube de coração. O ditado se refere quando alguém diz que põe a mão no fogo por uma pessoa, indicando total confiança nela. Aposto que dá para contar nos dedos, por quem colocaríamos nossas mãos no fogo e ainda nos sobrarão dedos nas mãos para contar.

28- “Em terra de cego, quem tem um olho é rei”. Esta expressão popular, é comumente utilizada, quando se quer dizer que quando todos possuem pouco, quem consegue ter um pouco mais, se sobressai diante dos outros. É o modelo social de tentar “ser grande entre os pequenos”, lutando uma batalha desigual, mesmo todos estando praticamente no mesmo nível. É o famoso: “tentar viver fazendo de conta”.

29- “Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão”. Este ditado deve ter sido criado pelos mafiosos, por traficantes de drogas, pelos milicianos, ou pelos políticos, pois, não passa de uma bela “desculpa esfarrapada”, contrariando as leis sociais e da jurisprudência, porque, o significado aqui, é dizer, que caso você cometa uma infração contra alguém (que também já fez o mesmo), você estará perdoado.

30- “O seguro morreu de velho”. Esta é uma mensagem de precaução, para que aquelas pessoas mais distraídas, passem a tomar os devidos cuidados, prezando pela segurança delas e dos outros, para que todos possam morrer de velhice, não de modo prematuro, como em algum acidente, por exemplo. Mas, no momento, seguro mesmo, é ficar em casa de quarentena, nesta retenção da dinâmica social, para que menos pessoas sejam acometidas pela “COVID-19”.

31- “Cada panela tem sua tampa”. Este ditado é para quem acredita em alma gêmea. Segundo tal expressão, todos possuímos alguém com quem nos encaixamos perfeitamente, aquela tal “metade da maçã”. Mas, para se ter uma relação séria, não seria melhor ter uma “maçã inteira?”

32- Então, caso você consiga encontrar esta bendita “maçã inteira”, a expressão qual precisará ser dita agora é: “Não grite sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve”. Este ditado, é utilizado para dizer que não se deve demonstrar suas conquistas (não precisando ser só amorosas), ou as pessoas sentirão inveja. É o famoso “olho gordo” ou “olhar de seca pimenteira”.

33- “Quem canta seus males espanta”. Este ditado popular nada tem a ver com o “Reality Show Musical - The Voice”. Até porque, nem sempre é realizado por pessoas afinadas. Ou seja, significa dizer que sempre é bom recorrer a música, na tentativa de afastar os pensamentos ruins e os medos. Afinal, nada melhor para atenuar a alma, do que uma bela canção.

34- “Uma andorinha só não faz verão”. Este ditado popular, qualifica e endossa o espírito de coletividade, reforçando sua importância para que possamos viver em sociedade. Esta expressão nos revela, que por mais preparado que alguém seja, não conseguirá causar grandes impactos, sem a ajuda de outras pessoas. Este ditado cabe muito bem também, neste momento pandêmico que estamos passando, pois, precisamos mais do que nunca de empatia, para sairmos unidos e vivos desta distopia que o Mundo inteiro passa.

35- “Não julgue um livro pela capa”. Aqui, entendemos que não se deve julgar nada e nem ninguém por seu aspecto físico, pois, como também se diz: “As aparências enganam”. Este dito é um lembrete da igualdade de todos e que só mudamos mesmo de número de celular e “Batcaverna”.

36- “Quem tem boca vai a Roma”. Este ditado possui duas definições, porém, a mais representativa é está, qual indica que, com boa comunicação, é possível chegar ao lugar desejado, bastando ter uma meta a cumprir. E mesmo não sabendo qual caminho seguir, poderá pedir informações a outros “viajantes”. A outra vertente (para este ditado), relata a inconformidade do povo com os desmandos do império romano. Assim, a plebe rudemente vaiava o imperador “Caio Júlio César” (13 de julho de 100 a.C. - 15 de março de 44 a.C.): “Êta, contra injustiça minha alma berra. Até que a própria justiça retorne a terra. Venci as batalha pois nasci na guerra. E quem tem boca vaia Roma. Quem tem peito enfrenta o César!”

37- “A mentira tem pernas curtas”Esta expressão, apesar das crianças serem pequenas e terem suas pernas “curtinhas” e gostarem de fantasiar e criar “mentirinhas” lúdicas, nada tem a ver com elas. Aqui o sentindo é dizer, que a verdade sempre vem à tona. Ou seja, esta expressão, mostra que a mentira não vai muito longe, por ser uma imperfeição, sempre acabará por ser revelada, mais cedo ou mais tarde. E haja “Óleo de Peroba” para tantas mentiras, ditas na insolência da “cara de pau” dos políticos de um modo geral!
* Texto da Tirinha:
💬 Bem que meu pai falou que a mentira tem pernas curtas!

38- O ditado popular: “O barato sai caro”, é aquela percepção, de quando se investiu em produtos mais em conta, tipo estes das antigas lojas de R$ 1,99 e camelôs de rua, por exemplo, que comercializam produtos de qualidade duvidosa, que em pouco tempo, precisarão ser substituídos por novos. É como a minha “vó Lourdes” sempre dizia, com sabedoria: “A economia é a mãe da porcaria!”

39- “Quem não tem cão, caça com gato”. Aqui o ditado está completamente errado. O correto é: Quem não tem cão, caça o rato, como se fosse um gato”. Ou seja, é como se diz: “Se você quer algo bem feito, faça você mesmo”. Este ditado nos revela, o poder de combatermos os nossos inimigos (os “ratos”), quando eles aparecem em nossas vidas. Mas, a primeira forma deste ditado popular, ainda é a mais utilizada no cotidiano, tendo esta flexibilidade do dito, ficando sem um sentindo lógico. Mas, o que anda fazendo sentindo atualmente, neste “Mundão cheio de ruas e cabeças vazias?” 

40- “Cavalo dado não se olha os dentes”. Este ditado surgiu na “Grécia” na suposta (“Guerra de Troai”)³, no ato de presentear o grande cavalo de madeira (construído pelos gregos), qual foi dado aos troianos. Este ditado acaba se desmembrando em dois, pois, aqui também se revela o famoso: “Presente de grego”. Voltando aos dentes do cavalo, este ditado é muito repetido, principalmente para quem vive nas roças (sítios/fazendas) e seu significado é simples, quando se recebe um presente, não é de bom tom recusar. Pois, é como dizem: “De graça, até injeção na testa!”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Checoslováquia ou Tchecoslováquia” - (“Československo ou Česko‑Slovensko em tcheco e eslovaco”), foi uma República/País, que existiu na Europa Central entre: (1918 e 1992).

² “Sarça Ardente”, é um arbusto descrito numa passagem da Bíblia, no livro do Êxodo (3:1–4:17), localizado no “Monte Horeb”. De acordo com a narrativa, o arbusto estava ardendo em chamas, mas, não era por elas consumido.

³ “A Guerra de Troia”, de acordo com a mitologia grega, foi um grande conflito bélico entre os “Aqueus” das cidade-estados da “Grécia e Troia”, possivelmente ocorrendo entre (1.300 a.C. e 1.200 a.C.) - Este conflito, foi iniciado, após uma viagem diplomática de “Alexandre e Heitor”, filhos do rei de “Troia - Príamo”, a “Esparta”, culminando com o rapto da princesa grega, “Helena”, filha de “Zeus e de Leda ou Némesis” e esposa de “Menelau”. Aqui, poderíamos utilizar um ditado popular: “A vida imita a arte”, porém, devido aos relatos desta narrativa histórica/mitológica, na realidade, a vida se confunde com a arte completamente. 

⁴ “Presente de grego”, é uma expressão popular usada, para representar o recebimento de algum presente ou dádiva, que traz prejuízo para quem a recebeu, ao contrário do que era esperado.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
“Village People”, exibido no desenho animado: “The Simpsons”, criação do animador americano: “Matt Groening” (15 de fevereiro de 1954).



35 comentários:

  1. entigamente se fazia mtos ditados era mt bonito as pessoas de uma certa edade dizer mt eu me ria com isso hoje ja nem me lembro de nada possa como o tempo passa mas que bom que voce se lembra sao giros heheheh desejo uma santa e feliz pascoa bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Como diz mais um ditado: “Recordar é viver!”
      Por ser mestre em História e Filosofia, sempre vou manter viva esta chama daquilo que aprendemos no passado e, com nossos antepassados. Pois, como estão enganados aqueles que dizem, que no passado só existem lembranças vazias. Tem uma frase minha que diz:

      “Quem não apresenta seu passado no presente, não tem histórias futuras para contar!”

      Retribuo os teus beijos! Que tua Semana Santa, seja abençoada! Cuide-se!!!

      Excluir
  2. ¡Que bueno! la mayoría de las expresiones no las conocía, y entre mi desconocimiento y la traducción (necesaria para mi) me he reido un montón, que disfrutes de este dia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Estoy feliz de comenzar el día haciéndote sonreír. ¡Eso es muy bueno!
      "Carpe diem" también para ti.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  3. A really great and enjoyable post, my friend...as always!
    And, as always, you have really made me think...I want so much to delve into my ancestry now...to learn of all those who came before me, and so have shaped who I am...
    All I know for sure is that my father's family are English, and my mother's Finnish. Beyond grandparents, I know nothing...ah, so many memories must be out there somewhere!
    I realise I've digressed somewhat from your text...but that is how inspirational you are!!😊😊

    Have a fabulous Easter, Doug...and please stay safe!

    Many Kisses 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ygraine,
      You haven't strayed too far from the text. I met my dear and longing wife in the UK, in Buckinghamshire. And talking about history is good for the head, heart and soul.
      I am happy that you are looking for your family tree, it is always good to look for our origin.
      I am grateful for your active presence here on the DOUG BLOG, always enjoying my work. Know that I always do everything with great affection for all of you, my personal and virtual friends.
      Many kisses for you! Take care too and have a good Easter!

      Excluir
  4. Douglas, muito bom teu post e adorei cada um desses ditados e ,como sabes, sou bem velhinha, já...Todos do meu tempo e até hoje usados! Gostei muito das ilustrações para cada um e teus textos! abraços, FELIZ PÁSCOA! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chica,
      Está velhinha nada, tu és como se diz no Latim: (experĭens, entis), está calejado de saber.
      Fico feliz que tenha gostado também das artes dos ditados populares. Dia destes, a amiga Lúcia também elogiou, é gratificante, pois, eu sou meio “Menino Maluquinho”... Cheio de manias 😂😂😂, se for pra fazer meus trabalhos de qualquer jeito, nem faço. Aqui no DOUG BLOG, tudo denota perfeccionismo e muita modéstia!!! 😂😂😂
      Brincadeiras à parte, uma Semana Santa abençoada para ti e para tua família!
      Retribuo o carinho e os abraços!!!

      Excluir
  5. Meu jovem e sapiente Douglas, primeiramente, quero dizer que sua frase conflitando o Coronavírus, com o vírus de computador - no topo da página - está perfeita! Já esses ditos, eles são bárbaros, me deixaram mais leves, nesses dias que andam complicados, e lentamente dentro dos poucos passos que damos, dentro das nossas casas. Até 'ontem' polemizávamos tudo, ou quase tudo, ou justamente o que não deveríamos polemizar. Você é corajoso, luta contra as desigualdades, faz um desenho de um homem negro, com o dedo na boca, pedindo silêncio, muito bem! Poderia ter desenhando um loiro, uma mulher, mas fez sua crítica social pertinente. Por falar em fazer, fizemos tantos planos para 2020, e o ano acabou depois da quarta-feira de cinzas. Hoje vivemos em cima do silêncio das ruas, da falta da alegria da nossa gente. Eu quero ser melhor amanhã, mas preciso estar vivo para isso. Você merece o mesmo, e seu vizinho merece, e meu vizinho também. Dessa maneira, vamos nesse motocontínuo de esperança e solidariedade. E de tudo que posso querer, quero o melhor para você, que ainda está nas ruas por nós - [se cuide, de verdade] - e digo isso não como um comentário de blog, é uma suplica sincera de um amigo. Para o medo, eu só pediria que ele fugisse de mim, de todos nós. Quando acabar tudo isso, é certo algumas máscaras irão cair, mas não máscaras que evitam o contágio do vírus, mas máscaras de gente, que mesmo em tempos tão adversos, torceu contra o bem, gente que deseja seguir por dias, semanas, meses torcendo pelo pior, gente sem coração, gente que nem sentir medo sabe, de tão limitadas que são. Eu choro lágrimas sentidas, vendo pessoas que nem conheço partir por conta desse vírus cruel, e choro também pelos que ficam, pelos que sofrem uma dor, de nem mesmo poder enterrar seus mortos com dignidade. Quando eu 'tiver de ir embora', espero que seja notada a minha partida, não quero meu funeral transmitido no YouTube. Mas espero que ainda esteja longe desse dia chegar, para que eu possa ver minhas netas formadas, quem sabe casadas e me dando bisnetos? Quero estar vivo também para estar sempre aqui, me deliciando com postagens como esta, que nos distrai a cabeça, nos faz sorrir diante das 'abobrinhas' que a coletividade lúdica criou um dia, e nos deixou como herança, nessas frases por vezes tão sem nexo, mas que quando você explica, nos clareiam seus sentidos.
    Um cordial abraço e como disse anteriormente, não se descuide, porque o inimigo é pequeno, mas é tirânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Barbosa,
      O sumiço da nossa alegria irá retornar, eu ainda vejo nas ruas olhares puros (completamente diferentes da pureza de antes), é claro. Mas, os olhos que me fitam hoje, pedem um afago, um carinho, nem que seja de um aceno vindo de longe, para que nós nos situemos, ainda como parte integrante da sociedade, que se exilou em seus próprios corpos. Procuro no meio das ruas vazias, aquela multidão de outrora, mas hoje, nada ainda acontece.
      Mas, veja que loucura, ninguém desiste de procurar a si mesmo nestas ruas sem vida, muitos querem se aproximar, sem poder invadir o mesmo espaço que estou (não por um toque de recolher), mas, por prudência. E como eu disse, eu tento me aproximar do meu jeito, dou um tchau ao gari, um sorriso ao carteiro, um “joinha” para o bombeiro, “bato um papinho” com o taxista... Ainda podemos tudo, mesmo diante do nada, do vazio quase absoluto (e digo quase), pois, tem muita gente sem noção, ainda nas ruas batendo perna à toa, achando que quarentena são férias fora de época. Estes são os que terão suas máscaras caindo (como o amigo citou). Destes seres sem noção, não quero e nem posso me aproximar, nem hoje e nem no fim desta pandemia.
      Aqui estão mais 20 ditados populares, da população que sumiu das ruas. Mas, vamos seguindo do jeito que der no momento, no tanto que for possível seguir, no saber não invadir o espaço de ninguém (só acenando de longe), pois, assim, já nos fazemos presentes, mesmo sentindo que tudo está por um fio, então, que nos utilizemos bem deste fio, para ligarmos uns aos outros, como se fosse um “Fio de Ariadne”, nos guiando no encontro da saída, deste momento de medos e incertezas.
      Quem dera pudesse dizer tudo isso é um pesadelo, que vamos acordar dele assim que o dia amanhecer... Mas, não é um pesadelo! Temos de nos esforçar, sermos humanos no real sentido da palavra, pois, é isso que nos trará à tona.
      Eu quero ter o direito de poder “cantar e meus males espantar” (mesmo que cante mal), quero poder cantar, como cantava antes, ao lado de alguém, segurando suas mãos, perdendo o fôlego, não por estarmos morrendo de um vírus, mas sim, morrendo de tanto rir, por sermos tão desafinados.
      Hoje, diante da falta de contato, quantos não pensam que o tempo que não existia antes, agora nunca é tempo suficiente para passarmos juntos? Sim, todos querem voltar ao convívio social, dos olhares que poderão se olhar, olhos nos olhos, frente a frente e não, em outras direções, porque, os nossos olhares já estão fatigados da escravidão, de estar observando dentro somente de nós mesmos.
      Retribuo o teu carinho nas palavras, o cordial abraço e cuide-se também!!!

      Excluir
  6. Que fabulosa aula de ditados populares. Muitos se dizem mas, se pedida explicação sobre o que representam ou donde surgiram não se sabe explicar. Gostei sinceramente de ler. Conhecer os ditados, confesso que conhecia. O que representam, regra geral, também. Como surgiram é que já é/era mais complicado, lol
    .

    Uma Páscoa feliz
    (Dentro dos condicionalismos existentes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo,
      Fico feliz em elucidar sempre que possível, dúvidas (confirmando ou negando), os fatos existentes, no que é dito, mas, que muitas vezes, não é explicado.
      Aqui no DOUG BLOG, sempre primo pelo detalhe, dos nomes (sempre completos e corretos) e nas datas (acho isto fundamental para o bom andamento da informação), pois, isto é indispensável no que tange cultura.

      Retribuo o desejo de Feliz Páscoa! E Cuide-se!!!

      Excluir
  7. Caro amigo Douglas.
    Como sempre leio o teu espaço e com ele aprendo muito, e com ele podemos aprender juntos, pois se tratando de pessoa tão culta e educada seria redundante citar todos os teus bons adjetivos. O mundo não é unânime, pois segundo alguns “filósofos” a unanimidade seria uma burrice. E aí podemos, citando um dos teus ditos populares, dar com os burros n’água e sim discordando para enriquecer o teu já rico espaço, assim como a pessoas inteligentes que o leem, venho, não discordar do vai a Roma, mas acrescentar mais uma vertente para tal ditado. Sem desmerecer o popular ditado que certo está, pois quem se comunica de alguma forma chegará a Roma.
    Quem tem boca vai a Roma. “Dizem alguns estudiosos que tal ditado popular está ligado ao verbo vaiar, ou seja, ”quem tem boca vaia Roma”. Pois segundo o escritor Elio Marchand, no seu Livro Quebrando o Código da Bíblia, o correto seria “VAIA ROMA”, pois essa era a forma de protestar contra os desgovernos de Roma. Ou Seja, vaiando Calígula por sua perversão, vaiando Cláudio por sua paranoia ou vaiando Nero por ser um incendiário.

    Contra a injustiça, minha alma berra,
    Até que a própria justiça retorne à Terra.
    Venci as batalhas, pois nascia na guerra,
    E quem tem boca ”vaia Roma”.
    Quem tem peito enfrenta o César!

    E finalizando vamos ao banho, afinal hoje é sexta-feira, dia que dizem que os franceses tomam banho, ou seja, na sexta-feira santa. Claro que é uma brincadeira com os franceses, povo que respeito muito e a segunda língua que aprendi em minha vida. “Aujorud”hui je ne parle pas”.

    O banho tcheco nada tem a ver com a belíssima República Tcheca ou Checa. Segundo, tal banho está ligado ao aqui chamado de meia sola, ou seja, um meio banho. Banho onde se lava apenas as partes íntimas e o clamor popular diz que ao lavar as partes íntimas em uma bacia o som da mão batendo com água, sem ser desrespeitoso ou jocoso, nas partes íntimas femininas provoca o som tcheco-tcheco-tcheco. Daí o ditado. Quem ouviu, sabe.

    Caro amigo Douglas, quero deixar aqui o meu mais profundo respeito às mulheres, pois sempre digo que as respeito por ser neto, filho, marido, pai, sogro e avô de mulheres maravilhosas.

    A ti amigo do coração desejo muita saúde e paz e que esses turvos dias de covid passem logo e que todos saiam com saúde. Grande abraço e continues nos abrilhantando com teus maravilhosos textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero meu bom amigo Pedro...
      “Nelson Rodrigues” um dia nos deixou escrito este verbete:

      “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar...”

      Somos seres movidos pelo saber (ao menos quero crer nisso). E no afã de corrigir o Mundo, muitos disseminarão bobagens como afirmar que não está correto dizer: “risco de vida”, substituindo para a locução: “risco de morte” - (mas, em tempos pandêmicos, qual diferença isto faz na locução jornalistica?)... O vírus continuará matando, seja qual locução verbal for usada, porque, o problema não é de didática e sim, de saúde pública global.
      Sobre o provérbio do banho, este ficou bem claro no que citei, em nada ter relação com “mulheres tchecas ou Checas” (como queiram?!).
      Já quanto ao ditado (ou frase protesto): “Quem tem boca vai a Roma”, estar mais ou menos errado, estando certo dizer: “Quem tem boca vaia Roma” (como o amigo citou), eu digo o seguinte, VAIAR governos é um tanto quanto redundante. Existe uma frase latina que diz: “Hay gobierno? Se hay soy contra!” - Esta frase costuma ser associada ao anarquismo, mas, que um dia traduzida num exame escrito, se tornou lema do socialismo: "Existe um governo? Se houver eu sou contra!” - Mas quem é verdadeiramente socialista, neste Mundo doente, justo pelo excesso de capitalismo?
      Na nossa cultura (ou falta dela), é comum verificarmos pessoas dizendo, equivocadamente um monte de coisas, mas, como bem diz na canção de “Guilherme Arantes” - “Aprendendo a joga” (1972), vamos aos pouco aprendendo...

      ♫ Vivendo e aprendendo a jogar / Nem sempre ganhando / Nem sempre perdendo / Mas, aprendendo a jogar...♫

      Todavia, não podemos deixar de aceitar opiniões dadas. Agora, se a forma correta deste ditado é: “Quem tem boca VAIA a Roma”, ou se é um um “adágio” do ditado que citei: “Quem tem boca VAI a Roma”, acho que ambas tem seus méritos.
      De que me vale hoje “VAIAR ROMA”, bater panelas nas janelas (nesta quarentena sem fim), se só recebemos BANANAS em troca do governo... E agora, o “BOLSA ESMOLA” de 600 Reais? Mas, aí vão dizer: “Essa grana do 'Coronavoucher' irá ajudar muita gente!” E depois esta mesma gente, terá de pagar pelo “auxílio”, pois, como diz mais um ditado popular e, este com grande sabedoria: “Nada vem de graça nessa vida!”
      Retribuo também do fundo do coração, o desejo de muita saúde e paz em tua vida pessoal e familiar. E tenha certeza, que tua participação sempre atenciosa, em nossa interação salutar e fraterna, é sempre bem-vinda!

      Excluir
  8. Querido amigo Douglas Melo.
    Me distrai um pouco lendo sua postagem sempre perfeita pelo jornalista que é.
    Eu vou ficar com o " Deus escreve certo por linhas tortas." Que Ele possa escrever um novo capítulo de esperança e luz para a humanidade.
    Te cuida! Boa Páscoa. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Maria Emília,
      Vamos manter nossa fé perseverante e nossa atenção vigilante, quanto ao momento melindroso na saúde mundial, pois, só assim proviremos deste momento das “linhas tortas”, ressuscitando para um novo convívio social.
      Te cuida também, “meu doce bombom de Páscoa!”
      Retribuo os teus Beijos!!!

      Excluir
  9. Veo que tenemos dichos comunes o muy parecidos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Como dije en los textos, todos somos muy similares, solo cambiamos el número de teléfono celular y “Batcaverna” 😂😂😂
      ¡Un abrazo! ¡Feliz Pascua! ¡Y cuida tu salud!

      Excluir
  10. Querido amigo Douglas, amei ler aqui, certamente que o mais adequado ditado popular está sendo, como você mesmo disse é " uma andorinha só não faz verão ", vamos nos unir e tentar driblar esse terrivel vírus!
    Ficar em casa, nossa, isso até nem é tão ruim, adoro minha casa, mas o fato de sermos obrigados é que faz a diferença, podemos pensar e repensar o quanto se é feliz no dia a dia normalmente, pois a liberdade é tudo de bom, leveza, tomara que possamos chegar logo a essa normalidade bendita!
    Outra que gosto muito, até você citou sua saudosa avó Lourdes, ela dizia com razão " a economia é a mãe da porcaria", 😂 pois é, o barato sempre sai caro mesmo!
    Enfim... muito bom ler aqui, seu bom humor nos anima!
    Abraços bem apertados meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Minha vó nunca será esquecida, ela hoje não me coloca mais em seu colo, me contando tantas histórias (que sabe-se lá), onde e como ela aprendeu? Pois, mulheres da época da minha vó, só estudava o ensino primário, mas, veja só, minha vó falava Latim e Francês... E hoje continua conversando comigo, aqui no DOUG BLOG. Foi minha saudosa e querida “Dona Lourdes”, que me incutiu este gosto por citar e escreve frases.
      Quanto aos ditados: “Uma andorinha só não faz verão!”... “Uma árvore sem raiz não para de pé”... Ou seja, precisamos uns dos outros para sairmos dessa fase distópica, qual vivemos hoje... Assim, mesmo que nossos projetos e sonhos sejam cortados no tronco, quando Deus tem um propósito em nossas vidas, nós continuamos dando frutos. Nunca devemos esmorecer, nunca devemos desistir, sempre devemos acreditar que conseguiremos vencer, pois, a família é a nossa raiz.
      Hoje não tenho mais os meus pais, minha esposa e nem minha vó ao meu lado, porém, eles sempre serão minha família, por isso, eu sempre cito o passado com felicidade, pois, muitas vezes, é lá que me encontro com os meus melhores momentos. Além do mais, o presente hoje é caótico, o futuro é incerto, o quê nos restou? O bom e velho passado, qual eu sei valorizar cada momento, que estão “guardados nas gavetas” dos tempos idos.
      Retribuo os teus abraços apertados e lhe deixo um carinhoso beijo de Páscoa, com sabor de chocolate!!!

      Excluir
    2. Bom dia de sábado meu amigo Douglas!
      Amei ler sua resposta e você é mesmo um ser iluminado, eu também jamais esqueço as boas coisas que aprendi com meus pais, meus avós e hoje sou avó e meus netos são uns amores, eles aprendem comigo e eu com eles, pode crer, você deu muita alegria aos seus!
      Obrigada pelo carinho comigo e também te desejo um lindo domingo de Páscoa, com todo o seu bom sentido, renascimento!
      Abraços bem apertados e energizados!

      Excluir
    3. Amada amiga Ivone,
      Fico grato por ter em minha vida uma pessoa tão generosa. Tu és, minha mãe mitológica.
      E por falar em mitologia e adoção materna, aqui uma historinha. Estava achando que iria escapar de uma narrativa em pleno Sábado de Aleluia??? 😂😂😂
      “Rômulo e Remo”, segundo a mitologia romana, são dois irmãos gêmeos, um dos quais, “Rômulo”, foi o fundador da cidade de “Roma” (21 de abril de 753 a.C.), sendo também, seu primeiro rei. Segundo a lenda, eram filhos de “Marte e de Reia Sílvia” (descendente de “Eneias”), que se viram obrigados a abandonar seus gêmeos, em um cesto nas águas do “Rio Tibre”, “Rômulo e Remo”, foram salvos por uma loba (“Luperca”), que os amamentou e os viu crescer.
      Família é assim, até uma loba pode ser detentora deste belo instinto materno, tornando até mesmo um órfão em rei.
      Retribuo os teus abraços apertados e energizados, com muita feniletilamina e endorfina, hormônios encontrados no chocolate e, que nos causam sensação de felicidade. 😉

      Excluir
  11. Meu querido, querido, amigo Douglas, hoje passo para apenas te desejar uma SANTA e FELIZ PÁSCOA. Assim, sem mais nada, porque já disse tudo.
    Voltarei para te ler com calma e sorrir (começa a ser necessário), como já deu para ver por esta publicação.
    Agora, vou fazer diferente e deixar-te um grande, grande abraço, a abarrotar de carinho e consideração. Saúde!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Teresa,
      Amigo é aquele que a gente recorre quando se angustia... Que nos conforta e faz sorrir. Amigo é bem mais que uma palavra... E nestes tempos de isolamento social, temos visto tão bem isso, quanta gente se conhecendo pelas sacadas dos edifícios, nos sobrados, gente que era vizinha por anos e, nem se dava conta disso? Amigo é meio que um dom, é um “Band-Aid” que nos protege dos arranhões da vida. Amigo VIRTUAL NÃO EXISTE... Pois, amizade desconhece isso! Amigo independe de idade, de credo, de etnia, ou nacionalidade. AMIGO é o que somos e ponto... Mas, ponto e vírgula (;), pois, amizades são Inquietas, nunca param, elas anda na gente e no outro também.
      Volte sempre que quiser ao DOUG BLOG, a casa é sua também!
      Sou grato por tua amizade, carinho e gentileza!
      Retribuo o desejo de Feliz Páscoa, para ti e para tua família! Os abraços abarrotados de carinho! Lhe deixo um beijo amigo! E cuide-se!!! ㋡

      Excluir
  12. Bom dia amigo Douglas
    Lendo sua postagem o único ditado popular que difere do que o nordestino costuma usar, aqui usamos dizer: afobado, come cru, quente e morre de infarto, os demais estão iguais.

    Feliz e abençoado sábado de Páscoa pra vc e todos os seus.

    bjs sem chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Diná!
      Os ditados populares são fruto do inconsciente coletivo e, o Brasil mesmo tendo seu território descomunal (nestes casos referentes ao folclore), em pouca coisa difere, entre seus estados.
      As narrativas de “Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião” e do “Padim Padre Cícero Romão Batista”, por exemplo, são oriundas do serão nordestino, porém, conhecidas no Brasil todo, mas, da maneira que o povo conta, não como os verdadeiro fatos históricos ocorreram.
      Uma Santa Páscoa para ti também!
      Retribuo os teus beijos sem chocolate!!! 😂😂😂

      Excluir
  13. Olá Doug! Cara, me diverti com alguns ditados: confesso que não conhecia outros. Achei muito boa essa sua iniciativa. Os ditados populares são mantidos ao longo dos anos e são elementos importantes da cultura nacional ou local. Fazem parte ainda da diversidade cultural do Brasil. Às vezes, os ditados ultrapassam as fronteiras da língua portuguesa e podem ser traduzidos, literalmente ou não, para outros idiomas, causando a mesma sensação de sabedoria. Sempre uma excelente postagem por aqui. Um grande abraço. Feliz noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Beto,
      Nestes dias de notícias sempre tão densas, é preciso desviar o foco um pouco, das postagens relativas ao “Coronavírus”. EU vou aqui tentando, como diz o grande “Martinho da Vila”... ♫...C'est lentement, c'est lentement / C'est lentement, c'est lentement, bien, bien lent...♫
      Em breve publicarei mais ditados populares, tenho uma boa coleção deles.
      Fico feliz que tenha se distraído e divertido, com estas duas primeiras postagens, dos ditos do inconsciente coletivo, do nosso povo sempre tão criativo.
      Retribuo o teu grande abraço! E segue o baile da quarentena!!!

      Excluir
  14. "Não grite a sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve!"
    Pois sabes que esse eu não conhecia? Gostei um monte. Pura verdade.
    Ditados populares é a voz do povo, e tudo tão certinho! Imagino o que não terá de diferente lá para o nordeste, centro-oeste, norte...Tenho uma página de citações na coluna do meu blog, subirei mais um pouco, é interessante. Aguardarei a outra postagem para ver o que não conheço!
    Beijo, um bom fim de semana que está chegando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís,
      Eu sempre fui fascinado por frases, ditados populares. Minha Tese tem embasamento voltado para este cunho cultural, das compilações de citações vindas do inconsciente coletivo.
      Meu pai assinava a revista “Reader's Digest”, criada nos EUA em (1922). Nestas publicações, existe uma parte destinada só para “pílulas” bem sacadas de autores variados. Estas revistas guardo comigo até hoje, assim, como o gosto pelas frases, quais também me tornei autor.
      Retribuo o teu beijo e “segue o baile da quarentena”, onde todos os dias são finais de semana sem futebol, com direito a ♫... saudade da Redenção; Do Fogaça e do Falcão; Cobertor de orelha pro frio; E a galera do Beira-Rio... Deu pra ti; Baixo astral; Vou pra Porto Alegre; Tchau... ♫

      Excluir
  15. Muita informação, prazeroso meio de agregar conhecimento.
    Meu tour chegou ao fim. Mas antes,quero explicar porque comentei sobre pelado pelado na postagem de Mário Quintana: foi porque não havia como comentar,dizia para ir para a postagem mais recente. Pois os comentários tinham sido arquivados.
    👋👋👋👋👋
    Xeru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu tour acabou... Atenção senhores passageiros, apertem os cintos, pois, estamos chegando! Esperamos revê-los em breve no voo DOUG BLOG! ✈️

      Querida Valdelice,
      Bom que gostou das postagens dos ditados populares!
      E sobre comentar a postagem do “PELADO” na postagem do “MÁRIO” (e não digam que o Mário estava pelado, ele só estava sem acento) 😂😂😂 - é isso mesmo, algumas postagens que tem muitos comentários, eu oculto os comentários, pois, acho que isso tira um pouco o foco da leitura do texto. E meus textos, você já deve ter notado, não são lá muito curtinhos, se o povo ficar lendo os comentários, aí que ninguém vai ler meus “riscos e rabiscos” 😂😂😂
      Retribuo o teu “Xeru” E um cafuné na nuca (aqueles de fazer arrepiar).

      Excluir
  16. Os ditados populares dizem e nos ensinam muito! Em poucas palavras é expresso uma série de reflexões e sabedoria. As ilustrações belíssimas!
    Beijos e cuide-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lúcia,
      Grato por notar minhas ilustrações. Primo pela organização das minhas postagens, dando uma boa interação entre os textos e as artes.
      Retribuo os teus beijos! E cuide-se também!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — FEVEREIRO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.