㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ®DOUG BLOG! | ©2026 | Jornalista Douglas Melo | ®ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens

sábado, 3 de maio de 2025

“Donald Trump e a Nova Raça Ariana”










































Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vocês conhecem aquela velha história do garotinho rico que joga futebol com os garotos pobres e quando se vê contrariado, ele acaba com o jogo, porque, a bola é dele... 

Este é “Donald Trump”¹, que conseguiu ser eleito duas vezes presidente da maior nação do Mundo e, em seu atual mandato, quer reviver os piores dias do nazismo, tentando criar um novo “Terceiro Reich”², uma nova “Raça Ariana”³, mas, não colocando judeus em campos de concentração, e sim, deportando migrantes acorrentados dentro de aviões e enviando-os para fora dos “EUA”, gastando dinheiro público com isso, dinheiro que poderia ser usado para algo realmente útil em favor do povo americano e não contra pessoas do mundo inteiro, que trabalham duro (e até ilegalmente, em termos de documentação), mas, fazem o trabalho prioritário que nenhum americano faz, facilitando a vida dos americanos legítimos.

Quando falamos em neonazismo, podemos incluir “Donald Trump” e seu principal aliado, o milionário sul-africano-canadense, naturalizado americano, “Elon Reeve Musk” (28 de junho de 1971). Ou seja, um imigrante que fez sucesso e fortuna na “América do Tio Sam”, um país que sempre se orgulhou de ser a terra das oportunidades para todos.

“Trump” não quer cumprir nenhuma de suas promessas de campanha, até porque, suas promessas são ridículas. O que o “topetudo” pretende, é medir forças com outros líderes mundiais, não fazer dos “EUA” uma grande nação, já que são uma nação consolidada. Ele quer mais do que governar; ele quer “imperar” por vaidade e desejo desmedido de poder.

Os objetivos do governo “Trump”, que são certamente impossíveis de alcançar, são: transformar todos os estados canadenses em estados americanos; mudar o nome do “Golfo do México” para “Golfo da América”; tornar a “Groenlândia” parte dos “EUA”; transformar os territórios devastados pela guerra, entre sírios e palestinos, na nova “Riviera”, propondo assumir o controle da “Faixa de Gaza”, reassentando palestinos em países vizinhos; fala sobre tomar posse do “Canal do Panamá”; etc..., mas, tudo o que fez até agora foi fechar agências governamentais, criar desemprego, impor impostos exorbitantes sobre a economia global e incutir terror em cidadãos não americanos. E no final de sua megalomania sem fim, foi ao enterro do “Papa Francisco I” e pensou em como ele ficaria bem com aquela batina branca, com o solidéu de seda sobre seu “topete” e com o anel do pescador na mão direita, anel que em seu dedo anelar, seria denominado de: “anel do PECADOR”.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹“Donald John Trump” (14 de junho de 1946), 45º e 47° Presidente dos “EUA”, filiado ao Partido Republicano.

² A Alemanha nazista era chamada de: “Terceiro Reich”, entre (1933 e 1945), quando o país estava sob o controle do “Partido Nazista” e de “Adolf Hitler” (20 de abril de 1889 - 30 de abril de 1945). O regime nazista era fascista e totalitário. A Origem do termo: “Terceiro Reich” (“Das Dritte Reich” - em alemão), foi cunhado pelos nazistas para legitimar o seu poder. Os aliados do “Führer” da “Alemanha Nazista”, pretendiam que este regime fosse uma continuação do “Sacro Império Romano” (Primeiro Reich) e do “Império Alemão” (Segundo Reich).

³ Nos primeiros anos do nazismo, a ideia de “Raça Ariana”, se difundiu e, povos não arianos, como árabes e judeus, por exemplo, começaram a ser perseguidos. A teoria nazista diz que a “Raça Ariana” é uma raça superior a todas as outras. Mas, na realidade, a “Raça Ariana”, é um conceito racial que se originou em meados do século XIX, sendo inspirada pela descoberta das famílias de línguas indo-europeias.

⁴ “Jorge Mario Bergoglio - Papa Francisco I” [em latim: “Franciscus”], foi o 266º Papa da Igreja Católica e Chefe de Estado da “Cidade Estado do Vaticano” (17 de dezembro de 1936 - 21 de abril de 2025). Seu sepultamento aconteceu no dia (26 de abril de 2025), em Roma, Itália, na “Basílica de Santa Maria Maggiore”. 


sábado, 5 de outubro de 2024

“Água Mineral de Latinha”





















Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, dizem que a esperança é a última que morre, embora saibamos que o óbito é certo, principalmente quando vivemos uma grave crise hídrica devido à estiagem e as queimadas de florestas, que resultam na falta de água para consumo humano e animal, no “Brasil” e no Mundo. Assim, as pessoas e os bichos vão morrendo de sede, enquanto os políticos nunca morrem de falta de vergonha na cara.

No domingo (6 de outubro), votaremos e elegeremos prefeitos e vereadores em todo o “Brasil”. No entanto, os políticos são criaturas asquerosas, eles nunca nos dão trégua e nem cumprem suas promessas. Governantes vêm e vão, e é sempre a mesma “bagunça”. A questão é: eles mudam, ou nós mudamos? Políticos só governam mal, porque, votamos errado e, muitas vezes nem temos a opção de votar corretamente, porque, os candidatos são muito ruins e eu já desisti de esperar que um politico probo apareça.

Dizem que votar é um direito do cidadão, mas, para nós brasileiros, votar ainda é obrigatório. Porém, não existe democracia pela metade. Votar deveria ser opcional e ponto final. Este é o direito do cidadão: querer ir às urnas por livre e espontânea vontade.
 
Mas, vou parar de discursar, porque, isso é coisa de político. Então vamos à crônica...

Em algum lugar, num passado não tão distante, dois (quase) amigos estão conversando, um se chama Luiz¹ e o outro Jair¹ e qualquer semelhança NÃO é mera coincidência.
💬 E aí Jair, tudo joia?
💬 Não vem de sarcasmo Luiz... Já devolvi as joias!
💬 Só estou perguntando companheiro, se você está bem?
💬 Que nada Luiz, peguei uma gripezinha oportunista de novo.
💬 Você está melhor agora?
💬 Sim, foi só um resfriadinho de nada. 
💬 Mas, você não me parece bem, companheiro.
💬 E daí, quem anda bem nesse país?
💬 É, sem educação você continua!
💬 O que você quer que eu faça?
💬 Porque, o companheiro não come feijão? - tem muito ferro.
💬 Eu lá sou homem de comer feijão? De levar ferro? E saiba também que não engulo Lula. Quer comer feijão, coma você e não enche o meu saco, porque, estou armado e posso te passar o ferro, Luizinho.
💬 Acho que o companheiro está muito irritado. Quando for tomar a vacina bivalente da Covid, tome uma dose da vacina da gripezinha e aproveite a oportunidade e se vacine contra a raiva também. Só não vá falsificar o cartão de vacinação, companheiro!
💬 Ô Luiz, eu vou falsificar é o pé na sua bunda! Eu sou da direita... Eu tomo CloroquinaVocê pelo visto, continua todo esquerdo e tomando suas doses de pinga!
💬 Isso aqui não é cachaça companheiro, é água mineral. 
💬 Água tônica, você quis dizer...
💬 Não, companheiro, é a água mineral com gás, de latinha², igual a do Bonner³. 
💬 Bonner, da Rede Globo? Tô fora e boa noite!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Luiz Inácio Lula da Silva” (27 de outubro de 1945), é o 39º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2023. Foi também o 35º presidente da República, de 2003 a 2011; e Jair Messias Bolsonaro” (21 de março de 1955), Foi o 38.º presidente do Brasil eleito em 1º de janeiro de 2019.

² As talhas de barro, estes potes usados ​​para armazenar água, muito comuns nas casas das nossas avós, foram substituídos ao longo do tempo por garrafas de vidro e plástico e depois pelos galões azuis e agora até pelas latas de alumínio, que eram mais comuns para refrigerantes e cervejas.

³ “William Bonner”, é o nome artístico do jornalista, âncora e editor-chefe do “JN - Jornal Nacional - Rede Globo”: “William Bonemer Junior” (16 de novembro de 1963).


Cloroquina e Água Tônica

💬 Nada de vacina. Tomem Cloroquina! (Capitão Cloroquina)

sexta-feira, 19 de julho de 2019

“É Biscoito, Bolacha ou Vai de Hambúrguer do Eduardo?”

Mais uma publicação do ®DOUG BLOG, de dois amigos conversando, e desta vez, num coffee break politizado:
 
💬 Rapaz, eu li em um site de medicina na internet, que café faz mal à saúde.
💬 Não faz mal coisa nenhuma, eu bebo café pra caramba, se fosse verdade, já estaria doente ou morto.
💬 Será? Tanta gente diz que não faz bem.
💬 Isso não quer dizer nada, tem tanta gente que é favorável a legalização das armas de fogo.
💬 Por falar nisso e o Bolsonaro¹, hein? Quer mandar o filho para ser embaixador nos EUA.
💬 Vai ser bom. O filho dele sabe fazer hambúrguer, fome não vai passar. (risos)
💬 Hambúrguer leva queijo?
💬 Que pergunta fora de hora é essa?
💬 Calma, é só uma curiosidade.
💬 Lógico que não, né gênio? Senão, seria cheeseburger. Você parece político, só fala bobagem.
💬 Vamos mudar de assunto, discutir política atualmente só traz inimizades.
💬 Por mim, tudo bem.
💬 E o Mengão, será que esse ano vai, ou fica só no cheirinho outra vez?
💬 Rapaz, o Flamengo acabou de ser eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis, em pleno Maracanã, para o Athletico Paranaense e você me pergunta uma coisa dessas?
💬 Vamos mudar de assunto, discutir futebol atualmente só traz inimizades.
💬 Por mim, tudo bem.
💬 Você disse que eu só falo bobagem, mas, e o Donald Trump², como fala “M”, não é mesmo?
💬 Pois, é, mas, logo enchem a boca dele. 
💬 Você acha que tem alguém querendo apagar o Trump?
💬 Não falei isso. Disse que ele não vai poder falar, porque estará de boca cheia, comendo o hambúrguer do Eduardo³ e, falar de boca cheia é falta de educação. (risos)
💬 E essa gente tem educação?
💬 Vai saber?
💬 A lanchonete que ele disse que trabalhou nos EUA, não é a Popeyes?
💬 Sim, exatamente.
💬 Que estranho... Saiu na Revista Época, que nessa Rede de Lanchonetes não se faz hambúrgueres.
💬 Você não disse que não iria mais discutir política?
💬 Mas, agora nós estamos falando de gastronomia, meu caro... De Gastronomia. (risos)
💬 Calma aí, o Edu quer ser embaixador nos EUA ou participar do  MasterChef? (risos)
💬 Pelo jeitão da mentira, de nenhum dos dois. Mas, falando ainda em comer, você viu na internet a polêmica sobre o que é biscoito e o que é bolacha?
💬 Vi nada... eu tenho mais o que fazer. Você se baseia muito no que vê e lê na Web... Para de ser tarja preta. Pra mim polêmica é outra coisa. Agora biscoito e bolacha no meu ponto de vista, são a mesma coisa, eu como com café (que não faz mal) e ponto final.
💬 Aqui diz que não são a mesma coisa. Alguns especialistas dizem que bolachas são aquelas recheadas, já biscoitos, são esses mais finos, tipo Ladyfingers (Biscoitos Champanhe); brevidades; sequilhos e as rosquinhas amanteigadas, entendeu?
💬 Entendi nada, eu nem sabia que existiam especialistas em biscoitos e bolachas? (risos)
💬 Aprenda uma coisa, na vida, existem especialistas até em especialistas. (risos)
💬 Bom, eu não sou especialista em coisa alguma, mas, acho que os biscoitos Champanhe, só servem para fazer Pavê, ninguém come esses biscoitos puros. E quanto as rosquinhas amanteigadas, afinal de contas, elas são biscoitos ou são rosquinhas? Se decide aí, especialista! (risos)
💬 Vamos terminar esse assunto de vez, senão, quem vai acabar levando uma bolacha na cara será você, que não concorda com nada que eu digo!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Jair Messias Bolsonaro (21 de março de 1955), 38º presidente do Brasil.

² Donald John Trump (14 de junho de 1946), 45º presidente dos EUA.

³ Eduardo Nantes Bolsonaro (10 de julho de 1984), filho  de Jair Bolsonaro.




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

domingo, 22 de julho de 2018

“As Forças Terríveis de Jânio Quadros!”

Poucas pessoas hoje em dia se lembrarão, que no ano de (1961), após apenas sete meses no poder, o Presidente Jânio da Silva Quadros (27 de janeiro de 1917 - 16 de fevereiro de 1992), surpreendeu o País com a sua renúncia ao cargo. O ato que partiu justo daquele homem, que em sua campanha dizia que iria “varrer a corrupção do Brasil, pegou de surpresa políticos, a imprensa e toda a nação. Só não pegou de surpresa as Forças Armadas. 

Jânio que era do Partido Trabalhista Nacional - PTN, se candidatou a Presidente na coligação com outros quatro partidos: União Democrática Nacional - UDN; Partido Republicano - PR; Partido Libertador - PL e Partido Democrata Cristão - PDC, vencendo nas urnas. O seu opositor, Henrique Batista Duffles Teixeira Lott (16 de novembro de 1894 - 19 de maio de 1984), Marechal brasileiro, do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, com 48,26% dos votos, contabilizando um total: 5.636.623. 

A Sua renúncia foi prontamente aceita pelo Congresso Nacional e, especula-se, que talvez Jânio não esperasse que sua carta-renúncia assinada, fosse ser realmente acolhida pelos congressistas. E no dia (25 de agosto de 1961), sendo relatado pelo tradicional: O Repórter Esso¹, em edição extraordinária, qual noticiava que a renúncia (segundo Jânio Quadros), era devido as “forças ocultas” (frase que Jânio jamais disse), porém, que entrou para a História e para o imaginário do povo brasileiro, devido a divulgação do noticioso popular da época.

Aquilo que Jânio realmente disse, foi, que devido a pressão de “forças terríveis”, ele deixava a presidência, mas, na época, ele não relatou quais seriam tais “forças” (que todos sabiam ser os militares), as Forças Armadas, só que Jânio Quadros não teve coragem de dizer e pelo contrário, exaltou de forma especial, que os militares sempre cuidaram dos assuntos do País, cuja a conduta sempre foi exemplar, em todos os instantes de seu governo.

Assim, nesta oportunidade, com a sua saída, quem assumiria, seria o seu vice, João Belchior Marques Goulart (1° de março de 1918 - 6 de dezembro de 1976), conhecido popularmente como Jango. Mas, João Goulart não foi aceito pelos Ministros Militares, que o vetariam no auge da crise. Assim, o poder ficou provisoriamente com o advogado, Paschoal Ranieri Mazzilli (27 de abril de 1910 - 21 de abril de 1975), nome de consenso entre os militares da época, enquanto acontecia a Campanha da Legalidade, em que se destacou  Leonel de Moura Brizola (22 de janeiro de 1922 - 21 de junho de 2004), Governador do Rio Grande do Sul e cunhado de João Goulart.
 
Ficou a cargo de Tancredo de Almeida Neves (4 de março de 1910 - 21 de abril de 1985), a adoção do regime parlamentarista. Tancredo, que havia sido Primeiro Ministro do governo de Getúlio Dornelles Vargas (19 de abril de 1882 - 1° de março de 1930), não conseguiu implantar este novo regime de governo, que acabou após um plebiscito em (1963), quando também já haviam passado pelo cargo, dois outros juristas: Francisco de Paula Brochado da Rocha (8 de agosto de 1910 - 26 de setembro de 1962) e Hermes Lima (22 de dezembro de 1902 - 10 de outubro de 1978). Enfim, como Jânio da Silva Quadros temia, as “forças terríveis... do Regime Militar” entrariam em vigor em (1964), três anos após sua renúncia e desta maneira, tanto Jânio Quadros, quanto os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek de Oliveira (12 de setembro de 1902 - 22 de agosto de 1976), tiveram os seus direitos políticos cassados.

_“Carta-renúncia de Jânio da  Silva Quadros”_

“Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do País, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia.

Saio com um agradecimento, e um apelo. O agradecimento, é aos companheiros que, comigo, lutaram e me sustentaram, dentro e fora do Governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade.

O apelo, é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios para todos; de todos para cada um.

Somente, assim, seremos dignos deste País, e do Mundo. Somente, assim, seremos dignos da nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno, agora, a meu trabalho de advogado e professor. Trabalhemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria.

Brasília, 25-8-1961.”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O Repórter Esso, foi um noticiário histórico do Rádio e da TV brasileira, criado no governo de: Getúlio Vargas, transmitido de (28 de agosto de 1941, até 31 de dezembro de 1968), nas Emissoras: Globo; Nacional; Record e Tupi. O programa, seguia a versão americana chamado de: “Your Esso Reporter”. No Brasil, O Repórter Esso teve os seguintes apresentadores: Kalil Filho (2 de dezembro de 1930 - 13 de abril de 1970); Gontijo Teodoro (20 de março de 1924 - 5 de setembro de 2003); Luís Jatobá (5 de janeiro de 1915 - 9 de dezembro de 1982); Heron Domingues (4 de junho de 1924 - 10 de agosto de 1974) e Roberto Figueiredo (28 de agosto de 1955). 
 
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* Mickey Mouse (1928), personagem do animador americano: Walter Elias Disney (5/12/1901 - 15/12/1966).
 
* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).
 



Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

domingo, 3 de junho de 2018

“Desordem em Progresso — Brasil o País do Futebol”

Eu tenho algumas teorias de vida e, uma delas, é de que só existem duas maneiras de viver, assim, como só existem dois caminhos a seguir. Então, se temos de viver que seja bem, pois, viver bem ou mal dá o mesmo trabalho, assim, como seguir o caminho correto ou o errado, levará o mesmo espaço de tempo em nossas vidas.

Este Mundo em que vivemos hoje anda ruim e mal frequentado. O “Ser” (que se diz humano), é o mesmo que mata o seu semelhante por motivos banais (se é que existe algum motivo possível para se tirar a vida de outra pessoa?) - este mesmo “Ser”, polui a própria água que utiliza para beber e fazer a sua higiene, “ele” desmata florestas para fabricar palitos de dentes, de fósforos e carvão de churrasco.

A conclusão que eu cheguei, é que quanto mais facilidades tecnológicas e de ensino as pessoas possuem, a cada dia que passa, alguns se transformaram em “burros carregados de livros” (livros que, aliás, nem leem), pois, estão com as mãos e as vistas ocupadas, na utilização dos celulares e suas “maravilhosas Redes Sociais, que não passam de atrasos de vida.

Eu creio que do jeito que as coisas andam, estamos malfadados a andar em círculos, todos juntos e misturados, perdidos na loucura dos labirintos que habitamos, cheio de pessoas que não se visitam e nem convivem juntas, proporcionando nesta jornada sem lógica, um lugar onde dizer: Amo você! - não basta, é preciso emojis, emoticons ou smiles, de coraçõezinhos, para representar o amor. Da mesma maneira que dizer que gostei de algo não basta, é preciso um like, representando nossa satisfação, no que denominamos.

Mas, a Copa do Mundo da Rússia (2018), está aí e, se o Brasil será hexacampeão do Mundo ou não? - (e sem querer ser pessimista, acho que não), não tem problema, pois, daqui a quatro anos tem outra Copa... E quatro anos depois terá outra, porque, brasileiros vivem neste moto-contínuo de se valer que somos o País do futebol. O que não somos e nunca seremos tão cedo, é o País da educação, da saúde, da segurança, da igualdade social e de gêneros, pois, continuamos nesta total “Desordem em Progresso, sem pé e nem cabeça.

É como diz uma dos meus aforismos:
 
“No Brasil, se um canibal usar garfo e faca, alguns acreditarão que isso é progresso!” 
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

domingo, 20 de maio de 2018

“Sir. Winston Churchill — Vilão ou Líder?”



Sendo um historiador, sempre me questionei se Sir. Winston Leonard Spencer-Churchill (30 de novembro de 1874 - 24 de janeiro de 1965), teria sido um vilão ou um líder da nossa História? - pois, até no Reino Unido, se discute isso até hoje, depois de tantos anos após sua morte.

O contraditório e ponto positivo de Churchill, foi ele ter sido votado como o maior britânico de todos os tempos, em uma enquete feita pela BBC - British Broadcasting Corporatio, no ano de (2002). Mas, agora alguns setores no Reino Unido da (geração Brexit), estão querendo fazer uma revisão histórica sobre o primeiro-ministro inglês, que liderou o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Os opositores Churchill, alegam que foi a propaganda imperialista britânica, que criou o mito de que ele teria sido o principal combatente do fascismo. A verdade (para os opositores de Winston Churchill), entretanto, é que ele foi um fervoroso racista, anticomunista, reacionário e com consideráveis simpatias pelo fascismo. Sua principal preocupação era a defesa do suposto Império britânico.  Tais circunstâncias forçaram-no a alinhar-se, de maneira dissimulada e sem entusiasmo, com os soviéticos, na guerra contra a Alemanha Nazista, O único país na frente ocidental que lutava contra o fascismo era a extinta União Soviética, que fez a contribuição mais significativa na derrota da Alemanha de Hitler (20 de abril de 1889 - 30 de abril de 1945). 

É reconhecido historicamente, que Winston Churchill, nunca escondeu sua crença na supremacia branca e considerava os indianos uma raça inferior. Ele também defendeu o uso de gás venenoso/mostarda, contra curdos, afegãos, tribos não civilizadas e tropas otomanas. Os seus defensores dizem que ele mandava as suas tropas utilizarem gás lacrimogênio e, não a este gás fortemente letal.

A Áustria, país onde nasceu Adolf Hitler, sente vergonha deste filho nada digno. Agora, como Hitler, muitos da geração de Winston Churchill, consideram que ele também tinha visões antissemitas, deixando de admirar o velho Ministro da Rainha, por conta de graves atitudes destemperadas de Churchill, durante a Segunda Guerra Mundial.

O certo, é que Winston Churchill, foi vital para manter o moral elevado das tropas, durante os combates, levando à vitória o país no confronto com os nazistas. Desta maneira, muitos historiadores argumentam, que Churchill não deveria ser julgado pelos padrões de hoje e que, apesar de suas falhas, ele era um grande homem. 

No entanto, as controvérsias sobre o seu legado continuam. As críticas mais recentes vieram do Partido Trabalhista, que consideram Winston Churchill um vilão, por enviar soldados para reprimir um protesto de mineiros no País de Gales, em (1910). Na época, Churchill ainda era Ministro do Interior.

Membros nacionalistas do Parlamento da Escócia, afirmam categoricamente, que Churchill era um assassino em massa, um supremacista branco e acusam Winston Churchill de ser responsável por piorar os efeitos de uma grande fome, que matou cerca de três milhões de pessoas na província de Bengala, na Índia, quando o território ainda era colônia britânica, nos anos (1940). Hoje, o território da Bengala está dividido entre Índia e Bangladesh. Esta grande fome de (1943) em Bengala ocorreu após o fracasso das safras de arroz (por causa de uma inundação) e por japoneses invadirem Burma, que também era colônia britânica, o que travou no meio do caminho, o transporte de arroz para a Índia.

De acordo com a autora do livro: “A Guerra Secreta de Churchill”, Madhusree Mukerjee (12 de julho de 1961), o primeiro-ministro se recusou a atender aos pedidos da Índia por trigo e continuou a insistir, para que a colônia fornecesse arroz e combustível para o esforço de guerra.

“Eu odeio indianos, são pessoas horríveis... Com uma religião horrível”. Disse Churchill, ao jornalista e Secretário de Estado na Índia, o conservador britânico (nascido em: Gorakhpur, Índia), Leopold Amery (22 de novembro de 1873 - 16 de setembro de 1955), que sempre o acompanhava. O líder inglês chegou a culpar os indianos pela fome, dizendo que: “Indianos se reproduzem como coelhos!” 

Com uma carreira de quase 70 anos, Winston Churchill teve vários momentos de controvérsia. Chamava os brancos de: “raça forte e raça de alto nível”. Mas, de acordo com o escritor Richard Toye (1° de julho de 1973), autor do livro: “O Império de Churchill”, isso não significa dizer, que Churchill necessariamente achava certo tratar pessoas não brancas de maneira desumana, assim, como fazia Adolf Hitler. Toye afirma em seu livro, que Winston Churchill, de fato foi a favor de usar uma arma química (gás mostarda), principalmente contra as tropas otomanas, durante a Primeira Guerra Mundial, mas, esta era uma época, em que outras nações também estavam usando este tipo de gás. A questão é, que no meu ponto de vista, um erro não justifica o outro, pois, por si só, uma guerra já é um grande erro.

Churchill também foi criticado por ter usado mão de ferro, para lidar com separatistas irlandeses e mineiros galeses no início do século. Seu papel na repressão aos protestos dos mineiros no País de Gales, em (1910), no episódio conhecido como os Distúrbios de Tonypandy, resultou em uma morte e cerca de 500 feridos, marcando sua carreira para sempre, ao ponto de ser visto, depois deste conflito sindical, como alguém que nutria aversão aos sindicatos. 

“Já passou da hora de um debate não apenas sobre Winston Churchill, mas, sobre o Império Britânico”. Escreveu Owen Jones (8 de agosto de 1984), jovem colunista do jornal britânico The Guardian. Disse ainda: “Nós nunca nos entenderemos, muito menos o mundo, ou seremos capazes de ter uma discussão aberta sobre política externa britânica ou racismo, se não fizermos isso”.

Mas, os apelos pela revisão da história de uma figura tão imponente estão enfrentando oposição. “Se não fosse por Winston Churchill, eu não estaria vivo. E isso não é uma declaração romanceada. Apesar do fato do primeiro-ministro dos tempos de guerra ter sido um supremacista branco, suas qualidades superam muito seus defeitos”. Escreveu o político do Partido Conservador: Daniel Finkelstein (30 de agosto de 1962), no jornal The Times.

Político do mesmo partido de Winston Churchill, o conservador britânico James Cleverly (4 de setembro de 1969), também criticou o que chamou de tentativas de sujar a reputação de Churchill, olhando para ele através das lentes da sociedade atual. “A ideia de que podemos julgar a linguagem das pessoas que cresceram na era eduardiana, pelos padrões de hoje é completamente ridícula”. Disse Cleverly, no Parlamento Britânico, diante de seus pares.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

domingo, 1 de abril de 2018

“Os Opostos Se Atraem — Mao Tsé-Tung & Mahatma Gandhi”



Dizem que os opostos se atraem, mas, nem sempre acontece dessa maneira. Hoje aqui no ®DOUG BLOG, apresento dois nomes da História, cada um seguindo seus ideais. 

Em uma ponta da corda, Mao Tsé-Tung ou Máo Zédōng, em chinês: [毛澤東] (26 de dezembro de 1893 - 9 de setembro de 1976), que foi o fundador da República Popular da China e, um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século XX. 
 
Mao Tsé-Tung, governou em regime ditatorial (com mãos de ferro), a China, entre (1949 e 1976), ano da sua morte. Foi um líder do comunismo chinês, ainda mais fechada e autoritária, que esta China que conhecemos hoje. Com seus posicionamentos ultra-radicais, estimasse que Mao tenha mandado matar tanta gente, quanto o imperador mongol Gêngis Khan (23 de setembro de 1162 - 18 de agosto de 1227): cerca de 40 milhões de pessoas.

Na outra ponta da corda, um homem que morreu tentando libertar a Índia dos vícios do domínio da coroa britânica: Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como: Mahatma Gandhi (2 de outubro de 1869 - 30 de janeiro de 1948), um advogado nacionalista (especialista em ética política indiana), que dedicou sua vida ao ativismo em defesa do seu povo, sendo um dos principais líderes anticolonialistas de seu país. Para Gandhi, qualquer ação proposta, era sempre na base da ponderação. Já para líderes políticos como Vladimir Ilyich Ulianov - Lenin (22 de abril de 1870 - 21 de janeiro de 1924); Josef Stalin (18 de dezembro de 1878 - 5 de março de 1953) e Mao Tsé-tung, o confronto popular, se fazia necessário em busca da liberdade. Lenin, chegou até a proferir a seguinte frase: “A paz: uma trégua para a guerra!”
 
Mas, nem Gandhi e muito menos Mao Tsé-Tung, podem ser tratados como intocáveis diante do ideal do socialismo, pois, ambos vieram de famílias abastadas.

Gandhi nasceu e foi criado em uma rica família hindu, no litoral de Guzerate - Oeste da Índia, tendo se formado em direito no Inner Temple - Londres, assim, era conhecedor do modelo político inglês.

Gandhi sempre empregou resistência não violenta. A primeira vez, que se viu em desobediência civil, foi em outra pátria, na África do Sul, onde Mahatma Gandhi atuou como advogado expatriado, lutando pelos direitos civis, em Johannesburgo (1907), combatendo a ordem civil imposta desde (1893), pela Inglaterra, fato contumaz aos britânicos, que já haviam deixado dois países divididos anteriormente: Índia e Paquistão.

Porém,  Mahatma Gandhi acabou sendo assassinado em (1948), em Nova Delhi - Índia, sem atingir os seus ideais pacifistas.

Várias fotos de Gandhi, mostram o líder da luta pela independência da Índia, já no fim da sua vida (qual passou fazendo greves de fome), na dura tentativa de pressionar as autoridades, no reconhecimento das suas reivindicações populares (sempre de maneira pacifica). Mas, no auge dos seus 37 anos, quando ainda era um jovem advogado, trajava ternos de bom corte, usava um vultoso bigode negro, mostrando um tipo bem diferente do idoso franzino, careca, de óculos e utilizando uma bata (que ele mesmo tecia, num gesto de independência) e que se tornou sua imagem característica.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (inicialmente amarelo e depois azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960); já “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foi criada em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.