㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ®DOUG BLOG! | ©2026 | Jornalista Douglas Melo | ®ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

Mostrando postagens com marcador Amigos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Amigos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

“Viajar! Perder Países!”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, a partir de hoje (31 de outubro), em meio às “travessuras e gostosuras do Halloween”, estarei tirando férias bem merecidas... Vou “Viajar! Perder países!” - Voltarei ao “blog” no final de novembro, mas, fiquem à vontade para deixar seus comentários, aos quais, como sempre, responderei com prazer. Até breve!

VIAJAR! PERDER PAÍSES!

“Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
“Viajar! Perder países!” - (1932), é um poema ortônimo, ou seja, escrito pelo próprio “Fernando António Nogueira Pessoa” (13 de junho de 1888 – 30 de novembro de 1935), que utilizou vários heterônimos na sua escrita, cada um com visão de Mundo e características próprias: “Alberto Caeiro”, “Álvaro de Campos”, “Ricardo Reis” e “Bernardo Soares”, são os heterônimos mais conhecidos deste ilustre escritor lisboeta.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* Tirinha de Halloween: “Donald John Trump” (14 de junho de 1946), 45º e 47° Presidente dos “EUA”, filiado ao Partido Republicano.


🎃 Halloween na Casa Branca 🎃
💬  Só Tenho balas de revólver!

sábado, 21 de novembro de 2020

“Amigos de Fé e de Blog!”



O “Vinte Vinte” está quase acabando... Mas, que ano é este, meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG? - parece que vivemos num “hiato sem fim”. Temos tantas coisas para fazer e tão pouco está sendo realizado.
   
De uma hora para outra, fomos acuados (e muitos foram abatidos), por um inimigo virótico, invisível e letal. E aqui na “República das Bananas”, permanecemos esquecidos literalmente (“no escuro”), pelo poder público, que nada faz além de falar (e muitas vezes), falam “nada com coisa nenhuma”, repetindo dia após dia, um amontoado de palavras vazias, quais não retiram a população do aperto, da falência social. Muitos estão desempregados e doentes... “Quebrados e alquebrados”.
   
O pior, é ainda ter de conviver, com violências de todos os tipos: feminicídio¹, intolerância racial e sexual, descaso com nossos idosos, pedofilia contra nossas crianças, além, das “baboseiras urdidas nas Redes Sociais”, etc...
   
“Queremos uma luz”, pois, o Mundo que vivemos “até ontem”, não existe mais. Por isso, eu digo aos amigos e amigas (que ainda resistem bravamente), que espero poder em breve, caminhar junto com todos vocês outra vez, nas “galerias de arte da vida”, sem medos, sem máscaras e quem sabe, infiramos de fato, que amizade é bem mais que um substantivo feminino.
   
Amizade deve ser um sentimento de forte afeição e apreço verdadeiro entre as pessoas, independente de etnia, sexo (gênero), raça, credo, idade, condição social, cultural e financeira.
   
Como diz na canção “Amigo - Roberto Carlos Braga” (19 de abril de 1941), saber ser amigo de fé, irmão, camarada, é não deixar esta amizade morrer nem da “COVID-19”. Ou seja, amizade é algo que o poeta “Mário de Miranda Quintana” (30 de julho de 1906 - 5 de maio de 1994) definiu muito bem: “A amizade é um amor que nunca morre!” 
   
Então, se quem é vivo sempre aparece... Eu apareço sempre aqui no ®DOUG BLOG, para acarinhar meus amigos, leitores e seguidores.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Feminicídio (misoginia - ódio ou aversão às mulheres), é um tipo de crime covarde, baseado no gênero, causando o assassinato de mulheres, geralmente ocorrido da violência doméstica.




“Amigo” (1977)

♫Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas.

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho.

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas.

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo...
Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo...
Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo...
Não preciso nem dizer.
Tudo isso que eu lhe digo...♫

domingo, 12 de abril de 2020

“Domingo de Páscoa — Ressurreição de Nós Todos, em Tempos de Quarentena!”

Meus amigos e amigas do  ®DOUG BLOG, olhem que bela paisagem do meu “Rio de Janeiro”. Será que você é um dos amigos que estão nas janelas do “Condomínio ®DOUG BLOG”, neste domingo de Páscoa? - onde ainda estamos todos em quarentena, dentro de nossos lares, ou você é um dos amigos recém-chegados, (que estão no caminhão de mudança), em direção ao novo lar? O que importa, é que no ®DOUG BLOG todos sempre são bem-vindos!
   
Será que após esta pandemia, nossas vidas serão melhores, ou sentiremos saudades do passado, onde éramos felizes e não sabíamos?
   
Passei estes dias postando ditados populares (e como prometido, irei continuar postando). E uma expressão muito conhecida é: “Quem vive de passado é museu!” - que nos revela, que: quem está sempre recordando tempos idos, é um tolo, pois, o que passou, passou. Mas, será mesmo que passou? Devemos viver neste paradoxo “Vinte Vinte epidêmico”, fazendo de conta que está tudo bem? Não, ninguém é feliz assim, nem os mais alienados podem ser.
   
Este momento em que todos vivemos, nem sabemos como denominar na realidade? Mas, mesmo assim, muitos gostam de ficar dentro de casa, em suas supostas “Zonas de Conforto” (que nem existem), pois, como pode existir segurança, se sequer conseguimos planejar os próximos dez minutos adiante? Imagine então, planejar o futuro? Até porque, os problemas do futuro do Mundo, nós sempre protelamos e delegamos aos outros. Problemas são coisas chatas, nunca nos dizem respeito, fazem parte do nosso “eu futuro”... Então, deixemos que “ele/ela” resolva tudo para nós. Mas, “ele/ela” quem cara-pálida? Se “ele/ela”, é só uma projeção tua de “si mesmo”.  
   
Responda este breve questionário, sobre a “Teoria do Si Mesmo”:¹

a) Você tem um bom emprego ou uma boa aposentadoria? 
b) Você consegue trocar de carro todos os anos, mantendo seus impostos e o seguro em dia?
c) Você fez um bom casamento, com direito a casa própria e filhos? 
d) Você já viajou várias vezes em seu país e para o exterior?
e) Você tem uma boa previdência privada, que irá lhe garantir sossego na velhice?
f) Você já fez análise? 

A questão aqui, não é saber sobre conquistas de bens materiais e sentimentais. A questão, é saber se você realizou seus sonhos projetados? Então, das 6 perguntas, deixemos a (f) de lado. Assim, de (a) ao (e), quantas vezes você respondeu sim? Se uma ou nenhuma, aí está a prova, de que todos fazemos planos futuros, mas, poucos de nós realizamos eles. Tem uma frase minha que diz:

“E o que é o futuro, senão um passado sem uso?”

Mas, o Mundo não chegou a este “degrau quebrado e sem corrimão”, por simples obra do acaso. Chegamos neste caos atual, justamente por deixarmos tudo para depois, para o nosso “eu futuro” resolver. Aqui estamos todos nós dentro de casa, “por livre e espontânea quarentena”. Porém, é preciso mesmo que fiquemos todos quietinhos em casa, só “colocando o nariz para fora da porta” (e de máscara), aqueles que precisam trabalhar nos serviços fundamentais, mantendo o bom andamento social... O restante de nós, sempre dentro de casa, até que toda esta pandemia desarvore. 
   
Algumas pessoas acreditam, que devemos conhecer Deus, principalmente no momento de dor (como o atual que passamos), Mas, quem afirma isso, não quer que acreditemos em Deus, nem na dor e nem no amor, pois, quem passa tal mensagem, exerce uma tola pretensão, de que acreditemos na opinião dela, sobre como devemos amar Deus. Eu sou um homem favorável ao Estado Laico de Direito, onde todos possam professar suas crenças livremente, sem distinção. Mas, minha raiz é “Católica Apostólica Romana” (religião repleta de acertos e erros), pois, religiões são administradas por seres humanos, todos sempre passíveis aos acertamentos e imperfeições. 
   
Sou “Católico”, pois, aprendi desde pequeno, este convívio familiar religioso com minha vó Lourdes e com minha mãe Neuza. E a família é o principal ponto de apoio em nossas vidas. Mas, não importa se é família de sangue ou do coração, família sempre será nossa base sólida, Como bem disse minha saudosa “vó Lourdes”: “A família é a nossa raiz. E uma árvore sem raiz não para de pé!” 
    
Assim, mesmo que nossos projetos e sonhos sejam cortados no caule, deixando só o cotoco do tronco à mostra, quando Deus tem um propósito em nossas vidas, nós continuamos dando frutos.
   
Nunca devemos esmorecer, nunca devemos desistir, sempre devemos acreditar que conseguiremos vencer, principalmente agora, neste momento em que o Mundo todo, encontra-se metade com medo e metade enfermo. Mas, isso não significa dizer, que você tenha de encontrar uma “fórmula mágica” para aumentar tua fé em Deus, pois, onde estava tua fé, quando julgava estar tudo bem em tua vida? Se você sempre teve fé em Deus, mantenha-se perseverante. Agora, se tua fé apareceu por desespero, por oportunismo da fase distópica que vivemos, esqueça, não existe fé verdadeira embasada em barganhas.
     
Eu me considero alguém próximo de Deus... E é justamente por isso, que não deixo que nada faça minha fé se tonar tépida. Pratico “Páscoa e Natal” o ano todo, porque, sei reconhecer que Deus tem compaixão princialmente pelos minoritários, mas, ama todos os seus filhos (sem avultar quem quer que seja) e quando a vida nos golpeia, não é porque Deus nos abandonou.
    
Quando tive minhas perdas das pessoas amadas (momento que qualquer um de nós cai em agonia), esta passagem de “Mateus: (27:46”), sempre vinha em minha cabeça: “Eloí, Eloí, Lamá Sabactâni?”²

💬 “Senhor, nos caminhos mais difíceis, eu não vi tua presença... Por que me deixaste só?”
Jesus respondeu:
💬 “Quando no caminho, tu só enxergou duas pegadas, os passos eram só meus, jamais te abandonei... Nos teus momentos mais difíceis de dor, nos meus braços te carreguei!”
 
Esta Páscoa com certeza será diferente de todas as outras do passado e, até das Páscoas futuras, devido ao momento surreal que todos nós enfrentamos. A única viagem que realizamos neste feriado da “Semana Santa”, foi do quarto para sala, da sala para a cozinha, da cozinha para o banheiro e depois para o quarto outra vez. 
   
Mas, não estamos sozinhos, em breve, todos nós também “ressuscitaremos” para uma nova vida e, espero que em uma sociedade mais agregada, menos capitalista e demagoga. Que nesta nova sociedade, surjam nações realmente unidas, trazidas à tona (das cinzas da “COVID-19”), povos que não se utilizem de Deus (ou de qualquer outro credo), como “moeda de troca”. Pessoas de bem, que respeitem o direito de professar sua fé, ou de duvidar, no agnosticismo ateístico³, pois, em um Mundo novo, não caberão mais “guerras santas”.
   
Para finalizar, eu digo que, mais uma vez o ®DOUG BLOG está aqui (hoje), neste domingo de Páscoa, homenageando os amigos, leitores e seguidores, numa “reunião de condomínio”, que diferente das demais, é bem divertida.

BOM DOMINGO DE PÁSCOA PARA TODOS!!!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* “Garfield” (1978), personagem do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945), dançando “Hula-Hula”, movimento corporal tradicional havaiano, que interpretam o canto poético conhecido por: Meleuma tradição passada de geração a geração, que remonta do período histórico matriarcal.Arte animada inicial da postagem ®DOUG BLOG.

¹ “Si Mesmo”, é uma teoria (que serviu de Tese - 1892), para: “William James” (11 de janeiro de 1842 - 26 de agosto de 1910), um dos pais da psicologia, que distingue a diferença clássica, entre o “eu”, como a instância interna conhecedora, e o “si mesmo”, como o conhecimento que o indivíduo tem sobre ele mesmo.

² Existe um erro crasso no contexto bíblico, no momento quando “Jesus” disse em aramaico: “Eloí, Eloí, Lamá Sabactâni?” (“Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?”) - e muitos religiosos e estudiosos, relatam de modo errôneo, sendo: “Eli, Eli, Lamá Sabactâni?” - Mas, dito desta forma, fica conotado que “Jesus” chamava por: “Elias” e não por Deus. “Elias”, foi um profeta de Deus, que viveu em “Israel”, no tempo do “rei Acabe ou Acab” [אחאב] - (calcula-se suas datas de nascimento e morte, entre: 873 a.C - 852 a.C.) - A Bíblia não revela nada sobre a vida pessoal e familiar do profeta “Elias”, sabemos apenas que ele era um tisbita e que morava em “Gileade”. Em Gênesis (31:21), “Gileade” é citado como: “Monte de Testemunho ou Monte de Testemunha”, uma região montanhosa a leste do “Rio Jordão”, situado no “Reino da Jordânia”, País do Médio Oriente”.

³ “Ateísmo Agnóstico”, também chamado de “Agnosticismo Ateístico”, é uma posição filosófica que engloba Ateus e o Agnósticos. “Ateus”, são descrentes na existência de Deus ou qualquer divindade; já alguns “Agnósticos”, podem ser teístas, acreditando que há um Deus, mas, que não se sentem seguros em afirmar, pois, acham também que pode ser uma fábula.


terça-feira, 17 de dezembro de 2019

“Pano de Fundo de Natal”

A palavra PRESENTE significa: “Aquele que presencia ou assiste a um evento; aquele que se encontra ou está à vista em determinado lugar”.
    
Pois bem, aqui está minha árvore de Natal com os meus amigos, leitores e seguidores, que mais comentaram minhas postagens no ®DOUG BLOG em (2019). Gente que se fez PRESENTE e que agora, são os verdadeiros PRESENTES de Natal, em mais este ano que finda.
    
Mas, olhem bem direitinho, antes de achar que o “Bom Velhinho” lhe esqueceu, pois, se você foi um “bom menino/menina”, nunca será esquecido. Agora, se passou o ano sendo birrento(a), não adianta agora vir de “resenha”, dizendo: UÉ, CADÊ EU??? “Ho! Ho! Ho!”


quarta-feira, 17 de julho de 2019

“Amizade é Um Amor Que Nunca Morre!”



Como bem disse o grande poeta “passarinheiro” gaúcho: Mário de Miranda Quintana (30 de julho de 1906 - 5 de maio de 1994): “Amizade é um amor que nunca morre!” 

Aqui nesta minha Postagem Especial, venho homenagear os meus novos amigos (que mesmo sendo virtuais), estão interagido comigo, com espetacular sentimento de admiração ao meu trabalho, aqui no ®DOUG BLOG. 
   
Por assim ser, coloco estes novos amigos, nesta minha galeria de artes do lado esquerdo do peito
   
Saudações a todos amigos e amigas do ®DOUG BLOG! 



sábado, 13 de julho de 2019

“Amigos ®DOUG BLOG”

Nesta postagem do ®DOUG BLOG vou homenagear alguns amigos de blogosfera, pois, não existe esta coisa de amigos reais ou virtuais, até porque, não existe também um universo paralelo para que tais amizades estejam e aconteçam. Assim sendo, os amigos da Web, são amigos SIM, nós só não convivemos com eles pessoalmente. 
   
Se nos perguntarmos como e quando começam as boas amizades da vida, as respostas com certeza serão as mais variadas possíveis, pois, amigos são escolhas pessoais, criadas dentro das relações afetivas entre os indivíduos (geralmente fora do ambiente familiar). É como eu sempre digo: “Parentes nascem na família, amigos podemos escolher!” 
   
As amizades necessitam da disponibilidade das pessoas envolvidas se relacionarem com sentimento de amor, afeto, carinho, lealdade, proteção, respeito, admiração, etc..., que são bases fundamentais da construção sólida do sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas, que só se manterá vivo, se houver reciprocidade de afeto, de ajuda mútua, de compreensão e confiança desinteressada destes mesmos sentimentos.

 Frases por ordem alfabética:
   
Adalberto Nicolau do Carmo - “Beto”
(14 de setembro de 1970)

“Amizade são mãos dadas, passos lado a lado,
 ombro de amparo, sentimento doado...”
°°°
Fernanda Páscoa - “Fê”
(6 de abril de 1957
 )

Só escrevo, o que o meu coração dita!
°°°
Graça Pires
(22 de novembro de 1946 )

Ao longo da vida houve coisas que nunca 
te contei. Não por acanhamento. Não por vergonha. 
Mas por saber que, no teu íntimo, as conhecias bem...
°°°
Ivone Henriques Sato
 (1° de março de 1949)

“A vida sempre nos dá e tira quando for preciso 
para nos ensinar a sermos felizes com o que temos 
e aprendermos a agradecer, sempre agradecendo estou, 
eis a escolha constante!”
°°°
Larissa Pereira dos Santos
(11 de junho de 1990)

Eu me considero uma bonequinha dentro 
de uma caixinha, nas mãos de Deus!
°°°
Lúcia M. B.
(7 de abril de 1965)

Sou romântica. Do tipo que acredita, 
mesmo depois de já ter aprendido a duvidar. 
Porque também sou desconfiada e talvez seja aí que 
mora o meu equilíbrio estranho, eu sinto muito, mas 
nem sempre entrego fácil!
°°°
Maria Emília Borges Teixeira
(11 de setembro de 1964)

Quando duas solidões se abraçam, o
pássaro da liberdade levanta as asas
!
°°°
Maria da Graça P. Ladeira - “Gracinha” 
(19 de fevereiro de 1957)

“Palavras amigas que nos confortam, 
mesmo simples e à distância provocam aquela 
sensação única e nos dizem: ‘estou aqui!’” 
°°°
Maria Valdelice Nunes dos Santos
(9 de julho de 1977
)

Carnaval, festas juninas, Natal, Réveillon... 
As quatro festas do ano, diria minha mãe. 
Já não são mais quatro festas no ano, o calendário 
 renova todos os dias para celebrar vidas vazias!
°°°
Pedro Coimbra
(27 de junho 1964)

“A idade aumenta e a tolerância 
para o disparate diminui!”
°°°
Rejane Tazza - Chica
(27 de novembro de 1949)

“Não quero ter a vida esticada, 
só pra dizer que vivo!”
°°°
Ruy Barbosa de Oliveira - “Barbosa Polymathēs”
(5 de novembro de 1946)

Os erros não produzem coragem, pelo contrário, 
elevam o nível do medo de errar outra vez!
°°°
Teresa Sampaio Dias
(12 de setembro de 1952)

...Sou mãe e avó e sem quaisquer dúvidas 
afirmo que nasci e morrerei na família certa. 
E mesmo que pudesse não escolheria outra!
°°°
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Arte na moldura das frases dos amigos ®DOUG BLOG, baseada na personagem do cartunista argentino: Quino (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020): Mafalda (1964).
 
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* Turma da Mônica, criação do cartunista brasileiro: Mauricio de Sousa (27 de outubro de 1935).



quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

“Gentalha... Gentalha... Gentalha!”

Acho que todo mundo já assistiu na TV, na série mexicana, estilo sitcom: “Chaves”, a celebre frase da Dona Florinda, quando ela diz ao seu filho Quico: “Tesouro, não se misture com essa gentalha!” - para que assim, ele fique longe do Seu Madruga, da Chiquinha e do Chaves, principalmente.

Eu sempre respeitei todas as pessoas e, sempre achei que as mais simples (que residem nas roças principalmente), seriam as mais cordiais. Porém, as coisas não acontecem bem assim, pois, existe “gentalha” fora do sitcom Chaves”, até nos confins do Mundo.

Particularmente, gosto de gente que acorda de bom humor, que caminha sozinho e consegue rir de si mesmo, lembrando das bobagens da vida. Eu gosto de gente positiva e verdadeira, aquele tipo de gente, que não urde um sentimento e que de tão boa, chega a transbordar alegria. Sim, eu gosto de gente engraçada, que sorri por conta de nada, gente que solta muitas gargalhadas, diante das situações mais inusitadas da vida. Gente que “se faz de boba para viver” entre os que se acham muito espertos.

Gosto de gente simples, que anda de bicicleta (mesmo que eu não saiba andar de bicicleta para acompanhar). Gosto de gente que toma café sem parar e, que se diverte tomando sorvete até se lambuzar. Gosto de gente decente, que fala o que pensa, gosto de gente alegre, que não tá nem aí para a tristeza, mas, que sabe chorar quando necessário.

Gosto de gente educada, que pede licença, que diz: Bom dia! Muito obrigado! Com licença! e Por favor! - gosto de gente que se aventura por ai e não tem medo de quase nada, gente ousada, intrépida e intensa, que sabe o que quer. Gosto de gente que ama, que tropeça, mas, gosto principalmente de gente que: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Gosto de gente que sempre me olha nos olhos, gente que guarda no coração só sinceridade. Gosto de gente humilde que reconhece os erros, na busca infinda dos seus acertos. Gosto de gente que me faz dançar sem música, que me faz sentir bem quando eu estou triste e que segura as minhas mãos, quando percebe meus medos.

Gosto de gente que sente um pouco de ciúmes, que nunca emburra, mas, que quando isso acontece, desfaz o bico ao receber um cafuné. Eu gosto de gente simples, que se dispersa vendo aonde as formigas vão carregando algumas folhas (quais, servirão de alimento para elas mais tarde). Gosto de gente que gosta de gente, que tropeça e sai correndo, fingindo que estava simulando uma queda. Gosto de gente meio estranha, que olha os dois lados de uma rua de mão única, na hora de atravessar, pois, é como dizem: “Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém!” e “Seguro morreu de velho!” - gosto de gente sem frescuras, de cabelos arrepiados, que vive com cara de sono, gente fina de sorriso largo e franco, com um coração de mãe, onde sempre cabe mais um.

Eu simplesmente gosto de gente. Mas, aprendi duramente, que nem sempre essas “pessoas especiais”, simplórias (aquelas, dos idos tempos da vovó), ainda existam, porque, hoje em dia, até nas roças, algumas pessoas sem noção estão polarizadas. Gente que polui as águas claras da localidade, tornando tudo em um “rio preto”, pois, a arrogância anda de carro velho, transita por uma estrada de terra de três quilômetros e ainda precisa passar por uma pinguela de madeira bem perigosa e “mata-burro”

Esta “gentalha” que está além da pinguela, não sabe brincar, faz tudo de caso pensado, para humilhar, igual a Dona Florinda - do Chaves”, pois, ao invés de uma bola, são capazes de nos dar uma melancia para cabecear.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “El Chavo del Ocho - Chaves no Brasil”, seriado/sitcom da televisão mexicana dos anos (1970), criado, roteirizado, dirigido e estrelado pelo mexicano: Roberto Gómez Bolaños - Chespirito (21 de fevereiro de 1929 - 28 de novembro de 2014). Os moradores da vila são: Seu Madruga, Dona Neves e Chiquinha (casa 72); Dona Clotilde - apelidada de: Bruxa do 71, devido sua aparência e o número de sua residência (casa 71); Dona Florinda e seu filho Quico (casa 14); Glória e sua sobrinha Paty (casa 24) e posteriormente, o carteiro Jaiminho e Dona Edwiges - apelidada de: Louca da Escadaria.

* Garfield e Odie (1978), criações do cartunista americano: Jim Davis (28 de julho de 1945).




Os comentários desta postagem estão desativados,
comente na postagem mais recente. -
 Obrigado!

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (inicialmente amarelo e depois azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960); já “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foi criada em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.