㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

domingo, 5 de abril de 2020

“Ditados Populares — Parte 1”



Vamos desopilar um pouco nossas mentes deste triste momento pandêmico, qual estamos vivendo e assim, tentar de alguma maneira, fazer o nosso “Cristo interior” parar de chorar “lágrimas oceânicas”, em pleno “Domingo de Ramos”, devido aos inúmeros casos e óbitos do “Novo Coronavírus”, espalhados pelo Mundo. Justo esta data que comemora a entrada triunfal de “Jesus em Jerusalém”, ali, ele bem no meio do povo, fato que hoje ninguém consegue, devido ao Mundo estar de quarentena horizontal (ou seja, todos em casa por opção, sem que haja a necessidade do toque de recolher).

Por ser um grande colecionador de frases (muitas inclusive de minha autoria), vou hoje neste seguimento mais democrático e descontraído, começar a apresentar no ®DOUG BLOG, uma série de ditados populares, quais fazem parte de uma longa pesquisa que fiz.

Diferentemente de frases e aforismos, os ditados populares são recorrentes do inconsciente coletivo (não há autores registrados). Ou seja, são anônimos, e contribuem para a manutenção do folclore, espalhando o que foi coletado, sendo repetidos de forma divertida e passados ​​de pai para filho, disseminando rapidamente esta máxima originária do latim para todos os cantos do país e até do Mundo: “Vox populi vox Dei est! - A voz do povo é a voz de Deus!”.


1- “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Este ditado muitas vezes só serve para os ímpios, pois, está errado. O ditado correto é: “Mais vale a quem Deus ajuda, do que a quem cedo madruga”. Até porque, de nada adiantará acordar bem cedo, para batalhar “o pão nosso de cada dia”, se não houver uma benção Divina. Ainda em tempo: este ditado, nada tem a ver também com o “Seu Madruga, do Chaves”, pois, no “México”, País de origem da série televisiva “El Chavo del Ocho”, o nome deste personagem, que foi interpretado por: “Ramón Antonio Estebán Gómez de Valdés y Castillo” (2 de setembro de 1923 — 9 de agosto de 1988), é: “Don Ramón”.

2- Seguindo os passos da fé, outro ditado muito conhecido é: “Dai a César o que é de César¹ - este é o começo de uma frase atribuída a “Jesus Cristo”¹ (nos evangelhos sinóticos - “Mateus”¹ 22:21), onde se lê: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. - (em grego: Ἀπόδοτε οὖν τὰ Καίσαρος Καίσαρι καὶ τὰ τοῦ Θεοῦ τῷ Θεῷ) e significa: Dê a Deus o seu amor e, o dinheiro para pagar os seus tributos (contas e impostos).


3- E quando não se tem fé? Aí, “é assim que a banda toca”: “Mente vazia, oficina do diabo”. Este é um dos ditados mais repetidos e que significa, que pessoas que ficam muito tempo ociosas, tendem aos pensamentos negativos e a tristeza. Pode ser dito também desta maneira: “Cabeça vazia, seara do demônio”.

4- “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”. Outra expressão muito utilizada no Brasil inteiro. Este dito popular, refere-se a persistência para se alcançar uma meta, com muita resiliência (palavra que devido à “COVID-19”, entrou na moda).

5- “Para bom entendedor, meia palavra basta”. Este ditado popular revela que um discurso enfadonho não é necessário quando se tenta transmitir o que se quer dizer em um contexto geral. Normalmente, o uso deste ditado popular indica que há alguma moral da história nas entrelinhas. O ditado, que também pode ser dito desta forma: “Uma palavra para o sábio é o suficiente”, significa que um discurso longo muitas vezes não é necessário para transmitir uma mensagem de “expertise”. A expressão Para bom entendedor, meia palavra basta”, significa uma maneira de abordar um assunto diretamente, usando palavras sem paliativos e subterfúgios, tornando o receptor também é um sujeito ativo no processo de comunicação.

6- “Engolir sapo”. O significado desta expressão, é ter que aguentar uma monte de desavenças sem replicar. Ou ter que escutar um monte de desaforos vindos de alguém e se manter calado. Por exemplo: uma ordem vinda de um patrão ignorante (de maneira ríspida) e que não é retrucado, para não se perder o emprego. Este ditado se aplica muito bem também, ao que os políticos sempre dizem para o povo... E por engolirmos tantos sapos vindo deles, nossos estômagos já parecem brejos!

7- “De grão em grão, a galinha enche o papo”. Aqui, a ideia deste ditado é simples. Significa dizer que, de pouco em pouco, é possível alcançar um objetivo traçado como meta de maneira satisfatória.

8- “Filho de peixe, peixinho é”. Quase todos os filhos, acreditam piamente que seus pais são heróis. E por assim ser, costumam seguir perfis comportamentais deles. Este ditado refere-se exatamente ao valor afetivo paterno/materno, onde seguimos os mesmos passos daqueles que admiramos e amamos, sempre como bons exemplos de vida. 

9- “Cada macaco no seu galho”. Esta expressão é utilizada quando o interlocutor quer transmitir a mensagem, que cada um deve se preocupar somente com aquilo que lhe diz respeito. Em suma, não seja enxerido, fofoqueiro. O desejo aqui, é que cada um cuide da sua própria vida. 

10- “Cão Que Ladra Não Morde” ou “Cão Que Muito Ladra Não Morde”. Este ditado está relacionado a ameaças evasivas. Ou seja, significa dizer que, quando alguém geralmente faz uma ameça, no final, não cumprirá aquilo que disse, se acovardando. E ainda bem que se dá desta maneira. Nada a ver ficar ameaçando os outros! 

11- “Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha”. Esta expressão é muito comum e, é ironicamente dita, quando alguém quer ser ouvido, mas, sente-se preterido de ser escutado, porque, a outra pessoa que está falando (em um fôlego só), dentro da conversa, não deixa mais ninguém falar, querendo ser somente ele/ela, o centro das atenções. 

12- “À noite todos os gatos são pardos”. De acordo com estudos científicos, os gatos não veem o Mundo da mesma forma que a gente. Nossos “pets” não têm a capacidade de enxergar a gama de cores tão diversificadas, quanto os humanos, mas, tal fato não significa dizer, que eles vejam tudo em preto e branco. Assim, este ditado quer dizer, que durante à noite, nossas visões ficam comprometidas (iguais as dos felinos) e muitas coisas e pessoas, desta maneira, nos parecerão somente vultos. Ou seja, é difícil distinguir o que está sendo visto com clareza, à luz da realidade. 

13- Continuando no sentido da visão, à expressão: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Eu creio, que este ditado, deva ter sua origem na “Bahia - Brasil ou no México”, pois, as pessoas destes lugares, adoram tudo bem apimentado. Brincadeiras à parte, este ditado popular, é usada quando alguém aconselha outra pessoa a fazer algo, mesmo sendo arriscado, sendo sabedor que quem lhe aconselha, jamais fará o que foi aconselhado. Sabe os amigos/amigas que sempre lhe dão “bons conselhos”, vai por mim, tu irá se meter numa furada se escutar estes aconselhamentos.

14- “Onde há fumaça, há fogo”. Este ditado diz respeito aos indícios e não sobre aos sinais de fumaça dos índios. É um ditado referente ao ato de confiar desconfiando... Algo como: “Dormir com um olho aberto e outro fechado”. É o instinto que lhe sugere, que você deva desconfiar de alguém ou de algo, pois, é bem provável que realmente exista um motivo escuso, escondido por detrás da tua desconfiança, algo recôndito em sua origem.

15- “Em casa de ferreiro, espeto de pau”. Este ditado é muito utilizado, quando uma pessoa quer dizer que alguém é detentor de um talento nato, de um grande conhecimento sobre algo, que é um portento, porém, que não utiliza em benefício próprio. Um bom exemplo disso, são médicos hipocondríacos e fumantes.

16- Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. Aqui o significado pode não ser simples no primeiro momento, mas, é revelador. Quando você faz algo negativo para alguém, sofrerá com certeza, consequências no futuro. E isso se explica cientificamente, na “Terceira  Lei de Newton - Isaac Newton” (4 de janeiro de 1643 - 31 de março de 1727), qual diz: “A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade, mas, que atua, no sentido oposto!” - Resumindo: é a famosa lei do retorno (bateu, levou).

17- “Um dia é da caça, o outro do caçador”. Não, este não é um adendo da lei da selva. Esta expressão representa, que a vida oferece dias bons e ruins para todos nós. Ou ainda, que se hoje você perde, amanhã sairá vencedor, basta confiar “no seu taco”... Ou melhor, “na sua espingarda de caça!”

18- “O que os olhos não veem, o coração não sente”. Este ditado é o representante maior do “deixar pra lá”. Sim, pois, quando não existe emoção, tudo passa despercebido aos olhos e assim, o coração não sente mais nada, não se deixa envolver e muito menos, se apaixonar, ficando com a sensação de estar protegido dos sofrimentos, quais julga ser desnecessários em uma relação afetiva.

19- “Papagaio que acompanha joão-de-barro, vira ajudante de pedreiro”Mais um ditado que inclui animais na trama. E aqui, estes pássaros maravilhosos querem nos dizer o seguinte: muitas pessoas que nos acompanham podem influenciar nossas decisões. Afinal, quem entre nós, no decorrer da vida, não se viu lidando com um amigo ou parente que, na tentativa de nos ajudar, mais nos atrapalhou do que ajudou, com pouca ação e muita conversa fiada?

20- “De médico e louco todo mundo tem um pouco”. Aqui neste ditado, temos a representação clássica de que todos temos um lado ajuizado e outro um pouco mais inconsequente. Porém, tudo fica bem distante do romance gótico: “Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde - O Médico e o Monstro” (1886), de: “Robert Louis Stevenson” (13 de novembro de 1850 - 3 de dezembro de 1894). Mas, será mesmo que estamos todos fora do contexto, do romance de “Robert L. Stevenson?” - acho que somos um tanto quanto “Salvador Dal픲 em nossa essência. Como bem disse o filósofo iluminista francês “Voltaire” (21 de novembro de 1694 - 30 de maio de 1778): “Quem não quer ver malucos, deve quebrar os espelhos!” 
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* No ditado popular n° 8, aparecem os personagens: “Nemo e seu pai Marlin”, do filme de animação computadorizada dos estúdios: “Disney/Pixar”: “Finding Nemo - Procurando Nemo” (2003), vencedor do “Oscar de Melhor Filme de Animação” (2004). 

¹ “Caio Júlio César” (13 de julho de 100 a.C. - 15 de março de 44 a.C.); “Jesus Cristo” (7–2 a.C. - 33 d.C.) e “Mateus” (21 de setembro - 6 de novembro, década de 70 d.C.).

² “Salvador Dalí i Domènech” (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989) — [“1º Marquês de Dalí de Púbol”], foi o mais renomado pintor espanhol, conhecido por seus trabalhos surrealistas. As obras de “Dalí” chamam a atenção, pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica, coisa mesmo de gênio e louco.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
“Garfield” (1978), criação do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).



32 comentários:

  1. Meu jovem e sapiente Douglas, diante de tantas notícias negativas sobre esse vírus terrível, precisamos manter nossas cabeças, em muitos momentos distante das notícias, pois pelo visto, iremos longe com essa fase atual das nossas vidas. Essa sua postagem vem nos ensinar o significado real dos ditados populares, sendo uma verdadeira terapia para aqueles que precisam descansar a cabeça - [e acho que somos todos nós] - assim eu indico além de lavar as mãos cuidadosamente, também dormir bem, se alimentar bem, tomar muito líquido e ler o Doug Blog, porque tudo isso nos ajudará com certeza a nos mantermos informados, e ao mesmo tempo pausados do vírus, descansando nossas mentes, no ato de não utilizarmos a internet para observar como e onde anda o Covid-19, mas sim, nos deliciando com ditos populares - [qual você nos promete mais] - ditados aliás, que apesar da idade que tenho, um deles não era do meu conhecimento, como é o caso do Papagaio que acompanha o João de Barros.
    Um cordial abraço meu amigo e continue na diligência quanto a sua saúde, aí na luta profissional de cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Barbosa,
      Mesmo sendo jornalista, eu digo que é preciso deixar de acompanhar notícias sobre o “Coronavírus” em tempo real. Não resolve nada ficar de casa (quem quer que seja), ficar monitorando o andamento desta pandemia, é preciso deixar isso para nós da imprensa e para os órgãos de saúde, senão o vírus acabará produzindo doentes com síndrome de pânico e outros transtornos de ansiedade também.
      Muito do que é dito são boatos e, até notícias reais também precisam ser analisadas sempre com tranquilidade, pois, já existe este distanciamento social, que nos impossibilita de dar o carinho necessário, desfazendo os medos dos que amamos.
      Vou tentar na medida do possível, manter meus amigos, leitores e seguidores em contato com postagens mais suaves, pois, aquilo que queria dizer sobre o “COVID-19”, já disse nas minhas duas postagens anteriores a esta.
      Retribuo o teu cordial abraço e cuide-se também!!!

      Excluir
  2. Um bom fim de noite caro amigo alvinegro.
    Os ditos com suas verdades e sabedorias, que varam anos e sempre com boas interpretações. Gostei de como os compilou e dissecou.
    Vamos seguir e ver todos e as próprias frases.
    Eu sempre gostei de lê-las.
    Meu abraço virtual amigo.
    Cuidados redobrados.
    Uma semana mais leve para nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Toninho,
      Esta postagem do DOUG BLOG, segue o propósito de descansar um pouco nossas cabeças, das notícias deste vírus que não irá nos vencer, tenha certeza disso.
      Fico feliz que tenha gostado da maneira colocada na postagem (dos ditos populares), que são uma riqueza coletiva, da cultura do nosso povo principalmente. Breve postarei mais.
      Retribuo o teu abraço virtual!
      E saudações alvinegras!!!

      Excluir
  3. Chego aqui cedinho na segunda feira, saio daqui leve com esse belo e tão bem trabalhado post! Adorei! Faz muito bem isso! precisamos realmente desopilar senão estouramos,rs Obrigadão! abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chica,
      Eu ando com o meu tempo curto. Para dar certo, o meu dia teria de ter, no mínimo 27 horas. São os trabalhos jornalísticos a todo vapor (devido ao “COVID-19”); na Universidade, estamos dando aulas por meio de videoconferências, sacrifício válido, para não deixar os alunos na mão... E cá estamos! Por não saber fazer nada de qualquer jeito (pois, sou perfeccionista e não nego), continuo cuidando bem do DOUG BLOG, principalmente pelo respeito que tenho por todos vocês, meus amigos, leitores e seguidores.
      Grato por sempre apreciar o meu trabalho!
      Retribuo o teu abraço!!!

      Excluir
  4. Bom dia Doug!Cara, adorei todas essas interpretações dos ditados que ouvimos e dizemos no dia a dia. Achei muito bacana essa postagem descontraída e fora dos contextos da pandemia. Queremos um pouco de sossego na alma. Lendo sua resposta acima imagino sua correria. Eu não consigo escrever coisa boa quando estou muito exausto; te invejo! Sabe que gosto de vir aqui, para me preencher um pouco mais de conhecimentos, sempre. Obrigado pela leitura muito agradável. Grande abraço. Feliz dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Beto,
      Certas profissões te habilitam com técnicas, no intuito de manter o foco, mesmo em momentos de crise aguda (como é o caso desta que estamos passando).
      Jornalistas são a caneta da democracia (e utilizando um ditado), não estou dizendo isso, “puxando brasa para à minha sardinha!”. Assim sendo, a prostração em muitos momentos inexiste, devido a toda essa adrenalina (epinefrina), que nos mantém de pé muitas vezes.
      Fico grato por tu dizer que vem aqui no DOUG BLOG para se preencher de mais conhecimento (eu digo mais, pois, tu és um bom poeta), já eu, escrevo meus Hai-kais, para adornar gavetas.
      Retribuo o teu carinho, o grande abraço e o desejo de dia feliz!!!

      Excluir
  5. Muchos dichos que nos muestras también los usamos aquí si no como nos narras de una forma similar pero con el mismo significado.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás
      Como dije, muchos de los dichos populares se han extendido por todo el mundo de manera idéntica.
      Los dichos populares son una buena manera de mantener vivo el folklore de su gente.
      Publicaré otros dichos populares pronto.

      ¡Un abrazo!

      Excluir
  6. Nesta postagem, desopilei, amenizei o temor desse tempo em que vivemos e adquiri ricos conhecimentos com essa sabedoria popular tão milenar e rica. Adorei os ditos, as interpretações e as imagens.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lúcia,
      Fico realmente feliz por ter conseguido o meu intento... Fazer os amigos, leitores e seguidores do DOUG BLOG, dar um STOP... Parando de pensar por algum tempo, nesta pandemia louca que nos assola e assim, voltar a sorrir!
      Grato pela deferência aos textos, por minhas interpretações e principalmente por ter reparado nas artes (que dão um trabalhão para fazer), mas, vale a pena, pois, faço com carinho para todos vocês!
      Retribuo os teus beijos e cuide-se!!!

      Excluir
  7. Querido amigo Douglas Melo.
    Em tempo de pandemia , seus textos tem sido um descanso para nossas mentes e nervos.
    As coisas estão como na sua frase: " Está osso com sal grosso " rsrs , pois os noticiários estão cansativos, estressantes e causam o pânico, mas temos que reconhecer que informam de alguma forma.
    Te desejo uma semana leve e abençoada.
    Te cuida! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Emília,
      Pois é, esta frase qual escrevi anos atrás, ainda quando fazia parte do “Núcleo de Escritores de Malhação”, nunca fez tanto sentindo, como neste atual momento pandêmico em que vivemos!
      Mas, as novelas mudaram (e no meu ponto de vista, para pior)... O Mundo está em constante movimento... E esta mudança atual é distópica (ou seja, o Mundo não caminha lá muito bem também).
      Eu vou continuar informando os fatos sobre o “COVID-19”, mas, no momento, aqui no DOUG BLOG, irei dar uma pausa, só com postagens mais leves (salvo, se tudo “ferver de vez”), mas, tenho fé que não ocorrerá desta maneira... Espero que tudo caminhe para dias melhores.
      Grato por teu carinho!
      Também lhe desejo tudo de bom, com uma semana suave e abençoada!
      Retribuo os teus beijos e cuide-se também!!!

      Excluir
  8. alguns conhecia outros nao é tao bom lembrar obrigado amigo pela partilha temos mesmo é que rir para nao ficaremos parvos heeheheheh bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Ditados populares são bem interessantes, pois, exercem sempre uma moral da história e ao mesmo tempo, não querem nos dizer muita coisa, além de nos fazer sorrir, como se fossem anedotas.
      Retribuo os teus beijos e o desejo de saúde!!!

      Excluir
  9. Boa tarde querido amigo Douglas.
    Os ditados populares, sempre têm algo de verdadeiro e quem nunca os ouviu, leu e disse sobre?!
    Mas aqui se lê com você que, sabe muito bem interpretar e isso nem todos conseguem!
    Meu pai dizia e eu sempre me lembro quando ele não confiava nas pessoas"não durmo com os olhos dos outros", aqui sempre saio me lembrando dele ou de minha mãe, eram sábios como todos os antigos, 😂
    Abraços sempre apertados e aqui indo tudo bem, sem sair de casa, fazer o quê? Tem de ser assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Tu sempre recorda dos teus pais aqui no DOUG BLOG, creio eu, por sermos parte da mesma família!
      Qual será esta boa tendência qual nos faz tão bem combinar? A palavra certa é AFEIÇÃO, qual tão bem representa esta bela ligação afetiva, dos sentimentos puros, que não anunciam nenhum interesse, a não ser querer bem o outro.
      Sou grato por teu carinho e por sempre apreciar os meus trabalhos aqui no DOUG BLOG!
      Retribuo os teus abraços sempre apertados, minha mãe “Reia” (em grego: Ῥέα), que hoje está mais para “Rapunzel” dos Contos de Fadas, enclausurada na torre de seu castelo. 😂😂😂

      Excluir
  10. Olá amigo Douglas.
    Interessante a coletânea de ditados, os quais dão muito pano para mangas.
    A começar pelo primeiro “A voz do povo é a voz de deus”, e aí temos muito a compreender e aprender.
    Vejamos:
    O povo romano no Coliseu gritando ensurdecedoramente:
    - Às feras! Às Feras!
    Ou seja, para que os cristãos fossem jogados às feras, então deduzimos que sendo a voz do povo a voz de deus, então era deus quem gritava ensandecido: - Às feras! Às Feras!
    Interessante.
    Da mesma maneira as tropas das Schutzstaffel ou SS entoando suas canções contra o povo judeu, ou qualquer outro que não fosse alemão, seria a voz de deus?
    Interessante.
    Ou quando o povo da Europa Medieval gritava ensandecido – “A fogueira”. “A fogueira”, para queimarem mulheres ditas bruxas era deus gritando feito um demente?
    Também interessante.
    Segundo: por que só serve para ateu? Por estar errado? Ou ateu é preguiçoso? Esta realmente meu caro amigo não entendi.
    Não são os ateus que vivem clamando em vão o nome de deus, nesta masmorra escura que são as religiões.
    A saber, são os ateus os que mais fazem pelos pobres e injustiçados e não os falsos messias, falsos pastores, falsos cristãos que usam do povo para auferir lucros. Falam em deus e amor e pregam o ódio. Falam em deus e justiça e dão de ombros para os famintos. Ateus sonham e lutam por uma sociedade plana, justa e igualitária, já os que muito têm e vivem no nababo não se importando com os famélicos e valetudinários, são aqueles que vivem com esse deus ególatra na cabeça. Ateus, assim como eu, se preocupam com a desigualdade social, com a injustiça, com os que nada têm, mas os que nada têm, no desespero clamam para esse deus insensível que mantém milhões na fome e sob as condições mais adversas possíveis. Vejas bem, se tudo é como dizem os que acreditam em deus, um projeto desse deus então temos que nos conformar com a fome, com as injustiças, com as pandemias, com as maldades. Mas eu sou incorrigível e me rebelo contra essas injustiças sociais projetadas por deus.
    Muitos são os historiadores que tem uma visão diferenciada do dito “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
    Ora!
    Se César se considerava deus e assim a maioria do povo romano acreditava, ao dizer dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, se está afirmando que César não é deus, pois se divide as coisas para um e para outro, bastava dizer dai a César, pois seria César, Deus.
    E para finalizar “como mente vazia seria a oficina do Diabo”, se diabo é mais uma invenção do homem, o mesmo que inventou Deus.
    São ditos populares que perpassam os séculos, são hilários, alguns inteligentes como “pimenta nos olhos dos outros” porém se analisarmos cada um vamos ver que não passam de simples ditos como quem não tem cão caça com o gato, cuja frase correta seria, quem não tem cão caça COMO gato, ou “Cor de burro quando foge” quando o correto seria - “Corro de burro quando foge” ou a “batatinha quando nasce se esparrama pelo chão” quando o correto seria “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão” e tantos outros que o povo diz errado. Hilário.
    Muito hilário.
    Caro amigo Douglas, saúde e paz, com uma semana promissora e cheia de coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Pedro,
      Não tive como não sorrir, diante desta tua narrativa tão efusiva. O amigo sabe como ninguém, destacar os perrengues da História, sempre com muita agudeza de espírito.
      Eu já postei aqui mesmo no DOUG BLOG, estas erratas sobre os ditos populares (destacadas no fim da tua resposta) e postarei outra vez, mais à frente, quando estes ditos surgirem nas postagens futuras do DOUG BLOG.
      Sobre os ateus, tu sabes muito bem, que tenho amplo respeito por todos os credos e até pela falta de se professar qualquer religião que seja (Assim, quando o ditado diz que: “Deus ajuda a quem cedo madruga”), eu citei os ateus, justo pela falta de crença dos mesmos em Deus, pois, se um ateu, por exemplo, acorda bem cedo e vai trabalhar, então, como seriam os ateus preguiçosos? Pois, este ato independe da vontade divina (porque, para os ateus, Deus (diabo, etc...) não existem), isso que quis dizer, o amigo que interpretou errado.
      O intuito aqui, era apenas deixar (como o amigo mesmo citou), um tom hilariante sobre os ditos populares e nada mais. Mas, no meu ponto de vista, não são os cristãos; os ateus; os budistas; os umbandistas; os kardecistas e tantos outros “istas”, que fazem a diferença neste Mundo. Somos nós pessoas de bem, que fazemos esta engrenagem toda funcionar... Pois, SER BOM, independe de credo, condição social (seja: financeira, de gênero ou intelectual) e cor da pele. Além do mais, tu és conhecedor do carinho qual nutro por tua pessoa e, jamais ofenderia quem quer que seja.
      Fico com “Sigmund Freud”, cidadão que foi capaz de identificar os melindres da mente humana em seu inconsciente, um século antes de a ciência ter como comprovar sua existência. Sendo ele um dos pilares centrais da psicanálise, qual representava nos símbolos com conotação sexual (FÁLICOS), como funcionava esta complexa máquina, que é a mente humana.
      Porém, um dia, um de seus alunos querendo provar seu “Reverso Context”, mencionou o insistente hábito de “Freud” manter na boca um longo charuto cubano (mesmo estando apagado), com a conotação jocosa de ser o charuto, também um símbolo fálico. “Sigmund Freud” respondeu no ato, com sagacidade e maestria:

      “Meu jovem, às vezes um charuto é apenas um charuto, e nada mais!”

      Assim sendo, meu bom amigo Pedro, estes ditados populares aqui publicados, são então e somente, ditados populares e nada mais. De maneira alguma, quis polemizar (isto não é do meu agrado e muito menos, é do meu feitio). Só quis mesmo, tentar distrair os amigos, leitores e seguidores do DOUG BLOG, do peso das notícias desta enfermidade epidêmica, amplamente disseminada pelo Mundo.
      Grato por tua presença aqui no DOUG BLOG... Pela prosa sempre diligente nos comentários... E retribuo o desejo de saúde, paz e a semana promissora e cheia de coisas boas, também para ti e para tua Sandrinha!!!

      Excluir
  11. Bom trabalho, Doug, seu texto ficou ótimo! Frases e ditos populares são ótimos exercícios para reflexão e são sempre bem-vindos!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Dalva,
      Mais uma vez fico feliz que tenha gostado de mais esta postagem do DOUG BLOG. É sempre bom ter tua presença aqui!
      Retribuo o abração!!!

      Excluir
  12. Leia as frases do Jô que publico hoje no meu blogue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      Eu assisti o vídeo do Jô, no treu espaço na web.
      Trabalhei com este mito (não juntos), mas, na mesma emissora. E como faz falta sua inteligência ímpar, neste nosso Brasil tão carente de cultura.
      Indico ao amigo o livro do “Jô”, que foi adaptado para filme: “O Xangô de Baker Street”, que tem o astro português: “Joaquim de Almeida”, no papel de: “Sherlock Holmes”.
      Um abraço!!!

      Excluir
  13. Los dichos siempre tienen algo de verdad. Varios de los que compartes no conocía. Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      En DOUG BLOG, siempre trato de transmitir el conocimiento que contribuirá a la vida de las personas. En tiempos de tantas malas noticias, me alegra saber que ha encontrado algo nuevo para descansar sus pensamientos sobre COVID-19.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  14. A fabulous, thought provoking post, as always, my friend!😊😊
    Such great quotes are desperately needed in times of frightening uncertainty like this...to keep our morale up.
    You, Doug, are invaluable...for keeping us all sane!!
    Thank you so much.

    Please stay safe...and have a good day!

    Many Kisses xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ygraine,
      I am here in full swing in my work, but certainly taking care of my health!
      Here at DOUG BLOG, I will always keep everyone well informed about COVID-19, but smiles can never be missing.
      To interact with true friendship is to act without that “blah, blah, blah”, without logic that many practice on the internet.
      You live in my heart! 💘
      Many kisses !!!

      Excluir
  15. Bom dia querido Douglas, por onde andas amigo?

    Que post bem costurado com os antigos adágios tão comum entre o nosso povo, especialmente no nordeste.Vir aqui ler seus portentos e sábios pensares é sair abastecido de conhecimentos.
    Mas o que me trouxe à sua página hoje, foi para deixar meus parabéns pelo seu trabalho como bom jornalista. Feliz Dia do Jornalista querido amigo.
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Diná,
      Felicidade na vida é isso, ter amizades assim, pessoas que sabem nos acarinhar, pelo simples fato de gostar da gente de maneira gratuita.
      Grato pela lembrança ao Dia do Jornalista, data também da fundação da nossa Associação, ABI (7 de abril de 1908) - 112 anos hoje.
      Grato pela deferência ao meu trabalho aqui no DOUG BLOG!
      Retribuo os beijos no coração e cuide-se!!!

      Excluir
  16. Bom dia Douglas. Depois da meia-noite eu cumprimento com "bom dia".
    Porque trabalho na madrugada numa cozinha industrial.
    Bora aos ditos populares: esta primeira parte me remeteu à infância. Lembrei das broncas na sala de aula,dos conselhos de mamãe e das brincadeiras na rua.
    Antes que eu esqueça,adoro sua produção textual. A introdução deste e dos outros textos refletindo o momento de reclusão que estamos vivendo forçadamente. Com imagens bem boladas para reforçar suas ideias.
    Outra observação importante: sua especulação acerca da origem do dito popular "Pimenta nos olhos dos outros é refresco";nunca imaginei isso. Foi muito bem observado. 👏👏👏👏👏👏
    Outro que valeu muito sua explicação foi o que diz que "Deus ajuda a quem cedo madruga". Bem,acima escrevi que trabalho na madrugada, normalmente falam isso pra dizer que prosperou por acordar cedo.
    Eu digo:nem durmo e ainda não tô rica!
    Me informo,aprendo e me diverti muito quando venho aqui.
    Xeru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Valdelice,
      Trabalhar na madrugada (também faz parte do meu show)... Mas, não hoje, “please” 😂😂😂

      ♫ De noite eu rondo a cidade
      A lhe procurar, sem encontrar
      No meio de olhares, espio em todos os bares
      Você não está... ♫
      (“Ronda - 1953 - Paulo Vanzolini”)

      Vamos ao teu comentário. Tu és muito perspicaz, sacou que existe uma certa métrica nos ditados postados, já na primeira parte... Se consegui lhe remeter aos tempos de infância (nas broncas na sala de aula, nos conselhos da mamãe e nas brincadeiras de rua...) Está perfeito!
      Fico grato pela deferência ao meu jeito de produzir meus textos e de criar minhas artes... Algumas vezes dá um bocado de trabalho, mas, quando leio um comentário igual ao teu, sinto-me gratificado.
      Quanto ao fato de interpretar os ditados populares, acaba-se criando um macete, uma técnica, que na época da Universidade de Comunicação Social/Jornalismo, diziam que a gente deveria evitar, pois, usar ditados populares nos textos era algo piegas.
      Mas, eu adoro frases, ditos vindos da coletividade do povo, pois, são parte da cultura do inconsciente de todos, que sublima por aí... Então, se “A voz do povo é a voz de Deus”... Isso significa dizer (segundo os professores dos meus tempos de Universidade), que Deus é piegas. Mas, tudo bem, pois, entre Deus e Darwin, eu ainda fico com Deus. 😉
      Retribuo teu “Xeru”... E lá vai outro cafuné!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — FEVEREIRO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.