㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ®DOUG BLOG! | ©2026 | Jornalista Douglas Melo | ®ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

Mostrando postagens com marcador Inteligência-Artificial. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Inteligência-Artificial. Mostrar todas as postagens

sábado, 6 de junho de 2026

“Mundo de Golpes”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vocês já caíram em algum golpe na Internet? Hoje em dia, ninguém precisa entrar no octógono para travar uma batalha, basta estar confortavelmente instalado no sofá da sua sala, de pijama (se é que alguém ainda usa pijama hoje em dia?) - estando tomando seu leite com achocolatado em pó, checando o celular pela milésima vez naquele dia... e do nada, leva um soco na boca do estômago na forma de uma mensagem de texto, dizendo que sua conta bancária foi hackeada. Então, a pessoa clica no aplicativo do Banco, com o coração na boca, mas, descobre que era mentira. A pessoa respira fundo e... BOOM! Outro golpe direto no queixo: agora é um parente falso (porque falsos parentes existem vários), enviando uma mensagem no WhatsApp, pedindo dinheiro para pagar o médico, Mas, se não tomarmos cuidado, a dor de cabeça será nossa, pois, até o médico apresentado por vídeo, pode ser um holograma criado por I.A. (Inteligência Artificial).

Nesta grande luta da vida moderna, o cidadão honesto não tem um momento de paz. Nosso cotidiano se tornou um eterno modo de defesa, por causa dos golpistas. Existe o golpe do amor, por exemplo, em que alguém pensa ter encontrado sua alma gêmea em um aplicativo de namoro, mas, tudo o que encontra é mais prejuízo, vindo de uma pessoa inescrupulosa, que “marca um encontro” com sua conta bancária, fazendo o pretendente a namorado realizar diversas transferências bancárias (via Pix), num sequestro relâmpago. Então a pessoa percebe que o amor não é cego, ele apenas se tornou mais um perigo na vida.

E o papo do dinheiro fácil, onde alguém lê um anúncio na Web que diz: [Ganhe R$ 5.000 por dia assistindo a vídeos do TikTok]. Parece bom e perfeito, mas, é só outro golpe. O único trabalho real envolvido neste anúncio, é o esforço para não chorar de raiva quando perceber que dançou literalmente no TikTok.

Existe o golpe da entrega, onde o entregador chega em sua casa com uma pizza, por exemplo, mas, no momento do pagamento, a “maquininha” de cartão está com a tela quebrada e o cliente não consegue ver o valor a ser pago. O entregador diz o preço e até dá um comprovante de
pagamento da “maquininha” supostamente quebrada. O recibo mostra o preço correto da pizza pedida, mas, ao passar o cartão sem ver o valor na tela, o cliente não só pagou pela mussarela e pelo molho de tomate, como também financiou uma viagem de férias para Ibiza para o golpista e seus cúmplices.

O Mundo contemporâneo está tão cheio de golpistas que, ao comprar uma “pirataria”, corremos o risco dela ser de melhor qualidade do que o produto original. Há tantos golpes que o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), deveria ser promovida a Ministério da Defesa.

No fim das contas, navegar na Internet hoje em dia exige mais reflexos do que o
Anderson Silva¹ tinha em seu auge no MMA, onde cada clique é uma esquiva, cada chamada recebida é um bloqueio. O melhor a fazer é colocar o protetor bucal, ativar a autenticação em duas etapas, (se possível até no micro-ondas) e aceitar que o Mundo de hoje é um par de óculos gigante, só que sem lentes, porque só tem armação!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Anderson da Silva, mais conhecido como Anderson Silva ou Spider, é um ex-lutador brasileiro-americano de MMA (Mixed Martial Arts) e ex-campeão peso-médio do UFC (Ultimate Fighting Championship), onde conquistou 17 vitórias e 10 defesas de título consecutivas.
 

 

sábado, 4 de outubro de 2025

“I.A., Algoritmos e Robocalls”

























Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, a Internet existe hoje principalmente para encurtar distâncias entre pessoas ao redor do Mundo, pois, aprendemos matérias fora das salas de aula, experimentamos novas receitas longe da cozinha, lemos “blogs”, assistimos a uma variedade de vídeos, Podcasts, etc... - Mas, o que as inovações tecnológicas diárias nos ensinam, é que tudo na vida é uma questão de perspectiva e adaptação.

A lista de “SE” é infinita. Se trabalhássemos menos; se, comêssemos menos; se, brigássemos menos; se reclamássemos menos; se usássemos menos a Internet; etc... - Somos menos usuários da Web e mais algoritmos, pois, alguém escreve, programa e coloca na Internet e depois tudo permanece “Ad aeternum¹.

Os “Robocalls” (ou chamadas de robôs), são ligações telefônicas automatizadas que enviam mensagens pré-gravadas, normalmente para um grande número de pessoas de modo simultâneo. São frequentes em campanhas de telemarketing, mas, também podem ser utilizadas para fins como pesquisas de opinião, mensagens políticas ou, infelizmente, para aplicar golpes. Acontecem 24 milhões de ligações de “Robocalls” por dia, aquelas chamadas que tocam e se atendidas ficam mudas e caem em 6 segundos e são “filhotes da A.I. - Artificial Intelligence”. O que estas chamadas querem fazer quando atendemos (caindo em segundos), é saber se o nosso número de celular está ativo, criando um banco de dados, sabe-se lá para qual propósito?

Falando em “filhotes da A.I.”, a primeira atriz 100% virtual acaba de nascer. Ela tem nome, sobrenome e até conta no “Instagram”. Seu nome é “Tilly Norwood”, uma jovem de aparência amigável e simpática, comum em comédias românticas de “Hollywood”. No entanto, desde que a produtora e comediante holandesa “Eline Van der Velden” (12 de maio de 1986), lançou a futura carreira da personagem digital, “Tilly Norwood” tem sido o assunto de cinéfilos e críticos da sétima arte. “Tilly” é fruto de uma parceria entre a empresa de “A.I. - Xicoia” e a “Particle6”, estúdio de propriedade de “Van der Velden”.

Mas, a industria do cinema não para por aí, a “I.A. - Inteligência Artificial” que codifica tudo, que está nos transformando em algoritmos, possui recursos impressionantes e perigosos. O “Deepfake”² é um bom exemplo disso, pois, está entre o bem e o mal. Estúdios cinematográficos, já utilizam esta tecnologia de simulação para gerar imagens sintéticas há tempos e vem se aprimorando ainda mais a partir deste recurso de imagem e dublagem de voz em qualquer idioma, com a voz do ator/atriz, replicada com perfeita dicção, assim como a alteração de imagens de vídeos com diversos cenários possíveis e tudo através de “um clique”. 

Infelizmente, estes recursos tecnológicos podem causar muitos prejuízos quando utilizados inescrupulosamente e assim, se tornam uma ameaça à privacidade e à segurança de empresas e dos indivíduos, podendo ser usada para diversos fins maliciosos, incluindo golpes de “Phishing”, roubo de identidade e ataques automatizados de desinformação, as famosas “Fake News”. “Deepfakes” e personagens gerados pela “I.A.” estão  se tornando cada vez mais comuns e isso é perigoso.

Por qual motivo eu não gosto das “Redes Sociais?” - simples, porque, não aprecio “memes” sem criatividade (os que eu faço, modéstia à parte, são bons) e gosto menos ainda de discussões tolas (e 90% do conteúdo das “Redes” desfila nesta passarela). Porém, não utilizo, principalmente, porque, estas “Redes Antissociais”, conforme usamos, criam perfis sobre nós e as empresas que as administram, como a “Meta”³, por exemplo, vendem nossas informações pessoais.

Estou sempre criticando as “mídias sociais”, embora algumas pessoas digam que o problema não está nas “Redes”, mas sim, nos usuários. No entanto, dizer isso é como afirmar que o problema não está na venda legal (e ilegal), de armas de fogo, porque, quem as vende não é responsável pela alta taxa de violência humana no Mundo, a culpa é de quem compra e utilizará as armas.

Eu realmente acredito que a “I.A.” representa um grande perigo para a humanidade, mas, escapar desta “inteligência de algoritmos codificados”, não é uma tarefa fácil, porque, ela já é uma realidade em muitas áreas das nossas vidas.
    
Como a “I.A.” pode interferir no futuro da humanidade? Os impactos podem ser alarmantes, no mercado de trabalho, onde poderá existir a extinção de diversas profissões de trabalho manual, como sapateiros e relojoeiros, por exemplo (que passarão a ser 100% realizadas por linhas de montagem, como as dos fabricantes de automóveis). Poderá também existir uma futura extinção de funções humanas, desde as mais básicas até aos profissionais especializados e bem remunerados.

Os algoritmos de “I.A.” podem ser treinados com base em dados que refletem os preconceitos existentes na sociedade e tal “adestramento”, poderá levar a sistemas de “I.A.” que perpetuam estereótipos que discriminam grupos minoritários. Na educação, isto poderá resultar em avaliações injustas e oportunidades desiguais para os alunos.

Em outras palavras, a sabedoria individual será crucial, pois, a “I.A.” não tem emoções nem consciência, o que significa que não é adequada para tarefas que exijam compaixão humana, qualidade que impulsiona a nossa criatividade.

A “I.A.” dominará o Mundo? Sim e não. Porém, é inevitável negar a sua presença. Portanto, não deixe de ficar atento às novidades que ela está trazendo para o dia a dia de todos, pois, há mais artificialidade neste tipo de inteligência do que imaginamos. A “I.A.” é útil, mas, não é fundamental. Implementar a “I.A.” nos nossos dias e nas empresas inadvertidamente pode ser uma “faca de dois gumes”.

Porém, quem não tem em casa, por exemplo, um dispositivo “Alexa” baseado em inteligência artificial generativa? Quem não utiliza no carro o sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla (GPS), que é um sistema de navegação por satélite que fornece a posição precisa (e às vezes não muito precisa), de um carro no trânsito? Quem não utiliza “Smartwatch” conectado ao Smartphone? Quem hoje, não tem um aspirador de pó robô, com controle de voz, em casa? Quem não monitora a localização dos filhos via “app de Smartphone?” E poderia citar tantas outras situações em que a “I.A.” é útil quando bem gerida.

Por fim, a “I.A.” deve cumprir seu papel de auxiliar a ciência e a medicina no descobrimento de vacinas, curas de doenças e confecção de próteses: de membros, oculares e auditivas, para pessoas com deficiências físicas.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Ad aeternum”, é uma locução latina que significa “para sempre”, “eternamente” ou “sem fim”. É frequentemente utilizada em contextos jurídicos e outros para indicar algo que não tem fim determinado.

² “Deepfake”, é uma técnica que permite alterar um vídeo ou foto com a ajuda de “I.A. - Inteligência Artificial”. Com ele, por exemplo, o rosto da pessoa em cena pode ser trocado pelo de outra; ou o que a pessoa diz pode ser modificado, usando a voz original da pessoa que é dublada pela “I.A.”

³ “Meta Platforms”, empresa que administra o monopólio de: “Mark Elliot Zuckerberg” (14 de maio de 1984) - “Facebook”; “Instagram”; “WhatsApp”; “Messenger”; “Oculus” (empresa de realidade virtual); “Threads”; “Workplace” e “Portal” (dispositivo de videoconferência).




sábado, 17 de fevereiro de 2024

“Filosofia, IA e Poesia”




































O ®DOUG BLOG é um espaço destinado a crônicas, textos jornalísticos e filosóficos, homenagens a amigos e aos notáveis da História. Aqui você encontra bate-papo de amigos e familiares, é a “casa” de aforismos, frases, citações, ditados populares e suas curiosidades. Mas, e poesia... Existe poesia?

Seja cego, surdo ou mudo, para ser filósofo você precisa de estudo. Mas, é difícil não ficar alienado diante de um Mundo cada vez mais cambeta, repleto de seres humanos zuretas.

Qualquer um pode escrever poesias... Pode falar de flerte. Basta rimar ROMA e AMOR”, de trás para frente e da frente para trás... Tanto faz! 

Hoje não sabemos mais o que é massa cinzenta, a preguiça tomou conta do Mundo, onde quase ninguém mais pensa e sim: Google”.

O múltiplo “Pessoa” disse muito bem, que a poesia não era o seu sustento, muito menos uma ambição ou alento.¹ Ser poeta para ele era uma forma de estar consigo mesmo, sozinho na heteronomia de seu desassossego.

Peguem o meu diploma de doutorado em filosofia e jogue-o na pira inquisicional, pois, em um Mundo onde prevalece a Inteligência Artificial moderna e instantânea, o que não tenho visto é inteligência humana!

°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Não tenho ambições nem desejos; ser poeta não é uma ambição minha; é a minha maneira de estar sozinho.” - “Fernando António Nogueira Pessoa (13 de junho de 1888 - 30 de novembro de 1935) - “O Guardador de Rebanhos” (1914), In: 49 Poemas de “Alberto Caeiro”, um dos seus heterônimos. “Pessoa” atribuiu a sua gênese, a uma única noite de insônia de “Caeiro”. — “Fernando Pessoa” e “Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa” (12 de dezembro de 1948), 20º Presidente da República Portuguesa desde (2016), aparecem na arte animada inicial ®DOUG BLOG.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* “Friedrich Wilhelm Nietzsche” (15 de outubro de 1844 - 25 de agosto de 1900).




domingo, 15 de outubro de 2023

“Uma Andorinha Só Não Faz Verão e a Inteligência Artificial”

Os robôs nunca irão tirar o lugar dos humanos no Mundo. A inteligência, se for artificial, é apenas uma colcha de retalhos, são fragmentos retirados da inteligência falha e limitada dos seres humanos. Em suma, se os robôs não são brinquedos, nada mais são do que uma distração resultante da ansiedade criativa de todos nós, em tentarmos viver felizes sozinhos (ao lado de “engenhocas”) e longe de outras pessoas.

A inteligência artificial que codifica tudo, está deixando as pessoas muito sozinhas com tudo e com todos. Os aplicativos aliados à Web nos deixam conectados com o Mundo e com o nada e assim, entendemos da pior maneira, que até a ausência se transforma em outra forma de solidão e, este talvez seja o motivo maior do abandono.

Especialistas da área de saúde mental, afirmam que a pandemia isolou ainda mais as pessoas. Mas, ao meu ver, a solidão já existia bem antes da “COVID” chegar e assolar o Mundo e, em grande parte, a culpa do isolamento das pessoas, parte dos próprios solitários, que buscam uma perfeição que não poderão encontrar nem diante do espelho. A solidão é e sempre será, uma “embarcação à deriva” que existe em todas as partes do Mundo.

Dizem que para ter amigos basta ter dinheiro no bolso. Eu sou da época que para ter amizades não precisava de muita coisa. O dinheiro atrai pessoas com interesses próprios e não amigos de verdade. Quem cultiva amizades como estas, possui pouca sabedoria.

A dor que a pessoa solitária sente pode nunca deixá-la. A pessoa solitária não tem esperança de nada, ela só quer que a vida seja de outro jeito. Mas, se fosse diferente seria melhor? - não existe uma certeza nisso, pois, mesmo que as coisas mudem, o solitário continua sendo ele mesmo.

A pessoa solitária sente aquele aperto imenso na garganta e no peito, tem vontade de gritar. Às vezes está tudo bem e de repente o Mundo desaba sobre nossas cabeças, mas, o ser taciturno pensa que as coisas ruins da vida só acontecem com ele. E quebrar coisas para aliviar a tristeza, só causará prejuízos materiais e poderá machucar a pessoa solitária.

Porém, o que pode ser feito para resolver alguns dos problemas da solidão e do abandono? Uma pessoas solitária só quer ser mais feliz, ter mais amigos, ter um pouco mais de tudo... Em suma, quer sentir-se notada e, se possível for, ser amada e assim, deixar de provar o amargo sabor do abandono. 

O problema, é que hoje até os jovens estão abandonados (os idosos então, são completamente anulados, quase descartados). O abandono é um crime contra a dignidade humana. O pior, é que às vezes a pessoa solitária não deixa de ter tudo na sua vida... Ela não tem nada e nem ninguém mesmo. Portanto, não é exagero não conseguir ver o que há de bom ao seu redor, pois, não há felicidade e sem se sentir feliz, nada parece funcionar bem.

A pessoa solitária não precisa de remédio, de religião, não precisa de ajuda financeira. O solitário precisa de atenção. Mas, a quem recorrer? - se todo mundo a quem conta suas tristezas, não quer saber e não respeita o tamanho do vazio que ele (solitário), sente.

Sentir-se melancólico é o “mal do século”¹, porque, os solitários só têm realmente a si mesmos. Perdidos, isolados, esquecidos, maltratados, mudos no que dizem, residem dentro de si mesmos e dessa maneira, os solitários perdem suas forças.

Encontrar uma maneira de desabafar é útil, pois, não é necessário tanto sofrimento. Mas, o solitário faz monólogo, fala sozinho, murmura, xinga e nada o alivia.

O solitário não quer presenças oportunistas, “visita de médico”, ele espera que apareça milagrosamente alguém constante, algum afago, mas, infelizmente, isso quase nunca (ou nunca), acontece e a cura da melancolia do solitário não existe.

O pior de tudo, é que quem está do lado de fora do abandono e da solidão, acredita que o solitário se vitimiza, que se faz de coitadinho e, atitudes assim, só tornam o solitário ainda mais isolado socialmente.

Mas, um ser solitário não tem família? Sim, todos temos família, porém, as pessoas solitárias já perderam até suas referências familiares, seus laços mais íntimos.

Com o passar do tempo, as pessoas solitárias chegam a aceitar sua angústia, como se fosse um “coleção de vazios” que acontecem todos os dias. O problema é que o abandono virou “figurinha repetida” e “figurinha repetida” não completa álbum, porque, uma pessoa sozinha não tem poder de influência suficiente para promover uma nova definição em uma situação de abstração, pois, como dizem: Uma andorinha só não faz verão.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Arte inicial animada da postagem ®DOUG BLOG, “The Simpsons” - do autor americano: “Matt Groening” (15 de fevereiro de 1954).

¹ Mal do século - Mal du siècle”, é uma expressão, originária de Chateaubriand - França, utilizada como um tópico literário, referente à crise de crenças de valores pessoais e sociais, na Europa no século XIX.




“Abandono” (1979)
“Roberto Carlos Braga” (19 de abril de 1943)

♫Se voltar não faça espanto, 
Cuide apenas de você
Dê um jeito nessa casa, 
Ela é nada sem você
Regue as plantas na varanda, 
Elas devem lhe dizer
Que eu morri todos os anos, 
Quando esperei você.

Se voltar não me censure, 
Eu não pude suportar
Nada entendo de abandono, 
Só de amor e de esperar
Olhe bem pelas vidraças, 
Elas devem lhe mostrar
Os caminhos do horizonte
Onde eu fui lhe procurar.

Não repare na desordem, 
Dessa casa quando entrar
Ela diz tudo que eu sinto, 
De tanto lhe esperar.♫
°°°
“Abandono” é uma canção do final dos anos (1970), de autoria do cantor e compositor brasileiro: “Ivor Lancellotti” (30 de março de 1945). 

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (inicialmente amarelo e depois azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960); já “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foi criada em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.