㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ®DOUG BLOG! | ©2026 | Jornalista Douglas Melo | ®ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

Mostrando postagens com marcador Dia-Internacional-da-Mulher. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dia-Internacional-da-Mulher. Mostrar todas as postagens

domingo, 8 de março de 2026

“8 de Março, o Melhor Dia do Mundo”



Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, celebrar meu aniversário em (8 de março), possui no mínimo, um simbolismo poderoso. Não é apenas mais um ano de vida; é compartilhar a data de nascimento com a História, com a força e a resiliência de milhões de mulheres ao redor do Mundo.

Todos os dias são iguais, certo? Errado! Existem datas que o calendário marca em vermelho por sua importância e (8 de março), mesmo não sendo um feriado, é uma data em vermelho em (2026), pois, caiu no domingo. 

Para o Mundo, (8 de março), é o Dia Internacional da Mulher, um momento de reflexão, de honrar as lutas do passado e projetar um futuro de possibilidades sólidas para nossas descendentes de EvaPara mim, é o dia em que minha própria história começou. Celebrar meu aniversário exatamente nesta data traz uma sensação única de pertencimento. É como se o Universo tivesse escolhido um dia já carregado de significado para me receber.

Enquanto o Mundo celebra as conquistas das mulheres, eu celebro minha própria jornada. Há uma beleza poética em apagar as velinhas no bolo, rodeada pela energia de renovação que define este dia, estando ao lado dos meus amigos e amigas, pois, infelizmente, já sou órfão e viúvo por parte dos meus parentes diretos.

Não acredito em sorte e azar, mas sim, na sincronicidade das coisas, pois, não é coincidência fazer aniversário no Dia Internacional da Mulher; é um lembrete constante da força que herdei e carrego comigo, é um brinde à força dos meus 56 anos bem vividos.

Minha carteira identidade e meu reflexo no espelho mostram fatos diferentes; os números parecem maiores que a minha aparência... e isso é ótimo! Meu renascimento anual acontece em meio ao reconhecimento de que sou fruto de uma mulher excepcional (minha mãe, Neuza) e de que aprendi muito, no decorrer da  vida, com muitas outras mulheres.

Uma dupla celebração em (8 de março), traz, em cada abraço de feliz aniversário, o reconhecimento do meu lugar no Mundo. Que minha vida seja um reflexo da coragem das mulheres e que meu novo ciclo seja tão vibrante quanto a luta que este dia representa.

O privilégio de ter nascido em (8 de março), significa compreender que minha força individual está conectado a um movimento muito maior. É um dia para celebrar minha vida, mas, também para honrar a essência feminina que move o planeta desde Eva.

Aliás, minha compreensão da parábola bíblica de Adão e Eva, não tem nada a ver com religião, muito menos com a desobediência de provar o fruto da “árvore do conhecimento”. Meu interesse em Eva (que nem sequer foi a primeira mulher), a primeira mulher foi Lilith¹, deriva mais da filosofia, porque, quando se diz que Eva nasceu de uma das costelas de Adão, para mim, a mensagem é clara: homens e mulheres devem sempre caminhar lado a lado, pois, as costelas não estão na frente nem atrás do esqueleto humano, mas sim, de lado.

O primeiro marco fundamental para esta data foi a greve das trabalhadoras russas em (23 de fevereiro de 1917 - calendário juliano), que correspondeu a (8 de março de 1917 - calendário gregoriano). Mulheres que protestavam por pão e paz, contra a guerra e as terríveis condições de trabalho, o que motivou o estabelecimento do Dia Internacional da Mulher, com o reconhecimento oficial pela ONU - Organização das Nações Unidas, só ocorrendo em (1975) e de lá para cá, as desigualdades, feminicídios², fome e guerras continuam explicitas.

Que este novo ano de vida venha com a delicadeza de uma rosa e a força de uma mulher, que sabe exatamente o que uma flor representa.

Parabéns a todas as mulheres do Mundo e, com todo o respeito, um parabéns especial para mim, nesta data querida, com muita felicidade e muitos anos de vida.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Lilith aparece como um demônio em crenças tradicionais islâmicas. Na crença judaica, ela é tratada como a primeira mulher da personalidade bíblica Adão ‎- (Gênesis 1:1) 

² Feminicídio, trata-se do assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero, geralmente perpetrado por ex-parceiros pessoais (namorados, noivos e maridos). 





Roy Orbison — Oh, Pretty Woman” 
[Black & White Night 30]
°°°
♪ “Oh, Pretty Woman” (1964), canção de Roy Kelton Orbison (23 de abril de 1936 - 6 de dezembro 1988), que inspirou o filme: “Pretty Woman - Uma Linda Mulher” (1990).

sábado, 8 de março de 2025

“Sororidade ♀ Dia Internacional da Mulher”

Meus amigos e principalmente minhas amigas do ®DOUG BLOG, como podemos abordar o “Dia Internacional da Mulher”, de maneira diferente? Acredito que citar “Penelope Pitstop - Penélope Charmosa”, personagem fictícia que aparecia toda de rosa em seu carro número 5, na série de desenhos animados dos anos (1960), “Wacky Races, de Hanna-Barbera”, juntamente com a mitológica “Penélope” (em grego: Πηνελόπη), esposa de “Ulisses”, filha de “Ícaro e Peribeia”, é um bom começo.

Mas, as coisas não correram tão bem para as Penélopes, nem para Charmosa” (muito vaidosa), ela raramente vencia uma corrida, pois, abandonava a competição para passar batom, perfume e maquiagem; e muito menos para a mitológica, que costurava e descosturava seu vestido de núpcias, para não ter que escolher outro homem para se casar, porque, ela acreditava piamente que seu amado Ulisses retornaria da Guerra de Troia, como aconteceu.

E como podemos entender as desigualdades da vida entre homens e mulheres? Acho que a melhor maneira é cada um de nós tentar encontrar suas próprias respostas, pois, se alguém quer ver algo dar errado, deve criar um comitê, uma comissão para resolver as coisas, porque, onde muitos acreditam que duas cabeças pensam melhor do que uma e que várias cabeças pensam ainda melhor, “é aí que mora o perigo”.

Comitês, comissões, grupos, reuniões, assembleias (sejam legislativas, condominiais ou grupos de família do “WhatsApp”), nunca levam ninguém a nada, são pura perda de tempo e as vezes até de dinheiro. Estes encontros estabelecem atas, documentos, regras que no fim não chegam a nenhuma conclusão ou tem utilidade, pois, sempre há pessoas que só querem fazer prevalecer seus pontos de vista e assim o sentido da reunião de cabeças pensantes vai por água abaixo.

Para onde foi, por exemplo, a “CPI da Covid”... Que respostas obtivemos sobre estas e tantas outras “CPIs - Comissões Parlamentares de Inquérito”?

A justiça no “Brasil” é colocada em segundo plano, porque, não adianta estabelecer leis que nunca são implementadas. Uma medida protetiva, por exemplo, que nada mais é do que um documento judicial, um pedaço de papel que determina que um homem violento deva ficar a “x” metros de distância de uma mulher que ele já agrediu, impede que este homem agrida a mulher novamente ou até mesmo tire sua vida?

Existe uma união chamada “Sorority” ou “Sororidade”, que não é um movimento, mas sim, um sentimento de irmandade, solidariedade e empatia entre as mulheres. É uma desconstrução das rivalidades femininas, um conceito baseado na ideia de que as mulheres devem apoiar e acolher umas às outras, em vez de lutar entre si. Este apoio feminino é frequentemente mais eficaz do que uma medida protetiva da justiça, que além de “cega”, muitas vezes, é “surda e muda” também.

A palavra “Sororidade” vem do latim: “soror”, que significa: “irmã”. “Sororidade” é um dos pilares do feminismo e pode se expressar por meio de ações como: ouvir respeitosamente as demandas de outras mulheres; não julgá-las; se colocar no lugar delas; oferecer ajuda, apoio moral e psicológico; combater a violência contra as mulheres; e pensar na igualdade profissional e salarial para todas elas.

O “Dia da Mulher” é reconhecido desde (8 de março de 1917), quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em “Petrogrado - atual São Petersburgo, Rússia”, elas clamavam por melhores condições de vida e pela retirada do país da “Primeira Guerra Mundial” (conflito armado que ocorreu entre: 1914 e 1918, envolvendo vários países europeus). Em (1975), a ONU - Organização das Nações Unidas, oficializou o (8 de março), como o Dia Internacional da Mulher. A data foi incluída no calendário brasileiro no mesmo ano. 

Ou seja, as mulheres que estão sempre sendo pressionadas a não se expressar na sociedade, quando se juntam, suas vozes reverberam, silenciando o machismo em que o Mundo foi criado. Todos nós (homens e mulheres), nascemos do ventre de uma mulher e este deve ser o primeiro ato de gratidão e respeito a todas elas, pois, sem nossas mulheres a humanidade não existiria. E digo mais, se atrás de cada grande homem há uma mulher (seja ela grande ou não), tenham certeza que ambos são igualmente importantes. E para as pessoas religiosas, Deus quis que seu filho nascesse do ventre de uma “Maria”, para mostrar a beleza e grandeza que ser mãe e mulher representa.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ O “Cristo Redentor”, é uma estátua em estilo “art déco”, medindo 38 metros de altura e com 1.145 toneladas, que retrata “Jesus Cristo”, estando localizada no topo do “Morro do Corcovado - Rio de Janeiro”, a 709 metros acima do nível do mar, no perímetro do “Parque Nacional da Tijuca”, com vista para a maior parte da cidade. A construção foi realizada nos anos (1930), tendo a estátua sido inaugurada em: (12 de outubro de 1931). A primeira mudança de cor na iluminação do “Cristo” e customização da imagem, aconteceu em (4 de fevereiro 2014), quando ficou azul e laranja, no “Dia Mundial do Câncer”. Em (2021), em plena pandemia da “Covid”, “Cristo Redentor” completou 90 anos, com todo o seu esplendor e foi vestido de médico”. 

♀ Feliz Dia Internacional da Mulher! 

sexta-feira, 8 de março de 2024

“♀ Dia Internacional da Mulher, Nosso Oito ∞ Infinito”





















Meus amigos e principalmente minhas AMIGAS do ®DOUG BLOG, ter nascido no “Dia Internacional da Mulher” é algo que muito me agrada, pois, como é bom este SER chamado MULHER! Bendita seja aquela maçã metafórica, aquela “costela de Adão”, que nos proporcionou estar nesta vida junto das “filhas de Eva”, neste nosso oito de março: deitado eternamente em berço esplendido... E se é eterno e deitado, é infinito (∞ infinito).

As princesas dos contos de fadas (teúdas e manteúdas), não ajudaram em nada na biografia feminina. Mas, as mulheres contemporâneas continuam a ser o esteio das famílias, porém, já faz algum tempo que elas também saem de casa para ganhar “o pão nosso de cada dia”. 

As mulheres modernas empoderaram-se, tornaram-se mais fortes, sem necessidade de se afastarem da anima feminina, pois, continuam a ser sensuais, sensíveis, delicadas e maternais, embora as famílias das mulheres contemporâneas não tenham o número de filhos que as mulheres costumavam ter na época das nossas avós e, isso é bom, porque, ter muitos filhos hoje pode ser um fator complexo na vida social e acelerada em que vivemos, principalmente nas grandes urbes.

As mulheres desde sempre souberam que existiriam estereótipos e tabus a serem vencidos, por isso, recorrem à ciência e à cosmética para manter intactas as suas belas e necessárias vaidades.

Sou grato às mulheres, porque, com exceção do meu pai, tudo mais que aprendi de bom nesta “distração deliciosa” que é a nossa existência na Terra, foi com as mulheres.

Todas as mulheres precisam realmente se orgulhar de si mesmas, sentir alegria a cada jornada de certezas e contradições, porque, tudo faz parte do aprendizado e das lutas de suas ancestrais, das sequências de gerações anteriores. Portanto, até uma futura escolha de “gênero” hoje, faz parte desta subsequência de aprendizagem.

Nós, homens, precisamos sempre lembrar com clareza, que as mulheres não são objetos fúteis ou nossos bibelôs (mesmo aquelas que ainda não aprenderam ou não conseguiram emancipar-se), exercendo assim o “Mátrio Poder”¹ sobre seus valores, direitos e emoções.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! - para todas as mulheres de naturalidades e nacionalidades diferentes, seja que idade tenham, seja por qual nome e sobrenome atendam, seja que raça representem, seja qual credo professem... Sejam de “cama e mesa”, pois, esta com certeza, ainda é a melhor parte do poder feminino sobre nós homens.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Mátrio Poder”, esta palavra foi substituída por mim, na origem da palavra masculina: “Pátrio Poder”.


Amigas ®DOUG BLOG 2024
Gil Ivone Larissa Isabel Jossara Olga Ellie
Valdelice Vilma Joanna Gracinha Lucinalva
Teresa Agnes Theodosia  São Ygraine
Graça
Marli Maria Rodrigues Taís Belinha
Amalia
Ana  Chica Carmen Silza Ester
Carolina
Beatriz Mila Maria Lobos
Carmen Cardeñosa
Judit Irina Serena Marita
Lúcia
Olinda Fatyma   Ane Lúcia Silva


“Cama e Mesa” (1981) é uma canção de: 
“Roberto Carlos Braga” (19 de abril de 1943)

♫Eu quero ser sua canção, eu quero ser seu tom
Me esfregar na sua boca, ser o seu batom
O sabonete que te alisa embaixo do chuveiro
A toalha que desliza no seu corpo inteiro
Eu quero ser seu travesseiro e ter a noite inteira
Pra te beijar durante o tempo que você dormir
Eu quero ser o sol que entra no seu quarto adentro
Te acordar devagarinho, te fazer sorrir
Quero estar na maciez do toque dos seus dedos
E entrar na intimidade desses seus segredos
Quero ser a coisa boa liberada ou proibida
Tudo em sua vida.

Eu quero que você me dê o que você quiser
Quero te dar tudo que um homem dá pra uma mulher
E além de todo esse carinho que você me faz
Fico imaginando coisas quero sempre mais.

Você é o doce que eu mais gosto, meu café completo
A bebida preferida e o prato predileto
Eu como e bebo do melhore e não tenho hora certa
De manhã, de tarde, é noite, não faço dieta
E esse amor que alimenta minha fantasia
É meu sonho, minha festa, é minha alegria
A comida mais gostosa, o perfume e a bebida
Tudo em minha vida.

Todo homem que sabe o que quer
Sabe dar e querer da mulher
O melhor e fazer desse amor
O que come, o que bebe, o que dá e recebe
Mas o homem que sabe o que quer
E se apaixona por uma mulher
Ele faz desse amor sua vida
A comida, a bebida, na justa medida
O homem que sabe o que quer
Sabe dar e querer da mulher
O melhor e fazer desse amor
O que come, o que bebe, o que dá e recebe
Mas o homem que sabe o que quer
Sabe dar e querer da mulher
O melhor e fazer desse amor
O que come, o que bebe, o que dá e recebe
Mas o homem que sabe o que quer
E se apaixona por uma mulher
Ele faz desse amor sua vida
A comida, a bebida, na justa medida.♫

quarta-feira, 8 de março de 2023

“O 53° Dia Internacional da Mulher, da Minha Vida”

Se foi “Adão ou Eva” que praticou uma “insubordinação Divina”, teimosia, ou o Livre-Arbítrio, ao comer o fruto da “árvore da sabedoria”, para mim pouco importa... Bendita seja aquela maçã metafórica, que nos proporcionou estar nesta vida.

Dizer qualquer coisa contra esta incrível experiência que é estar vivo, é menosprezar o milagre da vida. E Deus é tão bom e justo, que concedeu aos seres humanos só poder vir ao Mundo, através das mulheres.

As “filhas de Eva” que ficaram invisíveis na sociedade por muito tempo, estão conseguindo ter o devido reconhecimento, mesmo que muitas vezes, este reconhecimento chegue à passos de tartaruga, principalmente no que tange a proteção física e psicológica das violências domésticas que elas ainda sofrem. 

A percepção dos homens antigos sobre as mulheres, só se valia da beleza física, dos dotes maternos e de dona de casa de suas “teúdas e manteúdas”. A atuação na cena profissional era inexistente, em um mundo de gestão masculina.

Porém, as mulheres contemporâneas ainda  são o esteio das famílias, são o coração do Mundo, mas, são também conscientes da existência social feminina e, a cada dia, se sentem mais e mais protagonistas das suas atitudes, pois, descobriram a duras penas, que esta baboseira das princesas dos contos de fadas”, em nada ajudou a escrever a biografia feminina. 

Hoje as mulheres se emponderaram, se tornaram muito fortes, sem precisar se afastar da anima feminina, pois, continuam sendo sensuais, sensíveis, maternas e delicadas.

As mulheres desde sempre souberam que esta coisa da perfeição dos corpos sem gordurinhas localizadas, sem estrias e celulites, era uma cobrança dos esteriótipos e tabus sociais que precisavam ser quebrados, pois, as mulheres modernas não precisam, não devem e muito menos querem, corresponder às expectativas dos homens, sem precisar de deixar de nos amar.

O bom da vida é não sentir nenhum tipo de desconforto causado por sempre ter de correr atrás dos sonhos (que muitas vezes nem são só nossos). Assim sendo, quando me olho no espelho, não procuro quem fui, pois, sei que hoje, ao completar 53 anos de uma vida bem vivida, apesar das minhas dores das perdas de minhas pessoas amadas e decepções com gente que agora vejo serem insignificantes, diante das situações do viver, sou grato as mulheres, pois, salvo o meu pai, tudo mais que aprendi de bom neste “deleitoso desenfado” que é a nossa existência, foi com as mulheres. 

Todas as mulheres precisam mesmo se orgulhar de si mesmas, sentir alegria com cada caminhada de certezas e contradições, pois, tudo faz parte dos aprendizados das ascendências sequenciais das gerações anteriores dos indivíduos e suas famílias, sejam homens ou mulheres, pois, até uma futura escolha de “gênero”, faz parte deste aprendizado sequencial.  

Nós homens precisamos sempre nos lembrar que as mulheres não são bibelôs, pois, mulheres não são objetos fúteis, mesmo aquelas que ainda não aprenderam ou não conseguiram se emancipar, exercendo o “mátrio poder”¹ sobre os seus valores, direitos e emoções.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! - para todas as mulheres de naturalidades e nacionalidades diferentes, seja que idade tenham, seja por qual nome atendam, seja que raça representem, seja qual credo professem.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Mátrio Poder”, esta palavra substitui o que no masculino se diz: “Pátrio Poder”.



Deus 💬 Eu te dou o Livre-Arbítrio, Adão!
Cobra 💬 E eu te dou essa maçã...
💬 Você sabe o que é Livre-Arbítrio, Adão?
Adão: 💬 Não... O que é?


“Mulheres
 (1995) 
Ao Vivo na Cidade do Samba - RJ”

Introdução:
(Martinho: Vai confessar compadre?
Zeca: ‘Vamo bora, vamos falar de mulher né?
Martinho: Fala delas
Zeca: Que bom
Martinho: Fala tu primeiro).

♫Já tive mulheres de todas as cores
De várias idades de muitos amores
Com umas até certo tempo fiquei
Pra outras apenas um pouco me dei.

Já tive mulheres do tipo atrevida
Do tipo acanhada, do tipo vivida
(Beleza)
Casada carente, solteira feliz
(Casada também)
Já tive donzela e até meretriz.

Mulheres cabeça e desequilibradas
Mulheres confusas de guerra e de paz
Mas nenhuma delas me fez tão feliz como você me faz.

Procurei em todas as mulheres a felicidade
Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
Foi começando bem mas tudo teve um fim
(Que pena ou que bom, né?)
Você é o sol da minha vida a minha vontade
Você não é mentira você é verdade
É tudo que um dia eu sonhei pra mim.
(E aí, compadre?)

Já tive mulheres de todas as cores
De várias idades de muitos amores
Com umas até certo tempo fiquei
Pra outras apenas um pouco me dei.

Já tive mulheres do tipo atrevida
Do tipo acanhada, do tipo vivida
Casada carente, solteira feliz
Já tive donzela e até meretriz.

Mulheres cabeça e desequilibradas
Mulheres confusas de guerra e de paz
Mas nenhuma delas me fez tão feliz como você me faz.
(Valeu!)
Procurei em todas as mulheres a felicidade
Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
Foi começando bem mas tudo teve um fim
(E você é...)
Você é o sol da minha vida a minha vontade
Você não é mentira você é verdade
É tudo que um dia eu sonhei pra mim.

(Que beleza! E agora Geral - Coro do público)
Procurei em todas as mulheres a felicidade
Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
Foi começando bem mas tudo teve um fim.
(E agora é, Vamos lá...)

Você é o sol da minha vida a minha vontade
Você não é mentira você é verdade
É tudo que um dia eu sonhei pra mim
Lá, lá, lá ia...
(Oh, meu amor... Valeu, valeu gente!)

°°°
♪“Mulheres, é uma composição de “Toninho Geraes” (14 de março de 1962), interpretada neste vídeo por: “Zeca Pagodinho” (4 de fevereiro de 1959) e “Martinho da Vila” (12 de fevereiro de 1938).

terça-feira, 8 de março de 2022

“Dia Internacional da Mulher — Uma Data Edulcorada”


Bem, meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, a  minha percepção sobre a parábola bíblica de “Adão e Eva” nada tem a ver com religião, muito menos com desobediência de provar do “fruto proibido”. O meu entediamento sobre “Eva” (que nem foi a primeira mulher), a primeira mulher foi “Lilith”¹, vem mais da filosofia, pois, quando se diz que “Eva” nasceu de uma das costelas de “Adão”, para mim, a mensagem é clara: homens e mulheres devem sempre caminhar lado a lado, pois, as costelas não estão na frente e nem atrás do esqueleto humano, mas sim, de lado.
   
“Deus criou a mulher de uma costela, de um osso torto. Se procurares endireitá-la, quebrará. Tenham, pois, paciência com as mulheres!” - “Abul Alcacim Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime    Profeta Maomé” (25 de Abril de 571 d.C. - 8 de junho de 632 d.C.)

Hoje além de ser a data de meu nascimento, é também o “Dia Internacional da Mulher”. E a beleza feminina vai muito além de “Lilith e Eva”, ou das curvas de um corpo escultural, de “violão” ou “Plus Size”... A mulher se faz bela sorrindo, caminhando, parindo, amamentando, criando, amando e sendo amada, se vestindo, se despindo, trabalhando, inovando... Ou seja, se reinventando dia a dia.

Porém, antes deste dia (8 de março), ser tido como comemorativo, aconteceu em (maio de 1908), nos “Estados Unidos”, um grande movimento direcionado ao público feminino, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação econômica e política no país. No ano seguinte, o “Partido Socialista dos EUA”, oficializou a data sendo (28 de fevereiro), com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de “Nova York”. Tais revindicações, geraram uma greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas, iniciada em (novembro de 1909), durando mais de dois anos. Os integrantes deste movimento pediam principalmente, salários e carga horária das jornadas de trabalho igualitárias entre homens e mulheres. Esta manifestação pela igualdade trabalhista e civil, pleiteava também o direito do voto feminino, que aconteceu em (1910), durante as conferências de mulheres da “Internacional Socialista”, em “Copenhague - capital da Dinamarca”. Nesta conferência, foi sugerido, pela professora e jornalista: “Clara Zetkin” (5 de julho de 1857 - 20 de junho de 1933), que o dia das mulheres passasse a ser celebrado todos os anos, sem  no entanto, que uma data fosse definida.
   
Estes movimentos primários, remetem à criação do “Dia Internacional da Mulher”, alimentando o imaginário de que a data poderia ter surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de “Nova York”, em (1911), quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas, mas, não foi bem assim. Mas, sem dúvida alguma, este incidente ocorrido em (25 de março de 1911), marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do Século XX, no entanto, os eventos que levaram à criação da data (8 de março), são bem anteriores a este acontecimento.
    
A partir de (1913), as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último domingo de fevereiro. Porém, em (8 de março de 1917/23 de fevereiro), no “calendário juliano”, ainda na “Rússia Imperial”, organizou-se uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos acabaram se juntando à manifestação, que se estendeu por dias e acabou por precipitar a “Revolução” de (1917). Nos anos seguintes, o dia das mulheres passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na “Rússia” e em países do bloco soviético. Esta sim, uma “guerra justa travada pelos russos e russas.
    
E finalmente, em (1975), quando eu completava o meu 5° ano de vida, o dia (8 de março), foi instituído pelas “Organizações das Nações Unidas - ONU”, sendo oficialmente o “Dia Internacional da Mulher”. 
   
Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países, ainda como um dia de protestos por direitos ou de “edulcorada”² celebração do feminino, comparável ao “Dia das Mães”. Em outros países, o “Dia Internacional da Mulher” infelizmente é ignorado.
   
Quem dera que o dia “8 de março” fosse mesmo todos os dias (como muitas mulheres dizem), mas, não é verdade, pois, as conquistas femininas ainda são sempre diante de muitos obstáculos.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Lilith” aparece como um demônio em crenças tradicionais islâmicas. Na crença judaica, ela é tratada como a primeira mulher da personalidade bíblica “Adão” ‎- (Gênesis 1:1) 

² “Edulcorada”, é o particípio passado do verbo edulcorar e significa:  “tornar doce ao paladar”. Em sentido figurado, quer dizer: “adocicado, manso, suave”.


sábado, 6 de março de 2021

“Ai, Que Raiva! — Dia Internacional da Mulher”

Em decorrência ao “Dia Internacional da Mulher”, que acontece todos os anos em (8 de março), abordarei aqui no ®DOUG BLOG o tema mulher, levando sempre tudo no melhor estilo de humor, tão frequente em meus textos (mesmo nestes tempos distópicos e pandêmicos que vivemos), pois, creio que o riso ajuda na coarctação das nossas lágrimas, diante de tantas vidas perdidas para este vírus impiedoso.
    
Comecemos com uma frase de “William Shakespeare” (23 de abril de 1564 - 23 de abril de 1616): “Fragilidade, o teu nome é mulher!”
    
Como frasista/aforista e grande colecionador de frases, eu discordo em certo ponto desta frase, pois, acredito na fragilidade mas, também na força das “nossas meninas”. Sim, pois, a vida não faria o menor sentido, sem a “doce presença ácida” das mulheres em nosso universo masculino, porque, qualquer ser humano que seja (e não só nós homens), precisamos de uma mulher para nascer, pois, só as mulheres possuem a magnífica experiência de gerar vidas dentro de seus próprios corpos, tendo Deus fazendo seu filho vir ao Mundo, através de uma mulher, sem lhe pedir nada em troca. 
   
Então, vamos combinar que dar à luz a uma criança, é uma grande responsabilidade e, mesmo que seja através de uma cesariana, não deve ser moleza parir um neném. De parto normal então, só uma mulher pode dizer a dor e alegria que é passar por esta experiência.
   
Mas porque, nós homens temos tanta dificuldade (de ao menos tentar entender), a cabeça destes seres tão extraordinários e quase sempre amorosos, que são nossas mulheres, principalmente quando estão com raiva?

“Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. Sou irritável e firo facilmente. Também sou muito calma e perdoo logo.  Não esqueço nunca. Mas há poucas coisas de que eu me lembre! - Chaya Pinkhasovna Lispector - Clarice Lispector  (10 de dezembro de 1920 - 9 de dezembro de 1977).

Meus amigos, quando uma mulher diz: “SIM!” ou “TALVEZ?” - entenda que ela quer dizer na realidade: “NÃO!” - mas, quando ela diz: “NÃO!” ou “NÃO SEI?” - entenda “SIM!” - a verdade, é que muitas vezes, até involuntariamente, nossas mulheres gostam de testar seus parceiros e até, conduzi-los ao erro.
    
Se uma mulher disser: “SINTO MUITO!” - foi porque, ela fez exatamente do jeito que ela queria que as coisas acontecessem. Mas, quando uma mulher disser: “NÓS QUEREMOS!” - entenda que, é ela quem está querendo alguma coisa. E quando disser: “FAÇA COMO QUISER!” - entenda que ela quer dizer: “VOCÊ VAI PAGAR MUITO CARO POR ISSO!” - Quando uma mulher disser: “PRECISAMOS CONVERSAR!” - ela quer dizer na verdade: “VOU LHE CRITICAR!” (ou criticar a sua forma de conduta com ela), o que no final das contas, dá no mesmo. 
    
Quando uma mulher disser: “SE VOCÊ QUISER IR...” - ela não quer que você vá a lugar nenhum. E se ela disser: “NÃO ESTOU CHATEADA!” - ela está uma fera contigo. Então caro amigo, trate de bater a porta por detrás das costas e fuja para “Nárnia”¹.
    
Na cama, se uma mulher pede: “APAGUE A LUZ!” - ou “SEJA ROMÂNTICO!” - na realidade ela está se sentido gorda e quer “transar” no escuro. Assim sendo, neste momento de “obesidade ficcional” (pois, todas as mulheres acham que estão sempre dois quilos acima do peso ideal, mesmo que elas sejam magérrimas), nem pense em acender nada, nem o abajur... E se tiver de ir ao banheiro, faça o percurso nas “trevas”, saia tropeçando em tudo, mas, não acenda a luz em hipótese nenhuma (nem mesmo do celular), senão, já viu... Lá vamos nós para “Nárnia” outra vez!
    
Quando o assunto é a casa, tome muito cuidado, porque, se a tua mulher disser: “ESSA COZINHA ESTÁ PRECISANDO DE UMA PINTURA!” - na verdade, ela quer (e vai), reformar a casa toda. Já quando pergunta (imitando voz de criança): “MOMOZÃO QUANTO CÊ AMA MOMOZONA?” - pode saber que ela fez bobagem, e bobagem das grandes!
   
Quando uma mulher disser: “ESTAREI PRONTA EM UM MINUTINHO...” - pode sair e ir ao supermercado fazer as compras do mês, que quando você voltar, ela ainda estará no banho e nem as roupas para sair, ela escolheu ainda... Acreditem em mim, pontualidade britânica só serve para os homens (minha mulher era inglesa) e a própria “Rainha Elizabeth II” (21 de abril de 1926)², também não costuma ser pontual.
    
Se uma mulher pergunta: “EU ESTOU BONITA?” ou “ESSE VESTIDO FICOU BEM EM MIM?” - mesmo que nada esteja combinando, que tudo esteja um verdadeiro traje típico das festas juninas, diga que está tudo lindo, pois, isso evitará três semanas de problemas, abstinência sexual e silêncio em seu lar, até na hora das refeições.
     
Uma mulher quando diz: “VOCÊ PRECISA APRENDER A SE COMUNICAR!” - ela quer na realidade dizer: “CONCORDE SEMPRE COMIGO, SENÃO...” - e um “SENÃO...” - vindo de uma mulher com raiva, é sempre um perigo. Que tal passar uns dias em “Nárnia outra vez, até a poeira abaixar?”
    
Por fim, existem três coisas básicas, que uma mulher pode dizer para desestruturar tudo. A primeira é: “EU NÃO ESTOU GRITANDO!” - ela sempre diz isso aos berros (em “CAIXA ALTA”), de maneira histérica, para toda a vizinhança escutar; a segunda é: “EU ESTOU COM DOR DE CABEÇA!” - isso todos sabemos o quê significa... Hoje você não irá transar e se bobear, acabará indo dormir no desconfortável sofá da sala; e finalmente, a clássica frase enigmática de uma mulher, que você quase treme quando escuta: “PODE CONFIAR EM MIM!” - pois, experimente contar algum deslize que tu cometeu na relação... Aí, meu nobre amigo, a coisa toda azedará de uma vez por todas, pois, mulher só gosta de sinceridade (na relação pessoal), desde que isso não afete o andamento normal da vida dela. 
     
Mas, sabe quando uma mulher mais se irrita? É justamente quando alguém diz a ela: Fica calma! - porém, que eu saiba, nunca na história da humanidade, uma mulher se acalmou depois de ouvir isso. Aí ela dirá: AI, QUE RAIVA!
     
Bem disse “Mário Quintana” (que nunca se casou) e certa vez, um colega jornalista perguntou ao poeta: 
💬 Seu Mário, por que o senhor nunca se casou?
E ele sem pestanejar, respondeu: 
💬 Sempre preferi deixar dezenas de mulheres esperançosas, do que uma só desiludida.
 
“Não te irrites, por mais que te fizerem. Estuda, a frio, o coração alheio. Farás, assim, do mal que eles te querem, teu mais amável e sutil recreio!” - “Mário de Miranda Quintana” (30 de julho de 1906 - 5 de maio de 1994). 

Ah... E como é bom este recreio, este divertimento, estas brincadeiras e folguedos ao lado das “nossas meninas”. Assim sendo, “brincadeiras à parte e noves fora”... FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! - para todas vocês mulheres, amigas, leitoras e seguidoras do ®DOUG BLOG... Apesar, de entender, que “dia da mulher”, são todos os dias. 
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Nárnia”, é uma série de sete romances fantasiosos (relatando um mundo fantástico), criado pelo autor irlandês “Clive Staples Lewis - C. S. Lewis” (29 de novembro de 1898 - 2 de novembro de 1963).

² Rainha Elizabeth II faleceu em: (8 de setembro de 2022), no Castelo de Balmoral, na Escócia - Reino Unido.




A Mulher” 
“Daniel Godri Jr.” (13 de outubro de 1954)
Bem antes destes dias pandêmicos.

domingo, 8 de março de 2020

“Dia Internacional da Mulher — Carpe Diem”

Eu sempre digo, que salvo o “Rei” do tabuleiro (meu pai), tudo mais que aprendi neste belo “jogo de xadrez” que é a vida, foi com as “Rainhas brancas e negras”, não importando a cor, mas sim, no “deleitoso desenfado”, que se joga ao lado de vocês mulheres. 
   
Sem a existência de uma mulher, ninguém estaria aqui, pois, todos somos frutos de uma “mátria amada”. Até o onipresente e onisciente Deus, quis que seu filho viesse ao Mundo através de uma mulher. 
   
É como diz o ditado: “Nada é tão bom que não possa melhorar!”... Eu nasci exatamente no “Dia Internacional da Mulher”. Assim sendo, “Carpe Diem”¹ para todas vocês mulheres, no dia de hoje e para mim, que estou aqui, “só de boa, de pernas pro ar”, curtindo o dia, “...Nesta data querida, com muitas felicidades e se Deus quiser, com muitos anos de vida...”
   
Beijos e felicidade hoje e sempre, pois, o meu aniversário (ainda bem), acontece uma vez só por ano... Mas, o “Dia da Mulher”, são todos os dias, com certeza!!!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Frase da Postagem ®DOUG BLOG: “Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe sua roupa de viver!” - “Chaya Pinkhasovna Lispector - Clarice Lispector” (10 de dezembro de 1920 - 9 de dezembro de 1977).

¹ “Carpe Diem” é parte da frase latina: “Carpe diem quam minimum credula postero”, extraída de uma das Odes, de: “Quintus Horatius Flaccus” (8 de dezembro de 65 a.C. - 27 de novembro de 8 a.C.) e significa: “aproveite o dia ou aproveite o momento”.



® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (inicialmente amarelo e depois azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960); já “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foi criada em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.