㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

“Ditados Populares — Parte 3”



Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, cá estamos, ainda enfurnados dentro dos nossos apartamentos, onde a maioria de nós, passa grande parte do tempo cozinhando e comendo. Os condomínios que residimos, estão com cheiro das praça de alimentação dos shopping centers, pois, cada um de nós, temos gostos variados e assim, sempre sentimos aromas diferentes (das comidas), entrando pelas janelas. Bons os tempos em que podíamos morar com segurança em casas, nas grandes urbes.

E por falar em casas e janelas, são por elas que hoje contemplamos o luar, como na canção: “Luar do Sertão”, do compositor: “Catulo da Paixão Cearense” (8 de outubro de 1863 - 10 de maio de 1946) ♫...Não há, oh gente, oh não; Luar como esse do sertão...♫ Estamos todos olhando para o Céu, pelas janelas das casas/apartamentos (com medo do “Novo Normal”, que ainda não sabemos que cara terá?)

Vivemos todos neste hiato sem fim, que à “COVID-19” proporcionou em nossas vidas. Mas, devemos “FICAR EM CASA!” - pois, respostas pontuais sobre este vírus maléfico, ainda não temos. Então, não é tempo de relaxar na reclusão social, mesmo sendo o distanciamento pessoal, uma medida voluntária na maior parte dos países, os especialistas da área de saúde afirmam, que este é o principal fator para o “achatamento da curva, do Novo Coronavírus”.

Assim, como prometido, trago hoje aqui no ®DOUG BLOG, mais 20 ditados populares, nesta minha meta estabelecida, de distrair meus amigos, leitores e seguidores, diante da “quarentena nossa de todos os dias”.

41- “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Esta frase ressalta a importância de focar em um objetivo de cada vez, pois, se você tentar agarrar todas as oportunidades de uma vez só, pode acabar ficando sem nada e assim, ir parar direto em outro ditado popular: “Quem tudo quer, nada tem”.

42- “O hábito faz o monge”. Quando olhamos para um monge (religioso), imaginamos que é devido a sua indumentária que existe este ditado popular. Mas, não é nada disso (até porque, os padres hoje em dia, quase nem usam batina). O que sugere tal dito, é o uso frequente dos bons costumes, de ser alguém cumpridor das regras sociais e suas leis, rotinas de comportamento pessoal, que nos fazem alcançar o estado desejado de bem viver. Algo como mantermos esta reclusão social atual, onde ficar em nossos lares (de quarentena), ajuda na manutenção da nossa saúde, da saúde das pessoas que residem conosco e na saúde de um modo geral, pois, aglomerações neste momento, só propagarão o vírus.

43- Falando em saúde, a expressão: “Saco vazio não para em pé”, é um ditado em forma de lembrete, no cuidado da própria saúde. Aqui o detalhe é dizer que uma boa alimentação é fundamental para você se manter saudável e produtivo. Assim, não se deve ingerir medicamentos (sem prescrição médica), não se deve também, fumar cigarros (e outros), consumir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas de maneira abusiva, para assim, poder se manter ativo, “de pé”. Um ditado muito oportuno, para os dias distópicos que vivemos.

44- “Não adianta chorar pelo leite derramado”. Este é um ditado que relata que todos já lidamos com situações indesejadas na vida. Esta frase nos mostra, que não devemos lamentar por tais situações acontecidas, mas sim, levantar a cabeça e seguir em frente, sem ficar de “resenha”.

45- “Águas passadas não movem moinho”. Esta expressão, exerce o significado semelhante ao do dito popular anterior. Se você focar demais no que já passou, vai acabar esquecendo de dar a devida importância ao que está no presente, no que precisa ser feito hoje, para continuar tocando sua vida adiante.

46- O ditado: “Devagar se vai ao longe”, que pode levar o adendo: “Quem espera sempre alcança”, juntos, indicam que quando nos deparamos com um objetivo desafiador, podemos pensar que ele está fora de alcance, mas, que passo a passo, é possível chegar em qualquer lugar, basta não nos afobarmos, pois, aí é como diz outro ditado: “O apressado come cru”, que é quando alguém faz algo sem cautela, de modo afobado, precipitado, sem o mínimo esmero.

47- “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Este dito popular, pode parecer um “bicho de sete cabeças” para os procrastinadores, mas, seu significado é simples: seja pragmático, não enrole para finalizar suas tarefas.
Texto da Tirinha estilizada ®DOUG BLOG: “Mafalda” (1964), personagem do cartunista: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020).
💬 Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!
💬 Meu Deus, se os chineses lerem isso!

48- “Nem tudo que reluz é ouro”. Mais um ditado popular, que fala sobre a importância de avaliar as coisas além da aparência (ou da primeira impressão). Até porque, é errado utilizar o senso comum, onde muitos pensam, mas, que poucos param para refletir, como na utilização da seguinte frase: “A primeira impressão é a que fica”... Um ditado popular  muito repetido, porém, é uma visão preconceituosa e sem embasamento na sequência (no todo), naquilo que o outro pode nos oferecer. Às vezes, uma oportunidade pode soar perfeita e depois se relevar algo muito menos atrativo. É preciso manter um olhar crítico sempre, naquilo que se observa.

49- “Roupa suja se lava em casa”. É como eu sempre digo nas palestras que faço: “Elogie em público, repreenda no privado”. Quando alguém fala que: “Devemos lavar nossas roupas sujas em casa” (não é devido aos gastos extras com serviços de lavanderia), este ditado popular quer dizer, que o problema deve ser lidado de maneira mais reservada. Tal dito é corriqueiro nas brigas familiares e de casais... Mas, aí, é como diz outro ditado: “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”... Até porque, o problema é deles, pois, como diz também mais um ditado popular muito repetido: “Eles que são brancos que se entendam”. Porém, este é outro dito repetido de maneira incorreta. O correto para este dito, relata a reivindicação de um “Capitão de uma Nau portuguesa”, para que fosse punido um soldado que o desrespeitara, mas, ouviu a seguinte resposta de seu superior imediato: “Vocês que são pardos que se entendam!”

50- “Não se faz um omelete sem quebrar os ovos”. Aqui temos uma expressão popular, que fala sobre a necessidade de realizar alguns sacrifícios para alcançar objetivos maiores na vida. Mas, fique de olho se sua taxa de Colesterol (HDL), está baixa, para que não acelere a taxa de Colesterol (LDL), devido ao consumo de tantos ovos” (objetivos e metas), pois isso, nunca deixamos de estabelecer em nossas vidas.

51- “Quando a esmola é demais, até o santo desconfia”. Sabe quando alguém lhe oferece algo tão bom, mas, tão bom, que você desconfia que existe algo errado por trás? Tipo aquele carro usado com “precinho camarada”... Este ditado popular revela exatamente isso, pois, quando a oferta é muito boa, devemos desconfiar, porque, ninguém que se vale de qualquer empreendimento que seja, faz para perder. 
 
52- “Este bem é meu e ninguém tasca”. “Tascar”, é o ato ou efeito de “remover o tasco”, ou seja, a casca das fibras encontradas somente no linho puro, que não se misturam. Então, este ditado significa dizer, que, aquilo que é meu, eu não compartilho, não empresto. É o egoísmo propriamente dito. Em tempos de pandemia do “Novo Coronavírus”, é o ato de ir aos supermercados ou farmácias e comprar todo o estoque de álcool em gel 70°, não deixando para mais ninguém. O ditado pode ser também dito desta maneira: “O que é meu, o boi não lambe”. Então, de nada adianta ficar “dando língua” por aí.

53- “Quem não é visto, não é lembrado”. Esta expressão pode ser usada para reforçar a importância de você investir em seu marketing pessoal. O significado deste ditado popular, é bem simples, se você quer ser reconhecido por alguma coisa, precisa garantir que as pessoas tomem ciência de quem você é... Que saibam, que foi você o idealizador de algo que elas gostaram. Afinal de contas, se as más ideias tem seus idealizadores inevitavelmente revelados (e algumas vezes, ridicularizados), porque, as boas ideias precisam ficar no anonimato e sem aplausos?

54- “Vida que segue”. Sempre que alguma pessoa passa por uma situação delicada na vida, é comum que alguém próximo se utilize deste “lugar-comum”, deste clichê, como uma forma de oferecer conforto, de motivar a pessoa no ato de seguir em frente. Dito popular muito comum de ser proferido para quem perdeu um ente querido. Mas, nestes casos, a vida segue... Mas, segue muito sem graça.

55- “Estar no mato sem cachorro”É como se diz por aí, que o cão é o melhor amigo do homem. Então, esta é uma expressão que revela um momento de total perdição pessoal... Uma situação onde não há para quem recorrer. Um dito popular que nos revela, que nos sentimos desprotegidos, sem ter um amigo ao nosso lado. 
* Texto da Tirinha:
💬 Cara, cadê o seu dono?
💬 Ficou lá no mato sem cachorro!

56- Vamos no seguimento dos ditados populares com animais. Aqui temos: “Macaco ri do rabo do outro, porque, não olha pra trás e vê que também tem rabo”. Esta expressão revela, um desvio de conduta sobre aquelas pessoas que adoram apontar o dedo para todos, achando defeito só nos outros e nunca nelas. Só que tais pessoas se esquecem, que elas “são os outros para os outros”. Moral da história: quando alguém aponta um dedo para outra pessoa, quatro outros dedos se voltam contra ela, não tem jeito.

57- “Longe dos olhos, perto do coração”. Este ditado popular é uma “figurinha repetida”, que significa que, relações mesmo que sejam à distância, podem nos ajudar a desvendar quem realmente somos, de quem gostamos e quem gosta de nós. 

58- “Cada um sabe onde lhe aperta o sapato”. Esta é uma expressão que fala muito sobre empatia (palavra tão utilizada em tempos da “COVID-19”). Cada indivíduo tem suas próprias características e histórias de vida diferentes, logo, nenhuma dor ou problema se assemelha nas pessoas. Este ditado popular, pode ser lido também da seguinte maneira: “Cada um sabe onde dói o seu calo”.

59- “Não existe rosa sem espinhos”. A beleza das rosas encanta muita gente, mas, sem o devido cuidado, qualquer um pode se machucar em um dos espinhos da flor. Este ditado popular, ressalta que até mesmo as coisas mais belas e prazerosas da vida, podem camuflar alguns perigos. 

60- “Quem está na chuva é para se molhar”. Este é um dos ditados populares mais repetidos e óbvios que existem. Ele diz respeito, que quando uma pessoa faz alguma coisa. percebendo que errou e que não existe mais possibilidade de corrigir, o jeito é deixar pra lá e fazer de conta que nada aconteceu. 
°°°
* No ditado popular n° 57, aparece os personagens de: “Love Is - Amar é...” - textos e desenhos de: “Kim Casali ou Kim Grove” (9 de setembro de 1941 - 15 de junho de 1997). — No ditado popular n° 59, aparece o personagem: “Principezinho”, do livro: “Le Petit Prince - O Pequeno Príncipe” (1943), de: “Antoine de Saint-Exupéry” (29 de junho de 1900 - 31 de julho de 1944).


“Snoopy” (1950), personagem da história em quadrinhos “Peanuts, do cartunista:
 “Charles M. Schulz” (26 de novembro de 1922 - 12 de fevereiro de 2000).



OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MAIO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).