Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, cá estamos, ainda enfurnados dentro dos nossos apartamentos, onde a maioria de nós, passa grande parte do tempo cozinhando e comendo. Os condomínios que residimos, estão com cheiro das praça de alimentação dos shopping centers, pois, cada um de nós, temos gostos variados e assim, sempre sentimos aromas diferentes (das comidas), entrando pelas janelas. Bons os tempos em que podíamos morar com segurança em casas, nas grandes urbes.
E por falar em casas e janelas, são por elas que hoje contemplamos o luar, como na canção: “Luar do Sertão”, do compositor: “Catulo da Paixão Cearense” (8 de outubro de 1863 - 10 de maio de 1946) ♫...Não há, oh gente, oh não; Luar como esse do sertão...♫ Estamos todos olhando para o Céu, pelas janelas das casas/apartamentos (com medo do “Novo Normal”, que ainda não sabemos que “cara terá?”)
Vivemos todos neste hiato sem fim, que à “COVID-19” proporcionou em nossas vidas. Mas, devemos “FICAR EM CASA!” - pois, respostas pontuais sobre este vírus maléfico, ainda não temos. Então, não é tempo de relaxar na reclusão social, mesmo sendo o distanciamento pessoal, uma medida voluntária na maior parte dos países, os especialistas da área de saúde afirmam, que este é o principal fator para o “achatamento da curva, do Novo Coronavírus”.
Assim, como prometido, trago hoje aqui no ®DOUG BLOG, mais 20 ditados populares, nesta minha meta estabelecida, de distrair meus amigos, leitores e seguidores, diante da “quarentena nossa de todos os dias”.
41- “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Esta frase ressalta a importância de focar em um objetivo de cada vez, pois, se você tentar agarrar todas as oportunidades de uma vez só, pode acabar ficando sem nada e assim, ir parar direto em outro ditado popular: “Quem tudo quer, nada tem”.
42- “O hábito faz o monge”. Quando olhamos para um monge (religioso), imaginamos que é devido a sua indumentária que existe este ditado popular. Mas, não é nada disso (até porque, os padres hoje em dia, quase nem usam batina). O que sugere tal dito, é o uso frequente dos bons costumes, de ser alguém cumpridor das regras sociais e suas leis, rotinas de comportamento pessoal, que nos fazem alcançar o estado desejado de bem viver. Algo como mantermos esta reclusão social atual, onde ficar em nossos lares (de quarentena), ajuda na manutenção da nossa saúde, da saúde das pessoas que residem conosco e na saúde de um modo geral, pois, aglomerações neste momento, só propagarão o vírus.
43- Falando em saúde, a expressão: “Saco vazio não para em pé”, é um ditado em forma de lembrete, no cuidado da própria saúde. Aqui o detalhe é dizer que uma boa alimentação é fundamental para você se manter saudável e produtivo. Assim, não se deve ingerir medicamentos (sem prescrição médica), não se deve também, fumar cigarros (e outros), consumir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas de maneira abusiva, para assim, poder se manter ativo, “de pé”. Um ditado muito oportuno, para os dias distópicos que vivemos.
44- “Não adianta chorar pelo leite derramado”. Este é um ditado que relata que todos já lidamos com situações indesejadas na vida. Esta frase nos mostra, que não devemos lamentar por tais situações acontecidas, mas sim, levantar a cabeça e seguir em frente, sem ficar de “resenha”.
45- “Águas passadas não movem moinho”. Esta expressão, exerce o significado semelhante ao do dito popular anterior. Se você focar demais no que já passou, vai acabar esquecendo de dar a devida importância ao que está no presente, no que precisa ser feito hoje, para continuar tocando sua vida adiante.
46- O ditado: “Devagar se vai ao longe”, que pode levar o adendo: “Quem espera sempre alcança”, juntos, indicam que quando nos deparamos com um objetivo desafiador, podemos pensar que ele está fora de alcance, mas, que passo a passo, é possível chegar em qualquer lugar, basta não nos afobarmos, pois, aí é como diz outro ditado: “O apressado come cru”, que é quando alguém faz algo sem cautela, de modo afobado, precipitado, sem o mínimo esmero.
47- “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Este ditado popular, pode parecer um “bicho de sete cabeças” para os procrastinadores, mas, seu significado é simples: seja pragmático, não enrole para finalizar suas tarefas de cada dia.
* Texto da Tirinha estilizada ®DOUG BLOG: “Mafalda” (1964), personagem do cartunista: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020).
💬 Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!
💬 Meu Deus, se os chineses lerem isso!
48- “Nem tudo que reluz é ouro”. Mais um ditado popular, que fala sobre a importância de avaliar as coisas além da aparência (ou da primeira impressão). Até porque, é errado utilizar o senso comum, onde muitos pensam, mas, que poucos param para refletir, como na utilização da seguinte frase: “A primeira impressão é a que fica”... Um ditado popular muito repetido, porém, é uma visão preconceituosa e sem embasamento na sequência (no todo), naquilo que o outro pode nos oferecer. Às vezes, uma oportunidade pode soar perfeita e depois se relevar algo muito menos atrativo. É preciso manter um olhar crítico sempre, naquilo que se observa.
49- “Roupa suja se lava em casa”. É como eu sempre digo nas palestras que faço: “Elogie em público, repreenda no privado”. Quando alguém fala que: “Devemos lavar nossas roupas sujas em casa” (não é devido aos gastos extras com serviços de lavanderia), este ditado popular quer dizer, que o problema deve ser lidado de maneira mais reservada. Tal dito é corriqueiro nas brigas familiares e de casais... Mas, aí, é como diz outro ditado: “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”... Até porque, o problema é deles, pois, como diz também mais um ditado popular muito repetido: “Eles que são brancos que se entendam”. Porém, este é outro dito repetido de maneira incorreta. O correto para este dito, relata a reivindicação de um “Capitão de uma Nau portuguesa”, para que fosse punido um soldado que o desrespeitara, mas, ouviu a seguinte resposta de seu superior imediato: “Vocês que são pardos que se entendam!”
50- “Não se faz um omelete sem quebrar os ovos”. Aqui temos uma expressão popular, que fala sobre a necessidade de realizar alguns sacrifícios para alcançar objetivos maiores na vida. Mas, fique de olho se sua taxa de Colesterol (HDL), está baixa, para que não acelere a taxa de Colesterol (LDL), “devido ao consumo de tantos ovos” (objetivos e metas), pois, isso nunca deixamos de estabelecer em nossas vidas.
51- “Quando a esmola é demais, até o santo desconfia”. Sabe quando alguém lhe oferece algo tão bom, mas, tão bom, que você desconfia que existe algo errado por trás? Tipo aquele carro usado com “precinho camarada”... Este ditado popular revela exatamente isso, pois, quando a oferta é muito boa, devemos desconfiar, porque, ninguém que se vale de qualquer empreendimento que seja, faz para perder.
52- “Este bem é meu e ninguém tasca”. “Tascar”, é o ato ou efeito de “remover o tasco”, ou seja, a casca das fibras encontradas somente no linho puro, que não se misturam. Então, este ditado significa dizer, que, aquilo que é meu, eu não compartilho, não empresto. É o egoísmo propriamente dito. Em tempos de pandemia do “Novo Coronavírus”, é o ato de ir aos supermercados ou farmácias e comprar todo o estoque de álcool em gel 70°, não deixando para mais ninguém. O ditado pode ser também dito desta maneira: “O que é meu, o boi não lambe”. Então, de nada adianta ficar “dando língua” por aí.
53- “Quem não é visto, não é lembrado”. Esta expressão pode ser usada para reforçar a importância de você investir em seu marketing pessoal. O significado deste ditado popular, é bem simples, se você quer ser reconhecido por alguma coisa, precisa garantir que as pessoas tomem ciência de quem você é... Que saibam, que foi você o idealizador de algo que elas gostaram. Afinal de contas, se as más ideias tem seus idealizadores inevitavelmente revelados (e algumas vezes, ridicularizados), porque, as boas ideias precisam ficar no anonimato e sem aplausos?
54- “Vida que segue”. Sempre que alguma pessoa passa por uma situação delicada na vida, é comum que alguém próximo se utilize deste “lugar-comum”, deste clichê, como uma forma de oferecer conforto, de motivar a pessoa no ato de seguir em frente. Dito popular muito comum de ser proferido para quem perdeu um ente querido. Nestes casos, a vida segue... Mas, segue muito sem graça.
55- “Estar no mato sem cachorro”. É como se diz por aí, que o cão é o melhor amigo do homem. Então, esta é uma expressão que revela um momento de total perdição pessoal... Uma situação onde não há para quem recorrer. Um dito popular que nos revela, que nos sentimos desprotegidos, sem ter um amigo ao nosso lado.
56- Vamos no seguimento dos ditados populares com animais. Aqui temos: “Macaco ri do rabo do outro, porque, não olha pra trás e vê que também tem rabo”. Esta expressão revela, um desvio de conduta sobre aquelas pessoas que adoram apontar o dedo para todos, achando defeito só nos outros e nunca nelas. Só que tais pessoas se esquecem, que elas “são os outros para os outros”. Moral da história: quando alguém aponta um dedo para outra pessoa, quatro outros dedos se voltam contra ela, não tem jeito.
57- “Longe dos olhos, perto do coração”. Este ditado popular é uma “figurinha repetida”, que significa que, relações mesmo que sejam à distância, podem nos ajudar a desvendar quem realmente somos, de quem gostamos e quem gosta de nós.
58- “Cada um sabe onde lhe aperta o sapato”. Esta é uma expressão que fala muito sobre empatia (palavra tão utilizada em tempos da “COVID-19”). Cada indivíduo tem suas próprias características e histórias de vida diferentes, logo, nenhuma dor ou problema se assemelha nas pessoas. Este ditado popular, pode ser lido também da seguinte maneira: “Cada um sabe onde dói o seu calo”.
59- “Não existe rosa sem espinhos”. A beleza das rosas encanta muita gente, mas, sem o devido cuidado, qualquer um pode se machucar em um dos espinhos da flor. Este ditado popular, ressalta que até mesmo as coisas mais belas e prazerosas da vida, podem camuflar alguns perigos.
60- “Quem está na chuva é para se molhar”. Este é um dos ditados populares mais repetidos e óbvios que existem. Ele diz respeito, que quando uma pessoa faz alguma coisa. percebendo que errou e que não existe mais possibilidade de corrigir, o jeito é deixar pra lá e fazer de conta que nada aconteceu.
°°°
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* No ditado popular n° 57, aparece os personagens de: “Love Is - Amar é...” - textos e desenhos da cartunista neozelandesa: “Kim Casali ou Kim Grove” (9 de setembro de 1941 - 15 de junho de 1997); no ditado popular n° 59, aparece o personagem: “Principezinho”, do livro: “Le Petit Prince - O Pequeno Príncipe” (1943), do aviador e escritor francês: “Antoine de Saint-Exupéry” (29 de junho de 1900 - 31 de julho de 1944).
* No ditado popular n° 57, aparece os personagens de: “Love Is - Amar é...” - textos e desenhos da cartunista neozelandesa: “Kim Casali ou Kim Grove” (9 de setembro de 1941 - 15 de junho de 1997); no ditado popular n° 59, aparece o personagem: “Principezinho”, do livro: “Le Petit Prince - O Pequeno Príncipe” (1943), do aviador e escritor francês: “Antoine de Saint-Exupéry” (29 de junho de 1900 - 31 de julho de 1944).
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Snoopy” (1950), cão da raça beagle, da história em quadrinhos “Peanuts”, criação do cartunista americano: “Charles M. Schulz” (26 de novembro de 1922 - 12 de fevereiro de 2000).
Querido amigo Douglas, saudade de você, até deixo aqui o ditado que diz o que sinto por estar aqui agora, portanto estava "longe dos olhos, perto do coração", sempre, mesmo que algumas vezes eu demore, mas estou sempre pensando em todos os meus amigos muito queridos!
ResponderExcluirTodos os ditados populares que nos mostra aqui tem algo de verdade, de sentir, de viver, vamos indo vivendo e sentindo a vida meu querido amigo!
Continue se cuidando, digo isso aos meus entes queridos e a ti também, sempre e sempre!
Abraços sempre bem apertados!
Tens um lindo dom, sabes usar a mente de forma positiva, mesmo que tenhas medo, mas mesmo assim aqui estás forte e firme!
Amada amiga Ivone,
ExcluirAqui no DOUG BLOG alguns amigos/amigas, possuem salvo-conduto. Sei que se não andou comentando, algo te inquietava o ser e, sou conhecedor que os teus comentários transmitem muito de ti neles, da tua energia positiva, que se não puder compartilhar, tu se aconcheias.
Sobre a postagem... Os “Ditados Populares” nos remetem ao inconsciente coletivo, com frases curtas que transmitem conhecimentos sobre a vida, sobre folclore (do inglês: “folk-lore” = conhecimento popular), passando de geração para geração no formato de aconselhamentos divertidos e nada mais que isso.
Fico grato por tuas palavras de carinho e de incentivo. Eu sou mesmo uma pessoa positiva... Tento ser útil e construtivo, transmitindo cultura somada aos sorrisos sempre.
Vamos que vamos neste “baile da quarentena!” Assim sendo, cuide-se!
Retribuo os teus abraços sempre apertados!!!
Olá caro Douglas, óia eu de novo aqui!
ResponderExcluirOs ditos populares permeiam a vida da gente. Sou nordestina,alagoana e ouvi, ouço e repito muito deles.
Mas o que afirma que a primeira impressão é a que fica,sempre discordei e o modifiquei para: a primeira impressão sempre poderá ser modificada em outros momentos.
Sempre achei essa afirmação injusta,uma vez que tantos fatores podem interferir no comportamento das pessoas nas mais variadas situações.
Não li as publicações anteriores sobre os ditos populares. Mas amo estar aqui no seu espaço.
Xeru e bons sonhos
Querida Valdelice,
ExcluirÉ um prazer lhe ter aqui no DOUG BLOG!
“A primeira impressão é a que fica”... Eu concordo contigo, tanto que escrevi no texto: (“... é um ditado muito repetido, porém, é uma visão preconceituosa e sem embasamento na sequência, no todo que o outro pode nos oferecer...”).
Sobre as outras publicações dos Ditados Populares, são recentes, se quiser dar uma “espreitada”, deixo os links:
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/04/ditados-populares-parte-1.html
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/04/ditados-populares-parte-2.html
Retribuo o teu “Xeru” e deixo-lhe mais um cafuné!!!
Claro que volto pra da uma olhadinha nos links.
ExcluirAgora sobre cafuné, tô ficando mal acostumada
😊😗👋
Vamos “Araketiando” 😉
Excluir♫... Mal acostumado você me deixou
Mal acostumado com o seu amor
Então volta, traz de volta meu sorriso
Sem você não posso ser feliz... ♫
No dia que lhe chamar de: “Valdelícia”, aí ferra tudo!!! 😂😂😂
Olá, como está o amigo?
ResponderExcluirOlhe, eu sou dos que usa e abuso dos provérbios populares.
E você apresenta-nos um excelente sortido!
Obrigado!
Bem haja!
Caro Vieira,
ExcluirPrimeiramente é bom ter tua presença aqui no DOUG BLOG!
Eu vou bem, com saúde (que é o que importa neste momento). Espero que assim tu também estejas.
Continuemos na luta contra este inimigo letal e invisível.
Grato pela deferência ao meu trabalho!
Um abraço e cuide-se!!!
Buenas, sabias y divertidas frase, me quedaria con unas cuantas, no dejes para mañana lo que puedas hacer hoy, destaco esta sin menoscabo de ninguna. Abrazos agradecidos por tanto y no dejes de cuidarte
ResponderExcluirEster,
ExcluirTenga cuidado hoy contra COVID-19 (no espere hasta mañana) 😉
Estoy agradecido de que siempre te gusten mis publicaciones aquí en el DOUG BLOG
¡Un abrazo!
Que lindo iniciar o dia com tanta coisa legal! Trabalhas e te dedicas muito ao blog e adorei mais essa série trazendo verdades em cada um deles que muito bem ilustrados foram. Parabéns! abração,chica
ResponderExcluirAmiga Chica,
ExcluirO DOUG BLOG é a única “ferramenta social na Web” que utilizo fora do trabalho. Assim sendo, nesses tempos de “Coronavírus”, o DOUG BLOG é um bom meio de partilhar com todos meus amigos, leitores e seguidores, meus textos e artes, pois, isso só nos une mais, nesse momento distópicos em nossas vidas.
Não sou cotra aos que aparecem nos comentários para “marcar presença e assim também divulgar seus blogs”... Faz parte. Mas, sinceramente, acho que ou realizamos algo bem feito ou melhor nada fazermos. Tem uma frase minha que diz:
“Não existe uma mulher que esteja 'ligeiramente grávida'; assim, como não existe cultura que se faça de maneira efêmera!”
E tu também dedica-se muito nos teus espaços na Web e, sabes bem aquilo que quero dizer. 😉
Retribuo o carinho... O abraço e cuide-se!!!
Oi, Douglas!
ResponderExcluir...Vida que segue!
Por aqui o dia amanhece cheirando a torradas, ovo frito e café!
Minhas sobrinhas estão se descobrindo e se deliciando na cozinha!
Lendo seu maravilhoso texto, me dei por conta, do quanto uso "os ditos populares"!
Obrigado por compartilhar!
Abraços, ótima semana!
Amiga Jossara,
ExcluirVamos comendo e comendo no “baile da quarentena”.
Quanto aos “ditados populares”, sou fascinado por eles, também pelas frases, quais dedico um grande espaço aqui no DOUG BLOG para elas.
Quem bom que gostou da postagem, ao ponto de se dar conta, da utilização dos “ditos” em teus dias. Grato também por tua presença aqui no DOUG BLOG!
Retribuo o teu abraço, o desejo de ótima semana! E cuide-se!!!
pois alguns eu conhecia outros nem por isso mas como voce escreve sao uma maneira deferente heheh adorooooo bjs saude
ResponderExcluirAmiga Isabel,
ExcluirEu sou assim mesmo desde pequeno (detalhista), ou seja: “Quem é bom já vem do ovo!” 😂🐣😂
Bom ver teus sorrisos aqui no DOUG BLOG!
Retribuo os teus beijos! E cuide-se!!!
Muito bom. Conhecia/conheço a maioria deles mas nem de todos sabia a origem ou o profundo significado. Uma ideia genial que elogio e aplaudo
ResponderExcluirCumpts
Caro Ricardo,
ExcluirGrato pela deferência e pelos aplausos do amigo, referente ao meu trabalho aqui no DOUG BLOG!
Vamos sempre interagindo, cada um com seu estilo de escrita.
Um abraço! E cuide-se!!!
Puedo apreciar que muchos de los dichos que nos dejas son usado aquí y casualidades de la vida estoy leyendo un libro en que nos cuentan el significado de 300 de los que usamos aquí.
ResponderExcluirAl tiempo que vivimos le va muy bien uno de los nuestros "no hay mal que cien años dure".
Saludos.
Es verdad, Tomás
ExcluirTodo esto pasará. Es lógico que el nuevo NUEVO NORMAL (después de COVID-19) necesite tiempo y paciencia para que todos puedan entenderlo. Pero el primer paso es salir de la enfermedad.
Agradecido por la deferencia sobre mi trabajo aquí en el DOUG BLOG
¡Un abrazo!
Caríssimo Douglas, você é mesmo um portento! Fico impressionado com a qualidade de suas artes, sempre perfeitas nos mínimos detalhes. A qualidade no texto principal, que nos introduz aos textos dos ditados populares tão bem relatados, o cuidado sempre em creditar autores e datas nas letras rubras, e o carinho nas respostas dadas aos seus amigos leitores do doug blog. É tudo um pacote do que chamam os antigos de: GENTE BOA. Enquanto o mundo anda cheio de 'finórios', nós temos o prazer de nos valer de alguém tão nobre e FINO no trato com o outro [que aqui no caso somos nós] - mesmo sendo sabedor de seus trabalhos no Rotary, mas aí já uma outra história, não é mesmo meu querido filho do coração. E para finalizar eu digo, que se sua intenção foi desanuviar nossas mentes dos problemas por alguns momentos, você com certeza conseguiu, mesmo eu tendo conhecimento desses ditados todos, sempre é bom ler sua maneira de explicá-los.
ResponderExcluirUm fraterno abraço e continue se cuidando por aí, na cidade maravilhosa, cheia de encantos mil.
Caro amigo Barbosa,
ExcluirAs palavras do amigo estão sempre no sentindo do afago, que me infla de emoção e até mesmo de um pouco de vaidade (pois, quem de nós não se sente vaidoso muitas vezes, não é mesmo?)
Mas, eu aprendi com o silêncio e, no observar aqueles que falam muito (e tão pouco dizem), que a tolerância (mesmo diante dos intolerantes), é algo que se faz necessário. Mas, praticar bondade com os maldosos não é tarefa fácil, nos torna por vezes em estranhos diante de membros da sociedade, que fogem da cultura, assim, como o “diabo foge da cruz”.
Sou grato aos meus professores, pois, foi através de todos que passaram na minha vida (e o senhor é um deles), que também me tornei mestre e assim, posso hoje praticar cultura de maneira profissional, educando e graduando novas gerações.
Aqui no DOUG BLOG, trago muito do que creio que a linguagem coloquial possa ajudar na dispersão cultural, mesmo em tempos de pandemia. E os “ditados populares”, são bons exemplos disso.
Retribuo o teu fraterno abraço! E cuide-se aí na bela Salvador, onde até as esculturas de “Jorge Amado e Zélia Gattai”, estão com máscaras cirúrgicas, na ajuda da divulgação, da utilização necessária em vias públicas (das mesmas), nestes tempos da “COVID-19”.
Boa noite de esperança, Douglas!
ResponderExcluirHoje escolhi o 45.
Quem vive de passado é museu, por sinal gosto muito de visitá-los, mas no sentido muito bem explicado casa um por você aqui.
Agora, viver sem ser no presente é muito sem noção. Recordar o que foi bom é excelente no tempo devido.
A cada dia basta seu mal.
Muito obrigada pelo post tão bem formulado e reflexivo.
Tenha dias de saúde em todos os niveis!
Abraços fraternos
Amiga Roselia,
ExcluirÉ um prazer ter tua visita aqui no DOUG BLOG!
Sobre o teu comentário... Um dia escutei de um “senhorzinho”, daqueles com pensamentos bem antiquados (mas, dentro do tempo dele), dizer que ele vivia mais no passado, porque lá, ele se sentia mais seguro e feliz.
Às vezes eu acho que o progresso avança muito rápido e, o futuro nada mais é que um passado sem uso (como diz em uma das minhas frases). Já o presente, hoje é distópico. Assim sendo, precisamos com urgência encontrar qual o melhor tempo para se viver!
Grato pela deferência ao meu trabalho aqui no DOUG BLOG!
Tenha também dias de saúde em todos os níveis e sentidos.
Retribuo os teus fraternos abraços!!!
Ei Doug, bom dia!
ResponderExcluirRealmente, mais um dia enfurnados dentro de casa... Porém, felizmente, pelo bem coletivo! E como você citou brilhantemente, ótima oportunidade para nos apegarmos aos detalhes que sempre estiverem por aqui, despercebidos, como o luar, o nascer e o pôr do sol, as estrelas, a passagem lenta e calma das nuvens...
Momento de olhar para dentro de nós mesmos, principalmente.
Amei a descrição dos ditados, muito bem escolhidos!!!
Beijo!
Olá Carol,
ExcluirBom lhe ver aqui no DOUG BLOG!
Vamos firmes e fortes no “baile da quarentena”.
Só espero que no final, não seja uma carruagem em formato de abóbora, que irá nos conduzir rumo ao NOVO NORMAL! 🎃
Valeu por apreciar meu trabalho!
Retribuo teu beijo! E cuide-se!!!
Gostei muito dos ditos desta postagem! Podemos nos acostumar com as frases prontas, é sempre bom tentar compreender outras interpretações, mesmo que elas não sirvam para nós.
ResponderExcluirA do leite derramado...Literalmente, sempre que deixava o leite derramar, ficava irritada. Até que um dia observei que isso não iria reverter a situação, prestava atenção para não deixar esquecer do leite no fogo ou simplesmente limpava a "sujeira". Levei pra vida, faz tempo, mas confesso que tomo pouco leite. :D
As ilustrações também estão bem legais! Abraço!
Amiga Dalva,
Excluirfaça como eu, utilize-se de leite em pó! Lamento pelo teu leite derramado... Fazer o quê? Se nem “ele” que é Messias faz milagres, imagine nós??? 😂😂😂
Brincadeiras à parte, os ditados populares se observarmos bem, fazem parte do nosso dia a dia. Raro um dia que não nos valemos de um dito destes, para dar uma resposta ou justificar algo.
Fico feliz que tenha apreciado o meu texto, as interpretações dos ditos e minhas artes.
Retribuo o teu abraço!!!
Olá Douglas
ResponderExcluirMuito interessante relembrar de todos esses velhos conhecidos
Alguns já estavam esquecidos
Bom reavivar a memória lendo a sua rica e bem ilustrada postagem
Tenha um ótimo dia
Abraços
Amiga Gracita,
ExcluirFico feliz que tenha gostado da Postagem.
É como diz o ditado: “Recordar é Viver”. E os “ditados populares” de certa maneira, sempre se fazem presentes em nossos dias.
As duas primeiras partes dos “ditados”, também ficaram bem interessantes, se a amiga não viu, vou deixar aqui os links para que possa acessar
Parte 1 -
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/04/ditados-populares-parte-1.html
Parte 2 -
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/04/ditados-populares-parte-2.html
Retribuo o teu abraço! E cuide-se!!!
Querido amigo Douglas Melo.
ResponderExcluirOs ditados servem como conselhos e lá uma vez ou outra ouvimos ou falamos um deles para alguém. O início do texto achei engraçado a quarentena nos condomínios e os aromas diferentes que lembram praça de alimentação dos shoppings. Achei tri a ilustração, é exatamente assim que estamos sentindo, entediados olhando o que está invisível, mas precisamos ficar cada um na sua toca, até passar essa onda, embora é da vacina que precisamos. Cuide-se. Beijos!!
Querida Maria Emília,
ExcluirGostei que tenha reparado nas minhas artes. VALEU!!! 😉
Sorri daqui (junto contigo), sobre os “aromas” do texto. Mas, é bem assim mesmo que está acontecendo, é um “McTudo”, em nossos condomínios hoje em dia.
Sobre a “COVID-19”, segundo dados da “Organização Mundial de Saúde” (OMS), quais revelam, que uma vacina eficaz contra o “Coronavírus”, ainda deve levar cerca de 18 meses para ficar pronta... E que não existirão vacinas para todos no primeiro momento. Isso é desanimador, mas, não podemos desanimar. Assim sendo, Vamos mesmo ficando quietinhos em “nossas tocas”, para evitar o pior. E quem tiver de sair de casa, use uma máscara.
Retribuo os teus beijos e cuide-se!!!
Doug, on yet another day imprisoned in my home...you have given me much "food for thought" that has taken my mind away from endless circles of pointless musings!😉
ResponderExcluirYour explanation of these quotes has proved educational for me as, although I am familiar with many of them...I was unsure of their actual meanings!
Thank you, my friend...you are medicine for my mental health!!😊😊
Have a great day...and stay safe.
Many Kisses 😘😘
Sweet Ygraine,
ExcluirIt is good that the DOUG BLOG exercises a certain amount of mental health in people. Would my writing and art be a kind of "Ginkgo Biloba?" 😂😂😂
We are still in the “quarantine ballet”, everyone at home, because it is necessary until things get better.
I am happy to clarify for you your doubts about the meaning of popular sayings.
Many kisses! And stay safe too!!!
También en España, estamos confinados en casa, tan sólo salimos de tiempo en tiempo, para comprar al supermercado o a la farmacia.
ResponderExcluirLa semana que viene poremos salir una hora al día, para hacer ejercicio y no alejarnos de una distancia de un kilómetro.
Gracias por su visita y comentario en mi blog.
Todos vivimos en este momento de cuarentena (los periodistas siguen trabajando, mirando las calles vacías), pero quien pueda quedarse en casa debe salir de la casa solo por lo que sea necesario.
ExcluirTodos esperamos que NUEVO NORMAL, pero seguramente "eso" cambie la forma en que vivimos en la sociedad en el futuro.
¡Bienvenido al DOUG BLOG!
¡Un abrazo!
Querido amigo Douglas, conheço todos, mas achei ótimo teres reunido todos esses pensamentos, na medida em que fui crescendo, fui tomando pé de todos. Particularmente gosto muito do "não há rosas sem espinhos" e "quem está na chuva é para se molhar". "Quando a esmola é demais até o santo desconfia". Mas é claro que adorei todos. Todos!
ResponderExcluirOntem estive aqui lendo e deixei o comentário para hoje, mas pouco vim ao computador hoje. E olha, com essa quarentena é para ter todo o tempo do mundo, e não tive. Estou postando esse a 1: 10 da madruga.
Beijo, um ótimo 'feriadão', rssss
O último post está ótimo, comentarei ou ainda hoje ou amanhã! Quero dizer, daqui a pouco ao amanhecer...
Querida Taís,
ExcluirTempo é uma questão cronológica... É como diz mais um ditado popular: “Os últimos serão os primeiros!” 😂😂😂 Então fica suave... Ainda chegou em boa hora.
E na canção do Caetano, “Oração ao Tempo”, está lá...
♫... Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo
Ainda assim acredito
Ser possível reunirmos-nos
Tempo tempo tempo tempo...♫
Quanto ao feriadão em dias de quarentena... É como diz sarcasticamente a gurizada: SÓ TE OLHO! 👀 😂😂😂
Grato pelo obséquio nas palavras sobre minhas postagens e artes!
retribuo o teu beijo!!!
Ditados populares riquíssimos em sabedoria! Sou fã deles!
ResponderExcluirBeijos!
Amiga Lúcia,
ExcluirTodos sabem que sou um colecionador de frases (muitas delas de minha autoria). E os ditados populares, estes fazem parte do inconsciente coletivo do povo... E o povo é sábio, quando quer ser.
Retribuo os teus beijos!!!