㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

terça-feira, 23 de abril de 2019

“São Jorge Guerreiro”



O Dia de hoje (23 de abril), é dia de saudar o  meu “santo de devoção - São Jorge Guerreiro - no latim - Georgius”... SALVE JORGE!
    
Os evangélicos dizem que não devemos ter devoção por santos e, que só devemos ter fé em Deus. Mas, eu sou “Católico” e digo que, a devoção por um santo(a), é o mesmo que carregar uma foto da família na carteira, ou ter fotos dessas pessoas (pela casa), em porta-retratos. Fazer isso, não significa adoração, mas sim, respeito aos que amamos e que se valem por nós, ou “habitam nossas saudades”.
   
“Jorge”, nasceu em (275 d.C.), na antiga região chamada “Capadócia - Turquia”. “Santo guerreiro”, é merecedor de todo o meu respeito e devoção, pois, ele cuida de mim e de muita gente que também crê em sua “intercessão Divina”. E no Mundo contemporâneo, como precisamos de todos os tipos de proteções Divinas possíveis e imagináveis, pois, a violência anda generalizada, tornando os seres humanos, cada dia que passa, menos humanos e muito distantes dos bons conceitos familiares e de Deus. E temos além da violência, os vírus e doenças oportunistas, que minam nossa saúde.
   
Por falar em família, o pai de “Jorge” (“Gerondios”¹), era militar e faleceu numa batalha. Após a morte do pai, “Jorge” e sua mãe, (“Polychronia”²), nascida na cidade de “Lida - atual - Lod”, em - Israel”, mudaram-se para a “Terra Santa” (localizada entre o “Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo”). “Polychronia”, era uma mulher muito instruída e que possuía muitos bens. Assim, ela mesmo tendo ficado viúva, conseguiu dar ao filho, uma educação exemplar. 
   
Quando sua mãe faleceu, “Jorge” recebeu a herança que lhe cabia e, foi enviado para um nível ainda mais alto.³
    
Já na “Corte do Imperador”, quando começou a ver a crueldade com que os cristãos eram tratados, pelo “Império Romano” (qual ele servia com devoção), mudou os seus pensamentos, pois, ele já conhecia o cristianismo, por influência de sua mãe e da “Igreja de Israel”. 
   
Assim, “Jorge” deu seu primeiro passo de fé e desprendimento material, distribuindo todos os seus bens aos pobres. Mesmo sendo membro do alto escalão do exército, quis a verdadeira salvação prometida pelo Evangelho, que ele já era conhecedor e praticante.  
   
Porém, o “Imperador, Diocletianus - Diocleciano” (22 de dezembro de 243, 244 ou 245 d.C - 3 de dezembro de 311 d.C.), tinha outros planos. Sua intenção era eliminar os cristãos. E no dia em que o Senado confirmou o decreto do Imperador, qual autorizava daquele dia em diante a eliminação dos cristãos, “Jorge” levantou-se na tribuna e se debelou, declarando espanto e insatisfação com tal decisão, que julgava abusiva e absurda. Assim, diante de todos, ele disse que os romanos é que deveriam assumir o cristianismo em suas vidas. Os presentes ficaram muito surpresos, quando ouviram tais palavras vindas da boca de um membro da “Suprema Corte de Roma”. Questionado por um Cônsul sobre o porquê de suas palavras? - “Jorge” respondeu-lhe, que estava dizendo aquilo, pois, havia se convertido ao cristianismo e, acreditava na verdade e que por esta verdade, defenderia os ideais sagrados a todo custo. 

💬 Mas, o que é a verdade? - Perguntou o cônsul à “Jorge”, que lhe respondeu: 
💬 A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor e nele confiando, me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade.
   
O Imperador, furioso ao ver o cristianismo infiltrado no império, tentou obrigá-lo a desistir da fé cristã. Por isso, enviou-o a sessões de torturas violentas e terríveis (machucando seu corpo, porém, sem macular sua alma). E depois de cada sessão de tortura, “Jorge” era levado de volta ao Imperador. Este lhe perguntava se, depois da tortura, abandonaria a fé cristã. “Jorge”, reafirmava sua fé, cada vez com mais fervor. 
   
Muitos romanos ao presenciar estes fatos, tomaram as dores de “Jorge”, até mesmo a própria esposa do imperador, “Alexandra de Roma” (também conhecida como “Prisca” - data da morte litúrgica: 21 de abril de 303 d.C.), algum tempo depois, se converteria à fé cristã, crendo também, em “Jesus” como seu único salvador. Por fim, “Diocleciano”, vendo que não conseguiria dissuadir “Jorge” de sua fé, mandou que ele fosse degolado. O dia era: (23 de abril do ano 303 d.C.), fato acontecido na cidade de “Nicomédia, na Ásia Menor”.
   
Os cristãos recolheram o corpo de “Jorge” e veneraram, pois, todo mártir (ou seja, aquele que é morto por causa da fé em “Jesus Cristo”), se torna santo. Mais tarde, os cristãos levaram as relíquias de “Jorge” para a antiga cidade de “Dióspolis”, onde ele crescera e lá, seu corpo foi sepultado. 
   
Anos mais tarde, o primeiro Imperador cristão chamado “Constantino Magno” (27 de fevereiro de 272 d.C. - 22 de maio de 337 d.C.), conhecendo a sofrida e bela história de “Jorge”, mandou que fosse construído um oratório em sua homenagem, para que assim, a devoção a ele se elevasse por sua santidade e se espalhasse por todo o Império Romano
   
Por volta do Século V, já se contavam cinco igrejas dedicadas a “São Jorge” na capital do “Império - Oriente de Constantinopla”). Mais tarde, no “Egito”, foram construídas quatro igrejas e mais quarenta conventos dedicados a “São Jorge”. 
   
“Jorge de Capadócia” passou, a ser venerado como sendo um dos maiores santos da “Igreja Católica Apostólica Romana”, em várias regiões, como na “Bizâncio - Armênia e no Estreito de Bósforo - Grécia”. 

[A LENDA]

Segundo a lenda de “São Jorge”, ele e sua legião romana, levantaram acampamento numa região próxima a “Salone - Líbia - no Norte da África”. Lá, diziam haver um enorme dragão. O animal estaria devorando todos na cidade. Diziam que o hálito da terrível criatura era tão venenoso, que qualquer um que se aproximasse, poderia morrer ao inalar seu bafo fétido.
   
Com o intuito de manter esta besta alada, longe das cercanias da cidade, o Rei mandava oferecer ovelhas, para alimentar a fera. Quando acabarem as ovelhas, começaram a oferecer as crianças do reino. Um dia, o sacrifício caiu sobre a filha do Rei, “Sabra”, de 14 anos. 
   
A menina foi em direção à seu cruel destino e, ao deixar as muralhas da cidade, ficou ali à espera da criatura. “São Jorge”, ao ficar sabendo do acontecido, decidiu por fim na trama. Montou em seu fiel ginete branco de nome: “Rocinante” e foi de encontro ao demônio alado.

“Jorge da Capadócia” antes de partir para a batalha (montado em “Rocinante”), exigiu que o Rei desse sua palavra de honra, que se ele trouxesse sua filha de volta ilesa, o Rei e todo o reino se converteria ao cristianismo. O Rei aceitou dando sua palavra de honra, na presença de seus súditos.
  
“São Jorge”, então, partiu para a luta com o feroz dragão. Depois de muita luta e orações, “São Jorge” acertou a cabeça do dragão com sua poderosa espada, que ele nomeava de “Ascalon”. Depois, cravou sua espada debaixo de uma das asas da fera, bem no centro do coração. Assim, o animal foi ferido mortalmente, tombando sem vida.
  
“Jorge da Capadócia” amarrou o dragão e o levou arrastado por “Rocinante”, até o reino, levando consigo em seu cavalo, a jovem princesa. Logo que passou pelas muralhas do reino, a multidão perplexa, observava o guerreiro, com a cabeça da fera nas mãos, ofertando ao Rei como troféu, do resgate da jovem princesa “Sabra”. O Rei, com havia prometido, converteu-se e também converteu todos os seus súditos, ao cristianismo. 
  
Esta metáfora do dragão, simboliza a idolatria que tira a vida de inocentes e causa destruição. A idolatria é destruída pelas armas da fé. A jovem princesa que “São Jorge” salvou, representa a região da qual ele combateu heresias e instalou o cristianismo. 
   
Na “Umbanda”, “São Jorge” é denominado de “Ogum ou Ogulê”, é um dos principais orixás e patrono de uma das sete linhas desta religião, formada por elementos de outras religiões.
°°°
¹-² (sem datas precisas de nascimento  e morte).
°°°
³ Ao atingir a adolescência, “Jorge” seguiu a carreira do pai e assim, entrou para as tropas romanas, pois, tinha um temperamento naturalmente combativo. Tanto é, que logo se tornou “Capitão do Exército Romano”. “Jorge” tinha grandes habilidades com lanças e espadas, por conta desta habilidade, o “Imperador Diocleciano”, deu a ele o título nobre de: “Conde da Capadócia”. Assim, com apenas 23 anos, “Jorge” passou a morar na alta corte de “Nicomédia”. Neste tempo, ele exerceu o cargo de “Tribuno Militar”.
°°°
⁴ “Rocinante”, fiel ginete de “São Jorge”, inspirou o escritor, “Miguel de Cervantes” (29 de setembro de 1547 - 22 de abril de 1616), a dar o mesmo nome ao cavalo de seu personagem  burlesco: “Dom Quixote de La Mancha” (Séculos: XVI-XVII). 




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).