Amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vamos falar metaforicamente dos “passos de formiga”, eles são cutinhos, não é mesmo? - e aparentemente não levam muito longe em um curto espaço de tempo. Estes passos podem não fazer muita diferença à primeira vista, mas, ao longo de uma jornada de vida, os “passos de formiga” são capazes de nos levar a um lugar completamente satisfatório.
Vivemos numa sociedade descartável, onde infelizmente não sabemos lidar com as situações comportamentais do viver e conviver. Se a mulher não quiser ter o filho, ela aborta, mas, se a mesma mulher quiser próteses mamárias de silicone, ela diz: Meu corpo, minhas regras! - As pessoas são assim, não querem continuar casadas, se divorciam; não querem o vovô e a vovó em casa, mandam para uma casa de repouso. Pratica-se em sociedade, dia após dia, uma espécie de “eutanásia moral”, onde criminosos já cometem vilipêndio¹, ao ponto de levar um defunto numa cadeira de rodas, a uma agência bancária, na tentativa de sacar dinheiro em nome do morto.
O potencial para o otimismo e pessimismo, para o bem e o mal existe em todos nós e é equivalente, nós é que precisamos saber para que lado pender.
Existe uma tradicional e paradoxal narrativa “Zen-Budista” que conta a história de um samurai arrogante que desafiou seu mestre a explicar a diferença entre o otimismo e pessimismo, entre o bem e o mal. O mestre respondeu, com desprezo e parcimônia, para mexer com os brios do samurai:
💬 Não perderei meu tempo dando respostas para uma escória como você! - disse o mestre ao samurai.
O samurai teve uma acesso de raiva, ficou furioso e desembainhou sua enorme espada e gritou:
💬 Cortarei sua cabeça fora, velho asqueroso!
Calmamente o mestre zen diz:
💬 Isso é uma atitude pessimista e má!
O samurai olha fixamente para seu mestre e, envergonhado, recolhe sua espada. E já mais calmo, tendo compreendido a sabedoria das palavras do que o mestre havia lhe dito, agora fala com humildade:
💬 Entendi a lição e a levarei comigo para o resto da vida. Obrigado por sua compreensão e comiseração, meu sábio mestre!
E o mestre responde, trazendo à tona a moral da história:
💬 Isso é ser otimista e bom!
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Vilipêndio” é o desprezo, a aviltação e/ou falta de respeito e de consideração ao cadáver ou suas cinzas. É uma má ação, uma humilhação cometida com alguém mesmo depois de morto.
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Samurai%20-%20Mestre%20-%20Formiga).gif)
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Zen).gif)
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Samurai%20-%20Zen%20e%20Formiga).png)