㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 20 de junho de 2020

“Piano... O Som e o Tom do Baile da Minha Quarentena”

Quando eu era criança, estudei piano por alguns anos (com uma professora germânica), uma senhora alta, de nariz pontiagudo e nada humorada. Até hoje recordo seu nome: “Valderez Klaus”. Mas, não enveredei para o “Universo Musical”, talvez, pelo semblante de minha professora, lembrar a “Bruxa Má do Leste, de: O Mágico de Oz”. 
   
Anos mais tarde (já adulto), estando eu no “Reino Unido”, conheço uma mulher que acabaria por ser minha esposa. Ela sim, musicista excepcional, pianista de mãos de fada, possuidora de “ouvido absoluto”¹, capaz de saber definir até as notas musicais de um garfo de aço inoxidável, ao cair no piso de louça da cozinha, ou um bater de porta (com o vento). 
   
Não nego, depois que minha esposa faleceu ainda tão jovem, eu tomei uma certa birra do piano, deixei ele de lado por anos. Mas, nestes dias de pandemia da “COVID-19”, nos momentos que estou em casa, o piano tem sido novamente uma boa companhia, pois, finalmente deixou de ser, somente uma “mobília gigante”, a tirar muito espaço da sala de meu apartamento. 
   
Redescobri, ao tocar cada oitava no piano (nas teclas brancas e pretas), que existe muito mais do que “Dó” (devido as minhas perdas, das pessoas amadas)... Existem também... ♫Ré; Mi; Fá; Sol; Lá e Si e Dó Sustenido ♫ Ré Bemol; Ré Sustenido ♫ Mi Bemol; Fá Sustenido ♫ Sol Bemol; Sol Sustenido ♫ Lá Bemol e Lá Sustenido ♫ Si Bemol♫. 
   
Hoje, nos meus dias de descanso e de “desalinho de vida” de todos nós, revivo no dedilhar nas teclas do piano, a suavidade dos toques na face de minha esposa e a delicadeza das melodias, quais ela retirava com suas belas mãos alvas (com unhas sempre pintadas no estilo “francesinha”²), deste imponente e garboso instrumento.
   
Mas, vamos sair da minha história de vida e entrar na história do piano (instrumento que Sr.ª Melo tanto amava).

“Sempre tive minhas mãos no piano e os sentimentos no coração!” 
“Bartolomeo Cristofori” (4 de maio de 1655 - 27 de janeiro de 1731)

O “pai do piano” foi o “Monocórdio”, seu uso já era registrado no tempo de “Pitágoras” (570 a.C. - 495 a.C), para estudo e cálculo das relações entre vibrações sonoras. Na “Idade Média”, era também usado para a afinação da voz e de outros instrumentos. A palavra deriva do grego e significa literalmente: “um fio” — mono (um) — córdio (fio/corda). O piano só seria inventado em (1709), por “Bartolomeo Cristofori”, na “Itália”. O instrumento foi primeiro denominado: “Clavicembalo Col Piano e Forte” (literalmente, um “Clavecino” que pode tocar ruídos suaves e altos). Esta longa nomenclatura do instrumento, foi reduzido anos mais tarde, para o nome atual e popular: “Piano”, que por ser descendente do “Monocórdio”, é classificado como um instrumento de cordas, devido ao fato que os sons ecoam, das vibrações de suas cordas internas, podendo também ser classificado, como um instrumento de percussão, porque, o martelo interno bate nas cordas, como fosse uma “Marimba”³ - tal sonoridade acontece de maneira semelhante ao “Saltério”.

O “Saltério” é um instrumento original do “Oriente Médio” e se ramificou pela “Europa” no (Século XI). Caracteriza-se por uma caixa simples de madeira, possuindo grande ressonância, devido suas várias cordas esticadas na parte superior do instrumento. Sua execução (mais comum), é a fricção do arco nas cordas (como se fosse um “Violino”), porém, o som reproduzido, se assemelha com o do “Piano”, por esta razão, o “Saltério” é considerado também, um ancestral deste belo instrumento de teclas brancas e pretas.

O “Piano” é também considerado uma parte da família dos instrumentos de mesa sonora. A história dos instrumentos com mesa de som, data de tempos antigos e origina-se do “Órgão”, que é um instrumento que envia disparos de ar por tubulações metálicas, que são 7 tubos de diferentes comprimentos, correspondendo cada tubo a uma nota. Este instrumento esteve muito em voga no “Império Romano”, por alcançar uma forte amplitude sonora, sendo apto para ser tocado ao ar-livre, em jogos e disputas, no “Circo romano”, por exemplo, nos anfiteatros, para produzir sonoridade ambiente. Os artesãos que fabricam o “Órgão”, sempre desenvolveram um instrumento que fosse um passo mais próximo do “Piano”, daí surgiu o “Clavicórdio”, muito utilizado em antigas igrejas.

O “Clavicórdio” apareceu no (Século XIV) e tornou-se popular durante a “Era do Renascimento”. Para tocar este instrumento, dedilhasse as teclas, que pressionam uma haste de bronze (chamada tangente), qual bate nas cordas, causando vibrações, que emitem um som acima de uma faixa de quatro a cinco oitavas. O “Clavicórdio” é descendente do “Piano”, mas, princialmente do “Clavecino”.

Criado na Itália por volta de (1500), o “Clavecino” (também conhecido como: “Cravo”), se disseminou mais tarde, na “França, Alemanha, Flandres e Grã-Bretanha”. Seu funcionamento se dá, quando suas teclas são pressionadas, acionando uma haste, ligada a uma corda longa na madeira, (chamada de conector), que “dedilha” a corda para produzir música. Este sistema de cordas e mesa de som, além do “aspecto físico” do instrumento, assemelha-se com aquela que pode ser encontrado normalmente nos “Pianos de Cauda”.

Espero que todos tenham apreciado mais este relato histórico (hoje relativo a música e saudade). E “segue o baile de máscaras”, da minha quarentena e da quarentena de todos que consideram este vírus, um assassino cruel e sem musicalidade alguma.
°°°
¹ “Ouvido Absoluto” é um fenômeno auditivo (considerado raro), que se caracteriza pela habilidade de uma pessoa identificar ou recriar uma nota musical, mesmo sem ter um tom de referência. Uma pessoa com “Ouvido Absoluto”, tem a capacidade de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical, assim, pode naturalmente identificar acusticamente um tom apresentado e, mais raramente, cantar qualquer tom de memória, sem referências externas.
°°°
² O “French Manicure - Francesinha”, é uma invenção do americano: “Jeff Pink” (1° de abril de 1954), fundador da marca de beleza icônica: “Orly International”. “Pink” criou este estilo de pintar as pontas das unhas de branco, dando uma aparência clássica, feminina e natural, para ajudar as atrizes de cinema a acelerar o tempo entre as trocas de figurinos. Este fato ocorreu em (1975), quando um diretor francês de cinema, pediu a “Jeff Pink” um esmalte neutro, pois, naquela época, a moda eram unhas sempre bem vermelhas. 
°°°
³ “Marimba”, é um instrumento originário da “África”, no (Século XVI), mas, ao ser adotado pela música ocidental, passou por reformulações, assemelhando-se ao “Piano”.




“Nocturne N°. 20” — Frédéric François Chopin” 
(1° de março de 1810 - 17 de outubro de 1849)

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).