㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

segunda-feira, 8 de junho de 2020

“I Can't Breathe! — Eu Não Consigo Respirar!”



Não foi uma nota de 20 Dólares falsa que matou aquele negro grande em estatura, porém apequenado... Humilhado, pela falta de amor ao próximo, vinda de um policial (que não o matou por ser branco), mas sim, por ser totalmente despreparado para o serviço policial.
    
Não é levantar bandeira, não é debater um clichê social de séculos, não é cair em um lugar comum. Sim, “vidas negras importam”; “vidas brancas importam”; “vidas indígenas importam”; “vidas importam”, inerente da cor da pele ou etnia. 
   
Como mestre universitário, creio que é necessário dizer, que o combate ao racismo precisará ser uma pauta cotidiana das “Escolas, Universidades e Faculdades”, após à “COVID-19”. Precisaremos envolver tanto o poder público, a população, os professores e estudantes neste debate, que deverá ser franco e amplo. 
   
É preciso parar de “satanizar Monteiro Lobato”, por uma suposta literatura racista do autor, eram outros tempos aqueles. Então, quando “José Bento Renato Monteiro Lobato” (18 de abril de 1882 - 4 de julho de 1948), diz em suas obras literárias, que: “Nastácia é uma negra amável e confiável...” - ele está então e somente, identificando a personagem para que as crianças de seu tempo, pudessem imaginar como ela é (já que os livros da época, não vinham ilustrados). É óbvio, que hoje em dia, esta narrativa dispensaria tais relatos, devido as ilustrações dos livros, aos desenhos animados de TV/Cinema, etc... - e ao advento da Internet, principalmente. 
    
Nos tempos atuais, da geração de “George Perry Floyd Jr.” (14 de outubro de 1973 - 25 de maio de 2020), um homem afro-americano, desarmado, que estava no chão imobilizado, algemado, com um agente policial, ajoelhado em seu pescoço e o rosto colado no asfalto durante (8 minutos e 46 segundos), acabando por perder sua vida, devido a esta atitude truculenta e desnecessária, inexistindo literatura possível, que nos explique uma atitude assim. 
   
“George Floyd” antes de morrer, lembrou de sua falecida mãe e implorou ao policial que o imobilizava, dizendo: “I can't breathe!” — “Eu não consigo respirar!”
   
Este caso aconteceu na cidade de “Minneapolis - Minnesota - EUA”), no dia (25 de maio de 2020), bem no meio da pandemia do “Novo Coronavírus”. Onde foi parar a empatia, resgatada pelas pessoas nos primeiros dias da pandemia da “COVID-19?” - a “máscara caiu” meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, voltamos ao Mundo cruel e sem bondade outra vez!
   
O “grito negro” por justiça, com o povo protestando de joelhos, pelas ruas de muitas cidades americanas (em um Mundo ainda caído de joelhos, devido ao “Coronavírus”), não pode se tornar em um ato somente simbólico. As atitudes descriminatórias, não acabarão “num passe de mágica”. 
   
Tudo bem, muitos irão dizer que “George Floyd” não era santo, pois, tinha ficha criminal. Sim, existem pessoas de todos os tipos na face da Terra. Porém, precisamos renovar nossos conceitos e, saber combater este tipo de gente irracional, onde as polícias tem de ser para proteger o cidadão de bem e prender (e não condenar a pena de morte), os que não são do bem. Até porque, se um criminoso tem de ser punido por seus atos ilícitos, um policial que comete um crime, passa a ser então e somente, um criminoso com uma arma e um distintivo. O certo é que, o poder policial não é constituído por soldados em guerra, pois, estes sim, atiram primeiro antes de pensar. É como diz uma de minhas frases:  

“Na guerra não existe o minuto seguinte, é matar ou morrer!”

Mas, em centros urbanos, não pode haver disparidade de minutos, invisibilidade, onde pessoas deixam de existir (por balas perdidas), ou por um policial que mata e sorri de canto de boca, como se tivesse dominado um animal feroz (veja na fotomontagem ®DOUG BLOG, abaixo), onde ele é filmado por uma câmera de segurança de rua, mas, parece ser uma produção “hollywoodiana”. E tudo devido a cor da pele de alguém. Isso não pode acontecer mais, embora estejamos cientes que tais fatos continuarão acontecendo com outros “George Floyd's” e outras “Marielles”¹, sendo impiedosamente executados diante dos olhos deste nosso Mundo hoje ainda muito pandêmico, devido à “COVID-19” e da falta de condescendência.
   
Não foi uma nota de (US$ 20), falsa que matou “George Floyd”... Mas sim, a falsidade humana, que fica na maior parte do tempo, fazendo de conta que não existe desigualdade social, principalmente em um país, que só prosperou graças a colonização a partir do século XVI, com povos de todas as etnias, migrando para a “América do Norte”.  
   
Vou finalizar por aqui, pois, o racismo e os demais preconceitos me enojam... E assim: “Eu também não consigo respirar!”
°°°
¹ “Marielle Francisco da Silva”, mais conhecida como: “Marielle Franco” (27 de julho de 1979 - 14 de março de 2018), foi uma socióloga e política brasileira — (mulher negra, que nasceu e cresceu na favela do “Complexo da Maré - RJ”), era homossexual assumida. Se elegeu vereadora no “Rio de Janeiro”, na legislatura (2017-2020), sendo a quinta maior votação em (2016). “Marielle”, foi executada dentro de seu carro (com quatro tiros na cabeça), no bairro do “Estácio - RJ”, juntamente com o seu motorista, no dia (14 de março de 2018), quando voltava de um evento de trabalho, no bairro da “Lapa - RJ”.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).