㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! | © 2026 | Jornalista Douglas Melo | ® ĐÖЦG ẞLÖG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 8 de fevereiro de 2026

“Ditados Populares — Parte 18”

Meus “Bat” amigos e amigas do ®DOUG BLOG, continuando com os ditados populares, destaco mais 20 deles, chegando aos 360 já apresentados aqui na minha “Gotham City” particular.


341- A expressão “The cherry on the cake”, “A cereja do bolo”, é americana. É uma metáfora que significa o detalhe final, o toque especial ou algo extra que torne tudo ainda melhor. É usada para falar sobre fatos com final feliz, um evento perfeito. Em outras palavras: será o “grand finale”.

342- Dizem que toda cachaça é aguardente, mas, nem toda aguardente é cachaça, porque, a cachaça pura de alambique é tão clara quanto a água, enquanto a aguardente pode ter um tom amarelado devido à cana-de-açúcar utilizada e também por ser envelhecida em tonéis de carvalho. É por isso que a expressão “Água que passarinho não bebe”, está relacionada àqueles bebedores inveterados de cachaça, uma bebida alcoólica muito forte. Ou seja, nada tem a ver com uma água suja que os pássaros se recusam a beber, é só coisa de gente inveterada na bebida mesmo.

343- “Confia em Deus, mas, amarra o teu camelo”. Muitas pessoas entendem de modo errado este provérbio, pensando que se trata de confiar desconfiando. Mas, na realidade, esta expressão se trata de fé e responsabilidade. Significa fazer o que é possível, não fugir de suas obrigações e, se nada acontecer da melhor maneira possível ou algo der muito errado, você ainda deve manter sua fé e perseverar nela. Em outras palavras, confie em Deus, mas faça a sua parte.

💬 Se o mar não está para peixes, de notas de 100 ele está cheio!
344- A expressão “Conversa de Pescador” ou “Papo de Pescador”, pode se referir a um vocabulário cheio de gírias de pesca, ou à pesca esportiva que envolve a captura de peixes que não chegam ao mercado e são devolvidos à água. Em um sentido pejorativo, “conversa/papo de pescador”, é uma narrativa sempre exagerada, contada por pescadores, para destacar os resultados de suas pescarias. Em outras palavras, é um termo usado quando algo parece extremamente fantasioso.

345- Existem alguns ditados populares repetidos de maneira errada e um deles é: “Cuspido e escarrado”, sendo o termo correto: “Esculpido em Carrara”, que deriva dos antigos artistas latinos que esculpiam suas obras em “mármore de Carrara”. Ou seja, eles esculpiam e não “cuspiam” suas obras. Estes artesãos tinham um talento especial para compor estátuas de pessoas utilizando o mármore, ficando muito semelhantes àquelas que representavam, já que o mármore da região italiana de “Carrara” era muito fácil de trabalhar, algo similar à “pedra-sabão” brasileira usada nas obras de “Aleijadinho”.¹

346- “Estar na Capa do Batman”, é uma expressão coloquial que significa estar muito cansado, sem forças, fisicamente e mentalmente exausto ou em uma situação financeira difícil, descapitalizado, falido. Estar em um estado semelhante à capa do Batman após uma luta, rasgada, quase destruída.

347- A expressão “Fazer de gato e sapato”, significa humilhar, maltratar, desprezar ou usar alguém para benefício próprio. A origem da expressão pode estar relacionada à estranhíssima brincadeira infantil de origem norte-americana, denominada: “cat-shoe”, na qual uma criança é vendada e recebe tapas de outras crianças até conseguir segurar uma delas. Outra possível origem é a situação mais humilhante que pode acontecer a um gato... Ser subjugado pelas patas de um cão.

348- “Morcegar” ou “Morcegando”é mais do que apenas uma expressão popular; é um verbo transitivo e intransitivo que significa: tirar vantagem ou explorar uma pessoa e/ou uma situação específica. No uso coloquial, significa: realizar um trabalho ou uma tarefa sem problemas, sem precisar fazer nenhum esforço. Completamente o oposto das aventuras empreendidas pelo homem morcego, Batman.

349- “Ninguém fica para semente”, é outra expressão oral transmitida de geração em geração. É um ditado popular que significa ter consciência de que nascemos para morrer, mesmo que tenhamos uma vida longa. Em outras palavras, se todos morrerão um dia e “ninguém fica para semente”, então não devemos perder tempo com coisas fúteis, muito menos temer a morte, que é algo inevitável.

350- A expressão “Novinho em folha”, significa algo que nunca foi usado ou que está em bom estado, como se fosse novo. A expressão também pode ser usada para designar alguém que, depois de se machucar ou enfrentar uma doença, está curado. A origem da expressão vem das folhas de papel branquinhas, limpinhas e sem amassados dos livros novos quando acabam de sair do prelo.

351- “O bom filho a casa torna”, é uma expressão relacionada com a parábola do “Filho Pródigo”, da Bíblia, no livro de “Lucas” (15: 11-32). A parábola conta a história de um filho que abandona a família para aproveitar a vida, mas, depois se arrepende e volta para casa. Para os cristãos, a história representa o arrependimento e a bondade de Deus, que perdoa e recebe de braços abertos os que se arrependem. Esta expressão se tornou um ditado popular que significa o ato de voltar a fazer algo que já era hábito ou visitar um lugar já conhecido.

352- A expressão “Ter o coração ao pé da boca”refere-se a uma pessoa muito franca, direta e emotiva, que expressa seus sentimentos abertamente, muitas vezes sem rodeios ou filtros. Pode indicar alguém que fala o que pensa ou age com sinceridade, mas, também pode sugerir impulsividade na fala, agindo com o coração em vez da razão.

353- “Pego com as calças nas mãos”, é outro ditado oriundo do inglês: “Caught with your pants down”, representa um homem casado, sendo pego em atitude libidinosa com uma mulher que não é a sua esposa. Esta expressão significa também, interromper alguém enquanto ele/ela está fazendo algo que não quer que ninguém veja, como estar no banheiro, por exemplo, com as calças abaixadas, usando o vaso sanitário e a pessoa precisa interromper, pois, foi chamada em outro lugar. Existe uma variações deste ditado popular, que seria: “Pego de calças curtas”, para alguém despreparado, inexperiente, iguais aos meninos que ainda usam calças curtas. Como  diria o “Robin” ao “Batman”: “Santa saia justa, Batman!” - Mas, nós não estávamos falando de calça?

354- A expressão “Pôr as cartas na mesa”, é algo muito comum entre ciganas e cartomantes, que dizem conseguir clarear as ideias das pessoas com suas cartas de “Tarô”.² No sentido do ditado popular, significa esclarecer as coisas, expor os próprios planos, revelar segredos, deixar claras as próprias intenções, falar abertamente sobre um assunto, ser honesto sobre os próprios pensamentos ou sentimentos. A origem da expressão está nos jogos de cartas, como o pôquer, por exemplo, onde colocar as cartas na mesa equivale a se revelar ou blefar. Mas, não tem nada a ver com a carta “Curinga”³ do baralho, que representa um palhaço, sendo também nas “HQs” e filmes de cinema e TV, um dos antagonistas do “Batman”.

355- A expressão “Primeira água”, não se refere à criação Divina dos oceanos e mares. Este ditado pode ter vários significados: refere-se às famílias do (século XVIII), onde o pai se banhava primeiro, em água limpa, seguido pela mãe e só depois os filhos se banhavam. No entanto, a expressão “primeira água” também pode se referir às primeiras chuvas que caem depois do verão, conhecidas no “Brasil” como “águas de março”. Em “Portugal”, “primeira água” se refere a alguém que se destaca dos demais.

356- A expressão “Queimar o filme”, é uma forma coloquial de dizer que os antigos filmes fotográficos foram danificados ou não estão em boas condições para serem revelados. Mas, popularmente falando, a expressão “queimar o filme”, significa fazer alguém passar por uma situação constrangedora ou denegrir a imagem de alguém.

357- Outro ditado popular que é repetido erroneamente é: “São ócios do ofício”, embora soe mais coerente ao significado é uma variação incorreta. A expressão correta é: “São ossos do ofício”, que significa algo que é difícil ou desconfortável, mas, que não pode ser evitado de ser realizado, principalmente no ambiente de trabalho. Algo duro de lidar, assim como duros são os ossos do esqueleto humano.

358- “Sinto que estou falando com as paredes”, é uma expressão muito recorrente usada por pessoas que expressam desconforto por serem ignoradas e sentirem que suas palavras não são tão valiosas para outras pessoas, quanto são para si mesmas. Significa falar com alguém que não presta atenção ou pouco se importa com o que ouve.

359- “Vaso ruim não quebra”, é uma metáfora que pode ser interpretada de diversas maneiras. Literalmente, pode significar que a má qualidade de algo não faz com que uma coisa ruim desapareça prematuramente, ou que as pessoas más morram antes das boas. Pode significar que a longevidade das pessoas más é uma recompensa injusta, pois, se traduz em impunidade e perpetuação do mal. Também pode ser interpretada como um aumento na resiliência daqueles que vivenciam sofrimento ou exclusão. A expressão “vaso ruim não quebra”, pode ser usada para se referir a alguém cujo julgamento moral determina que uma pessoa é má, mas, que ela continua a cometer atos cada vez mais malignos, sem remorso e sem punição.

360- “Você oferece a mão e já querem o teu braço” ou Dar a mão e quererem o braço é uma expressão popular que define o abuso da generosidade, onde alguém ajuda (dando a mão) e a outra pessoa abusa pedindo muito mais (querendo o braço). É um alerta comum sobre ingratidão, limites nas relações e aproveitamento em favores, negociações ou amizades. Este ditado popular é frequentemente usado quando uma pessoa quer tirar vantagem extra da ajuda oferecida.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
Nos ditados populares n° 346/348/353 e 354, aparece a arte ®DOUG BLOG: “Batman e na arte inicial animada da postagem aparecem: Batman & Robin” (1939/1940), personagens dos cartunistas e roteiristas americanos: “Robert Kahn - Bob Kane” (24 de outubro de 1915 - 3 de novembro de 1998) e “Milton Finger - Bill Finger” (8 de fevereiro de 1914 - 18 de janeiro de 1974).

¹ “Antônio Francisco Lisboa”, mais conhecido como “Aleijadinho” (29 de agosto de 1738 – 8 de novembro de 1814), foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do “Brasil colonial”, que trabalhou com diversos tipos de materiais para criar sua arte, incluindo a “esteatita” (também chamada de “pedra-sabão ou pedra de talco”).

² O “Tarô” é um oráculo representado por um baralho de 78 cartas (22 arcanos maiores e 56 arcanos menores), usado desde o (século XV), para adivinhação das videntes e ciganas.

³ “Curinga - Joker”, também conhecido como: “Coringa ou Melé”, é a carta do baralho, que em certos jogos, muda de valor conforme a combinação que o jogador possui em mãos e, que pode fazer o jogo ficar “sujo”. “Curinga” vem do termo da língua africana “Quimbundo: Kuringa”, que significa: “matar”. É também o “Joker”, um dos arqui-inimigos do “Batman”, criado por: “Sherrill David Robinson - Jerry Robinson” (1° de janeiro de 1922 - 7 de dezembro de 2011); “Bill Finger” e “Bob Kane”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG | 👻 Gasparzinho
☞ Todos os comentários no ®DOUG BLOG passam por moderação. Comentários anônimos e/ou desconhecidos (mesmo que publicados), não serão respondidos. Agradeço a tua visita, mas, da próxima vez que comentar, por favor, identifique-se, pois, até o “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” tem um nome. Atenciosamente, Jornalista Douglas Melo.

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG | [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo | ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

👇 AQUI | POSTAGENS EM DESTAQUE | ® DOUG BLOG | JANEIRO/2026

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! | ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG | ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG | Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG | 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG | ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG | ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG | 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960) e “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foram criadas em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.