Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, mais um ano está começando e, vocês estão satisfeitos com o que viveram no ano passado? Acredito que a maioria dos seus objetivos ainda estejam no topo das listas de tarefas inacabadas de (2025) e o novo ano chega, sem que vocês tenham seguido a dieta desejada; que a visita da vovó tenha acontecido; que a tão desejada promoção no emprego tenha sido dada; e até a pintura do apartamento/casa, acabou ficando para outro momento; etc... - pois, somos mestres na arte de adiar e depois reclamar.
Réveillon é um nome sofisticado para um dia que nos enche de expectativas e objetivos, onde dizemos, otimistas: Este ano será diferente; Vou fazer exercício todos os dias e emagrecer; Vou comer de maneira saudável; Vou aprender a tocar violino... E, é claro, todas estas promessas serão esquecidas e diluídas na primeira xícara de café da manhã do dia (2 de janeiro), obviamente, se conseguirmos acordar (sem ressaca), na manhã do segundo dia do ano.
No ano passado (ontem), nós deixamos a vida escolher a maioria dos acontecimentos por nós, foi um reflexo dos vícios de tantos outros anos em que mantivemos as nossas expectativas muito elevadas e, no fim, constatamos que pouca coisa mudou, além do dia (31 de dezembro), perder o número 3 e virar dia (1° de janeiro), no calendário.
A véspera de Ano Novo é o único dia do ano em que você pode usar branco sem parecer um médico, dentista, enfermeira ou líder espiritual; é o dia de comer um cacho de uvas às pressas, minutos antes da meia-noite, guardando as sementes na carteira embrulhadas em uma nota de 10 Reais, porque, segundo a simpatia (superstição), isso atrai boa sorte. Uma coisa é certa: se você não ficar rico, pelo menos sempre terá 10 Reais na carteira. Pode não ser muito, mas, é o suficiente para investir em um cacho de uvas para a véspera de Ano Novo de (2026/2027).
No início deste ano (há uma hora atrás), vi pessoas que foram à praia para assistir aos fogos de artifício, que se embriagaram, beijaram e abraçaram estranhos e, depois da meia-noite, resolveram pular sete ondas... E tropeçaram, caíram, levantaram-se encharcados de água salgada e gritaram, completamente destemperados: HAPPY NEW YEAR! - (acompanhado de um “palavrão bem cabeludo”).
No “Brasil”, (2026), terá um total de 10 feriados nacionais, 9 dos quais cairão em dias úteis. Este é um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar longos períodos de folga. É também ano da “Copa do Mundo” (de 11 de junho a 19 de julho) e das eleições em dois turnos, que elegerão o “Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados”. O primeiro turno será realizado em (4 de outubro) e o segundo turno em (25 de outubro). Em outras palavras, este será mais um ano com a sensação de que os dias passarão voando.
Mas, no fim das contas, o que importa é aproveitar o momento, seja com fogos de artifício na praia ou assistindo a tudo na TV, no conforto do sofá da sala, o desejo será sempre o mesmo: que o novo ano traga mais saúde, menos dietas, muitas conquistas pessoais e financeiras e menos “boletos” para pagar.
Agora, com licença, porque, os “Garis e Margaridas”¹ precisam limpar as praias.
°°°
[NOTAS FINAIS ®BLOG DOUG]
¹ “Garis e Margaridas”, refere-se aos profissionais brasileiros de limpeza urbana, sendo “Gari” o termo masculino e “Margarida” o feminino (um apelido carinhoso que surgiu com a inclusão das mulheres na profissão e simboliza a dedicação à limpeza das cidades). O “Dia Nacional do Limpador Urbano”, é comemorado em (16 de maio), data de nascimento de “Pedro Aleixo Gary” (16 de maio de 1840 - 11 de outubro de 1920), empresário francês que viveu no “Brasil”. A empresa “Aleixo Gary & Cia”, criada por ele, foi a principal responsável pela limpeza das ruas do “Rio de Janeiro e Guanabara”, entre (1876 e 1975).
“Paula Toller” | “Oito Anos”
“Altas Horas — Rede Globo” (2007)
♫Por que você é Flamengo
E o meu pai Botafogo?
O que significa
Impávido colosso?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme?
Por que os dentes caem?
Por onde os filhos saem?
Por que os dedos murcham
Quando estou no banho?
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo?
Quanto é mil trilhões
Vezes infinito?
Quem é Jesus Cristo?
Onde estão meus primos?
Well, well, well
Gabriel
Well, well, well, well.
Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda?
Por que deitar agora?
Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?
Por que que a gente espirra?
Por que as unhas crescem?
Por que o sangue corre?
Por que que a gente morre?
Do que é feita a nuvem?
Do que é feita a neve?
Como é que se escreve...
Réveillon?
Well, well, well
Gabriel
Well, well, well
Gabriel
Well, well, well
Gabriel
Well, well, well
Gabriel...
Réveillon.♫
°°°
♪ “Oito Anos”, é uma composição da cantora e compositora brasileira: “Paula Toller Amora” (23 de agosto de 1962), qual fez para homenagear seu filho: “Gabriel Amora de Farias” (11 de dezembro de 1989), em (1997), quando o menino completou seu oitavo aniversário. E igual ao seu pai, o cineasta “Lui Farias” (9 de setembro de 1958), “Gabriel” (hoje com 37 anos), também é botafoguense e também já é pai de uma menina chamada “Maya Toller Moreira de Farias” (1º de janeiro de 2025), que completará seu primeiro ano de vida, daqui a três dias.
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Feliz%20Ano%20Novo).gif)
%20%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Pequena%20Motorista).gif)
%20%C2%AEDOUG%20BLOG%20(Ano%20Novo).png)
My friend, what a text full of truths. We need to remember that life doesn't change just because we turn the date on the calendar. Here in the United States, we keep pomegranate seeds wrapped in one-dollar bills.
ResponderExcluirI wish you and your family 365 new days filled with all the best that exists.
I loved the song!
HAPPY NEW YEAR!
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
Dear friend Theodosia,
ExcluirI wish you and your family all the best for 2026. May it be a year full of dreams that you can realize together.
Happy New Year!
Kisses!!!