㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sexta-feira, 27 de março de 2020

“Espasmo de Vida!”


A canção “Sampa” (1978), de: “Caetano Veloso” (7 de agosto de 1942), diz em sua primeira estrofe:
 
♫ Alguma coisa acontece no meu coração ♪ Que só quando cruza a Ipiranga e Avenida São João ♪ É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi ♪ Da dura poesia concreta de tuas esquinas ♪ Da deselegância discreta de tuas meninas... ♫  

Pois é, “tuas meninas” estão cada dia mais discretas... Com longas ruas vazias. Eu não vejo a hora ♫... dos novos baianos passearem novamente na tua garoa... Dos novos baianos te podem curtir numa boa!

Sou nascido no “Rio de Janeiro”, morei uns tempos em “SAMPA” (quando lá trabalhei). Sou de família mineira... Como diz “Milton Nascimento” (26 de outubro de 1942) “... Eu sou o Mundo, eu sou Minas Gerais!” 

Eu gosto de olhar gente, de andar e estar com gente... Mas, hoje vivemos este “espasmo de vida”... Este epílogo sem fim, de dias de quarentena, esta “distopia cinematográfica”, sem precisar do auxílio luxuoso de “Hollywood”... Parecemos operários em andaimes, olhando lá de cima (as cidades e as pessoas), como se fossem miniaturas.

Conheci tantas lugares (cidades) do “Brasil” e do Mundo, qual, no momento só posso ver (pela tela da TV, laptop, iPad” ou celular). É desolador ver todas as ruas das urbes do Mundo sempre vazias (ruas quais um dia passei, esbarrando em gente, em muita gente), tudo numa espécie de “vazio absoluto”. Isso me deixam estarrecido, é triste verificar estes monumentos de aço, pedras e luzes, sempre tão vivos, ali perdidos no meio do nada, sem vida. Vidas que se recolhem em suas casas, temerosas do que está acontecendo e, sobre aquilo que ainda está por vir pela frente.
   
Que Deus cuide de cada um de nós, que por ofício, enfrentamos ruas e avenidas, em todas as cidades do Mundo, nestes tempos da “COVID-19”, na diligência de nossas labutas, para que o resto da população, possa ficar em casa com segurança!
   
Nós jornalistas, estamos na luta pelas notícias, pelas informações precisas sobre o “Novo Coronavírus” e no combate das “FAKE NEWS”. Assim, juntamente com: médicos e enfermeiros (nos hospitais); paramédicos (nas ambulâncias); cientistas, que pesquisam dia a dia, incansavelmente uma possível (medicação/vacina), para combater este vírus); farmacêuticos; merendeiras (nas escolas públicas), que continuam fazendo o lanche das crianças, mesmo sem alunos nas salas de aula; técnicos de laboratórios; policiais, bombeiros e soldados; metroviários, motoristas e cobradores de ônibus urbanos; taxistas e motoristas de aplicativos; lixeiros (Garis e Margaridas), deixando nossas ruas limpas; eletricitários (mantendo luzes acesas nas casas, nos comércio que ainda podem estar abertos e em vias públicas); frentistas de postos de gasolina; entregadores de gás de cozinha; entregadores de “delivery” (em suas solitárias motos); profissionais do comércio varejista e feirantes; profissionais da industria (nas grandes fábricas); agricultores, (que continuam em suas fazendas e sítios), plantando e colhendo; caminhoneiros (que levam cargas, nas estradas, que hoje mais parecem um exílio), tudo para que não exista desabastecimento no comércio, de produtos e alimentos; bancários e lotéricos... Todos continuamos trabalhando, até que respostas concretas sejam reveladas, sobre como combater esta pandemia e, eliminar esta praga de vírus de vez. 
    
Creio que nossas crianças sejam até menos afetadas com esta quarentena forçada, do que nós adultos, tendo em vista, que elas estão mais acostumadas em ficar dentro das escolas e de suas casas (sempre na companhia da informática). Já nós adultos, é que vamos “pirando” com os dias que passam lentos... Minutos que passam meio sem vida, no conta-gotas. Acho que muitos adultos “perderam a mão”, no convívio com seus filhos dentro de casa o dia inteiro, muitos perderam o jeito de lidar com todos em casa, juntos por tanto tempo. 
   
Veja que trágico, foi preciso uma pandemia para unir nossas famílias outra vez e desunir também, pois, quem reside na mesma casa, vive junto, parentes que não vivem, não mais se visitam, devido a quarentena obrigatória. Eu olho para trás e, sou grato por ter convivido com meus pais, com minha mulher e com minha avó de maneira intensa. Eu não imagino como seria hoje, ter eles aqui e não poder abraçar e beijar minhas pessoas tão amadas, todos os dias?
    
Parafraseando o romancista, dramaturgo e poeta “Miguel de Cervantes” (29 de setembro de 1547 - 22 de abril de 1616), que disse: “Eu não acredito em bruxas, mas, que elas existem, existem!” Eu digo: “Eu não vejo este vírus, mas, que ele existe, existe!” 
    
Assim sendo, vamos cuidar dos nossos idosos, das nossas crianças, vamos cuidar uns dos outros, pois, o momento é mesmo de empatia. Nós não estamos combatendo uma “gripezinha” qualquer, um “resfriadinho” que dá e passa. Estamos diante de uma severa pandemia, que infelizmente, antes de melhorar, ainda tende a piorar muito.
   
Mas, com fé em Deus e apostando na competência da ciência, juntos iremos sair desta fase negativa e “colocar o bloco na rua” outra vez, até porque, o povo não pode (e nem deve), se desacostumar a sorrir, pois, somos todos “estrelas ascendentes”, aqui neste Universo. 
   
E como cantou e encantou, o compositor e cantor brasileiro dos anos (1970), “Walter Rosciano Franco” (6 de janeiro de 1945 - 24 de outubro de 2019), em sua canção (estilo mantra): “Coração Tranquilo” (1978)...

♫... Tudo é uma questão de manter  A mente quieta  A espinha ereta  E o coração tranquilo... ♫




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).