㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sexta-feira, 27 de março de 2020

“Espasmo de Vida!”


A canção “Sampa” (1978), de: “Caetano Veloso” (7 de agosto de 1942), diz em sua primeira estrofe:
 
♫ Alguma coisa acontece no meu coração ♪ Que só quando cruza a Ipiranga e Avenida São João ♪ É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi ♪ Da dura poesia concreta de tuas esquinas ♪ Da deselegância discreta de tuas meninas... ♫  

Pois é, “tuas meninas” estão cada dia mais discretas... Com longas ruas vazias. Eu não vejo a hora ♫... dos novos baianos passearem novamente na tua garoa... Dos novos baianos te podem curtir numa boa!

Sou nascido no “Rio de Janeiro”, morei uns tempos em “SAMPA” (quando lá trabalhei). Sou de família mineira... Como diz “Milton Nascimento” (26 de outubro de 1942) “... Eu sou o Mundo, eu sou Minas Gerais!” 

Eu gosto de olhar gente, de andar e estar com gente... Mas, hoje vivemos este “espasmo de vida”... Este epílogo sem fim, de dias de quarentena, esta “distopia cinematográfica”, sem precisar do auxílio luxuoso de “Hollywood”... Parecemos operários em andaimes, olhando lá de cima (as cidades e as pessoas), como se fossem miniaturas.

Conheci tantas lugares (cidades) do “Brasil” e do Mundo, qual, no momento só posso ver (pela tela da TV, laptop, iPad” ou celular). É desolador ver todas as ruas das urbes do Mundo sempre vazias (ruas quais um dia passei, esbarrando em gente, em muita gente), tudo numa espécie de “vazio absoluto”. Isso me deixam estarrecido, é triste verificar estes monumentos de aço, pedras e luzes, sempre tão vivos, ali perdidos no meio do nada, sem vida. Vidas que se recolhem em suas casas, temerosas do que está acontecendo e, sobre aquilo que ainda está por vir pela frente.
   
Que Deus cuide de cada um de nós, que por ofício, enfrentamos ruas e avenidas, em todas as cidades do Mundo, nestes tempos da “COVID-19”, na diligência de nossas labutas, para que o resto da população, possa ficar em casa com segurança!
   
Nós jornalistas, estamos na luta pelas notícias, pelas informações precisas sobre o “Novo Coronavírus” e no combate das “FAKE NEWS”. Assim, juntamente com: médicos e enfermeiros (nos hospitais); paramédicos (nas ambulâncias); cientistas, que pesquisam dia a dia, incansavelmente uma possível (medicação/vacina), para combater este vírus); farmacêuticos; merendeiras (nas escolas públicas), que continuam fazendo o lanche das crianças, mesmo sem alunos nas salas de aula; técnicos de laboratórios; policiais, bombeiros e soldados; metroviários, motoristas e cobradores de ônibus urbanos; taxistas e motoristas de aplicativos; lixeiros (Garis e Margaridas), deixando nossas ruas limpas; eletricitários (mantendo luzes acesas nas casas, nos comércio que ainda podem estar abertos e em vias públicas); frentistas de postos de gasolina; entregadores de gás de cozinha; entregadores de “delivery” (em suas solitárias motos); profissionais do comércio varejista e feirantes; profissionais da industria (nas grandes fábricas); agricultores, (que continuam em suas fazendas e sítios), plantando e colhendo; caminhoneiros (que levam cargas, nas estradas, que hoje mais parecem um exílio), tudo para que não exista desabastecimento no comércio, de produtos e alimentos; bancários e lotéricos... Todos continuamos trabalhando, até que respostas concretas sejam reveladas, sobre como combater esta pandemia e, eliminar esta praga de vírus de vez. 
    
Creio que nossas crianças sejam até menos afetadas com esta quarentena forçada, do que nós adultos, tendo em vista, que elas estão mais acostumadas em ficar dentro das escolas e de suas casas (sempre na companhia da informática). Já nós adultos, é que vamos “pirando” com os dias que passam lentos... Minutos que passam meio sem vida, no conta-gotas. Acho que muitos adultos “perderam a mão”, no convívio com seus filhos dentro de casa o dia inteiro, muitos perderam o jeito de lidar com todos em casa, juntos por tanto tempo. 
   
Veja que trágico, foi preciso uma pandemia para unir nossas famílias outra vez e desunir também, pois, quem reside na mesma casa, vive junto, parentes que não vivem, não mais se visitam, devido a quarentena obrigatória. Eu olho para trás e, sou grato por ter convivido com meus pais, com minha mulher e com minha avó de maneira intensa. Eu não imagino como seria hoje, ter eles aqui e não poder abraçar e beijar minhas pessoas tão amadas, todos os dias?
    
Parafraseando o romancista, dramaturgo e poeta “Miguel de Cervantes” (29 de setembro de 1547 - 22 de abril de 1616), que disse: “Eu não acredito em bruxas, mas, que elas existem, existem!” Eu digo: “Eu não vejo este vírus, mas, que ele existe, existe!” 
    
Assim sendo, vamos cuidar dos nossos idosos, das nossas crianças, vamos cuidar uns dos outros, pois, o momento é mesmo de empatia. Nós não estamos combatendo uma “gripezinha” qualquer, um “resfriadinho” que dá e passa. Estamos diante de uma severa pandemia, que infelizmente, antes de melhorar, ainda tende a piorar muito.
   
Mas, com fé em Deus e apostando na competência da ciência, juntos iremos sair desta fase negativa e “colocar o bloco na rua” outra vez, até porque, o povo não pode (e nem deve), se desacostumar a sorrir, pois, somos todos “estrelas ascendentes”, aqui neste Universo. 
   
E como cantou e encantou, o compositor e cantor brasileiro dos anos (1970), “Walter Rosciano Franco” (6 de janeiro de 1945 - 24 de outubro de 2019), em sua canção (estilo mantra): “Coração Tranquilo” (1978)...

♫... Tudo é uma questão de manter  A mente quieta  A espinha ereta  E o coração tranquilo... ♫



48 comentários:

  1. Fabuloso teu texto,bem saído do coração! Não é mesmo fácil esse tempo que vivemos. E tu jornalista, estás sempre na rua, caçando notícias e sujeito mais ainda ao vírus e tantos não valorizam a tua profissão... è preciso saber dar valor a todos vocês! E estar com a família dividida é fogo. Nada de visitas, nada de nada! Ainda bem temos a internet...Te cuida! abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chica,
      Os dias passam e precisamos encontrar forças para seguirmos fortes. Muitas pessoas por vezes nem sabem, mas, este nosso convívio aqui é salutar, ajuda no desopilar da mente, principalmente para nós jornalistas, que vivemos notícias ruins o dia todo, pois, sobre o COVID-19, nada que venha, é notícia boa.
      Mas, é bom saber que posso “brincar com a Chica”.
      VALEU!
      Beijos no teu coração!!!

      Excluir
  2. Querido amigo Douglas, ah, que lágrimas quentes descem dos meus olhos lendo aqui, conseguistes me comover, pois assim sinto também.
    Amo pessoas, estar com pessoas, abraçar e beijar meus entes queridos, estar com eles na praia, livre e feliz.
    Agora fica uma sensação de saudade, dor pelos que sofrem.
    Acho que agora será visto a vida como antes e depois desse terrível virus!
    Parece um pesadelo, ainda vejo e ouço pessoas, amigos que tenho e são presenciais, dizendo que é mesmo uma "gripezinha", sem nem sequer se importarem.
    Como eu queria que fosse mesmo assim, você também né meu lindo?
    Mas somos sensiveis, sentimos, dizemos, escrevemos, esperamos que, as pessoas logo possam voltar a sorrir livremente e que tudo isso fique no passado e nos deixado melhores, mais amorosos.
    Minha Sampa, ah, nosso Brasil, o mundo todo, que coisa, que coisa!
    Deixo aqui abraços apertados bem energizados e coragem meu amigo, se cuide, se cuide muito.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      São tantas lágrimas...
      Lágrimas quentes e silenciosas... Lágrimas ardentes de dor e saudades, que meus olhos pedem para cessar!
      Queria nunca mais chorar por sentir medo. Tentar esquecer que somos limitados, mas, não sei como fazê-lo?
      Nossas lágrimas vão continuar a rolar, enquanto os homens continuarem tão individualistas. Mas, estas lágrimas não deslizam suaves, elas machucam, descem quentes, quase queimando o rosto da gente.
      Sabe, Ivone, quando penso em você... Penso em minha mãe. Louco isso... Mas, enfim, é vero! (Obrigado por teu carinho!!!)
      Estamos perdidos dentro desta escuridão, vinda da sombra de um pequeno vírus, gigantesco em seu malefício. Mas, vamos encontrar novamente o raiar do dia, pois, somos bons e sinto uma vontade descomedida de viver em dias melhores... E onde quer que estes dias estejam, nós os reencontraremos!
      Espero que tenha gostado da homenagem, qual fiz (principalmente na arte), desta nossa “SAMPA velha de guerra!”
      Retribuo os teus abraços apertados e bem energizados... E cuide-se também!!!

      Excluir
    2. Bom dia meu amigo Douglas,obrigada pela linda homenagrm que fizestes à minha São Paulo, amei, claro que amei, aliás, me fez até lembrar do meu pai, ele me levava quando eu era criança,às lojas de discos, os de vinil, ali ele ouvia muitas músicas até encontrar os discos que ele queria comprar.
      Cresci entre livros e discos, músicas e leituras, agradeço imenso por isso.
      Amo vir aqui, pode ter certeza, todos os dias mando energias aos meus filhos, netos, pessoas que amo e que, exatamente por amor estamos dando esse tempo, você está sim incluido.
      Fique firme filho, se cuide.
      Sinto que tudo vai ficar bem, sou imensamente sensitiva.
      Mesmo que demore um pouco, pois nesse tempo aprenderemos a dar muito mais valor ao que realmente tem valor, o amor!
      😍😗

      Excluir
  3. Que bonito no triste amigo.
    Muito bem montado texto com suas colocações sempre perfeitas e ilustrativas do pensamento. Uma dor nos une neste momento. Vermelhos e verdes-amarelo mas nem tanto, porque ainda há quem busca culpados e esquece o perigo. O brasil poderia estar mais à frente da defesa, mas tínhamos que fazer o maior carnaval de rua de Salvador, o mais lindo desfile de escola no Rio, pois creio, que as autoridades estavam monitorando a situação chinesa, se não, é incompetência mesmo. Agora que o bicho invadiu nosso quintal, pisou nosso canteiro e flores, nos levam ao recolhimento providencial e há quem ainda acha desnecessário. Mas vamos auto ajuda buscando meios de sobreviver ao tédio e sair desta sem arranhões. Sabemos que lágrimas cairão e que a dor de ver um sistema sucateado nos arregalará os olhos, que nunca se interessaram, pois é coisa de pobre e este que se vire. Estamos todos agora num só barco.
    Eu creio, que vamos vencer e encontrar esta avenida com os novos baianos curtindo numa boa e até reinventar a Rita Lee com aqueles grandes óculos para nos levar ao banho de espuma no ápice de nossa alegria.
    Saudações alvinegra.
    Bom fim de semana com cuidados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Toninho,
      Até o “Patinho Feio”, um dia se tornou num belo cisne.
      Não podemos perder nossas esperanças, de que dias melhores virão, com certeza!
      Sempre escutamos os mais velhos dizer: “Tome cuidado!” - “Vai com Deus!” - “Fica com Deus!”... Hoje os filhos não dizem mais: “Bênção, pai! Bênção, mãe!”... Acham piegas. Precisamos rever os nossos valores, que estão se perdendo dia a dia, pois, do contrário, o Mundo irá de mal a pior.
      Sobre política, ando enfarado de criticar essa nossa “República das Bananas”, onde o Comandante em Chefe, acha que a pandemia de COVID-19, é só uma “gripezinha”, pois, ele foi atleta. Como diria minha saudosa vó Lourdes: “Durma-se com um barulho desses!”
      O triste é sentir saudades, dos dias em que o “Rio de Janeiro”, só estava com água suja chegando em nossas torneiras.
      Mas, como disse e volto a repetir, vamos esperar dias melhores... Novos dias, com “novos baianos”; “novos cariocas”; “novos mineiros”; “novos paulistas”; “novos gaúchos”... Pois, após o Coronavírus, (como diria Lula Santos): ♫ Nada do que foi será / De novo do jeito que já foi um dia / Tudo passa, tudo sempre passará... ♫ E que passe logo e que seja para melhor!
      Retribuo o desejo de bom final de semana!
      Cuide-se também, meu bom amigo!
      Saudações Alvinegras!!!

      Excluir
  4. Existe y se muestra en cada amigo atrapado en cada uno que se lleva pero está sacando lo bueno de todos, no se si antes disimulabamos pero ahora todo el mundo es solidario. Saldremos de esta distintos, los sanitarios van a necesitar abrazos reales y psicólogos, los demás recorreremos en busca de la ¿normalidad?. Existe ese virus existe y viene para quedarse, Siempre gracias a todos los que estan colaborando con sus medios, salud, tiempo, esfuerzo y siempre con una sonrisa, gracias a todos. y a ti un abrazo agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      La mejor psicología ahora es la solidaridad. El momento es de empatía. Ciertamente saldremos más fuertes, pero como en una guerra (y realmente estamos en una guerra), habrá muchas muertes.
      Gracias por agradecer a todos los que intentamos al menos mantener el equilibrio de los demás, continuando nuestro trabajo como si nada hubiera cambiado en el mundo. Intentamos parecer normales ante estos tiempos anormales.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  5. Meu sapiente Douglas, esse texto foi de uma beleza, de um cuidado e preocupação com seus amigos, pedindo aquilo que todos pedem nesse momento [menos aquele do 'resfriadinho'] - que fiquemos em casa. Mas você faz com sutiliza, não dando sua cara a tapa, e sim, dando sua cara a máscara. Suas palavras soaram como fosse um afago de mãe, retratando em detalhes todos aqueles [sem tirar e nem por] - que nesse momento precisam continuar suas vidas normalmente, mesmo diante do caos estabelecido. Você é um brilhante professor, poderia estar em casa, dando somente suas aulas por videoconferência, porém o oficio lhe chama, a sua 'cachaça' é o jornalismo, e como são necessários nomes como você que trabalham na coxia, que não precisam dos holofotes e nem das câmeras, para levar uma informação séria, com a veracidade que precisamos nesse momento de tantas informações truncadas, e por vezes sem nenhum nexo. Aqui estou aplaudindo de pé, pedindo bis com entusiasmo. Muitos podem entender com exagero minhas palavras, mas não são, você é merecedor não de uma medalha, que só serve para acumular poeira depois que se ganha ela. Você é merecedor daquele abraço verdadeiro, que infelizmente nesse momento não conseguirás receber. Assim, hoje encerro dizendo aqui, quietinho dentro de casa, enquanto você sai às ruas e 'avenidas Ipirangas' dessa vida, O B R I G A D O !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Barbosa,
      a impressão que eu tenho, quando encaro às ruas vazias, é aquela dos filmes do “Godzilla”, quando o perigo é eminente, vindo de um inimigo gigante que surgirá por entre os edifícios, e tentará nos pisotear, com suas enormes patas, nos esmagando até a morte.
      Este Vírus miserável, que não tem dó nem piedade de ninguém, vem minando dia a dia, além da saúde física, também a saúde mental de todos nós (com essa quarentena forçada). Mas, é preciso manter o equilíbrio (se é que exista alguém no Mundo, que ainda tenha algum tipo de equilíbrio?)
      Meu saudoso pai sempre dizia, que o bom da vida não são suas festas, mas sim, a boa camaradagem da companhia de estar com os amigos unidos... Até isso, essa porcaria de vírus nos tirou. Hoje, somos privados de um simples: “Parabéns pra você / Nesta data querida...” - Mas vamos sair dessa, com “Muitas felicidades / Muitos anos de vida”.
      Eu que lhe digo OBRIGADO, pelo carinho em tuas palavras, hoje e sempre!
      Cuide-se meu amigo!!!

      Excluir
  6. Oh this is a truly outstanding post, my friend...I love how you honour all those "invisible" people who are working tirelessly behind the scenes (as well as those on the front line), who are literally keeping things going for the rest of us.
    We should all remember them, especially when we feel like complaining about being confined to home.
    They are constantly putting their lives at risk...for our sake.
    They are our heroes...each and every one of them.
    And I wholeheartedly agree with you, Doug...now is the time to relearn what so many of us have forgotten...namely, to reach out to others, to support them and simply to find compassion in our hearts.
    These global empty streets serve to remind us of how we have isolated ourselves from our loved ones...God, how I miss hugs!!

    Have a good weekend...and sending you a virtual hug!😊😉

    Many Kisses too!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ygraine, my sweet,
      Grateful for your affection. We are going through moments of darkness, but not biblical darkness, but real darkness, each experiencing this pandemic in a different and similar way at the same time. Everything turned upside down. Are we all facing something that has come up and do we really not know when it intends to leave? This enemy that confronts us, that kidnaps our streets, our lives is lethal. But everyone who continues to work on the streets, God willing, will find the answers for all of us, so that we can smile and hug again.
      Many kisses for you and take care!

      Excluir
  7. Douglas,
    Adorei ler e
    refletir. Gosto
    muito de estar
    no meio de gente,
    mas vamos aguardar
    tudo voltar a
    normalidade.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catiaho,
      O momento agora é de: “ÊNCIA”
      Resiliência... Paciência e Inteligência!
      Retribuo os teus beijinhos!!!

      Excluir
    2. Passando para ler
      seu bem escrito texto para
      meu esposo que está ha 15 dias
      sem sair de casa por ser 2 vezes
      do grupo de risco, alias saiu 1 vez
      pra tomar vacina.
      Ele aplaudiu seu texto.
      Deixo Bjins de Esperança
      e desejo que Vc e os Seus estejam
      o melhor possivel.
      CatiahoAlc.

      Excluir
  8. Obrigado.Gostei muito do post, cuida bem de você.E que tudo volte a normalidade.Tenho irmão que trabalha em supermercado, fico preocupada que fique doente.Nem todos podem ficar em casa.Abraçosss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Cris,
      Nas guerras acontece assim mesmo, alguns sempre precisam estar no “campo de batalha”, para que fiquem a salvo de perigos os demais.
      Com certeza vamos nos protegendo e sempre com fé em Deus, que dias melhores virão.
      Retribuo o carinho nas palavras e os teus abraços!!!

      Excluir
  9. nao esta a ser mt facil mas todos juntos vamos conseguir pois temos que ser fortes nao so por nos mas tb pelos ourtos e os nossos desejo mta saude bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Não sei se é do teu conhecimento, mas, a “Arena de Nîmes” (“Arène de Nimes”), este belo “Colisue” (de estilo romano), é considerada o mais bem conservado anfiteatro do Mundo na França. Porém, hoje, está tudo calado... Pedras seculares em quietude.
      Mas, pior que não poder estar em locais de visitação turística, é ver o remanso dos dias que passam, privando-nos dos beijos e abraços, das pessoas tão amadas por cada um de nós.
      Retribuo os teus beijos e o desejo de muita saúde!!!

      Excluir
  10. Excelente testo, amigo Doug. No meio da incerteza, devemos valorizar os verdadeiros heróis e fazemos isso evitando sair de casa sem necessidade, para proteger eles e todos nós. Fico imaginando a solidão das famosas avenidas de Sampa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Dalva,
      Obrigado pela deferência ao meu texto.
      Vivemos dias de respostas ainda longínquas, para encontrarmos uma cura para o “Novo Coronavírus”. Mas, vamos vencer juntos, esta fase de tantas turbulências.
      Tem uma frase de Josh Billings que diz:

      "A solidão é um bom lugar para se visitar, mas não é nada bom para se lá ficar!"

      Retribuo o teu abraço e cuide-se!!!

      Excluir
  11. Querido amigo Douglas Melo.
    Chorei lendo seu texto.
    Moro só e está muito ruim essa sensação de insegurança por conta do corona vírus e em relação ao trabalho.
    Ler está me ajudando um pouquinho, mas a ansiedade e o medo se faz presente constantemente. A minha única filha está no Sul e confesso que me preocupo e penso besteiras de a gente não se ver mais, caso aconteça algo com uma de nós.
    Quero acreditar que:
    " Quando tudo está perdido sempre existe uma luz... "
    Que Deus cuide de nós!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Emília,
      A escritora e intelectual francesa: “Simone de Beauvoir”, disse:

      “Em todas as lágrimas há uma esperança!”

      Os sentimentos existentes em cada um de nós, nestes dias de trevas em que vivemos, não nos permite desistir de lutar, pois, nada nos vencerá no final.
      Os líderes do Mundo estão atordoados (se achavam tão poderosos) e perderam uma guerra para o invisível, para um vírus (que Deus queira, que um dia não encontremos indícios, que este “Novo Coronavírus”, foi criado em um laboratório, por mãos maléficas, que só sabem oferecer “sangue e sofrimento”).
      Mas, é com empatia e suor na continuidade do trabalho, que nós que ainda estamos nas ruas, conseguiremos respostas que ofereçam segurança e, o retorno do sorriso e da vida normal, em âmbito global, pois, quando chegamos a vias de fato, nós seres humanos por vezes, nos tornamos heroicos em nossas batalhas épicas.
      Cuide-se e utilize os meios digitais (Web), para ter sua filha perto de ti, pois, tenha certeza, logo vocês estarão juntas novamente.
      Saiba que eu sempre estarei aqui, se precisar de mim... É só gritar daí!
      Retribuo o teu carinho e os teus beijos!!!

      Excluir
    2. Pode deixar que grito daqui, se cuide querido amigo. Beijos!

      Excluir
  12. Boa noite querido Douglas.
    Li seu envolvente e post, até né vi inserida nas suas andanças, sou uma novo inquieta, mas confesso que tomei um porre de calma, já que sou do grupo de risco. Que Deus tenha misericórdia dos profissionais que obrigatoriamente estão na linha de frente cumprindo suas obrigações. Que Deus cuide de vc e de todos.

    Boa semana com esperança de dias melhores.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Diná,
      Estamos vivendo esta nova realidade distópica, que assusta o Mundo todo.
      Mas, você está certa, mantenha a calma, pois, os tempos são mesmo de empatia e resiliência.
      Que Deus proteja todos nós, que precisamos estar nas ruas trabalhando. E que vocês que estão em casa, fiquem bem também, pois, esta fase ruim logo irá passar.
      Retribuo o desejo de boa semana e dias melhores!
      Beijos e cuide-se!!!

      Excluir
  13. É verdade, nós adultos estamos a sentir mais na pele esta quarentena! Falta-os a liberdade!
    Não conheço a canção que referiu no ultimo parágrafo, mas vou pesquisar no youtube!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Micaela,
      Eu não coloco músicas em áudio ou vídeo no DOUG BLOG. Caso tenha curiosidade de saber o motivo, indico-lhe a leitura desta postagem:

      https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/04/dicas-de-como-manter-o-seu-blog-bombando.html

      Sobre o texto, as crianças (mesmo diante de todas informações instantâneas), elas não dão conta da dimensão do problema que está ao nosso redor... E que bom que acontece assim. Deixe todas preocupações para nós adultos.
      Retribuo o teu abraço e cuide-se!!!

      Excluir
  14. A maior tragédia do Brasil é ser governado por aquele cretino.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      O “homem” é senhor do que pensa e responsável por aquilo que faz.
      Retribuo o teu abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  15. Olá, Douglas. Muito bem lembrado, mencionar esses profisisonais tão essenciais para que o mundo gire!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Ana,
      Nós (das profissões citadas no texto), enquanto estivermos com saúde, tenha certeza, continuaremos indo à luta, para que vocês possam ficar em casa.
      Um beijo!!!

      Excluir
  16. Olá, Douglas!

    Grata por sua visita e comentário no meu blog.

    O mundo, agora, está todo igual. As classes sociais, e mto menos a luta delas, deixaram de existir. Rico e pobre tem o mesmo tratamento, vive se tiver de viver e morre se tiver de morrer. Finalmente, somos todos iguais.

    O Coronavírus é um facto e está espalhado pelos quatro cantos do mundo, mas tenhamos confiança no Universo. Desde o século XIV que sofremos catástrofes de todo o género, mas o mundo ainda não mudou. Agora, estamos com medo, embora alguns estejam cumprindo seu dever fora da sua zona de conforto, mas quando isso passar, voltaremos a ser mauzinhos uns para os outros, tal como dantes.

    Beijos e boa semana, com confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Céu,
      Primeiramente, seja bem-vinda ao DOUG BLOG!
      Havia comentado com o professor Pedro (meu bom amigo), que também por vezes não vejo meus comentários editados em tuas postagens. Mas, enfim, se este último obteve êxito, fico feliz.
      Sobre o teu comentário, eu lhe digo, que foi o tempo que eu abaixava a cabeça perante esta sociedade hipócrita na qual vivemos. Eu sei bem onde piso. Sou uma pessoa que graças aos esforços dos meus pais, tive condições de possuir uma educação exemplar e, ainda hoje continuo meus estudos, pois, o saber é um dos alimentos primordiais ao homem.
      “bonzinhos ou mauzinhos”; “ricos ou pobres”; “cultos ou analfabetos”; “negros ou brancos”; “religiosos ou ateus”; “héteros ou homossexuais”; etc... Todos hoje precisam aceitar suas condições humanas falíveis. Triste é entender, que alguns precisaram de mais uma calamidade desta proporção no Mundo, para observar o óbvio... (Desde que o mundo é mundo, sempre estivemos todos no mesmo barco). Sim, eu digo mais uma, pois, já tivemos duas grandes guerras, a peste, outras epidemias/pandemias, etc...) - tudo sem a necessidade da presença dos “4 Cavaleiros do Apocalipse”, pois, é o SER (dito humano), que nunca se emenda em seus atos dentro da sociedade.
      Muitos pedem respeito e não são respeitadores. Querem ter direitos e não cumprem as leis. A sociedade fazia questão de controlar as migalhas e hoje, também vivemos delas.
      Mas, para mim, viver é uma arte, só passamos a viver realmente na hora que nos aceitamos da maneira que somos e não da maneira que querem que sejamos, porque, somos seres viventes e não sobreviventes.
      Retribuo os teus beijos o desejo de confiança e de boa semana!
      E caso queira seguir o DOUG BLOG, será um prazer ter tua presença sempre por aqui.

      Excluir
    2. Muito obrigada, Douglas, mas eu já deixei no seu blog um ou dois comentários, só que não ficaram, portanto, já não sou "noviça" no seu espaço-rs rs rs.

      Meu querido amigo Pedro nada comentou comigo, pois ele, de vez em qdo, tem as mesmas dificuldades que você. E ainda hoje na resposta que deu ao comentário k deixei no blog dele se queixava desse problema. Não sei como resolver a questão, sinceramente.
      Passo todos os comentários, excetuando publicidade ou palavreado diabético, reles e inconveniente, o que não é o caso de seus comentários, nem os do nosso amigo Pedro.

      Passarei a seguir seu blog, mas não porei minha foto ou qualquer outro símbolo no Painel de Seguidores de seu blog, por opção. Nenhum blog tem um sinal meu no Painel. O meu blog não tem Painel de Seguidores visível, mas sei que tem invisível e já tenho 15 seguidores. Que fatura-rs rs rs, mas pôr a foto, comentar uma vez e depois desaparecer, pra mim, não tem qualquer interesse.

      Também sei onde piso, não vou em cantigas de embalar e sei que por aí não vou, aliás, nunca fui, como diz o poeta. A sua cultura académica é vasta, mas a escola da vida também já lhe ensinou muito.

      Nesse barco de tormentos onde TODOS estamos, percebemos, agora, que somos falíveis e iguais. Nossa fragilidade é incrível, mas só nessas épocas entendemos isso.

      O Universo é justo e creio que ele se encarregará de colocar tudo e todos no lugar, mas não sei qdo. Sei, sim, que a seleção da espécie tem de ser feita, de vez em qdo, e a terra "limpa". Depois, tudo voltará ao mesmo, sem sombra de dúvida, até um dia.

      Beijos e se proteja!

      Excluir
  17. Bom dia querido amigo Doug! Quando uma pandemia acontece, ou seja, um problema mundial surge, temos que aprender não só como seres humanos, mas como humanidade. Somos um planeta, um grupo de seres juntos aqui no nosso mundo. Então temos que aprender essa lição todos juntos. O que é muito legal se você parar pra pensar, porque não tem escapatória. Ainda não aprendemos a fugir do nosso planeta, então temos que arcar com as consequências dos nossos atos sem ter pra onde fugir. O lixo é uma delas. Doenças. Guerras. Tudo isso acontece porque somos imperfeitos e ainda estamos aprendendo. As pessoas lidam com seus problemas de diversas formas… logo, penso escolho enxergar o que está por trás de tudo isso. Obrigado por essa postagem linda e solidaria! Grande abraço!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: penso escolher e enxergar.... Desculpe pelo erro ai. Grande abraço!

      Excluir
    2. Meu bom amigo Beto,
      Como tão bem “prosearam” na canção Cálice (1978), Chico Buarque e Milton Nascimento...

      ♫ Pai, afasta de mim esse cálice/De vinho tinto de sangue... Esse silêncio todo me atordoa/Atordoado eu permaneço atento/Na arquibancada pra a qualquer momento/Ver emergir o monstro da lagoa... Como é difícil, pai, abrir a porta/Essa palavra presa na garganta/Esse pileque homérico no mundo/De que adianta ter boa vontade... Talvez o mundo não seja pequeno/Nem seja a vida um fato consumado/Quero inventar o meu próprio pecado/Quero morrer do meu próprio veneno... Me embriagar até que alguém me esqueça...♫

      Só mesmo o Pai nesse momento, pode afastar de nós esse cálice, de “Vírus Tinto de Sangue”, porque, esse silêncio que nos atordoa (nessa quarentena louca), nos fazendo permanecer atentos aos fatos, de que esse mostro que vai emergir da lagoa, ainda vai nos machucar mais e mais, nos impedindo até de abrir a porta para os amigos, para os parentes, para os beijos e abraços, para tantas coisas que temos para dizer... E que hoje ficam presas na garganta, que nos embriagam (não de cachaça), mas, de lágrimas, pois, de que adianta ter boa vontade (como o amigo mesmo disse) “ainda estamos aprendendo”, APRENDENDO de modo demorado, pois, faz tempo que deixamos crucificar o Justo. E se para esse Vírus o Mundo se apequenou, sabemos ao menos, que a vida não é um fato consumado... No fim, sairemos dessa fortalecidos! Se temos de morrer, que seja dos nossos próprios pecados... Dos nossos próprios venenos e não deixar o medo nos calar, nos deixar esquecidos na morte fria, que nem despedidas são permitidas.
      Grato por tua presença ativa e amiga aqui no DOUG BLOG!
      Retribuo o teu grande abraço solidário!!!

      Excluir
  18. Aquí estoy conociendo tu espacio, muy interesante las cosas que publicas.
    Te mando un beso al alma desde Uruguay.
    Muak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      Ya eras seguidor del DOUG BLOG, pero creo que este es tu primer comentario. Tan bienvenido!
      Debido a los días ocupados de mi trabajo, todavía no estoy familiarizado con los blogs de mis seguidores. Pero poco a poco voy conociendo a todos.
      Me alegra que te haya gustado el DOUG BLOG y espero verte aquí con más frecuencia.
      Besos y cuídate en nuestro querido Uruguay de Loco Abreu & Cia.

      Excluir
  19. Coragem para estes momentos que não se avizinham fáceis, muito menos quando quem governa parece não dar relevância ao risco.

    Abraço solidário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sam,
      Vamos esperar por dias melhores, pois, somos pessoas boas e temos de manter o equilíbrio e o positivismo sempre.
      Quanto ao “Comandante em Chefe brasileiro”, o desprazer do povo diante de tanto desgoverno só não emana nas ruas, pelo momento adverso que enfrentamos, mas, anteriormente ao “COVID-19”, foi por comodismo mesmo.

      Retribuo os abraços solidários e cuide-se!!!

      Excluir
  20. Querido amigo Douglas, dei uma paradinha, nada vinha à mente, ou vinha tudo junto. Que essa pandemia está desnorteando as pessoas não tenho dúvida alguma. As notícias 24 horas neurotiza, passamos da tranquilidade à cuidados extremados, medos (por nós e família) antes nunca vistos. Mas escuta quem quer, e eu tenho o costume de ficar 'ligada'. Mas agora menos. Sim, além dos profissionais da saúde, há muita gente que está no front, com serviços essenciais, caso contrário não estaríamos vivos, e todos que você citou fazem seu trabalho com responsabilidade. Pior é a politicagem oportunista, está muito escrachado, certas pessoas não se seguram nem no caos, e isso ajudará em quê? Pois é, vamos levando, torcendo para que no final possamos dizer e contar como saímos dessa história... Precisamos todos de muita calma, tranquilidade.
    ótimo texto.
    Beijo, cuide-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís,
      Nós estamos naquela do: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.
      Eu te juro, também estou com minha cabeça cansada, pois, além de receber muitas informações, temos que filtrar tudo, para passar ao público. Meu Deus... Como nós da imprensa escutamos baboseiras e vemos “FAKE NEWS”, com relação ao Coronavírus!!!
      Dia desses, o “Macaco Simão” disse: “Buemba!, Buemba! Tem muito coleguinha aí falando do Corona, achando que é o Lauro Corona”. Mas, aí eu pergunto: alguém ainda se lembra quem é o “Lauro Corona?” E olha que estamos em tempos (de tudo na TV), estar na base do: “Vale a Pena Ver de Novo”.
      Muita gente fala: “Não é hora de falar de futebol... De pensar em festas... De politicagem... etc...” Então, vamos continuar falando no “COVID-19”, por um bom tempo.
      Retribuo os teus beijos e cuide-se também!!!

      Excluir
    2. rsss, é...pensar em futebol, falar nas fofocas dos Vips e essa bobajada toda, então é melhor o 'corona', ficamos neuróticos, mas não idiotas! rssss
      beijo!

      Excluir
  21. Vi la lista de las profesiones que aun trabajaban en Brasil cuando publicaste el articulo y aquí muchas no trabajan. La mía es de las que tenemos que trabajar para producir alimentos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Sí, mucha gente aquí todavía está en las calles, luchando contra algo invisible y mortal, y ni siquiera sabemos cuándo nos dará paz.
      Pero vendrán mejores días.

      Cuídate!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — FEVEREIRO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.