㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sexta-feira, 13 de março de 2020

“Em Resposta à Missiva de Narciso”

Caro “Narciso”¹, recebi tua missiva e cá lhe respondo com prazer. Sim, meu amigo, todos nós temos defeitos, incertezas, inseguranças, medos. Alguns de nós, acreditamos no amor verdadeiro, outros não, uns professam fé em Deus, outros em “Zeus”²... Mas, tudo é na base da “fé cega, faca amolada” (mesmo as pessoas que dizem que Deus não existe), acreditam em algo... Nem que seja nelas mesmas. 
   
Acho que tu és sabedor, que o homem, o mesmo que foi capaz de criar o avião (utilizou este mesmo invento, para jogar bombas lá do Céu, mesmo Céu que “Atlas”³, um dos titãs, que foi condenado por “Zeus”, para todo sempre, a sustentar com sua força. Mesmo com todo este zelo, as bombas continuam caindo do Céu em direção a Terra, cerceando pessoas inocentes de seguir com suas vidas e mutilando tantas outras, tornando o bom andamento dos seres humanos de bem, em uma outra realidade de dependência e dor. O pior, é que hoje além dos projéteis, somos “bombardeados” (por todos os lados), mais pela irracionalidade dos atos de “seres nada humanos”, que pelas doenças, qual surgem no “amor nos tempos do cólera”.
   
Não, meu amigo “Narciso”, muitas pessoas não são leais, apaixonadas como antes. Não são adeptas da boa escrita, das pequenas coisas da vida, dos pequenos atos e gestos que partem de muitas direções com espontaneidade, pois, elas são ansiosas, possuem urgência em viver de maneira intensa (porém sem direção) e também de modo desinteressado, quando se trata de sentimentos, pois, nem tudo na vida requer urgência, um bolo, por exemplo, tem etapas para ficar pronto, senão, irá solar. 
   
Meu caro “Narciso”, também gosto de ler bons livros, assim como gosto de conversar com pessoas inteligentes (aprender com elas). Também é bom entender, que muitas pessoas aprendem algo comigo. Gosto de pessoas “malucas beleza”, para me fazer sorrir e me fazer sair do mesmismo (do normal), do Mundo hoje tão “chatinho”. Não gosto da monotonia, das “estampas uniformes”, dos padrões de cores... Gosto de sair da rotina da informalidade dos “restaurantes de comida a quilo”. É preciso tentar resgatar os almoços em família (ao menos para os que ainda tem família para reunir). 
   
Sabe “Narciso”, minha “vó Lourdes” sempre dizia com muita sabedoria, que para você conhecer alguém completamente, precisaria comer um saco de sal com tal pessoa. Mas, o saco de sal que minha vó se referia, não é este saquinho de 1kg, vendido nos  supermercados, mas sim, aqueles das rações para os bovinos (sacas de juta, de 50kg).
   
“Narciso”, não se amofine em tentar se fazer compreender totalmente, porque, assim, como eu não conhecerei ninguém completamente, nem você me conhecerá de todo. Ou seja, a vida segue seus rumos, onde todos, no percurso dela, temos lá os nossos guardados, nossas intimidades, nossos “diários introspectivos” para escrever sob absoluto sigilo. E estas duas palavras já dizem tudo: INTIMIDADE e SIGILO, algo que só pertence aos nossos devaneios e de mais ninguém. 
     
Questionamos tudo, principalmente a confiança... Sei que neste teu tempo mitológico, não existe automóveis, mas, a melhor maneira de identificar se podemos confiar em alguém, é nos perguntar: “Eu compraria um carro usado dessa pessoa?”
   
Como diz a garotada de hoje: “estou de boa”, não coleciono em minha mente lembranças de pessoas e muito menos de relacionamentos que não me foram importantes. Aprendi a deletar aquilo que não me faz bem. O meu ego é independente e minha alma é livre. Mas, é lógico, meu bom “Narciso”, que tenho sonhos que se concretizaram e muitos outros, que ainda precisam ser realizados. Amei minha família, mas, vamos perdendo todos um a um. Os poucos amigos que considero, são leais, os conhecidos (respeito todos eles), porém, não são aqueles que frequentam minha casa. Eu me amo do jeito que sou e com tudo que possuo, com qualidades e defeitos... E isso, aprendi de certa maneira contigo, meu caro “Narciso”, que é quem sabe se amar profundamente, como nenhum outro ser jamais se amou!
Para finalizar, deixo-lhe um grande amplexo.
Atenciosamente, Douglas.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Narciso — O Auto Admirador” (em grego: Νάρκισσος), é na mitologia grega, um herói do território de “Téspias - Beócia”, famoso por sua beleza, vaidade e orgulho.

² “Zeus” (em grego: Ζεύς e em grego moderno: Δίας), é o pai dos deuses, o principal deus do “Panteão Grego”, que exerce a autoridade sobre os doze deuses olímpicos. É o Deus dos céus, raios, relâmpago que mantêm a ordem e a justiça na mitologia. É também conhecidos na religião helênica, como o “Dodecateão”, residindo no topo do “Monte Olimpo”. Seu equivalente romano é “Júpiter”; enquanto seu equivalente etrusco é “Tinia”. Alguns autores/historiadores, estabeleceram ainda seu equivalente hindu, sendo: “Indra”.

³ “Atlas” (em grego: Άτλας), também chamado “Atlante”, na mitologia grega, é um dos titãs condenado por “Zeus” a sustentar os céus para sempre. Era casado com “Pleione”, com a qual teve sete filhas ninfas (“Plêiades — Hespérides”).

⁴ “El Amor en los Tiempos del Cólera — O Amor nos Tempos do Cólera” (1985) — Gabriel José García Márquez (6 de março de 1927 - 17 de abril de 2014).



49 comentários:

  1. He empezado a leer tu misiva y cada vez estaba mas interesada, has dado una leccion de vida, una respuesta necesaria a tantas dudas o certidumbres, es necesario que alguien nos lo diga para aprenderlo o simplemente para darnos la razón. Gracias y un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Me alegra haber despertado tu curiosidad con una carta que cruza el límite del tiempo y el espacio, llevando la mitología a una realidad tan cercana.
      Esa fue una buena manera que encontré, para dar las respuestas necesarias y deshacer las incertidumbres que surgen en la vida de todos nosotros.
      Y sin querer parecer pretencioso, ¿sugiero un camino a seguir o no? Por lo tanto, dependerá de cada persona que comprenda lo mejor que puede hacer.
      ¡Un abrazo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Giancarlo,
      Soddisfazione di averti sempre qui al BLOG DOUG!
      Buon fine settimana anche a te!

      Excluir
  3. O que dizer,Douglas? Tua criatividade e inspiração são enormes...Gostei as sabedoria da v[ó Lourdes e o sacão de sal,rs...Quem aguenta? Quanto tempo leva pra conseguir acabar? Muito bom cada parágrafo! Valeu a leitura! abraços, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chica,
      Minha Nona, que saudades dela!
      Sabia como ninguém, cozinhar, costurar cantar e prosear, só coisas belas! Foi de quem ganhei o meu primeiro livro: “Branca de Neve” (conto de fadas que muitos acreditam ser de autoria de “Walt Disney” - devido ao desenho animado cinematográfico), porém, que é originário da tradição oral alemã, compilado pelos “Irmãos Grimm”. O livro está “só o pó da rabiola” 😂 - mas tenho ele comigo até hoje.
      Grato por ter apreciado cada parágrafo da minha missiva.
      Retribuo os abraços e o desejo de bom final de semana!!!

      Excluir
  4. Bom dia:- Li em silêncio, interiorizando cada palavra, cada frase.
    Cheguei à conclusão que, o silêncio, pode ser um ato de inteligência. Só não serei esse inteligente, porque jamais conseguiria comer - direi que à colherada - um saco de sal tivesse ele o peso que tivesse.

    Se calhar o Narciso, acreditando que vai ler, o fará também em silêncio.
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo,
      A introspecção é mesmo valiosa!
      Já o sal, este é o tempero dos Mares e dele, quem se faz conhecedor é “Poseidon” (Deus supremo dos mares), filho de “Cronos” e “Reia”. O bom “Narciso”, continuará mesmo em silêncio, contemplando sua vaidade.
      Metáforas mitológicas à parte, lhe desejo igualmente, um feliz final de semana!!!

      Excluir
  5. Douglas,
    Eu adoro vir aqui e ler
    e sem comprmisso aprender da vida,
    da historia e do dia a dia.
    Ler você aqui é conversar de igual
    para igual.
    Em tempos de tantas incertezas
    Eu somente mais uma de suas leitoras
    desejo um fim de semana saudavel
    em todos os aspectos.
    Bjins e aguardo
    quem sabe um dua a sua visita
    no Espelhando, viu?
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catiaho,
      Fico feliz que adore vir aqui no DOUG BLOG (sem compromissos), pois, isso lhe deixa livre para fazer a leitura com tranquilidade, sem os “grilhões” do corre-corre das nossas atividades quotidianas.
      Tem uma frase minha que diz:

      “Eu falo a língua do povo, mas, a língua do povo por direito, é a cultura!”

      Quanto a você ser somente mais uma de minhas leitoras, não concordo, você é a “Catiaho”, com direito a tua “bolinha”, na minha postagem em homenagem aos meus amigos (no Natal passado).
      https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/12/pano-de-fundo-de-natal.html
      Vamos agindo e interagindo em nossos blogs com certeza.
      Retribuo os teus beijinhos e o desejo de um saudável final de semana!!!

      Excluir
  6. WOW...there is SO much we can learn from the great Mythologies, isn't there? Thank you so much for opening my eyes, Doug!
    I suspect my self image is diametrically opposite to Narcissus'...I have never loved or believed in myself...I honestly don't know how. My life has been more a never-ending struggle to be what others decided I should be!!😏
    Silence has become my best friend...

    A really superb post, my Friend...it certainly led me to some deep soul searching!
    Thank you so much.😊😊

    Have a fabulous weekend!

    Many Kisses xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ygraine,
      I love mythology, be Greek; Nordic; Roman, Egyptian, Aztec; Hindu; Slavic; etc...
      Myths make us reflect with certainty. And with them, we can prevent other people from deciding what you should be or want in your life.
      Introspection is sometimes necessary on a daily basis. We live in a world of erased people, who use viruses, for example, to thank God for not having to look for someone or hug anymore. Esssa is the sad reality of the world in “selfish quarantine”, which some have lived for a long time.
      I am grateful to always make you reflect with my texts here on DOUG BLOG.
      Also have a beautiful weekend and always with many kisses from me to you!

      Excluir
  7. Matou à pau nessa carta, Douglas! Muito coerente e verdadeira!

    Abraços, bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Ana,
      O momento é de reflexão. Não, que antes não fosse.
      Parafraseando “Otto Lara Resende”, que dizia: “O mineiro só é solidário no câncer!” - Eu amplifico isso, na direção de todos os seres humanos do Mundo, devido o atual momento que passamos.
      Retribuo os teus abraços e o desejo de bom final de semana!!!

      Excluir
  8. Mais um post maravilhoso com grande conteúdo.
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Juciane,
      Viajar um pouco na mitologia, ajuda a trazer à tona alguns fatos, que devemos disseminar como uma ideia prática, que se for compreendida fora da metáfora, pode ajudar nas coisas do dia a dia.
      Você mora no meu ♡
      Retribuo os teus beijos!!!

      Excluir
  9. Una maravillosa respuesta. La mitología es muy interesante. Saludos. Un placer leerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      ¡Es bueno tenerte aquí en el DOUG BLOG!
      Me alegra que te haya gustado mi carta mitológica a Nasciso.
      Un beso y buen fin de semana!

      Excluir
  10. Excelente texto, Doug, parabéns! Agora entendi o ditado que minha vó também dizia sobre comer o sal juntos.
    Narcisos são difíceis de lidar, cada um com seus diferentes espelhos.
    Abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Dalva,
      O meu Narciso é tão diferente e mais moderno, que ele se olha no “iPad” 😂😂😂
      Sobre o ditado... Quem consegue conhecer o outro completamente nessa vida? É muito complicado, estamos cada dia mais reservados e seletivos... E esses problemas de saúde que assolam o Mundo hoje, só deixam a população ainda mais de “quarentena social”, pois, que ninguém se engane, às “quarentenas” já existiam antes, só que eram denominadas de: “Zona de Conforto”.
      Grato por ter gostado desse texto do DOUG BLOG e, por ter lido também o outro texto que lhe indiquei.
      Retribuo o teu abraço e o desejo de bom domingo!!!

      Excluir
  11. Douglas,
    Eu adoro essa sua escrita clara
    e inteligente.
    Ler aqui é um refrigério
    nesses tempos.
    Bjins de domingo
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catiaho,
      Tua presença sempre carinhosa aqui no DOUG BLOG. Obrigado!
      Vamos que vamos, detonando estes momentos malfazejos de pandemia, qual denomino de: “O Amor nos Tempos do Cólera”.
      Retribuo os teus beijinhos!!!

      Excluir
  12. Oi Douglas,
    Errou meu nome ele é Dorli.kkk
    Seu blog é intenso de mitologia grega. No começo do meu blog falei muito sobre mitologia grega.
    Nem eu sei onde está( tem que procurar no Google.
    Fiquei feliz com sua visita
    Abraços
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dorli ou será Roxana??? 😂😂😂
      Brincadeiras à parte, eu sou leitor voraz de mitologias. E são muitas mitologias existentes. Em breve farei uma narrativa sobre isso aqui no DOUG BLOG.
      Acho o teu blog bem bacana. Sei que tu segue o DOUG BLOG, eu também sigo o teu espaço na Web. Assim sendo, pode colocar AVISO escrito até em “Chartreuse” (verde limão), que te apoio! 😂😂😂
      E já que não publicou o “poeminha resposta” em teu blog, ele vai aqui:

      “Singular como a Lua, com Isabella aparecendo na capa de seu 'blogar', como até mesmo um jornalista bem-informado, não poderia errar? Se um dia até o espadachim Cyrano, de tão confuso do seu amor, por sua prima Roxana ficou, se esquecendo de professar, que era seu verdadeiro nome, Heitor Saviniano de Bergerac?!" 😂😂😂

      Retribuo os teus abraços e bom começo de semana!!!

      Excluir
    2. Oi Jornalista Douglas
      Há uma diferença entre nós eu sou mais física do que português, mas sou teimosa e tenho 3 estantes de livros.
      Meu estava louco quando me colocou esse meu nome de Dorli.
      Beijos Lua Singular
      Se tiver Facebook, entra no meu.
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  13. Caríssimo Douglas, mais uma bela composição, em um texto, onde você conversa com cada um de nós [Narcisos] Bravíssimo! - Lembro-me do texto sobre Drummond, onde 'ele' também conversava com o leitor, mas nesse texto, você é parte da trama, interagindo com Narciso em prosa livre, leve e como sempre educativa, bem-humorada e indagativa: - “Eu compraria um carro usado dessa pessoa?” - figura de linguagem exata, sobre o questionamento de quem podemos confiar, porque serão poucas aquelas pessoas de quem conseguiremos comprar um carro usado, no estado desejado. Já o saco de sal então, essa é uma tarefa hercúlea. [sua vó era sábia!] - Quanto as nossas quarentenas, fico preocupado com minha filha, netas e genro, que vivem na Holanda, lá o governo ordenou que eventos com mais de cem pessoas sejam cancelados e que a população trabalhem de casa. São tempos sombrios meu caro, mas com informações corretas, asseio e bom senso, sairemos de mais essa.
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Barbosa,
      Grato por tuas palavras sobre esta publicação do DOUG BLOG.
      Quanto esta questão (confiança), hoje em dia está complexo confiar, tem até garçom de restaurante de hotel de luxo, cuspindo nos pratos de comida, antes de entregar aos clientes nas mesas.
      Já os relatos da minha saudosa vó Lourdes, ela sempre dizia tudo com tanta sabedoria, que guardo cada palavra dela na memória e no coração até hoje.
      E este momento atual que passamos, tudo irá “entrar nos eixos” em breve. E que nos sirva de lição, para sermos mais solidários, sem precisar de pandemias a nos esfregar estas duras realidades da vida na cara.
      Esteja sempre em contato com tua família, assim, tu acalmarás o teu coração.
      Retribuo o teu fraterno abraço!!!

      Excluir
  14. passando para desejar um feliz domingo bonito post bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Grato pelo carinho com sabor de “Crème Patissière”.
      Tua presença no DOUG BLOG é sempre bem-vinda!
      Retribuo os teus beijos e lhe desejo uma boa semana, que enceta!!!

      Excluir
  15. Querido amigo Douglas Melo , gostei dessa parte do seu texto.
    ... O meu ego é independente e minha alma é livre. Mas, é lógico, meu bom "Narciso", que tenho sonhos que se concretizaram e, muitos outros que ainda precisam ser realizados.
    Vivemos por esperas... Por algo ou até mesmo por alguém. A vida é isso.
    Boa semana. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Emília,
      Nós estamos sempre em boa conexão (esta parte do meu texto, é realmente bem representativa).
      Viver é isso, ficar na expectativa das ocorrências, até que o epílogo nos revele, qual final teremos para os nossos anseios.
      Espero que tu esteja melhor da gripe/resfriado. (Se cuida direitinho!) 😉
      Retribuo os teus beijos e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
    2. Incrível isso, deve ser a maturidade.
      Eu estou melhor. Te cuida também.😘 Beijos!

      Excluir
    3. Querida Maria Emília,
      Ter maturidade é saber ser amigo e leal; ser organizado; ser feliz; ser respeitado e ser respeitador... Maturidade é sobretudo, conquistar o amor em tudo isso que disse anteriormente.
      Vamos nos cuidando sempre!
      Mais Beijos!!!

      Excluir
    4. Com certeza querido amigo Douglas Melo. 😘

      Excluir
  16. Ler seus texto é se impregnar de cultura, criatividade e sabedoria. Amei cada pedacinho desta leitura!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lúcia,
      Sempre feliz com tua presença aqui no DOUG BLOG!
      Fico grato também, por tuas palavras sobre o meu texto.
      Retribuo os teus carinhosos beijos!!!

      Excluir
  17. Querido amigo Douglas, ah, que gostoso isso, conversando com Narciso nos destes um bom parecer do que és e do que vai em sua alma, pois sabemos que, todos nós temos muito em comum, vontade de dizer o que sentimos, nem todos entendem, ou se entendem não dizem!
    Tenho um poema de Narciso e também tenho um que diz sobre comer sal juntos, esse eu fiz referindo ao meu amado marido, que juntos já comemos toneladas de sal!
    Delícia isso de poder escrever o que se sente, amo, mesmo que as pessoas nem sempre possam aceitar que podemos ser autênticos em nosso poetar, prosear, nos mostrar, me mostro, assim como você, sem medo, pois somos, ah, eu creio nisso, piscianos com todas as boas e também as más características!
    Narcisismo, eis o que dizem dos que se cultuam, se amam, se veem bonitos, cá entre nós, somos narcisistas e tanto, rsrs!
    Amei, amei muito te ler aqui, bem dizes com propriedade, aprendem contigo, tanto quanto sei que também aprendem comigo!
    Abraços sempre bem apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      Sei que estes dias estão sendo de muitas preocupações para todos nós no Mundo, com incertezas do que nos espera no “Amor nos Tempos do Cólera”.
      Assim sendo, eu até me desculpo contigo, por ter indicado esta leitura da postagem, mas, fiz, por ser sabedor do quanto tu gosta de mitologia e, queria ter “tuas letrinhas” por aqui, pois, sou muito vaidoso da nossa amizade... Sou 100% narcisista nesta nossa boa ligação pisciana! 😂😂😂
      Retribuo tuas palavras de carinho e os teus abraços sempre bem apertados!!! (Porque, pelo menos na Web, ainda podemos nos abraçar e beijar)

      Excluir
    2. Amigo que posso dizer até, mais que querido, tenho um filho pisciano, ele é adorável, bem assim como você, o vejo uma vez ao ano ou quando dá para coincidir de marcarmos encontros em nossas viagens, ele mora em Manaus com a esposa e os filhos, meus netos já adolescentes, então já estou acostumada a abraçar e beijar por meio da web, a Vida sempre nos prepara, eles estão muito bem e meu marido e eu ficamos bem também!
      Amor não tem fronteira e nem distância, que bom isso, que bom!
      Amo mitologia, meu marido brinca dizendo que vivi no Olimpo, rsrs!
      Amei ler aqui e nada a se desculpar, estou bem, meu marido também, estamos tomando todo cuidado, mesmo com metrô na porta, saímos quando for preciso e de carro, vamos superar tudo nessa fase, São Paulo é uma cidade grande e com mais riscos, mas vamos ter paciência e torcer para que o mundo todo possa sair dessa triste prova!
      Muitos abraços apertados querido amigo, também sinto orgulho de ter um amigo como você!

      Excluir
    3. Amada Amiga Ivone,
      Uma boa amizade causa inveja. Ainda mais, uma amizade entre piscianos. 😂😂😂
      Espero que o Mundo não precise mais de pandemias para entender que VAIDADE e INVEJA são coisas diferentes.
      Já dizia com muita perspicácia o grande Millôr Fernandes:

      “O cara só é sinceramente ateu, quando está muito bem de saúde!”

      O amor é que deveria ser o motivador das boas causas, mas, ao que parece, a maioria dos seres humanos, preferem só se mover através do medo... E não para se defender, mas, sim, para o famoso: “Pernas pra que te quero...” em fuga desenfreada, como se estivessem na “Corrida de São Silvestre”.
      Mais abraços apertados e fico feliz em saber que tu e teu marido estão bem!!!

      Excluir
  18. Boa noite, Doug! Nessa sua postagem pude rever parte da mitologia grega ao qual devorei na adolescência. Pobre Narciso! Vítima de si mesmo! Entendo essa sua magnifica postagem, como um tremendo desabafo. Narciso foi exemplo perfeito da vaidade humana, e o que essa vaidade exacerbada tem nos causado no decorrer dos tempos. Confesso que sou um pouco narcisista, e quem, não é? Estive aqui antes, mas apenas hoje pude comentar.

    “Depende de nós
    Se esse mundo ainda tem jeito
    Apesar do que o homem tem feito
    Se a vida sobreviverá”
    Ivan Lins tem toda razão!
    Grande abraço. Até a próxima. Feliz semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Beto,
      Hipócritas são os “homens” que dizem não ter algum tipo de VAIDADE. Eu, por exemplo, adoro perfumes e ternos bem cortados e com bom caimento... E dos 7 pecados capitais: (VAIDADE, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e acídia), existe entre eles, pecados piores, que este cometido por Narciso.
      Na canção “Aquarela” (1983), temos o refrão:

      “Numa folha qualquer. Eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas. É fácil fazer um castelo...”

      Mas, Estão rasgando nossas folhas... Estão derrubando os nossos castelos... E o cantor e compositor “Toquinho”, faz tempo que está sem o seu amigo, “Vinicius”.
      Ou seja, metaforicamente falando, estamos com o tempo, perdendo cultura, segurança e nossos parentes e amigos.
      Mas, concordo contigo, tudo que passa sobra... E sobras jogamos no lixo. Assim sendo, até VAIDADE acentuada, faz a sociedade se perder e enfraquecer.
      Retribuo o teu grande abraço, o desejo de feliz semana e até breve!!!

      Excluir
  19. Querido amigo Douglas, que texto, já tinha estado aqui, mas como esse texto pede uma segunda leitura, mais reflexiva, atrasei um pouco. Dois pontos que puxou minha reflexão: o saco de sal da tua querida vó, dona Lourdes, e o lance do carro usado.
    O carro usado já diz tudo, e eu já constatei pelas muitas entradas pelo 'cano', que jamais conheceremos uma pessoa por inteiro. Difícil, Douglas, comprar um carro usado e por 'N' motivos que tu sabes, pelos rolos que deves ter presenciado. Cruzes! Um carro é o reflexo de uma pessoa.
    Essa outra da tua vó, eu não conhecia, mas ela tinha toda a razão. As pessoas não se mostram totalmente o que não acho errado.
    O problema não é uma pessoa se mostrar ou não 100 %; o problema é as que acreditam 100% que alguém se mostre totalmente! O difícil, Douglas, é aprendermos a lição de não abrirmos muito as comportas, o que cansei de fazer em nome da minha educação e por ser uma pessoa mais extrovertida do que introspectiva. E de ter acreditado. Mas aprendi que o meio-termo é o ideal, sempre uma reserva técnica (rs) é melhor, é defesa; evitamos explosões e brigas desnecessárias. Não mergulho mais fundo, depois fica difícil de respirar. É cautela. Abordei o assunto por outro lado, pois
    abordaste um assunto muito rico. Teria outros pontos, mas assim já está bom! O Narciso foi já bem abordado.
    Beijo, uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís,
      Minha vó Lourdes, nem tenho palavras para definir uma mulher tão nobre. Se ela tivesse estudado mais, se tivesse feito uma Universidade, se tivesse nascido nestes tempos de internet e fibra ótica, meu Deus, quem daria conta dela?!
      No percurso da vida, conheci vários professores, me tornei um deles, mas, com a sabedoria e simplicidade da minha saudosa vó, não tem como, não existe igual. Ela Falava tudo com muita propriedade e sabedoria, mas, sem meio-termo. Acho até, que esta minha “causticidade” nas palavras, vem dela. Minha vó, contestava até o suicídio de Getúlio Vargas, ela dizia: “Será que ele se matou mesmo?” Ela achava que este discurso de “sair da vida pública para entrar para a história”, não combinava com Getúlio Vargas. A questão não é se ele suicidou ou não? Mas, o interesse indagativo de minha vó, sobre um assunto tão masculino para à época, pois, política era “coisa de homem”... Aliás, quase tudo naqueles tempos, podemos dizer que era “coisa de homem”. Ainda bem, que o Mundo neste sentido está mudando. Mas, em outros pontos, está mudando para pior.
      Sobre o carro usado... É dose comprar carro usado. A maturidade ao menos nos dá isso, poder ter estudado e graduado, ter um cargo melhor no trabalho, que nos possibilita financeiramente, comprar um bom apartamento, uma casa de praia, um carro zero, etc... - Um carro usado já é ruim como metáfora e com certeza, é um motivo ainda pior na vida das pessoas, pois, quem compra um carro usado, leva junto, algumas dores de cabeça de brinde.
      Quanto ao fato de sermos leais, verdadeiros, isso é nobre e precisa acontecer desse jeito mesmo. Não precisamos ter de rasgar o verbo sempre, “abrir o livro”, pois, a neurastenia, a intolerância no ato alheio, hoje em dia é enorme e o “analfabetismo social”, independe do grau de escolaridade de uma pessoa.
      Assim sendo, nos mantendo íntimos, nos protegeremos de intimidações (duas palavras tão parecidas), porém, tão diferentes em seu teor.
      Não nego, sou um pouco vaidoso, Narciso também é. Os monges tibetanos são vaidosos, com suas cabeças raspadas e vestidos em seus mantos açafrão, sempre limpos e bem passados. Tem uma frase minha que diz:

      “Vaidade comedida é um bom tempero da vida!”

      Sejamos livres então, para fazer nossas escolhas... A tua está perfeita: “...Não mergulho mais fundo, depois fica difícil de respirar...”
      E como diria Clarice Lispector:

      “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome!”

      Retribuo os teus beijos e o desejo de uma ótima semana que se inicia!!!

      Excluir
  20. Mario Quintana tem uma citação que não esqueço, jamais:
    'Não te abras muito com teu amigo pois ele tem um amigo também'.
    Percebes? rsss Então não é bom confiarmos 100%, não conhecemos ninguém na sua totalidade. E a vaidade é ótima, quando não é demasiada. É até necessária. Ela ajuda a não nos entregarmos; a não relaxarmos, a não desistir de nós.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. ola meu nobre botafoguense, que bela conversa com o perfeito e belo, que não existe, como não existe o feio. Vó Lourdes era sábia e nada mudou de lá para cá. O outro continua sendo um mundo estranho e inacessível, por isso mesmo há tantos desencontros.
    Boa semana amigo e que os cuidados estejam em prática sem panico e noia.
    Yes we have Honda!

    Meu abraço e tudo de bom.
    Grato sempre pela atenção e palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antônio Reis... Toninho, poeta “das Gerais”
      O Honda é tão bom, que fez gol até em estádio sem público! 😂⚽😂
      Rapaz, será que o “Narciso” não existe mesmo? “Papai Noel” também dizem que não existe... E no fim do ano, “o bom velhinho” faz um barulhão danado. 😂🎅😂
      Como diz na canção: “Sampa”, de “Caetano Veloso”...

      ♫...Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto / Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto / É que Narciso acha feio o que não é espelho / E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho / Nada do que não era antes quando não somos mutantes...♫

      Retribuo o teu abraço e o desejo de tudo de bom!
      Saudações alvinegras!!!

      Excluir
  22. Querido Douglas.
    Gostei da parte em que inteligentemente fala da sua avó.
    É preciso muito sal para se conhecer alguém.
    Quase ninguém se reconhece num espelhar.
    Mas, para mim faz mais sentido conhecer o meu interior.
    Um gargalhar efusivo.
    E continuação de boa semana.
    Megy Maia



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Megy,
      Gosto desta tua positividade (do gargalhar efusivo!)
      Sobre o trecho do texto citado por ti, minha vó era uma mulher muito sábia, falava sempre tudo com muita propriedade. E tenha certeza, é no tentar entender os outros e não conseguir (pois, é preciso “comer muito sal” para isso)... É que nos conhecemos ainda mais!
      Boa continuação de semana para ti também!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — FEVEREIRO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.