㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

domingo, 12 de janeiro de 2020

“Cleópatra a Rainha da Dinastia Ptolomaica”



Dois mil anos após a sua morte, uma nova biografia sobre a “Rainha egípcia - Cleópatra VII Filopátor” [em grego: Κλεοπᾰ́τρᾱ Φιλοπάτωρ] (12 agosto de 69 a.C. - 10 agosto de 30 a.C.), desmente três das mais conhecidas narrativas a seu respeito: 1) Ela jamais surgiu diante do imperador romano “Júlio César” (13 de julho de 100 a.C. - 15 de março de 44 a.C.), desenrolando-se de um belíssimo tapete oriental, ficando completamente nua, de frente ao trono do imperador; 2) “Cleópatra” não se matou com uma picada da cobra Naja¹ (imagem imortalizada em pinturas, filmes e livros); 3) A “Rainha do Egito” jamais tomou banho em leite (seja de vaca ou cabra).
   
Na realidade “Cleópatra” morreu após tomar um coquetel mortal de Cicuta², aos 39 anos de idade, seguindo o exemplo do líder romano “Marco Antônio” (14 de janeiro de 83 a.C. - 1° de agosto de 30 a.C.), um de seus amantes, que se matou, depois de perder a “Batalha de Áccio”.
   
Sobre os banhos da “Rainha egípcia”, relatos dão conta, que nem os com água e sabão, “Cleópatra” era lá muito adepta.
   
Outra inverdade sobre “Cleópatra”, era que sua beleza, foi um de seus mais importantes atributos, fato que se tornou um axioma, devido principalmente a atriz “Elizabeth Rosemond Taylorr” (27 de fevereiro de 1932 - 23 de março de 2011)¹, que ao interpretar “Cleópatra” no cinema, em (1963), emprestou sua jovial beleza a “Rainha egípcia”. E também, é devido aos escritos do filósofo francês “Blaise Pascal” (19 de junho de 1623 - 19 de agosto de 1662), que era um devotado admirador de “Cleópatra”, chegando a afirmar certa vez, que: “O belo formato do nariz de ‘Cleópatra’, mudara para sempre a história do Mundo”. 
   
Opinião, porém, que foi contestada, quando foi cunhada (em ouro), uma moeda comemorativa, com o perfil de “Cleópatra”, onde o seu septo nasal, se assemelha ao caricato perfil das bruxas más (dos contos de fadas), tudo baseado na múmia da “Rainha egípcia”, em seu sarcófago na tumba do “Egito”, que hoje encontra-se no “British Museum - Museu Britânico de Arqueologia - em Londres”). Além do mais, fatos históricos nunca fizeram menção especial a uma possível beleza física da “Rainha do Egito” (fora de “Hollywood”). 
   
Para a autora da biografia de: “Cleópatra VII Filopátor - Cleópatra: Last Queen of Egypt”, a arqueóloga britânica: “Joyce Ann Tildesley” (25 de fevereiro de 1960), especializada na cultura egípcia, a história que conhecemos hoje sobre a “Rainha do Egito”, nos foi contada pelos seus detratores, já que após a sua morte, o “Imperador romano - Augustus” (23 de setembro de 63 a.C. - 19 de agosto de 14 d.C.), mandou destruir tudo o que dissesse respeito de bom sobre ela, ajudando a pintar para a posteridade, o retrato de uma mulher leviana, imoral e que usou a sedução para levar à ruína os imperadores “Marco Antônio e Júlio César”.  
    
A obra de “Joyce”, vai na contramão da história, pois, afirma que alguns registros sugerem que “Cleópatra” poderia ser até uma mulher negra, porque, a sua ascendência materna seria proveniente do “Norte da África” e a paterna, da “Macedônia”. O certo, é que “Cleópatra” foi realmente uma mulher muito rica e independente (moderna demais para os padrões egípcios/romanos da sua época). Filha do “Imperador - Ptolemeu XI ou Alexandre II” [em grego: Πτολεμαίος Σωτήρ](105 a.C. - 80 a.C.), ela cresceu na sociedade egípcia dos (séculos V e IV - a.C.), que era menos radical que a romana.
    
Segundo o historiador grego “Herodotus” (484 a.C. - 425 a.C.), as mulheres da época de “Cleópatra”, não tinham independência política e social e, foi neste meio, que se forjou a personalidade exuberante e determinada da “Rainha egípcia”. “Cleópatra” foi a última “Rainha da Dinastia Ptolomaica” (ou Ptolemaica), que dominou o “Egito”, antes da “Grécia” ter invadido as terras egípcias. “Cleópatra” subiu ao trono egípcio entre 17 e 18 anos de idade, após a morte do pai, assumindo o comando do reino, até o dia de seu suicídio
   
“Cleópatra” pode ser considerada a precursora da mulher moderna, que ainda hoje, no vigésimo ano do século XXI, estão tentando fazer valer os seus direitos, diante de uma sociedade masculinizada, no que tange suas vozes de comando.
   
Diante de tantas dúvidas existes, um fato de autenticidade é inquestionável sobra a vida de “Cleópatra”, sua intelectualidade. Ela falava diversos idiomas, tinha inteligência acima da média e era adorada por seus súditos. Sempre teve autonomia para estudar, viajar e escolher os próprios parceiros (maridos/amantes) e até promover o que hoje denominamos de: divórcio (prerrogativas que não existiam nas sociedades egípcia/romana na época). 
    
No livro de “Joyce Tildesley”, a arqueóloga descreve “Cleópatra”, sendo uma mulher movida pela razão e não pela emoção: “Ela tem de ser compreendida como a rainha que era, pragmática e determinada, e não como uma consorte dos romanos”.

Mas, na realidade, “Cleópatra” era mais um título de nobreza do que um nome próprio, pois, existiram 7 rainhas no total com este epíteto. A mais conhecida foi “Cleópatra VII Filopátor”, a primeira rainha grega a falar egípcio, a adotar certas crenças faraônicas e a querer devolver o “Egito” ao seu antigo esplendor. Imperou (de 51 a.C. a 30 a.C.), após a morte de seu pai “Ptolomeu XII” (117 a.C. - 51 a.C.), que governou o “Egito” (de 80 a.C. a 58 a.C.) e depois (de 55 a.C. a 51 a.C.), popularmente conhecida como: “Auleta” (“tocador de aulo”³).
°°°
¹ Naja, é um gênero de serpentes peçonhentas da espécie “Elapidae”. Seu habitat natural encontra-se na “África e Sul e Sudoeste da Ásia”.
°°°
² Cicuta, é um gênero das “Plantas Apiáceas”, com quatro espécies muito venenosas. Assim, o seu uso serve de veneno para as pontas das flechas indígenas, tendo ficado conhecido também, como o veneno que condenou à morte o filósofo grego “Sócrates” (469 a.C. ou 470 a.C. - 399 a.C.), que foi forçado a tomar um chá de Cicuta como penalidade derradeira.
°°°
³ Aulus (em grego: αυλός) ou Tíbia (em latim: tibia), era um instrumento musical de sopro da Grécia antiga. Diferentes instrumentos eram chamados de aulo, inclusive um que consistia em um tubo simples, tocado como as modernas flautas.


Malévola: Angelina Jolie (4  de junho de 1975)  e
Cleópatra: Elizabeth Taylorr” ¹ .


OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE.

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).