“A Festa de Santos Reis”
“Tim Maia” — (1971)
♫ Hoje é o dia de Santos Reis!
Anda meio esquecido,
Mas é o dia da festa de Santos Reis.
Hoje é o dia de Santos Reis!
Anda meio esquecido,
Mas é o dia da festa de Santos Reis.
Eles chegam tocando sanfona e violão,
Os pandeiros de fita carregam sempre na mão,
Eles vão levando, levando o que podem...
Hoje é o dia de Santos Reis!
Hoje é o dia...
Hoje é o dia de Santos Reis!
É o dia da festa...♫
🐫🐫🐫
O nosso bonachão “Tim Maia” (28 de setembro de 1942 - 15 de março de 1998), sempre foi assim, ou chegava adiantado ou não ia fazer os os shows agendados.
Assim sendo, “O Dia de Santos Reis”, é na realidade amanhã (6 de janeiro), data que devemos retirar os enfeites das árvores e da casa, dia de desligar os “pisca-pisca de Natal” e desmontar os presépios (é óbvio, para quem mantém em suas vidas, estas tradições natalinas).
Por falar em tradições, esta tradição que nomeou os “Reis Magos” (em grego: μάγοι), como: “Baltazar, Melchior e Gaspar” (que segundo revela a Bíblia), ofereceram três presentes ao “menino Jesus”: ouro, incenso e mirra¹, exerce um significado simbólico e ao mesmo tempo espiritual (justamente pela visitação dos magos), ser um resumo do sentimento da fé cristã no nascimento de “Jesus”, embora existam outras especulações a respeito do significado das dádivas ofertadas pelos “Santos Reis”.
A tradição de colocar a estrela (ou ponteira), na parte superior da árvore de Natal, simboliza a “Estrela de Belém”, que revelou o nascimento de “Jesus aos Reis Magos” (segundo a tradição cristã). A estrela aparece apenas no “Evangelho de “Mateus” (2: 1-12), no qual, os sábios são orientados a viajar primeiro até “Jerusalém”, onde estava o “Rei Herodes” (73 a.C. - 4 a.C.), depois, chegando enfim em “Belém”, encontrando o “menino Jesus”, salvo da perseguição do “Rei da Judeia” (em árabe: يهودية), que havia ordenado que todos os meninos de até dois anos fossem sacrificados, após receber a notícia de que o Messias teria vindo ao Mundo.
Alguns estudos indicam, que na realidade os “magos” não eram reis, nem eram três. As referências a este episódio no “Evangelho de Mateus”, são muito vagas, não se sabendo ao certo a quantidade de nobres que teriam na ralidade visitado o “menino Jesus”.
Assim sendo, somente nas tradições do período do Natal se fala em três “Reis Magos”, a Bíblia, não utiliza esta tríplice expressão ao falar sobre os viajantes que foram visitar o “menino Jesus”, depois do seu nascimento e, muito menos cita nomes. O que se sabe, é que eram sábios e, que vinham do “Oriente” à procura do menino santo que havia nascido. Mesmo assim, é uma bela narrativa de final de ano, como tudo que existe de lúdico no mês de dezembro, que para muitos, é um mês ímpar, onde existe o encontro do passado e do futuro, no presente, sendo a hora certa das reflexões e dos melhores desejos para o ano que se anuncia.
O “Reisado” é de origem egípcia, considerada uma festividade “profano-religiosa”. No “Egito”, era denominada de: “Festa do Sol Invencível”, comemorada no (6° dia de janeiro). Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos em (25 de dezembro), data em que nasceu “Jesus Cristo” (segundo prega o cristianismo). No “Brasil”, a denominação dos festejos, leva os nomes: “Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis”. Em “Portugal” diz-se: “Reisada ou Reiseiros”, uma manifestação Católica, cultural e festiva, classificada sobretudo como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da “Epifania do Senhor ou Teofonia”², que se caracteriza por celebrar a adoração dos “Reis Magos” ao nascimento de “Jesus de Nazaré”.
Muitas vezes se confunde a “Congada ou Congado”, com a “Folia de Reis”. A “Congada” acontece após o Natal, entre os dias (26 a 30 de dezembro), sendo uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, um folguedo muito antigo, que homenageia os ancestrais, em um bailado dramático com canto e música (“Moçambique”), que recria a coroação do “Rei do Congo”³, não havendo relação alguma com a visita dos “Reis Magos ao menino Jesus”.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ Na antiguidade, o ouro era ofertado aos reis, representando prosperidade; o olíbano (incenso), para os sacerdotes, exercia a representatividade da espiritualidade; a mirra, para os profetas, era usada para embalsamar corpos e, diante de todo um simbolismo, representava a imortalidade.
² “Teofania”, é um conceito de cunho teológico que significa: manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. Tem sua etimologia enraizada na língua grega: “theophaneia ou theophania”. Este termo é uma palavra composta por dois vocábulos, também gregos: “Theos” (Deus) e “Phanei” (Aparecer).
³ O primeiro “Rei do Congo” foi: “Ntinu Wene” (no século XIII).
°°°
* Arte ®DOUG BLOG baseada na obra renascentista intitulada: “A criação de Adão” (1511), do artista italiano “Michelangelo” (6 de março de 1475 - 18 de fevereiro de 1564), com o dedo de “Garfield” (1978), criação criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945), no lugar do dedo de “Adão”.
Dia de festa. Dia de a tradição tão linda manter. Cada vez menos lembrada nas grandes cidades, pena! Bem elucidativo teu post! abraços, chica
ResponderExcluirAmiga Chica,
ExcluirGrato por ter apreciado o meu texto!
Com certeza, as tradições estão sendo infelizmente deixadas de lado. Hoje em dia, com o Mundo cada vez mais tecnológico, as pessoas estão perdendo o encantamento no montar árvores e presépios, por exemplo.
Mas, todos que gostam, tentam manter o espírito do Natal vivo!
Retribuo os teus abraços!!!
Meu jovem e sapiente Douglas, é da sua ciência que não sou um homem religioso. Assim sendo, gosto de ler os seus pontos de vista, sempre lúcidos sobre fatos que nos direcionam ao sacro, pois, você mesmo sendo um homem religioso, não se deixa levar, pelo que nos é 'vendido' como verdades absolutas. Essa é mais uma bela postagem, e como sempre elucidativa sobre fatos históricos. Você que tão bem sabe nos fazer sorrir, como cantava e encantava cartola: [A sorrir eu pretendo levar a vida...] e você sabe levar a vida, porque, quando o assunto é educar, disseminar cultura, você faz com gáudio, respeito e primazia. Muito bom! Mais uma vez deixo o meu BRAVO, BRAVÍSSIMO!
ResponderExcluirUm abraço.
Meu caro Barbosa,
ExcluirLer os teus comentários, muito me envaidece. O amigo sempre com palavras de incentivo sobre os meus textos, aqui no DOUG BLOG!
Sobre cultura... Sem ela nada somos. Ter cultura e não passar para frente, de nada adianta. Creio que ser culto para si mesmo, é a pior forma de egoísmo.
O amigo lembrou o genial "Angenor de Oliveira" (o nosso saudoso sambista mangueirense), "Cartola"... Sim, eu vou sorrindo, levando a vida!
Retribuo o teu abraço e lhe desejo uma boa continuidade de férias junto aos teus!
Oi, Douglas, pois é... tradições! Tenho uma tia que fará 100 anos em maio, pois não é que a danadinha mantem a casa toda enfeitada, árvore, festões, bolas, papai-noel em tudo que é canto!? E só manda baixar tudo no dia 6, O Dia dos Reis, como aqui chamamos. Isso é gostar muito!
ResponderExcluirTeu texto está muito bem explicado, bem didático.
Você já pensou o que temos pela frente? Claro que já: vem o Carnaval, Páscoa, me parece que são 12 feriados sendo 7 feriadões, se não me falha a memória. Um pouco cansativo pro meu gosto. Mas brasileiro adora feriados, então, avante! rsrss
Gostei de ler! Uma boa semana e um genial 2020, com muita saúde! O resto vem.
beijo, meu amigo!
Minha querida Taís,
ExcluirJornalista só tem folga quando a vida nos abandona! Até porque, aposentar com as atuais reformas, nem pensar! 😂😂😂
E não são os brasileiros que adoram um feriado (de preferência prolongado)... Como diria Nelson Rodrigues:
“O brasileiro é um feriado!” 😂😂😂
Mas é assim mesmo... Uns gostam dos feriados, outros não... O que me preocupa mesmo, é que todo ano novo, me traz mais uma ano de vida para a coleção. E eu não sou animado como a tua tia, que está a quase um século de vida, aturando o Papai Noel... OREMOS!!! 😂😂😂
Grato pela deferência ao meu texto!
Retribuo o teu beijo, o desejo de boa semana com muita saúde, nesse 2020 que está entrando em seu 6° dia... E sim, o Resto vem!
Como diria "Don Quijote de la Mancha" (Dom Quixote de la Mancha)
Avante! Avante!
rsssss, o brasileiro é um feriado! Ou um feriadão. Mas bota verdade nisso! Penso tudo sobre nosso povo, mas não tinha chegado a essa observação tão clara. Eu já implico com festas de final de ano, carnaval, páscoa, dia disso e daquilo...Acho que saturei.
ExcluirMinha tia? Quem não aguenta todo esse 'festerê' SOU EU!
bjs
Já a desmontar as decorações natalícias em casa como é tradição.
ResponderExcluirAquele abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirTodos os enfeites nas caixas, até dezembro chegar outra vez.
Retribuo o teu abraço e o desejo de boa semana!!!
Bom dia amigo Douglas, pois é, o ano começou e já está adiantando, dia 6 Dia dos Santos Reis!
ResponderExcluirAssusta- me a rapidez com que percebemos o tempo passando, pois ele passa sempre no mesmo tempo, então somos nós que estamos sobrecarregados com tantas informações e estresses!
Muito bem explicado por aqui, gostei de ler como sempre, aprender só nos enriquece!
Dá uma tristezinha em tirar os brilhos que me levaram a sentir o espírito de Natal mais um ano!
Enfim...
Abraços apertados!
Amada amiga Ivone,
ExcluirEssa coisa toda de que janeiro traz novos ventos, para mim não faz sentido. Nenhum dia 1° de janeiro, chegou até hoje milagrosamente mudando tudo... Mas, aí os dias passam e lá por junho, julho, o povo já está fazendo planos para um 2021 melhor.
Bons não são os dias e sim, os nossos atos nesses dias. Podemos ser todos os dias boas pessoas, desde que, nós sejamos auspiciosos, pois, assim, todo este ano novo poderá ser bom (cada um do seu jeito, fazendo sua parte).
Temos que acordar em "dias aborrecíveis", pegar o coração nas mãos, colocar o cérebro para funcionar, trabalhar com seriedade, estudar com vontade (pois, quem quer ter cultura, nunca para de estudar) e na hora de deitar, saber ser grato por poder descansar o corpo, a alma, o cérebro... Por poder colocar o coração no lugar novamente... Sentir e refletir que esse dia (seja que número tenha no calendário), foi um dia producente e, assim dormir com a sensação que este dia que findou, foi bom.
Temos de sorrir (pois, sem sorrisos eu não vivo!) Mas, ninguém tem de sorrir, só por sorrir, temos de sorrir com propriedade, pois, até um sorriso desperdiçado, é um pecado que cometemos.
Tento ter dias bons (mas, lógico, os não tão bons também acontecem), mas é como eu sempre digo:
"Dias difíceis também chegam ao fim!"
Assim sendo, termos de aprender a conviver com gente chata. Pois, se tem uma coisa que eu aprendi na vida, é que nada vem de graça — como diz o cantor "Zeca Baleiro"...
"... nada vem de graça nem o pão nem a cachaça. Quero ser caçador, ando cansado de ser caça...."
Quase ninguém hoje em dia, traz algo que não lhe cobrará mais adiante... E como isso é triste. Mas, eu vou remando contra esta maré do casuísmo.
Comecei o meu ano no dia 1° (como todo mundo), continuando o meu ofício de jornalista; planejando minhas aulas, que logo se iniciarão junto dos meus alunos; convivendo com os irmão do Rotary (fazendo o bem, sem olhar a quem), pois, foi assim que aprendi com os meus saudosos pais. Pois, se errar é humano, tentar acertar, também é igualmente humano!
Aí, como a amiga disse, o tempo passa com rapidez e dezembro logo chegará outra vez. E o quê será? Espero que contemos por aqui nossas aventuras e, que sintamos orgulho delas, pois, interagir contigo (principalmente), me deixar relaxado, porque, sinto de verdade tuas boas energias.
Assim sendo, lhe deixo um AMEI e um AMÉM! Obrigado por tudo de bom que passamos em 2019 e que reiteremos tudo isso em 2020!!!
Carinhosos beijos e abraços sempre apertados!!!
Querido amigo, que bom que sentes as minhas boas energias, tenho uns amigos presenciais que vivem me pedindo para mandar as minhas boas energias pra eles, pois assim como você , eles dizem que sentem, então é verdade!
ExcluirEsse ano que passou foi um dos melhores que tive, consegui realizar todos os meus intentos.
Viajei mais, revi meu filho e a familia dele em um encontro no Nordeste por conta das festas juninas, foram ferias lindas e dias maravilhosos!
Amei esse ano que passou, agora só ter fé que o novo continue bem, tanto pra mim, quanto pra todos os que assim creem que pensamentos positivos ajudam e muito!
Mil vezes felicidades pra você e sua família, pra todos nós filhos de Deus!
Abraços sempre apertados e energizados!
Olá Doug, as tradições podem e devem ser questionadas, mas não esquecidas, ficou muito boa sua postagem e reforça isso!
ResponderExcluirBoa semana, abraço!
Amiga Dalva,
ExcluirGrato por ter apreciado mais esse texto do DOUG BLOG!
Somos todos crias das nossas tradições, das nossas histórias e culturas.
Não falo em meus textos, tentando "desmascarar" o viés dos fatos, só conto de maneira lúcida, o que passo em sala de aula aos meus alunos.
Papai Noel não existe? Existe em nossas mentes lúdicas e pueris (depois de adultos), passa a ser então e somente, um belo conto, que a tradição familiar, passará adiante, para nossos filhos e netos... E por aí vai. Assim, a magia nunca se quebra.
O "Dia de Reis", faz parte das nossas tradições. Se os sábios não eram somente três, não eram magos e não se chamavam: Baltazar, Melchior e Gaspar, pouco muda na existência das tradições, pois, estas, são transmitidas de maneira oral, de geração em geração... Mas, é aquilo: "Quem conta um conto aumenta um ponto".
Retribuo o teu abraço e o desejo de boa semana!!!
quando era pequena adorava cantar os reis hehehe mt bonito estes post bjs feliz 2020
ResponderExcluirMinha querida amiga Isabel,
ExcluirBom saber, que além de cozinheira de mão cheia, tu és uma "cantora sacra" ♫ 😂😂😂
Brincadeiras à parte, obrigado por sempre se fazer presente no DOUG BLOG e, por apreciar minhas postagens!
Retribuo os teus beijos e o desejo de Feliz Ano Novo! Que já está em seu 6° dia!
Assim sendo, boa "Reisada" para ti!!!
A thoroughly enjoyable post, Doug!
ResponderExcluirNow all the decorations are all down in our home, everything feels a little "flat"...as if the magic of the season has departed.:/
Comparing the feeling to how it felt in my childhood, I am left with a deep longing to return to those less complicated days and am thinking how much I wish the Christmas Spirit could endure all year round.
We always have two celebrations here, mine at Winter Solstice (the Druidic "Alban Arthuran") around 21st December, followed of course, by Christmas.
It does make me feel rather sad to see the younger members of the family casting aside the true reasons for celebrating these sacred festivals, and concentrating instead on how many presents they hope to receive...:(
I guess it rests upon us to re-educate them!!
Have a super day, my friend!
Kisses xxx
Ygraine,
ExcluirYou are correct when you say that the magic of Christmas is being set aside (especially by the younger ones). The traditions adopted by our grandparents and parents, it seems that for this generation "Z" and "Y", it matters little. They want to take advantage of games and technology, and Santa no longer brings enchantment, as he did the little ones of other generations.
The world is going in a strange way ... See North America wanting a new world war as it is ruled by an unscrupulous man who seeks nothing but the possession of the "black gold" of Middle Eastern countries.
But, as you said, it is up to us to try to teach, to spread these values in our young people.
I wish you a beautiful day too!
Many kisses!!!
Ufa! Que aula, rapaz! Doug meu amigo , cada vez mais aprecio suas belíssimas e culturais postagens. Sem demagogias, como já havia lhe dito. Fez-me lembrar dos congados que sempre havia em minha rua nos tempos de criança. Confesso que as máscaras me causavam imenso pavor! Apesar disso eu sempre acompanhava os festejos. Devo confessar também meus roubos de doces na tenda montada para os quitutes em dias de festas, junto com a saudosa turminha; pronto falei ! rsrs Quanta saudade veio à tona nessas memórias ! Saio daqui com mais cultura. Grande abraço meu amigo. Estamos juntos nesse ano que se inicia. Ainda estou voltando das farras. rsrs
ResponderExcluirMeu caro amigo Beto,
ExcluirEu sabia que um dia iria descobrir de onde surgiu a expressão: "trick-or-treat!" 😂😂😂
Tu tinha medo das máscaras das Congadas, mas, a boca estava cheia de doces!!! 😂😂😂
Travessuras de Halloween (ou das Congadas) à parte, obrigado pela deferência ao meu trabalho. Pois, se consigo transmitir bem, aquilo que venho explicar aqui no DOUG BLOG, sinto-me satisfeito.
E sim... Em 2020, continuaremos juntos e misturados, nessa boa arte de blogar!
Retribuo o teu grande abraço!!!
Aquí en España tradicionalmente es el día de hacerse regalos, aunque Santa se esta metiendo mucho.
ResponderExcluirDe hecho hay un villancico que comienza así "Esta noche son los reyes segunda fiesta del año cuando damas y galanes al rey piden aguinaldo....". El aguinaldo era una dádiva de una persona de rango superior a otros de menor rango.
Saludos.
Tomás
ExcluirLas tradiciones siempre son importantes para mantener viva la historia. Siempre existirá la Navidad, así como la víspera de Año Nuevo y el día de los reyes, inherentes a quienes les gustan o no estas fechas.
¡Un abrazo!
Permíteme que haga un apunte. Lo hago en castellano, porque así sé que no fallo en lo que digo. La epifanía, en sí, es un relato que aparece en los evangelios de Mt y de Lc. En realidad son construcciones en función de los destinatarios. Me explico. La comunidad de Lucas no se situaba en Jerusalén. Necesitaba escribir para los Judíos y para los gentiles (Es decir, en pocas palabras, para aquellos que no eran cercanos al culto judío ni las costumbres judías) El evangelio de Lucas es el que más se extendió por el mundo helénico. El apóstol pablo era cercano a la comunidad Lucana. En este sentido, Lucas incluyo a los reyes como extranjeros para dar el mensaje que Dios venía para todos, no sólo para los judios. Por eso se llama Epi-fanía (En griego significa mostrarse a los de afuera o los que están por el contorno, o por la perifieria) Ese es el sentido principal, luego hay otros dentro del texto. Pero en realidad es una construcción que otros evangelistas no pusieron porque no escribían para gentiles tan abiertamente o no eran conscientes de ello.
ResponderExcluirHago el apunte porque he estudiado teología. Espero que sea de servivio. Un saludo.
Emílio,
ExcluirVou lhe responder em português, igualmente para que não hajam erros de tradução.
O Novo Testamento possui 27 livros (com 7.956 versículos). E existe apenas uma referência à juventude de Jesus. Sim, o fato que o amigo relata é sobre a juventude e não ao nascimento de Jesus. O Evangelho de Lucas, nos relata, que, aos 12 anos, ele viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o "Pessach" (a Páscoa judaica). E aqui falo do nascimento de Jesus e sobre a visita dos sábios ao Messias que teria vindo ao Mundo. E isso só é mencionado no Evangelho de Mateus (2: 1-12).
A passagem que o amigo se refere, dá conta que quando José e Maria retornavam a Nazaré, perceberam que Jesus tinha ficado para trás. Procuraram o garoto durante 3 dias e decidiram voltar ao Templo, onde o encontraram discutindo religião com os sacerdotes.
“E todos que o ouviam se admiravam com sua inteligência” (Lucas 2:42-49).
E Paulo ainda não havia se convertido cristão, assim, obviamente nessa época, nunca poderia relatar algo de maneira ocular sobre a aparição dos sábios (Reis Magos), diante do Menino Jesus.
Mas mesmo assim, fico grato por tua colocação, embora os fatos que aqui menciono, estejam corretos.
Um abraço!!!
Bom dia de sábado, Douglas!
ResponderExcluirÉ tempo ainda de desejar aos amigos um Ano Novo cheio de bênçãos!
Tenha dias felizes e que a Tradição boa cristã invada nosso ser de forma a nos confirmar na fé, na esperança e no amor fraterno.
Seja feliz e abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem
Roselia,
ExcluirQue o teu 2020 seja repleto de momentos felizes e que Deus ilumine a ti e a toda tua família, para que quando os percalços aparecerem, todos tenham forças para superá-los, com fé e esperança no amor fraterno, como a amiga bem destacou.
Retribuo os teus abraços e o desejo de paz e bondade!!!