Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vou falar sobre uma tradição das praias carioca, mas, nada tem a ver com biquínis, óculos de sol, óleo bronzeador, água de coco, “sereias” ou surfistas. Vou falar de um produto com mais de sete décadas de história: o tradicional biscoito de polvilho “Globo”, que está passando por uma reformulação, mas, apenas no material da embalagem. O design de fundo amarelo, com imagens do "Pão de Açúcar e das Torres Eiffel, Pisa e Belém", permanece o mesmo.
Esta logomarca foi criada na década de (1950), por um funcionário da “Empresa Jorge Mendes de Papel e Artefatos, em Olaria, Rio de Janeiro”. Atualmente, a logomarca das embalagens, adorna também cangas, toalhas, bonés e “ecobags”, sendo uma “febre da moda” nas praias cariocas.
A marca que é referência em alimentação prática à beira-mar, tinha antes sua tradicional embalagem de papel embalada à mão; a nova embalagem para os biscoitos salgados (letras verdes) e doces (letras vermelhas), agora é de plástico e selada à máquina.
Em (1953), após a separação dos pais, os irmãos espanhóis: “Milton Ponce” (1939-2017), “Jaime Ponce” (1940-2000) e “João Ponce” (1942-2015), foram morar com um primo, dono de uma padaria no bairro do “Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo”. Foi com este primo que os irmãos aprenderam a receita e, posteriormente, começaram a vender os biscoitos de polvilho (salgado e doce), nas ruas da capital paulistana. Naquela época, os biscoitos eram feitos em tiras (chamados de: avoador)¹.
Em (1955), com a realização do “36º Congresso Eucarístico no Rio de Janeiro”, os irmãos decidiram aproveitar a oportunidade para vender seus biscoitos fora de “Sampa”. E deu tão certo, que diante do sucesso de vendas, concluíram que os cariocas seriam o público ideal para o produto, e a fábrica mudou-se para o “Rio”. Os biscoitos foram batizados de “Globo”, em homenagem à padaria onde produziram a primeira fornada, no tradicional bairro de “Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro”, onde o dono era “Tufi” (1883-1962), um migrante e padeiro libanês que ao chagar ao “Brasil” se apaixonou pelo Botafogo (bairro e clube).
O negócio então começou a prosperar e, os biscoitos passaram a ser cada vez mais encontrados em padarias por toda a cidade. Assim, em (1963), os irmãos se associaram ao português “Joaquim Mandarino” (1919-1972), especialista em panificação e abriram a empresa “Panificação Mandarino Ltda.”, que permanece como nome da empresa até hoje impresso no rótulo da embalagem.
Os donos da marca perceberam que vender apenas em padarias não era suficiente, pois, havia um ponto popular no “Rio de Janeiro”, com clientes de todas as idades e classes sociais: as praias. Então, decidiram aproveitar a oportunidade e começaram a vender os biscoitos na orla, onde a concorrência era baixa e a demanda, alta.
A fábrica, atualmente está localizada em um prédio discreto na “Rua Senado, no centro do Rio de Janeiro”, que continua vendendo fardos de pacotes de biscoitos diretamente para ambulantes, que fazem fila do lado de fora, para comprar os biscoitos fresquinhos diariamente, dando ao “Biscoito Globo” um alcance de popularidade até hoje.
Quem frequenta as praias do “Rio” sempre ouve os ambulantes anunciando: “Olha o mate, olha o biscoito Globo!” - Os biscoitos se tornaram patrimônio cultural imaterial da cidade em (2012), reconhecido pela prefeitura.
“João Ponce”, um dos fundadores da empresa, faleceu em (2015) e como seus irmãos também já faleceram, a viúva e a filha de “João” brigam judicialmente com outros sócios por parte nos lucros financeiros da empresa. O processo começou em (2017) e 8 anos após, continua na justiça, devido a divergências sobre os valores envolvidos.
A fábrica, apesar de tradicional e longeva, é pequena, com pouco mais de 20 funcionários. Os biscoitos continuam artesanais, mas, em formato de rosquinha, sendo o único produto da marca.
°°°
[NOTAS FINAIS ®BLOG DOUG]
¹ O biscoito de polvilho “avoador”, também conhecido como biscoito de “goma, de vento, peta, xiringa ou voador”, é um biscoito típico brasileiro encontrado principalmente na culinária de “Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo”. A marca mais conhecida deste alimento é o“Biscoito Globo”, tradicional marca hoje bastante conhecida em todo território brasileiro.
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* Arte animada da postagem ®DOUG BLOG, “Garfield” (1978), personagem do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).
Genial, ten un buen fin de semana.
ResponderExcluirHola Judit,
ExcluirMe alegra que te haya gustado esta publicación del ®DOUG BLOG.
Besos.
Hello, Douglas! Happy weekend!
ResponderExcluirHello, friend Irina,
ExcluirHave a great weekend too!