Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, “Darth Vader”, aquele do “lado negro da força”, que dentro de sua “armadura dark”, quando respira, parece estar sofrendo de bronquite asmática, antagoniza uma série de filmes que muitos (não fãs), ainda confundem se é “Star Wars” ou “Star Trek”. Como diz um dos meus aforismos:
“É um tal de Star Wars, de Star Trek, de Starbucks, que tem horas que a gente nem sabe mais onde ‘Star?’”
E na literatura, quantas vezes já escrevi aqui no ®DOUG BLOG sobre estes autores que usam vários pseudônimos e sabemos o nome de nascimento deles. Acho que agir assim, é como brincar de esconde-esconde sem se esconder. Para que usar pseudônimos se sabemos quem é o autor?
Mas, aí vão dizer: mas, e “Fernando António Nogueira Pessoa” (13 de junho de 1888 - 30 de novembro de 1935), que usava vários heterônimos em sua escrita? Exato, o ilustre escritor lisboeta usava personalidades criadas por ele, com visão de Mundo e caracteres próprios: “Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares”, são os heterônimos mais conhecidos de “Fernando Pessoa”. Já no caso do pseudônimo, este é apenas um nome falso para a mesma pessoa do autor.
Na era digital, um grande número de autores não se esconde atrás de pseudônimos, mas sim, atrás da “IA”. E em meio a este “universo intergaláctico de alter egos”, há blogueiros que discutem uma variedade de tópicos, sem escrever uma única linha autoral.
Com o advento da “IA”, o pseudônimo, com toda a sua pompa e circunstância, foi graciosamente deixado de lado. Os blogueiros de “ontem”, com seus nomes e sobrenomes, bem como os heterônimos das diversas “Pessoas de Fernando Pessoa”, caíram no esquecimento. E até mesmo “Anakin Skywalker”, que usava o pseudônimo “Darth Vader” (um poderoso “Jedi” e herói de “Guerras Clônicas”), tornando-se o vilão cinematográfico mais amado da história, caiu em desgraça. Afinal, quem precisa de um nome de guerra, quando a única batalha que existe, é lembrar que tudo é artificial hoje em dia, inclusive a inteligência da maioria das pessoas?
Aqui o link da postagem de “Fernando Pessoa” e seus heterônimos: https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/08/fernando-pessoa-varias-pessoas-em-um-so-pessoa.html
“Que a força esteja com vocês!”
Oi Douglas
ResponderExcluirLegal vc falar sobre Fernando Pessoa e seus pseudônimos
Eu li pouca coisa dele
Mas tem um poema que gosto muito: " todas as cartas de amor sao
ridículas, pois se não fossem ridículas, não seriam cartas dr amor
E eu digo: não precisa nem ser de amor
Se tiver como- escreva cartas para seus antigos
Cartas são a presença dos ausentes e é uma bela maneira
De cultivar a amizade
Amei seu texto Abraços
Olá, Lalá,
Excluir"Fernando Pessoa", mesmo sendo neurastênico, foi um gênio. E quem criticar "Pessoa" e seus heterônimos não entende nada de literatura.
"Todas as cartas de amor são ridículas", que você citou, é um poema famoso de um dos heterônimos de "Fernando Pessoa": "Álvaro de Campos".
Fico feliz que tenha gostado da leitura.
Beijocas e bom final de semana!!!
É, Douglas,a ficção parte de algum ponto do imaginário.
ResponderExcluirUtilizar uma IA, atualmente, é sinônimo de está conectado com o que há de novo e facilitador da criação.
Na verdade,nada é novo.Tudo resulta de ações ao longo da história da humanidade e o que não era possível antes,agora é.
Xeru,aqui do céu enluarado de Penedo.Refletindo:será que a lua é natural ou artificial?
Bom sábado 6,véspera do 7 de setembro 😗🇧🇷
Olá Valdelice, com "P" de Penedo, arredores e bordas... 😅😅😅
ExcluirComo diria o "Chacrinha": "Na vida, nada se cria, tudo se copia!" - No entanto, existem controvérsias sobre esta frase, pois, para alguém copiar algo, outro alguém será previamente o criador.
Quanto à Lua, ela é o único satélite natural do planeta Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Podemos copiar o dragão, mas, São Jorge e Lua serão sempre únicos.
BatBeijos〴⋋_⋌〵
Muy cierto. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirNecesitamos mantener la mente activa con nuestra escritura original. La IA debería ser una herramienta de asistencia, no una herramienta para escribir textos en coautoría.
Besos.
You're absolutely right, my friend. "AI" contributes little to human intelligence.
ResponderExcluirAnd as for the "Star Wars" and "Star Trek" parody, it was sensational. The drawings are excellent, as always. You are a brilliant author.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
My friend Theodosia,
ExcluirNothing called "artificial" can produce anything good. I hope that one day humanity will understand that the Internet is a good way to foster social interaction on other "social networks," just as we spend much of our time in the blogosphere interacting amicably.
I appreciate your kind words.
Kisses!!!