㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2025 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!


🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO LIBERTADORES (30/11/2024) ☆ CAMPEÃO BRASILEIRO (8/12/2024).

sábado, 20 de setembro de 2025

“Biscoito Globo”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, vou falar sobre uma tradição das praias carioca, mas, nada tem a ver com biquínis, óculos de sol, óleo bronzeador, água de coco, sereias ou surfistas. Vou falar de um produto com mais de sete décadas de história: o tradicional biscoito de polvilho “Globo”, que está passando por uma reformulação, mas, apenas no material da embalagem. O design de fundo amarelo, com imagens do "Pão de Açúcar e das Torres Eiffel, Pisa e Belém", permanece o mesmo.

Esta logomarca foi criada na década de (1950), por um funcionário da “Empresa Jorge Mendes de Papel e Artefatos, em Olaria, Rio de Janeiro”. Atualmente, a logomarca das embalagens, adorna também cangastoalhas, bonés e “ecobags, sendo uma febre da moda nas praias cariocas.  

A marca que é referência em alimentação prática à beira-mar, tinha antes sua tradicional embalagem de papel embalada à mão; a nova embalagem para os biscoitos salgados (letras verdes) e doces (letras vermelhas), agora é de plástico e selada à máquina.

Em (1953), após a separação dos pais, os irmãos espanhóis: “Milton Ponce” (1939-2017), “Jaime Ponce” (1940-2000) e “João Ponce” (1942-2015), foram morar com um primo, dono de uma padaria no bairro do “Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo”. Foi com este primo que os irmãos aprenderam a receita e, posteriormente, começaram a vender os biscoitos de polvilho (salgado e doce), nas ruas da capital paulistana. Naquela época, os biscoitos eram feitos em tiras (chamados de: avoador)¹.

Em (1955), com a realização do “36º Congresso Eucarístico no Rio de Janeiro”, os irmãos decidiram aproveitar a oportunidade para vender seus biscoitos fora de “Sampa”. E deu tão certo, que diante do sucesso de vendas, concluíram que os cariocas seriam o público ideal para o produto, e a fábrica mudou-se para o “Rio”. Os biscoitos foram batizados de “Globo”, em homenagem à padaria onde produziram a primeira fornada, no tradicional bairro de “Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro”, onde o dono era “Tufi” (1883-1962), um migrante e padeiro libanês que ao chagar ao “Brasil” se apaixonou pelo Botafogo (bairro e clube).

O negócio então começou a prosperar e, os biscoitos passaram a ser cada vez mais encontrados em padarias por toda a cidade. Assim, em (1963), os irmãos se associaram ao português “Joaquim Mandarino” (1919-1972), especialista em panificação e abriram a empresa “Panificação Mandarino Ltda.”, que permanece como nome da empresa até hoje impresso no rótulo da embalagem.

Os donos da marca perceberam que vender apenas em padarias não era suficiente, pois, havia um ponto popular no “Rio de Janeiro”, com clientes de todas as idades e classes sociais: as praias. Então, decidiram aproveitar a oportunidade e começaram a vender os biscoitos na orla, onde a concorrência era baixa e a demanda, alta.

A fábrica, atualmente está localizada em um prédio discreto na “Rua Senado, no centro do Rio de Janeiro”, que continua vendendo fardos de pacotes de biscoitos diretamente para ambulantes, que fazem fila do lado de fora, para comprar os biscoitos fresquinhos diariamente, dando ao “Biscoito Globo” um alcance de popularidade até hoje.

Quem frequenta as praias do “Rio” sempre ouve os ambulantes anunciando: “Olha o mate, olha o biscoito Globo!” - Os biscoitos se tornaram patrimônio cultural imaterial da cidade em (2012), reconhecido pela prefeitura.

“João Ponce”, um dos fundadores da empresa, faleceu em (2015) e como seus irmãos também já faleceram, a viúva e a filha de “João” brigam judicialmente com outros sócios por parte nos lucros financeiros da empresa. O processo começou em (2017) e 8 anos após, continua na justiça, devido a divergências sobre os valores envolvidos.

A fábrica, apesar de tradicional e longeva, é pequena, com pouco mais de 20 funcionários. Os biscoitos continuam artesanais, mas, em formato de rosquinha, sendo o único produto da marca.
°°°
[NOTAS FINAIS ®BLOG DOUG]
¹ O biscoito de polvilho “avoador”, também conhecido como biscoito de “goma, de vento, peta, xiringa ou voador”, é um biscoito típico brasileiro encontrado principalmente na culinária de “Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo”. A marca mais conhecida deste alimento é o“Biscoito Globo”, tradicional marca hoje bastante conhecida em todo território brasileiro. 

웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO: 
* Arte animada da postagem ®DOUG BLOG, “Garfield” (1978), personagem do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).


4 comentários:

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

® DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ® DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ® DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Antônio de Pádua Teixeira Bruno (OAB: 61.321).

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

® DOUG BLOG 🏆 BOTAFOGO CAMPEÃO DA LIBERTADORES  E CAMPEÃO BRASILEIRO 2024☆

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — SETEMBRO/2025

“Botafogo, Botafogo, Campeão Desde 1907...”

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman

® DOUG BLOG — 〴⋋_⋌〵Batman
“Morcegos me assustam... Meus Inimigos vão partilhar desse pavor!”

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

® DOUG BLOG — 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — 🐰 Recado da Mônica
웃 O simpático cãozinho azul “Bidu” [1959] foi o 1° personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935); “Cebolinha e Cascão” surgiram um ano após [1960]; “Mônica” e seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome: “Sansão”, tomaram conta da turminha em [1963]. A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das 6 filhas do cartunista: “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960) e “Magali”, também inspirada em uma das filhas de “Mauricio”: “Magali Spada e Souza” (5 de outubro de 1961), foram criadas em [1964].

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ® DOUG BLOG + FRASES ® DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.