A “94ª Cerimônia do Oscar, da Academy Award for Best Actor Hollywood”, será realizada no domingo (27 de março de 2022) e os Super-heróis são sempre presença garantida no “tapete vermelho”, neste evento anual do “Cinema hollywoodiano”.
E dos Super-heróis criados, eu sempre deixei bem evidente minha predileção pelo “Batman - O Homem-morcego”, pois, o “Batman” de todos os super-heróis, é aquele que seria o mais possível de existir, porque, ele não voa com uma capa, igual ao “Super-Homem”; não muda de tamanho e de cor, como o “Incrível Hulk”; e mesmo usando uma fantasia, assim como todos os super-heróis, ele utiliza a sua indumentária, para colocar suas “armas de defesa” e não, para subir pelas paredes e soltar teias, como faz o “Homem-Aranha”, por exemplo.
O “Batman” por não voar, precisa de um veículo,, que não é um avião invisível, igual ao da “Mulher Maravilha”, ele dirige o “Batmóvel”, um “carrinho preto fashion”, mas, é um carro de quatro rodas e dirigir um automóvel, é coisa que todos nós meros mortais (que possuímos documento de habilitação), também podemos fazer.
O quê nós não conseguimos fazer por conta própria, é combater as guerras e a criminalidade dos arqui-inimigos que estão na vizinhança, na política, na Web e em tantos outros lugares, barbarizando a vida das pessoas de bem.
Ou seja, mesmo na possibilidade de existir um herói real, nos dando uma centelha de esperança e segurança, ainda assim, teríamos até mesmo as forças policiais corrompidas, hoje em dia, em forma de “milícias”, que deveriam estar combatendo os vilões, iguais ao “Joker”, por exemplo, porém, que se tornam cada vez mais seus parceiros de crime.
Local: “Liga da Justiça”, 26 de março de 2022 d.C. - 03:26 AM - a “Mulher Maravilha” conversa com o “Batman”:
💬 Batman, você não vai sair para combater o crime hoje? Ficará aí só morcegando?¹
💬 Positivo Mulher Maravilha, hoje nada de combater os meus arqui-inimigos, estou fazendo uns ajustes na minha máscara, tendo em vista, que ainda estamos em tempos de pandemia e a minha máscara, deixa justamente o nariz e a boca sem proteção.
“Robin, o menino prodígio” escuta tudo e diz:
💬 Santa Cloroquina sem vacina, Batman!
Como podemos observar, ser super-herói não é nada fácil, pois, o “Homem-morcego” quase não “morcega”, por estar sempre tentando combater os malfeitores e também os perigos desta pandemia que nunca finda em “Gotham City”.
Mas, o “Batman”, como disse anteriormente, é entre todos os heróis, aquele mais humano, exatamente por não possuir os poderes fantásticos da maioria dos heróis. Assim, sem seu “alter ego”, ele é então e somente, gente como a gente e atrás da “fantasia de herói”, existe o bilionário magnata americano: “Bruce Wayne, um Bon vivant”² que faz trabalhos filantropos em “Gotham”.
Ou seja, o “Batman” passa boa parte do seu tempo combatendo vilões de todos os “naipes” e o pior deles, com certeza (ao lado do “Pinguim”), é o “Joker”, este velho conhecidos das “HQs”, que também possui um “alter ego: Arthur Fleck” e igual ao “Homem-morcego”, ostenta uma grande legião de fãs espalhados pelo Mundo... Mundo este, que se cercássemos com muros, iria virar um verdadeiro “manicômio virótico”.
Como diria o “menino prodígio, Robin”, mais uma vez:
💬 Santa camisa de força, com faixa presidencial, Batman!
Mas, esta narrativa não se refere ao “Batman” e sim, a um de seus antagonistas, que resolveu colocar as cartas na mesa, porém, com um baralho repleto de “Curingas”³
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Morcegar - Morcegando”, é um verbo transitivo direto e intransitivo, que significa: tirar proveito ou aproveitar-se de uma pessoa e/ou de determinada situação. No modo coloquial, é: executar trabalho e/ou tarefa de maneira suave, sem necessitar realizar nenhum tipo de esforço.
² “Bon vivant”, é substantivo masculino, uma expressão da língua francesa, que designa um homem bem-humorado, alegre, que gosta e sabe aproveitar os prazeres que a vida lhe proporciona.
³ “Curinga - Joker, também conhecido como: Coringa ou Melé”, é a carta do baralho, que em certos jogos, muda de valor conforme a combinação que o jogador possui em mãos e, que pode fazer o jogo ficar “sujo”. “Curinga” vem do termo da língua africana “Quimbundo: Kuringa”, que significa: “matar”.
🃏 🃏 🃏
🎬 “Batman: O Homem-Morcego” - (1966)
🃏 🃏 🃏
🎬 “Batman” - (1989)
🃏 🃏 🃏
🎬 “Batman: O Cavaleiro das Trevas” - (2008)
🃏 🃏 🃏
🎬 “Esquadrão Suicida” - (2016)
🃏 🃏 🃏
🎬 “Joker” - (2019)
🃏 🃏 🃏
🎬 “Gotham” - (De: 22/9/2014 a 25/4/2019)
“Batman - Abertura Clássica - Versão Games”
Joaquin Phoenix, creo que se llama el actor de la pelicula Joker que he visto, solo he visto una. así que no puedo comparar. Un abrazo
ResponderExcluirEster,
ExcluirNo es una elección de quién hizo el mejor "Joker", sino un registro histórico y cronológico de la actuación de cada actor que interpretó al personaje. Si bien algunos han interpretado el papel de manera más convincente para el público, eso no resta valor al talento de todos estos excelentes actores.
Un abrazo y buen fin de semana.
Buon fine settimana Doug!
ResponderExcluirAmica Olga,
ExcluirBuon fine settimana, con diritto al red carpet degli Oscar anche per te!
Meu jovem e sapiente Douglas, eu confesso que filmes de heróis e vilões não são o meu forte, mas a sua publicação como sempre está completa, recheada de informações que permitem até mesmo aos leigos no assunto, dar uma opinião. Essa maneira didática de abreviar os fatos de modo lúcido, é muito atrativa ao leitor, e sempre com organização de nomes e datas, que juntamente com as artes, fecham com chave de ouro suas 'bem mais que simples palavras'. Mais uma publicação supimpa, parabéns! Um fraterno abraço desse velho professor e amigo, que ainda prefere o chamado cinema Western e os filmes de Cowboy, que voltam esse ano ao Oscar, com à película: 'Ataque dos Cães'.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirSim, “Ataque dos cães”, da diretora “Jane Campion”, obteve 12 indicações ao Oscar, nesta “94ª Cerimônia da Academy Award for Best Actor - Hollywood”.
E mesmo o amigo não sendo muito adepto dos heróis e seus adversários, sinto-me mais uma vez acarinhado por tantas palavras de incentivo ao meu trabalho aqui no ®DOUG BLOG.
Vamos seguindo sempre com a cultura sendo base das nossas vidas... E Cinema é arte (7ª arte) e arte é cultura. Viva “Arlette Pinheiro Esteves da Silva Torres”, nossa querida atriz de 92 anos, mais conhecida como: “Fernanda Montenegro”, que teve sua “imortalidade” oficializada em cerimônia de posse na “Academia Brasileira de Letras - ABL”, em (25 de março de 2022), qual tive o prazer de estar in loco.
Retribuo o abraço fraterno e cuide-se bem!!!
Pois estamos mesmo a precisar de um super-herói a sério para acabar com esta guerra e todo o sofrimento que ela provoca. É verdade que são heróis todos os que resistem, mas parece que não está a chegar...
ResponderExcluirPercebo o seu fascínio pelo Batman.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirA vida precisa de arte, de vivermos mais do lúdico, do erudito, que desta destruição proveniente do bélico.
Homens ignóbeis dizem que armas não matam, quem mata são os próprios homens... Mas, quem inventou as armas??? - armas aliás, que estão cada dia mais letais e nucleares.
Os Heróis ficam mesmo reservados ao Cinema e as “HQs”.
Agora, uma certeza eu tenho, “Vladimir Putin, nem Oscar de Efeitos Especiais” levará, nesta hediondo narrativa que vem escrevendo com sangue inocente em solo ucraniano.
Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Amigo Douglas.
ResponderExcluirSomente o homem que usou coroa de espinhos e sandálias da humildade para nós salvar nesse mundo que estamos vivendo sem entender muita coisa.
Boa noite e uma boa semana com Deus nos protegendo. Beijos.
Minha querida amiga Maria,
ExcluirToda crítica pode ser destrutiva e hoje nestes dias de dilemas, embates, palavras e atos violentos, provenientes da irracionalidade humana, não podemos e nem devemos aceitar as fraquezas da falta de fé, existente principalmente nas guerras.
Porém, nunca devemos também, discutir assuntos controversos existentes no excesso de fé, vindo daqueles que utilizam as religiões, somente para o mercantilismo e supostas “guerras santas”.
Tudo caminha muito errado, pois, os “fariseus” continuam pedindo a liberdade de “Barrabás”, condenando o justo a morrer na cruz todos os dias.
Retribuo o desejo de boa semana com as bênçãos de Deus e os beijos!!!
Este ano o Oscar não tem grande tempero.
ResponderExcluirMuito insosso.
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
Excluir“Will Smith leva o Oscar de Melhor Ator - por: King Richard: Criando Campeãs” e “Chris Rock leva um tapa na cara de Will Smith”. Triste moto-contínuo das premiações hollywoodianas.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirFilmes, séries de super-heróis, eu leiga escreveria.
Nós somos super-heróis da hora que acordamos, até a hora que vamos dormir, dia a dia, mês a mês, ano a ano.
Boa sua crônica.
Beijos e feliz semana.
Minha valiosa amiga Lúcia,
ExcluirCinemas e bibliotecas sempre foram para mim lugares mágicos, desde os meus tempos de menino. Depois de adulto, passei a ficar mais erudito, frequentando concertos de sinfônicas, Museus, vernissages, etc...
Mas sim, de certa maneira somos mesmo todos heróis, nesta luta indomada contra as agruras da vida.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de feliz semana e os beijos!!!
Querido Douglas,
ResponderExcluirBatman, a Mulher Maravilha, Homem Aranha, Robin, Thor, capitão América e não lembro mais quantos heróis meus filhos liam! Eu lia mais as Luluzinhas da vida, o pato Donald, um papagaio meio maluco, o Tio Patinhas, os irmãos Metralha que, hoje, existem na vida real, aos montes! E outros que por hora não os tenho na memória, mas lembrei lendo aqui, no teu baú de lembranças - rss.
Compramos na época a roupa do Batman para o Alexandre! Rss Adorou! Lembro que tínhamos uma vizinha na época, tão esquisita, tão chata, que para eu não cometer o erro de dizer: lá vem a fulana de tal... (adjetivando), apelidei de “Mulher Maravilha” ( o contrário da heroína), magérrima, estranha e extremamente chata. Na verdade, muitas gerações aprenderam a ler, pegaram gosto pela leitura, com os heróis e seus amiguinhos da época!! rs
Parabéns por esse baú de lembranças, Douglas! Gostei muito!
Uma boa semana, cuidando-se, ainda.
Beijo
Minha querida Taís,
ExcluirDeixando os heróis e a tua “vizinha maravilha” de lado 😄😄😄 - existe uma peculiaridade sobre o personagem “Zé Carioca” (criado pelo próprio “Walt Disney”), em (1941), dentro do “Hotel Copacabana Palace”, quando “Disney esteve no Brasil”.
O personagem foi fruto de uma estratégia política norte-americana, que pretendia aproximar os “EUA com o Brasil”, para obter crescimento das relações comerciais e também, sob a preocupação de afastar a influência alemã/Nazista, no governo brasileiro.
O “Rio de Janeiro” foi escolhido como local da criação e como “Disney” observou muitos papagaios na cidade, esse personagem passou a ser um “louro carioca, de nome Zé” (que acredite), foi escolhido em homenagem ao “Mestre do Catimbó - José Pereira dos Anjos”, um pernambucano nascido em (28 de outubro de 1814), que se tornou uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. “Zé Pelintra”, é considerado o espírito patrono dos bares, dos jogadores de cartas de baralho, ou seja, um típico malandro de terno de linho branco, gravata vermelha e chapéu Panamá... E assim o “Zé Carioca” se apresenta. OREMOS... Mas, sem bater o tambor, faz favor!!! 😄😄😄
Retribuo o desejo de boa semana, o beijo e cuide-se também!!!
rsssss, sim, o Zé Carioca!!! Como fui esquecer dele? Um dos meus preferidos, mas minha cabeça ultimamente está na Ucrânia, amigo! Bom teres me lembrado!
ExcluirBeijo, Boa Noite!
Quando citou em teu comentário: “...um papagaio meio maluco...” - pensei que estava se referindo ao “Zé Carioca”. Porém, amiga Taís, mais “maluco que o papagaio”, só mesmo este “filho da Putin”.
ExcluirMais beijos!!!
Muchos super héroes nos hacen falta para limpiar de tantos villanos que tenemos en este mundo.
ResponderExcluirSaludos.
Es verdad, Tomás,
ExcluirEl mundo está lleno de villanos y asquerosas cucarachas. Y dicen que si hay una guerra mundial atómica, solo sobrevivirán las cucarachas.
Un abrazo y buena semana.
Olá, caro amigo Douglas.
ResponderExcluirQuem começou a ler histórias em quadrinhos, na infância (e na idade adulta), certamente passou por todas as fases do gênero. Muitos começaram lendo as famosas criações de Walt Disney (Pato Donald, os Três Sobrinhos, Margarida, Vovó Donalda, Tio Patinhas), depois passaram para os famosos heróis da adolescência (sem abandonar Disney), e eram (são) muitos (Batman e Robin, Capitão Marvel, Capitão América, Super Homem e outros), sem falar na turma da Luluzinha, do criador brasileiro famoso.
Às vezes me pergunto, caro Douglas: será que eu teria lido outros livros, se não tivesse começado com todos esses heróis, começando com Disney? Sinceramente, acho que não.
Parabéns Douglas, pelo bem elaborado (e oportuno) trabalho.
Em tempo: caso as crianças de hoje, os adolescentes de hoje (e os adultos de hoje) tiverem dificuldade de encontrar esses heróis, lembro que estão em vídeos na Internet.
Uma boa semana, amigo Douglas, com saúde e paz.
Grande abraço.
Sim amigo Pedro,
ExcluirHoje está tudo na Web... Heróis, vilões, receitas, notícias, política, vídeos, “stream games”, fofocas, polêmicas... Gente adulta, adolescentes e crianças... Até nós também estamos aqui firmes e fortes (na Internet), amigo Pedro, levando nossas boas resenhas, textos, crônicas, poemas, ditados populares, etc..., tudo em nossos “blogs”.
Eu tinha meus 9 anos (muito antes do advento da informática/Web), quando assisti o último programa: “Clube do Capitão AZA”, você se lembra, caro Pedro? - Este foi um programa de televisão infantil brasileiro, exibido pela extinta “TV Tupi”, entre (1968 e 1979), protagonizado pelo ator: “Wilson Vianna”. Bons tempos!
Retribuo o desejo de boa semana com saúde e paz e o grande abraço!!!
Douglas,
ResponderExcluirEu adoro suas matérias
tão bem elaboradas.
Nem sempre sei comentar
como a publicação merece.
Mas deixo aqui meu aplauso
e meu brado de: Bravíssimo!
Bjins de boa semana.
CatiahoAlc.
Amiga Catia,
ExcluirA tua presença, o respeito pelo meu trabalho aqui no ®DOUG BLOG, o teu carinho, valem mais que a maneira que deva deixar um comentário.
Cada pessoa pensa de maneira própria e a tua maneira, sempre se faz satisfatória. Volte sempre que desejar!
Retribuo os beijinhos e o desejo de boa semana!!!
Querido Douglas, demorei um pouquinho, mas aqui estou com calma lendo seu post!
ResponderExcluirLi os comentários e como a Taís também vivi entre revistas em quadrinhos, com o tempo curti com meus filhos alguns super heróis, curti com meu netos, enfim, muitos e assim seguindo com tantos e lendo aqui recordando, tens mesmo uma capacidade incrivel de trazer leituras assim, amei!
Meu amigo, ainda iremos demorar para nos reencontrar, que bom poder ainda ler e escrever, passar idéias e sentimentos!
Abraços sempre apertados.
Amada amiga Ivone,
ExcluirO tempo que a amiga levar para chegar aqui no ®DOUG BLOG, sempre será um bom tempo.
Os “gibis” sempre foram uma maneira lúdica de educar, sendo o primeiro passo para uma futura familiaridade com os livros. Embora, hoje, a tecnologia retire das mãos das nossas crianças, as revistas em quadrinhos e os livros, deixando essa “geração Z”, um tanto quanto robotizada, pois, como já relatei aqui mesmo no ®DOUG BLOG, um dia que vi uma garotinha passando o dedinho na página de uma revista em quadrinhos, na esperança que os quadrinhos se movessem, igual acontece com as telas dos “Smartfones Touch Screen”.
Mas, é no Mundo real que os dias estão passando cada vez mais rápido, fazendo o “menino e a menina de hoje”, crescerem sem perceber... E “estes meninos/meninas”, estão sempre com um celular de última geração nas mãos (conectado na Web), mostrando via câmera, uma “cara de paisagem”, mas, sempre representada por “emojis” (de carinhas amarelas de vários tipos).
Tenho comigo uma certeza, que este confinamento pandêmico afetou mais os adultos da minha geração e da geração dos teus filhos, do que ter afetado as crianças de hoje, pois, estas já se acostumaram a viver em um “Universo paralelo e digital”.
Retribuo os abraços sempre apertados e cuide-se bem, pois, como diziam os antigos: este vírus que nunca vai embora, “não está no gibi”. 😄😄😄
Meu lindo,😂verdade,não está no gibi, adoro seu bom humor, também sou assim, bem humorada, isso é ser espirituoso, amo!
ExcluirNardo e eu já tomamos a quarta dose da vacina, tomamos a da influenza e da pneumonia, para garantir, pelo menos acreditando nisso já ajuda, cuidados sempre!
Cuide-se também meu amado "filho mitológico"!
Abraços bem apertados!
Minha “mãe mitológica”,
ExcluirEsta análise de “copo meio cheio ou copo meio vazio”, qual a sociedade impõe sobre as nossas decisões, é uma bravata. Certa tua decisão e a do teu Nardo, temos de nos imunizar SIM! - pois, “quem está com sede de saúde”, na hora do aperto, não irá esperar por um “copo”, porque se preciso for, beberá água até nas mãos juntas em formato de cuia.
Retribuo o carinho da palavras os abraços apertados e volte sempre, pois, em 1° de abril tem nova postagem aqui no ®DOUG BLOG... E mesmo sendo o “Dia da Mentira”, trarei minhas “verdades ácidas”, como é de costume. 😉😉😉