Bem, meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, a minha percepção sobre a parábola bíblica de “Adão e Eva” nada tem a ver com religião, muito menos com desobediência de provar do “fruto proibido”. O meu entediamento sobre “Eva” (que nem foi a primeira mulher), a primeira mulher foi “Lilith”¹, vem mais da filosofia, pois, quando se diz que “Eva” nasceu de uma das costelas de “Adão”, para mim, a mensagem é clara: homens e mulheres devem sempre caminhar lado a lado, pois, as costelas não estão na frente e nem atrás do esqueleto humano, mas sim, de lado.
“Deus criou a mulher de uma costela, de um osso torto. Se procurares endireitá-la, quebrará. Tenham, pois, paciência com as mulheres!” - “Abul Alcacim Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime — Profeta Maomé” (25 de Abril de 571 d.C. - 8 de junho de 632 d.C.)
Hoje além de ser a data de meu nascimento, é também o “Dia Internacional da Mulher”. E a beleza feminina vai muito além de “Lilith e Eva”, ou das curvas de um corpo escultural, de “violão” ou “Plus Size”... A mulher se faz bela sorrindo, caminhando, parindo, amamentando, criando, amando e sendo amada, se vestindo, se despindo, trabalhando, inovando... Ou seja, se reinventando dia a dia.
Porém, antes deste dia (8 de março), ser tido como comemorativo, aconteceu em (maio de 1908), nos “Estados Unidos”, um grande movimento direcionado ao público feminino, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação econômica e política no país. No ano seguinte, o “Partido Socialista dos EUA”, oficializou a data sendo (28 de fevereiro), com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de “Nova York”. Tais revindicações, geraram uma greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas, iniciada em (novembro de 1909), durando mais de dois anos. Os integrantes deste movimento pediam principalmente, salários e carga horária das jornadas de trabalho igualitárias entre homens e mulheres. Esta manifestação pela igualdade trabalhista e civil, pleiteava também o direito do voto feminino, que aconteceu em (1910), durante as conferências de mulheres da “Internacional Socialista”, em “Copenhague - capital da Dinamarca”. Nesta conferência, foi sugerido, pela professora e jornalista: “Clara Zetkin” (5 de julho de 1857 - 20 de junho de 1933), que o dia das mulheres passasse a ser celebrado todos os anos, sem no entanto, que uma data fosse definida.
Estes movimentos primários, remetem à criação do “Dia Internacional da Mulher”, alimentando o imaginário de que a data poderia ter surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de “Nova York”, em (1911), quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas, mas, não foi bem assim. Mas, sem dúvida alguma, este incidente ocorrido em (25 de março de 1911), marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do Século XX, no entanto, os eventos que levaram à criação da data (8 de março), são bem anteriores a este acontecimento.
A partir de (1913), as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último domingo de fevereiro. Porém, em (8 de março de 1917/* 23 de fevereiro), no “calendário juliano”, ainda na “Rússia Imperial”, organizou-se uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos acabaram se juntando à manifestação, que se estendeu por dias e acabou por precipitar a “Revolução” de (1917). Nos anos seguintes, o dia das mulheres passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na “Rússia” e em países do bloco soviético. Esta sim, uma “guerra justa” travada pelos russos e russas.
E finalmente, em (1975), quando eu completava o meu 5° ano de vida, o dia (8 de março), foi instituído pelas “Organizações das Nações Unidas - ONU”, sendo oficialmente o “Dia Internacional da Mulher”.
Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países, ainda como um dia de protestos por direitos ou de “edulcorada”² celebração do feminino, comparável ao “Dia das Mães”. Em outros países, o “Dia Internacional da Mulher” infelizmente é ignorado.
Quem dera que o dia “8 de março” fosse mesmo todos os dias (como muitas mulheres dizem), mas, não é verdade, pois, as conquistas femininas ainda são sempre diante de muitos obstáculos.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Lilith” aparece como um demônio em crenças tradicionais islâmicas. Na crença judaica, ela é tratada como a primeira mulher da personalidade bíblica “Adão” - (Gênesis 1:1)
² “Edulcorada”, é o particípio passado do verbo edulcorar e significa: “tornar doce ao paladar”. Em sentido figurado, quer dizer: “adocicado, manso, suave”.
¡Feliz cumpleaños! este es un dia de celebraciones y de remover la historia, ojala un dia podamos dejar de conmemorarlo por innecesario. Un abrazuco
ResponderExcluirEster,
ExcluirSiempre espero que las mujeres sean cada vez más valoradas.
Sin las mujeres no habría humanidad, porque el don de la vida está en cada una de vosotras.
Gracias por las felicitaciones por mi cumpleaños.
Un abrazo.
Linda e recuperando a história do dia! Obrigada pelo carinho! abração, chica
ResponderExcluirMinha amiga advogada Chiquitita,
ExcluirOs direitos das mulheres não deveriam caber em Leis, pois, as Leis limitam a humanidade. Humanidade essa, que só existe, pois, vocês mulheres existem, sendo mães de todos nós.
Retribuo o abração e cuide-se!!!
Querido amigo, meus duplos Parabéns, pelo excelente post em homenagem ao Dia da Mulher e pelo seu Aniversário. Que a vida lhe sorria sempre e lhe traga um mundo de alegrias, saúde, paz e amor.
ResponderExcluirBeijinhos
Muito obrigado pelo carinho das palavras, minha amiga Maria.
ExcluirTu és uma das MULHERES que gosto muito de interagir através dos nossos “blogs”.
Retribuo os beijinhos e saiba que o ®DOUG BLOG é também a tua casa!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirHoje é dia internacional da mulher, mas também se comemora o seu aniversário.
Então, parabéns a nós mulheres, e parabéns a você.
Meus mais sinceros desejos de felicidade, saúde e realizações.
Beijos!!
Parabéns!!
Minha Valiosa amiga Lúcia,
ExcluirÉ mesmo um prazer ter nascido em uma data tão significativa para as mulheres, pois, salvo o meu pai, todas as melhores coisas da vida, eu aprendi com vocês mulheres.
Obrigado por sua amizade sincera e cativa aqui no ®DOUG BLOG (onde prefiro que ninguém passe só para ver as novidades), mas sim, para podermos interagir com felicidade e inteligência (mesmo em tempos ainda pandêmicos e agora também de guerra)
Retribuo os beijos!!!
Meu jovem e sapiente Douglas, hoje temos mais um texto primoroso, uma janela aberta na história das conquistas femininas, uma homenagem merecida para todas as mulheres. Parabenizo o amigo, por não ter utilizado o termo 'feminista' em sua narrativa do 'dia internacional da mulher', para demonstrar as conquistas trabalhistas, sociais, políticas, e tantas outras, no percurso dessas árduas lutas travadas até hoje, porém se o termo 'machista' é pejorativo, o termo 'feminista' é igualmente pejorativo. Gostei muito também do seu último parágrafo onde você afirma que estão erradas as mulheres que dizem que o dia 8 de março não significa muito, por elas acreditarem que todos os dias, são dias das mulheres. Sim, todos os dias são dias de muitas coisas: todos os dias são dias das mães; todos os dias, são dias das crianças; todos os dias, são dias das mulheres, etc. Eu me recordo de uma frase sua que gosto e concordo, que diz: 'As datas comemorativas são cicatrizes históricas marcadas no calendário!' Essa frase é belíssima e está correta, nós precisamos das datas comemorativas, exatamente para nos lembrar das conquistas, pois senão, todas as conquistas seriam sem valor, e as conquistas das mulheres no percurso da vida foram -e ainda são laboriosas- então mulheres que dizem que todos os dias são dias das mulheres, estão somente utilizando um clichê vazio e com certeza, essas mesmas mulheres nunca conquistaram nada na vida. Parabéns pelo seu aniversário, que você seja imensamente feliz, com saúde abundante, para seguirmos nessa boa convivência cultural aqui em seu blogue, qual eu tanto aprecio. Um abraço fraterno e mais uma vez, parabéns.
ResponderExcluirMeu caro amigo e professor Ruy,
ExcluirPrimeiramente agradeço por me parabenizar por mais um ano de vida, onde o senhor faz parte dela.
Sobre o texto, os movimentos das lutas por direitos trabalhistas, sociais e políticos, jamais foram conquistados pelas “feministas”. As mulheres precisam ser FEMININAS e não “feministas”.
O “Dia Internacional da Mulher” é sim uma data importante e, tolas são as mulheres que dizem que todos os dias são dias das mulheres, pois, isso é uma meia-verdade, que desfaz de tantas mulheres (que conquistaram no passado), muitas coisas valiosas, para que esse clichê seja utilizado hoje de maneira ingrata.
Grato fico pela lembrança do amigo, citando uma de minhas frases aqui no ®DOUG BLOG.
Retribuo o abraço fraterno e cuide-se bem meu amigo!!!
Olá, Douglas, parte dessa bela narrativa eu já conhecia, não com tantos detalhes.
ResponderExcluirRealmente ainda as mulheres precisam matar um leão por dia para provarem sua capacidade, o que não precisaria mais nos tempos atuais, mas é preciso carregar essa mala pesada, ainda por algum tempo, para acabar com tantos preconceitos, que sirva essa data para outras manifestações preconceituosas que andam soltas por aí.
Obrigada pela parte que me toca e a todas as mulheres na faze da Terra.
E parabéns pelo teu Dia, também, muita saúde e paz, duas lindas datas para comemorar!
Beijo, boa semana!
Minha querida amiga Taís,
ExcluirAs vitórias das mulheres na sociedade brasileira, por exemplo, estão aquém do que vocês mulheres merecem.
Ainda somos um dos países mais atrasados no que diz respeito à participação feminina em todos os setores sociais. Quantas mulheres ainda são teúdas e manteúdas de seus parceiros? Quantas dependem dos maridos para tudo? Quantas ainda são agredidas e “escravizadas” dentro de suas próprias casas? A grande maioria. não é mesmo?
Assim, dizer que todos os dias são dias das mulheres, não faz nem “cócegas” na dura realidade feminina de conquistas ainda a serem alcançadas.
Retribuo o beijo, o desejo de boa semana e obrigado por me parabenizar por mais um ano de vida!!!
Un buen reportaje muy educativo sobre la celebración del día. Veo que aunque se diga que es internacional no se celebra en todos países.
ResponderExcluirEspero que pronto llegue el día en el que no haya nada que reivindicar.
Saludos.
Tomás,
ExcluirSiempre se debe reverenciar la importancia de la mujer en la sociedad. Es una pena que en los países de los sultanatos (especialmente estos), las mujeres sean olvidadas y devaluadas frente a una sociedad muy machista y fanática en sus conceptos religiosos que amenazan el desarrollo de la mujer en el ámbito social.
Un abrazo.
Dia de aniversário da minha mulher.
ResponderExcluirPassámos o dia a namorar.
“Elementary, my dear Pedro!”
ExcluirComo diz uma de minhas frases:
“Namorar todos os dias a mulher amada, é a cura do vício de insistir!”
Um abraço!!!
Querido amigo Douglas, meu filho mitológico, obrigada pelo carinho lá no meu espaço!
ResponderExcluirLembrei do seu aniversário, mas como associei ao aniversário do meu filho, que é hoje, pensei, vou cumprimentar o meu amigo Douglas, mas vi que foi ontem, portanto aceite hoje que ainda estás em festas!
Amigo mais que querido, tenhas muitos anos felizez pela frente!
Parabéns, tudo de bom que você merece,tens um coração incrivelmente lindo e bom, sua sapiência é ímpar, amo ser sua amiga, amei ler aqui sobre o dia internacional da mulher, abraços bem apertados! 😍😘
Amada amiga Ivone, minha “mãe mitológica”,
ExcluirSomos bons piscianos e para nós, a data certa é aquela que o carinho se apresenta. Assim sendo, obrigado pelas amicais palavras.
Como eu sempre digo, referindo-me aquelas pessoas que gosto muito... “Tu és biscoito fino”.
Inteligência de verdade é saber cativar amizades, pois, estas alimentam a bondade em nossos corações.
Retribuo os abraços bem apertados e cuide-se!!!
Muito bom esse texto Bem escrito. Adoro ler. Bons artigos.
ResponderExcluirTenha uma boa noite e ótimo domingo.
Um abraço, amigo Douglas
Amiga Fatyma,
ExcluirFico feliz que goste do conteúdo das crônicas, textos, artigos, ditados populares, frases, quais apresento aqui no ®DOUG BLOG.
Retribuo o abraço e cuide-se!!!
Olá colega jornalista Douglas!
ResponderExcluirAgradeço a visitinha lá no Blog. Excelente o seu!!! Já sou tua seguidora.
Minha colega jornalista Nidja,
ExcluirVolte mais vezes ao ®DOUG BLOG, será sempre um prazer inenarrável lhe receber.
Beijos!!!
Ojalá y llegara el día en el que la igualdad fuera una realidad y no hubiera nada que reivindicar. Mientras tanto seguiremos luchando por la causa ^^
ResponderExcluirMalindha,
ExcluirBienvenido al BLOG DE ® DOUG. Si quieres ser seguidor, será un placer tenerte por aquí.
Sobre la conmemoración y las reivindicaciones relacionadas con la mujer, todo lo que se haga será siempre poco frente a lo que representa la mujer.
Cuidate mucho 😉
Douglas,
ResponderExcluirFeliz Aniversário atrasado, tudo de bom na sua vida. Parabéns!
Penso que a mulher sabe que seu, são todos os dias em que ela tem a coragem para modificar sua história.
Bom fim de semana.Beijos.
Minha amiga Maria Emília,
ExcluirFico satisfeito por ter você aqui no ®DOUG BLOG, independente do dia.
Falando em dia... Sobre o “Dia da Mulher”, datas mesmo sendo convenções sociais, são necessárias.
Todas as mulheres merecem experienciar “essa tal felicidade”.
Assim sendo, que esta nova relação da tua vida seja mais que um ato de coragem, seja uma cumplicidade de amor e lealdade.
Retribuo os beijos e o desejo de bom final de semana!!!