㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 19 de março de 2022

“Quem Bate Esquece, Quem Apanha Não Esquece!”

Observando este Mundo virótico e sempre em guerra, desde a época que “crucificaram o justo”, farei um breve “tour” citando algumas atrocidades históricas: o “nazismo alemão que resultou no holocausto”; o “Apartheid” separatista africano, entre brancos e negros; as “guerras santas” dos países islâmicos; e “segue o baile”, com os soldados confederados “Yankees, sempre massacrando os Cara-pálidas, nos EUA”; a “Batalha de Waterloo (atual ‘Bélgica’) e a derrocada de Napoleão Bonaparte” (15 de agosto de 1769 - 5 de maio de 1821); a “Revolução dos Cravos”, ocorrida em (25 de abril de 1974), em “Portugal”; os bombardeamentos atômicos de “Hiroshima e Nagasaki - Japão”, durante os estágios finais da “2ª Guerra Mundial”, em (agosto de 1945), etc...
   
Uma das grandes verdades da vida é: “Quem bate esquece, quem apanha não esquece!” - Pois, a maioria das pessoas (principalmente aquelas que guardam mágoas), sempre esperam o momento certo do revide.
   
O filosofo prussiano¹, “Friedrich Wilhelm Nietzsche” (15 de outubro de 1844 - 25 de agosto de 1900), desenvolveu uma teoria denominada de: “Filosofar com o martelo”, que é uma maneira de ilustrar a crítica aos sistemas racionais. Assim sendo, “O Martelo de Nietzsche”, tenta identificar os pressupostos erros da inversão de valores, para então, destruí-los. E quem nunca se sentiu, ou ainda se sente sendo esmagado por vários fatores nessa vida? Apanhamos diariamente, “indo à lona” e aqueles que não sofrem “nocaute” (ou seja, morrem), se levantam e prosseguem na luta do viver, “sobrevivendo aos problemas”... Ou ao menos tentando.
   
“Nietzsche” escreveu e editou sua obra: “Crepúsculo dos Ídolos, ou Como Filosofar com o Martelo”, em (1888), pouco antes de perder suas faculdades mentais. Porém, ainda lúcido, sempre acreditou que o modo de vida que levamos é uma espécie de condenação à solidão física, mental e social. Com certeza, ele não estava enganado, pois veja só a devastação que uma guerra causa. Guerras são feitas por seres da mesma espécie, que lutam uma batalha que nem é do entendimento ou vontade dos jovens soldados, por conta de comandos vindo de líderes, que pretendem “unificar desunindo”, sentados no conforto de seus gabinetes.
   
Nesta parte de sua teoria filosófica, “Friedrich Nietzsche” relata uma espécie de “profilaxia do silêncio”, que se faz preventiva e curativa, algo que falhamos até hoje, ao observarmos o Mundo todo ainda pandêmico e à “Ucrânia bombardeada pela Rússia.

Quem sabe respirar o ar dos meus escritos, sabe que é um ar da altitude, um ar forte. É preciso ser feito para ele, senão o perigo de se resfriar não é pequeno. O gelo está perto, a solidão é descomunal, mas com que tranqüilidade estão todas as coisas à luz! Com que liberdade se respira... Quanto se sente abaixo de si!

A filosofia de “Nietzsche”, não é simples, pois leva seu leitor a questionar alguns dos valores a nós impostos pela vida, de maneira dura, pois, a época que ele viveu, foi de dias ainda mais sombrios que os atuais. Assim, hoje, nesta distopia pandêmica e bélica, o filósofo/sociólogo contemporâneo (este polonês legítimo), que nos remeta a leituras mais compreensivas sobre o “escorrer da vida entre os dedos”, é “Zygmunt Bauman” (19 de novembro de 1925 - 9 de janeiro de 2017).
   
A “Vida Líquida, de Bauman”, é uma revelação de dias concêntricos e só de dispêndio, onde tudo no Mundo é fragmentado, esculpido em uma espécie de plástico barato, sendo objeto de consumo, qual perde seu valor e a utilidade rapidamente e nem sempre é reciclável, por não compreendermos de onde recomeçar? Mas, é também o conceito da banalização da vida humana, pois, uma guerra, nada mais é que a desvalorização total do “SER” diante de sua humanidade.
   
A fluidez da existência do individuo que prefere “TER”, do que “SER”, desenvolvendo um núcleo de “insatisfação sucateada”, diante de bens materiais que se renovam rapidamente e, que por motivos principalmente econômicos, a maioria das pessoas não conseguem saciar seus desejos imediatistas do “novo”, que se dissolve instantaneamente diante do ainda mais novo. E esta “modernidade líquida de consumo”, remete à violência urbana, nos furtos, assaltos, sequestros, etc...
  
Porém, tanto para “Zygmunt Bauman, quanto para Friedrich Nietzsche”, o pior de tudo, é a banalização da amizade e do amor, que são reflexos deste modo de “vida líquida e condenatório à solidão”.
   
Outro grande nome da cultura mundial, que tão bem relatou as “pedras no caminho”, foi o poeta mineiro: “Carlos Drummond de Andrade” (31 de outubro de 1902 - 17 de agosto de 1987), qual nos revela em seu poema: “No Meio do Caminho”, exatamente as adversardes diárias que todos nós temos de enfrentar, tentar superar e conseguir vencer. 
   
Então, que possamos ter paz no Mundo, mesmo sabendo que isso seja um tanto quanto utópico de acontecer, pois, quando “Jesus” (que ensinava no templo diante de escribas e fariseus), numa situação de tamanha pressão, disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” - (João 8,7), era, para deixarmos as “pedras no meio do caminho” para “Drummond” encontrar e não, para edificarem trincheiras de guerra com elas.
°°°
¹ “Prussianos” foi uma população báltica nascida (e que habitava), a área em torno das lagunas da “Curlândia e do Vístula, no Reino da Prússia, antigo Estado da Confederação da Alemanha do Norte” e, que teve sua dissolução ocorrida em: novembro de (1918), passando a ser território polonês desde (1945).




“No Meio do Caminho” (1930) 
Interpretado em Diversos Idiomas/Vernáculos

“No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra no meio do caminho 
Tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.”

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MAIO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).