Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, mais um fato ocorrido sobre esta triste narrativa das debilidades históricas hollywoodianas, que infelizmente não foi uma “pegadinha de 1° de abril”, antes fosse.
Na noite da “94ª Cerimônia do Oscar, da Academy Award for Best Actor Hollywood”, realizada no (domingo, 27 de março de 2022), os atores e humoristas: “Will Smith” (25 de setembro de 1968) e “Chris Rock” (7 de fevereiro de 1965), resolveram “dar a cara a tapa”, sem crise e sem crase. Foi uma verdadeira “bofetada de Will em Rrock”, onde até o “tapete vermelho”, empalideceu de susto e vergonha, das tristes cenas do decadente “Cinema hollywoodiano”.
“E o Oscar de Melhor Ator vai para: Will Smith!” - Sim, ele ganhou a estatueta por: “King Richard: Criando Campeãs”¹, embora o prêmio que ele deveria ter angariado, seria de: “Defeitos Especiais”, pois, quando “Chris Rock”, levou um tapa na cara, da mão espalmada de “Will Smith”, por ter feito uma piada infame sobre a doença de “Jada Pinkett Smith” (18 de setembro de 1971), esposa de “Will” (que sofre de “Alopecia”, uma doença autoimune, que causa queda severa dos cabelos), “Will Smith” perdeu também sua razão.
A piada foi realmente de péssimo gosto, mas, “Chris Rock” é um humorista (diga-se de passagem, medíocre e isso, todos “estão carecas de saber”). Então, poderíamos esperar algo melhor vindo dele? A culpa por esta atitude hostil e desprezível, é principalmente de quem convidou “Rock” para apresentar o Oscar, que se existisse à categoria de “Maior Idiota do Vinte Vinte e Dois”, ele seria um dos principais concorrentes e observem, que ainda nem estamos no meio do ano.
“Christopher Julius Rock III - Chris Rock” (para quem não se lembra), é o autor da série: “Everybody Hates Chris - Todo Mundo Odeia o Chris” (Primeiro episódio: 22 de setembro de 2005 - Episódio final: 8 de maio de 2009), baseada em sua infância/adolescência. Ou seja, faz tempo que ele é odiado, como o próprio título da série sugere.
Agora, imaginemos a seguinte cena: se a piada fosse com a mulher branca de um ator braco, que se levantasse da plateia e fosse até o palco para esbofetear o mestre de cerimônia (negro), que apresentava o Oscar... Todos diriam que teria sido uma atitude racista, contra o pobre humorista negro. Neste caso, a piada passaria a ter pouca relevância e hoje, as resenhas sobre este fato seriam outras.
“Will Smith” vive pregando que “vidas negras importam”. Mas, não são só as vidas negras que importam, todas as vidas, inerente dos grupos étnicos e/ou raças das pessoas importam. Devemos viver livres de preconceitos e favoráveis a paz. Eu sou contra a todo e qualquer tipo de “bullying” e preconceitos, assim, como sou contra a todo e qualquer tipo de violência.
Assim, volto a afirmar que esta suposta empatia que foi “decantada em verso e prosa” nesta pandemia, é “EMPATIA DE MENTIRINHA”, pois, a pandemia continua e as “máscaras da maldade” caem dia a dia, diante de uma guerra russa, diante de tantas atitudes impensadas, como foi esta bofetada de “Will em Rock”, na cerimônia do Oscar (2022).
Neste incidente, esteve errado “Chris Rock”, atuando no palco (“Ao Vivo”), para o Mundo todo, fazendo uma piada de mau gosto; esteve ainda mais errado “Will Smith”, pelo destempero de dar um tapa na cara de um profissional, atuando no palco (“Ao Vivo”), para o Mundo todo, pois, nunca um erro justificará o outro nesta vida.
Ainda bem, que no dia seguinte da cerimônia do Oscar, “Will Smith” reconheceu o seu erro e ainda bem também, que “Chris Rock” não revidou ao tapa recebido, até porque, o filme que fez “Will Smith” vencer o Oscar, retrata a vida de duas irmãs tenistas e não de dois irmãos lutadores de “MMA”².
Após o incidente, “Will Smith” anunciou seu desligamento da “academia hollywoodiana”, deixando assim de poder votar nos indicados ao Oscar nos próximos anos. Porém, o conselho de ética da “Academy Award for Best Ator Hollywood”, mesmo aceitando o desligamento de “Will”, continuará o processo contra o ator. A resposta final do conselho sairá na (sexta-feira, 8 de abril de 2022). Caso haja punição, a pena mínima é de dez anos longe das premiações, porém, “Will” corre o risco de nunca mais poder concorrer aos prêmios de Hollywood, caso seja banido de vez da “academia hollywoodiana de cinema”, mas, o ator não perderá a “estatueta” que recebeu este ano.
Então, que parem de dar premiações para estas “pseudo-celebridades”, pois, arte de verdade não precisa de troféus e medalhas para obter reconhecimento.
Premiações são coisas tão estúpidas, que nos “Jogos Olímpicos”, por exemplo, quem ganha a medalha de ouro fica muito feliz, quem ganha a medalha de bronze fica feliz, já quem ganha a medalha de prata fica triste, pois, este não consegue entender que ganhou uma medalha de prata, mas sim, que perdeu a medalha de ouro.
Finalizando, eu digo que o bom humor “Caiu no 1° de abril!” - e “Will Smith” acabou acreditando que as palavras doem mais que um tapa na cara (e com isso, deu uma bola fora), porque, desta opinião, “Chris Rock” certamente não compartilha com ele, pois, como escrevi outro dia, em uma publicação do ®DOUG BLOG: “Quem bate esquece, quem apanha não esquece!” - e para “Chris”, esta bofetada: ♪Ai, doeu ai, doeu, ai, doeu ai ai ai, doeu.♪
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “King Richard: Criando Campeãs” data de lançamento: (2 de dezembro de 2021), é um filme biográfico sobre a vida das irmãs tenistas: “Venus Ebony Starr Williams” (17 de junho de 1980) e “Serena Jameka Williams” (26 de setembro de 1981), estrelado por “Willard Carroll Smith Jr.”, no papel de: “Richard Dove Williams Jr.” (14 de fevereiro de 1942), um pai e treinador de tênis dedicado e determinado a tornar suas filhas, em lendas do Tênis mundial.
² O “MMA - Mixed Martial Arts”, é um esporte que combina técnicas de artes marciais como: Judô, Caratê, Jiu-jtsu, Muay-thai, Boxe, Kickboxing e Wrestling.
“Gosto de Maçã” (1978)
“Wanderley Alves dos Reis - Wando”
(2 de outubro de 1945 - 8 de fevereiro de 2012)
♫O vento tocava meu rosto
No Sol de final de verão
Nas mãos uma rosa vermelha
Na boca um gosto de maçã
Na pele um bronze bonito
No peito a saudade total
Do amor que deixou num sorriso
Um adeus com gosto de sal.
Ai, doeu ai, doeu, ai, doeu ai ai ai, doeu.
(ôooo) Doeu ai (doeu), doeu ai (doeu), doeu ai ai ai, doeu.
Coração agitava no peito
Por dentro a vontade explodia
Girava no meu pensamento
O pecado do amor tão divino
Deitado na areia macia
Sentindo o meu corpo tão só
Chorei procurando no Céu
Uma estrela que tivesse dó.
Ai, doeu ai, doeu, ai, doeu ai ai ai, doeu.
(ôooo) Doeu ai, doeu ai, doeu ai ai ai, doeu.
(ôooô)♫
He leido que tambien hizo bromas de mal gusto de otros personajes, hacer reír es dificl, es mucho más sencillo hacer llorar, es lo que dicen los grandes artistas. Un abrazote
ResponderExcluirEster,
ExcluirEl problema es que estas “llamadas estrellas mediáticas” son muy vanidosas y se creen diferentes a las demás personas. Pero creer que están por encima del bien y del mal y que todo lo pueden es arrogancia, porque acaban siendo mediocres en esas supuestas certezas.
Un abrazo y buen fin de semana.
Disse tudo. Ótimo fim de semana
ResponderExcluirOlá amiga Islene,
ExcluirBom ter você aqui no ®DOUG BLOG!
Fico feliz que tenha gostado desta publicação.
Um carinhoso beijo para ti e retribuo o desejo de bom fim de semana!!!
Querido amigo Douglas,conseguistes definir bem tudo isso, que pena que há quem diz tudo sem pensar, quem perde o controle,quem nem sequer se desculpa pelo que disse, mas o destempero de momento foi mesmo triste, mesmo com pedido de desculpas do agressor não apaga a afronta, violência! Que pena!
ResponderExcluirVocê foi esmeroso na postagem, adequou a música ao acontecido, "...doeu ai, doeu..."
Abraços apertados sempre!
Amada amiga Ivone,
ExcluirO esmero nos detalhes se evidenciam sempre em tudo que faço, pois, faz parte da minha condição perfeccionista pisciana, de ser e de viver. 😄😄😄
O símbolo do infinito muito se assemelha ao número 8... Oito de março (dia do meu aniversário), data que homenageia também todas as mulheres... Infinito onde tudo se liga, indo do começo ao fim interruptamente.
Fala-se muito em ética, em empatia e em tantas outras coisas, mas, as pessoas continuam morrendo de vírus, de bombas, de fome... etc..., que tristeza que as coisas ruins também se tornem infinitas, cultivadas pelas finitas mãos humanas.
Muitas coisas doem nesta vida e uma delas, é esta de viver se valendo do famoso: “errar é humano”, na vã tentativa de reparar os erros que poderiam ser evitados.
Retribuo os abraços sempre bem apertados e cuide-se!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirNão deve ser fácil.
Não justifica, mas quem somos nós para julgar.
Eu pensei a mesma coisa, se fosse um branco a fazer isso, seria racismo, e notícia pra muito tempo.
Realmente amigo, quem bate esquece, quem apanha não esquece.
Bom final de semana.
Beijos!
Minha valiosa amiga Lúcia,
ExcluirAqui não estou abordando o certo ou errado (valores sociais e morais), ou ainda, do que é legal e ilegal (didática da jurisprudência). Aqui nesta publicação do ®DOUG BLOG, não julgo e nem sentencio ninguém, faço um relato jornalístico opinativo, onde observo erros abusivos vindos de todas as partes, pois, infelizmente, os artistas ainda servem de exemplo para determinadas pessoas facilmente influenciáveis e, isso é uma lástima.
Sabe aquela coisa de dizer: “Quer aparecer, pendure uma melancia no pescoço!” - muito bem, a “melancia de Chris Rock”, foi a piada de mau goste e a de “Will Smith”, foi o tapa na cara. A História que ficará escrita no futuro, pouco lembrará “Will” por seus filmes ou pelo Oscar vencido, mas sim, por esta bofetada.
Retribuo o desejo de bom final de semana e os beijos!!!
Nem quis dizer o contrário.
ExcluirApenas me coloquei no lugar daquele que deu o tapa, piada na hora errada e de muito mau gosto.
Muito menos dizer quem está certo ou errado.
Violência nunca foi remédio.
Perdão se minhas palavras fizeram parecer dessa forma.
Boa noite!
Beijos
Lúcia, minha querida amiga,
ExcluirEu entendi o teu modo de pensar, apenas pontuei qual o lastimável resultado que dá, quando as pessoas cometem atitudes impensadas e o ponto de vista também, sobre se toda essa questão acontecesse com a mulher de um ator branco... E note, que também nisso concordamos.
Mais beijos e cuide-se bem!!!
Meu jovem e sapiente Douglas, eu gostei imensamente do seu relato sobre esse lamentável fato ocorrido no Oscar 2022. O seu texto está perfeito, e os títulos das suas publicações, sempre me chamam à atenção, esse título de hoje está espetacular, assim como espetaculares estão também as artes, e tudo se encaixa na bela sacada do: 'ai, doeu - do obsceno Wando', dor que Chris Rock deve ter sentido no corpo e na alma, e que ele leve essa dor como ensinamento de vida. É certo dizer que o humor politicamente correto é cansativo, pois só com 'piadas engessadas', a vida ficaria muito sem sal, mas a piada de Rock foi abusiva, o que não justifica levar um tapa na cara, porque sou do tempo que se diz, que na cara de um homem não se bate nem de brincadeira. Um fraterno abraço e mais uma vez, parabéns pela qualidade do texto e das artes.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirVer o reconhecimento sobre uma escrita bem feita, é a satisfação maior deste teu amigo jornalista.
Opinar sobre assuntos que tendem ao “covil da polêmica”, não é fácil. Mas, sou do lema existente no hino nacional: “... verás que um filho teu não foge à luta...” - e eu não sou de fugir de nenhuma luta, desde que não haja um tapa na cara. 😄😄😄
Melhor rir, meu bom amigo Ruy, pois, a coisa toda pelo Mundo, anda um verdadeiro “barril de pólvora”.
Agradeço sempre o carinho das tuas palavras e a maneira minuciosa de observar os detalhes aqui no ®DOUG BLOG.
Retribuo o abraço fraterno e cuide-se bem!!!
Amigo Douglas,
ResponderExcluirEssa vida esta um filme, só não sei que nome damos a isso tudo.
Tanta coisa para absorver nesse caos que estamos vivendo.
um episódio lamentável! Brincadeira que causa desgosto. Faltou o respeito e tantas outras coisas que nos torna mais humanos e empáticos.
A vida esta ficando em preto e branco. sei lá.
Te desejo um domingo de paz e uma semana abençoada. bjs.
Querida amiga Maria,
ExcluirA vida nem requer muitas cores para se fazer bela... Observemos as fotografias em preto e branco, sempre são as mais bonitas; a camisa do meu Botafogo são em listras verticais alvinegras; os filmes de “Charles Spencer Chaplin”, além de em branco e preto, eram mudos e mesmo assim, se forem assistidos hoje, a mensagem é atual e genial; os ursos pandas, as zebras e vacas, assim, como tantos outros animais da natureza, são de pelagem pretas e brancas. O “bicho homem”, sejam eles brancos, negros, ou de que grupo étnico for, é que precisam entender, que proclamar a paz é o único caminho, pois, no meu entender, uma piada de mau gosto, um tapa na cara, um vírus criado em laboratório, bombas russas que devastam uma outra nação e outros despropósitos politiqueiros, os preconceitos de todos os gêneros e tantas outras violências, é que tornam o Mundo nessa demagógica empatia, existente só no verbal, mas, precisamos de ações empáticas verdadeiras e não, de “inspirações sem transpiração”.
Não existe o FIM DO MUNDO... Mas, nós somos seres todos finitos e mesmo assim, a maioria das pessoas nunca tomam tenência e não aprendem a viver e a conviver de modo amistoso dentro da coletividade social e isso, será sempre lamentável.
Retribuo o desejo de uma semana abençoada e os beijos!!!
E a bofetada só acontece com a reacção da mulher.
ResponderExcluirPorque a primeira reacção foi o riso.
Uma palhaçada.
Boa semana
Caro Pedro,
ExcluirPunir de verdade as bandalhices destes “supostos astros”, só se “doer nas contas bancárias” deles. O resto, bom ou ruim, sempre servirá de holofote para eles.
Retribuo o desejo de boa semana!!!
O seu texto, meu caro amigo bateu todos os pontos. Estou de acordo consigo.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirTudo que está acontecendo no Mundo contemporâneo, são reflexos de uma coletividade de “SERES” cada dia menos “HUMANOS”.
Ao que parece, aquele Mundo das artes, dos grandes inventores, ficou esquecido no passado. O legado do Mundo antigo que hoje é praticado, é o dos “Senhores da Guerra” e dos bárbaros.
Retribuo o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Olá, caro Douglas, depois da leitura deste seu texto não sobra muita coisa para comentários, uma vez que o levantamento dos fatos ocorrido da noite da entrega do Oscar estão aqui muito bem relatados. Mas, posso realçar as consequências do tapa desferido por Will Smith naquela noite que ele certamente não esquecerá, não apenas pelo prêmio recebido, mas pelo erro cometido. Impressionante o fato resultado do referido tapa, que teve a força suficiente para apagar da mente das pessoas presentes e das que acompanharam Festival pela televisão, o prêmio em si, e não apenas este, mas também o filme, que é o mais importante, mais, mesmo, do que o próprio prêmio. O fato é que só se fala no tapa. Sem dúvida, uma lástima, que a obra tenha ficado à margem, para tristeza do seu Diretor, Produtor, os artistas, entre outros.
ResponderExcluirUma infelicidade, sem dúvida, para o pobre Will Smith.
Amigo Douglas, sobre esse seu texto, eu disse para a Taís que me lembrei do crítico cinematográfico, que você conhece, Rubens Ewald Filho.
Uma excelente semana, com saúde e paz.
Um grande abraço, amigo Douglas.
Meu bom amigo Pedro,
ExcluirQualquer história mesmo tendo dois lados, nunca poderá justificar uma atitude violenta, uma guerra, estes confrontos de intolerância via Web, os preconceitos e outras violências arbitrárias, quais temos de assistir, sem nada poder dizer e fazer.
O triste caro Pedro, é que os artistas sempre acabam servindo de referência para uma grande leva de pessoas e por assim ser, teriam de ter mais controle das atitudes e palavras, até porque, “Will Smith” antes do fatídico tapa, chegou a sorrir da piada infame de “Chris Rock”, só depois de observar a contrariedade da esposa “Jada Pinkett”, ele saiu em sua defesa (de maneira desastrosa), pois, após o tapa na cara, ainda proferiu muitos palavrões e nada, absolutamente nada, justifica tanta agressividade. Não é possível atribuir ao calor do momento tanto destempero, pois, ele deveria estar feliz, por estar concorrendo ao Oscar (que acabou vencendo).
Sobre “Rubens Ewald Filho”, este foi um excelente profissional, conhecedor de vários “tentáculos das artes”, além de ser um “crítico ácido” e um amigo que infelizmente perdi em (2019).
Retribuo o desejo de excelente seguimento de semana com saúde e paz e o grande abraço, qual deixo também para a Taís!!!
Me gusta tu blog es distinto un abrazo desde Miami
ResponderExcluirMe alegra que aprecies la diferencia en el BLOG de ®DOUG. Vuelva a menudo, ya que siempre será bienvenido.
ExcluirUn abrazo directo desde mi Río de Janeiro.
Olá caro amigo Douglas.
ResponderExcluirSábias palavras. A agressão perde a razão, por mais que tenha. Não se resolve um problema com uma bofetada, ao contrário, a bofetada divide opiniões e o agredido fisicamente, mesmo sendo o causador do mal é de quem vamos sentir pena, pois as palavras passam. Concordo plenamente com a questão racial que apresentaste e também concordo com comparação com os ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze. Meu dileto amigo, que a saúde e a alegria te acompanhe hoje e sempre. Um grande abraço. Prof. Pedro
Meu bom amigo e professor Pedro,
ExcluirEssa coisa de levar tudo “a ferro e a fogo e olho por olho, dente por dente”, de nada resolve, até porque, o humorista/artista, vencedor do “Oscar de melhor ator/2022 - Will Smith”, antes de estapear o também humorista/artista, “Chris Rock”, chegou a sorrir da piada infame contada por “Rock”, só depois de observar a indignação da esposa “Jada Pinkett”, é que “Smith” saiu em sua defesa e, diga-se de passagem, de maneira desastrosa, porque, após o tapa na cara, ainda berrou muitos palavrões em direção ao palco (tudo sendo filmado e reproduzido para o Mundo) e nada justifica tanta agressividade, principalmente vinda de um cidadão que se julga tão culto... Mas, será mesmo que é?
Para “Will Smith” (devido tanto destempero), deveria ter sido dada uma “medalha de lata” e não um “Oscar”.
Retribuo o grande abraço e o desejo de saúde e alegria!!!
This fact was regrettable for those who love the seventh art.
ResponderExcluirYou are absolutely right when you say that if it were a white actor slapping a black presenter in the face, the crisis would be even greater.
Fortunately, in 2023 the Oscar did justice by awarding Brendan Fraser, for his stupendous performance in the film: “The Whale”.
This post of yours was excellent.
💋 Kisses 💋
Theodosia,
ExcluirThanks for reading my older posts.
And yes, Brendan Fraser deserved the Oscar for Best Actor in (2023), mainly because he had to be portrayed as an obese man to bring the character to life, using makeup that practically deformed him, giving the visual effect desired by the direction of: “The Whale”.
Kisses!!!