Na vida é assim, se nos capacitamos, se aprendemos vários idiomas, se nos educamos até com mestrado e doutorado, por exemplo, muitas pessoas dizem que somos pedantes, metidos, soberbos. Agora, de contrapartida, se nos calamos, se nada falamos das coisas que fazemos e aprendemos, estas mesmas pessoas dizem que somos egoístas em não querer compartilhar nada com elas.
Sabe aquela antiga pergunta, se existe também vida inteligente em outros planetas? Acho que devemos tirar o “também” desta questão, pois, aqui no “Planeta Terra”, vida inteligente não percebemos em muita gente faz tempo. Mas, qual é a novidade? - as pessoas nunca estão satisfeitas com nada... Se chove, reclamam; se faz calor, reclamam; se precisam vacinar, reclamam; se faltam vacinas, também reclamam; etc... etc... etc...
Existem diferentes níveis de linguagens, assim, como existem diferentes gerações de quem ensina e de quem aprende. Porém, esta expansibilidade da imagem das pessoas nas “Redes Sociais”, sejam famosos ou anônimos, desconstruiu de certa maneira a inteligência de um modo geral, pois, atualmente muitos passam... “Desfilam na Web”, a maioria, sem conteúdo algum no que apresentam e assim, são “canceladas”, sofrem “Unfollow”¹ e não são percebidas.
A locução adverbial oriunda do francês: “En Passant”, significa literalmente: “De Passagem”. De maneira rápida, rapidamente, de modo superficial; é o ato de quem não quer se aprofundar muito em um assunto. Em suma, é sempre agir superficialmente, assim igual a “nata que boia no leite quente”. Mas, no jogo de xadrez, “En Passant”² é uma jogada diferenciada.
Agora, nas “Redes Sociais”, ou em nossos “blogs”, por exemplo, existe um hábito de alguns, de utilizar o “En Passant... Passando Para Ver as Novidades!”. Mas, quais são as novidades “cara-pálida?” - se ainda vivemos em um Mundo pandêmico de (2019 à 2022), tudo na base da “aglomeração mascarada e sem vergonha na cara”, dos negacionistas da “COVID”, pois, não bastasse o vírus, hoje observamos uma perigosa guerra russa em andamento, até com ameaças nucleares vindas deste “filho da Putin”.
O certo, é que o Mundo está cheio de poetas, mas, anda muito sem poesia... Então, prossigamos “En Passant... Passando Para Ver as Novidades!” - mesmo que as novidades não existam, pois, como diz aquele antigo dito irônico (vindo de homens que sempre estão metidos em guerras), no ato da tomada francesa de “Napoleão Bonaparte” (15 de agosto de 1769 - 5 de maio de 1821), sobre a portuguesa “Abrantes”, de “D. João VI” (13 de maio de 1767 - 10 de março de 1826): “Está tudo como dantes no quartel de Abrantes!”³
Então, meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, “O último a sair apague a luz!” - pois, as tarifas energéticas estão “pela hora da morte”, sem precisar de vírus, soldados russos, “lenços e documentos”.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Arte inicial da Postagem ®DOUG BLOG aparece junto aos “internautas nerds - Calvin & Haroldo” (1985), personagem do cartunista: “Bill Watterson” (5 de julho de 1958).
¹ “Unfollow”, é o termo utilizado na Internet para quem deixa de ler as postagens e ver as atividades de alguém, parando de seguir um “blog ou Rede Social”, por exemplo.
² O padre espanhol “Ruy Lopez de Segura” (1530 - 1580), em (1561), propôs a utilização de movimentos especiais no jogo de xadrez, criado por ele (utilizando os peões), um destes movimentos denominou de: “Roque”. Esta nova jogada, foi aceita na “Inglaterra, França e Alemanha”, somente 70 anos depois da sugestão de “Lopez de Segura”, que já utilizava outro movimento: “En Passant” em (1560), quando tornou-se o primeiro campeão mundial de xadrez de modo não-oficial. Assim sendo, “En Passant”, é uma passagem especial de peões, onde esta peça pode andar duas casas na primeira vez que se move. No “Roque”, este movimento consiste na proteção do Rei que se desloca duas casas para a direita (para um pequeno “Roque”), ou duas casas para a esquerda (para um grande “Roque”), porém, nem o Rei, nem a Torre devem ter deixado suas posições iniciais antes desta jogada.
³ Frase dita por: “Jean-Andoche Junot” (24 de setembro de 1771 - 29 de julho de 1813), “Coronel-General francês, 1° Duque de Abrantes” e “braço direito de Napoleão Bonaparte”.
“Alegria, Alegria (1967) —
Caetano Veloso” (7 de agosto de 1942)
♫Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou
Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não? Por que não?
Por que não? por que não?
Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento
Eu vou
Eu tomo uma Coca-Cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou
Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil
Ela nem sabe, até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou
Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou
Por que não? Por que não?
Por que não? Por que não?
Por que não? Por que não?♫
Passando para ver as novidades e amei seus posts.
ResponderExcluirPara o coração do Brasil precisamos de mais livros e menos fuzil.
Tenha um feliz domingo e uma semana de muita paz.
Um abraço.
Amiga Fatyma,
ExcluirÉ sempre uma “alegria, alegria”, lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
E sim, você está certa: a única “arma” que liberta é a cultura.
Retribuo o abraço, o desejo de feliz domingo e a semana de muita paz!!!
Buona domenica!
ResponderExcluirBuona domenica e buona settimana per te, amica Olga!
ExcluirDouglas meu amigo,
ResponderExcluirPenso que aprendizados devem ser compartilhados, porém muitas pessoas pensam que é ofensa o saber ou por elas talvez estarem ocupadas com assuntos que na minha opinião sao banais, tipo: fofocas, novelas e BBB. Instantâneos que não passam pelo intelecto!
Haja antiácido para aguentar.
Com um livro o assunto é demorado, mas percebo graças a Deus muitos que ainda dormem com um deles na cabeceira da cama e ainda levam para passear e fazer leituras diante da natureza. Nem tudo esta perdido.
A vida está corrida, notícias auspiciosas, tempos difíceis, mas ao passar por um blog precisa ler para opinar. Andei dando uma pausa pelo cansaço, anestesiada e por não ter nada a dizer diante desse caos em que mãos poderosas que não vemos estão jogando e não sabemos que destino irão nos proporcionar, enfim.
Melhor deixar a luz artificial acessa para iluminar esses trevosos para serem vistos e punidos. Mas só Jesus na causa.
Boa semana e que a luz do Espírito Santo ilumine nossas vidas. Beijos.
Minha amiga Maria Emília,
ExcluirEntendo bem tua gastura diante destes distópicos tempos pandêmicos sem fim, que agora, estão emparelhados por mais uma guerra despropositada.
O Mundo enlouqueceu, empobreceu e e aparvalhou-se. Somos reféns dos desmandos de governantes e suas tiranias.
Se Cristo volta-se hoje, não mais seria crucificado, com certeza, renderiam o “REDENTOR” e abateriam ele com rajadas e mais rajadas de tiros (as “famosas balas perdidas”), que só ferem e levam ao óbito pessoas de bem, nunca polícia/milícia e bandidos.
Melhor deixar o abajur à meia luz, pois, o “Bicho-Papão” literalmente não sairá do armário, mas, este “filho da Putin” e seus aliados, poderão sair até dos buracos dos ralos.
Retribuo o desejo de boa semana, os beijos e fique com Deus!!!
Mais um brilhante texto esse seu, meu amigo e mestre Douglas. Quanto tempo faz que estamos 'sem lenço, sem documento', andado sem rumo e vivendo sem prumo? O tempo que passa ligeiro e nos atropela, revela tiranos em todas as fases da história, estando eles em muitas vertentes. Eu particularmente pouco entendo desse mecanismo das redes sociais, e pouco me agradaria também ver minha vida exposta nesses mesmos mecanismos. Mas mesmo sem entender muito dessa convivência interativa, acho redundante ao quadrado, e nada inteligente, alguém comentar que 'passou para ver as novidades', isso é o mesmo que alguém bater na porta da nossa casa portando nas mãos um cartaz escrito: 'VIM LHE VISITAR!' O advento da internet com certeza veio para aproximar as pessoas, mas veio também, para facilitar muitas coisas, inclusive a ignorância opinativa, pois a sapiência no métier dos internautas é 'selo de filatelista de raro valor'. Ainda bem que em seu blogue encontramos vida inteligente sempre. Continue evoluindo, se graduando, e deixe que os maledicentes morram atolados na areia movediça de suas próprias ignorâncias. Um abraço fraterno e bom final e começo de semana.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
ExcluirComo diz uma de minhas frases:
“Sou direto, sincero, ácido e intenso... E quem se incomodar com isso, azar!”
Nada que aprendi ou que conquistei (materialmente falando), nessa vida, não representa quem eu sou. Isso são coisas e méritos alcançados, eu sou uma pessoa que faz tudo de modo probo e sincero, sempre andando reto, pois, quem anda reto não se perde em atalhos e desvios.
Falo aquilo que penso, porém, respeito (e sei escutar), tudo que qualquer pessoa diga, desde que seja dito de modo respeitoso.
Na Web, essa gente que “passa só para ver as novidades”, usa este artifício um tanto quanto apelativo, para se fazer presente em um comentário de “blog”, só para mostrar a ausência dos outros nos comentários dos “blogs” delas.
Retribuo o abraço fraterno e o desejo de bom final e começo de semana!!!
rsssss, o problema não é o "passando para ver as novidades", o problema maior é passar, não ler e dizer algo que não fecha coisa com coisa! A pessoa não leu! Sente-se isso de longe, Douglas! Melhor é não passar... Olha, sobre as Redes não falo porque não tenho, não visito nenhuma, você disse bem, expor nossa vida, onde fomos, o que comemos, o que gostamos, postar dezenas de fotos? O bom, o maravilhoso é escrevermos, é o ato da criação. Isso pra mim traz muita paz, me envolvo comigo, com os blogs amigos, com minhas leituras, filmes, documentários, programas de entrevistas e com pesquisas. Descarto muitos programas de televisão, os chamados "Entretenimento". Tipo aqueles, daquela casa...rsss
ResponderExcluirVou lá eu querer ver mais novidades do que essas tristezas que estamos vendo? Saio da pandemia vem a Guerra!!
Gostei muito dessa tua postagem, Douglas!
Um beijo, uma ótima semana, vamos ver como vai se comportar o Putin, que loucura, que indignação...
Nunca pensei em ver tal desumanidade.
Minha querida amiga Taís,
ExcluirQue não se feriu na guerra russa, mas, ao esculpir uma estátua de madeira (...)💣
Sobre as “Redes NADA Sociais”, uso estas plataformas no trabalho jornalístico, mas, pessoalmente não tenho nenhuma e, uma de minhas imagens animadas aqui do ®DOUG BLOG, mostra bem a grande lata de lixo onde coloco todas elas.
Agora, “passando para ver as novidades”... Isso é como disse em um outro cementário, é um modo de quem escreve tal coisa, se fazer presente em um comentário de “blog”, só para mostrar a ausência dos outros nos comentários dos “blogs” delas. Ou seja: é uma “forçação de barra descarada”.
Mas, a amiga está certa, o problema maior nem é “passar para ver as novidades”, mas sim, é não ler nada e dizer qualquer coisa sem nexo, baseando-se talvez no título da postagem, ou em outros comentários. Que loucura isso!
Sobre as atrocidades causadas nas guerras, “Putin” e tantos outros tiranos (quiseram) e ainda querem destronar “Hitler” de seu posto de maior imbecil da humanidade. Cerca de 6 milhões de judeus foram exterminados, em nome da criação de uma “raça pura - Ariana - na 2ª Guerra Mundial”. Agora se mata para o ato de redesenhar as linhas hemisféricas nos mapas. OREMOS!!!
Bem disse o piloto de caça alemão, “Erich Hartmann - na 2ª Guerra”:
“A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam!”
Retribuo o beijo, estimo melhoras na mão e tenha uma ótima semana também!!!
Querido amigo Douglas, muitas vezes perdemos um pouco os ânimos, gosto de escrever, mas tem hora que nem sei o que dizer, deixo um pouco de o fazer, mas amo ler, sempre leio e repenso o que leio.
ResponderExcluirPasso para ler mesmo, principalmente o que me interessa, gosto de autenticidade, pessoas escrevem o que sabem, admiro e parabenizo.
Tempos difíceis sempre existiram, guerras nunca deixaram de existir, a palavra já diz tudo, não há muita inteligência em quem decide guerrear, desanima ne amigo?
Sei bem disso, ainda nem saimos da pandemia e já estamos às voltas com o risco de haver a tal e temida terceira guerra mundial.
Não há novidades, parece até que sentimos que as energias estão sempre, mais para o ruim do que para o bom, seguiremos!
Amei relembrar a música, Caetano Veloso, Alegria, alegria!
Abraços sempre apertados!🤗😘
Amada amiga Ivone,
ExcluirNós estamos exauridos do sofrimento pandêmico e não bastasse o vírus... “Lá vem bomba!” - e muitas delas ainda virão, em outra guerra insana e desnecessária, assim, como tudo que é ruim é desnecessário.
Não existe saúde física e psicológica que suporte tantas preocupações nestes dias sombrios que seguem sem “alegria, alegria e sem lenço e sem documento”.
Retribuo os abraços sempre apertados e tenha uma semana Serena!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirMuito bom seus texto, gostei.
Não me ligo muito em redes sociais, não sou poeta, eu só rabisco. Devo me colocar nas pessoas canceladas, sinceramente a minha vida passa mais fora daqui do que dentro. Gostar vai a gosto do fregues. Já li algumas vezes essa frase "Passei para ver as novidades", nem sempre as tenho, mas aceito que tenha passado.
Nem sempre estamos bem para conteúdo, às vezes por problemas, saúde, ou chateações da vida.
Eu sempre passo por aqui, pois eu sei que há novidades, e aprendizado.
Lamento por esse covid ter levado tantas vidas e ainda eva. Lamento pelo Putin estar fazendo tanta barbaridade.
Boa noite!
Boa semana!
Beijos!
Minha valiosa amiga Lúcia,
ExcluirDos títulos que possa ter alcançado na vida, definitivamente “poeta” não está entre eles.
Gosto muito de literatura, de livros, pois, leio de tudo, mas, os poemas que escrevi nessa vida, sempre foram para minha esposa.
Tem uma frase minha que diz:
“Poetas falando em amor não correspondido o tempo inteiro e eu aqui, tocando as bordas do Mundo querendo sair!”
Quem passa aqui no ®DOUG BLOG é sempre bem-vindo, mas, esta resenha de: “Passando para ver as novidades”, é papo de bêbado em dia de Carnaval e, com à “COVID”, até a “Festa de Momo” foi cancelada dois anos seguidos.
Por falar em Carnaval, minha “Escola de Samba é a Portela”, berço de poetas que não “passam para ver novidades inexistentes”, mas sim, de poetas que “desfilam novidades poéticas”.
Retribuo os beijos, o carinho da presença ativa aqui no ®DOUG BLOG e o desejo de boa semana!!!
Aquele fdp russo tira-me do sério.
ResponderExcluirLouco desvairado, assassino.
Abraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirEsta invasão da “Rússia de Vladimir Putin à Ucrânia”, nos remete a velha narrativa bíblica de “David e Golias” e nós já sabemos o final dessa história.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Ainda bem que você, meu Amigo, passa para ver as novidades. Às vezes são iguais, mas se não passar para ver fica sem saber. Gostei do seu texto. E claro que sou contra a guerra. Queremos Paz.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Minha querida amiga Graça,
ExcluirEstamos todos ávidos pela saúde global... Pela paz entre os “homens de boa vontade”. Mas, os tempos andam taciturnos e as novidades se perdem nas frugalidades do viver... Ou seria sobreviver? - neste tabuleiro de Xadrez, onde “O rei está nu”, antes mesmo do “Xeque-mate”.
Retribuo o carinho das palavras o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Buona settimana Doug!Un abbraccio.
ResponderExcluirBuona settimana anche tu, mia cara Olga.
ExcluirRicambio il tuo abbraccio e ti lascio un bacio affettuoso!!!
uma feliz semana bjs saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirUma semana com muitos sabores e igualmente feliz para ti.
Beijos!!!
Un buen articulo el que nos dejas y muchas veces al igual que se hace con un diario leemos los titulares sin profundizar en ellos.
ResponderExcluirSaludos.
Hiciste una lectura perfecta de mi texto, amigo Tomás. La gente tiende a saltarse lo que es relevante, demasiado perezosos para siquiera tratar de entender el contenido.
ExcluirUn abrazo y buena semana.
Buena reflexion me gusto el video. Te mando un beso.
ResponderExcluirAmiga Judit,
ExcluirGracias por disfrutar siempre de las publicaciones aquí en ®DOUG BLOG.
Un beso para ti también y que tengas una buena semana!
Olá Douglas,
ResponderExcluirGostei de ler a sua crónica, é verdade, falta poesia neste mundo, falta sensibilidade, delicadeza e gentileza. Falta tanta coisa.
Tenho de passar mais vezez por aqui para ver as novidades do seu blog.
Beijinhos
Minha querida amiga Micaela,
ExcluirTanto se falou (e ainda se fala), em “EMPATIA” nesta nova realidade de vida pandêmica, qual sobrevivemos a ela, porém, a grande maioria das pessoas continuam agindo em total descompasso e estranhamento social.
Realmente minha gentil amiga, anda faltando tantas coisas nessa gente “lumpaciosa”, que fica fazendo de conta o tempo inteiro. Pior, é ter de conviver com pessoas assim... Isso é muito cansativo.
Volte sempre que quiser ao ®DOUG BLOG, aqui tu sempre será bem-vinda!
Retribuo os beijinhos e cuide-se!!!