Enquanto os grandes “faraós do Mundo contemporâneo” continuarem se recusando a libertar os “atuais escravos hebreus”, padeceremos diante das “10 Pragas do Egito”, pois, se um vírus invisível acomete o Mundo desta maneira, imagine um dedo errado em um botão, causando uma guerra nuclear?
Já dizia “Josef Stalin” (18 de dezembro de 1878 - 5 de março de 1953): “A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística!”
Infelizmente, temos observado (e estamos nos acostumando com os inúmeros óbitos diários), transformando tudo em tristes estatísticas do “Novo Coronavírus”, qual nos faz assistir sem o nosso consentimento, gente morrer e ser colocada em sacos plásticos pretos e depois, dentro de um caminhão frigorífico, onde os corpos ficam empilhados uns sobre os outros, numa “cena dantesca”. E por fim, todos vão em caixões de madeira crua, depositados em covas rasas coletivas, sem direito a uma despedida digna de familiares e amigos.
Esperar dias melhores é o que podemos fazer, mesmo que saibamos que estas terríveis pragas do passado, tiveram por fim, levar o faraó a reconhecer e a confessar que o Deus dos hebreus era supremo. Mas, hoje, no Mundo dos líderes que nos governam, haverá entendimento para reconhecer isso? - ou eles continuarão nos mandando calar a boca e a pentear “seus topetes” loiros da plutocracia do “Tio Sam?”
As “Dez Pragas do Egito”(em hebraico: מכות מצרים), de acordo com o livro bíblico do “Êxodo”, o Deus de “Israel” infligiu no “Egito” para convencer o faraó a libertar os hebreus, transformando a água do “Rio Nilo” em sangue; seguida por grande invasões de rãs; piolhos; moscas; depois pela morte de todo rebanho de gado; chagas; chuva de pedras; nuvens de gafanhotos; trevas e morte dos primogênitos. Porém, não foram então e somente, dez calamidades que Deus trouxe sobre os ímpios egípcios, esta parábola bíblica nos revela, que desde sempre, o homem quer brincar de Deus... E no fim, é isso que acontece, reeditamos a existência do purgatório, nas quarentenas infindas em nossas casas e nas ruas (praticamente vazias de vida), com direito ao “lockdown”, tudo por conta de um vírus, que teorias conspiratórias, afirmam ter sido criado em um laboratório chinês.
Mas, acreditar nisso ou não? - hoje de nada adiantará, o estrago já está feito. E como diria minha saudosa “vó Lourdes”, com muita sabedoria: “Aquilo que está feito, não está por se fazer!”
Agora, o jeito é “arregaçar as mangas” e tentar mudar toda esta situação distópica que vivemos, para que exista realmente, um futuro melhor para todos, neste “NOVO NORMAL”, que ninguém ainda imagina como será? O jeito, é lutarmos bravamente contra este inimigo invisível, até que ele nos dê uma trégua e, possamos ressurgir (das próprias cinzas), como a “Fênix” mitológica (em grego: ϕοῖνιξ).
À “COVID-19” é distinta de outras tantas pragas e pestes do Mundo, pois, hoje (diferente de antes), vivemos em um Mundo globalizado e tecnológico, mas, nem assim, conseguimos nos desvencilhar rapidamente dos problemas que este vírus criou, exatamente por sua letalidade ser quase instantânea.
Ao fim de tantas tragédias, o “Faraó Ramessés II” (1.304 a.C. - 1.212 a.c), finalmente, concordou com a libertação e saída dos hebreus do “Egito”, mesmo que tenha aprendido a duras penas esta lição. Mas, os “hebreus de hoje”, ou seja, todos nós que também estamos provando a duras penas, nossa provação pandêmica, quem nos libertará da “COVID-20?” - sim, porque, (2019), já era, faz tempo, nós estamos praticamente no meio do ano “Vinte Vinte”, convivendo diariamente com este vírus, que ainda está de meter medo, muito medo... E se bobear, poderá afetar até uma possível normalidade, no ano de (2021), vai saber? - pois à “COVID” age igual ao desafio da “Esfinge de Tebas”¹, com seu enigma qual eliminava aqueles que se mostrassem incapazes de respondê-lo: “Decifra-me ou te devoro!”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ A “Esfinge de Tebas”, era um monstro alado com metade do corpo de mulher e a outra metade de leão, que afligia “Tebas”, cidade do “Antigo Egito, conhecida como Uaset”. “O Desafio da Esfinge de Tebas” é o seguinte: “Que criatura tem quatro pés de manhã, dois ao meio-dia e três à tarde?” - “Édipo, filho de Laio”, um dia enfrentou a esfinge e conseguiu decifrar seu enigma respondendo: “É o homem, pois, engatinha na infância, anda ereto na idade adulta e necessita de bengala na velhice”.
Meu jovem filho do coração, você bem sabe que não sou um homem religioso, mas seu conhecimento das 'escrituras sagradas' são relatos bem alinhados com os tempos que vivemos, traçando um paralelo entre o que é história e o que é fato, até porque, todo fato um dia se transformará em história. Seu texto de hoje é forte, traz o modo que se morre pela Covid-19, mas se faz necessário esse grito de alerta, pois vivemos uma sociedade temerosa e tépida, mesmo que muitos hoje estejam mais alicientes uns com os outros. Eu admiro você pois consegue colher flores, mesmo no meio do pântano. BRAVO meu amigo Douglas. Fico no aguardo da próxima postagem de ditados populares, conforme anunciado.
ResponderExcluirUm fraterno abraço e continue se cuidando.
Meu bom amigo Barbosa,
ExcluirComo diz “Martinho da Vila”, no belo samba (“Canta Canta Minha gente” - 1974):
♫ Canta Canta, minha Gente/Deixa a tristeza pra lá/Canta forte, canta alto/Que a vida vai melhorar...♫
Temos de crer em dias melhores, depressão, desesperança e desânimo, não irão nos mover para canto algum. Fácil não será, mas, nada nunca foi fácil nessa vida, o valor sempre existe naquilo que conquistamos nas boas batalhas.
Aqui na “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil e lockdown”, eu vou me cuidando dia a dia.
Retribuo o teu fraterno abraço e cuide-se por aí também!!!
Desde que el mundo existe padecemos miserias, en una forma u otra pero periódicamente la muerte a mansalva nos arrasa. Somos Ave Fenix y resurgimos, esta vez tambien lo lograremos. Un abrazo
ResponderExcluirEster,
ExcluirCiertamente saldremos de este momento de caos en nuestras vidas, donde muchos serán mejores personas y otros seguirán siendo los mismos, porque esa es la esencia de la humanidad, donde incluso frente a problemas como este, no hay uniformidad de opiniones y actitudes.
¡Un abrazo! y quedarte en casa.
Bom dia:- Elogiáveis os seus conhecimentos. Grato pela partilha
ResponderExcluir.
Um Sábado feliz
Cumprimentos
Caro Ricardo,
ExcluirGrato pela deferência ao meu trabalho!
Retribuo o desejo de sábado feliz, também para ti.
Um abraço!!!
Pragas, pandemias passadas ... Essa nova, esse vírus está a cada dia ceifando vidas e ainda há quem brinque e não leve à sério. Aqui no Brasil somos obrigados a conviver com o vírus que é terrível, mas há uma praga maior, inconsequente, malévola que é o governante...
ResponderExcluirabraços, tudo de bom,chica
Amiga Chica,
ExcluirGosto de ti, porque sabes ler muito bem nas entrelinhas.
Lembra aquela “cançãozinha infantil” do elefante... 🐘 Então:
♫ Um jornalista incomoda o presidente... Dois jornalistas incomodam, incomodam muito mais... Três jornalistas incomodam o presidente... Quatro jornalistas incomodam, incomodam muito mais... ♫ 🐘😂😂
Retribuo os teus abraços! E cuide-se! Pois... “E daí? “Ele” é Messias, mas, não faz milagres”
Meu prezado Douglas Melo,
ResponderExcluirEssa é a primeira praga?
Esperamos que não traga
Consigo outro flagelo,
Mas já vem em paralelo,
Da Ásia, a vespa assassina.
Se for dez, com essa rotina
É o fim ao ser humano...
Deus é Pai, não é tirano
E nos resta a força divina!
Grande abraço, amigo! Laerte.
Caro Laerte,
ExcluirBom lhe rever aqui no DOUG BLOG!
Sim, vamos com fé em Deus, para que possamos ter esperanças em dias melhores.
Sobre não ser essa a primeira praga... Não mesmo. Indico ao amigo, a leitura de outra postagem (bem recente), aqui do DOUG BLOG.
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/04/liberdade-onde-foi-parar-o-nosso-bat.html
Retribuo o teu grande abraço! E cuide-se!!!
Querido amigo Douglas, pois é, o COVID 19 e você falou no 20?? rssss, peloamordedeus! Na verdade, pensamos tanta coisa, escutamos outras... Como surgiu o covid 19? Alguns sabem, outros desconfiam e outros não sabem nada, pois vejo muitas pessoas nas ruas por esse Brasil, e fico sem palavras. Isso é muito sério! Muitos vão às feiras livres, outros vão aos parques se amontoarem, outros pensam em fazer churrasco... que loucura, não me entra na cabeça. Temos o exemplo da Itália, o epicentro da pandemia na Europa, vimos todo o sofrimento, Alemanha, Espanha... Portugal agiu mais corretamente, deu tempo de estudar a situação. E no Brasil, deu mais tempo e será o país mais afetado, o povo não está nem aí!!! Não acredito no que estou vendo. Aqui estamos levando muito a sério, sem diarista, cuidando com tudo. Gostei muito do texto, veio junto uma aulinha grátis de história.
ResponderExcluirNão sei por onde andei, mas dei numa postagem tua excepcional, um número grande de frases, procurei a caixa de comentários e não encontrei. Uma coleção maravilhosa, sou amarrada em citações. Ou frases. Mas não saberia destacar nem 10, todas são de alto nível.
Beijo, um bom domingo!
Cuide-se bastante, a 'coisa' está piorando.
Querida Taís,
ExcluirComo diria “Jack, o Estripador”, vamos por partes... 😂😂😂
Começando pelas frases. Eu sou um grande colecionador de frases (e ditos populares), além de escrever minhas próprias frases também. Tenho minhas páginas só de frases aqui no DOUG BLOG, mas, não abro para comentários. Querendo ler, basta clicar no [box grande contendo uma frase] - que sempre está em destaque no DOUG BLOG, ou embaixo do cabeçalho, lá estão também, basta clicar e entrar nas páginas (assim como tu divide em teu blog: Home- Perfil - Taís-Publicações - Blog Das Artes, etc... ), ok?!
Sobre a “COVID-20”... Sim, é 20 mesmo, essa coisa toda ainda vai longe, infelizmente. E tudo que tu dissestes está correto, só faltou lembrar, que o povo se aglomerou nas portas das agências da “Caixa”, para pegar o “Coronavoucher” (E ainda teremos duas parcelas), ou seja, mais aglomerações futuras. Além disso, o nosso “comandante em chefe”, nunca utiliza uma máscara e quando usa, faz de modo errado e, ainda incita o povo para estar nas ruas, pois, tudo isso é só uma “gripezinha, um resfriadinho”.
Eu morei no “Japão” por alguns anos. Lá, eles se recuperam de terremotos (frequentes por sinal), em poucos dias. Aqui no “Brasil”, uma barragem rompe e nada foi feito ainda, após anos. O “Japão”, aliás, poderia ser um dos países mais afetados pelo “Novo Coronavírus”, devido a proximidade com a “China”, mas, mesmo sem uma quarentena rigorosa, a pandemia foi controlada, tendo evitado também que o sistema de saúde ficasse sobrecarregado, como aqui e em boa parte do Mundo. E olha que o “Japão” tem a população acima de (65 anos), sendo a maior do Mundo (28% do total), superando a “Itália”, que se mostrou especialmente vulnerável, nesta pandemia. E como os japoneses conseguem isso? Simples, são cultos, disciplinados e respeitosos. Lá, a utilização de máscaras, faz parte do vestuário normal da população (devido a poluição), fato que certamente ajudou no combate a propagação do vírus. E em hipótese alguma, veremos uma máscara usada, ser descartada em vias públicas.
Sobre a “aulinha de história” (que geralmente vai de brinde nos meus textos)... “Mea culpa mea maxima culpa!”, eu amo mesmo história, mitologia, “etcétera e tal”.
Retribuo os teus beijos E cuide-se também!!!
Sim, as frases são aquelas que trazem tuas citações, também! Cliquei em alguma coisa e quando vi estava lendo tudo, todas maravilhosas, bem elaboradas, bem pensadas, filosóficas!
ExcluirSobre o povo japonês? Sou fã desse povo por muitos aspectos: educados, cultos, ordeiros, tranquilos e de boa índole. Por isso eles se recuperam logo.
bjus!
Taís,
ExcluirTenho frases minhas publicadas em alguns livros (vou fazer uma postagem sobre isso em breve). Também tenho destacadas algumas de minhas frases, no blog “Pétalas de Sabedoria”, da querida amiga Teresa Dias.
Mais beijos!!! E um bom Dias das Mães!!!
Boa noite, amigo Douglas,
ResponderExcluirSempre pensei nas pragas do Egito diante do Novo coronavirus. E você a transferiu para nossos dias com muita propriedade. Parabéns pelo texto! Ainda que estejamos passando e ainda muito por passar, essa peste não vai ganhar essa guerra!
Cuide-se , amigo!
Paz e bem a todos nós!
Beijinhos
Amiga Vilma,
ExcluirSim, são tempos sombrios... Extremamente taciturnos que vivemos. Mas, somos muitos e somos fortes e assim, venceremos todas limitações e dores dos óbitos, que a “COVID-19” proporciona no “Brasil” e no Mundo.
Retribuo os teus beijinhos e o desejo de paz e bem para todos nós! Cuide-se também!!!
Olá Douglas, sim isto é apenas um princípio das dores. Os ais tendem a se intensificar,até o momento do 'parto'.
ResponderExcluirEstá escrito em algum momento lá em GÊNESIS,que a vara de Arão vira uma serpente e os magos do faraó conseguem fazer igual com seus truques. No entanto,a serpente de Arão engole as demais. Desculpe não citar o versículo fielmente.
O que quero dizer é que desde sempre,tomando ciência do bem e do mal;muitos seres humanos se acham deuses. Faraó era o deus vivo,de acordo com relatos históricos.
Partindo deste princípio,há sim grande possibilidade dessas doenças serem fabricadas (tanto é que recebem nomes codificados: H1N1, Covid-19 são exemplos). E nós,seres humanos despreparados e desatentos servimos de cobaia dos experimentos destes deuses do mundo atual.
Xeru e cuide-se bem
Querida Valdelice,
ExcluirA vida está uma verdadeira bagunça, por conta da “COVID-19”. O pior, é que alguns tolos fazem de conta, dizendo não existir gravidade.
E mesmo que tudo tenha sido criado em um laboratório, nossa corrida diária, é para cuidar da saúde do indivíduo e, não de procurar hoje, justificativas e culpados, isso tenha certeza, será feito após o fim dessa fase pandêmica do Mundo, porque a maioria dos líderes das grandes nações, parecem “bonzinhos” agora, mas, quando a poeira baixar, com certeza elegerão um culpado.
O que me deixa preocupado, é que vejo todos os dias, muitas mortes, gente passando todos os tipos de necessidades básicas, correndo atrás de R$ 600,00 (que se compararmos com a moeda americana, por exemplo, são só 100 dólares).
No momento, estamos de “De mãos e pés atados” e, a tristeza alheia me comove, pois, muitos só querem que alguém lhe dê um sorriso e mesmo que por vezes seja um clichê, poder escutar que tudo irá ficar bem.
Retribuo o teu “XERU” e cuide-se também!!!
Gostei do texto sobre as pragas divinas. As pragas atuais são terríveis e autoritárias, causam muitos danos.
ResponderExcluirDoug do céu, já pensou se aparece uma nova versão 2020 pior ainda dessa doença?!
O trem já está fazendo muito estrago para os "humanos". para os outros, não, com certeza.
Bom domingo, cuide-se (já que o fim parece estar bem longe)!
Abração!
Pois é, minha amiga Dalva,
ExcluirMuita gente ainda irá tombar em covas rasas.
No início da pandemia, eu saia para trabalhar em ruas absolutamente desertas. Hoje, qual, o quê? Pego trânsito nas avenidas e o povo está tranquilão, achando que quarentena são férias. Já o “lockdown”, esse pelo visto, é só para “inglês ver”, pois, tem mais gente nas filas da “Caixa”, do que em casa ultimamente.
Mas, o presidente disse que a crise do “Coronavírus é histeria”. Mas, o sujeito é muito sem noção, pois, se ele for olhar no dicionário, o primeiro verbete para CRISE é: [substantivo feminino] 1. MEDICINA - o momento que define a evolução de uma doença (para melhor ou pior). No caso do “Brasil”, obviamente é para pior! Depois, somos nós jornalistas é que temos de calar a boca.
Fico feliz que tenha gostado de mais esse texto do DOUG BLOG!
Retribuo o abração e cuide-se também, pois, como citei, a “COVID” agora é 20, infelizmente.