O “Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho”, é comemorado nesta data em muitos países do Mundo (porém, não é feriado em todos eles). Mas, aqui no “Brasil”, além de ser um feriado, nos remeter a uma lembrança bem triste, pois, foi no dia (1° de maio de 1994), que morreu “Ayrton Senna da Silva” (21 de março de 1960 — 1° de maio de 1994), acidentado na curva “Tamburello” (que atualmente é uma “chicane”, no “Autódromo Enzo e Dino Ferrari”). Perdemos nesta data, o nosso maior e melhor piloto da Fórmula 1 (que se sagrou três vezes campeão mundial), nos anos de: (1988, 1990 e 1991)... E vice-campeão no controverso campeonato de (1989) e outra vez em (1993).
Sua morte, assim como o funeral e o velório, provocaram uma das maiores comoções na história esportiva do “Brasil”, bem como uma grande repercussão mundial.
Em várias pesquisas realizadas por jornalistas especializados em corridas, por pilotos e ex-pilotos, “Senna” foi considerado o melhor deles na história da “F1” de todos os tempos. Em (2012), foi eleito pela “Rede BBC de Londres”, o melhor piloto de todos os tempos. Em (1999), foi eleito pela revista “Isto É”, o esportista do século XX no “Brasil”. Também é destacado sendo um dos maiores esportistas do Mundo.
No auge de sua carreira, “Ayrton Senna” era considerado o maior ídolo do “Brasil”, superando até mesmo “Pelé” (23 de outubro de 1940)¹. E mesmo depois de passadas duas décadas da sua morte, pesquisas do “Datafolha” mostram que “Ayrton Senna” continua sendo avaliado como o maior ídolo do país, mas, agora, juntamente com o “rei do futebol”.
“Ayrton” começou sua carreira, competindo no Kart em (1973); em (1981), se sagrou campeão da Fórmula Ford 1600 e 2000; em (1983), alcançou o título no “Campeonato Britânico de Fórmula 3”, batendo vários recordes. Seu desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria, no “Grande Prêmio do Brasil” de (1984), pela equipe “Toleman-Hart”. Em sua primeira temporada, “Senna” conseguiu pontuar em 5 corridas, fechando o ano com 13 pontos e a 9ª posição na classificação geral dos pilotos. No ano seguinte (1995), trocou a “Toleman-Hart”, pela “Lotus-Renault” (equipe pela qual venceu 6 “Grand Prix”), ao longo de 3 temporadas. Em (1988), juntou-se ao francês “Alain Prost” (24 de fevereiro de 1955), que seria seu maior rival em sua carreira. Mesmo com muita rivalidade entre os pilotos, “Sennna e Prost” juntos na “McLaren-Honda”, viveram anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 grandes prêmios daquela temporada e “Ayrton Senna”, sagrou-se campeão mundial pela 1ª vez. “Alain Prost” levou o campeonato de (1989) e “Senna” retomou o título em (1990), ambos títulos foram decididos por colisões entre os pilotos, nas duas ocasiões, no “Grande Prêmio do Japão”. Na temporada seguinte, “Senna” faturou seu 3° título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1. A partir de (1992), a equipe “Williams-Renault” dominou amplamente a competição, ainda assim, “Ayrton Senna” conseguiu terminar a temporada (1993), como vice-campeão, vencendo 5 corridas. Após o fim da temporada, negociou sua transferência para “Williams”, em (1994).
“Senna” disputou 229 corridas (sem contar com as vitórias do Kart), conseguindo 90 vitórias; 139 pódios; 97 “pole-positions” e 66 voltas mais rápidas. Na Fórmula 1, foram 161 “GPs”; com 41 vitórias; 80 pódios; 65 “pole-positions” e 19 voltas mais rápidas. Já no “Grande Prêmio do Brasil de F1”, alcançou 6 “pole-positions” e 4 pódios, sendo 2 vitórias, em (1991 e 1993), um 2° lugar em (1986) e por fim, um 3° lugar em (1990). Sua reputação de piloto veloz, ficou marcada pelo recorde de “pole-positions” que deteve, sendo apelidado de o “rei das pole-positions”, que tornou famosa a celebre frase: “ACELERA AYRTON!”.
Sobre o asfalto molhado, ninguém era melhor que “Senna”. Ele conquistava suas vitórias com atenção, grande capacidade e perícia, como demonstrado nas atuações nos “GP's de Mônaco - França” (1984); “Estoril - Portugal” (1985) e “Europa em Donington Park - Reino Unido” (1993). Pois, diferente do “tricampeão de F1, Niki Lauda” (22 de fevereiro de 1949)² (1975, 1977 e 1984), “Ayrton Senna” sempre foi bom em corridas em dias de chuva.
“Ayton Senna do Brasil” (como ficou conhecido popularmente), até o fim de sua carreira, deteve o recorde de maior número de vitórias no prestigiado “Grande Prêmio de Mônaco” (foram 6 ao todo), sendo que em (1992), ganhou o “Troféu Graham Hill”, por ter conquistado a sua 5ª vitória consecutiva em “Monte Carlo”.
Após a morte de “Senna”, sua irmã, “Viviane Senna Lalli” (14 de junho de 1958), fundou o “Instituto Ayrton Senna”, uma “ONG - Organização Não Governamental”, com o intuito de vincular o nome de “Ayrton Senna”, no serviço social. A sede do “Instituto Ayrton Senna”, fica situada no bairro de “Pinheiros - São Paulo” e funciona desde novembro de (1994), completando 25 anos em (2019).
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[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Edson Arantes do Nascimento - Pelé”, faleceu em: (29 de dezembro de 2022), no “Hospital Albert Einstein, em São Paulo - SP”.
² “Andreas Nikolaus Lauda - Niki Lauda” (20 de maio de 2019), faleceu dezenove dias, após publicar esta postagem.
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웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).