㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

terça-feira, 30 de abril de 2019

“Beth Carvalho... Partiu Para Uma Nova Andança!”



A cantora, compositora e “madrinha do samba - Elizabeth Santos Leal de Carvalho - Beth Carvalho” (5 de maio de 1946 - 30 de abril de 2019), partiu para uma nova “Andança”¹, poucos dias antes de completar 73 anos. “Beth” deixa uma filha, “Luana Carvalho” (22 de fevereiro de 1981), qual teve com o ex-jogador de futebol “Édson de Souza Barbosa - Édson Cegonha” (20 de junho de 1943 - 17 de julho de 2015), com quem se casou em (1978).
   
Com mais de 50 anos de carreira e dezenas de discos gravados, “Beth Carvalho” foi com certeza, um dos maiores nomes do samba, sendo considerada descobridora de artistas como: “Jessé Gomes da Silva Filho - Zeca Pagodinho” (4 de fevereiro de 1959); “Arlindo Domingos da Cruz Filho” (14 de setembro de 1958); “Jorge Aragão da Cruz” (1° de março de 1949); “João Eduardo de Salles Nobre - Dudu Nobre” (6 de novembro de 1973); entre outros, daí vem o apelido de: “madrinha do samba”. 
   
Ainda na infância, a pequena “Elizabeth”, teve o contato com a música, sendo incentivado pela família. Aos 8 anos, surgiu o gosto pela dança e pela música, com o primeiro violão, que ganhou dos avós. Após a prisão do pai (o advogado piauiense), “João Francisco Leal de Carvalho” (5 de maio de 1911 - 16 de fevereiro de 1987), no período da ditadura militar (1964), “Beth” passou a ministrar aulas de música. Em (1965), gravou o seu primeiro compacto simples, com a canção: “Por Quem Morreu de Amor”, de: “Roberto Menescal” (25 de outubro de 1937) e “Ronaldo Bôscoli” (28 de outubro de 1928 - 18 de novembro de 1994). Já o seu grande sucesso, “Andança”, fez a cantora participar de quase todos os festivais de música da época. Em (1968), conquistou a terceira posição no “FIC - Festival Internacional da Canção”, justamente com esta composição.
    
A partir de (1973), passou a lançar um disco por ano e emplacou vários sucessos como: “1.800 Colinas”; “Saco de Feijão”; “Olho por Olho”; “Coisinha do Pai”; “Firme e Forte” e “Vou Festejar”. Gravou “As Rosas não Falam”, de “Agenor de Oliveira - Cartola” (11 de outubro de 1908 - 30 de novembro de 1980) e de “Nelson Antônio da Silva - Nelson Cavaquinho” (29 de outubro de 1911 - 18 de fevereiro de 1986), gravou “Folhas Secas”, dois grandes sucessos do passado, que emplacaram em sua melodiosa voz. 
   
Mas, de uns tempos para cá, as “folhas secas” de “Beth Carvalho”, saíram da música para sua vida, com a cantora convivendo com um problema crônico na coluna, qual a afligia havia algum tempo, problema este, que fez “Beth” cancelar sua apresentação no “Show de Réveillon” em (2009), na “Praia de Copacabana - RJ”. “Beth Carvalho” se viu obrigada a se submeter a uma cirurgia na coluna, no ano seguinte (2010).
   
Em (2013) a “Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé”, homenageou “Beth Carvalho”, no Carnaval paulista, mas, ela não participou do desfile (já por motivos de saúde). Em (2018), com a mobilidade cada vez mais reduzida pelos efeitos do problema na coluna, “Beth Carvalho” fez um espetáculo histórico ao lado do grupo “Fundo de Quintal”, no show intitulado de: “Beth Carvalho Encontra Fundo de Quintal – 40 anos de Pé no Chão”. E assim, com toda a sua fé, com sua força na voz e sua garra, “Beth” mesmo estando deitada  em uma cama, cantou os seus maiores sucessos (ironicamente), “sem os pés no chão”. 
   
Depois deste show, o quadro de saúde de “Beth Carvalho” piorou muito e, a cantora acabou sendo internada no “Hospital Pró-Cardíaco - Botafogo - Zona Sul do Rio de Janeiro”, desde o início de (2019).
   
“Beth Carvalho” era apaixonada pela “Estação Primeira de Mangueira”, sua escola de samba e quis o destino que ela assistisse este ano (pela última vez), um campeonato da “verde e rosa”, que colocou na avenida o enredo: “História Para Ninar Gente Grande”. Nutria amor também pelo “Bloco Cacique de Ramos” e outro grande amor (este em “preto e branco”), pelo “Glorioso Botafogo de F.R.”, (seu clube de coração) e onde o seu corpo será velado, no “Salão Nobre do clube, na Sede de General Severiano - Rio de Janeiro”, amanhã (no feriado de 1° de maio). 
   
O “Botafogo” foi um amor tão intenso na vida de “Beth Carvalho”, que ela chegou a compor músicas que se transformaram em hinos, sempre entoados pela torcida alvinegra nas arquibancadas dos Estádios/Arenas.
   
A cantora fez inúmeras apresentações em cidades ao redor do Mundo, subiu ao palco do “Carnegie Hall - Nova York - EUA” e, teve sua voz difundida no espaço sideral em (1997), com a música “Coisinha do Pai”, de “Almir de Souza Serra - Almir Guineto” (12 de julho de 1946 - 5 de maio de 2017), que foi programada pela engenheira brasileira (que atua na “NASA”), “Jacqueline Lyra” (2 de dezembro de 1962), para ser o “despertador do Robô Sojouner, no solo de Marte”.
   
Em junho de (2002), a cantora recebeu das mãos de “Euzébia Silva do Nascimento - Dona Zica”, viúva de “Cartola” (6 de fevereiro de 1913 - 22 de janeiro de 2003), o “Troféu Eletrobrás da Música Popular Brasileira”, no “Teatro Rival - Rio de Janeiro”. Seu 26º disco, “Pagode de Mesa 2” (2000), concorreu ao “Grammy Latino”, na categoria melhor disco de samba. Em (2004), ela gravou seu primeiro “CD/DVD - Beth Carvalho, a Madrinha do Samba”, que lhe rendeu um “Disco de ouro e DVD de Platina”. O “disco” também foi indicado ao “Grammy Latino” de (2005), na categoria “Melhor Álbum de Samba”. Em (2009), “Beth Carvalho” foi homenageada na edição do “Grammy Latino”, em “Las Vegas - EUA”. Na ocasião, a cantora foi a primeira sambista a receber um dos reconhecimentos mais importantes do “Grammy, o prêmio Lifetime Achievement Awards”.
°°°
¹ Andança é o título do primeiro LP” de “Beth Carvalho”, lançado em (1969).




“Beth Carvalho - Botafogo Campeão - 
Esse é o Botafogo Que Eu Gosto” (1989)

♫Êh dá-lhe Fogo, 
Êh dá-lhe Fogo, 
Olê, olê, olê
Êh dá-lhe Fogo, 
Êh dá-lhe Fogo, 
Olê, olê, olê...

Alô nação alvinegra, valeu!

Esse é o Botafogo que eu gosto
Esse é o Botafogo que eu conheço
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço
Mas é esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço.

É tão bonito ver
Minha gente sorrindo de emoção
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Botafogo Campeão
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Glorioso Campeão.

É esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço
Mas é esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(Que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço 
(Que eu conheço)
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço.

É tão bonito ver
Minha gente sorrindo de emoção
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Botafogo Campeão
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Glorioso Campeão.

É esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(Que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço
(Que eu conheço)
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço
Mas é esse
Esse é o Botafogo que eu gosto 
(Que eu gosto, que eu gosto)
Esse é o Botafogo que eu conheço 
(Que eu conheço)
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço.♫

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).