Quando falamos em “mão inglesa”, não estamos falando do dia em que foi pedida a mão da “Rainha do Reino Unido - Elizabeth II” (21 de abril de 1926)¹, em casamento, quando ela ainda era uma jovem princesa.
A “mão inglesa”, é aquela dos automóveis com o volante no lado direito do veículo, totalmente diferente do que observamos por aqui no “Brasil” e em boa parte do Mundo.
Assim sendo, quando viajamos para o “Reino Unido”, por exemplo, temos automóveis sendo guiados pelo lado direito. A “mão inglesa” significa uma experiência muito diferente para motoristas/turistas, que estão acostumados a guiar o carro pelo lado oposto, pois, acham estranho veículos circulando alinhados ao lado esquerdo da via.
Mas, a “mão inglesa” não é algo tão incomum, cerca de 55 países no Mundo adotam este modo de direção. Além dos britânicos, nações como “Índia, Austrália, África do Sul, Tailândia, Guiana e Zimbábue”, por exemplo, também dirigem na mão esquerda (com o volante à direita no veículo). Todos estes países citados, foram colônias inglesas, o que explica tal herança na “mão do trânsito”. Mas, países não colonizados pelo “Reino Unido”, como “Moçambique e Japão”, também seguem este padrão.
Existe uma convenção internacional de trânsito, denominada (“Left-hand and right-hand traffic”), que estipula o sentido de circulação pelo qual os veículos devem ser conduzidos nas ruas e rodovias de cada país, que diz respeito também aos pedestres, quais devem saber o sentido de circulação dos automóveis, para poder atravessar as ruas com segurança, pois, assim como condutores de veículos motorizados e ciclistas, os pedestres também tem direitos e deveres no trânsito.
O mais correto (para uma melhor visibilidade e equilíbrio dos motoristas no trânsito urbano e nas estradas), seria que o volante fosse no meio do veículo, mas, isso faria a parte da frente do automóvel praticamente perder o assento do carona e isso, as montadoras de automóveis jamais farão, porque, a tendência hoje, são veículos que sejam fabricados para conduzir o maior número de pessoas e não menos.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ A “Rainha Elizabeth II” faleceu em (8 de setembro de 2022), no “Castelo de Balmoral, na Escócia - Reino Unido”, três anos e quatro meses após esta publicação.
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).