㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sexta-feira, 13 de maio de 2022

“Vincent van Gogh — Fatos & Fotos”



O reconhecimento dos nossos talentos é algo que por vezes nem acontece em vida. Eu sendo amante das artes de um modo geral, principalmente das músicas clássicas, que na tríade dos maiores compositores eruditos do Mundo, escalo os meus prediletos: o austríaco “Mozart” e os alemães “Beethoven e Bach”¹, sendo este último, pouco reconhecido durante a sua vida. Mesma sina de “Vincent Willem van Gogh” (30 de março de 1853 - 29 de julho de 1890), que no meu ponto de vista, foi o maior pintor de todos os tempos. 

Assim sendo, como no ®DOUG BLOG eu nunca fico em “cima do muro e nem do telhado”, trago nesta postagem este gênio da cultura artística mundial, só que os seus instrumentos não emitiam sons, mas, belíssimas imagens, de “fazer girar o Sol” e nossas emoções.

🌻🌻🌻

Dizer que “Vincent van Gogh”, foi um gênio, é “chover no molhado”. Durante os curtos 37 anos de vida, “Van Gogh” executou estilos variados: “Pós-impressionismo, Pontilhismo e Neoimpressionismo”. Porém, o artista em vida, nem considerado moderado era, tendo sido caracterizado por muitas pessoas, sendo um homem atormentado, intempestivo e com diversos distúrbios comportamentais.

“Van Gogh” morreu pobre, mesmo tendo pintado quadros de configurações e proporções harmônicas incomparáveis. Entre os anos de (1886 e 1889), pintou uma série de sete quadros de girassóis, pois, esta flor para “Van Gogh”, era o verdadeiro símbolo da vida, da felicidade e gratidão à natureza. O mais famoso de seus quadros é: “Os Doze Girassóis Numa Jarra” (agosto de 1888). Porém, nenhum destes sete quadros de girassóis foram vendidos.

Aliás, em toda sua carreira, “Vincent van Gogh” vendeu apenas um quadro: “A Vinha Encarnada”, tendo criado ao todo cerca de 2.500 peças de arte, incluindo 900 pinturas e 1.600 esboços e desenhos. Tudo isso foi feito em um período de 10 anos, de (1880 a 1890). Porém, seus quadros que não foram valorizados em vida, hoje em dia, são avaliados em milhões de dólares.

“Van Gogh” foi um homem atormentado e incompreendido e nunca se soube ao certo, se o pintor sofria de transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão ou até mesmo uma mescla destas doenças. O diagnóstico mais relatado em seu histórico médico, foi maníaco-depressivo. O pintor sofria também (desde muito jovem), de incontinência urinária, tendo feito “xixi” na cama até o final da sua vida.

Por sempre escutar vozes, “Van Gogh” utilizava dentro de seu cachimbo, a flor da “Dedaleira”², juntamente ao tabaco. “Vincent” costumava usar essa “mistura”, na tentativa de amenizar as crises que assombravam seu corpo e mente, pois, lhe eram atribuídas propriedades sedativas (que cientificamente não são comprovadas).

Assim sendo, um  dia, “Van Gogh” escutou uma voz dentro de sua mente muito perturbada e debilitada pelas doenças psíquicas, dizendo: “Você não é um pintor? Então pinte sem parar, de todos os modos possíveis”. Mas, aquela voz nunca foi silenciada, mesmo o pintor criando diariamente diversas obras.

Em uma de suas piores crises, estando transtornado com o fim de uma relação amorosa com uma cortesã de nome “Rachel”, “Van Gogh” corta um pedaço de sua própria orelha direita, a embrulha em um lenço branco e vai até o bordel da “Rua de Bour d'Arles - França”, chegando lá, ele entrega a meretriz o embrulho ensanguentado, contendo parte de sua aurícula, dizendo ser uma forma de amor incondicional.

Em seguida, foi se lavar do sangue, na “Lagoa Sainte-Anne”, retornando à sua casa e indo dormir, como se nada tivesse acontecido. No dia seguinte, o artista é internado outra vez, por seu irmão “Theodorus van Gogh - Theo” (1° de maio de 1857 - 25 de janeiro de 1891), que sempre lhe deu apoio emocional e financeiro. Dessa vez, ficou internado por duas semanas. Os distúrbios mentais, que eram congênitos na “família van gogh”, se manifestam ferozmente, em (outubro de 1890), com “Theo” também sendo internado em um asilo em “Auteuil - Yvelines, uma comunidade francesa, situada na região de Île-de-France”, onde foi diagnosticado sendo vítima de um quadro de excitabilidade maníaca aguda, com megalomania e paralisia geral progressiva.

Quando teve alta, “Vincent van Gogh” pinta o autorretrato com a orelha cortada. Mas, as internações eram uma constante na vida do artista. Em uma destas internações, “Van Gogh” pintou um  de seus quadros mais famosos na atualidade, o retrato do médico “Félix Rey” (1867 - 1932), que na época (janeiro de 1889), foi um presente de gratidão ao psicoterapeuta que o atendeu após sua primeira crise mental, no “Hospital Psiquiátrico in Arles”, cuidando inclusive de “Van Gogh”, na passagens onde ele cortou parte de sua orelha direita. O quadro é de tinta óleo, pintado numa lona. No entanto, o “Dr. Rey” não gostou da pintura, levando a obra para sua casa de campo, para servir de porta de galinheiro, no lugar de uma velha cancela aramada, que protegia as aves do ataque de predadores. 

“Van Gogh”, além dos problemas mentais explícitos, também era implicante e neurastênico, tendo rompido por este motivo, com sua grande amizade, com o também pintor “Eugène-Henri-Paul Gauguin” (7 de junho de 1848 - 8 de maio de 1903). A amizade iniciada no ano de (1888), quando trabalhavam juntos, durou pouco tempo, porque, as discordâncias artísticas surgiram muito cedo, pois, enquanto “Vincent” preferia pintar em lugares abertos, tendo contato direto com a natureza, valorizando o acabamento que dava as suas pinturas, “Paul Gauguin” preferia o atelier e os ambientes fechados e, detestava a qualidade das tintas e vernizes do agora “amigo dos infernos” (como “Gauguin” denominou “Van Gogh”), no encerramento da amistosidade entre ambos.

“Van Gogh” morou por dois anos na famosa casa amarela, homônima de uma de suas famosas telas de (1888) - “A Casa Amarela”, localizada na “Place Lamartine, em Arles - França”, cuja cor da fachada (lembrando a tonalidade dos girassóis), foi escolhida pelo próprio pintor. Mas, foi no vilarejo francês “Auvers-sur-Oise”, onde “Vincent” passou seus últimos dias de vida, quando tentou um suicídio, ao disparar um tiro  de revólver contra o seu próprio peito, no dia (27 de julho de 1890), porém, antes de falecer, padeceu por dois dias, dos graves ferimentos causados pelo projétil que entrou enviesado, não atingindo o coração, como pretendia o pintor.
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Wolfgang Amadeus Mozart” (27 de janeiro de 1756 - 5 de dezembro de 1791); “Ludwig Van Beethoven” (16 de dezembro de 1770 - 26 de março de 1827) e “Johann Sebastian Bach” (31 de março de 1685 - 28 de julho de 1750).

² A “Digitalis purpurea L.”, é chamada de “Dedaleira”, devido ao formato de suas flores lembrarem dedais de costura. Esta erva lenhosa da família “Scrophulariaceae”, pode ser usada para fins medicinais, por conter “Digoxina”, um importante medicamento prescrito em alguns casos de arritmia ou insuficiência cardíaca.




“1º Andamento (Molto Allegro)  Sinfonia nº 40
 em Sol Menor  Mozart” (25 de julho de 1788)

44 comentários:

  1. Boa noite, Jornalista Douglas, admirável postagem!
    Um conhecimento rico em tua postagem, para nós leitores que apreciamos a Arte, seus memoráveis e simplesmente humanos Gênios, na estrada evolutiva da humanidade.
    Sem os Gênios a evolução humana seria um quadro ainda estacionado na Idade da Pedra com direito apenas as cavernas.
    Adorei a postagem e desculpe acabei ficando empolgada na resposta.
    Aprecio as Artes em geral e deixo aqui as minhas reverências ao Mestre Vincent van Gogh.
    um bom final de semana
    bjs de violetas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Marli,
      A satisfação do jornalista, do cronista, do escritor, é poder nutrir os seus leitores com o teor da sua escrita e, fico feliz que a amiga tenha apreciado mais esta publicação aqui do ®DOUG BLOG.
      Sem arte eu não saberia viver. Assim sendo, tento sempre fazer minha parte, da mesma maneira que encontro em teu “blog”, tua forma de arte, através das poesias.
      Retribuo o desejo de bom final de semana e os beijos de violetas, onde pousam minhas borboletas!!! ਏϊਓ ਏϊਓ ਏϊਓ

      Excluir
  2. Felicidades por este aporte, las viñetas son geniales pero el texto repasando la biografía del autor muy completo. Vendió poco y pintó mucho, de los girasoles varios, 7 u 8, menos mal que su hermano pudo estar a su lado. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Me alegra que te haya gustado esta publicación del ®DOUG BLOG, que en esta ocasión trajo esta breve biografía con artes que retrata la vida del pintor.
      Soy admirador de las obras de “Vincent van Gogh” y para mi fue un placer hacer este post.
      Un abrazo y buen fin de semana.

      Excluir
  3. Meu jovem e sapiente Douglas, o seu blogue é arte pura. Arte como você tão bem é conhecedor, está relacionada aos povos antigos, sendo uma palavra que se origina do vocábulo latino: 'ars'. Arte é mais que uma palavra, é uma manifestação comunicativa humana, que se faz necessária para a perpetuação dos povos. Pode-se dizer que entre todas as artes existentes, há um paradoxo na cultura oriental diante das artes dos demais continentes. A arte é faminta, se alimentando de modo voraz das músicas, das danças, dos livros, dos cinemas e teatros, e em cada cidade que possua um museu, com pinturas, esculturas entre outras manifestações artísticas possíveis e imagináveis, lá estará a arte engolindo tudo com voracidade. Arte é sempre motivo de orgulho, é uma forma do ser humano expressar suas emoções, de relatar suas narrativas históricas, de difundir sua cultura através dos valores estéticos. Os Amigos Vincent Van Gogh e Paul Gauguin foram realmente gênios não reconhecidos e muito menos compreendidos em seu tempo. Sua publicação mais uma vez está muito rica, trazendo blocos de textos nas artes emolduradas em fotos de Polaroid, tudo caprichosamente relacionado, dando um gosto danado de ler e reler. Um fraterno abraço meu bom amigo, que é genial na arte da escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy Barbosa,
      Quem tem nome e inteligência de gênio é o senhor... Eu sigo o meu caminho estudando sempre mais e mais, pois, sou viciado no saber, no aprender novos idiomas, no entender a origem das palavras e dos grupo étnicos.
      “Van Gogh” morreu pobre, mas, enriqueceu o Mundo de arte, sem que tenha sido preciso estipular um valor monetário de compra e venda de suas magnificas obras.
      Fico sempre grato pelo carinho das tuas palavras, sobre o meu trabalho aqui no ®DOUG BLOG, onde o amigo com “olhos de lince”, percebe cada detalhe, como é o caso das molduras fotográficas das fotos de “Polaroid”, onde apresento as ilustrações.
      Retribuo o abraço fraterno e cuide-se bem!!!

      Excluir
  4. Bellissimo post con immagini personalizzate.Buon weekend

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amica Olga,
      Sono felice che ti siano piaciuti i testi e le relative arti.
      Il ®DOUG BLOG è la casa dell'arte, della cultura e del sorriso.
      Baci e buon fine settimana anche tu!

      Excluir
  5. Regra geral, os grandes talentos, só são reconhecidos após a sua morte. Luís de Camões, esse enorme escritor português que escreveu " Os Lusíadas" morreu na miséria.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Valério,
      Estes são os disparates e desproporções do viver.
      Saindo das artes e indo ao popular, porque, sei que o amigo é apreciador de futebol... Veja como até no simples ato de chutar uma bola existem diferenças imensas, pois, quantos craques do passado morreram na miséria e hoje, qualquer perna de pau recebe milhões para jogar o bom e velho “esporte bretão”.
      Retribuo o desejo de feliz fim de semana!!!

      Excluir
  6. Importante pintor e adorei os teus cards!
    Perfeito,interessante post! Gostei muito!
    abração, tudo de bom,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Chiquitita,
      Fico feliz de interagir contigo, pois, sou apreciador de arte de um modo geral e também de etimologia, qual pratico sempre lá no “Sementes” com muito prazer.
      Retribuo o abração e o desejo de lindo fim de semana!!!

      Excluir
  7. Thanks for the entertaining post! Poor Van Gogh. A true artist indeed.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Ellie (F. LaCosse), for appreciating my writing and art here on the ®DOUG BLOG.
      Kisses!!!

      Excluir
  8. Olá caro Douglas.
    Gostei de ler sua crônica, e aprender mais um pouco. Escreveria que um leigo jamais saberia que existia a loucura no meio de tantas maravilhas.
    Aqui em São Paulo temos uma exposição “”Beyond Van Gogh: uma experiência imersiva” no Morumbi Shopping até 3 de julho.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha valiosa amiga Lúcia,
      Esta exposição de “Vincent van Gogh”, já passou aqui pela “Cidade Maravilhosa” e, vale a pena conferir.
      E (a pena), não é de nenhuma galinha do quadro que “Van Gogh” presenteou ao médico e, virou porta de galinheiro, mas, é (sem crase), pois, vejo muita gente utilizando este metaplasmo da gramática grega, como se fosse um mero acento grave, porém, GRAVE é quem acentua errado.
      Saindo do acento, pois, até PLATEIA perdeu o acento (deixando o público de pé na ortografia) - 😄😄😄 - toda possibilidade de sairmos de casa nesta retomada de convívio social, deve sempre nos encaminhar para onde decorrer arte.
      Brincadeira à parte, eu fico realmente feliz que tu sempre gostes das minhas publicações aqui no ®DOUG BLOG.
      Retribuo o desejo de ótimo fim de semana e os beijos!!!

      Excluir
  9. Curioso que muriese en la indigencia cuando con un pequeños porcentajes de lo que hoy valen sus pinturas hubiera vivido de forma desahogada.
    Creo que ningún gallinero tubo una puerta con un posible gran precio como la del de doctor.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas son las cosas incomprensibles de la vida mi amigo Tomás,
      Y esto es más común de lo que pensamos, basta ver el fútbol, ​​por ejemplo, donde tantas estrellas del pasado pasaron hambre y hoy, cualquier pata de palo gana millones para patear una pelota.
      Un abrazo y buen fin de semana.

      Excluir
  10. Douglas, gosto de estar aqui lendo seus posts que é um rico aprendizado, sou leitora e gosto de aprender cada dia um pouco mais.
    Obrigada pela partilha.
    Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatyma,
      Fico feliz que a amiga aprecie as publicações do ®DOUG BLOG, pois, sempre capricho principalmente nas artes, em respeito aos meus amigos, leitores e seguidores que se acostumaram com este estilo de post, com imagens interagindo com o texto. Dá um bocado de trabalho, mas, no final, o resultado é gratificante.
      Retribuo o abraço e o desejo de bom final de semana!!!

      Excluir
  11. Amigo Douglas,
    Gostei muito do seu texto e de suas artes.
    Com a loucura que anda o mundo, ouvir músicas Instrumentais é remédio que acalma um pouco a alma. Eu sempre ouço música de piano em um canal no YouTube quando retorno do trabalho e quando tento escrever algo para o meu blog.
    Passei a gostar de Van Gogh e seus girassóis através de um pequeno livro que minha filha ganhou de presente da tia. Me fez voltar no tempo agora... Quando eu lia e mostrava suas gravuras para minha pequena que ficava ansiosa mesmo sendo a décima vez que estava sendo folheado.
    Van Gogh teve uma história de vida triste em meio as suas belas telas de vida.
    Isso que é a verdadeira arte e cultura, diferente de muitos que são chamados de artistas que apenas produzem entretenimento sem valor.
    Que a semana venha abençoada!
    Bom domingo. Beijos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Mariazinha,
      Fez bem em ter contato desde cedo, com as artes de "Vincent van Gogh", juntamente com tua linda filha. E tu fazes bem também, em escutar música clássica, para avivar tua criatividade de escrita, pois, faço o mesmo, pois, música clássica é outra de minhas grandes paixões e, esta pandemia (quando estava em seu ápice), me reaproximou das teclas brancas e negras do piano, que era magnificamente dedilhado todos os dias, por minha saudosa esposa. Eu sou somente um pianista entusiasta.
      Sendo um "edaz" admirador das obras de "Van Gogh", que para mim possui traços incomparáveis, fico feliz que tenha gostado do texto e das artes publicadas no ®DOUG BLOG, nesta homenagem ao grande pintor, com esta breve biografia demonstrada em "Fatos & Fotos", que desenredam a vida de "Van Gogh".
      Retribuo o desejo de semana abençoada e os beijos!!!

      Excluir
  12. Olá Douglas
    A sua postagem oferece uma leitura prazerosa e um rico aprendizado. E na vida é sempre bom poder agregar novos saberes e valores ao nosso ego. Grata pela partilha
    Um abraço e um feliz domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Janita,
      Bom ter a amiga aqui no ®DOUG BLOG.
      Escrever sobre os grandes ícones da humanidade, é algo muito prazeroso, pois, cada um deles, possuem histórias de vida muito ricas (e muitas vezes sofridas também).
      "Vincent van Gogh" estará sempre no alcantil dos nomes em destaque dos grandes gênios artísticos de todos os tempos.
      Retribuo o carinho das palavras, o abraço e que tua semana seja de dias suaves!!!

      Excluir
  13. Querido amigo Douglas, que trabalho minucioso por aqui sobre arte, quase transcrevo o comentário rico do professor Senhor Ruy Barbosa, ele disse tudo sobre arte e o quanto ela alimenta nossa alma!
    Amei ler tudo sobre a vida de Vincent van Gogh, ele sentiu tudo o que a arte lhe deu, as alegrias e dores, sensitividade tem disso, se expressa nessa riqueza toda que nem sempre o artista usufrui em vida, os valores quase sempre são reconhecidos posteriormente!
    Abraços apertados e parabéns pelo trabalho lindo e esmerado por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      O carinho dos amigos são como centelhas acesas para que o ®DOUG BLOG brilhe intermitente, deixando tudo sempre no capricho, pois, sou um homem perfeccionista por natureza.
      O professor Ruy é sempre muito generoso comigo, um leitor assíduo de meu “blog” (mesmo não sendo blogueiro). Tu minha “mãe mitológica”, és também muito generosa comigo e, sempre me cerco de pessoas assim no dia a dia (seja na vida ou no virtual) e a amiga que visita muitos “blogs” e, sendo boa observadora, sabe bem que não visito muitos “blogueiros ostentação”, pessoas que gostam de quantidade de seguidores e comentários, porém, que se perdem na soberba fictícia dos “likes”, pois, eu sei exatamente quem lê meus textos, exatamente nas respostas dos comentários, que como sempre digo, são de certa forma, a extensão do texto escrito.
      Fico realmente feliz de ter tua amável presença aqui no ®DOUG BLOG, pois, gosto muito de interagir contigo.
      Retribuo o carinho das palavras e os abraços apertados!!!

      Excluir
    2. 😍😘isso mesmo, interagir com amigos é tudo de bom, eu também curto muito, obrigada pelo carinho!

      Excluir
    3. 😍😘isso mesmo, interagir com amigos é tudo de bom, eu também curto muito, obrigada pelo carinho!

      Excluir
    4. Querida Ivone,
      Repeti a palavra EXATAMENTE em minha resposta de comentário, pois, tento fazer tudo com exatidão, porque, não gosto de nada “morno”, nem mais, nem menos.
      E vamos que vamos, agindo e interagindo sempre com amizade sincera.
      Boa semana e cuide-se!!!

      Excluir
  14. Um dos que provam que os grandes génios nunca são reconhecidos em vida.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      Da riqueza artística à falência monetária, triste inversão de valores, onde os grandes gênios morreram pobres no passado, enquanto hoje, qualquer “pseudocelebridade enche as burras”.
      Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  15. Obrigada Amigo por ter partilhado os seus conhecimentos sobre Van Gogh. Os grandes artistas não são reconhecidos em vida. Muitos deles são depois considerados génios como aconteceu com Van Gogh. Que não reconhece as suas pinturas só de olhar para elas?
    Um post cheio de interesse.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      Acredito que devido ao preconceito, por "Vincent van Gogh" sofrer problemas psicológicos, o seu devido valor não foi reconhecido entre os seus contemporâneos.
      Assim, cabe a nós amantes das artes, “escrever certo por linhas tortas”, dando o devido valor aos que possuem genialidade.
      Aqui no ®DOUG BLOG sempre faço publicações aliando cultura ao bom humor.
      Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!

      Excluir
  16. Boa tarde, amigo Douglas,
    Muito obrigado, pela visita ao meu cantinho, que muito apreciei.
    Não sou especialista em arte, mas sei apreciar a pintura, e neste caso em particular de Van Gogh.
    Excelente partilha aqui nos presenteia.
    Parabéns!
    Votos de uma excelente semana.
    Abraço!

    Mário Margaride

    http:/poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gilberto,
      De arte o amigo entende bem, ao escrever poesias. E a palavra poesia por si só, já representa arte, pois, o seu significado é: “criação”.
      Eu estou na mesma linha do colega Mestre (eu em filosofia), ele em neurociência, na “Universidade do Sul da Califórnia”, o lisboeta, “António Rosa Damásio”, uma pessoa que estimo por sua amizade e sabedoria e, que também escreve poemas de “gaveta” (que não estão à vista do público ou tenham sido publicados).
      Minha paixão está na boa literatura, na beleza das pinturas e esculturas e principalmente, no meu reencontro com o piano.
      Retribuo os votos de excelente semana e o abraço!!!

      Excluir
  17. Fantástica e interesante entrada. Me ha encantado saber tantas cosas de este extraordinario pintor que solo ha sido reconocido después de su muerte. Una vida triste sin duda.
    Un placer ha sido leerte.
    Un abrazo y muchas gracias por tu comentario tan hermoso en mi blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elda,
      Bienvenido al ®DOUG BLOG.
      Me alegra que te haya gustado este post sobre "Vincent van Gogh".
      Es un placer interactuar contigo. Vuelve cuando quieras.
      Si quieres seguir el blog, siéntete libre, ®DOUG BLOG es el hogar de todos mis amigos, lectores y seguidores.
      Un beso.

      Excluir
  18. Magnifico artigo. Desconhecia a vida deste extraordinário pintor, uma alma perturbada e frágil, um pintor incrível que infelizmente, como tantos outros artistas, só são apreciados após a sua morte.
    Obrigado pela partilha
    Bom fim de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Maria,
      O reconhecimento artístico nem sempre acontece e, quando acontece, muitas vezes o artista nem é homenageado em vida, como aconteceu com "Vincent van Gogh", um artista provido de genialidade incomparável.
      É sempre um prazer interagir contigo.
      Retribuo o desejo de bom fim de semana e os beijos!!!

      Excluir
  19. Respostas
    1. Christine,
      Thank you for being on ®DOUG BLOG and come back whenever you want.
      A tender kiss!

      Excluir
    2. Ciao Duglas Melo ti ringrazio per avermi fatto conoscere il tuo blog. Ho letto con interesse il tuo post su Van Gogh e immagino tu sia arrivato al mio blog proprio per il mio fotomontaggio fatto con alcune sue opere. Ora sfoglierò con calma il tuo blog per conosceri meglio-
      Buona giornata un abbraccio
      enrico

      Excluir
    3. Benvenuto nel ®DOUG BLOG Enrico!
      A proposito di “Vincent van Gogh”, sono uno studioso della biografia della sua vita e un appassionato delle sue opere d'arte.
      Un abbraccio!!!

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

⚕ ® DOUG BLOG CUIDANDO DA SUA SAÚDE — ♀Outubro Rosa e Novembro Azul♂

⚕ ® DOUG BLOG CUIDANDO DA SUA SAÚDE — ♀Outubro Rosa e Novembro Azul♂

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — NOVEMBRO/2024

“As Idades dos Homens e das Mulheres”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).

Douglas Melo é um premiado jornalista - profissional diplomado em Comunicação Social, poliglota, Mestre/PhD - Philosophiæ Doctor, escritor, cronista e aforista brasileiro. É o idealizador do blog: ®DOUG BLOG + FRASES ®DOUG BLOG, onde é conhecido como: Doug.