👆 Toque no Álbum de Figurinhas e Acesse — Frases ®DOUG BLOG — Para Quem Quer Mais Que Simples Palavras! [웃]

sábado, 28 de maio de 2022

“Ditados Populares — Parte 9”

    Nada de fazer “dieta cultural”... O ®DOUG BLOG está chegando dessa vez trazendo uma “fornada” de ditados populares, quentinhos como os saborosos pães franceses, besuntados com bastante manteiga.

161- Quem não gosta de um bom pãozinho francês quentinho, seja no café da manhã ou no lanche da tarde? Os franceses com certeza não gostam, pois, o pão francês como conhecemos aqui no “Brasil”, por exemplo, não existe na “França”, lá, “pão francês” é a “baguette”, um tipo de pão longo (conhecido aqui como “bisnaga ou bengala”). Mas e a expressão: “Rente que nem pão quente”, quem conhece? Muita gente conhece e repete, não é mesmo? Mas, qual é o significado deste ditado popular? Ele significa estar ativo, sempre presente na hora certa, no momento oportuno, sendo assíduo, pontual. É aquela pessoa decidida, que diz e consegue cumprir sempre aquilo que promete.

162- Saindo do pão e e pisando nos ovos... “Pisar em ovos”, é uma expressão para indicar que devemos ser cautelosos em algumas situações, para que nada dê errado. É agir de maneira mais branda para não magoar ou irritar os outros.

163- “Um dólar furado”, nada tem a ver com o filme ítalo-francês de (1965): “Un dollaro bucato” - gênero “Western”, popularmente conhecidos em “Hollywood” como: “filmes de Cowboy”. Na realidade, o termo “Um dólar furado”, é o mesmo que ser um indivíduo sem importância, que não tem peso social, sendo desprovido de qualquer poder econômico, podendo ser denominado vulgarmente também de: “João-Ninguém”. 

164- “A galinha do vizinho é sempre mais gorda”. Esta expressão popular nos transmite primeiro uma ideia de inveja, mas também, que a maioria das pessoas nunca estão satisfeitos com as suas próprias coisas e/ou conquistas, creditando as coisas/conquistas dos outros, sempre um tom de superioridade diante das suas.

165- Creio que todas as meninas do Mundo, um dia já escutaram esta frase: “Antes de casar sara!” - diante de um pequeno corte, tombo, machucado, etc..., acontecidos na fase infantil. Mas, esta frase tem origem médica e, se deve ao fato de ginecologistas terem descoberto uma substância que se chama “Prostaglandina”, liberada no útero das adolescentes em maior quantidade do que no útero das mulheres adultas. Isso ocorre em úteros muito pequenos e que não tem força suficiente para expulsar a “Prostaglandina” de uma só vez. Assim sendo, no ato da consulta ginecológica da menina, é dito pelos médicos: “Antes de casar sara!” - um fato verídico, pois, a jovem sendo devidamente tratada, deixa de sentir fortes cólicas, levando uma vida normal e fértil.

166- “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém” - ou “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Esta é um dos ditados mais sábios do inconsciente coletivo popular. É empregado no dia a dia, nos dizendo que, quando você faz as coisas com excelência, com capricho, não terá que gastar tempo e dinheiro para corrigir o que deveria ter feito corretamente com tranquilidade.  

167- A “Polidactilia”, é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras nas mãos ou nos pés, podendo ser causada por modificações genéticas hereditárias. Mas, a expressão: “Cheia de dedos”, nada tem a ver com hereditariedade e sim, indica que uma pessoa é extremamente cautelosa para falar ou fazer algo, sendo alguém que pensa dez vezes antes de falar ou tomar alguma atitude. Porém, pessoas assim, são tidas como indecisas e por vezes, até mesmo pedantes.

168- “Chumbo trocado não dói”. É uma expressão muito usado nas brigas de amigos, namorados, parentes, políticos, etc... São altercações, um ato entendido como forma de agressão com o outro, no mesmo calão verbal. Em suma, é uma troca de ofensas onde existe o revide, quando fica evidenciado a vontade de dar o troco à mesma altura.

* Texto da Tirinha:

- Quem é amor?

- Minha mulher, diz que vai chegar tarde porque está no cinema contigo!

169- “Dar uma de João sem braço”. Este é um ditado popular que nada tem a ver com as estátuas mitológicas gregas e seus “braços quebrados” (que na realidade teriam sido arrancadas, ainda no “Período Helenístico” (ou “Helenismo”), época histórica compreendida entre os (Séculos III e II a.C.), no qual os gregos estiveram sob o domínio do “Império Macedônico”. Este ditado na realidade, é referente aos espertalhões, aquelas pessoas que se fazem de desentendidas, manhosas e preguiçosas, tentando sempre escapar de fazer suas tarefas, seja no trabalho, na escola/Universidade, em casa, etc...

170- “Dormir com um olho aberto e o outro fechado”. Este ditado popular nos revela que devemos estar sempre alertas, atentos, para não sermos enganados, passados para trás. Não tem nada a ver com tentar cochilar em local indevido e sim, é ficar esperto, se valendo do famoso: “Confiar desconfiando”.

171- “Estar Miado” - ou  “Ficar Miado”. Esta é uma expressão, fruto do regionalismo brasileiro, que nos revela um insucesso, um grande fiasco, algo que tinha tudo para dar certo e não deu. Tipo aquela festa que você achava que seria tudo de bom, Só que foi um completo fracasso.

172- “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. Olha o egoísmo aí novamente se apresentado firme e forte. Este é um ditado “arretado, porreta”¹ e diz respeito, àquelas pessoas que agem retendo para si muito, quando a quantidade não é suficiente para todos.

173- “Je ne sais quoi”, é uma expressão 100% francesa, que significa literalmente em português: “Eu não sei o quê?”. Mas, na “França”, país de origem do ditado, quem tem “Je ne sais quoi”, possui algo próprio, especial, incomum, uma elegância nata.

174- “Levar na flauta”, é uma expressão muito usada na língua portuguesa. Seu significado é amplo e pode ter várias interpretações, porém, num contexto geral, quer dizer, que não se deve levar uma situação ou algo muito a sério, tentando também, ser compreensivo. Exemplo: “O pai levou na flauta, aquele problema que sua filha teve na escola”.

175- “Na lata”. Aprender algo “na lata” ou responder algo “na lata”, significa ser rápido no raciocínio. É saber se desvencilhar de maneira imediata de uma questão ou até mesmo de um insulto, falando na cara aquilo que quer, sem sentir receio.

176- “O tiro saiu pela culatra”. Este ditado popular, nada tem a ver com a desmedida violência urbana mundial. Ele nos dá conta, que algo realizado de modo errado, planejado sem critério, no final, sairá ao contrário do que foi pretendido previamente.

177- “Ter os pés-no-chão”. Este talvez seja o ditado mais repetido na vida, porém, que poucos realizam de modo efetivo. “Ter os pés-no-chão”, não significa se despojar dos calçados e sair caminhando, mas sim, determina uma pessoa segura de suas atitudes, que se conhece profundamente e tem capacidade de tomar decisões com firmeza sem titubear. Alguém que sabe se manter sóbrio, dentro da realidade, vivendo a vida como ela é.

178- “Pirar na batatinha” ou “Pirou na batatinha”, nada tem a ver com alguém esfomeado por batatas fritas. Na realidade este nem é um ditado popular, é mais uma gíria muito repetido pelos mais jovens. É o mesmo que endoidar, ensandecer, falar tolices, besteiras. Ou seja, utilizando outra gíria dos jovens, é “viajar na maionese”... Iguaria que leva batatas em sua receita.

179- Continuando nos carboidratos das batatas, o ditado popular: “Sua batata está assando”, significa que uma situação está ficando cada vez mais instável, que em pouco tempo você vai sofrer as consequências de alguma coisa que fez de errado ou que prejudicou alguém.

180- “Suspende a feijoada, que o porco de sinal de vida”. Esta expressão é simples e fétida, referente aos que comem em demasia e depois, arrotam ou soltam gases feito porcalhões, estando à mesa de refeição com outras pessoas, algo nada respeitoso e agradável, a não ser, que você esteja na “China”, pois, em algumas regiões desse país oriental, arrotar após uma refeição é sinal de satisfação e respeito com quem fez a comida.

...

¹ Uma “pessoa arretada, porreta”, no regionalismo nordestino brasileiro, significa uma característica de força, alguém bastante positivo.



31 comentários:

  1. You are so clever. Thanks for the Saturday post. Many smiles! Have a great weekend.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellie (F. LaCosse)
      Thank you for your very kind compliment.
      You've also been one of my favorite reads in the blogosphere.
      Kisses and good weekend!!!

      Excluir
  2. Publicação recheada de bom humor. O meu elogio
    .
    Cumprimentos. Feliz domingo
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valério,
      Em tempos de petróleo escasso no Mundo e gasolina com preços que ultrapassam a medida justa, o melhor combustível é mesmo o bom humor, sempre aliado a cultura.
      Retribuo o desejo de feliz domingo!!!

      Excluir
  3. Douglas, muito legais os ditos escolhidos e apenas um deles não conhecia:Estar miado!

    Adorei tudo! abraços praianos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Chiquitita, nada de “ficar miada”, pois, mesmo neste friozinho antes do tempo previsto, uma “prainha” é sempre bem-vinda,
      Curta estes teus dias de boa inação. E meu apartamento sendo em frente ao mar, meus abraços são sempre praianos!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olga,
      Spero che tu abbia una fantastica settimana nel mese di giugno che viene annunciato.
      Un bacio!!!

      Excluir
  5. La sabiduría popular a lo largo de los tiempos a ido formando unos dichos que van pasando de generación en generación.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      Aquí en ®DOUG BLOG siempre abro un espacio para los dichos populares, frutos del inconsciente colectivo, que son parte importante de nuestra cultura.
      Un abrazo y buena semana.

      Excluir
  6. Amigo Douglas,
    Logo de início gostei da padaria, pois gosto muito de pão principalmente o francês quentinho com manteiga, hum...
    Eu faço o meu próprio pão, evito comprar. É muito mais saboroso.
    Tem cada ditado divertido na sua postagem, ri muito aqui com as suas artes, essa do cheia de dedos.
    Não conhecia a do ficar miado e suspende a feijoada, que o porco deu sinal de vida. Muito tri legal.
    Tenha uma boa semana. beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Mª. Emília,
      Eu também gosto muito das padarias e das confeitarias, mas, você tem toda razão, nada como um saboroso pão caseiro.
      Sobre os ditados populares, sou um ferrenho estudioso deste conhecimento oriundo do inconsciente coletivo, tentando desvendar “de cor e salteado”, o significado de cada um deles.
      Fico feliz em ainda poder trazer sorrisos para os teus dias.
      Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana (com junho chegando) e os beijos!!!

      Excluir
  7. Olá caro Douglas.
    São ditados excelentes, nem todos uso, mas alguns desses que colocou, às vezes eu pronuncio.
    Outros estou aprendendo aqui.
    Boa noite!
    Um excelente semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha valiosa amiga Lúcia,
      Os ditados populares são muito repetidos exatamente pela fácil compreensão de suas palavras, que sempre soam como aconselhamentos, porém, que na realidade, representam a famosa “moral da história”.
      Retribuo o carinho das tuas palavras, o desejo de excelente semana, que trará o mês de junho em seus dias e os beijos!!!

      Excluir
  8. Genial entrada, buenos refranes. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  9. Genial entrada, buenos refranes. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judit,
      Me alegro de que haya disfrutado de los dichos populares aquí en el ®DOUG BLOG. Ya estamos en la parte 9. Si quieres leer más, usa el siguiente enlace:

      https://blog-dougblog.blogspot.com/search/label/%E2%80%94%20Ditados%20Populares

      Besos.

      Excluir
  10. Sabedoria popular.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      É o ®DOUG BLOG sempre “reinventando a roda”, com bom humor e cultura cátedra ou popular, para fazer a “roda da vida girar”.
      Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!

      Excluir
  11. Conheço quase todos estes ditados, mas o que gostei mesmo foi das suas explicações...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Graça,
      Explicar em detalhes (mesmo em textos breves), por vezes deixa as publicações do ®DOUG BLOG bem longas, mas, creio que dá maneira que faço (trazendo artes relativas aos ditados populares), o leitor sinta-se inspirado até o final em realizar toda a leitura, proporcionando dessa maneira, um conhecimento amplo, assim, como a amiga diz ter apreciado e absorvido, nas devidas explicações das citações.
      Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!

      Excluir
  12. Meu sapiente mestre da filosofia docente e popular Douglas, para bom entendedor, meia palavra basta e você entende muito bem de tantas coisas, e fico impressionado com a facilidade de escrita que você exerce. Ler o seu blogue é saber que viajaremos na política, saúde, religião, velhice, luto, esportes, amor, casais,comportamento social de modo geral, e por aí vai. Percebo no que vejo aqui nos comentários, a admiração que seus leitores possuem por sua pessoa e por sua sabedoria. Quanto a esta nona postagem de provérbios e ditados populares, sinto também nos comentários, que 'eles' são usados no mundo todo, o significado pode até variar, daí a importância de suas implacáveis explicações tão humoradas e culturais. Parabéns por mais esta aula e pelas artes. Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      “...Tudo que vem é grato!”
      A gratidão é a melhor maneira de uma pessoa demonstrar o seu caráter. Ser grato é ser fiel a si mesmo, pois, a gratidão torna as pessoas mais felizes e quando a felicidade se torna parceira de vida, ela nunca mais te abandonará e estando feliz, você passa a sentir e a retribuir a admiração alheia com gratidão.
      Dedicarei ao senhor e aos amigos leitores e seguidores aqui do ®DOUG BLOG, estas certeiras e gratas palavras de “Fernando Pessoa”, um de meus escritores favoritos:

      “Quero ignorado, e calmo
      Por ignorado, e próprio
      Por calmo, encher meus dias
      De não querer mais deles.

      Aos que a riqueza toca
      O ouro irrita a pele.
      Aos que a fama bafeja
      Embacia-se a vida.

      Aos que a felicidade
      É sol, virá a noite.
      Mas ao que nada espera
      Tudo que vem é grato!”

      Retribuo o fraterno abraço e cuide-se, pois, agora estão especulando à chegada do vírus da “Varíola dos macacos”... OREMOS!!!

      Excluir
  13. Olá, amigo Douglas,
    como esses ditados populares estão sempre próximos de nós, e eu sempre gostei deles, claro que não poderia deixar de gostar destes que enriquecem a sua postagem. Sabemos todos que esses ditados populares têm grande importância, que a eles recorremos com muita frequência.
    Meus parabéns pela ótima edição.
    Desejo ao amigo uma boa semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Pedro,
      Por mais que colecione e edite estes dísticos populares, eu ainda me surpreendo com os caminhos que “eles” podem nos levar, pois, o saber é uma bela viagem que nos move, até paragens que atinge um grau muito elevado de valores morais e intelectuais.
      Quando se diz que: “A voz do povo é a voz de Deus!” - muito se refere ao fruto da cultura contida no inconsciente coletivo, onde todas as pessoas participam, inerente ao nível social ou intelectual que pertençam.
      Retribuo o abraço e o desejo de uma boa semana!!!

      Excluir
  14. Gostei demais do post! Estes ditados populares além de divertidos são sábios! Um que falo bastante é "Dormir com um olho aberto e outro fechado." Tem uns que não conhecia e gostei de conhecer. Obrigada pela visita lá!
    (❁´◡`❁)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga Ane,
      Tu fazes bem em ficar esperta... “dormindo com um olho aberto e o outro fechado”, pois, o Mundo anda cheio de pessoas “dando uma de João sem braço”.
      É complicado ter de viver “pisando em ovos”, mas, “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”... Precisamos mesmo “ter os pés-no-chão”, já que neste Mundo virótico e bélico que vivemos, “levar as coisas na flauta”, anda sendo muito complicado.
      Fico feliz que tenha gostado desta nona parte dos Ditados Populares — ®DOUG BLOG. Deixo o link para visualizar desde o primeiro:

      https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/04/ditados-populares-parte-1.html

      Beijos e cuide-se!!!

      Excluir
  15. Amigo Douglas!
    Gostei muito mesmo desses ditados populares, pois me fez lembrar meu pai, ele falava todos , era o jeito dele nos alertar sobre a vida, pouco estudo, mas tinha muito saber e entendia tudo, o melhor era suas leituras explicativas. Quanta sabedoria!
    Sabia explicar o significado de cada ditado popular. Bom lembrar!
    Obrigada amigo Douglas, pela partilha

    Um abraço e bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Fatyma,
      Creio que o melhor entendimento do motivo do porque compartilhamos o nosso conhecimento, seja no dia a dia, seja na Web, é poder trazer estes momentos vividos e que por muitas vezes ficam esquecidos devido aos nossos dias corridos.
      Sabedoria independe de nível acadêmico, principalmente o aprendizado vindo dos nossos pais, que traz uma perfeita sinergia em nossas vidas. E os ditados populares são parte importante da união de diferentes conhecimentos e habilidades para atingir um objetivo de forma eficiente e eficaz (diante de seus significados), em nossas decisões pessoais.
      Retribuo o carinho das palavras, o abraço e que sua semana siga suave!!!

      Excluir
  16. passsando para desejar um lindo e feliz domingo bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Belinha,
      Que a tua semana chegue doce e também bem temperada.
      Retribuo o carinho da presença ativa aqui no ®DOUG BLOG, o desejo de saúde e o beijo!!!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário no ®DOUG BLOG 💻

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ® DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque até o “Gasparzinho, (o fantasminha camarada”), tem um nome. Abraços...

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
© Copyright — O ® DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO — PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS — N° 9.610/98 — ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO — OS TEXTOS / FRASES AQUI PUBLICADOS (CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo — e/ou NOME FANTASIA: Doug), TEM [® REGISTRO] NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL — Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. _____®DOUG BLOG_____ A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de um texto e/ou arte (GIFs - Graphics Interchange Format), publicados no ® DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização (por escrito e registrado em cartório). Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. _____®DOUG BLOG_____ Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. — ⚖️ Advogado responsável ® DOUG BLOG — Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

🐠 Aviso aos Navegantes — Deixe o Seu Comentário nas Postagens ® DOUG BLOG 🐠

🐠 Aviso aos Navegantes — Deixe o Seu Comentário nas Postagens  ® DOUG BLOG 🐠

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ®DOUG BLOG — Julho/2022

“Entrevista ®DOUG BLOG”

BLOGS RIO  💬 Porque o ®DOUG BLOG começou sendo um  “ blog ”  só de frases? ®DOUG BLOG 💬  Quem me conhece, sabe que gosto de cunhar frases....

Mensagens — ® DOUG BLOG

Mensagens — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Smileys ㋡

® DOUG BLOG — Smileys ㋡
Smileys, também denominados de: Emojis ou Emoticons, são palavras derivadas da junção dos termos em inglês: emotion / emoção + icon / ícone.

® DOUG BLOG — Minha “Caixa de Pandora”, onde tudo escapa... Menos a esperança!

® DOUG BLOG — Minha “Caixa de Pandora”, onde tudo escapa... Menos a esperança!
A “Caixa de Pandora” é um artefato da mitologia grega, tirada da criação de “Pandora”, que foi a primeira mulher concebida por “Zeus”, cujo seu único defeito, era sua curiosidade. A “Caixa” na realidade, é uma grande arca, dada de presente a “Pandora”, qual continha todos os sentimentos que afligem a humanidade. “Pandora” ao abrir a tampa da arca, deixou escapar tudo (amores e males), existentes no Mundo, menos a esperança.

® DOUG BLOG — 🕗 O Tempo Não Para!

® DOUG BLOG — 🕗 O Tempo Não Para!

® DOUG BLOG — Livros 📚

® DOUG BLOG — Livros 📚
📚 “Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos!” 📚 “Oscar Wilde” (16 de outubro de 1854 - 30 de novembro de 1900) 📚

® DOUG BLOG — I ♡ Books! 📚

® DOUG BLOG — I ♡ Books! 📚
Os livros, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no Século XV, quando “Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg” (23 de junho de 1398 - 3 de fevereiro de 1468), inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro, que começou a ser produzido em grande escala, barateando os exemplares, fazendo com que os livros ficassem acessíveis para mais pessoas ao redor do Mundo.

® DOUG BLOG — Ler Te Faz Erigir! 📚

® DOUG BLOG — Ler Te Faz Erigir! 📚
“Livros! Livros! Aqui está uma palavra mágica que equivale a dizer: «amor, amor», e que deveriam pedir os povos como pedem pão ou como desejam a chuva para suas colheitas!” — “Frederico Garcia Lorca” (5 de junho de 1898 - 18 de agosto de 1936).

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚 “Ninguém se torna um bom escritor, sem ter sido um bom leitor!” 📚 Por um Brasil Sem Armas.

® DOUG BLOG — ⌨ Mais Que Uma Rede Social!

® DOUG BLOG — ⌨ Mais Que Uma Rede Social!

® DOUG BLOG — 🎨 Cubismo

® DOUG BLOG — 🎨 Cubismo
O cubismo é um movimento artístico (das artes plásticas), que surgiu no século XX, tendo como principais fundadores os pintores espanhóis: “Pablo Ruiz Picasso” (25 de outubro de 1881 - 8 de abril de 1973) e “Salvador Dalí i Domènech” (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989) e do pintor franceses: “Georges Braque” (13 de maio de 1882 - 31 de agosto de 1963). O pintor brasileiro que segue este estilo, é “Romero Britto” (6 de outubro de 1963).

👑 KEEP CALM and ® DOUG BLOG — 🐾 Garfield 🐾

👑 KEEP CALM and ® DOUG BLOG — 🐾 Garfield 🐾
“Garfield”, um mal-humorado, comilão (devorador de lasanhas), preguiçoso, que odeia aranhas e segundas-feiras, é uma versão gorducha do gato persa. O personagem protagonista das histórias do cartunista: “Jim Davis” (28 de julho de 1945), foi publicada pela primeira vez em: (19 de junho de 1978). Hoje (2021), com mais de 4 décadas de vida, “Garfield” (mesmo sem novas publicações), ainda faz muito sucesso no Mundo todo. O gato alaranjado de listras pretas, foi pensada sendo uma sátira aos donos de animais domésticos e a relação com seus bichanos, retratando “Garfield”, indo “na contramão dos fatos”, sendo ele o verdadeiro dono da casa.

® DOUG BLOG — 🐢 Mafalda 🌏

® DOUG BLOG — 🐢 Mafalda 🌏
“Mafalda”, foi uma tira de humor, escrita e desenhada pelo cartunista argentino: “Joaquín Salvador Lavado Tejón”, mais conhecido como: “Quino” (17 de julho de 1932 - 30 de setembro de 2020). Suas histórias apresentam uma menina preocupada com a humanidade e a paz, rebelde com o estado atual do Mundo. As tirinhas foram editadas em jornais, revistas e livros de: (1964 até 1973), com um altíssimo apelo popular, principalmente na “América Latina” e “Europa”. Outros personagens (além da “Mafalda”) — “Papá” (“Pelicarpo” - pai da “Mafalda”); “Mamã” (“Raquel” - mãe da “Mafalda” ); “Guille” (“Gui” - irmão caçula da “Mafalda”); “Burocracia” (tartaruga de estimação da “Mafalda”) e os amigos: “Susanita”; “Manolito”; “Filipe”; “Miguelito” e “Libertad” — Última tirinha editada: (25 de julho de 1973).

® DOUG BLOG — 🗽 MAD

® DOUG BLOG  — 🗽 MAD
“Mad” foi uma revista norte-americana de humor satírico, fundada pelo empresário: “William M. Gaines” (1° de março de 1922 - 3 de junho de 1992) e pelo editor: “Harvey Kurtzman” (3 de outubro de 1924 - 21 de fevereiro de 1993), em (1952). A revista satirizava todos os aspectos da cultura popular americana, trazendo sempre na capa, seu personagem protagonista, o garoto banguela: “Alfred E. Neuman”, cuja figura irreverente e sarcástica, também aparecia em muitas histórias. A última edição da revista “Mad” americana, foi em (abril de 2018). No “Brasil”, o auge do sucesso da revista “Mad”, aconteceu nos anos (1980).

® DOUG BLOG — 🐭 Disneylândia

® DOUG BLOG — 🐭 Disneylândia
Alguns amigos meus, dizem que o ®DOUG BLOG é a “Disneyland da Web”, pela qualidade e quantidade de animações existentes aqui. Eu recebo isso como elogio, pois, adoro o “Disneyland Park”, originalmente denominado de “Disneyland”, por seus criadores, os irmãos: “Walter Elias Disney” (5 de dezembro de 1901 - 15 de dezembro de 1966) e “Roy Oliver Disney” (24 de junho de 1893 - 20 de dezembro de 1971), que fundaram em (17 de julho de 1955), este “Universo mágico de Mickey Mouse” e seus amigos, o primeiro de dois parques de diversão, construídos no “Disneyland Resort, n°. 92802 - Anaheim - Grande Los Angeles - Califórnia - EUA”.

웃웃웃 GALERA ® DOUG BLOG 웃웃웃

웃웃웃 GALERA ® DOUG BLOG  웃웃웃

® DOUG BLOG — O Melhor Botafogo de Todos os Tempos ☆

® DOUG BLOG — O Melhor Botafogo de Todos os Tempos  ☆
[Técnico] ☆ Valdir Espinosa [1] ☆ Paulo Sérgio [5] ☆ Alemão [Em Pé] ☆ Didi ☆ Manga ☆ Nílton Santos ☆ Sebastião Leônidas ☆ Marinho Chagas ☆ Carlos Alberto [Agachados + ☆ Mascote Biriba] ☆ Garrincha ☆ Gérson ☆ Heleno de Freitas ☆ Jairzinho ☆ Paulo César Caju [Mais Craques] ☆ Amarildo ☆ Quarentinha ☆ Zagallo ☆ Mendonça ☆ Túlio Maravilha ☆ Maurício.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão na Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão no Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão no México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão nos EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão no Japão / Coreia do Sul.

® DOUG BLOG — “Os Três Macacos Sábios” 🙉🙈🙊 + 👽

® DOUG BLOG — “Os Três Macacos Sábios” 🙉🙈🙊 + 👽
“Os Três Macacos Sábios”, estão situados na porta do: “Estábulo Sagrado” (um templo do século XVII), localizado no “Santuário Toshogu”, na cidade de: “Nikkō - Japão”. Sua origem é baseada em um provérbio japonês da sabedoria suprema. Seus nomes são: 🙉 “Mizaru — Não Ouça o Mal”; 🙈 “Iwazaru — Não Veja o Mal”; 🙊 “Kikazaru — Não Fale o Mal”.

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Diga NÃO às Drogas!

® DOUG BLOG — ☠ Diga NÃO às Drogas!
De acordo com o “Instituto Nacional de Câncer” (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos, caso o uso do tabaco fosse eliminado.

® DOUG BLOG — 🐰 Recado da Mônica...

® DOUG BLOG — 🐰 Recado da Mônica...
“Mônica” é uma personagem criada pelo cartunista “Mauricio Araújo de Sousa” (27 de outubro de 1935), em: (3 de março de 1963), inspirada em uma de suas 6 filhas mulheres (dos 10 filhos do “Pai da Turma da Mônica”) — “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). Seu coelhinho azul de pelúcia, se chama “Sansão”.

® DOUG BLOG — “Habemus Papam!” ✞

® DOUG BLOG — “Habemus Papam!” ✞
“Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal Protodiácono e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro no Vaticano - Roma - Itália”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco”), atual “Chefe de Estado da Cidade do Vaticano”.