Você é daquelas pessoas que gostam de fazer média? Calma, eu explico. Nada de fazer “dieta cultural”... O ®DOUG BLOG está chegando trazendo uma “fornada” de ditados populares, quentinhos como os saborosos pães franceses, besuntados com bastante manteiga, acompanhados de uma xícara de café com leite, que segundo o sambista, cantor, compositor, brasileiro e carioca da gema, “Noel de Medeiros Rosa” (11 de dezembro de 1910 - 4 de maio de 1937), este café seria uma média, assim como ele canta na canção “Conversa de Botequim” (1935): ♫Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa ♪ Uma boa média que não seja requentada ♪ Um pão bem quente com manteiga à beça ♪ Um guardanapo e um copo d'água♫.
161- Quem não gosta de um bom pãozinho francês quentinho, seja no café da manhã ou no lanche da tarde? Os franceses com certeza não gostam, pois, o pão francês como conhecemos aqui no “Brasil”, por exemplo, não existe na “França”, lá, “pão francês” é a “baguette”, um tipo de pão longo (conhecido aqui como “bisnaga ou bengala”). Mas e a expressão: “Rente que nem pão quente”, quem conhece? Muita gente conhece e repete, não é mesmo? Mas, qual é o significado deste ditado popular? Ele significa estar ativo, sempre presente na hora certa, no momento oportuno, sendo assíduo, pontual. É aquela pessoa decidida, que diz e consegue cumprir sempre aquilo que promete.
162- Saindo do pão e e pisando nos ovos... “Pisar em ovos”, é uma expressão para indicar que devemos ser cautelosos em algumas situações, para que nada dê errado. É agir de maneira mais branda para não magoar ou irritar os outros.
163- “Um dólar furado”, nada tem a ver com o filme ítalo-francês de (1965): “Un dollaro bucato” - gênero “Western”, popularmente conhecidos em “Hollywood” como: “filmes de Cowboy”. Na realidade, o termo “Um dólar furado”, é o mesmo que ser um indivíduo sem importância, que não tem peso social, sendo desprovido de qualquer poder econômico, podendo ser denominado vulgarmente também de: “João-Ninguém”.
164- “A galinha do vizinho é sempre mais gorda”. Esta expressão popular nos transmite primeiro uma ideia de inveja, mas também, que a maioria das pessoas nunca estão satisfeitos com as suas próprias coisas e/ou conquistas, creditando as coisas/conquistas dos outros, sempre um tom de superioridade diante das suas.
165- Creio que todas as meninas do Mundo, um dia já escutaram esta frase: “Antes de casar sara!” - diante de um pequeno corte, tombo, machucado, etc..., acontecidos na fase infantil. Mas, esta frase tem origem médica e, se deve ao fato de ginecologistas terem descoberto uma substância que se chama “Prostaglandina”, liberada no útero das adolescentes em maior quantidade do que no útero das mulheres adultas. Isso ocorre em úteros muito pequenos e que não tem força suficiente para expulsar a “Prostaglandina” de uma só vez. Assim sendo, no ato da consulta ginecológica da menina, é dito pelos médicos: “Antes de casar sara!” - um fato verídico, pois, a jovem sendo devidamente tratada, deixa de sentir fortes cólicas, levando uma vida normal e fértil.
166- “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém” - ou “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Esta é um dos ditados mais sábios do inconsciente coletivo popular. É empregado no dia a dia, nos dizendo que, quando você faz as coisas com excelência, com capricho, não terá que gastar tempo e dinheiro para corrigir o que deveria ter feito corretamente com tranquilidade.
167- A “Polidactilia”, é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras nas mãos ou nos pés, podendo ser causada por modificações genéticas hereditárias. Mas, a expressão: “Cheia de dedos”, nada tem a ver com hereditariedade e sim, indica que uma pessoa é extremamente cautelosa para falar ou fazer algo, sendo alguém que pensa dez vezes antes de falar ou tomar alguma atitude. Porém, pessoas assim, são tidas como indecisas e por vezes, até mesmo pedantes.
168- “Chumbo trocado não dói”. É uma expressão muito usado nas brigas de amigos, namorados, parentes, políticos, etc... São altercações, um ato entendido como forma de agressão com o outro, no mesmo calão verbal. Em suma, é uma troca de ofensas onde existe o revide, quando fica evidenciado a vontade de dar o troco à mesma altura.
°°°
* Texto da Tirinha:
💬 Quem é amor?
💬 Minha mulher, diz que vai chegar tarde porque está no cinema contigo!
169- “Dar uma de João sem braço”. Este é um ditado popular que nada tem a ver com as estátuas mitológicas gregas e seus “braços quebrados” (que na realidade teriam sido arrancadas, ainda no “Período Helenístico” (ou “Helenismo”), época histórica compreendida entre os (Séculos III e II a.C.), no qual os gregos estiveram sob o domínio do “Império Macedônico”. Este ditado na realidade, é referente aos espertalhões, aquelas pessoas que se fazem de desentendidas, manhosas e preguiçosas, tentando sempre escapar de fazer suas tarefas, seja no trabalho, na escola/Universidade, em casa, etc...
172- “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. Olha o egoísmo aí novamente se apresentado firme e forte. Este é um ditado “arretado, porreta”¹ e diz respeito, àquelas pessoas que agem retendo para si muito, quando a quantidade não é suficiente para todos.
173- “Je ne sais quoi”, é uma expressão 100% francesa, que significa literalmente em português: “Eu não sei o quê?”. Mas, na “França”, país de origem do ditado, quem tem “Je ne sais quoi”, possui algo próprio, especial, incomum, uma elegância nata.
174- “Levar na flauta”, é uma expressão muito usada na língua portuguesa. Seu significado é amplo e pode ter várias interpretações, porém, num contexto geral, quer dizer, que não se deve levar uma situação ou algo muito a sério, tentando também, ser compreensivo. Exemplo: “O pai levou na flauta, aquele problema que sua filha teve na escola”.
175- “Na lata”. Aprender algo “na lata” ou responder algo “na lata”, significa ser rápido no raciocínio. É saber se desvencilhar de maneira imediata de uma questão ou até mesmo de um insulto, falando na cara aquilo que quer, sem sentir receio.
176- “O tiro saiu pela culatra”. Este ditado popular, nada tem a ver com a desmedida violência urbana mundial. Ele nos dá conta, que algo realizado de modo errado, planejado sem critério, no final, sairá ao contrário do que foi pretendido previamente.
177- “Ter os pés-no-chão”. Este talvez seja o ditado mais repetido na vida, porém, que poucos realizam de modo efetivo. “Ter os pés-no-chão”, não significa se despojar dos calçados e sair caminhando, mas sim, determina uma pessoa segura de suas atitudes, que se conhece profundamente e tem capacidade de tomar decisões com firmeza sem titubear. Alguém que sabe se manter sóbrio, dentro da realidade, vivendo a vida como ela é.
178- “Pirar na batatinha” ou “Pirou na batatinha”, nada tem a ver com alguém esfomeado por batatas fritas. Na realidade este nem é um ditado popular, é mais uma gíria muito repetido pelos mais jovens. É o mesmo que endoidar, ensandecer, falar tolices, besteiras. Ou seja, utilizando outra gíria dos jovens, é “viajar na maionese”... Iguaria que leva batatas em sua receita.
179- Continuando nos carboidratos das batatas, o ditado popular: “Sua batata está assando”, significa que uma situação está ficando cada vez mais instável, que em pouco tempo você vai sofrer as consequências de alguma coisa que fez de errado ou que prejudicou alguém.
You are so clever. Thanks for the Saturday post. Many smiles! Have a great weekend.
ResponderExcluirEllie (F. LaCosse)
ExcluirThank you for your very kind compliment.
You've also been one of my favorite reads in the blogosphere.
Kisses and good weekend!!!
Publicação recheada de bom humor. O meu elogio
ResponderExcluir.
Cumprimentos. Feliz domingo
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Caro Valério,
ExcluirEm tempos de petróleo escasso no Mundo e gasolina com preços que ultrapassam a medida justa, o melhor combustível é mesmo o bom humor, sempre aliado a cultura.
Retribuo o desejo de feliz domingo!!!
Douglas, muito legais os ditos escolhidos e apenas um deles não conhecia:Estar miado!
ResponderExcluirAdorei tudo! abraços praianos, chica
Amiga Chiquitita, nada de “ficar miada”, pois, mesmo neste friozinho antes do tempo previsto, uma “prainha” é sempre bem-vinda,
ExcluirCurta estes teus dias de boa inação. E meu apartamento sendo em frente ao mar, meus abraços são sempre praianos!!!
buona serata Doug!
ResponderExcluirOlga,
ExcluirSpero che tu abbia una fantastica settimana nel mese di giugno che viene annunciato.
Un bacio!!!
La sabiduría popular a lo largo de los tiempos a ido formando unos dichos que van pasando de generación en generación.
ResponderExcluirSaludos.
Tomás,
ExcluirAquí en ®DOUG BLOG siempre abro un espacio para los dichos populares, frutos del inconsciente colectivo, que son parte importante de nuestra cultura.
Un abrazo y buena semana.
Amigo Douglas,
ResponderExcluirLogo de início gostei da padaria, pois gosto muito de pão principalmente o francês quentinho com manteiga, hum...
Eu faço o meu próprio pão, evito comprar. É muito mais saboroso.
Tem cada ditado divertido na sua postagem, ri muito aqui com as suas artes, essa do cheia de dedos.
Não conhecia a do ficar miado e suspende a feijoada, que o porco deu sinal de vida. Muito tri legal.
Tenha uma boa semana. beijos.
Querida amiga Mª. Emília,
ExcluirEu também gosto muito das padarias e das confeitarias, mas, você tem toda razão, nada como um saboroso pão caseiro.
Sobre os ditados populares, sou um ferrenho estudioso deste conhecimento oriundo do inconsciente coletivo, tentando desvendar “de cor e salteado”, o significado de cada um deles.
Fico feliz em ainda poder trazer sorrisos para os teus dias.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana (com junho chegando) e os beijos!!!
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirSão ditados excelentes, nem todos uso, mas alguns desses que colocou, às vezes eu pronuncio.
Outros estou aprendendo aqui.
Boa noite!
Um excelente semana.
Beijos!
Minha valiosa amiga Lúcia,
ExcluirOs ditados populares são muito repetidos exatamente pela fácil compreensão de suas palavras, que sempre soam como aconselhamentos, porém, que na realidade, representam a famosa “moral da história”.
Retribuo o carinho das tuas palavras, o desejo de excelente semana, que trará o mês de junho em seus dias e os beijos!!!
Genial entrada, buenos refranes. Te mando un beso.
ResponderExcluirGenial entrada, buenos refranes. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirMe alegro de que haya disfrutado de los dichos populares aquí en el ®DOUG BLOG. Ya estamos en la parte 9. Si quieres leer más, usa el siguiente enlace:
https://blog-dougblog.blogspot.com/search/label/%E2%80%94%20Ditados%20Populares
Besos.
Sabedoria popular.
ResponderExcluirAbraço, boa semana
Caro Pedro,
ExcluirÉ o ®DOUG BLOG sempre “reinventando a roda”, com bom humor e cultura cátedra ou popular, para fazer a “roda da vida girar”.
Retribuo o abraço e o desejo de boa semana!!!
Conheço quase todos estes ditados, mas o que gostei mesmo foi das suas explicações...
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Querida amiga Graça,
ExcluirExplicar em detalhes (mesmo em textos breves), por vezes deixa as publicações do ®DOUG BLOG bem longas, mas, creio que dá maneira que faço (trazendo artes relativas aos ditados populares), o leitor sinta-se inspirado até o final em realizar toda a leitura, proporcionando dessa maneira, um conhecimento amplo, assim, como a amiga diz ter apreciado e absorvido, nas devidas explicações das citações.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de boa semana com muita saúde e o beijo!!!
Meu sapiente mestre da filosofia docente e popular Douglas, para bom entendedor, meia palavra basta e você entende muito bem de tantas coisas, e fico impressionado com a facilidade de escrita que você exerce. Ler o seu blogue é saber que viajaremos na política, saúde, religião, velhice, luto, esportes, amor, casais,comportamento social de modo geral, e por aí vai. Percebo no que vejo aqui nos comentários, a admiração que seus leitores possuem por sua pessoa e por sua sabedoria. Quanto a esta nona postagem de provérbios e ditados populares, sinto também nos comentários, que 'eles' são usados no mundo todo, o significado pode até variar, daí a importância de suas implacáveis explicações tão humoradas e culturais. Parabéns por mais esta aula e pelas artes. Um fraterno abraço.
ResponderExcluirMeu nobre amigo e professor Ruy,
Excluir“...Tudo que vem é grato!”
A gratidão é a melhor maneira de uma pessoa demonstrar o seu caráter. Ser grato é ser fiel a si mesmo, pois, a gratidão torna as pessoas mais felizes e quando a felicidade se torna parceira de vida, ela nunca mais te abandonará e estando feliz, você passa a sentir e a retribuir a admiração alheia com gratidão.
Dedicarei ao senhor e aos amigos leitores e seguidores aqui do ®DOUG BLOG, estas certeiras e gratas palavras de “Fernando Pessoa”, um de meus escritores favoritos:
“Quero ignorado, e calmo
Por ignorado, e próprio
Por calmo, encher meus dias
De não querer mais deles.
Aos que a riqueza toca
O ouro irrita a pele.
Aos que a fama bafeja
Embacia-se a vida.
Aos que a felicidade
É sol, virá a noite.
Mas ao que nada espera
Tudo que vem é grato!”
Retribuo o fraterno abraço e cuide-se, pois, agora estão especulando à chegada do vírus da “Varíola dos macacos”... OREMOS!!!
Olá, amigo Douglas,
ResponderExcluircomo esses ditados populares estão sempre próximos de nós, e eu sempre gostei deles, claro que não poderia deixar de gostar destes que enriquecem a sua postagem. Sabemos todos que esses ditados populares têm grande importância, que a eles recorremos com muita frequência.
Meus parabéns pela ótima edição.
Desejo ao amigo uma boa semana.
Um abraço.
Meu bom amigo Pedro,
ExcluirPor mais que colecione e edite estes dísticos populares, eu ainda me surpreendo com os caminhos que “eles” podem nos levar, pois, o saber é uma bela viagem que nos move, até paragens que atinge um grau muito elevado de valores morais e intelectuais.
Quando se diz que: “A voz do povo é a voz de Deus!” - muito se refere ao fruto da cultura contida no inconsciente coletivo, onde todas as pessoas participam, inerente ao nível social ou intelectual que pertençam.
Retribuo o abraço e o desejo de uma boa semana!!!
Gostei demais do post! Estes ditados populares além de divertidos são sábios! Um que falo bastante é "Dormir com um olho aberto e outro fechado." Tem uns que não conhecia e gostei de conhecer. Obrigada pela visita lá!
ResponderExcluir(❁´◡`❁)
Olá, amiga Ane,
ExcluirTu fazes bem em ficar esperta... “dormindo com um olho aberto e o outro fechado”, pois, o Mundo anda cheio de pessoas “dando uma de João sem braço”.
É complicado ter de viver “pisando em ovos”, mas, “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”... Precisamos mesmo “ter os pés-no-chão”, já que neste Mundo virótico e bélico que vivemos, “levar as coisas na flauta”, anda sendo muito complicado.
Fico feliz que tenha gostado desta nona parte dos Ditados Populares — ®DOUG BLOG. Deixo o link para visualizar desde o primeiro:
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/04/ditados-populares-parte-1.html
Beijos e cuide-se!!!
Amigo Douglas!
ResponderExcluirGostei muito mesmo desses ditados populares, pois me fez lembrar meu pai, ele falava todos , era o jeito dele nos alertar sobre a vida, pouco estudo, mas tinha muito saber e entendia tudo, o melhor era suas leituras explicativas. Quanta sabedoria!
Sabia explicar o significado de cada ditado popular. Bom lembrar!
Obrigada amigo Douglas, pela partilha
Um abraço e bom dia.
Amiga Fatyma,
ExcluirCreio que o melhor entendimento do motivo do porque compartilhamos o nosso conhecimento, seja no dia a dia, seja na Web, é poder trazer estes momentos vividos e que por muitas vezes ficam esquecidos devido aos nossos dias corridos.
Sabedoria independe de nível acadêmico, principalmente o aprendizado vindo dos nossos pais, que traz uma perfeita sinergia em nossas vidas. E os ditados populares são parte importante da união de diferentes conhecimentos e habilidades para atingir um objetivo de forma eficiente e eficaz (diante de seus significados), em nossas decisões pessoais.
Retribuo o carinho das palavras, o abraço e que sua semana siga suave!!!
passsando para desejar um lindo e feliz domingo bjs saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirQue a tua semana chegue doce e também bem temperada.
Retribuo o carinho da presença ativa aqui no ®DOUG BLOG, o desejo de saúde e o beijo!!!