㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sexta-feira, 13 de maio de 2022

“Vincent van Gogh — Fatos & Fotos”



O reconhecimento dos nossos talentos é algo que por vezes nem acontece em vida. Eu sendo amante das artes de um modo geral, principalmente das músicas clássicas, que na tríade dos maiores compositores eruditos do Mundo, escalo os meus prediletos: o austríaco “Mozart” e os alemães “Beethoven e Bach”¹, sendo este último, pouco reconhecido durante a sua vida. Mesma sina de “Vincent Willem van Gogh” (30 de março de 1853 - 29 de julho de 1890), que no meu ponto de vista, foi o maior pintor de todos os tempos. 

Assim sendo, como no ®DOUG BLOG eu nunca fico em “cima do muro e nem do telhado”, trago nesta postagem este gênio da cultura artística mundial, só que os seus instrumentos não emitiam sons, mas, belíssimas imagens, de “fazer girar o Sol” e nossas emoções.

🌻🌻🌻

Dizer que “Vincent van Gogh”, foi um gênio, é “chover no molhado”. Durante os curtos 37 anos de vida, “Van Gogh” executou estilos variados: “Pós-impressionismo, Pontilhismo e Neoimpressionismo”. Porém, o artista em vida, nem considerado moderado era, tendo sido caracterizado por muitas pessoas, sendo um homem atormentado, intempestivo e com diversos distúrbios comportamentais.

“Van Gogh” morreu pobre, mesmo tendo pintado quadros de configurações e proporções harmônicas incomparáveis. Entre os anos de (1886 e 1889), pintou uma série de sete quadros de girassóis, pois, esta flor para “Van Gogh”, era o verdadeiro símbolo da vida, da felicidade e gratidão à natureza. O mais famoso de seus quadros é: “Os Doze Girassóis Numa Jarra” (agosto de 1888). Porém, nenhum destes sete quadros de girassóis foram vendidos.

Aliás, em toda sua carreira, “Vincent van Gogh” vendeu apenas um quadro: “A Vinha Encarnada”, tendo criado ao todo cerca de 2.500 peças de arte, incluindo 900 pinturas e 1.600 esboços e desenhos. Tudo isso foi feito em um período de 10 anos, de (1880 a 1890). Porém, seus quadros que não foram valorizados em vida, hoje em dia, são avaliados em milhões de dólares.

“Van Gogh” foi um homem atormentado e incompreendido e nunca se soube ao certo, se o pintor sofria de transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão ou até mesmo uma mescla destas doenças. O diagnóstico mais relatado em seu histórico médico, foi maníaco-depressivo. O pintor sofria também (desde muito jovem), de incontinência urinária, tendo feito “xixi” na cama até o final da sua vida.

Por sempre escutar vozes, “Van Gogh” utilizava dentro de seu cachimbo, a flor da “Dedaleira”², juntamente ao tabaco. “Vincent” costumava usar essa “mistura”, na tentativa de amenizar as crises que assombravam seu corpo e mente, pois, lhe eram atribuídas propriedades sedativas (que cientificamente não são comprovadas).

Assim sendo, um  dia, “Van Gogh” escutou uma voz dentro de sua mente muito perturbada e debilitada pelas doenças psíquicas, dizendo: “Você não é um pintor? Então pinte sem parar, de todos os modos possíveis”. Mas, aquela voz nunca foi silenciada, mesmo o pintor criando diariamente diversas obras.

Em uma de suas piores crises, estando transtornado com o fim de uma relação amorosa com uma cortesã de nome “Rachel”, “Van Gogh” corta um pedaço de sua própria orelha direita, a embrulha em um lenço branco e vai até o bordel da “Rua de Bour d'Arles - França”, chegando lá, ele entrega a meretriz o embrulho ensanguentado, contendo parte de sua aurícula, dizendo ser uma forma de amor incondicional.

Em seguida, foi se lavar do sangue, na “Lagoa Sainte-Anne”, retornando à sua casa e indo dormir, como se nada tivesse acontecido. No dia seguinte, o artista é internado outra vez, por seu irmão “Theodorus van Gogh - Theo” (1° de maio de 1857 - 25 de janeiro de 1891), que sempre lhe deu apoio emocional e financeiro. Dessa vez, ficou internado por duas semanas. Os distúrbios mentais, que eram congênitos na “família van gogh”, se manifestam ferozmente, em (outubro de 1890), com “Theo” também sendo internado em um asilo em “Auteuil - Yvelines, uma comunidade francesa, situada na região de Île-de-France”, onde foi diagnosticado sendo vítima de um quadro de excitabilidade maníaca aguda, com megalomania e paralisia geral progressiva.

Quando teve alta, “Vincent van Gogh” pinta o autorretrato com a orelha cortada. Mas, as internações eram uma constante na vida do artista. Em uma destas internações, “Van Gogh” pintou um  de seus quadros mais famosos na atualidade, o retrato do médico “Félix Rey” (1867 - 1932), que na época (janeiro de 1889), foi um presente de gratidão ao psicoterapeuta que o atendeu após sua primeira crise mental, no “Hospital Psiquiátrico in Arles”, cuidando inclusive de “Van Gogh”, na passagens onde ele cortou parte de sua orelha direita. O quadro é de tinta óleo, pintado numa lona. No entanto, o “Dr. Rey” não gostou da pintura, levando a obra para sua casa de campo, para servir de porta de galinheiro, no lugar de uma velha cancela aramada, que protegia as aves do ataque de predadores. 

“Van Gogh”, além dos problemas mentais explícitos, também era implicante e neurastênico, tendo rompido por este motivo, com sua grande amizade, com o também pintor “Eugène-Henri-Paul Gauguin” (7 de junho de 1848 - 8 de maio de 1903). A amizade iniciada no ano de (1888), quando trabalhavam juntos, durou pouco tempo, porque, as discordâncias artísticas surgiram muito cedo, pois, enquanto “Vincent” preferia pintar em lugares abertos, tendo contato direto com a natureza, valorizando o acabamento que dava as suas pinturas, “Paul Gauguin” preferia o atelier e os ambientes fechados e, detestava a qualidade das tintas e vernizes do agora “amigo dos infernos” (como “Gauguin” denominou “Van Gogh”), no encerramento da amistosidade entre ambos.

“Van Gogh” morou por dois anos na famosa casa amarela, homônima de uma de suas famosas telas de (1888) - “A Casa Amarela”, localizada na “Place Lamartine, em Arles - França”, cuja cor da fachada (lembrando a tonalidade dos girassóis), foi escolhida pelo próprio pintor. Mas, foi no vilarejo francês “Auvers-sur-Oise”, onde “Vincent” passou seus últimos dias de vida, quando tentou um suicídio, ao disparar um tiro  de revólver contra o seu próprio peito, no dia (27 de julho de 1890), porém, antes de falecer, padeceu por dois dias, dos graves ferimentos causados pelo projétil que entrou enviesado, não atingindo o coração, como pretendia o pintor.
°°°
¹ “Wolfgang Amadeus Mozart” (27 de janeiro de 1756 - 5 de dezembro de 1791); “Ludwig Van Beethoven” (16 de dezembro de 1770 - 26 de março de 1827) e “Johann Sebastian Bach” (31 de março de 1685 - 28 de julho de 1750).
°°°
² A “Digitalis purpurea L.”, é chamada de “Dedaleira”, devido ao formato de suas flores lembrarem dedais de costura. Esta erva lenhosa da família “Scrophulariaceae”, pode ser usada para fins medicinais, por conter “Digoxina”, um importante medicamento prescrito em alguns casos de arritmia ou insuficiência cardíaca.




“1º Andamento (Molto Allegro)  Sinfonia nº 40
 em Sol Menor  Mozart” (25 de julho de 1788)

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).