Tive o prazer de conhecer e entrevistar “Rita Lee Jones de Carvalho”, que nasceu no último dia do ano de (1947) e faleceu no fim da noite de segunda-feira (8 de maio de 2023), em sua residência, na “Granja Viana, Cotia, em São Paulo”, ao lado da família, após lutar bravamente contra um câncer pulmonar, descoberto em (2021).
“Rita Lee” é e sempre será uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira e mundial, pois, ela não morreu aos 75 anos... Ela sempre será lembrada como a “Rainha do Rock Brasileiro”... Nomenclatura que ela achava cafona, preferindo ser denominada como: “padroeira da liberdade”. E agora “Rita Lee” (a “ovelha negra da família”), está livre da doença, se tornou eterna... Infinita!
O sucesso de “Rita Lee” começou quando junto com uns amigos dissidentes do grupo “O'Seis” (1966), fundaram o trio musical: “Os bruxos”, rebatizado por outro amigo, este de nome pomposo e apelidado de “Pequeno Príncipe”: “Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira - Ronnie Von” (17 de julho de 1944), para: “Os Mutantes”, nome que “caiu como uma luva” para uma banda de rock psicodélico, formado durante o “Movimento Tropicalista”, que existiu (de 1966 a 1972), tendo além de “Rita”, os irmãos: “Arnaldo Dias Baptista” (6 de julho de 1948), seu primeiro marido (de 1971 a 1977) e “Sérgio Dias Baptista” (1° de dezembro de 1951). Também participaram do grupo: “Arnolpho Lima Filho - Liminha” (5 de maio de 1951) e “Ronaldo Poliseli Leme - Dinho Leme” (22 de julho de 1949). Mesmo sendo casada com um dos “Mutantes”, deixou a banda (sendo expulsa, em 1972), se juntando aos “Tutti-Frutti”, banda brasileira de rock, formada por músicos do bairro da “Pompeia, em São Paulo”, entre (1973 e 1978), liderada pelo guitarrista: “Luis Sérgio Carlini” (31 de agosto de 1952). A banda servia de apoio de “Rita Lee” em shows e gravações de discos, com os quais contava como parceiro autoral de músicas, o hoje escritor de “Best-sellers, Paulo Coelho de Souza” (24 de agosto de 1947).
Após romper com “Os Mutantes” (grupo) e com o “Mutante, Arnaldo Dias” (agora ex-marido), “Rita Lee” se casou outra vez, com o multi-instrumentista e compositor brasileiro: “Roberto Zenóbio Affonso de Carvalho” (desde 1996). O casal teve três filhos: o músico: “Roberto Lee de Carvalho - Beto Lee” (21 de março de 1977); o DJ e produtor musical: “João Lee” (1979) e o caçula, o artista visual: “Antônio Lee” (1981).
O que pouca gente sabe, é que “Rita Lee”, além de ter sido uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora, apresentadora de TV e ativista em prol dos animais, era também uma escritora infantil de mão cheia.
O ano de (2007), foi marcante para “Rita Lee”, tendo sido capa da revista mensal americana “Rolling Stone”; ano também que recebeu o título de “Cidadã Honorária do Município do Rio de Janeiro”, concedido pela então vereadora do (PV), “Aspásia Camargo”¹ - quando disse: “I love São Paulo... Mas, este título honorário de cidadã carioca é o meu Oscar!”
Em (2022), a cantora foi homenageada na edição do “Grammy Latino, em Las Vegas - EUA”, quando recebeu o “Lifetime Achievement Award”, um reconhecimento do conjunto de sua obra e carreira.
Filha do imigrante norte-americano: “Charles Fenley Jones” (15 de Julho de 1904 - 1983) e da brasileira descendente de italianos: “Romilda Padula Jones” (sem datas de nascimento e morte identificadas), “Rita Lee Jones de Carvalho”, apesar da ascendência ítalo-americana nas veias, se orgulhava de ser “paulistana raiz e corintiana fanática”, ao ponto de em (1972), ter composto uma música de amor ao “Timão”, demostrando sua profunda relação com o clube.
♫Por que será que eu gosto de sofrer?
Vai ver que agora eu dei pra masoquista
Meu amor branco e preto
Às vezes me deixou na mão
Mas eu gosto de você
Já não me importa a sua ingratidão
Sofro mas continuo a te adorar
Corinthians meu amor
Corinthians!♫
Em (1982), “Walter Casagrande Júnior - Casão - Big House” (15 de abril de 1963), fez na final do “Paulistão, contra o São Paulo, no Morumbi”, um dos três gols do título da “democracia corintiana” (3 X 1), qual denominou de: “Gol Rita Lee”. Os outros dois gols da partida, foram marcados por: “Antônio José da Silva Filho - Biro-Biro” (18 de maio de 1959).
Diferente do futebol, que amava, “Rita Lee” era desinteressada por politica e cética em relação as religiões. A cantora considerava “o fim da picada” as religiões. E por assim ser, “Rita Lee” preferia não se envolver com partidos políticos e nem com nenhum tipo de líder religioso.
Dependente de barbitúricos, álcool e drogas pesadas, por muitos anos, “Rita Lee” conseguiu abandonar os vícios, após passar 45 dias presa (já grávida), do seu primogênito “Roberto”, em (1976), por portar maconha (que a cantora afirmava ter sido colocada propositalmente em seu apartamento, por policiais que não gostavam dela).
Outra prisão de “Rita Lee” aconteceu justamente quando ela decidiu parar de subir aos palcos, após a apresentação em “Barra dos Coqueiros - Aracaju, Sergipe”, no dia (28 de janeiro de 2012). A artista tinha 64 anos na época. Neste show, ela xingou policiais que agiram com truculência com o público e disse, antes de acabar sendo detida por desacato à autoridade: “Sou do tempo da ditadura, não tenho medo!”
Por desejo da cantora sua despedida acontecerá no “Planetário do Parque do Ibirapuera - SP” e seu corpo será cremado. Mas, certa vez, disse a seguinte frase, sobre o que gostaria de ter escrito na lápide de seu túmulo: “Quando eu morrer, o meu epitáfio será: Nunca foi um bom exemplo, mas era gente fina!”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
* Arte inicial animada ®DOUG BLOG - e abaixo: “Rita Lee” dando um “selinho” na apresentadora de TV “Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani” (8 de março de 1929 - 29 de setembro de 2012).
¹ “Aspásia Brasileiro Alcântara de Camargo” (6 de fevereiro de 1946) [Partido Verde - PV] (de 2001 a 2015); [Partido Social Democrata - PSB] (de 2015 a 2016) e [Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB] (de 2016 até o momento), é uma professora, acadêmica, socióloga e política brasileira. Foi “Secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente”, durante o governo “FHC - Fernando Henrique Cardoso” (18 de junho de 1931) e é a atual presidente do “PSDB, no Rio de Janeiro”.
Merecerá homenagem no escurinho do cinema do meu blogue amanhã.
ResponderExcluirAbraço
Caro Pedro,
ExcluirToda homenagem será válida.
Mas, “no escurinho do cinema”, a nossa amada “ovelha negra da família, Rita Lee”, deve ter feito um de seus três filhos.
Retribuo o abraço!!!
It's sad when talented people die.
ResponderExcluirIt's true friend Irina,
ExcluirBut finitude is something inevitable for those who are famous or not.
Hugs and good continuity of the week!!!
Wow, what a beautiful tribute to Rita Lee, a well-known and beloved singer by rock fans worldwide.
ResponderExcluir💋 Kisses 💋
Theodosia,
ExcluirEvery tribute will be valid when it is paid to dear “Rita Lee”.
Thanks for the kind words.
I return your kisses!!!
Te adelantas y ya le brindas tu homenaje, cuando alguien que ha dicho tantas cosas hermosas muere es una perdida grande. Un abrazo
ResponderExcluirEstoy aún más orgulloso de este tributo, ya que ya he rendido otros tributos aquí en ®DOUG BLOG, mientras ella aún estaba viva.
ExcluirLa estrella acaba de cambiar de fase Ester... "Rita Lee" es infinita.
Un abrazo.
Inesquecível 👏🙏✨😘
ResponderExcluirAmiga Gracinha,
Excluir“Rita Lee” foi uma guerreira na luta pelos direitos das pessoas e dos animais. Foi uma cantora e compositora incrível.
“Rita Lee” é mesmo inesquecível!
Um abraço!!!
E a Rita foi cantar e agitar lá no Alto! Linda e merecida homenagem! abração, chica
ResponderExcluirMinha amiga Chiquitita,
ExcluirA “Rita Lee” logo que chegou no Céu, foi dar mais um “selinho” na “gracinhaaaaaaa, da Hebe Camargo”.
Eu vou continuar fã dessa mulher guerreira, que escolheu ser quem foi... Escolheu sim senhor, ser “a ovelha negra da família”, quis por natureza ser polêmica e por opção, ser ruiva. Foi a mais carioca das paulistanas.
VIVA “Rita Lee!”
Retribuo o abração!!!
Meu querido e sapiente Douglas, das muitas qualidades que vejo em suas publicações, fico muito satisfeito com os títulos escolhidos, cada um melhor que o outro. Este em homenagem à icônica Rita Lee, está supimpa: 'Rita Infinita'. Aqui fica anunciado aos leitores, com antecedência, tudo o que você escreveu. Suas artes também, sempre trabalhadas com esmero. Estamos vendo sair de cena, todos que cumpriram suas tarefas nos palcos da vida. Sigamos cumprindo as nossas tarefas, até que o último ato derrube o nosso rei do tabuleiro, e assim, será o nosso xeque-mate, o momento de nos tornarmos igualmente infinitos. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirMeu bom amigo e professor Ruy,
Excluir“Rita Lee” foi uma mulher à frente do seu tempo. Uma mulher que “batia o pé na porta” e dizia ao que veio. Com ela não existia este papo de deixar as coisas para amanhã e, eu gosto de gente assim, decidida.
Sobre as escolhas dos nomes das postagens, é engraçado, mas, eles surgem até com certa facilidade e raramente troco um título escolhido.
Fico grato por tua presença ativa e leitura de meus textos aqui no ®DOUG BLOG.
Gratidão pelo carinho sempre existente nas tuas palavras.
Retribuo o abraço fraterno!!!
No conocía a esta persona, pero seguro que fue un gran ser cuando le haces este hermoso homenaje. Siempre se nos van los mejores, aunque ella ya tenia una edad. La parka no tiene miramientos, para ella todos somos iguales. Un abrazo amigo y gracias siempre.
ResponderExcluirAmiga Carmen,
ExcluirPrefiero rendir homenaje a las personas que aún están vivas y en ®DOUG BLOG lo hago, porque "Pelé y Rita Lee" tienen textos dedicados a ellos antes de morir.
Esta publicación sobre "Rita Lee" es mi despedida, respetuosamente dedicada a su familia.
Un abrazo.
Muy generoso por tu parte amigo.Y sí, yo también prefiero rendir homenaje cuando estamos vivos. Eres una gran persona.Un fuerte abrazo amigo.
ExcluirAmiga Carmen,
ExcluirTus amables palabras calientan mi corazón.
Un abrazo.
Olá caro Douglas.
ResponderExcluirÉ uma pena, vou pensar por um lado, ficou livre dessa doença que corrói o corpo, sofre ela, sofre a família. Deixa sua marca e será lembrada por meio das músicas, ousadias e lutas.
Como tantos que já se foram irá cantar e encantar o céu.
Que Descanse em paz.
Boa tarde e continuação de uma boa semana.
Beijo.
Amiga Lúcia,
ExcluirEntendo bem o teu comentário. E me solidarizo com os filhos e principalmente com o marido, “Roberto de Carvalho”, companheiro de toda uma vida de “Rita Lee”, pois, passei por uma situação limite dessas, a diferença, é que a minha esposa ainda era muito jovem, provando que a nossa finitude não nos comunica em qual momento se apresentará.
♪...Se Deus quiser
Um dia eu morro bem velha
Na hora H quando a bomba estourar
Quero ver da janela...♪
“Rita Lee” não morreu... Deve estar na janela (seja lá qual for esta janela que ela imaginou?)
Agora ficam as canções e os livros para seus fãs e a saudade dolorida para os parentes e amigos.
Retribuo o desejo de boa semana que segue e o beijo!!!
"Rita Infinita"
ResponderExcluirGostei!
Pois então! Será assim, lembrada e celebrada para sempre!
Abraços, Jornalista Douglas!
Amiga Jossara,
Excluir“Rita” é mesmo Infinita!
Bem cantou e encantou “Caetano Veloso, na Sampa amada de Rita Lee”:
♪Alguma coisa acontece no meu coração / Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João / É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi / Da dura poesia concreta de tuas esquinas / Da deselegância discreta de tuas meninas / Ainda não havia para mim Rita Lee / A tua mais completa tradução / Alguma coisa acontece no meu coração / Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João...♪
Retribuo os abraços!!!
Me pareció interesante te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
Excluir“Rita Lee”, además de ser una excelente cantante, era una mujer amable con sus amigos.
Un beso.
Now she sings from clouds for us. :) Stupid illnesses, I hope she was not suffering much. I believe she is happy wherever she is. :)
ResponderExcluirHave a good day, stay healthy and happy. ;)
Hi Aga,
ExcluirIt's great to have you here at the ®DOUG BLOG.
It is true, cancer is a devastating disease, which weakens the patient and destabilizes those who live with him on a daily basis.
“Rita Lee” made a lot of people happy and will continue to do so, as she left a legacy of beautiful, fun and controversial songs for all of us.
Have a good day. Good health to you too.
Hugs!!!
Amei conhezer a historia de Rita Lee, mulher polifacética e entregada.
ResponderExcluirTentarei de escutar qualquer cançao dela.
Meu agradezemento pelas suas visitas.
Beijinho
Amiga Beatriz,
Excluir“Rita Lee” seguiu a sua vida de acordo com as suas convicções, fossem elas políticas, sociais, religiosas ou mesmo extraterrestres, porque, para ela, não estávamos sozinhos no Universo.
O que é certo é que “Rita” é mesmo infinita!
Tente ouvir as músicas dela, porque, você não irá se arrepender.
Grato pela presença aqui no ®DOUG BLOG. Retribuo o beijinho!!!
Bonito homenaje a esta cantante brasileña que no conocía.
ResponderExcluirPor sus aficiones futbolísticas creo que de haber nacido en Madrid sería del Atlético de Madrid, al que el cantante Joaquín Sabina le dedico una canción similar.
Saludos.
Tomás,
ExcluirLa presencia de "Rita Lee" en la canción era inconfundible, pues era sarcástica y politizada, además de tener una voz melodiosa.
Pero en el fútbol, sus conceptos eran los mismos que los de cualquier seguidor fanático de su club. Yo mismo me moriría diciendo que "Garrincha" es el mejor jugador del mundo, porque "Pelé" era una especie de marciano. 😂👽😂
Un abrazo.
Cá em casa todos gostamos de escutar a Rita.
ResponderExcluirSerá sempre Infinita para os que gostavam e até os que não gostavam.
Viva Rita.
Grata pela sua passagem no Parapeito
Brisas doces *
Amiga Maria,
ExcluirÉ sempre um prazer recebê-la aqui no ®DOUG BLOG!
“Rita Lee” deixou como legado sua irreverência e as suas canções.
Sensacional “Rita”, uma mulher “amiga das contradições”, que decidiu ser ruiva por opção.
Até breve!!!
Bela homenagem a uma grande artista 👏👏👏
ResponderExcluirCansaço!?... Todos passamos por isso!
Bom domingo!
Olá Gracinha,
Excluir“Rita Lee” foi uma artista autêntica e será sempre lembrada com carinho.
Um domingo suave para ti e que tua semana siga igualmente suave!!!