㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

terça-feira, 9 de maio de 2023

“Rita Infinita!”


































































Tive o prazer de conhecer e entrevistar “Rita Lee Jones de Carvalho”, que nasceu no último dia do ano de (1947) e faleceu no fim da noite de segunda-feira (8 de maio de 2023), em sua residência, na “Granja Viana, Cotia, em São Paulo”, ao lado da família, após lutar bravamente contra um câncer pulmonar, descoberto em (2021). 

“Rita Lee” é e sempre será uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira e mundial, pois, ela não morreu aos 75 anos... Ela sempre será lembrada como a “Rainha do Rock Brasileiro”... Nomenclatura que ela achava cafona, preferindo ser denominada como: “padroeira da liberdade”. E agora “Rita Lee” (a ovelha negra da família), está livre da doença, se tornou eterna... Infinita!

O sucesso de “Rita Lee” começou quando junto com uns amigos dissidentes do grupo “O'Seis” (1966), fundaram o trio musical: “Os bruxos”, rebatizado por outro amigo, este de nome pomposo e apelidado de “Pequeno Príncipe”: “Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira - Ronnie Von” (17 de julho de 1944), para: “Os Mutantes”, nome que “caiu como uma luva” para uma banda de rock psicodélico, formado durante o “Movimento Tropicalista”, que existiu (de 1966 a 1972), tendo além de “Rita”, os irmãos: “Arnaldo Dias Baptista (6 de julho de 1948), seu primeiro marido (de 1971 a 1977) e Sérgio Dias Baptista (1° de dezembro de 1951). Também participaram do grupo: “Arnolpho Lima Filho - Liminha” (5 de maio de 1951) e “Ronaldo Poliseli Leme - Dinho Leme” (22 de julho de 1949). Mesmo sendo casada com um dos “Mutantes”, deixou a banda (sendo expulsa, em 1972), se juntando aos “Tutti-Frutti”, banda brasileira de rock, formada por músicos do bairro da “Pompeia, em São Paulo”, entre (1973 e 1978), liderada pelo guitarrista: “Luis Sérgio Carlini” (31 de agosto de 1952). A banda servia de apoio de “Rita Lee” em shows e gravações de discos, com os quais contava como parceiro autoral de músicas, o hoje escritor de “Best-sellers, Paulo Coelho de Souza” (24 de agosto de 1947).

Após romper com “Os Mutantes” (grupo) e com o “Mutante, Arnaldo Dias” (agora ex-marido), “Rita Lee” se casou outra vez, com o multi-instrumentista e compositor brasileiro: “Roberto Zenóbio Affonso de Carvalho” (desde 1996). O casal teve três filhos: o músico: “Roberto Lee de Carvalho - Beto Lee” (21 de março de 1977); o DJ e produtor musical: “João Lee” (1979) e o caçula, o artista visual: “Antônio Lee” (1981). 

O que pouca gente sabe, é que “Rita Lee”, além de ter sido uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora, apresentadora de TV e ativista em prol dos animais, era também uma escritora infantil de mão cheia. 

O ano de (2007), foi marcante para “Rita Lee”, tendo sido capa da revista mensal americana “Rolling Stone”; ano também que recebeu o título de “Cidadã Honorária do Município do Rio de Janeiro”, concedido pela então vereadora do (PV), “Aspásia Camargo”¹ - quando disse: “I love São Paulo... Mas, este título honorário de cidadã carioca é o meu Oscar!”

Em (2022), a cantora foi homenageada na edição do “Grammy Latino, em Las Vegas - EUA”, quando recebeu o “Lifetime Achievement Award”, um reconhecimento do conjunto de sua obra e carreira.

Filha do imigrante norte-americano: “Charles Fenley Jones” (15 de Julho de 1904 - 1983) e da brasileira descendente de italianos: “Romilda Padula Jones” (sem datas de nascimento e morte identificadas), “Rita Lee Jones de Carvalho”, apesar da ascendência ítalo-americana nas veias, se orgulhava de ser “paulistana raiz e corintiana fanática”, ao ponto de em (1972), ter composto uma música de amor ao “Timão”, demostrando sua profunda relação com o clube.

♫Por que será que eu gosto de sofrer?
Vai ver que agora eu dei pra masoquista
Meu amor branco e preto
Às vezes me deixou na mão
Mas eu gosto de você
Já não me importa a sua ingratidão
Sofro mas continuo a te adorar
Corinthians meu amor
Corinthians!♫

Em (1982), “Walter Casagrande Júnior - Casão - Big House” (15 de abril de 1963), fez na final do “Paulistão, contra o São Paulo, no Morumbi”, um dos três gols do título da “democracia corintiana” (3 X 1), qual denominou de: “Gol Rita Lee”. Os outros dois gols da partida, foram marcados por: “Antônio José da Silva Filho - Biro-Biro” (18 de maio de 1959).

Diferente do futebol, que amava, “Rita Lee” era desinteressada por politica e cética em relação as religiões. A cantora considerava “o fim da picada” as religiões. E por assim ser, “Rita Lee” preferia não se envolver com partidos políticos e nem com nenhum tipo de líder religioso.

Dependente de barbitúricos, álcool e drogas pesadas, por muitos anos, “Rita Lee” conseguiu abandonar os vícios, após passar 45 dias presa (já grávida), do seu primogênito “Roberto”, em (1976), por portar maconha (que a cantora afirmava ter sido colocada propositalmente em seu apartamento, por policiais que não gostavam dela).

Outra prisão de “Rita Lee” aconteceu justamente quando ela decidiu parar de subir aos palcos, após a apresentação em “Barra dos Coqueiros - Aracaju, Sergipe”, no dia (28 de janeiro de 2012). A artista tinha 64 anos na época. Neste show, ela xingou policiais que agiram com truculência com o público e disse, antes de acabar sendo detida por desacato à autoridade: “Sou do tempo da ditadura, não tenho medo!”

Por desejo da cantora sua despedida acontecerá no “Planetário do Parque do Ibirapuera - SP” e seu corpo será cremado. Mas, certa vez, disse a seguinte frase, sobre o que gostaria de ter escrito na lápide de seu túmulo: “Quando eu morrer, o meu epitáfio será: Nunca foi um bom exemplo, mas era gente fina!” 
°°°
* Arte animada ®DOUG BLOG abaixo, “Rita Lee” dando um “selinho” na apresentadora de TV “Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani” (8 de março de 1929 - 29 de setembro de 2012).
°°°
¹ “Aspásia Brasileiro Alcântara de Camargo” (6 de fevereiro de 1946) [Partido Verde - PV] (de 2001 a 2015); [Partido Social Democrata - ‎PSB‎] (de 2015 a 2016) e [Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB] (de 2016 até o momento), é uma professora, acadêmica, socióloga e política brasileira. Foi “Secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente”, durante o governo “FHC - Fernando Henrique Cardoso” (18 de junho de 1931) e é a atual presidente do PSDB, no Rio de Janeiro”.




“Rita Lee e Banda — em Praia Grande 
São Paulo” (1997)   Medley: “Lança Perfume (1980); 
Dona Doida - Zazá (1997); Chega Mais (1979);
Banho de Espuma (1984) e Arrombou a Festa” (1977).

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).