㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 28 de maio de 2022

“Ditados Populares — Parte 9”



Você é daquelas pessoas que gostam de fazer média? Calma, eu explico. Nada de fazer “dieta cultural”... O ®DOUG BLOG está chegando trazendo uma “fornada” de ditados populares, quentinhos como os saborosos pães franceses, besuntados com bastante manteiga, acompanhados de uma xícara de café com leite, que segundo o sambista, cantor, compositor, brasileiro e carioca da gema, Noel de Medeiros Rosa” (11 de dezembro de 1910 - 4 de maio de 1937), este café seria uma média, assim como ele canta na canção Conversa de Botequim” (1935)Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa ♪ Uma boa média que não seja requentada ♪ Um pão bem quente com manteiga à beça ♪ Um guardanapo e um copo d'água♫.

161- Quem não gosta de um bom pãozinho francês quentinho, seja no café da manhã ou no lanche da tarde? Os franceses com certeza não gostam, pois, o pão francês como conhecemos aqui no “Brasil”, por exemplo, não existe na “França”, lá, “pão francês” é a “baguette”, um tipo de pão longo (conhecido aqui como “bisnaga ou bengala”). Mas e a expressão: “Rente que nem pão quente”, quem conhece? Muita gente conhece e repete, não é mesmo? Mas, qual é o significado deste ditado popular? Ele significa estar ativo, sempre presente na hora certa, no momento oportuno, sendo assíduo, pontual. É aquela pessoa decidida, que diz e consegue cumprir sempre aquilo que promete.

162- Saindo do pão e e pisando nos ovos... “Pisar em ovos”, é uma expressão para indicar que devemos ser cautelosos em algumas situações, para que nada dê errado. É agir de maneira mais branda para não magoar ou irritar os outros.

163- “Um dólar furado”, nada tem a ver com o filme ítalo-francês de (1965): “Un dollaro bucato” - gênero “Western”, popularmente conhecidos em “Hollywood” como: “filmes de Cowboy”. Na realidade, o termo “Um dólar furado”, é o mesmo que ser um indivíduo sem importância, que não tem peso social, sendo desprovido de qualquer poder econômico, podendo ser denominado vulgarmente também de: “João-Ninguém”.

164- “A galinha do vizinho é sempre mais gorda”. Esta expressão popular nos transmite primeiro uma ideia de inveja, mas também, que a maioria das pessoas nunca estão satisfeitos com as suas próprias coisas e/ou conquistas, creditando as coisas/conquistas dos outros, sempre um tom de superioridade diante das suas.

165- Creio que todas as meninas do Mundo, um dia já escutaram esta frase: “Antes de casar sara!” - diante de um pequeno corte, tombo, machucado, etc..., acontecidos na fase infantil. Mas, esta frase tem origem médica e, se deve ao fato de ginecologistas terem descoberto uma substância que se chama “Prostaglandina”, liberada no útero das adolescentes em maior quantidade do que no útero das mulheres adultas. Isso ocorre em úteros muito pequenos e que não tem força suficiente para expulsar a “Prostaglandina” de uma só vez. Assim sendo, no ato da consulta ginecológica da menina, é dito pelos médicos: “Antes de casar sara!” - um fato verídico, pois, a jovem sendo devidamente tratada, deixa de sentir fortes cólicas, levando uma vida normal e fértil.

166- “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém” - ou “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Esta é um dos ditados mais sábios do inconsciente coletivo popular. É empregado no dia a dia, nos dizendo que, quando você faz as coisas com excelência, com capricho, não terá que gastar tempo e dinheiro para corrigir o que deveria ter feito corretamente com tranquilidade. 

167- A “Polidactilia”, é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras nas mãos ou nos pés, podendo ser causada por modificações genéticas hereditárias. Mas, a expressão: “Cheia de dedos”, nada tem a ver com hereditariedade e sim, indica que uma pessoa é extremamente cautelosa para falar ou fazer algo, sendo alguém que pensa dez vezes antes de falar ou tomar alguma atitude. Porém, pessoas assim, são tidas como indecisas e por vezes, até mesmo pedantes.

168- “Chumbo trocado não dói”. É uma expressão muito usado nas brigas de amigos, namorados, parentes, políticos, etc... São altercações, um ato entendido como forma de agressão com o outro, no mesmo calão verbal. Em suma, é uma troca de ofensas onde existe o revide, quando fica evidenciado a vontade de dar o troco à mesma altura.
°°°
* Texto da Tirinha:
💬 Quem é amor?
💬 Minha mulher, diz que vai chegar tarde porque está no cinema contigo!

169- “Dar uma de João sem braço”. Este é um ditado popular que nada tem a ver com as estátuas mitológicas gregas e seus “braços quebrados” (que na realidade teriam sido arrancadas, ainda no “Período Helenístico” (ou “Helenismo”), época histórica compreendida entre os (Séculos III e II a.C.), no qual os gregos estiveram sob o domínio do “Império Macedônico”. Este ditado na realidade, é referente aos espertalhões, aquelas pessoas que se fazem de desentendidas, manhosas e preguiçosas, tentando sempre escapar de fazer suas tarefas, seja no trabalho, na escola/Universidade, em casa, etc...

170- “Dormir com um olho aberto e o outro fechado”. Este ditado popular nos revela que devemos estar sempre alertas, atentos, para não sermos enganados, passados para trás. Não tem nada a ver com tentar cochilar em local indevido e sim, é ficar esperto, se valendo do famoso: “Confiar desconfiando”.

171- “Estar Miado” - ou  “Ficar Miado”. Esta é uma expressão, fruto do regionalismo brasileiro, que nos revela um insucesso, um grande fiasco, algo que tinha tudo para dar certo e não deu. Tipo aquela festa que você achava que seria tudo de bom, Só que foi um completo fracasso.

172- “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. Olha o egoísmo aí novamente se apresentado firme e forte. Este é um ditado “arretado, porreta”¹ e diz respeito, àquelas pessoas que agem retendo para si muito, quando a quantidade não é suficiente para todos.

173- “Je ne sais quoi”, é uma expressão 100% francesa, que significa literalmente em português: “Eu não sei o quê?”. Mas, na “França”, país de origem do ditado, quem tem “Je ne sais quoi”, possui algo próprio, especial, incomum, uma elegância nata.

174- “Levar na flauta”, é uma expressão muito usada na língua portuguesa. Seu significado é amplo e pode ter várias interpretações, porém, num contexto geral, quer dizer, que não se deve levar uma situação ou algo muito a sério, tentando também, ser compreensivo. Exemplo: “O pai levou na flauta, aquele problema que sua filha teve na escola”.

175- “Na lata”. Aprender algo “na lata” ou responder algo “na lata”, significa ser rápido no raciocínio. É saber se desvencilhar de maneira imediata de uma questão ou até mesmo de um insulto, falando na cara aquilo que quer, sem sentir receio.

176- “O tiro saiu pela culatra”. Este ditado popular, nada tem a ver com a desmedida violência urbana mundial. Ele nos dá conta, que algo realizado de modo errado, planejado sem critério, no final, sairá ao contrário do que foi pretendido previamente.

177- “Ter os pés-no-chão”. Este talvez seja o ditado mais repetido na vida, porém, que poucos realizam de modo efetivo. “Ter os pés-no-chão”, não significa se despojar dos calçados e sair caminhando, mas sim, determina uma pessoa segura de suas atitudes, que se conhece profundamente e tem capacidade de tomar decisões com firmeza sem titubear. Alguém que sabe se manter sóbrio, dentro da realidade, vivendo a vida como ela é.

178- “Pirar na batatinha” ou “Pirou na batatinha”, nada tem a ver com alguém esfomeado por batatas fritas. Na realidade este nem é um ditado popular, é mais uma gíria muito repetido pelos mais jovens. É o mesmo que endoidar, ensandecer, falar tolices, besteiras. Ou seja, utilizando outra gíria dos jovens, é “viajar na maionese”... Iguaria que leva batatas em sua receita.

179- Continuando nos carboidratos das batatas, o ditado popular: “Sua batata está assando”, significa que uma situação está ficando cada vez mais instável, que em pouco tempo você vai sofrer as consequências de alguma coisa que fez de errado ou que prejudicou alguém.

180- “Suspende a feijoada, que o porco de sinal de vida”. Esta expressão é simples e fétida, referente aos que comem em demasia e depois, arrotam ou soltam gases feito porcalhões, estando à mesa de refeição com outras pessoas, algo nada respeitoso e agradável, a não ser, que você esteja na “China”, pois, em algumas regiões desse país oriental, arrotar após uma refeição é sinal de satisfação e respeito com quem fez a comida.
°°°
¹ Uma “pessoa arretada, porreta”, no regionalismo nordestino brasileiro, significa uma característica de força, alguém bastante positivo.



OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).