㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sábado, 23 de abril de 2022

“Timidez”

Você é uma pessoa tímida ou descolada? Está mais para um escaldante dia de Sol, ou para um dia de neve, que mesmo sendo bonita, é fria? 

Você faz amigos com facilidade, ou a falta de traquejo social não lhe deixa à vontade estando em público? 

Calma, vou avaliar hoje aqui no ®DOUG BLOG, o que se passa com as pessoas mais acanhadas, porque, na vida, existem soluções para os tímidos e introvertidos e nem sempre, o infortúnio daqueles que são mais ensimesmados, se escondem por detrás de manias ou fobias, pois, os tímidos são seres seletivos e não gostam de plateia.

Mas, o que é a timidez? A timidez é uma espécie de “Matrix”¹, um “universo paralelo distópico”, em que muitas pessoas residem nele. E aqueles que se prendem neste “espaço temporal e pessoal”, tentam se livrar de alguma maneira de tudo e de todos, se valendo de subterfúgios aplicados no se bastar sozinho, fugindo de ter de conviver em grupos sociais. Mas, esta escolha de distanciamento social, nada tem a ver com os temporários protocolos pandêmicos, este acanhamento, proporciona todos os dias ao tímido, algo sofrido de modo geral e ininterrupto. 

De maneira otimista e indo na contramão da solitude pessoal, bem disse o poeta jacobita inglês, “John Mayra Donne” (22 de janeiro de 1572 - 31 de março de 1631): “Nenhum homem é uma ilha isolada!” 

Existem vários fatores que podem levar uma pessoa a se isolar, a ser introvertida. A rigidez na educação de uma criança, que não teve muito convívio social nesta época da vida, pode ser um deles; ser filho único pode ser outro motivo da timidez; o “Bullying” sofrido na escola ou na turma de amigos, também na infância, pode ser outro fator importante para detectarmos alguém muito inibido; as “Redes Sociais”, que tornaram-se na “residência” preferida principalmente dos “nada descolados”, é com certeza um destes motivos. Porém, os tímidos muitas vezes, nem sabem como irão se sociabilizar, até mesmo nas “Redes Sociais”, pois, para os introvertidos, tudo parece ser maior, mais pesado, mais difícil e constrangedor.

Ser tímido é fugir, muitas vezes sem querer, do contato físico, de se expressar em público, de olhar, olhos nos olhos outras pessoas. Mas, existem perguntas a serem feitas: quem é tímido precisa viver assim? Ou ainda, seria a timidez algo natural ao ser humano, coisa própria dos envergonhados? Muitos especialistas dizem que existem alguns tipos de timidez que devam ser tratadas com a ajuda de profissionais (psicólogos/terapeutas), pois, com a timidez, vem a sudorese nas mãos e pés, aparecem falhas de dicção e gagueira, desarranjo intestinal repentino, um frio na espinha (de provocar arrepios), cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça (“enxaqueca”) e o que é pior, aquela súbita vontade de que abra um enorme buraco no chão, para que ele, o introvertido, desabe dentro e assim, desapareça do local onde está... Ou melhor, do local onde não queria estar.

A timidez pode prejudicar muito a vida pessoal, profissional e social de alguém, desafiando a possibilidade de ter boas amizades, ou até de viver um grande amor. Estas outras pessoa todos nós devemos perceber e conviver com elas, pois, serão fundamentais no percurso das nossas vidas, mesmo que seja para jogar conversa fora, pois, nem com gente casual um tímido quer contato, por mais instantâneo que seja.

As pessoas extrovertidas e expansivas não são o padrão social, pois, com o prolongar da pandemia, as populações mundiais se revelaram ainda mais reclusas, gente que passou a não olhar definitivamente nos olhos de ninguém, algo muito parecido com o que acontece ao tímido em seu cotidiano de isolamento (desde antes dos tempos pandêmicos), quando uma pessoa ao tentar fazer contato visual, olhando dentro dos olhos do tímido, observa que como um raio, aquele ser acanhado, consegue em uma fração de segundos, redirecionar o olhar para qualquer outro lado, menos para quem tenta interagir com ele, pois, o tímido por sua natureza reservada, não gosta de encarar outras pessoas e, antes mesmo de falar um simples “OI”, o introvertido pensa duas, três... Dez vezes, ou até mesmo se cala mais uma vez, permanecendo voltado para dentro, em sua “Matrix” pessoal com as mãos transpirado, “Xerostomia”² e sensação de corpo petrificado, o que impossibilita encontrar uma rota de fuga.
°°°
¹ “Matrix”, é uma franquia de 4 filmes australo-estadunidense, dos gêneros ação e ficção científica. “The Matrix” (1999); “Matrix Reloaded e Matrix Revolutions” - ambos de (2003) e “Matrix Resurrections” (2021).
°°°
² A “Xerostomia”, provoca baixa produção de saliva, dando aquela sensação de “boca seca”, podendo resultar entre outras coisas, em mau hálito.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MARÇO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).