㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

“Somos Todos DOUGLAS — ®DOUG BLOG Homenageia Kirk Douglas”



Eu sou nascido “Douglas” (muito por meu pai “Walter”, ser fã de cinema (e eu, acabei por conta disso, também me tornando um grande cinéfilo). Meu pai era fã principalmente, de dois “Douglas”, da era de ouro do cinema americano: “Kirk Douglas¹ e Douglas Fairbanks Jr.” (9 de dezembro de 1909 - 7 de maio de 2000). Assim sendo, acabei por assistir com satisfação, muitas películas cinematográficas destes dois atores (ao lado de meu saudoso pai), qual orgulhoso, passava para nós, em seus “Projetores de Filmes ‘Super 8 e 16mm’” (que hoje estão decorando a biblioteca de meu aparatamento). Olhar para estes objetos, me transportam em uma viagem no tempo... Bons tempos, que infelizmente não voltam mais! Mas, com certeza, hoje nesta postagem do ®DOUG BLOG, todos seremos um pouco DOUGLAS, neste passeio pela vida do “Velho Kirk”.
   
A história revela que o corpo de “Spartacus” [em grego: Σπάρτακος] (109 a.C. – 71 a.C.), nunca foi encontrado, após a perda da “Terceira Guerra Servil - Guerra dos Escravos ou Guerra dos Gladiadores”, vencida por legiões de “Marcus Licinius Crassus” (114 a.C. - 53 a.C.), membro do “Primeiro Triunvirato”. Assim sendo, “Kirk Douglas” também não morreu aos 103 anos (na última quarta-feira), ele saiu de cena, sumindo como “Spartacus”, para viver agora também como uma lenda, onde a vida imita a arte de maneira magnifica.
   
“Kirk”, nasceu em um bairro pobre de “New York - EUA”, era filho de imigrantes russos, pobres e analfabetos. Mesmo assim, vindo de família tão humilde, conseguiu estudar interpretação, na “Academia de Artes Dramáticas”, o que possibilitou ao jovem “Issur”, ingressar em “Hollywood”, atuando em papéis emblemáticos no cinema (agora já com o nome artístico: “Kirk Douglas”), onde foi do escravo “Spartacus” (1960), ao pintor “Vincent Van Gogh”, em: “Lust for Life - Sede de Viver” (1956); em um filme do gênero “Western”, esteve na pele de um dos maiores mitos do velho oeste, “Doc Holliday”, no filme “Gunfight at the O.K. Corral - Sem Lei e Sem Alma” (1967); viveu ainda o boxeador “Midge Kelly”, no filme: “Champion - O Invencível” (1949); em “Ace in the Hole - A Montanha dos Sete Abutres” (1951), interpretou o jornalista “Charles "Chuck Tatum”, com sua proposta de reflexão, sobre o trabalho de todos nós jornalistas em nosso ofício; e em: “Seven Days in May - Sete Dias de Maio” (1964), “Kirk” está no papel do adido militar, “Martin Casey”, que descobre por acaso, uma conspiração do seu chefe, na tentativa de derrubar o presidente dos EUA. 
     
“Kirk Douglas”, foi três vezes indicado ao “Oscar” (1949), (1952) e (1956), porém nunca ganhou uma estatueta de “Melhor Ator”. Mas, em “Sede de viver” (1956), ganhou um “Globo de Ouro”. “Kirk” também foi três vezes indicados ao “Emmy”, premiação máxima da TV americana. No “Globo de Ouro”, levou duas estatuetas: uma de “Melhor Ator em Drama” (mais uma vez por: “Sede de viver”) e outra por sua filmografia, prêmio especial “Cecil B. DeMille”, em (1988). Em (1996), recebeu um Oscar Especial da Academia Hollywoodiana de Cinema”, pelo conjunto da sua obra, que na minha ótica, não passou de um prêmio de consolação, porém, que desfez uma injustiça do passado com “Kirk Douglas ainda em vida.
    
“Kirk” trabalhou em mais de 80 filmes (quais, eu creio ter assistido quase todos), mas, se notabilizou por nunca ter aceitado um papel em uma sequência, mesmo com a possibilidade de ganhar cachês ainda mais vultuosos. Nos anos (1970), preferiu se dedicar a uma breve carreira de cineasta, com os filmes: “Posse - Ambição Acima da Lei” (1975) e “Scalawag - As Aventuras de um Velhaco” (1973). Outros filmes de muito sucesso, em anos anteriores foram: “The Bad and the Beautiful - Assim Estava Escrito” (1952), este filme é considerado um dos melhores sobre os bastidores de “Hollywood e Kirk Douglas”, está no papel de “Jonathan Shields”, um escritor para o cinema; “20,000 Leagues Under the Sea - 20.000 Léguas Submarinas” (1954), gênero ficção científica, baseado no livro homônimo de “Júlio Verne” (8 de fevereiro de 1828 - 24 de março de 1905); “Paths of Glory - Glória Feita de Sangue” (1957), onde “Kirk”, realizou um sonho antigo, interpretar um soldado no cinema, “Coronel Dax”. Seu último filme foi “Meurtres à l’Empire State Building” (2008), só para a TV americana.
    
Um dos melhores filmes do bom e velho “Douglas”, foi “O Invencível” (filme que lhe rendeu sua primeira indicação ao “Oscar de Melhor Ator”), mas, como já citei, “Kirk Douglas” nunca venceu. A estatueta só chegou à família Douglas, com o filho “Michael”, por sua atuação em: “Wall Street” (1987), como ator, e por “One Flew Over the Cuckoo's Nest - Um estranho no ninho” (1975), como produtor. 
   
“Kirk Douglas” vinha passando por problemas de saúde desde (1996), quando sofreu um “AVC - Acidente Vascular Cerebral, passando a ter dificuldades para falar e se locomover. Mesmo assim, foi receber o “Oscar Honorário”, pelo conjunto de sua obra, emocionando os que ali estavam presentes, que ovacionaram de pé, por vários minutos ininterruptos o antigo galã de “Hollywood”, que também muito emocionado e, com dificuldades na fala, conseguiu agradecer os aplausos dizendo, já com o “Oscar” nas mãos: “Tenho orgulho de fazer parte de Hollywood por 50 anos!”
    
“Kirk Douglas” era pai de “Michael Douglas” (25 de setembro de 1944), de seu primeiro casamento, com “Diana Douglas” (22 de janeiro de 1923 - 3 de julho de 2015), de quem se divorciou em (1951). Três anos mais tarde, se casou novamente, com a americana de origem belga: “Anne Buydens” (23 de abril de 1919), que certa vez escreveu a respeito do marido: “Viver com ‘Kirk’ é como sentar em um lindo jardim ao lado de um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento!” - O casal teve dois filhos: “Eric Douglas”² (21 de junho de 1958 -  6 de julho de 2004) e “Peter Douglas” (23 de novembro de 1955). Do primeiro casamento, “Kirk” ainda teve: “Joel Douglas” (23 de janeiro de 1947). 
   
“Kirk Douglas” deixa além da viúva “Anne” e dos três filhos vivos, também sete netos: “Cameron Douglas” (13 de dezembro de 1978); “Kelsey Douglas” (25 de setembro de 1992); “Tyler Douglas” (21 de junho de 1996); os gêmeos “Dylan Michael Douglas e Ryan Douglas” (8 de agosto de 2000); “Cays Zeta Douglas” (20 de abril de 2003) e “Jason Douglas” (23 de novembro de 2003).
°°°
¹  Issur Danielovitch Demsky - Kirk Douglas” (9 de dezembro de 1916 - 5 de fevereiro de 2020).
°°°
² Em (6 de julho de 2004) - aos 46 anos de idade, uma das empregadas de “Eric Douglas”, o encontrou morto, em seu apartamento em “Manhattan, NY - EUA”, após ter ingerido muitas doses de Whisky, somadas com tranquilizantes e analgésicos.




OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — MAIO/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).