㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

“Gâteau Roulé — Rocambole”

















Bem meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, existem algumas versões para a criação do Rocambole, mas, a que eu mais gosto, é esta de “Napoleão Bonaparte” (15 de agosto de 1769 - 5 de maio de 1821):

Os fatos da vida muitas vezes acontecem de maneira aparentemente deliberada. “Napoleão Bonaparte”, por exemplo, em eventos sociais não comia bolos e doces. Um dia, um confeiteiro, que estava enfurecido pelo “imperador baixinho” não comer suas saborosas guloseimas, da melhor confeitaria francesa, fez uma massa de bolo esponjoso (Pão de Ló), bem fininha, assou, recheou com geleia de damasco, enrolou e mandou para “Napoleão”, junto com um cartão que dizia: “Vous vivrez une Adventure Fantastique!” (“Você viverá uma aventura fantástica!”). “Napoleão”, que sofria de úlcera estomacal, evitava as delícias do confeiteiro, não por implicância com o talentoso doceiro, mas, por orientação médica. No entanto, deste “quase bolo” recheado com geleia de damasco, o imperador gostou bastante, pois, comeu tudo, lambeu os dedos e ainda pediu mais. E assim, nascia o delicioso “Gâteau roulé”, uma nova versão do tradicional “Rocambole.

Já que citei o Pão de Ló, vamos contar sua história. Este bolo muito fofo (às vezes também considerado um doce), foi criado pelo cozinheiro e confeiteiro genovês “Giovan Battista Cabona” (16 de fevereiro de 1292 - 12 de novembro de 1363), que servia desde muito jovem, à família do embaixador italiano e marquês “Alberto Pallavicini” (28 de março de 1237 - 11 de fevereiro de 1311), que adorava quitutes de confeitaria. A receita original de “Cabona”, era feita com ovos, açúcar e farinha de trigo (sem fermento). Na receita atualizada, foram adicionados leite morno (ou água morna) e fermento químico e fica realmente muito bom... “Mamma Mia!”

E o Bolo de Rolo”, onde se enrola nesta história toda? Este bolo é muito parecido com o Rocambole e foi introduzido no “Brasil” no (século XVI), na época da chegada dos portugueses a “Pernambuco”, que trouxeram na bagagem uma receita tradicional lusitana, denominada: “Colchão de Noiva”, que é uma espécie de Pão de Ló, com recheio generoso de doce de amêndoa, sendo enrolado em camadas grossas. O verdadeiro “Bolo de Rolo” é muitas vezes confundido com outros tipos de bolos de enrolar, como o “Gâteau Roulé”, por exemplo. Já o “Colchão de Noiva”, ainda hoje, possui uma forma única de ser preparado pelos portugueses. No “Café À Brasileira (fundado em 19 de novembro de 1905), em Lisboa - Portugal”, “Fernando António Nogueira Pessoa (13 de junho de 1888 - 30 de novembro de 1935), era visto sempre tomando uma bica acompanhada de algumas boas fatias de “Colchão de Noiva”, talvez para saciar a fome também de seus heterônimos, “ó pá!”



60 comentários:

  1. My friend, you are truly a gifted man with words.
    This post was literally delicious to read and enjoy your drawings,
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Theodosia ,
      I am happy for your kind appreciation of this chronicle and “appetizing” arts that I present here on ®DOUG BLOG.
      Kisses!!!

      Excluir
  2. Rocambolesco se que es, exagerado o extraordinario, a tu pastel lo conozco como pionono, bracito de gitano, aun en otros sitios tiene otro nombre, pero como soy curiosa he buscado rocambole y ¡Oh sorpresa! exista en estos lares y yo no lo sabia. Gracias y un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      La nomenclatura de las delicias culinarias varía de un país a otro, lo que no cambia es nuestro apetito por probarlas. 😂😂😂
      A diferencia de “Napoleão”, a mí me encantan las tartas y los dulces.
      Gracias por disfrutar esta crónica aquí en el BLOG ®DOUG.
      Y siempre estamos interactuando y aprendiendo cosas nuevas unos de otros.
      Abrazos.

      Excluir
  3. Uy es que nadie es inmune a un buen pastelito. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Ola Douglas!
    em espanhol, quando dizemos que algo e “rocambolesco”, estamos nos referindo a algo extravagante, implausivel ou incrivelmente complicado. Nao tinha a menor ideia do significado em portugues, mas achei maravilhoso ter conhecido essa deliciosa sobremesa dedicada ao Imperador Bonaparte. Deu muita vontade de comelo, ficou espetacular. Na Argentina chamamos "pionono" o "arrollado".
    Mandando muitos beijos e abracos, querido journalista; que tenha uma bonita noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Carolina,
      Esta narrativa “rocambolesca” pouco coisa tem de complicação, nem a receita do “Pão de Ló” é tão difícil de fazer. Mas, como é bom sempre aprender algo novo, não é mesmo?
      Te mando muitos beijos aromatizados com geleia de damasco e quando eu for para a “minha Buenos Aires querida”, quero experimentar esta delícia “piono e/ou arrollado”.

      Excluir
  5. Caro amigo Douglas,
    Muito interessante saber de onde surgiu o famoso rocambole que hoje em dia muitas pessoas gostam de comer como sobremesa. Agora começo a entender porque Napoleão Bonaparte vivia com a mão na barriga, devia ser o efeito do "gâteau roulé". Na minha infância o que mais lembro dos famosos rocamboles que comprávamos no mercado era a faquinha do rocambole e como eu gostava dos recheios de goiabada e chocolate, hum que delícia.
    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Alécio,
      Ao mencionar a tua infância, lembrando da “faquinha do Rocambole”, me fez lembrar também dos “Bolinhos Ana Maria”, recorda-se?
      Sobre “Napoleão Bonaparte”, ele foi um tremendo “marketeiro” de sua época, tanto que suas melhores histórias nem sequer têm relação com as guerras que travou. Ele e “Winston Churchill” foram ótimos em desviar a atenção dos combates com narrativas paralelas de suas vidas sociais.
      Obrigado por tua presença aqui no ®DOUG BLOG.
      Retribuo teus abraços!!!

      Excluir
  6. Désolé, j'aime pas la roulade.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      LoL “Laughing out Loud”, vamos pelo menos rolar de rir então! 😂😂😂
      Abraços e bom final de semana!!!

      Excluir
  7. Douglas, yo conozco la palabra rocambola/e, que es una planta de las lináceas y se usa en sustitución del ajo. Feliz finde!!! Abrazos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga carmen,
      Las palabras y tantas cosas en la vida son iguales y al mismo tiempo diferentes, porque las bautizamos como el vocabulario requiere.
      Como dice una de mis frases:

      “Así es la vida: todo tiene sus usos, cada país tiene su propio huso horario.”

      Un abrazo y buen fin de semana.

      Excluir
  8. Gostei bastante desta publicação que nos elucida sobre a matéria expressa.
    Lamento não ter até hoje a sorte de Napoleão, pois ainda não provei o bolo que o deliciou.
    Abraço, meu caro amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Juvenal,
      Que bom receber o amigo aqui no ®DOUG BLOG.
      Quanto ao bolo presenteado a “Napoleão”, não desanime, quem sabe um dia esta iguaria chegue à sua mesa?
      Um abraço e bom final de semana!!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Hi Kathy,
      Welcome to the ®DOUG BLOG.
      If you want to be a follower of my “blog”, it will be a pleasure to have you among my friends.
      A hug and have a good weekend!!!

      Excluir
  10. Creo que este pastel es parecido a lo que en España llamamos "Brazo de Gitano".

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás,
      El tradicional “sueño de panadería”, un pan dulce relleno de crema pastelera, en algunas partes de “Brasil” recibe el nombre de “Martha Rocha” en honor a la famosa y primera “Miss Brasil” en (1954) por el color amarillo, el La crema nos recuerda al cabello rubio de nuestra bella modelo.
      Un abrazo y buen fin de semana.

      Excluir
  11. Such an interesting history. Thanks for your sharp humor. All the best to you and your blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Ellie,
      I'm glad you always like the narratives here at ®DOUG BLOG.
      Culture and good humor always go hand in hand, that's my motto.
      A hug and have a good weekend!!!

      Excluir
  12. hola
    es España rocambolesco es algo extravagante. El pastelito en mi zona se llama brazo de gitano, y a mi me encanta.
    Besotesssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Harley Quinn,
      Seamos siempre “rocambolescos y extravagantes”, con una mesa llena de buenos dulces y amistades sinceras que también nos endulzan la vida.
      BatBesos〴⋋_⋌〵

      Excluir
  13. Olá, caro amigo Douglas,
    Muito interessante este post. Não fazia ideia como nasceu este bolo. Nem o seu nome. Fiquei a saber um pouco mais nesta excelente partilha.
    Grato pela visita, e gentil comentário no meu cantinho.
    Deixo os meus votos de um bom fim de semana, com muita saúde e paz.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Mário,
      Contar histórias, seja em crônicas, em prosas ou em versos, alimenta o ser humano, não com o “Rocambole”, mas, com a cultura mais satisfatória e autêntica.
      Um abraço e bom final de semana, com muita saúde e paz para ti também!!!

      Excluir
  14. Olá Douglas
    Nem me fale em doces, eu amo e preciso evitar
    Kkkk
    Gostei muito da história de Napoleao, eu tbm não resisto a esse tipo de presente não. Na verdade esses dias minha mãe encontrou com meu tio na rua e ele me mandou uma grande barra de suflair e só não comi tudo de uma vez porque dividi com minha mãe.
    Mas a minha maior paixão ainda não é doce e sim o catupiry.
    Acredita? Bem que você poderia trazer sua história, eu ia amar.
    Abraços e bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa,
      Falando em “Catupiry”, este quase “cream cheese”, nascido na querida “Minas Gerais”, terra dos meus saudosos pais e avós, e que muitos pensam que é um produto do país do “Napoleão”, por conta do nome, qualquer dia destes, para satisfazer o nosso paladar (porque, também adoro “Catupiry” - desde a época da caixa de madeira), contarei esta história.
      Quanto à história de “Napoleão” e do seu “Gâteau Roulé”, são nestes momentos que descobrimos o lado doce destas figuras do passado.
      Agora, se você ganhou o chocolate do teu tio e compartilhou com a tua mãe, você fez muito bem... Boas mães merecem toda a fábrica de chocolate de “Willy Wonka”.
      Beijos na bochecha, sabor “Suflair” e bom final de semana!!!

      Excluir
  15. Meu sapiente amigo Douglas, essa sua doce crônica, como sempre muito bem ilustrada, é mais uma lição da inesgotável alquimia do seu conhecimento. Hoje é fato, está tudo na internet, porém, se pesquisarmos a origem do rocambole, não encontraremos um texto tão claro e objetivo, sempre acompanhado de seu excelente humor. Fernando Pessoa soube viver, bebendo a sua bica de café e comendo as suas fatias de colchão de noiva, numa tradicional confeitaria lisboeta, e onde mais poderíamos saber de tal fato, se não fosse aqui narrado por alguém tão estudioso? Você é um arqueólogo de conhecimento infinito. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e professor Ruy,
      Com moderação o açúcar é sempre bom, dá energia ao corpo. Agora escrever sobre doces é uma tarefa muito complicada, porque, eu adoro doces.
      Quando eu era criança, além da minha vó Lourdes ser uma grande doceira, tinha a loja da Tininha, ao lado do prédio onde eu morava com os meus pais, uma tradicional doceria carioca. Aos domingos ia lá com meu pai e me surpreendia com a quantidade de doces e compotas saborosas que haviam. Hoje em dia está tudo industrializado, feito de qualquer jeito e se se bobear, até os “Rocamboles” são importados da “China”. 😂😂😂
      Obrigado pela gentileza das tuas palavras.
      Um abraço fraterno e bom fim de semana!!!

      Excluir
  16. ¡Qué barbaridad! ¡¡Qué buena confitería detallas aquí en general!!! De todos, desde luego, "Rocambole" atrae, los demás también, y soy una persona que adoro las confiterías y pastelerías. Tal es la empatía, que leyendo esto tuyo, es la hora del desayuno, y del único dulce del que he `podido echar mano es una caja de galletitas de canela que rulan por mi casa. De todas formas, quizás la levadura natural le iría mejor que la Química en el segundo de los pasteles que detallas.
    En cualquier caso, esta entrada produce finísimo y delicado apetito.
    ¡Y Mucha Salud!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Juan,
      Como dice una de mis frases:

      “¡La mejor receta es combinar el hambre con las ganas de comer, la cultura con las ganas de saber, la literatura y las ganas de aprender!”

      También me encantan los dulces. Incluso la palabra DULCE suena agradable a nuestros oídos.
      Un abrazo y buen fin de semana.

      Excluir
  17. Qué dulce tu post de hoy, amigo Douglas!!!
    Gracias por documentarnos tan ampliamente sobre la historia de estos ricos pasteles.
    Se me hace la boca agua.
    Buen fin de semana y un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carmen,
      Gracias por tu ávida hambre de cultura al leer mis textos aquí en ®DOUG BLOG y por tus amables palabras.
      Buen fin de semana y un abrazo.

      Excluir
  18. Obrigada por nós dar tanta informação "docinha"... Bom fim-de-semana 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Gracinha,
      A vida é um pote de doce, algumas pessoas é que são complicadas, iguais aquelas tampas de rosca que são difíceis de abrir. ッ
      Um beijo e bom fim de semana!!!

      Excluir
  19. Olá, amigo Douglas
    Antes de mais devo dizer-lhe que gostei muito da resposta ao meu comentário no post anterior, referindo-se ao nosso comum apelido: Melo. :)
    Neste tivemos um tema doce que me fez crescer água na boca.
    "Gâteau Roulé-Rocambole", o episódio sobre Napoleão...e ainda a referência ao "pão-de-ló". Há-os por cá bem gostosos. Conheço "A Brasileira" com a estátua de F. Pessoa, e sempre que vou ao Chiado paro por lá.
    Tenha um bom fim de semana, meu amigo.
    Abraços
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Olinda,
      Comecemos pela família MELO. Melo significa: “mel, adocicado ou aquilo que é doce”... Muito pertinente ao tema que escrevi e isso é apenas uma feliz coincidência.
      Gostaria de ter conhecido o múltiplo “Fernando Pessoa”, assim como tive o prazer de conhecer “Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado”, por exemplo, todos hoje reforçando o time de grandes escritores do Céu.
      Em relação a esta doce crônica, o que quer que pesquisemos sempre encontraremos um “fio de Ariadne” para nos guiar para uma boa história.
      Um carinhoso abraço e bom final de semana!!!

      Excluir
  20. Drogi przyjacielu Doug,
    Dziękuję za ten wspaniały post!
    Ale nie masz litości! Uwielbiam ciasta, szczególnie nadziewane biszkoptowe rolady.
    A tu Wielki Post i trzeba się ograniczać!
    Przesyłam uściski!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel,
      Apesar de adorar essas delícias de confeitaria, não comi nem um pedacinho desse “Gâteau Roulé — Rocambole”, aquele nanico do “Napoleão” comeu tudo! 😂😂😂
      Um abraço e boa semana!!!

      Excluir
  21. Olá caro Douglas
    Boa crônica
    Comi muito rocambole, mas não experimentei o Gáteau Roulê feito para o Napoleão, que até então na simplicidade amansou o coração.
    Tudo que é doce, de uma maneira ou outro vai amansar o coração.
    Boa noite e feliz semana.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lúcia,
      Embora a ingestão de açúcar possa melhorar momentaneamente o humor, médicos especialistas afirmam que para que a liberação de serotonina (hormônio responsável pelo humor), seja positiva no organismo, o consumo de açúcar deve ser moderado. Porém, a palavra DOCE agrada e acho que é isso que faz as pessoas relacionarem o açúcar com o bem-estar.
      Eu continuarei gostando de doces, pois, um “Cupcake, um fatia de Rocambole ou de torta de chocolate” é sempre bem-vinda.
      Beijos e tenha uma DOCE semana!!!

      Excluir
  22. Gostei de vir aqui para aprender algo que não sabia. Obrigada, meu Amigo. Fiquei com vontade de um pedacinho da torta de pão de ló com geleia de damasco.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Graça,
      A vida é um grande festival gastronômico de cultura. Para onde quer que nos voltemos, “alimentamo-nos” de algo novo.
      Um doce beijo e boa semana!!!

      Excluir
  23. Sim, Pessoa tinha que comer por quatro, rrsss


    Grato abraço pelo aumento de meus conhecimentos, meu amigo.

    Bom fim de Fevereiro,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga São,
      Há quem diga que “Fernando Pessoa” era um ser perturbado... Estes canalhas políticos é que são perturbados e usurpam até a esperança do povo.
      Apesar da insanidade do Mundo, precisamos fazer uso da cultura e dos sorrisos para tentar manter a vida agradável.
      Um abraço e uma doce semana para ti!!!

      Excluir
  24. Gracias amigo por tu comentario
    Me gusto tu blog y me quedo
    Abraxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siempre es un placer darle la bienvenida a un amigo más al ®DOUG BLOG.
      La unión hace la fuerza. Sea bienvenido.
      Un abrazo.

      Excluir
  25. Amigo que tengas un lindo día y no te comas todo el pastel, me encanta la crema pastelera.
    Abrazos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ojalá pudiera comerme el “Rocambole” entero, el señor “Napoleão” se lo comió todo, no quedó nada. 😂😂😂
      La crema pastelera es realmente deliciosa.
      Un abrazo.

      Excluir
  26. Querido amigo Douglas, delícia de postagem, amo rocambole, ler aqui é sempre relaxante!
    Sempre como pouco, mas adoro cozinhar e comer sobremesas, 😂
    Deixo aqui abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Ivone,
      A vida é quase como um “Rocambole”... É um rolo só, mas, é doce e saborosa. 😂😂😂
      Também tenho o hábito de comer sobremesa após as refeições. Coisas das tradições de meus pais das “Minas Gerais”.
      Um abraço doce e apertado!!!

      Excluir
    2. Minas Gerais, adoro essa cidade,meu pai era mineiro!
      😍😘!

      Excluir
    3. Doce amiga Ivone,
      É como diz a canção: ♪Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais...♪

      Tem nova postagem publicada.
      Mais abraços apertados!!!

      Excluir
  27. A very interesting story, dear friend. I'm not a big fan of sweets, but I could try this cookie. Best regards!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend Joanna,
      If you don't like sweets from pastry shops so much, the sweet taste of your kind words will be recorded here.
      A hug and happy March!!!

      Excluir
  28. Ai os meus diabetes :)
    Este que aqui descreve nunca comi , mas um "parente" já.
    O gostoso colchão de noiva, e as tradicionais tortas
    Gostei deste pedacinho de "estória" bem gulosa.
    Brisas doces **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Maria,
      Acho que inventaram os doces para combater as amarguras da vida.
      O que nunca podemos perder é o apetite voraz pela cultura e é isso que “tempero e cozinho” aqui no ®DOUG BLOG.
      Um beijo não muito doce, para não afetar o diabetes ッ

      Excluir

Comentários ®DOUG BLOG 👈(ヅ)👉 Para quem quer mais que simples palavras!

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).