㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

“Dor de Cotovelo — Saudade Repaginada”



Esta crônica do ®DOUG BLOG não é sobre a perda ou a ausência do amor em uma relação, nem é sobre a desafeição dos casais que caíram na rotina, ou se refere ainda, na falta de sexo no casamento. Não falo também de desprezo e tão pouco de indiferença, então e somente. 
   
O amor não correspondido é sofrido, pois, buscamos amar nossos pares, porque, é certo que ninguém quer se relacionar com um “inimigo(a)”, com quem nos fere, pois, mesmo existindo beleza nas rosas e nas “pessoas enviesadas”, ambas possuem espinhos. Porém, como adivinhar se alguém irá nos amar incondicionalmente, ou se nos decepcionará em uma relação?
   
Aproveitando o período olímpico que passou, vou usar uma figura de linguagem implícita, para definir como compreender boas relações: eu não gosto de corridas de 100 metros, acabam rápido demais; não gosto também de maratonas, são longas e terminamos exaustos e sozinhos. Prefiro o revezamento de bastão dos “4 X 100 metros rasos/estafetas”, pois, corremos juntos com alguém, obtenhamos uma vitória no final da corrida, ou não?
   
A perda ou ausência de amor, causa a famosa “dor de cotovelo”, trazendo em seu encalço solidão, desafeição, desprezo e indiferença, que se solidificam na pós-relação. Este é um processo doloroso na vida de um casal que se desfaz, mas, que pode ser visto também, como defesa, não do amor em si, mas sim, defesa da flor metafórica das nossas relações. Porém, se as flores por vezes simbolizam o amor, os espinhos talvez sejam as únicas defesas do desamor... Da “dor de cotovelo”.
   
Beijos na boca, estes sim, simbolizam na literatura e na sociedade, o amor. Além de serem também, bons métodos de compartilhar línguas sem proferir palavras (embora muitos acreditem que beijar na boca seja então e somente, uma “analfabeta troca de bactérias”). E nesta estrofe dos “Versos Íntimos de: Augusto dos Anjos” (20 de abril de 1884 - 12 de novembro de 1914), ele diz: “...O beijo, amigo, é a véspera do escarro, a mão que afaga é a mesma que apedreja!”
   
A “dor de cotovelo” também pode se transformar em “solidade”... E saudade, é uma espécie de solidão acompanhada, é aquele amor que partiu e ainda não foi embora de nossos corpos, das nossas mentes. Saudade é saber amar o passado que ainda se apresenta em nossas vidas, é não “se viciar” do momento atual que nos machuca... Saudade é não esperar do futuro, mais que possamos “dar conta de carregar”. É como diz uma de minhas frases: 

Saudade é aquele sentimento que insiste em se fazer presente, 
de tudo de bom que não existe mais em nossas vidas!
   
A “dor de cotovelo” se confunde com a SAUDADE - EM CAIXA ALTA”, formando sete letras cabalísticas, oriundas da dor dos que se foram para sempre. Mas, é também saber saudar o retorno de quem tanto amamos.
   
Dizem que só as pessoas que nunca amaram, não sentem “dor de cotovelo” e saudade. Mas, nunca ter amado na vida, seria um sofrimento ainda maior que sentir saudade, pois, como deve ser triste não ter por quem sentir uma certa nostalgia, passando pela vida como se fosse uma nuvem perdida no Céu, ou uma folha de papel em branco. Bem dizem os orientais: “O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido... Pois, tudo é dor e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor!”
   
A “dor de cotovelo” na filosofia, representa uma espécie de “saudade repaginada”, é um conjunto de sentimentos, normalmente causados pela distância ou ausência de algo ou alguém. Esta ausência independe de ser física ou não. A saudade pode acontecer também, quando alguma relação de amizade termina. Esta palavra expressa, então, um sentimento que envolve lembranças afetivas, umas boas, outras nem tanto. Saudade é folhear um álbum de fotos antigas, é reviver na memória fatos, aromas e sabores percebidos outrora.
   
O tempo ajuda na construção de muitas coisas, mas, quando o assunto tange sentimentos, o tempo age sobre nós e as pessoas mudam, assim, as saudades se transformam, pois, o tempo passa impiedoso, com dias se acumulando, fazendo quase nada perdurar numa relação. 
   
A “filáucia”, como nós filósofos denominamos o orgulho, é uma atitude simplista, um gesto muito vaidoso de confiança excessiva em si mesmo, que ao invés de ser bom no todo, se torna somente em presunção. A virtude que consiste em amar a si mesmo na medida certa, sem excesso nem carência afetiva, deve nos alimentar de afeto e não da inexistência de afeição ao outro, tornando tudo em “dor de cotovelo”.
   
Ou seja, o “doce sabor de mel da vida”, se transformará com o tempo, no peso da idade, nas desilusões e decrepitudes do ser que ruma ao “epílogo pessoal”. Mas, havendo amizade entre o par, o casal envelhecerá com um diálogo respeitoso e porque não dizer, prazeroso, pois, afinal de contas, no envelhecer, só o que sobrará ao casal, será este compartilhar de breves ou longas conversas, até que o tempo finde nos cerrar dos lábios, olhos, empalidecer da cútis, desligar das mentes e apagar das almas, naquele que será o derradeiro dia das nossas vidas, agora outra vez “misantropas”.




“Dor de Cotovelo” (1973)

♫O ciúme dói nos cotovelos
Na raiz dos cabelos
Gela a sola dos pés
Faz os músculos ficarem moles
E o estômago vão e sem fome
Dói da flor da pele ao pó do osso
Rói do cóccix até o pescoço
Acende uma luz branca em seu umbigo
Você ama o inimigo
E se torna inimigo do amor
O ciúme dói do leito à margem
Dói pra fora na paisagem
Arde ao sol do fim do dia
Corre pelas veias na ramagem
Atravessa a voz e a melodia.

O ciúme dói nos cotovelos
Na raiz dos cabelos
Gela a sola dos pés
Faz os músculos ficarem moles
E o estômago vão e sem fome
Dói da flor da pele ao pó do osso
Rói do cóccix até o pescoço
Acende uma luz branca em seu umbigo
Você ama o inimigo
E se torna inimigo do amor
O ciúme dói do leito à margem
Dói pra fora na paisagem
Arde ao sol do fim do dia
Corre pelas veias na ramagem
Atravessa a voz e a melodia.♫
°°°
* “Dor de Cotovelo”, é uma canção do último “LP” do cantor e compositor gaúcho: “Lupicínio Rodrigues” (6 de setembro de 1914 - 27 de agosto de 1974), gravado por vários intérpretes brasileiros, entre eles, “Caetano Emanoel Viana Teles Veloso” (7 de agosto de 1942) e “Elza Gomes da Conceição - Elza Soares” (23 de junho de 1937).

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
 COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).