“Pablo Picasso” disse definindo sua arte: “Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte!”
O cubismo é um movimento artístico (das artes plásticas), que surgiu no século XX, tendo como principais fundadores os pintores espanhóis: “Pablo Ruiz Picasso” (25 de outubro de 1881 - 8 de abril de 1973) e “Salvador Dalí i Domènech” (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989) e dos pintores franceses: “Paul Cézanne” (19 de janeiro de 1839 - 22 de outubro de 1906) e “Georges Braque” (13 de maio de 1882 - 31 de agosto de 1963).
Os cubistas tratam as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando suas partes nos objetos no mesmo plano, onde a representação do Mundo passa a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Estes artistas tentam representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas, que não determinam, mas, que sugerem a estrutura dos corpos ou objetos. Os traços cubistas, tendem a delinear os objetos como se estivessem em movimento em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Não se pode querer na estrutura artística cubista, apenas repetir traços geométricos. Deve-se tornar a geometria artística nas próprias coisas. Ou seja, quando se trata de arte cubista, não deve existir ideias preconcebidas.
“Paul Cézanne” disse: “Pintar a natureza não é copiar um objeto, é realizar uma sensação. Desenhar a natureza é harmonizar-se com o mundo!”
Alguns historiadores delegam as obras de “Cézanne”, o princípio do cubismo, pois, para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que “Paul Cézanne”, pois, a maioria (principalmente “Pablo Picasso”), passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, esta atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
“Don Quixote” é uma das mais famosas representações cubistas. E mesmo sendo só um esboço de “Pablo Picasso”, criado em (10 de agosto de 1955), sendo inspirado no herói literário espanhol e seu ajudante, “Sancho Pança”, foi destaque na edição de (18 a 24 de agosto), no “Semanário Francês Les Lettres Françaises”, em comemoração ao 350º aniversário da primeira parte, publicada em (1605), do romance “El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra” (29 de setembro de 1547 - 22 de abril de 1616).
O artista plástico brasileiro “Cândido Portinari” (30 de dezembro de 1903 - 6 de fevereiro de 1962), talvez seja quem mais se aproximou do estilo cubista. Atualmente, quem segue este estilo, é “Romero Britto” (6 de outubro de 1963).
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Garfield e Odie” (1978), criações do cartunista americano: “Jim Davis” (28 de julho de 1945).