Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, como vocês já estão acostumados, sempre cito frases autorais e de notórios, aqui e em outros “blogs” (nos comentários), tendo também (no Blogger), um espaço divulgador de frases minhas, quais são “colhidas” e levadas para o “Blog - Pétalas de Sabedoria”¹, da minha querida “jardineira, Teresa Dias” (12 de setembro de 1952).
Desta maneira, esta publicação leva como título, uma das minhas frases mais antigas: “Saber escutar é amar!”
Na vida é assim, a gente nasce, com o andamento dela, aprendemos a falar, vamos para a Escola primária e nos alfabetizamos e, com o passar dos anos, nos graduamos cada dia mais. Aquilo que não aprendemos é a escutar, pois, se nos escutássemos primeiro, aprenderíamos também a escutar os outros.
E por sermos seres verbais, pois, falar até alguém que não é alfabetizado consegue fazer, falamos e falamos muito, porém, aquilo que a maioria das pessoas escutam, “entra por um ouvido e sai pelo outro”.
Mas, é lógico que não podemos fazer da vida algo consciente apenas para escrever, precisamos trocar ideias, bater-papo, “jogar conversa fora” com parentes e amigos, mas, até em uma colóquio, é preciso medir aquilo que se diz, senão vira “papo de bêbado”.
Assim sendo, pelo fato da maioria esmagadora das pessoas não saberem escutar, vivemos dentro de um mundo de intrigas, fofocas, desavenças, boatarias, falatórios, de ofensas gratuitas e desnecessárias, dos litígios familiares, com brigas e separações de casais, do disse me disse e tantas outras “coisinhas” mais, que poderiam ser esclarecidas, se tivesse havido o ato da escuta.
Mas, o paradoxo é: para escutarmos algo, alguém precisa estar falando. O problema é que hoje as pessoas se atropelam falando todas ao mesmo tempo, como se fossem um grande família de italianos do Sul do país, pois, os sicilianos, napolitanos e calabreses, falam muito alto e todos de uma só vez.
O ato de tentar absorver todas as palavras num só fôlego, de tentar buscar toda a atenção alheia num piscar de olhos, tornam certas pessoas aborrecidas e aborrecíveis.
Dizem que é preciso ter paciência com esta gente mal-humorada, mal-amada, gente que não cativa e não é benquista por ninguém. Porém, fica difícil ter paciência, pois, não aprendi a tomar sopa de garfo e nem tenho vocação para ser monge budista, primeiro porque, não vou raspar a cabeça e segundo, por entender que um manto cor de açafrão não irá me cair bem, prefiro meus ternos, com direito ao colete combinando com a gravata.
Certas pessoas fazem tratamento molecular da flacidez dérmica, fazem plásticas reparatórias, colocam próteses mamárias de silicone, usam a famosa “toxina botulínica - Botox”, para aliviar as rugas de expressões faciais, implantam cabelo, de contrapartida, depilam tudo a laser e isso, tem um custo financeiro elevado, porém, esta gente se esquece do básico: polir primeiramente a “vaidade da alma”, que se consegue fazer gratuitamente.
Sendo Mestre em Filosofia, desenvolvi uma Tese sobre “Os Tagarelas Surdos”, esta gente que fala sem parar e nada quer escutar. E a Filosofia é a melhor disciplina para se defender esta Tese, pois, a Filosofia é o ato da escuta, mas, antes de tudo, é o ato de escutar a si mesmo, porque, diferente da Psicologia, a Filosofia não se propõe a analisar e dar um veredicto, o filósofo coloca o seu ponto de vista, esperançoso que alguém possa acreditar naquilo também, sem ser influenciado, mas sim, por entender que o quê foi dito, faz sentido para ele/ela também.
Não escutar chega a ser falta de inteligência e de educação. Como bem disse o escritor “H. Jackson Brown Jr.” (14 de março de 1940 - 30 de novembro de 2021): “Eu aprendi que, para crescer como pessoa, preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu!” - E geralmente, gente mais inteligente escuta mais do que fala.
Dizem que superar as dificuldades da vida é “virar a página”, mas, mesmo virando a página, um livro continua sendo um livro, a diferença é que os livros “falam sem abrir a boca”.
A verdade é que se permanecêssemos sinceros como éramos nos tempos de criança, teríamos um Mundo com gente que não se deixaria ser induzida por certas conversas sem a mínima lógica, pois, quem acha que consegue levar as crianças na conversa (principalmente hoje, neste Mundo informatizado), está completamente enganado, porque: “Mãe... A furadinha doeu!”
°°°
[NOTAS FINAIS ®DOUG BLOG]
¹ “Pétalas de Sabedoria”:
https://petalasdesabedoria.blogspot.com https://petalasdesabedoria.blogspot.com/search/label/Douglas%20Melo
°°°
웃 PERSONAGENS NAS ARTES NÃO MENCIONADOS NO TEXTO:
* “Calvin” (1985), personagem do cartunista americano: “Bill Watterson” (5 de julho de 1958).
Flawless text.
ResponderExcluirYou are absolutely right, few people are disposed to listen, but to speak, they speak even what is not necessary.
I loved his phrase: “To know how to listen is to love!”
And the little boy who got the vaccine, how cute!
I am glad that you are careful and put the text in the videos, so that your many foreign friends can understand the audio.
💋 Kisses 💋
Theodosia,
ExcluirThank you for your always kind comments.
About putting subtitles on the videos, this is a great way to make myself heard by all my reader friends from different countries.
Kisses!!!
Lindo teu post e a verdade sempre deve estar presente. Adorei a "furadinha doeu"... Não enganamos as crianças, espertas, sabem tudo !! abração, de volta das férias, chica
ResponderExcluirMinha amiga Chiquitita,
ExcluirÉ sempre um prazer lhe receber aqui no ®DOUG BLOG.
Fico feliz em lhe ver revigorada igual a uma criança, após tuas “férias praianas”.
Retribuo o carinho das tuas palavras e os abração!!!
Muchas gracias por tu visita tan amable,
ResponderExcluirInteresantes tus letras.
Un placer llegar hasta aquí.
Un abrazo.
Hola Amalia,
ExcluirBienvenido al ®DOUG BLOG.
Estoy seguro que a partir de hoy haremos un hermoso recorrido en nuestros blogs.
Gracias por tus amables palabras.
También siéntanse abrazados y les dejo un beso cariñoso.
“Saber escutar é amar”
ResponderExcluirMeu querido amigo Douglas, que surpresa boa, que miminho bom!
Agradeço de coração a tua amizade e o teu carinho. És fantástico, amigão!
Quanto a este texto cheio de verdades e boas reflexões, já o li mas requer releitura atenta, para ver se de uma vez por todas ganho coragem p'ra dizer a algumas pessoas que precisam rapidamente de polir a “vaidade da alma”.
Beijo de muita amizade. Um Outono ameno e feliz.
Minha querida “jardineira”,
Excluir“Saber escutar é amar!”... É mais que uma frase, é mais que uma “pétala”... É uma lição de vida.
Sobre tomar coragem para dizer a algumas pessoas que precisam rapidamente polir suas “vaidades da alma”... Isso não será tarefa tão complicada, basta ESCUTAR aquilo que diz o teu lindo coração.
Amo tua amizade... Teu “ato de escuta”.
Que a “estação das flores” tenha chegado para perfumar os teus dias.
Beijjos!!! 💐
Pode ser uma forma de mostrar AMOR...👏😘
ResponderExcluirAmiga Gracinha,
ExcluirTodas as formas de amor devem nos levar ao ato da escuta, pois, só existirá diálogo, no final das vidas matrimonias dos casais, que consigam envelhecer juntos.
Beijos e que tua primaveril semana siga suave!!!
Vou enviar essa definição de Filosofia ao meu pai.
ResponderExcluirO velhote que se licenciou em Filosofia depois dos setenta anos.
Abraço
Caro Pedro,
ExcluirSeu pai fez bem em se graduar em Filosofia, esta matéria que desde os povos da antiga Grécia, difunde conhecimento para o corpo e a mente.
Retribuo o teu abraço, qual amplifico ao colega Filósofo septuagenário!!!
Agora com 86 anos e a lutar contra uma doença oncológica.
ExcluirUm campeão!
Abraço, bfds
Abraços e saúde ao teu pai quase nonagenário amigo Pedro.
ExcluirTer o pai vivo é uma benção.
Bom final de semana também para ti!!!
Muy cierto. Buena reflexion. Te mando un beso.
ResponderExcluirJudit,
ExcluirMe alegra que haya apreciado más este texto aquí del ®DOUG BLOG.
Un beso.
We do live in a LISTEN TO ME world. Although, most hear what they want to hear. Great topic to blog about. All the best to your blog!
ResponderExcluirEllie,
ExcluirLife is unfortunately full of intolerant people, who talk too much and don't want to listen.
It is up to us, who spread culture (also in our blogs), to try to reverse this situation of cultural and social deafness that many live.
Kisses!!!
Me dejas en reflexión, gracias por ello, en la vida siempre ha sido así, el humano es el animal que tropieza mil veces en la misma piedra.Gracias por tu visita y lectura, si quieres nos seguimos leyendo, para mi es un placer Douglas. Un abrazo y feliz viernes.
ResponderExcluirSiempre estaré caminando contigo amiga Carmen. Les agradezco su presencia aquí en el ®DOUG BLOG.
ExcluirTe correspondo el cariño de tus palabras, el abrazo y te dejo un beso cariñoso.
Meu sapiente amigo Douglas, que texto repleto de conhecimento filosófico e respeito ao próximo, pois saber escutar outra pessoa, é para mim uma das maiores formas de solidariedade que existe. Esse texto está também repleto de ternura, de alguém que pratica na vida as frases que redige e diz. Se no mundo existissem mais pessoas assim como você, certamente a flor venceria o tanque de guerra. Somos pessoas falíveis, passamos por poucas e boas nessa vida, assim sempre existirá algo a escutarmos e aprendermos das adversidades de alguém, e quem desabafa sinceramente suas dores, só espera poder receber as bem-aventuranças do simples ato da escuta. Parabéns pelo texto e pelas artes. E o garotinho, que maroto esse menino, deixou o pai de pires na mão diante da esposa/mãe. Um abraço fraterno.
ResponderExcluirComeço respondendo com a célebre frase do poema de “Walt Whitman”, de (1865) - “Oh, Captain! My Captain!”
ExcluirSim, suas palavras em minhas publicações sempre me deixam com dificuldade de responder, pois, sei que cada palavra não é somente pensada, vem de teu amável e paterno coração... “Oh, Capitão! Meu Capitão!”
Eu sou teimoso nas boas causas e coisas da vida e, vou até o fim assim, atento nas pequenas sensações, nas mínimas dificuldades dos meus semelhantes, ajudando sem precisar ser observado, pois, como diz uma de minhas frases:
“A caridade que a mão direita faz, a mão esquerda não deve perceber!”
Fico grato por mais este teu pulcro comentário e retribuo o teu abraço fraterno!!!
Querido amigo Douglas, que alegria poder ler aqui e sentir toda a energia boa e positiva do seu sentir!
ResponderExcluirAmo Filosofia e aqui aprendo contigo que és mesmo um grande Mestre na Arte e Dom de ensinar!
Saber ouvir é uma Arte e um Dom, aprendemos muito nessa Arte e Dom, que bom que é assim!
Nem preciso dizer que li, senti, percebi, saio daqui enriquecida, aproveito para agradecer seu carinho lá no meu espaço, amigo mais que querido!
Abraços apertados pra ti e também deixados lá e a Vida com "V" maiúsculo sempre!
😍
Minha amada amiga Ivone,
ExcluirA vida é para ser uma toalha felpuda e bem macia, este monte de “macacos sem rabo”, que é o bicho homem, é que estragam tudo... Poluem a natureza, roubam, traem e matam seus semelhantes, fazem guerras, fabricam vírus em laboratórios e, tantas outras misérias mais, tudo, por não praticar o dom da escuta, de querer saber aquilo que aflige o outro.
Como diria “Don Quijote: AVANTE! AVANTE!” - Vamos sempre com “V” de vitória maiúsculo na caminhada do viver.
Retribuo o carinho das palavras, os abraços apertados e saiba que é um prazer inenarrável trocar ideias contigo!!!
🤗😍
ExcluirAcho muita ração niste texto. Falar por não estar calados/as é algo que practicamos uns e outras.
ResponderExcluirEu oborreço que me chamem ao teléfono para falar sempre de médicos, mencinhas, enfermidades...Sempre são as mesmas pessoas que eu penso que sofrem de hipocondría.
Também não gosto que convertan a conversa em monólogo. Uma fala tudo tudo o tempo.
Escutar é um arte mas tambem falar é um arte.
O diálogo bem practicado!
Gosto muito dos temas que aquí expõe.
Bom finde, amigo Doug.
Amiga Beatriz,
ExcluirFico feliz que goste dos temas que lê aqui no ®DOUG BLOG.
Como disse no texto, o paradoxo é: para escutarmos algo, alguém precisa estar falando. O problema é encontrar este dialogo bem praticado, pois, como disse também, o ato de tentar absorver todas as palavras num só fôlego, de tentar buscar toda a atenção alheia num piscar de olhos, tornam certas pessoas aborrecidas e aborrecíveis.
Na vida existe arte em quase tudo... O problema está sendo encontrar os bons artistas.
Retribuo o carinho das palavras e o desejo de bom final de semana!!!
Olá amigo Douglas.
ResponderExcluirBoa crônica.
Gostei!
"Dom maior do que o da palavra é o dom da escuta."
Boa noite e bom final de semana.
Beijo!
Amiga Lúcia,
ExcluirMe formei primeiramente em jornalismo, porque, o nosso curso se chama: “Comunicação Social”. Na época achava isso incrível... Poder me graduar em algo que domina a comunicação entre as demais pessoas.
Mas hoje, observo um Mundo onde pouca gente sabe se comunicar, principalmente em sociedade. Para piorar tudo, o Mundo se tornou digital, com a comunicação da Web robotizada repetindo “Fake News” minuto a minuto.
Mas, eu sou teimoso... Ainda acredito na melhora dos bons valores dos seres humanos.
Retribuo o teu beijo e tenha um fim de semana suave!!!
Como nos dices si nos escucháramos mas creo que habría menos violencia, o mas amor. Pero como nos dices en muchas ocasiones los diálogos entre personas parece realizar lo que decimos por aquí "un dialogo de sordo".
ResponderExcluirSaludos.
El problema de la mayoría de la gente, mi noble Tomás, es que se están graduando, conectándose a la Red y no son más que burros cargados de libros, porque este tipo de gente es individualista.
ExcluirPero los que nos gusta sumar cultura ponemos de nuestra parte, porque los textos y las fotografías son formas de comunicar sin tener que abrir la boca.
Un abrazo.
Meu querido amigo Douglas,
ResponderExcluirEstamos cercados de pessoas que não querem escutar.Talvez pela arraigada maneira de ser " cada um por si" - e o resto é resto, que isto esteja estrapolando no nosso convívio. E Isso acontece nas escolas, nas ruas, nos lares, e etc.Tem muitas desculpas para isso, como a.falta tempo, falta de paciência , mas é falta de amor , mesmo, concordo plenamente contigo : " Saber escutar é amor!"
porque uma escuta faz toda diferença!
Parabéns, querido amigo jornalista e filósofo ! Dá gosto ler bons textos como os teus!
Beijos da PrimaVilma
Minha querida amiga Vilma,
ExcluirDizem que com o passar dos anos o ser humano vai adquirindo sabedoria devido as boas e más experiências de vida. Mas, isso é uma meia-verdade, pois, certas pessoas que olham só para o próprio umbigo (e a grande maioria delas é culta, porém, pouco inteligentes), são pessoas que não mudam nunca, não se escutam e não escutam mais ninguém.
Falou-se tanto em empatia durante à pandemia, mas, bastou a vida meio que normalizar, para certas pessoas serem literalmente desmascaradas e lá se foi a tal empatia “para as cucuias”.
E para quem não sabe o que é “cucuia”, este substantivo feminino se refere exatamente ao ato daqueles que vivem de rumores, fazendo barulho por pouca coisa, vivendo de vociferar e nada querer escutar.
Fico realmente grato por tua atitude de leitura, pois, esta também é uma bela maneira de escutar aquilo que aqui disse/escrevi em meu texto.
Meus textos por vezes são longos, por vezes tendem ao humor, porém este é meu modo de me expressar... De praticar minha cultura filosófica. E sendo também um comunicador, acabo me entendendo bem e sendo querido por meus alunos, gente jovem e ávida pelo saber, com urgência em viver tudo ao mesmo tempo.
Retribuo o carinho das palavras da “PrimaVilma” e os beijos!!!
"Saber escutar é amar". Como gostei de ler o seu texto tão inspirado. A verdade é que há pouca gente disponível para ouvir os outros. Ama-se o outro cada vez menos. Muito reflexivo, meu Amigo.
ResponderExcluirTudo de bom.
Um beijo.
Amiga Graça,
ExcluirEscuto e leio muito “blá, blá, blá” por aí, mas, eu e Deus sabemos quantas pessoas já ajudei em silêncio, sem querer e nem precisar esperar nada em troca.
Ser benevolente é ser autêntico, pois filantropia não se faz com demagogia ou falatório.
Eu escuto... Eu amo... Eu faço minha parte enquanto ser humano. Somos uma minoria, mas, ainda existimos.
Agora, que ninguém confunda bondade com modéstia. A bondade naturalmente inclina alguém a fazer o bem, já a modéstia não é real, pois, no fundo ninguém é modesto.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de tudo de bom e o beijo!!!
pois é mas isso nem todos o fazem escutar o que temos para dizer pena mesmo lindo pos como sempre amigo bjs feliz domingo saude
ResponderExcluirAmiga Belinha,
ExcluirComo se pode notar, a maioria nem sempre vence... Temos dois ouvidos para escutar e uma boca para falar e, de um modo geral, falasse mais que se escuta.
Retribuo o carinho das palavras, o desejo de saúde e o beijo!!!
Hola Douglas, gracias por pasar, comentar y quedarte en mi blog.
ResponderExcluirTienes un blog muy interesante y que poco a poco iré saboreando algunas de tus entradas. La entrada que nos ocupa hoy “¡saber escuchar es amar!”, por desgracia, y cada vez más, las personas están muy necesitadas de escuchar, es un problema en auge, pues todo el mal radica en no hablar, precisamente, el hábito de la conversación se ha perdido. La “pantalla tonta” se coló en nuestras vidas y ya no existe conversación ni tan siquiera en la familia. Por lo tanto, la perdida de conversación es más que evidente y eso trae consigo que aquellos que no hablan quieren hablar y no escuchar, se convierten en presa de un egocentrismo sin límites o también pueden ser presa de un estado patológico con lo cual la verborrea se hace más que evidente. En esos casos se llega al extremo de darles la espalda, ya que son insoportables, pero nunca está de más hacerles recapacitar e incluso cortar en algunos momentos la conversación para hacerles recapacitar sobre su postura. Es un tema que llega en algunos momentos a ser bastante delicado y se debe de tratar incluso con algo de cariño.
Un abrazo amigo.
Juan,
ExcluirBienvenido al ®DOUG BLOG.
Me alegro que hayas disfrutado de mi espacio en la web.
En cuanto al texto, estamos viviendo en una sociedad individualista, como si las acciones de ciertas personas estuvieran basadas en la “silla de barbero”, donde solo puede caber una persona a la vez.
La tecnología es buena y eficaz cuando se usa bien, tanto que aquí estamos intercambiando ideas. Sin embargo, la mayoría de las personas se han vuelto adictas a vivir virtualmente, olvidándose de las valiosas relaciones personales.
Notará con el tiempo que los temas aquí en el ®DOUG BLOG son variados, a menudo inclinados hacia el humor.
Aquí hablo, pero sobre todo, sé escuchar.
Un abrazo y buena semana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBienvenido al ®DOUG BLOG.
ExcluirEs como dicen: hay gente que habla tanto que solo escucha su propia voz.
Vuelva siempre. Y si quieres formar parte de mi grupo de amigos, siéntete como en casa.
Un abrazo.
Douglas, gracias por tu visita a mi blog, amigo.
ResponderExcluirEstoy de acuerdo que es muy importante escuchar para seguir aprendiendo y compartiendo la vida, porque gracias a ello podemos superarnos. Me encanta la filosofía nos ayuda a profundizar y valorar los temas importantes. Podría decirte que filosofía-poesía hacen un matrimonio perfecto, ponen en contacto la idea y el sentimiento(la mente y el alma). A partir de ahí, podríamos decir que estamos preparados para "escuchar y amar" como bien dices en tu artículo,Douglas.
Te dejo mi abrazo entrañable y feliz semana.
Mª Jesús Muñoz,
ExcluirBienvenido al ®DOUG BLOG. Sin duda estaremos interactuando más a menudo.
Estoy agradecido de que haya apreciado mi tesis filosófica de tratar de llevar la escucha al frente. Si sabemos escucharnos a nosotros mismos, ciertamente tendremos claridad de pensamiento, lo que traerá objetividad y disponibilidad para escuchar al otro.
Un abrazo cariñoso para ti también y que tu semana sea poéticamente dulce.
Olá Douglas...
ResponderExcluirAntigamente eu era uma tagarela, falava mais que a boca, mas hoje atualmente estou bem mais ouvinte, aprendi a ouvir as pessoas e principalmente ver a necessidade delas de serem ouvidas, acho que todos querem ser ouvidos, e todos devem aprender a arte da escutatória.
abraços e boa semana.
E aí Larissa, tudo belezinha?
ExcluirA vida é cíclica, passamos por diversas fases e na “aborrecência”, alguns são mais introspectivos, outros menos.
Mas, o ato de escuta um dia se apresentará em nossas vidas, dependendo de cada um de nós entendermos a importância que isso terá em nossas vidas. O problema é que nem todos estão propensos, ao menos, a tentar entender.
Beijocas e boa semana!!!
¡¡¡Muy bueno tu texto!!! No solo tienes razón, además he sonreído cuando hablas de ser monje budista, ja, ja, ja ,ja, ...yo casi, porque tengo la cabeza rapada, me gusta mucho debido a que de siempre he tenido muy poco pelo y toda mi vida he pasado la cuchilla de afeitar por mi inmenso cráneo
ResponderExcluirEn cualquier caso, este mundo material no enseña las cosas con valor , como lo que tú bien dices.."Saber Escuchar" ¡¡¡¡¡¡Es esencial Escuchar y más aún, escuchar al Ser Interior que portamos en Nuestra Ánima, ya lo creo. Es muy agradable leer tus razonamientos!!!!!
Por estos predios tuyos me quedo de Seguidor, agradeciéndote tu cortesía de unirte a mis Seguidores de "Juan Y Su Horizonte"
Chapeau!!!!!!!!! 🎩👏🍊
D e s d e V a l e n c i a ¡¡¡¡ Tierra de Las Flores !!!!!
E s p a ñ a !!!!!
Bienvenido al ®DOUG BLOG, Juan,
ExcluirValencia, como mi Río de Janeiro, es una ciudad de hermosas playas.
Gracias por su apreciativa lectura de mi texto.
Estaremos interactuando en nuestros “blogs”.
Un abrazo.
Olá, Douglas!
ResponderExcluir"Saber escutar é amar" . Com certeza, querido amigo, também penso assim.
Suas palavras me fizeram lembrar do "Curso de Escutatória" que o saudoso Rubem Alves, há tempos, sugeriu que se criasse, pois "escutar é uma arte e essa arte está cada vez mais escassa", ele dizia.
E continua piorando... a galera só quer botar a boca no mundo, escutar que é bom, nem pensar!
Votos de um ótimo final de semana.
Bjs
Olá, Marli, bom lhe rever aqui no ®DOUG BLOG.
ExcluirTive o prazer de conhecer este mais que educador, este Mestre teólogo... “Rubem Azevedo Alves”, que sabia como ninguém valorizar o ato da escuta. Ele dizia com sabedoria:
“Eu considero que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos!”
Ou seja, os artistas somos todos nós. E devemos falar menos e escutar mais a nossa “palheta de cores”, pois, na vida existem vários tons de amarelo, vermelho, azul, verde, etc...
E enquanto isso, as pessoas parecem viver em plena “feira livre”, onde todos gritam muito e ao mesmo tempo e, nada e nem ninguém se entende.
Retribuo o desejo de ótimo fim de semana e os beijos!!!
You who always write with excellence and thus speak to us and listen to us with your words, I wish you a happy and Holy Easter.
ResponderExcluir💋 Kisses 💋
Theodosia,
ExcluirThanks for the kind words.
A sweet and Holy Easter to you too.
Kisses!!!