㋡ SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO ® DOUG BLOG! — © Copyright 2024 — Jornalista Douglas Melo — ® DOUG BLOG: Para quem quer mais que simples palavras!

quarta-feira, 22 de março de 2023

“Saber Escutar é Amar!”

Meus amigos e amigas do ®DOUG BLOG, como vocês já estão acostumados, sempre cito frases autorais e de notórios, aqui e em outros “blogs” (nos comentários), tendo também (no Blogger), um espaço divulgador de frases minhas, quais são “colhidas” e levadas para o “Blog - Pétalas de Sabedoria”¹, da minha querida “jardineira, Teresa Dias” (12 de setembro de 1952).
Desta maneira, esta publicação leva como título, uma das minhas frases mais  antigas: “Saber escutar é amar!”

Na vida é assim, a gente nasce, com o andamento dela, aprendemos a falar, vamos para a Escola primária e nos alfabetizamos e, com o passar dos anos, nos graduamos cada dia mais. Aquilo que não aprendemos é a escutar, pois, se nos escutássemos primeiro, aprenderíamos também a escutar os outros.

E por sermos seres verbais, pois, falar até alguém que não é alfabetizado consegue fazer, falamos e falamos muito, porém, aquilo que a maioria das pessoas escutam, entra por um ouvido e sai pelo outro.

Mas, é lógico que não podemos fazer da vida algo consciente apenas para escrever, precisamos trocar ideias, bater-papo, “jogar conversa fora” com parentes e amigos, mas, até em uma colóquio, é preciso medir aquilo que se diz, senão vira “papo de bêbado”.

Assim sendo, pelo fato da maioria esmagadora das pessoas não saberem escutar, vivemos dentro de um mundo de intrigas, fofocas, desavenças, boatarias, falatórios, de ofensas gratuitas e desnecessárias, dos litígios familiares, com brigas e separações de casais, do disse me disse e tantas outras “coisinhas” mais, que poderiam ser esclarecidas, se tivesse havido o ato da escuta.

Mas, o paradoxo é: para escutarmos algo, alguém precisa estar falando. O problema é que hoje as pessoas se atropelam falando todas ao mesmo tempo, como se fossem um grande família de italianos do Sul do país, pois, os sicilianos, napolitanos e calabreses, falam muito alto e todos de uma só vez. 

O ato de tentar absorver todas as palavras num só fôlego, de tentar buscar toda a atenção alheia num piscar de olhos, tornam certas pessoas aborrecidas e aborrecíveis. 

Dizem que é preciso ter paciência com esta gente mal-humorada, mal-amada, gente que não cativa e não é benquista por ninguém. Porém, fica difícil ter paciência, pois, não aprendi a tomar sopa de garfo e nem tenho vocação para ser monge budista, primeiro porque, não vou raspar a cabeça e segundo, por entender que um manto cor de açafrão não irá me cair bem, prefiro meus ternos, com direito ao colete combinando com a gravata.

Certas pessoas fazem tratamento molecular da flacidez dérmica, fazem plásticas reparatórias, colocam próteses mamárias de silicone, usam a famosa “toxina botulínica - Botox”, para aliviar as rugas de expressões faciais, implantam cabelo, de contrapartida, depilam tudo a laser e isso, tem um custo financeiro elevado, porém, esta gente se esquece do básico: polir primeiramente a “vaidade da alma”, que se consegue fazer gratuitamente.

Sendo Mestre em Filosofia, desenvolvi uma Tese sobre “Os Tagarelas Surdos”, esta gente que fala sem parar e nada quer escutar. E a Filosofia é a melhor disciplina para se defender esta Tese, pois, a Filosofia é o ato da escuta, mas, antes de tudo, é o ato de escutar a si mesmo, porque, diferente da Psicologia, a Filosofia não se propõe a analisar e dar um veredicto, o filósofo coloca o seu ponto de vista, esperançoso que alguém possa acreditar naquilo também, sem ser influenciado, mas sim, por entender que o quê foi dito, faz sentido para ele/ela também.

Não escutar chega a ser falta de inteligência e de educação. Como bem disse o escritor “H. Jackson Brown Jr.” (14 de março de 1940 - 30 de novembro de 2021): “Eu aprendi que, para crescer como pessoa, preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu!” - E geralmente, gente mais inteligente escuta mais do que fala.

Dizem que superar as dificuldades da vida é “virar a página”, mas, mesmo virando a página, um livro continua sendo um livro, a diferença é que os livros “falam sem abrir a boca”.

A verdade é que se permanecêssemos sinceros como éramos nos tempos de criança, teríamos um Mundo com gente que não se deixaria ser induzida por certas conversas sem a mínima lógica, pois, quem acha que consegue levar as crianças na conversa (principalmente hoje, neste Mundo informatizado), está completamente enganado, porque: “Mãe... A furadinha doeu!” 
°°°
¹ “Pétalas de Sabedoria”: https://petalasdesabedoria.blogspot.com -https://petalasdesabedoria.blogspot.com/search/label/Douglas%20Melo.


“Calvin” (1985), personagem do cartunista: “Bill Watterson” (5 de julho de 1958).


Pai e Filho fazem vídeo para mandar para a mãe, 
após criança tomar vacina da “Covid infantil”...
💬 Fala pra mãe: Mãe... 
💬 Mãe... 
💬 Eu tomei a vacina...
💬 Eu tomei a vacina...
💬 E a  furadinha não doeu...
💬 A “fuladinha” doeu!
💬 Ah, doeu?!
💬 E a “fuladinha” doeu!

OS COMENTÁRIOS  DESTA POSTAGEM ESTÃO DESATIVADOS,
COMENTE NA POSTAGEM MAIS RECENTE. 

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho

®DOUG BLOG — 👻 Gasparzinho
Os comentários realizados anônimo e/ou desconhecido, não serão publicados no ®DOUG BLOG. Agradeço sua visita, mas, da próxima vez que comentar, identifique-se, porque, até o “Gasparzinho”, (o fantasminha camarada), tem um nome. Abraços... Douglas Melo

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]

® DOUG BLOG — [Direitos Autorais — © Copyright]
O ®DOUG BLOG É CRIPTOGRAFADO E PROTEGIDO CONTRA PLÁGIOS, CONFORME A LEI DE DIREITOS AUTORAIS [© Copyright], N° 9.610/98, ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. OS TEXTOS / FRASES / CRÔNICAS / ARTIGOS / IMAGENS/ARTES / GIFs - Graphics Interchange Format / ETC..., AQUI PUBLICADOS, CITANDO O NOME: Jornalista Douglas Melo e/ou NOME FANTASIA: Doug, TEM [® REGISTRO], NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, Av. Rio Branco, n° 219 — Centro — Rio de Janeiro (RJ) — CEP: 20.040-008. A Lei determina que a reprodução integral ou parcial de textos e artes publicados no ®DOUG BLOG não é permitida, por ser de propriedade do autor os direitos autorais e, caberá ao mesmo, qualquer liberação dos direitos de utilização, por escrito e registrado em cartório. Qualquer inserção de obras protegidas por direitos autorais do ®DOUG BLOG na Internet (reprodução e transmissão), não autorizadas, constituirão em plágio, cabendo medidas legais. Fica a Dica: Seja criativo e evite ter problemas de jurisprudência. Advogado responsável ®DOUG BLOG: ⚖️ Dr. Saulo F. Fonseca (OAB: 136 086).

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!

☞ AVANTE! AVANTE! ® DOUG BLOG — Para quem quer mais que simples palavras!
l웃 Toque em Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança e acesse... Frases ®DOUG BLOG.— “Don Quijote de La Mancha, personagem de: Miguel de Cervantes Saavedra” (29/9/1547 - 22/4/1616) .

👇 AQUI — POSTAGENS EM DESTAQUE — ® DOUG BLOG — ABRIL/2024

“Os Três Macacos Sábios e os Tipos de Blogueiros”

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG

ABI 📰 Jornalismo — ® DOUG BLOG
ABI — Associação Brasileira de Imprensa (Fundação: 7 de abril de 1908). — “ABI — Sempre no lado certo na História do Brasil!”

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚

® DOUG BLOG — Mirando na Educação! 📚
📚 Sou a favor do porte de livros... Pois, a melhor arma para salvar uma pessoa, é a educação! 📚

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋

® DOUG BLOG — 👋 Libras 👋
“Libras”, é a língua brasileira de sinais manuais, usada por surdos e com quem se comunica com eles. É legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A linguagem por sinais, foi criada em (1856), pelo professor de surdos e conde francês: “Hernest Huet” (5 de maio de 1858 - 5 de fevereiro de 1917), que era surdo. “Huet” veio ao “Brasil”, atendendo ao pedido do “Imperador - D.Pedro II” (2 de dezembro de 1825 - 5 de dezembro de 1891), para que difundisse sua experiência com a linguagem de sinais, ensinada na “França”.

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!

® DOUG BLOG — ☠ Cigarros Apague Essa Ideia!
De acordo com o “Inca - Instituto Nacional de Câncer”, aproximadamente 443 pessoas morrem a cada dia no “Brasil” por causa do tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos causados no sistema nacional de saúde e na economia, devido ao mau hábito de fumar. Mais de 160 mil mortes anuais poderiam ser evitadas por conta dos cigarros.

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽

® DOUG BLOG — ⚽ Seleção Brasileira de Futebol ⚽
⚽ 1958 🏆 Campeão: Suécia ⚽ 1962 🏆🏆 Bicampeão: Chile ⚽ 1970 🏆🏆🏆 Tricampeão: México ⚽ 1994 🏆🏆🏆🏆 Tetracampeão: EUA ⚽ 2002 🏆🏆🏆🏆🏆 Pentacampeão: Japão/Coreia do Sul.

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥

®DOUG BLOG — Graffiti Writer Banksy ♥
🎈 “Balloon Girl” — Autor: “Robin Gunningham” [Pseudônimo: Banksy] (28 de julho de 1974).

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica

® DOUG BLOG — Habemus Papam! 🐰 Recado da Mônica
O primeiro personagem de “Mauricio de Sousa” (27 de outubro de 1935), foi o cãozinho azul “Bidu” (1959). “Mônica” e o seu coelhinho de pelúcia (também azul), de nome “Sansão”, surgiram quatro anos depois, em (1963). A menina do vestido vermelho é inspirada em uma das seis filhas mulheres do cartunista, “Mônica Spada e Sousa” (28 de setembro de 1960). — “Habemus Papam”, é o texto lido pelo Cardeal e Decano, qual anuncia a eleição de um novo Papa, após a fumaça branca ser emitida pela chaminé da “Capela Sistina, Itália”, anunciando ao povo Católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. O anúncio é feito da varanda central da “Basílica de São Pedro, no Vaticano”. O argentino “Jorge Mario Bergoglio” (17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica (nome do Pontífice: “Francisco I”).